Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Jamal Naeem - Palestino em Gaza

"Tento ser forte, mas sinto que vou enlouquecer"

Jamal Naeem, palestino que perdeu mãe, 3 filhas e 3 netos em Gaza após ataque de Israel

Outras Notícias

ESPAÇO DO LEITOR: Morador denuncia falta de coleta de lixo em bairro e prefeitura responde:

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro informa a moradora do Residencial Juazeiro I no bairro Itaberaba, Larissa Bezerra, que o local recebe o serviço de coleta domiciliar nas terças, quintas, sábados e domingos, e esclarece que o acúmulo de lixo no local se deve a falta de colaboração de parte dos moradores que não descartam os resíduos no dia e horário da coleta, prejudicando desta forma a limpeza do depósito de lixo que é realizada mensalmente pela Secretaria com o auxílio dos agentes de limpeza, além de caçamba e retroescavadeira.

A Secretaria solicita a parceria da comunidade para que acondicione o lixo domiciliar de maneira correta e que descarte os resíduos somente no dia e horário da coleta, pois esta ação evita que a sujeira possa se espalhar, prejudicado desta forma a limpeza do Residencial. A Sesp ainda destaca que o espaço destinado para o descarte de resíduos no Residencial é somente para lixo domiciliar, e não para depósito de entulhos, que é de responsabilidade do próprio cidadão...

Asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro

Rui ressalta força da bancada baiana e lamenta decisão da Câmara

O governador Rui Costa lamentou a decisão da Câmara dos Deputados na noite deste domingo (17). Rui manifestou solidariedade à presidente Dilma Rousseff e agradeceu o apoio da bancada federal da Bahia, que teve coragem de dizer não ao golpe. "É um momento muito difícil para o país. É triste ver uma sessão na Câmara dos Deputados presidida por alguém como Eduardo Cunha, numa trama orquestrada ao lado vice-presidente Michel Temer, que soube liderar uma verdadeira conspiração", comentou o governador. 

Para Rui, "é hora de continuar trabalhando muito, pois só desta maneira reencontraremos o caminho para a retomada do desenvolvimento e geração de emprego". O governador reafirmou que continuará sendo intransigente na defesa dos interesses da Bahia e do povo baiano: "mesmo quem apoia a presidenta Dilma Rousseff, como eu, sabe que há várias questões a serem resolvidas no Brasil. A desintegração da nação não interessa às pessoas de bem e significará, para todos, a derrota. O País não pode parar. Não vamos deixar as disputas políticas desviar nosso principal objetivo: melhorar a vida das pessoas", acrescentou. ..

Secom Bahia

DICAS DE SAÚDE: RECEITA PARA NÃO FICAR DOENTE E SURDO


Inseto no ouvido

Ao entrar um inseto no ouvido, use somente um pouco de álcool, na falta deste, pode ser colocado algum tipo de bebida destilada que contenha álcool. Não introduza contonetes, palitos ou outro objeto no ouvido, como também não deixe ninguém manipular seu ouvido, sem material especializado, somente o especialista...

COLÉGIO ARTUR OLIVEIRA: “NO COMBATE A DENGUE NÃO PODEMOS FICAR PARADOS, MUITO MENOS A ÁGUA”!

Sábado, dia 16 de abril, o Colégio Artur Oliveira da Silva no bairro Quidé, mobilizou a escola e a comunidade pelo combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. As ações envolveram professores, diretor, alunos, comunidade e convidados. Foram realizadas atividades específicas nas escolas como distribuição de panfletos, palestras e teatro

“Essa ação integrada da escola e da comunidade tem como finalidade transformar as escolas em agentes divulgadores e esclarecedores da campanha, utilizando os alunos como instrumento de combate aos focos do dengue. Uma vez que nossas crianças e jovens incorporem a atitude de evitar os focos do Aedes aegypti, ele vai ser um cidadão mais consciente e diferenciado e tornará seu ambiente livre do mosquito” expressaram organizadores...

