RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

MP recomenda suspensão da instalação de parque eólico em Canudos

O Ministério Público estadual expediu, na última segunda-feira, dia 19, recomendação ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e à empresa Voltalia Energia do Brasil Ltda. a suspensão das atividades de implementação de um parque eólico no município de Canudos.

Conforme a recomendação, a instalação do empreendimento pode causar “impactos irreversíveis para a fauna da região e para as comunidades tradicionais”...

Cecom MP-BA Foto ICMIBIO

Aulas da rede estadual de Pernambuco retornam de forma presencial nesta quinta-feira (22)

No Pernambuco, estudantes da Rede Estadual de todas as etapas e modalidades de ensino voltam às aulas do segundo semestre do ano letivo nesta quinta-feira (22). Para que as atividades presenciais sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) elaborou um caderno de protocolo com regras que garantem o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença. 

Segundo a SEE, as 1.055 unidades de ensino de todo o Estado estão prontas e seguras para receber os estudantes. As unidades de ensino irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação.  ..

Da Redação RedeGN / foto: divulgação-SEE

Música ao vivo volta a ser permitida em bares e restaurantes de Juazeiro a partir desta quarta (21)

Apresentações de música ao vivo em bares e restaurantes de Juazeiro-BA voltam a ser permitidas partir desta quarta-feira (21), após meses de proibição. A autorização foi dada pela Prefeitura Municipal, após publicação do Decreto 1.551/2021 na edição do Diário Oficial de hoje. A decisão considera a manutenção da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, que nos últimos 14 dias, se manteve estável, ficando abaixo dos 75%. 

Conforme o documento, os bares e restaurantes estão autorizados a voltar com o som ao vivo, desde que a formação vocal e instrumental seja de até dois integrantes no caso de ambientes fechados, e três para ambientes abertos. O local de apresentação deverá obedecer ao distancimento social de dois metros do público espectador, e apenas o vocalista, durante a apresentação, será dispensado do uso obrigatório de máscara...

Da Redação RedeGN / foto: ilustrativa

Petrolina convoca 400 auxiliares de limpeza aprovados no processo seletivo da Educação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina-PE deu início a segunda convocação do processo seletivo simplificado destinado à contratação de profissionais, em caráter temporário, para atuação na rede municipal de ensino. Nesta etapa, 400 auxiliares de limpeza estão sendo chamados para entregar a documentação exigida até o dia 23 de julho.

De acordo com a secretária Executiva de Recursos Humanos, Paloma Castro, esse número de profissionais convocados foi ampliado diante da grande demanda e necessidade da Secretaria de Educação atualmente. "Seguindo a Lei 14.151/21, recentemente aprovada pelo Congresso, e em vigor desde maio, que garante à gestante o direito de ser afastada do trabalho presencial sem prejuízo da remuneração durante a pandemia, a Secretaria teve que ampliar o número de pessoas convocadas na área de limpeza para que nenhuma unidade escolar fique desassistida nesse momento. Existe ainda a situação das pessoas com comorbidades que não estão podendo exercer suas atividades presenciais diante do momento atual", explicou Paloma...

Da Redação RedeGN

Caminhoneiros avaliam paralisação a partir do próximo domingo (25)

A possibilidade de uma nova greve dos caminhoneiros ainda enfrenta resistências, mas voltou ao radar da categoria. É que o Cntrc (Conselho Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas) promete parar a partir de 2ª feira (26) e grupos que eram contrários ao movimento também já falam em aderir à paralisação. Na pauta, os preços do diesel e a tabela do frete.

“A adesão está maior, com mais entidades representativas da categoria se posicionando a favor, inclusive algumas que se posicionaram contra em fevereiro. E vários sindicatos ainda estão se reunindo nesta semana para avaliar a adesão”, afirmou o presidente da Antb (Associação Nacional de Transporte no Brasil), José Roberto Stringasci...

CNTRC

IFSertãoPE realiza nesta quarta (21) nova palestra da série “Sertão Empreendedor”

Com o objetivo de incentivar a cultura empreendedora na região, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promove nesta quarta, 21 de julho, mais uma palestra da série de eventos “Sertão Empreendedor”, uma iniciativa da Incubadora do Semiárido (ISA) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Nesta quinta edição, o evento abordará o tema "Canvas de modelo de negócios" e contará com a participação do consultor e presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura (Incubatic), Henderson Medeiros. Assim como nas palestras anteriores, o encontro será realizado de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, a partir das 17h...

Ascom Ifsertao

Programa gerenciado pela prefeitura garante aproximadamente 7 mil quilos de alimentos para famílias de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), avança quando o assunto é colocar comida na mesa de quem precisa, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ligado ao Ministério da Cidadania (MC), em Juazeiro o programa está lotado na Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), que está sob a administração da ADEAP, com importante parceria de coleta e fornecimento feito pela Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e beneficiamento para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)...

