RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Eleições 2020

Variadas

Meteoro luminoso é visto em Curaçá e Paulo Afonso: 'Como uma bola de fogo cruzando o céu', diz astrônomo

Um meteoro luminoso atingiu a atmosfera da Terra e foi notado nas cidades de Curaçá e Paulo Afonso, ambas no norte da Bahia. Segundo informações de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o fenômeno aconteceu na noite de ontem segunda-feira (19).

Além da Bahia, o meteoro foi visto em cidades de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco...

G1 Bahia Foto: Reprodução Youtube

Sobradinho: Campanha de vacinação antirrábica de animais domésticos continua até o dia 31 de Outubro

A Secretaria de Saúde de Sobradinho comunica a população que a campanha de vacinação antirrábica continua até o dia 31 de outubro. Devem ser vacinados animais com mais de três meses de idade e que não tenham sido imunizados nos últimos 12 meses.

As vacinas estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 até às 12h30, no Centro de Saúde, UBS Maria Ribeiro,  escola CES e ainda em um posto montado ao lado do antigo prédio do SAMU...

Ascom PMS

Moradores de Paulo Afonso e Teixeira de Freitas receberam sementes 'misteriosas', diz Adab

As sementes 'misteriosas' que têm sido enviadas via Correios chegaram em outras quatro cidades da Bahia: Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Gongogi e Conceição do Coité. A informação é da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Os primeiros casos de sementes misteriosas no estado foram registrados no mês de setembro e, de acordo com a Adab, todas as amostras foram recolhidas e encaminhadas ao laboratório do Ministério da Agricultura, em Goiânia. Os resultados das análises ainda não saíram...

G1 Bahia

Voluntários entregam presentes e fazem a festa da garotada no Hospital Dom Malan

O coordenador do Voluntariado do Hospital Dom Malan, Rui Holanda, e a vice-coordenadora, Ivanilde Emídio, realizaram a entrega de presentes na pediatria, alusiva ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

Todo ano o Voluntariado do HDM faz uma bonita festa para comemorar a data. Mas, este ano, por conta da pandemia, a homenagem teve que ser diferente. "A gente sempre vem com uma turma grande, todos fantasiados, banda e muita animação. Mas, tivemos que mudar a programação devido à necessidade do distanciamento social. Então, realizamos apenas a entrega dos presentes", relata Rui...

Ascom Anna Monteiro

Projeto de longa-metragem baiano está entre os selecionados para o 11o Brasil CineMundi

Evento de mercado do cinema brasileiro, o Brasil CineMundi – 11th International Coproduction Meeting será realizado entre 29 de outubro e 2 de novembro dentro da programação da 14a CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte. Um projeto da Bahia está entre os 23 escolhidos pelos produtores Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meizolt (Alemanha) e Séverine Roinssard (França), pelo crítico Pedro Butcher (Brasil) e pela equipe da Universo Produção, organizadora do evento.

Este ano, os projetos de filmes brasileiros de longa-metragem participam em três categorias: desenvolvimento, produção e finalizado. A nova categorização foi necessária diante da atual circunstância mundial, unindo gêneros, formatos e estilos divididos em estágios distintos. A categoria de projeto finalizado, em especial, foi criada pensando justamente nas dificuldades dos filmes em conseguirem espaços de exibição desde quando festivais e salas fecharam mundo afora, ainda em março. Nesse ano, as atividades serão realizadas em plataforma virtual, de forma a respeitar o isolamento social necessário para conter a pandemia de Covid-19...

Ascom

Câmara de Juazeiro mantém ritmo de discussão e aprovação de projetos  

A Câmara de Juazeiro, mantendo os cuidados exigidos para prevenção diante da pandemia,  apreciou, votou e aprovou quatro Projetos de Leis durante a Ordem do Dia, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (19). O presidente, Alex Tanuri (PP) colocou em votação um projeto enviado pelo Executivo Municipal e outros três protocolados pela vereadora Tia Célia (PTC). 

Executivo ..

Ascom

Após 25 anos, Bernadinho e Fernanda Venturini anunciam separação

Chegou ao fim o casamento da ex-jogadora Fernanda Venturini, 49 anos, e o técnico Bernardinho, de 61 anos. O casal começou o namoro em 1995, quando ele era técnico da seleção feminina e ela era levantadora titular da equipe, se casaram em 1999 e chegaram a se separar em 2008. Fernanda afirmou que o fim da união aconteceu de maneira amigável, em comum acordo.

“Nossa separação foi em 9 de setembro. Nos separamos como homem e mulher. Por enquanto, continuamos na mesma casa. Temos uma boa relação e duas filhas lindas”, disse ela, que mantém sua rotina de atividades físicas no Rio de Janeiro. “Gosto de estar em movimento. A aposentadoria [das quadras de vôlei] não pode ser motivo para ficar parada, pelo contrário.”..