RONDESP NORTE FECHA MAIS UMA "BOCA DE FUMO" EM JUAZEIRO

No último sábado, dia 16, Policiais Militares da Rondesp Norte realizavam rondas na Rua 01 do Bairro Itaberaba no intuito de localizar um indivíduo conhecido como Juninho Moicano, acusado de comercializar drogas no citado bairro, quando ao se aproximarem da residência de nº 08 foi avistado um individuo saindo do interior da mesma e ao ser abordado, um outro indivíduo correu pelo muro conseguindo fugir. Após indagações dos Rondespianos, o nacional Eulálio da Silva Militão confessou que o indivíduo que teria fugido era o Juninho Moicano e apresentou as drogas que estavam comercializando totalizando 54 (cinquenta e quatro) pedras de crack. Com isso, foi dada voz de prisão em flagrante delito, sendo conduzido até a delegacia juntamente com uma motocicleta Honda/CG 125, cor preta, placa JSC 6525 que segundo Eulálio lhe pertencia. ..

Fonte: RONDESP NORTE

UNIDADE DO TRE ATENDE EM IZACOLANDIA HOJE E AMANHÃ

Em e-mail ao Blog a comunidade de Izacolandia-PE, através do movimento de Emancipação, agradece ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral que estará atendendo na AME da comunidade, nesta segunda dia 18/04 e terça dia 19/04, para emissão de Biometria, além de outros serviços necessários à regulamentação com a Justiça Eleitoral. “Desde já agradecemos aos esforços e investida da comunidade ao pleito abraçado pelo Deputado Federal Fernando Filho” encerra a nota. ..

DEPUTADO ALELUIA (DEM-BA) FALA AO BLOG SOBRE O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

O Deputado Federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) falou ao Blog do Geraldo José, logo após manifestar o seu voto a favor do impeachment da Presidente Dilma Rousseff, durante sessão história neste domingo (17) na Câmara dos Deputados. Confira:

..

ESPAÇO DO LEITOR: I EXPOSIÇÃO DO PROJETO “REMENDAR-SE”

Um projeto de cunho pessoal e familiar idealizado para fortalecer as mulheres nas suas lutas diárias. A exposição “Remendar-se” iniciou nas ruas de Juazeiro na tradicional Caminhada da Mulher no dia oito de março com contextos feministas através de fotos.

As imagens foram feitas pelo fotógrafo Paulo Júnior, numa produção de Laís Lino. O principal objetivo foi abrilhantar cenas que direcionasse o olhar e sentimento entre mãe e filha, buscando o empoderamento através das dores, curas, audácias, do amor, proteção e cuidado...

JUAZEIRO PRECISA SEMPRE CUIDAR MELHOR DO SEU PATRIMÔNIO MAIOR...GENTE!!

Deu tudo certo..muita gente, João cantou muito, falou muito, dançou, estava muito feliz..despertamos! João pediu votos para Américo Tanuri e Arnaldo Vieira. O nosso amigo Dr. Roque já esta cuidando dos exames médicos (já fez "ultrassom" faz fazer tomografia... João, além de muito afeto, ganhou presentes e arrecadamos uma quantia significante para os seus remédios e alimentação... Juazeiro precisa cuidar melhor do seu patrimônio maior... Gente!

*Amigos de João
..

Poeta Manuca Almeida participa do Circuito Bahia Experimental em Juazeiro

O projeto Circuito Bahia Experimental – Oficinas de Improvisação e Livre Criação Musical chega ao município de Juazeiro nesta semana, de 18 a 23 de abril, reunindo atividades formativas e apresentação musical no Centro Cultural João Gilberto.

Serão encontros voltados para o intercâmbio e a experimentação musical colocando os participantes em contato diferentes bagagens culturais. A iniciativa foi idealizada pelo músico Thiago Trad e realizado pela Giro Produções Culturais, já tendo acontecido em Salvador e Santo Amaro...

Prefeitura de Petrolina cria o Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda às mulheres

As mulheres que foram vítimas da violência doméstica e que, por essa razão, se separaram de seus cônjuges contarão com mais um aliado contra a violência doméstica. O município terá um Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda às mulheres. O prefeito Julio Lossio sancionará nesta segunda-feira, 18, no seu gabinete, às 9h30, o Projeto de lei que dará amparo e capacitação profissional às mulheres, geralmente dependentes financeiramente do ex-marido. A capacitação profissional terá o objetivo de facilitar a recolocação das mulheres no mercado de trabalho.

A lei tem caráter terminativo, e foi levada ao plenário da Câmara dos Vereadores, pelo Edil Edinaldo Lima, que fez a defesa pela criação da Lei e que foi aprovada com aplausos. O texto aprovado pela Câmara é de fácil assimilação e reza que o Governo Municipal autoriza a Secretaria de Cidadania, em parceria com outras secretarias, a atender as mulheres e destacar no mínimo 10% das vagas anuais para cursos de capacitação e qualificação profissional, sob sua administração ou das instituições de treinamentos conveniadas e ainda separar no mínimo 10% dos encaminhamentos mensais para vagas de empregos formais, oferecidos pelas empresas para as mulheres que sofreram tal violência...

