RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Eleições 2020

Variadas

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina imuniza profissionais contra o sarampo

O Hospital Dom Malan de Petrolina está realizando, este mês, a vacinação dos funcionários e colaboradores do serviço contra o sarampo. A imunização está acontecendo em etapas e deve prosseguir até conseguir vacinar todos que estejam dentro da faixa etária.  

A ação faz parte da quarta etapa de vacinação do Governo Federal, que abrange adultos entre 20 e 49 anos. Todos aqueles que correspondem ao perfil são orientados a tomar a dose extra da vacina. A população também deve procurar os postos de saúde para garantir a imunização. A campanha vai até o dia 31 de outubro em todo o país...

Ascom HDM

Anúncio de investimentos do Governo Federal, por meio da Codevasf, para o município de Campo Formoso (BA)

Nesta quinta-feira (24/09), o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, estará em Campo Formoso, no norte da Bahia, acompanhado do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), Marcelo Moreira, para anunciar investimentos do Governo Federal para o município. O evento ocorrerá às 10 horas, na Praça de Eventos Fernando Mendes.

Uma das medidas anunciadas será a retomada das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Campo Formoso. Nessa segunda etapa, com investimentos da ordem de R$ 18,5 milhões, serão realizados os serviços de limpeza e recuperação do que já foi concluído na primeira fase, bem como a construção de três estações elevatórias (EEE), uma estação de tratamento (ETE), duas lagoas de estabilização facultativas e duas de maturação...

Ascom Codevasf

Bahia lidera expansão de rede de inovação tecnológica para Economia Azul no Nordeste

Com o objetivo de debater a conservação, preservação e sustentabilidade dos ambientes costeiro e marinho, e a recuperação econômica pós-pandemia, os Governos da Bahia e de Portugal se uniram para realização da segunda edição do Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul, que este ano, por conta da pandemia do Covid-19, acontece totalmente on-line. O encontro iniciou hoje (23) e segue até sexta-feira (25), em www.forumeconomiaazulbahia.com.br.

Em sua mesa de abertura virtual, o evento contou com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Dr. Manoel Heitor; do secretário do Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Oliveira, representando o governador Rui Costa; da diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles; do CEO do Air Centre Portugal, Miguel Belló; da presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Cristina Seixas; do vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), prof. Paulo Miguez; e do superintendente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Vladson Bahia Menezes...

Fonte: Ascom/Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema)

Enxames de abelhas em Juazeiro e Petrolina continuam chamando atenção dos moradores da zona urbana

O surgimento de abelhas em vários pontos da zona urbana de Juazeiro e Petrolina continua assustando moradores. Na última segunda-feira (21) uma guarnição do Nono Grupamento de Bombeiros Militar, juntamente com uma equipe do Abelha Viva, esteve na área do colégio Codefas, bairro Piranga e realizou mais uma captura de um enxame de abelhas, que tinha caído de uma árvore. Uma caixa coletora foi posta para atrair o enxame e finalizar a captura a noite.

Em parceria com o Nono Grupamento do Corpo de Bombeiros e as equipes de meio ambiente da SEMAURB, o Abelha Viva, já realizou este ano cerca de 100 coletas. Na segunda-feira (14), um idoso de 71 anos morreu após ser atacado por um enxame, no Centro de Petrolina. Além dele, outras nove pessoas ficaram feridas...

Redação redeGN

Sesc Petrolina realiza série de lives-oficinas de cultura

Referência em formação na área cultural no Vale do São Francisco, o Sesc Petrolina vai realizar, de 22 a 25 de setembro, uma série de lives-oficinas no canal do Sesc Pernambuco no Youtube (sescpernambuco) com os profissionais responsáveis por ministrar aulas nestes cursos.

Os momentos são voltados para pessoas de todas as idades que, além de desenvolverem alguma atividade artística orientada, poderão saber mais sobre cada curso e as metodologias adotadas pelo Sesc. ..

Ascom Sesc Petrolina

Estudante da Uneb é selecionado em programa de mentoria da RedeComCiência

O estudante de Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pedro Henrique Miranda dos Santos, foi selecionado para participar do programa de Mentoria RedeComCiência para jovens jornalistas, promovido pela Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).