Portal Zap - Foto: Reprodução: Revista Quem

Inscrições para Oficina de Comunicação Não-Violenta serão realizadas até 23 de outubro

Estão abertas até sexta-feira (23) as inscrições para a Oficina de Comunicação Não-Violenta, que será realizada nos dias 9, 12 e 19 de novembro. A oficina é direcionada aos servidores da Univasf e será conduzida pelos professores Alexandre Barreto, do Colegiado de Psicologia (CPSI) da Univasf, e Marcelo Pelizzoli, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom, das 9h às 12h. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE).

A oficina é promovida pela Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) em parceria com a Unidade SIASS da Univasf. O objetivo é promover a comunicação não-violenta como ferramenta a ser utilizada na resolução de conflitos na instituição, visando assim, relações interpessoais mais saudáveis dos servidores, tanto no âmbito público como privado, vislumbrando melhorar a qualidade de vida no trabalho...

Ascom Univasf

Glauber Rocha: Cineasta baiano é homenageado no Festival de Cinema de Roma

Glauber Rocha (1939-1981) nasceu em Vitória da Conquista, Bahia, no dia 14 de março de 1939. Com um documentário sobre seu exílio voluntário na Itália nos anos 1970, o Festival de Cinema de Roma homenageou o diretor brasileiro Glauber Rocha, considerado o pai do Cinema Novo. O documentário, intitulado Glauber, Claro, do cineasta brasileiro César Augusto Meneghetti, 55 anos, apresenta ao espectador o espírito de Rocha, em sua vital criatividade acompanhada pela necessidade de protestar à sua maneira contra um sistema e um mundo que rejeitou.

"É um metafilme, nos metemos dentro de um filme e seu mundo", disse à AFP Meneghetti, que não pôde comparecer à exibição desta segunda-feira no auditório do MAXXI em Roma, devido à pandemia.  O filme, dedicado ao influente diretor, ator e roteirista, falecido em 1981 aos 43 anos, é inspirado no filme "Claro", rodado por Rocha em Roma em 1975, durante seu exílio na Itália. ..

AFP

Cesol-SSF realizará live que discutirá dificuldades enfrentadas pelo setor de reciclagem durante a pandemia

O Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco, entidade vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), realizará na próxima quinta-feira (22), às 20h, no facebook, o debate virtual "dificuldades enfrentadas pelo setor de reciclagem durante a pandemia".

A live contará com a presença do coordenador do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), entidade que apoia a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha; do presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro-BA (COOPERFITZ), Raimundo dos Santos e do cooperado José Ivo do Santos;  e do pedagogo e técnico do projeto Pró-catador, Elias Teixeira...

Ascom Cesol-SSF

IF Sertão-PE abre 117 vagas para transferência, reingresso, professor da rede pública de ensino e portador de diploma

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) abriu inscrições para o preenchimento de vagas através dos critérios de transferência, reingresso de outra instituição de ensino superior, professor da rede pública de ensino e portador de diploma. São 117 vagas ofertadas para ingresso no segundo semestre deste ano, nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Ouricuri, Floresta, Serra Talhada e Salgueiro. As inscrições seguem até esta sexta (23 de outubro), pelo sistema eletrônico https://spvo.ifsertao-pe.edu.br/. 

No campus Petrolina, estão disponíveis vagas para os cursos de Tecnologia em Alimentos e Licenciaturas em Química, Física, Computação e Música; no campus Petrolina Zona Rural, as vagas são para Viticultura e Enologia e Agronomia; no campus Salgueiro, Licenciatura em Física, Sistemas para Internet e Tecnologia em Alimentos; no campus Ouricuri, Licenciatura em Química; no campus Serra Talhada, Licenciatura em Física e, no campus Floresta, Gestão de Tecnologia da Informação e Licenciatura em Química. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 27 de outubro...

IF Sertão

Aulas presenciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental seguirão suspensas em Pernambuco até 31 de outubro

As aulas presenciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental seguirão suspensas em Pernambuco até, pelo menos, 31 de outubro. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado. A decisão é do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19.

O prazo do último decreto publicado pelo governo se encerrava nesta segunda-feira. As aulas nessas duas modalidades de Educação Básica estão suspensas desde 18 de março em razão da pandemia de coronavírus...

Gov Pe

Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves sobre caso Robinho: 'Cadeia imediatamente, não tenho outra palavra para falar'

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, defendeu nesta segunda-feira (19) a "cadeia imediatamente" para Robinho, condenado na Itália por violência sexual. "Cadeia imediatamente, não tenho outra palavra para falar. Ainda cabe recurso, mas o vazamento dos áudios, gente. Querem mais o quê? Cadeia. Nenhum estuprador pode ser aplaudido. O cara quer voltar para o campo para posar como herói", declarou a ministra.

O jogador já foi condenado em primeira instância mas alega ser inocente. ..

