RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

Justiça TST determina fim da greve dos Correios

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao trabalho a partir de amanhã (22). O tribunal julgou nesta tarde o dissídio de greve dos trabalhadores da estatal, que estão parados desde 17 de agosto, diante das discussões do novo acordo coletivo. 

Por maioria de votos, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve não foi abusiva. No entanto, haverá desconto de metade dos dias parados e o restante deverá ser compensado. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. O reajuste de 2,6% previsto em uma das cláusulas foi mantido. ..

Agencia Brasil

II Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul já tem cinco mil inscritos

Repetindo o sucesso do ano passado, o II Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul já contabiliza mais de cinco mil inscrições. Serão três dias de evento (23, 24 e 25 de setembro) totalmente on-line, com a participação de mais de 90 pesquisadores de renome nacional e internacional.

As inscrições podem ser feitas pelo site: forumeconomiaazulbahia.com.br. Com mais de 30 horas de conteúdo, entre sessões plenárias e workshops com tradução simultânea (inglês/português), o evento visa à formação de uma grande rede de pesquisa e estudos sobre os oceanos, estabelecendo conexões de ações de inovação voltadas para conservação do meio ambiente marinho e desenvolvimento sustentável...

Fonte: Ascom Sema

Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC) celebra o Dia da Árvore  

Em comemoração ao Dia da Árvore (21), os colaboradores do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC) realizaram o plantio de mudas de Ipê no pátio da instituição, na Vila CS-01, zona rural de Petrolina (PE). O ato simbólico faz parte das ações que a empresa vem adotando para contribuir com a preservação ambiental.

O jardineiro do DINC, José André foi um dos colaboradores que participou da ação. Para ele, o plantio das mudas é uma ação especial. "Já plantei outras árvores aqui no DINC e sei o quanto é importante. Plantar árvores  me faz sentir um cidadão mais consciente e que se preocupa com a natureza"...

Ascom DINC

Morre afogado no Rio São Francisco, o pai do vereador Major Enfermeiro

Morreu nesta segunda (21), vítima de afogamento, o pai de vereador Major Enfermeiro (MDB). Informações repassadas ao Blog Nossa Voz dão conta de que ele teria sido vítima de afogamento na Ilha de Picos próximo a Pedrinhas, área ribeirinha de Petrolina.

Até o momento a família não deu informações sobre o resgate do corpo e local do velório. Major Enfermeiro é vereador em Petrolina desde 2008 e tenta seu quarto mandato para a Casa Plínio Amorim...

Blog Nossa Voz

Em visita a Chorrochó e Curaçá, Rui entrega nesta terça (22) obras de implantação de esgotamento sanitário e recuperação de estradas

Nesta terça-feira (22), o governador Rui Costa visita os municípios de Chorrochó e Curaçá, no norte do estado, para inaugurar obras e autorizar novas intervenções. O primeiro compromisso do governador será às 10h30, em Chorrochó, onde vai entregar a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário na localidade de Barra do Tarrachil, realizada pela Embasa, empresa ligada à secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs). Rui também vai assinar ordem de serviço para 1ª etapa de Ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Paulo Afonso, obra que será também coordenada pela Embasa.

 Em Chorrochó, Rui participa ainda da inauguração da pavimentação de ruas nas localidades de Barra do Tarrachil e Várzea da Ema e nos loteamentos Sol do Sertão 1 e 2...

Secom Bahia

Geraldo Azevedo, a ecologia humana e os 125 anos de Petrolina

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, a cidade de Petrolina completa 125 anos. Um dos filhos mais ilustres nascido em Petrolina e que tem reconhecimento nacional, o cantor e compositor Geraldo Azevedo postou nas suas redes sociais homenagem ao municipio.

Em 2016 durante a programação do 3º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), foi lançado o livro-homenagem do músico pernambucano Geraldo Azevedo, intitulado “Um Geral-do Brasil: Histórias de Um Menino Ribeirinho”. ..

Redação redeGN Foto: Reprodução capa livro

Professores agradecem a Alex Tanuri apoio na luta pela derrubada do veto de Bolsonaro

A mobilização dos professores da rede pública em Juazeiro, que levou dezenas deles à sessão ordinária na terça-feira (15/09), em busca de sensibilizar os vereadores a pressionar os deputados federais para derrubar o veto do presidente Bolsonaro ao parágrafo único do artigo 7º, que garantia “pelo menos 60% (sessenta por cento) do seu montante para os profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas”, foi desde o início aprovada, apoiada e incentivada pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri. 

