Outros Destaques

Política

Variadas

Prefeitura de Juazeiro promove formação continuada para professores de correção de fluxo

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (18), na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep), mais um encontro de formação continuada para os educadores da rede municipal de ensino. Dessa vez, o encontro teve como foco os professores que atuam nos programas de correção de fluxo na sede do município.

A formação teve o objetivo de apresentar os programas de correção de fluxo para os professores. "Realizamos esse encontro para receber os professores que atuam nos programas de correção de fluxo, como o 'Fique Esperto' e o 'Tempo Recorde'. Nessa primeira formação de 2024, o nosso objetivo foi apresentar as ementas dos programas, a rotina, as avaliações, o processo de alfabetização e aceleração, uma vez que os programas têm como principal função corrigir a distorção idade e ano escolar dos estudantes", informou a coordenadora dos programas de correção de fluxo da Seduc, Jeserella Reis...

Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

Abertas inscrições para o concurso de poesias 'Viva Caatinga', em Petrolina

No domingo, 28 de abril, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebe o concurso de poesias 'Viva Caatinga'. As inscrições estão abertas e seguem até segunda-feira (22). O evento é realizado pelo Centro de Convervação e Manejo da Caatinga (Cemafauna), em comemoração ao dia desse bioma.

Os candidatos podem se inscrever gratuitamente pelo site do evento. Cada participante pode enviar mais de um poema, desde que cada poema não ultrapasse uma lauda. Os textos serão publicados diariamente no site do Cemafauna durante o mês de maio...

G1 Petrolina/Foto:Sidney Gouveia, Semarh

Gestão Suzana Ramos adquire mais uma viatura e fortalece Patrulha Maria da Penha

A gestão Suzana Ramos segue reestruturando o Sistema de Ordem Pública do município. Nesta quinta-feira (18), o município adquiriu mais uma nova viatura para a Patrulha Maria da Penha. A nova viatura vai garantir um trabalho mais eficiente e ampliar as ações voltadas as mulheres pela cidade.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Cícero Dirceu, o recebimento desse novo veículo possibilitará a melhoria do serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica. "Ações como essa mostram a seriedade e o compromisso da gestão da prefeita Suzana Ramos com a segurança das pessoas no município e muito estar por vir", disse o secretário, Cícero Dirceu. ..

Lucas Lima - Ascom/PMJ

Prefeitura de Juazeiro leva serviços de tapa-buraco para a comunidade de NH1, em Itamotinga

A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os serviços de recuperação de vias no município. Com o objetivo de melhorar o tráfego na cidade, equipes da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão atuando, nesta semana, na estrada do NH1, no distrito de Itamotinga, que estava com o pavimento deteriorado.

 "Estamos intensificando os serviços de tapa-buraco na sede e no interior do nosso município, que, após as chuvas, se deterioraram mais ainda e é por isso que estamos empenhados para resolver a situação. Entendemos a necessidade de uma via com qualidade para que as pessoas transitem com segurança, por isso, estamos recuperando todas as vias deterioradas da sede e do interior, além de estar pavimentando diversas ruas e com previsão de iniciar novas pavimentações nos próximos dias", disse o secretário de Obras, Acauã Santiago...

Ascom PMJ

Restaurante Popular segue na ativa com oferta de alimentação de qualidade para população em situação de vulnerabilidade de Juazeiro

Considerado de grande importância para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, os Restaurantes Populares, administrados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), seguem ativos, atendendo as necessidades alimentares da população. A cidade de Juazeiro possui dois equipamentos que disponibilizam, gratuitamente, mais de 750 refeições por dia, entre as unidades do bairro João Paulo II e do Centro.

O cardápio alimentar acompanha um critério de dieta nutricional balanceada. O Restaurante Popular dispõe de uma equipe multiprofissional que trabalham para o bom funcionamento do local. "As gestões passadas cobravam uma taxa e não ofereciam qualidade no serviço para a população. Hoje, posso dizer que o município de Juazeiro é um dos poucos que oferecem uma alimentação diversificada, de qualidade e de graça para as pessoas mais carentes da nossa Juazeiro. Me sinto feliz e grata a Deus por ter possibilitado esse livre acesso para os juazeirenses", destacou a prefeita Suzana Ramos.  ..

