RedeGN - Espaço do Leitor

Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo - Agora, a ressaca junina!

Quadrilha junina “Brilho de Vagalume”, de Uauá-BA

Nada mais próprio e adequado para definir os sentimentos deixados pela festa de São João, durante alguns dias, do que a palavra “ressaca”, seja por representar o sentido etimológico do “mal-estar causado pela ingestão excessiva de bebidas” ou ainda pela “indisposição causada por ter passado uma, ou várias noites, sem dormir”;..

O juazeiro e o tamarineiro

Ontem, eu e Raquel, minha companheira das trilhas desse mundo, realizamos o que, durante a longa quarentena da pandemia, batizamos de Mini São João. Acontece que, cumprindo a missão de não se expor ao vírus e nem ajudá-lo a circular, nos detemos em casa por um longo período, que acabou por abarcar dois ciclos juninos. Se não existissem tantos prédios, da minha janela, junto à qual escrevo esse texto, eu veria a igreja de Santo Antônio, aqui em Vila Isabel, no alto de sua colina, como se nem houvesse mundo em volta.

Por dois anos, pois, deixei de subir sua escadaria de cento e oitenta e tantos degraus, para assistir à missa e curtir a festa de 13 de junho, olhando, com um pote de caldo verde na mão, o bairro espalhado abaixo de nós, com suas janelas acesas como pequenas fogueiras, pequenos oratórios...

Toinho Castro-escritor/Kuruma’tá é uma revista online de culturas e afetos

Artigo: Feliz Natal. Bom São João para vocês

Aqui no Nordeste, o povo diz isso como, em dezembro, as pessoas costumam dizer: Feliz Natal. Agora, a pandemia nos rouba até isso, mas teimamos em dizer: Bom São João para você.

Não é difícil compreender o que está por trás das festas juninas. Aliás, para dizer a verdade, o espírito da festa está no DNA do povo e quanto mais simples e ainda mantiver o jeito de viver comunitário, mais gosta de festa, de toda e qualquer festa...

Espaço Leitor

Feliz Dia de São João! (Poesia em cordel de paciente do HU)

..

Ascom

Artigo - Candidato cibernético (Fantasma)

Presidente Bolsonaro! Glorifique a fé! Não temer nem acredite nas predições ou profecias das Cassandras. Siga sua missão aqui na terra, por ser o Jair Messias para o destino da Pátria Amada Brasil. Cada qual tem o ar que Deus lhe deu! (Machado de Assis). Marcará história. A história é a consciência viva dos homens e dos povos (Marc B    loch).

Presidente! Ignore as provocações dos demônios, que querem a sua alma. Creia no Exorcismo! Mas não é necessário procurar um estudioso da natureza e, da influência dos demônios, Demonólogo. Já é feito de berço, corpo fechado de nascença...

Artigo: Carta aberta para o cantor e Mestre Azulão saber da gratidão do Povo Brasileiro

O Brasil desperdiça o potencial de sua musicalidade, riqueza maior, Floresta de ritmos, harmonia e melodias, um ativo único e inigualável. O Brasil é verdadeiramente uma grande sala de chão batido, uma sala de reboco, com folhas de eucalipto espalhadas e lá no canto da parede um trio tocando sanfona, triângulo e melê. Quem não souber o que é um melê, procure saber, forrozeiro não é.

Brasil é riqueza musical na universalidade que brota no Nordeste.  Prova disto é a despedida dos palcos do cantor Francisco Bezerra de Lima...

Espaço Leitor

Morre em Juazeiro Pedro de Araújo Cordeiro, popular Pedro China

Informações confirmadas por familiares dão conta de que faleceu nesta terça-feira (21) em Juazeiro (BA) o aposentado Pedro de Araújo Cordeiro, popular Pedro China, pai do advogado e ex-Procurador do Município Pedro Cordeiro e tio do artista Maurício Dias.