ADEAP / ASCOM /PMJ

Leonardo Bandeira se reúne com Rui Costa e reforça pedido de melhorias para Juazeiro

O vice-prefeito de Juazeiro, Leonardo Bandeira, se reuniu nesta terça-feira (20) com o governador Rui Costa, em Salvador, para reiterar o pedido de melhorias para Juazeiro e fazer novas solicitações de recursos para investimentos na cidade.

Acompanhado do ex-prefeito Joseph Bandeira, Leonardo também cobrou do governador a conclusão de obras que estão em andamento no município. ..

Ascom/PMJ

Em nota, pais do Cetep Recôncavo repudiam retorno das aulas presenciais

O governador da Bahia, Rui Costa, relatou que as aulas da rede pública de ensino da Bahia serão retomadas, de modo semipresencial, no dia 26 de julho. O anúncio foi feito durante o programa Papo Correria, encontro virtual em que o Rui Costa responde a perguntas em uma transmissão online.

Rui Costa informou que as aulas vão ocorrer de forma híbrida – parte presencial e parte remota – e em dias alternados. O gestor afirmou que ainda não há previsão de quando as aulas voltarão a ser 100% presenciais...

Redação redeGN

Movimento Ninguém merece ser atacado é tema do manifesto contra cães soltos

O ataque de um cachorro da raça pitbull, na última sexta-feira (16) que provocou ferimentos a Kátia Rodrigues vai ter um manifesto: " Movimento Não Merecemos ser atacados ". A proposta é pela conscientização da Lei 2.852/2016 em Petrolina que em seu artigo diz: "Os animais de grande porte deverão usar focinheira, a guia e o enforcador, além de ser conduzido por pessoas que tenham porte fisico, ou seja, condições para domina-lo".

O organizador do Movimento, Luiz Carlos de Carvalho disse que o ato será em solidariedade a família de Kátia e Etevalne Barbosa. "Não somos contra quem cria mas pedimos a conscientização. A orla e locais públicos sempre tem pessoas, crianças e famíllias e ninguém merece ser atacado. Devemos cobrar a fiscalização da lei que proíbe cães andarem soltos nos locais públicos".  ..

Redação redeGN

Embelezamento de rotatórias de Juazeiro é finalizado, e cidade ganha em paisagismo

A Prefeitura de Juazeiro finalizou mais uma obra para a população. Desta vez, as quatro maiores rotatórias da área urbana foram requalificadas e receberam ações de paisagismo. O principal objetivo foi revitalizar os espaços públicos, através de embelezamento e mudança do aspecto visual da cidade.

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou os serviços que começaram na rótula próxima ao Mercado do Produtor - no encontro da BR-407 com a BA-210, seguiram para a rotatória próxima a duas grandes redes de supermercados entre os bairros Alto da Maravilha e Jardim Vitória...

Ascom Seduc/PMJ

Prefeitura de Sobradinho realiza pré-cadastro do Programa do Leite

Com objetivo de ampliar as políticas públicas de suplementação alimentar, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), informa que estará realizando o pré-cadastro do Programa do Leite, de 21 a 27 de julho, na sede do CRAS, antigo CEBEC, das 8h às 12h.

Atualmente o Programa do Leite atende a mais de 700 famílias e tem uma abrangência em 26 localidades da zona rural. Cada pessoa cadastrada recebe dois quilos do produto, o equivalente a 10 pacotes de 200 gramas...

Ascom PMS

Calçadas sem acessibilidade. Alicerce cedendo. Árvores cortadas. Comercio desordenado. Esgoto. Este é o cenário da Orla

As calçadas sem acessibilidade. Riscos aos pedestres. Esgosto escorrendo causando prejuízo ao meio ambiente. Arvores cortadas. Comércio desordenado. Presença de cães soltos. Ausência de banheiro público e pessoas fazendo uso de urinar e defecar nas margens do rio. Alicerce da balaustrada, corrimão, grade de apoio e proteção cedendo.

Estes são alguns dos problemas vistos pelas pessoas que percorrem a orla de Juazeiro, entre o trecho entre o Angary até a Capitania Fluvial de Juazeiro...

Redação redeGN Fotos Ney Vital

Hospital Dom Malan realiza o maior número de partos em Pernambuco no primeiro semestre de 2021

O Hospital Dom Malan, em Petrolina-PE, continua sendo a maternidade que mais realiza partos em Pernambuco, com a marca de 3.454 registrados apenas no primeiro semestre de 2021. O número corresponde a uma média de quase 600 partos por mês, um recorde no estado. A unidade materno-infantil, localizada no sertão de Pernambuco, é referência em alto risco para 2 milhões de pessoas dos mais de 50 municípios da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA).