O programa selecionou 10 jovens universitários de todo o país interessados na melhoria da qualidade do jornalismo e da comunicação de ciência no país. Aluno do 7º período do curso, Pedro Miranda participou do processo seletivo, discorrendo sobre a importância da cobertura sobre a pandemia da Covid-19, a partir de sua experiência como monitor voluntário no projeto de extensão Tome Tento Coronavírus, coordenado pela professora Teresa Leonel. ..

Ascom Uneb

Webnário Turismo Responsável na Chapada do Araripe destaca a arte do xilógrafo mestre José Lourenço

O xilógrafo José Lourenço, participou na noite desta quarta-feira (23) do 5º Webinário Tecendo Redes: Fundação Casa Grande e o Turismo Responsável na Chapada do Araripe, promovido pela Casa Grande Memorial Homem do Kariri, Nova Olinda, Ceará.

O Webinário acontece até o dia 30 de setembro. O objetivo do webnário é dar voz e vez para quem, do local ao territorial, materializa a identidade cultural provocando a inclusão social e o desenvolvimento econômico por meio do turismo responsável, de base comunitária...

Redação redeGN Fotos Ney Vital

SineBahia vai intermediar 720 vagas para implantação do Complexo Jacarandá

A Rede SineBahia vai realizar a intermediação de mão de obra para a implantação do Complexo Jacarandá, em Juazeiro, no extremo norte do estado. O termo de cooperação técnica para a seleção de trabalhadores foi assinado nesta terça-feira (22), pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e a Snef Brasil, empresa responsável pela construção do equipamento. 

A expectativa é que sejam ofertadas inicialmente 720 vagas de empregos diretos, com o compromisso de que 60% das contratações sejam de profissionais da região. As vagas serão preenchidas por meio da convocação de trabalhadores já cadastrados nas unidades do SineBahia da região. “É mais uma obra que sinaliza a retomada e expansão da atividade econômica no estado”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães. ..

Ascom Setre

Memorial da Bossa Nova reabre para visitação com protocolo de segurança

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro informa que o Memorial da Bossa Nova (localizado à Rua Juvêncio Alves, Centro.) foi reaberto nesta quarta-feira, 23, no horário das 8h às 14h, seguindo protocolo de segurança contra a pandemia do novo coronavírus.

Os responsáveis pela SECULTE ressaltam que a visitação ao Memorial da Bossa Nova deve feita de duas em duas pessoas, com cada um utilizando máscara e tendo acesso a álcool em gel. ..

Ramáiana Leal/SECULTE

Bombeiros da Força Nacional vão combater incêndios em Mato Grosso

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) envia, nesta quarta-feira (23), 43 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para auxiliar no combate aos incêndios em Mato Grosso.

A Portaria 534/2020, assinada pelo ministro André Mendonça, atende pedido feito pelo governador Mauro Mendes e está publicada hoje no Diário Oficial da União...

Agência Brasil

Evento gratuito sobre calagem e adubação em frutíferas está com inscrições abertas

Um solo fértil e equilibrado é um passo importante para proporcionar à planta tudo o que ela necessita para garantir a produção de frutas. Visando compartilhar as mais recentes novidades na área, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Sul, realiza de 5 a 9 de outubro, de forma virtual, a 1ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas. A inscrição é gratuita e já está disponível aqui.

Durante cinco noites, das 18h às 22h, os inscritos terão a oportunidade de assistir uma série de palestras com pesquisadores brasileiros e estrangeiros (veja detalhes abaixo) com recomendações atualizadas sobre manejo de solo, nutrição mineral, calagem e adubação em frutíferas. O evento é realizado pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, e Universidade Federal de Santa Maria...

Ascom

Professor da Univasf publica e-book com instruções de viola nordestina afinada em realejo

Um convite à prática e ao entendimento da viola de dez cordas e da afinação em realejo, além de uma iniciativa para a difusão de um instrumento pensado em território piauiense.

Assim é possível definir o e-book “Caderno de uma viola em realejo”, elaborado pelo professor do Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), Rainer Brito, em colaboração com a equipe do projeto de extensão “VÁRIA - Artes e Violas na Caatinga”, que coordena...

Ascom Univasf

Governo de Pernambuco anuncia escolas e municípios com maiores notas no Idepe 2019, Lagoa Grande é destaque

O governo estadual anunciou, nesta quarta-feira (23), as escolas estaduais e municipais que se destacaram com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) 2019.