Cauby Fernandes - Assessoria de Cidadania

Público dos CRAS de Juazeiro recebe curso sobre aproveitamento alimentício

Através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento de Igualdade Social (SEDIS) e a Consoali - Empresa de Consultoria Alimentícia, através do Instituto Federal de Pernambuco, famílias assistidas pelos CRAS de Juazeiro estão recebendo mini cursos sobre como aproveitar os alimentos de forma saudável. O curso começou no último dia 07 deste mês e acontece ainda no dia 19, CRAS Malhada da Areia e 28, no CRAS Quidé. Nesta quinta-feira foi a vez do CRAS do Bairro João Paulo II.

Segundo Ataildes Pinheiro, sócia-proprietária da Consoali, a proposta da parceria foi aceita pela possibilidade de promover uma ação social, auxiliando a comunidade em sua alimentação. "Temos o hábito de jogar cascas e talos dos alimentos no lixo, mas às vezes é ali que estão os maiores nutrientes do alimento. Então viemos ensinar como aproveitá-los. Além disso, contribuímos na economia dessas famílias; elas passam a ter uma alimentação mais saudável e com um menor custo", disse.

O público participante, em sua maioria, são pessoas já beneficiadas por alguns programas oferecidos no CRAS, pessoas da comunidade. Maria Aparecida dos Santos era uma das alunas. Ela é autônoma e assim que ficou sabendo do curso, correu para se inscrever. "Esse não é o primeiro curso que faço aqui. É sempre bom participar, porque a gente aprende mais e tem oportunidade de ter uma renda. Hoje aprendi a fazer um bolo de casca de banana, pois agora vou fazer em casa e vender", ressalta Maria Aparecida.

A Coordenadora do CRAS João Paulo II, Rosângela Mesquita, reafirmou a ideia de geração de renda ressaltada por Maria Aparecida. "Sempre que promovemos cursos e oficinas aqui, fazemos o acompanhamento das famílias para ver como os cursos ajudam-nas, se suas vidas melhoram, se conseguem melhorar sua renda. Normalmente elas se potencializam  e começam a vender os produtos. Para nós é sempre um motivo de alegria e satisfação quando isso acontece", afirma. O cardápio do dia foi feito com aproveitamento integral da banana e da abóbora: bolo da casca da banana, lasanha de banana ao molho de frango, almôndegas da casca de banana; picadinho de abóbora, salada da casca de abóbora, arroz temperado com a liga da abóbora e farinha de semente de abóbora. ..

Por Ramáiana Leal/ SEDIS

CONFIRA O RESULTADO FINAL DA VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) o pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, tornando seu afastamento da Presidência praticamente irreversível. Foram no total 367 votos a favor, 137 contra, 07 abstenções e duas ausências, totalizando 513 votos. A presidente é acusada pelas chamadas pedaladas fiscais e por ter editado decretos orçamentários sem autorização do Congresso. Dilma nega crime de responsabilidade e tem afirmado que o pedido de impeachment é uma tentativa de golpe.

Agora o pedido de abertura de processo de impedimento irá ao Senado, que poderá rejeitar e arquivar o caso ou autorizar a instalação do processo, cenário que implicaria no afastamento de Dilma do cargo por até 180 dias, período em que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assumiria a Presidência da República interinamente. A avaliação geral é que, uma vez aprovado pela Câmara, é muito difícil que o governo consiga segurar o impeachment no Senado. A Advocacia-Geral da União (AGU) poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar o impeachment a qualquer momento do trâmite do caso...

Fonte: Terra Foto Reuters

Câmara aprova admissibilidade do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff

O voto do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), exatamente às 23h08, na sessão deste domingo (17), confirmou os 342 votos necessários para que tenha prosseguimento no Senado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O voto que decidiu foi dado mais de nove horas depois de iniciada a sessão deste domingo e cinco horas e meia após o início da votação. No momento em que o placar alcançou os 342 pró-impeachment, havia 127 votos contra o impeachment e seis abstenções. Os senadores podem agora manter a decisão dos deputados e instaurar o processo ou arquivar as investigações, sem analisar o mérito das denúncias...