Maiara Santos-Ascom Sedes/PMJ/Fotos: Luan Medrado-Ascom PMJ

Menos renda, mais trabalho infantil: os efeitos devastadores da crise do cacau no sul da Bahia ao longo de gerações

A cotação do fruto no mercado internacional é recorde e acumula alta de 75% em um ano, em meio a problemas de oferta em Gana e na Costa do Marfim, países africanos que respondem por 60% da produção global.

No Brasil, o cacau está no horário nobre, como pano de fundo do enredo da novela Renascer, da Rede Globo, que em sua nova versão busca destacar práticas sustentáveis de cultivo...

Correio Braziliense//BBC Foto: TV Brasil reprodução

Reunião entre APLB Sindicato, NTE-10 e professores do Colégio Estadual Misael Aguilar define retorno às aulas na próxima segunda-feira (22)

Após reivindicações de professores e alunos do Colégio Estadual Misael Aguilar que está funcionando no Complexo Paulo José, na Malhada da Areia, uma segunda reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (18).

O objetivo foi colocar em pauta os problemas encontrados na unidade escolar que impossibilitaram a continuidade das aulas e paralisaram as atividades estra semana...

Ascom Aplb

Juazeiro sediará evento "Missão Técnica Vale do São Francisco" de 25 a 27 de abril

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril, Juazeiro e Petrolina sediarão o evento "Missão Técnica Vale do São Francisco- O Vale para o mundo", uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (|Codevasf). O evento é uma missão técnica da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN). Estarão presentes dirigentes, técnicos, permissionários e representantes da Federação Latino Americana das Centrais de Abastecimento.

O encontro pretende mostrar todo o potencial da fruticultura do Vale do São Francisco e marca o início das comemorações dos 40 anos do Mercado do Produtor de Juazeiro e os 50 anos da Codevasf, A programação diversificada irá contar com visitas técnicas a perímetros de irrigação, à cooperativa de produção e exportação, ao Mercado do Produtor de Juazeiro, segundo entreposto comercial do país, ao Centro de Excelência do SENAR, dentre outros.  ..

Prefeitura de Juazeiro realiza VIII Feira do Bode de Juremal de 26 a 28 de Abril

Um dos eventos mais esperados da caprinovinocultura da região já tem data para começar. A tradicional Feira do Bode de Juremal vai ser realizada de 26 e 28 de Abril, às margens da BR 407, na entrada do distrito. Em sua 8ª edição, a feira é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Adac) e da Comissão Organizadora da Feira do Bode de Juremal. A Feira conta também com o patrocínio do Banco do Nordeste e do governo federal.

O objetivo do evento é promover a valorização da cultura local e o fortalecimento da cadeia produtiva de caprinos e ovinos na região. A feira vai contar com a exposição de animais, entre caprinos e ovinos das mais variadas raças, além de torneios leiteiro e de pista, com premiação para os vencedores e também atividades técnicas como exames de Ovos Por Grama (OPG) nos animais, para detecção de verminoses e orientações sobre manejo alimentar. O evento vai contar ainda com apresentações culturais, musicais e comercialização de produtos culinários regionais...

 Ascom ADEAP PMJ

Reunião preparatória para o simulado de Segurança no Distrito Industrial acontece em Juazeiro

Na manhã desta quinta-feira (18), ocorreu a reunião preparatória para o simulado de Segurança no Distrito Industrial de Juazeiro. 

O objetivo é fortalecer a resposta em ocorrências de sinistros que possam ocorrer no Distrito Industrial e que podem causar impacto a comunidade juazeirense em geral. ..

Ministério da Saúde permite ampliação de faixa etária para vacina da dengue em doses prestes a vencer

A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de vacinas com vencimento próximo.

As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de quatro a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

Uma nota técnica será enviada aos estados com a nova orientação...

Prefeitura de Juazeiro reforça Disk Luz e equipes realizam iluminação em mais de 600 pontos na última semana

Nesta última semana, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), intensificou os esforços para melhorar a iluminação pública em diversos pontos da cidade, seja nos bairros ou no interior. Mais de 600 pontos de iluminação foram atendidos, beneficiando diversas comunidades. O Disk Luz funciona no número (74) 3614 – 0821, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Valdício Pinheiro, o objetivo é proporcionar mais segurança e qualidade de vida para os cidadãos. "A iluminação pública é essencial para garantir a segurança dos moradores e contribuir para a mobilidade urbana. Estamos trabalhando continuamente e nesses últimos dias intensificamos a atuação das equipes para que todas as demandas da população sejam prontamente atendidas", destacou o secretário...