Um grupo de professores que ressaltam sua independência, deu a conhecer, nesta segunda-feira (21/09), uma nota de agradecimento em que reitera a disposição de luta e agradece ao Presidente Alex Tanuri o compromisso de apoiar a luta pela derrubada do veto. ..

Ascom Vereador Alex Tanuri

Turismo: metade das operadoras vende viagens para novembro e dezembro

Em agosto, metade das operadoras de turismo vendeu viagens para os meses de novembro e dezembro deste ano, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). As operadoras são empresas que montam pacotes e programas de viagens, que são comercializados pelas agências de turismo, e os membros da associação representam 90% dos roteiros de lazer vendidos no Brasil.

A associação avalia que o setor passa por uma retomada gradual e lenta, depois de ter sido duramente impactado desde março pela pandemia de covid-19, que exige o distanciamento social como principal medida de prevenção. Em abril, 54% das operadoras não realizaram nenhuma venda, enquanto em agosto o percentual foi de 21%...

Agência Brasil

Presidente da Câmara dos Deputados afirma que tema do meio ambiente não pode ser disputa política

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a postura do governo federal em relação aos recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. De acordo com Maia, o compromisso com o meio ambiente não se encontra no campo da disputa política e a não aplicação dos recursos do fundo em 2019 contrariou “frontalmente a Constituição.”

O presidente da Câmara foi o primeiro participante a falar hoje (21) na audiência convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 708 que trata da quase paralisação das atividades relacionadas ao fundo no ano passado. A ação teve como base dados do Observatório do Clima e foi apresentada pelos partidos Rede, PT, PSOL e PSB...

Agencia Brasil

Luan Santana fará live no Pantanal em alerta às queimadas

Os fãs de Luan Santana já podem se preparar para mais uma live, e, desta vez, a causa é muito importante! Em suas redes sociais, o cantor prometeu fazer um show direto do Pantanal para alertar a população sobre a preocupante situação das queimadas na região. A apresentação ainda não tem data definida, mas deve acontecer em breve.

O cantor, que nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, uma das cidades mais afetadas pelas queimadas, convocou empresas e marcas para ajudá-lo a promover a live...

Ministério Público: Operação para coibir desmatamento da Mata Atlântica começa na Bahia

Ministérios Públicos estaduais de 17 estados deram início nesta segunda-feira, dia 21, à quarta edição da ‘Operação Mata Atlântica em Pé’, voltada a coibir o desmatamento e proteger as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica. A operação conta com a participação e o apoio de diversas instituições.

Na Bahia, além do MP, participam os institutos Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e a Polícia Militar. As atividades serão desenvolvidas em nas regiões da Costa das Baleias, Costa do Descobrimento e Litoral Norte. Segundo o promotor de Justiça Fábio Fernandes, o intuito é identificar e responsabilizar adequadamente os infratores por supressões indevidas de vegetação...

Cecom Ba

Dia da Árvore: setor florestal baiano é referência em produção com sustentabilidade 

Poucas pessoas sabem que no Brasil 100% do papel produzido e cerca de 90% de toda a madeira para fins industriais tem origem nas florestas cultivadas com finalidade comercial.

Segundo a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), a Bahia possui 700 mil hectares (ha) de plantações florestais, o que corresponde a 7% de árvores plantadas do país. No dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), juntamente com a Abaf, reforçam a importância do desenvolvimento sustentável do setor, item presente na agenda positiva que tem sido construída. ..

Ascom SDE

Operação Carro-Pipa vai integrar projeto para estimular inovação na Administração Pública

A Operação Carro-Pipa (OCP), mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro, foi o projeto selecionado, dentre 27 inscritos, para integrar o Laboratório de Inovação e Coparticipação (coLAB-i) do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é otimizar os recursos investidos no projeto, que leva água a regiões que sofrem com estiagem.

“A Operação Carro-Pipa é muito importante para atender uma parcela da população que não tem sequer acesso à água”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Mas precisamos reduzir os custos e garantir água em quantidade e qualidade suficientes para que essas pessoas possam ter uma vida melhor. Essa cooperação será muito importante nesse sentido”, completou...