ARTIGO – O “GOLPE” EM DOIS ATOS!

Como a crônica semanal tem a regularidade de seu encaminhamento ao Blog nos sábados, obviamente que o autor não tinha qualquer carta na manga para anunciar previamente o resultado da votação da proposta de impeachment da Presidente Dilma, pela Câmara de Deputados, neste domingo, além das conjecturas e tendências. Devido à batalha de bastidores, onde vale tudo, até dedo no olho, é impossível antever, com segurança, um possível resultado obtido. Mas, com um índice de desaprovação da ordem de 82%, talvez decorrente da inércia e conivência com a quadrilha palaciana que se instalou em paralelo ao seu governo, é sintomático um desejo latente de mudança por parte da população.

Mantenho a minha visão coerente de que a chapa eleita no último pleito presidencial carregou o Vice-Presidente a tiracolo e assim ele é corresponsável pela tragédia dessa gestão - da qual tem tentado se desvincular para se dar bem -, seja por participação ativa ou por omissão espontânea e solidária. Com esse sistema político vigente no país, o povo mais uma vez não teve a opção de escolher isoladamente um Vice-Presidente de sua preferência, e aí, é óbvio, que os votos não pertencem distintamente ao PMDB e nem ao Michel Temer, porque, como sempre, ficaram vinculados à cabeça de chapa, cuja candidata foi Dilma Rousseff. Diante desse entendimento, o Vice deveria estar sujeito ao mesmo risco de perda do mandato atribuído à Presidente. É essa dimensão de consciência e verdade que o Brasil está à procura. O leitor Juraci da Silva, encaminhou-me uma profunda reflexão, após a última crônica, que se adequa perfeitamente ao nosso momento político: creio que por ser divina, a Verdade precisa estar alicerçada numa trindade: LÓGICA, ÉTICA e MORAL”. E essa trindade não se identifica na relação entre os dois: Presidente e Vice, nem entre PT e PMDB...

Petrolina: SAMU ministra curso de primeiros socorros para gestoras do Nova Semente

Sexta-feira (15), o coordenador do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, Nilton Leite, ministrou curso de primeiros socorros voltado para as 126 gestoras do Programa Nova Semente.

A atividade tem como objetivo orientar as profissionais para socorrer as principais causas de acidentes com crianças. "O fato de estar em contato direto com muitas crianças no dia a dia faz com que essas gestoras precisem lidar com engasgos, febres, quedas e outras situações que exigem um mínimo de conhecimento sobre primeiros socorros. Nesse curso elas aprendem como agir nessas situações", explica Nilton Leite...

Ascom/Petrolina

Economia Criativa pode ser solução para a crise, apontam especialistas

A Economia Criativa pode ser o caminho mais curto para o Brasil sair da crise. A avaliação foi dos especialistas que participaram, neste sábado (16), do seminário Feira Cidade Criativa.Com, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas, em Feira de Santana, a 108km de Salvador. O evento, organizado pelo Instituto Pensar e Fundação João Mangabeira, reuniu cerca de 400 pessoas, entre acadêmicos, pesquisadores, especialistas em start ups e estudantes, num debate sobre o desenvolvimento econômico e social da segunda maior cidade do Estado.

O presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, explicou que Feira de Santana foi escolhida para sediar o evento por ser uma cidade dotada de grande parque industrial e logístico e com potencial nas áreas da cultura, comércio e indústria,  o que possibilita uma abordagem mais aprofundada do tema. Ele também lembrou que os empregos gerados na economia criativa são mais baratos, o que pode ser uma solução rápida para o momento do país, que vive uma crise financeira...

Ascom PSB-Bahia

Prefeito Isaac assinará ordem de serviço de duas unidades da Academia da Saúde nesta segunda-feira (18)

Nesta segunda-feira, 18, às 09 horas, no Paço Municipal, o Prefeito Isaac assinará ordens de serviços de duas unidades da Academia da Saúde em Juazeiro, uma na Orla 2, ao lado do Vaporzinho, e a outra no Ginásio de Esportes Aloísio Viana. A Academia da Saúde é uma aquisição mediante convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde.  ..

Ascom/PMJ

Deputado Tiririca fala ao Blog Geraldo José antes de declarar seu voto no plenário

O Blog Geraldo José, presente dentro do plenário da Câmara dos Deputados durante toda votação do processo de admissibilidade do impeachment, colheu muitos depoimentos e registrou fatos importantes antes e durante o processo de votação. Dentre as entrevistas uma pérola: O deputado Tirirca (PR - SP), deixou aflorar o humorista e respondeu sem titubear quando nosso repórter perguntou:

- Como Tiririca vai votar?