Ascom Sesp/PMJ

Conhecer moradores é um dos objetivos do Plano de Segurança da barragem de Sobradinho

A Eletrobras Chesf realizou semana passada  Workshop de Integração PAE x PLANCON no Auditório do Departamento de Geração Regional de Sobradinho, com o objetivo de apresentar as etapas de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da UHE Sobradinho. O foco é o levantamento cadastral da população e a realização do simulado de evacuação. As ações estão previstas para os meses entre maio e julho próximos.

O cadastramento da comunidade residente na Zona de Autossalvamento (ZAS) dos municípios de Casa Nova (BA), Sobradinho (BA) e Petrolina (PE) ocorrerá entre os dias 13 de maio e 07 de julho de 2024. A atividade será realizada porta-a-porta, ou seja, a equipe irá até a residência de cada cidadão. O objetivo é conhecer os moradores e coletar informações precisas sobre a população residente na ZAS para garantir uma cultura prevencionista de segurança para todos...

Site Chesf

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue

Ao ser cobrada por estratégias para evitar o desperdício de doses da vacina contra a dengue, que vencem no final de abril, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que um plano B já está em curso, baseado na redistribuição de doses para 154 novos municípios.

“Fizemos um elenco de municípios a partir de critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização, numa pactuação com os estados e municípios. Não é uma decisão isolada da ministra da Saúde. É uma decisão junto com os estados e municípios através dos seus conselhos nacionais”, ressaltou a ministra...

Agencia Brasil

Irpaa: Visitas pedagógicas marcam o iní­cio de ações sobre Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido

Refletir sobre a importância da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido; conhecer as estratégias de educação desenvolvidas pelos municípios; sensibilizar coordenadores/as, professores/as e gestores/as acerca das perspectivas e dinamização das práticas educativas e inclusão de ações contextualizadas. Esses são alguns dos objetivos das visitas às equipes pedagógicas iniciadas nos municípios de Curaçá e Juazeiro.

A gestora educacional da Escola Municipal Professora Maria Julia, localizada na comunidade tradicional de Fundo de Pasto Ferrete, em Curaçá, Joelma Bispo, ressaltou que apesar de não ter conhecimento sobre o conceito de Educação Contextualizada, a escola contextualiza os conteúdos em ações pontuais...

Eixo Educação e Comunicação do Irpaa

Bahia: especialistas debatem o impacto das novas tecnologias no contexto eleitoral 2024

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) realizou o Seminário “Inteligência Artificial nas Eleições de 2024”. Na ocasião, especialistas debateram o impacto das novas tecnologias no contexto eleitoral. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Durante a abertura do evento, o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, destacou a utilização de recursos de Inteligência Artificial (IA) pelo Eleitoral baiano, como  a disponibilização do sistema ‘Janus’ de automação processual, e o chatbot ‘Maia’ para atendimento virtual ao eleitor.

“Com esse seminário, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia inaugura suas ações presenciais de capacitação, tendo o propósito de promover maior compreensão sobre a Inteligência Artificial, a reflexão e o debate sobre o controle de seu uso, em especial nas eleições municipais desse ano. É um tema eminente e sairemos hoje mais esclarecidos”, ressaltou o presidente do Regional...

TRE BA

Criada da gestão Suzana Ramos, Casa da Mulher Rural é marco na vida da mulher do interior de Juazeiro

"Bem antes da Casa da Mulher Rural, eu já fazia tratamento de saúde. Para mim, era muito sofrido, pois quando não ficava na rua, perdia a consulta por não ter onde me alojar para a consulta do dia seguinte. Graças a Deus e à sensibilidade da prefeita Suzana Ramos, hoje minha qualidade de vida melhorou", declarou dona Jucilene dos Santos que é moradora do distrito de Abóbora e, com frequência, utiliza a Casa da Mulher Rural como um abrigo seguro quando precisa vir à sede do município para o tratamento de saúde.

Consolidada como um ponto de apoio de qualidade para mulheres do interior de Juazeiro, a Casa da Mulher Rural, criada na gestão Suzana Ramos, atende mensalmente, cerca de 50 mulheres em suas demandas pessoais na sede do município. O equipamento é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e representa um importante marco para as mulheres de Juazeiro.  ..