"Garantimos uma assistência resolutiva e de qualidade a todas as pacientes. Esses números só refletem o compromisso e dedicação da nossa equipe em fazer sempre o melhor", considera a diretora de Atenção à Saúde do HDM, Tatiana Cerqueira...

Da Redação Rede GN / foto: divulgação

Crise na pandemia pode afetar por nove anos salário dos brasileiros

O relatório do Banco Mundial "Emprego em Crise: Trajetória para Melhores Empregos na América Latina Pós-covid-19" alerta que os efeitos da pandemia da covid-19 podem afetar, por até nove anos, os salários dos trabalhadores médios do país. 

De acordo com o documento, a crise gerada pela pandemia vai afetar o mercado de trabalho no Brasil e na América Latina por um longo período, inclusive com efeito negativo sobre empregos e salários...

Agência Brasil

Comunidades rurais de Petrolina recebem mutirões de limpeza e zeladoria

Árvores podadas, meio-fio pintado, ruas limpas e espaços públicos mais agradáveis para os moradores das localidades de Bebedouro e Tapera, no interior de Petrolina. Na última semana, as rotinas tranquilas dos moradores das duas comunidades foram interrompidas, mas por um bom motivo. Cerca de 70 profissionais de setor de limpeza urbana da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), foram designados para realizar serviços de poda, capina manual e mecanizada, pintura de meio-fio, entre outras ações nas duas localidades.

Ainda no interior do município, foi realizado também um mutirão na lagoa de estabilização do distrito de Nova Descoberta. Cerca de 25 colaboradores foram escalados para a força-tarefa. Em breve, a lagoa será ativada. Através das ações do programa Cidade Mais Limpa, a gestão municipal informou que tem levado os serviços de zeladoria permanente para o interior e sede do município...

Da Redação Rede GN / foto: divulgação

Serviço de assistência técnica promove desenvolvimento para agricultoras familiares do Sertão Produtivo

Transformar a realidade de 540 agricultoras familiares, com desenvolvimento da produção em base agroecológica, sustentabilidade e geração de renda. Esses são alguns dos objetivos da assistência técnica e extensão rural (Ater), prestada pelo Governo do Estado, em municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo, como é o exemplo da agricultora familiar Maria das Graças, da comunidade rural Barragem da Cana, município de Ibiassucê. 

Maria das Graças destaca que o trabalho na propriedade vem evoluindo depois do acompanhamento técnico: "A cada dia as coisas vão melhorando e eu vejo que vão se desenvolvendo bem melhor. Hoje estou muito feliz diante de tudo que conquistei com a presença da assistência técnica na minha propriedade".   ..

Ascom SDR/CAR 

Codevasf convoca futuros irrigantes do Pontal

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) convoca os licitantes vencedores do Edital de Concorrência 35/2017 que tenham suas unidades parcelares localizadas nos setores 3, 6 e 4 (remanescentes das convocações anteriores), e setores 7, 11, 12, 13, 14 e 31 (Mancha Nova) do Projeto Público de Irrigação Pontal, Área Sul, no Município de Petrolina-PE, para assinatura do Contrato de Promessa de Compra e Venda e consequentemente à ocupação da sua unidade parcelar.

Os licitantes convocados devem comparecer à sede da 3ª Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina, localizada na Rua Presidente Dutra, nº 160, Centro, das 08h às 12h ou das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira...

Ascom Codevasf

Caixa anuncia abertura de 268 novas unidades até o fim do ano

A Caixa Econômica Federal anunciou ontem (20) a abertura de 268 unidades em todo o país até o fim do ano. Desse total, 168 unidades serão de varejo (voltada para todos os clientes) e 100 serão dedicadas ao agronegócio.

Das 168 unidades de varejo, 70 serão abertas na Região Nordeste: 24 no Maranhão, 17 no Ceará, 11 em Pernambuco, 8 na Paraíba, 4 na Bahia, 2 no Piauí, 2 no Rio Grande do Norte, 1 em Sergipe e 1 em Alagoas. Na Região Norte, são 50 novas unidades: 28 no Pará, 14 no Amazonas, 4 em Rondônia e 2 no Amapá...

Agência Brasil

Anunciadas novas convocações de aprovados em concurso público para a Polícia Civil e de professores e coordenadores pedagógicos do Concurso público da Educação

O Governo do Estado publica, nesta quarta-feira (21), a convocação de 117 candidatos aprovados no concurso para a rede estadual de ensino, conforme anunciou o governador Rui Costa, nesta terça-feira (20), no Papo Correria.

Deste quantitativo, 95 são para professor e 22 para coordenador pedagógico. Com estas convocações de final de lista, o Estado ultrapassa o número de 3.759 vagas ofertadas, no certame lançado em 2017, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC)...

Secom Bahia