- "No Microfone" - respondeu o deputado...

SENADORES ANUNCIAM, NA SEGUNDA (18), UMA PORTA DE SAÍDA PARA A CRISE

Um grupo de senadores, de vários partidos políticos, entende que a solução para a grave crise, cujo governo Dilma/Temer tem total responsabilidade, não será alcançada sem a participação direta do povo Brasileiro.

Por isso, o grupo convoca para uma entrevista coletiva, na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, às 17h30, no plenário do Senado Federal, com o objetivo de adotar uma proposta que o momento político do país exige, buscando amplo diálogo para solucionar a crise.

Os senadores entendem que qualquer decisão tomada pela Câmara, no domingo (17), não resolve a crise. Pelo contrário, torna-a mais grave e aprofunda a divisão na sociedade.

O grupo entende que o caminho está em dialogar e pactuar uma saída, que envolva a sociedade, já que os rumos atuais nos conduzem para um sério impasse e apenas aprofundam a crise política e econômica.

O objetivo desse movimento é o de construir um 'instrumento' de decisão visando superar um dos graves erros históricos cometidos por essa coalizão de governo, sem que se assista, mais uma vez em nossa história, um arranjo que remeta para as camadas mais populares os custos e os encargos da crise.

Assinam,

Senadores
 
João Capiberibe (PSB – AP)
 
Walter Pinheiro (Sem Partido – BA)
 
Randolfe Rodrigues (Rede –AP)
 
Lídice da Mata (PSB – BA)
 
Paulo Paim (PT-RS)
 
Cristovam Buarque (PPS-DF)
..

Ascom Senador Walter Pinheiro

AMMPLA inicia reuniões para definir ações do Projeto Professor Amigo do Trânsito

A prefeitura de Petrolina, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina está engajada no Projeto “Professor Amigo do Trânsito”, que tem como público os professores de escolas públicas do ensino fundamental I e II. Esta semana o setor de Educação da AMMPLA  reuniu 52 professores da rede de educação de Petrolina e na oportunidade foi apresentado o Projeto para que todos possam contribuir com o planejamento e ações.

O Projeto Professor Amigo do Trânsito, além de criar uma rede de educação de trânsito, vai capacitar os professores para atuarem como agentes multiplicadores na esfera municipal, levando para a sala de aula boas práticas no trânsito. O coordenador de Educação de Trânsito da AMMPLA, Jilmar Barros, explica que serão premiados em setembro os melhores projetos, aqueles que se destacarem em ações educativas, considerando os critérios de inovação, quantitativo e percentual de alunos alcançados. 

"O municipio que for contemplado com o melhor projeto vai participar da solenidade de apresentação no dia 22 de setembro no Recife", revela Jilmar Barros. A proposta é formar os motoristas do futuro. “Pensar na próxima geração de motoristas é uma das prioridade e Investir em educação no trânsito e aplicação de medidas que reduzam os acidentes", ressalta Jilmar Barros.

Pesquisas apontam que o trânsito é uma das maiores causas de mortes no mundo, inclusive no Brasil e que grande parte dos acidentes poderiam ser evitados, daí a importância desse projeto voltado para os professores e a comunidade escolar. O projeto Professor Amigo do Trânsito, possibilitará uma maior e mais frequente atuação junto às escolas do município, difundindo de forma mais eficaz os conhecimentos sobre educação de trânsito e possibilitando uma troca de informações por parte dos membros da rede do projeto. ..

Ascom/Petrolina

Reunião com representantes do NEOJIBA discute implantação de um núcleo do programa em Juazeiro

Na última sexta-feira (15), o gerente de Juventude da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU), Stallone Lima Araújo, se reuniu com Adriano Cenci, representante do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e Socorro Braga, representante da Orquestra Encanto do Acolher, na Biblioteca Pública Municipal, onde funciona a gerência de Juventude.

Durante a reunião, foi discutida a implantação de um núcleo do NEOJIBA na cidade, com a parceria da SECJU/GEJUVE e da Orquestra Encanto do Acolher. O objetivo desse projeto é promover a integração social dos jovens através de atividades musicais coletivas, como orquestras e corais...

Por Paulo Carvalho/SECJU Colaboração: Victória Resende (estagiária)