Ascom Sedes/PMJ

Prefeitura de Juazeiro realiza patrolamento na sede e interior do município

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), iniciou esta semana, mais ações de patrolamento, tanto na sede quanto no interior do município. As atividades visam melhorar a qualidade das vias e garantir melhores condições de tráfego para os moradores da região.

Para o secretário de Serviços Públicos, Valdício Pinheiro, essas intervenções são fundamentais para a comunidade local. "Conseguimos ampliar esse serviço e estamos com cerca de cinco frentes atuando na sede e interior, com patrolamento e nivelamento de vias. No interior, nosso objetivo é recuperar as estradas para melhorar a locomoção da população, o escoamento da produção e também o acesso das crianças às escolas. Já na cidade, nossa meta é melhorar o fluxo dentro dos bairros", explicou...

Fabiana Diniz - Ascom Sesp/PMJ Fotos: Icaro Alexandre/ PMJ

Prefeitura de Juazeiro se reúne com representantes do Rotary Club e empresa para buscar minimizar os impactos da obra da Travessia Urbana

A Prefeitura de Juazeiro se reuniu nesta quarta-feira (17) com representantes do Rotary Club, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o engenheiro da Construtora Luiz Costa (CLC), Luiz Felipe, para estreitarem os laços na busca de minimizar os impactos que os comerciantes que ficam no entorno da obra estão enfrentando. O município de Juazeiro foi representado pelo gerente de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Rozinaldo Alvez.

O gerente de trânsito da AMTT, Rozinaldo Alves destacou o emprenho da gestão no apoio da obra. "Nós sempre buscamos alternativas que minimizem os impactos para a população, buscando sempre rotas alternativas que sejam mais viáveis, sempre com estudos de engenharia. A prefeita Suzana Ramos tem esse cuidado e sempre orienta para que busquemos soluções para população. Com o andar da obra, estaremos aqui, viabilizando desvios, dando apoio com nossos agentes de trânsito, mesmo sendo uma responsabilidade da PRF, uma vez que a obra é realizada em vias federais e outras ações para que a obra avance e não haja intercorrências", disse o gerente de trânsito, Rozinaldo Alves...

Ascom/PMJ

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nA terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a criminalização da posse e do porte de qualquer quantidade de droga ilícita.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil apontam que a medida, além de inconstitucional, deve agravar o cenário atual de violência, encarceramento e desigualdade social. A avaliação é que descriminalizar as drogas e promover uma regulamentação seria uma solução mais eficiente...

Agencia Brasil

Prefeitura de Juazeiro inscreve para I Seminário sobre gênero e violência contra a mulher

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai realizar, na sexta-feira (26), o I Seminário gênero e violência- consequências e as perspectivas do trabalho com homens autores de violência contra a mulher. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em um link disponível no site da Prefeitura de Juazeiro.

A proposta do evento é gerar reflexões que fomentem práticas contextualizadas no enfrentamento à violência doméstica e familiar. "Esse evento vem para sensibilizar e abrir os olhos para uma tão importante e necessária causa como essa da violência de gênero. Nosso objetivo é enfatizar a importância da atuação com homens em contextos de violência como medida de desnaturalização. Esperamos um evento rico, que possibilitem a construção de recursos e habilidades não-violentas no âmbito das relações interpessoais, reduzindo, ainda mais, os casos de violência contra a mulher no ciclo familiar em nossa cidade e na nossa região", destacou a secretária da Sedes, Nadja Dias.  ..

Ascom Sedes/PMJ

Motorista de aplicativo diz que idoso estava vivo no trajeto até o banco

O motorista de aplicativo que transportou a mulher suspeita de levar um idoso já morto para acessar um empréstimo de R$ 17 mil em um banco, na terça-feira (14), disse que Paulo Roberto Braga, 68 anos, estava vivo durante o trajeto. "Ele chegou a segurar na porta do carro", disse o motorista, em depoimento à Polícia Civil do Rio de Janeiro. As informações são do Uol.

Segundo ele, o idoso e a mulher não foram deixados na agência bancária, porque o acesso de veículos é proibido no local. Então, Erika pediu para que o motorista encerrasse a corrida em um shopping. Além disso, a mulher teria contado com a ajuda de outro homem para colocar Paulo no carro ao sair da casa dele, porque o idoso não caminhava...

Correio Braziliense Foto reprodução