Ascom MDR

Reabertura das praias em Salvador tem movimento tranquilo na manhã desta segunda-feira (21)

A reabertura das praias de Salvador, iniciada nesta segunda-feira (21), teve movimento tranquilo de banhistas, pela manhã. Na sexta-feira (18), o prefeito ACM Neto anunciou a liberação de algumas praias da capital baiana.

Ao contrário do fim de semana, quando as praias da capital baiana registraram grande movimento, mesmo sem ainda estarem liberadas, nesta segunda movimento de banhistas foi calmo...

G1 Bahia Foto Reprodução TV Bahia

Parceria entre Nordhaus e Agrovale celebra o dia da árvore com sucesso

Uma parceria entre a Nordhaus e a Agrovale, marcando a passagem do dia da árvore (21 de Setembro), foi bastante receptiva e elogiada pelos frequentadores da Vila Bossa Nova, neste final de semana, em Juazeiro.

A Nordhaus fez chegar aos clientes que visitaram o restaurante uma muda de árvore nativa, oriunda do viveiro de mudas da Agrovale, com uma mensagem alusiva à data e incentivando o plantio da muda para contribuir com o Meio Ambiente...

Ascom Nordhaus

Postos SAC no interior atendem aos sábados para serviços de RG e CNH

Postos SAC no interior do Estado passaram a atender também aos sábados desdeo último dia 19 de setembro. A ação contempla as unidades Barreiras, Conquista I, Conquista II, Feira I, Feira II, Ilhéus, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus. O atendimento aos sábados está restrito a serviços de RG e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e deve ser feito, exclusivamente, por agendamento através do SAC Digital.

O atendimento é feito somente por hora marcada e os horários para agendamento já estão liberados no SAC Digital. Para ter acesso à plataforma de serviços do Estado, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza site institucional do SAC  e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

Medidas de segurança - A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC Móvel. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.

SAC Barreiras  
Horário: 7h às 13h  
Serviços:  RG (emissão e entrega) e Detran (serviços de CNH e entrega)  

SAC Feira I  
Horário: 7h às 13h  ..

Fonte: Ascom/ Saeb

Justiça nega pedido da defesa e mantém prisão de Cristiane Brasil

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Claudio de Mello Tavares, negou os pedidos de liberdade feitos pela defesa da ex-deputada federal Cristiane Brasil, em decisão publicada neste domindo (20).

Ela é acusada de envolvimento no desvio de mais de R$ 30 milhões, entre 2013 e 2018, em contratos de assistência social no governo do estado e na prefeitura do Rio...

Fonte: CNN Brasil

9° GBM tem plantão movimentado neste domingo (20) em Juazeiro e região

O mês de setembro tem sido marcado pelos ataques de abelhas e pelas queimadas em Juazeiro (BA) e região San-franciscana. Só neste domingo (20) o 9° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) em Juazeiro respondeu a sete chamadas de ambas as ocorrências segundo o Tenente Coronel Tarcísio Ribeiro Comandante do Corpo de Bombeiros da cidade.

Ele criticou o manejo inadequado do fogo por parte de alguns sertanejos “o que tem haver é o bom senso e responsabilidades de alguns sertanejos em manipular com fogo nessa caatinga seca, sem nenhuma habilidade para tal”...

Da redação

Coordenador da Seculte diz que processo da Lei Aldir Blanc está bastante adiantado em Juazeiro

Neste sábado, dia 19, a Rede GN publicou matéria sobre a Lei Aldir Blanc com o seguinte título e enfoque “Juazeiro e Petrolina: os desafios da Lei Aldir Blanc e as cobranças do setor de eventos e cultura”.

Edvaldo Franciolli coordenador da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura Municipal de Juazeiro ao tomar conhecimento da publicação encaminhou informações de como o processo está adiantado no município;..

Da redação

Doria anuncia que São Paulo receberá 5 milhões de doses de CoronaVac

O estado de São Paulo deve receber, já em outubro, 5 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. O anúncio foi feito pelo governador do estado, João Doria, via Facebook, neste domingo (20). 

Segundo Doria, a previsão é de que haja 46 milhões de doses até dezembro. Conforme explica na postagem, a ampliação de vacinas será possível em virtude da transferência de tecnologia da farmacêutica para o instituto, que passará a produzir o imunizante. ..

Com informações da Agência Brasil