Jornal Estado de Minas

Nova sede do Ibama na Bahia propiciará economia de 70%

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) terá nova sede na Bahia, passando a ocupar parte do prédio do Banco Central, na Avenida Paralela, em Salvador. O edifício, um dos mais modernos da administração federal em todo o País, também será ocupado pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A medida, uma das primeiras no âmbito da União em todo o Brasil, atende à diretriz do governo de racionalização do Estado, um dos objetivos da reforma administrativa em curso. Os quatro órgãos envolvidos no compartilhamento do espaço, superando dificuldades burocráticas, estão viabilizando uma solução inovadora e apontando um caminho, em um exemplo da Bahia para o País...

Oficina de Comunicação

Meteorologia: continua alerta risco saúde devido baixa umidade relativa do ar no sertão, Juazeiro e Petrolina máxima 40 graus

A semana está começando e, para esta segunda-feira (19), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica céu sem chuva em todo o Estado. No Sertão de São Francisco Céu claro sem chuva em toda a região ao longo do dia. Temperaturua Máxima: 40°.

A presença de uma massa de ar seco sobre o estado de Pernambuco está propiciando baixos valores de umidade relativa do ar. Entre os dias 14 a 19/10/2020 a umidade relativa do ar atinge valores abaixo de 20%, no período da tarde, em grande parte do Sertão de São Francisco e de Pernambuco.  ..

Redação redeGN Foto: Ney Vital

Sindsemp denuncia: Luvas usadas por profissionais de saúde do HU no trato com paciente da Covid-19 estão sendo reutilizadas, Hospital Responde 

O  Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Walber Lins, recebeu denúncias de servidores e servidoras da saúde lotados no Hospital Universitário, referência no tratamento da Covid-19 em Petrolina-PE, de que as luvas de borracha que são utilizadas pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros nos pacientes com coronavírus estão sendo reaproveitadas. São lavadas e devolvidas aos profissionais de saúde para uso, perdendo qualidade no material que garante o isolamento do vírus no contato com a pessoa contaminada.

Mais de 80 servidores municipais da saúde estão no HU, além de todo o corpo de profissionais da EBESERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Segundo a denúncia, os servidores, a ordem de reprocessamento de luvas é da Gerência Administrativa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco...

Assessoria de Comunicação do Sindsemp

Teleférico, prainha e museu integram projeto turístico de Odacy para Petrolina

Neste fim de semana, o candidato a prefeito de Petrolina pelo PT, Odacy Amorim cumpriu uma agenda extensa. Os compromissos de campanha foram compartilhados com o candidato a vice, Vinícius de Santana (PCdoB), e com a deputada estadual Dulci Amorim (PT).

Durante as visitas foram divulgadas algumas das ações do plano de governo da Coligação Petrolina com o povo para fazer melhor. Entre elas está a retomada do programa Bolsa Água. "É muito triste quando conhecemos a realidade de algumas comunidades que vivem sem abastecimento regular há anos. Por isso, a volta do Bolsa Água é a garantia de água para consumo humano. Se já é absurdo faltar água nas margens do São Francisco, imagine como é viver no sequeiro tendo que pagar carro-pipa?", comparou Odacy...

Ascom

Gonzaga Patriota segue com extensa agenda política em apoio aos candidatos aliados

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) colocou o pé na estrada e já rodou mais de 2.000 km participando de eventos em apoio aos seus candidatos a prefeito e vereadores. Desde o dia 10 de outubro o parlamentar tem cumprindo uma extensa agenda pelas cidades de Pernambuco e já visitou mais de 20 municípios. Até o próximo dia 24, o socialista vai continuar no mesmo ritmo e pretende fechar a agenda em mais de 40 cidades. Dentre as atividades que Patriota participou estavam carreatas, caminhadas, inaugurações de comitê, gravações para guia eleitoral e reuniões. 

"Ainda temos inúmeras agendas esta semana até sábado e vamos cumpri-las por entender que é de fundamental importância apoiar candidatos que podem fazer a diferença. Tenho feito um apelo por onde tenho passado, para que os eleitores façam uma escolha com consciência, analisem as propostas dos candidatos com cuidado e façam uma comparação, tenho certeza que nossos candidatos estão preparados para administrar os municípios e realizar as transformações necessárias para melhorar a vida das pessoas", afirmou Patriota. ..

Ascom

Pernambuco registra 101 novos casos da Covid-19 e três mortes nas últimas 24 horas

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (19), 101 novos casos da Covid-19. Também foram confirmados três novos óbitos, ocorridos nos últimos dois dias.

Entre os novos infectados, nove (9%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 92 (91%) são leves...

Folha Pernambuco

Confira o preço do Maracujá no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta segunda-feira (19)

No Mercado do Produtor de Juazeiro - 4º maior Ceasa do país em volume e comercialização, o consumidor vai encontrar o quilo do Maracujá custando R$2,97, já a caixa com 16kg está sendo vendida em média por R$ 45,00.

A cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor está no site da Prefeitura de Juazeiro. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto município...

Ascom