A divulgação do Idepe, que foi transmitido online, devido à pandemia de Covid-19, é um momento aguardado no calendário da educação pública de Pernambuco, pois valoriza o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e dos municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado...

Ascom

Monitor de Secas registra menor área com seca na Bahia desde agosto de 2015

A última atualização do Monitor de Secas aponta que na Bahia, em agosto, as chuvas acima da média possibilitaram a diminuição da área de seca fraca no sul do estado. No último mês, o estado e o Espírito Santo foram os únicos acompanhados pelo Monitor que tiveram redução da área com seca, que caiu de 77,05% para 68,21% do território baiano. Esta é a menor área com seca na Bahia desde agosto de 2015, quando foram registrados 61,7% com essa situação. 

Por outro lado, a severidade do fenômeno aumentou levemente com a elevação das áreas com seca grave de 17,08% para 17,85% da Bahia. Houve modificação nos impactos da seca no extremo norte e oeste do estado, passando de longo prazo para curto e longo prazo. Na maior parte do estado, a seca permanece com impactos de longo prazo, com exceção do extremo sul, onde os impactos são de curto prazo. ..

Ascom ANA

Torre Eiffel, em Paris, é evacuada por suspeita de bomba

A Torre Eiffel, em Paris foi evacuada na manhã de hoje pelas forças de segurança devido a uma suspeita de bomba. O local ficou fechado por duas horas e foi reaberto.

Segundo o jornal Le Parisien, a polícia recebeu um telefonema anônimo por volta de 11h (6h em Brasília) afirmando que havia uma bomba na torre. Ruas ao redor da torre também foram interditadas...

Preço do caju é destaque nesta quarta-feira (23) no Mercado do Produtor de Juazeiro

O consumidor encontra o caju no Mercado do Produtor de Juazeiro com valores de R$75,00 a caixa com 20kg e R$3,75 o quilo. O caju comercializado no 4° maior Ceasa entre volume e comercialização do país é produzido na região do Vale do São Francisco.

Confira a cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor no site da Prefeitura de Juazeiro. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto municipal.
 ..

Daniela Duarte/AMA

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 43 milhões

As seis dezenas do concurso 2.302 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

As pessoas podem fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país ou pela internet...

Agência Brasil - Foto: Marcelo Camargo

Paulo Bomfim debateu sobre Desenvolvimento Social em sua última plenária do PGP

Nesta última plenária virtual de seu Programa de Governo Participativo (PGP), o atual Prefeito de Juazeiro e pré-candidato à reeleição, Paulo Bomfim, debateu sobre Desenvolvimento Social. O tema encerrou a primeira etapa de debates com a sociedade, especialistas e referências nas diversas áreas da administração pública, realizados através de reuniões em formato de lives via Internet, devido à pandemia do novo coronavírus.

Paulo iniciou a sua fala enumerando algumas de suas principais ações na área do social, como o Programa Transformar, as 11 mil casas do Programa Minha Casa Minha Vida (em parceria com o Governo Federal), o Programa Minha Escola Minha Vida, a Casa Abrigo, que acolhe mulheres vítimas de violência, o abrigo para moradores em situação de rua e a distribuição de cestas básicas para famílias vulneráveis durante a pandemia. Lembrou também da implantação da nova sede do CRAS, do Programa Qualifica Mais, do Bolsa Família Educa, da nova casa do Bolsa Família, da reforma do CIAM, e da melhoria de todos os indicadores de assistência social no Município...

Ascom

TSE atualiza aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre eleições

Com o fim do prazo de registro de candidatura no próximo dia 26 de setembro, entrará no ar o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais.

O aplicativo existe desde 2014, mas foi aprimorado ao longo de cada pleito e, para as Eleições 2020, existem diversas novidades a fim de tornar o seu uso ainda mais funcional...

redação redeGN com informações TSE

Seca avança em Pernambuco e atinge mais da metade do território, aponta monitor

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostram que, em agosto, Pernambuco registrou expansão de área seca fraca - regiões de estiagem. De acordo com os índices, o aumento foi de 37,68% em julho para 54,29% no último mês. ..

Folha PE