Nas redes sociais o artista Maurício Dias (Mauriçola) lamentou o falecimento do tio mais querido:..

Da redação

Artigo: O que nos comove? A floresta devastada? Os povos originários? A ausência do Estado? A morte de Bruno? A morte de Dom?

Comoção nacional com o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. Este é o fato. O que nos comove? A floresta devastada? Os povos originários? A ausência do Estado? A morte de Bruno? A morte de Dom?

A comoção, assim como o amor, a generosidade, o respeito e tantos outros sentimentos, tem origem na identidade, na capacidade de se sentir igual ao Outro. A identidade se faz acompanhar da pergunta: Podia ser eu? Tenho identidade com ele, Bruno, antropólogo, e com Dom, jornalista. Quanta coragem, quanta qualidade humana Bruno e Dom expressam...

Espaço Leitor

Em razão da falta de água moradores de Ponta da Serra em Petrolina farão protesto dia 03 de julho

Em contato com a Rede GN o comunitário Leo Vinícius informou que os moradores da comunidade Ponta da Serra, interior de Petrolina, estão organizando uma manifestação em prol do fornecimento regular de água na localidade.

“O protesto será dia 03 de julho a partir das 08 horas. Na Verdade necessitamos que a Compesa exerça sua missão de levar água regular às comunidades. O sistema de abastecimento da comunidade é arcaico e não serve para nada nos dias atuais pois a expansão que o local teve ao passar dos anos com o crescimento da população nessa região, o abastecimento que antes era suficiente, hoje não serve pra nada” reclamou...

Da redação

Artigo - São João: Uma bela tradição

Imagem do São João de 2019 na fria cidade de Maracás-BA

No instante em que procurava mais um tema semanal, em meio a tantos que o cenário político oferece a qualquer cronista do cotidiano, eis que a mente me lança um leve desafio e uma gostosa provocação: por que não abordar a respeito dos excitantes efeitos da Festa Junina sobre a sociedade nordestina?..

Artigo - As pessoas precisam ser 'concertadas'

Entende-se por emancipação a possibilidade de adquirir de forma antecipada, ou por algum tipo de mérito, a soberania, a conquista da liberdade. A palavra remete àquilo que avança, algo benéfico. 

 Um anseio coletivo seria a realização de um desejo em comum entre sujeitos. Em um mundo globalizado a visão que se espera sobre a vida é a do respeito e a complacência. Se comportar como se estivesse participando de uma competição de 'cabo de guerra', onde o principal objetivo é medir forças entre dois grupos até que apenas um vença é, além de uma infeliz demonstração de egoísmo, um ato que beira a insensatez. ..

Artigo - Uma pistola para Jesus de Nazaré!

Uma pistola para Jesus de Nazaré!
Então, com nossos generais, policiais,
Alguns pastores, alguns padres,
Inclusive alguns bispos,
Com nossos milicianos,
Vamos estuprar a adúltera,
Depois apedrejá-la até à morte!

Vamos soltar os demônios sobre os gerasenos,
Não sobre a manada de porcos.
Pedro vai decepar o pescoço de Malco
E Jesus vai pedir que o esquarteje!

Nosso bando vai executar Herodes, Pilatos
E João Batista vai decepar a cabeça do soldado,
De Herodíades e Salomé!
E Jesus vai matar Barrabás!

Depois vamos passar na cruz
E Jesus vai metralhar os ladrões
Com ele crucificados!

Depois vamos invadir a Amazônia.
Vamos passar ao fio da espada,
Ou nas balas de pistola,
Chico Mendes, Josimo Tavares,
Irmã Cleusa, família Canuto,
Irmã Dorothy.......
Bruno e Dom.

Vamos meter fogo na floresta
Queimar a vegetação e os animais
Extrair o ouro nos garimpos
Jogar mercúrio nas águas
E espalhar o terror!

Vamos invadir as favelas,
Executar a juventude negra,
O povo da rua,
Os bandidos e as bandidas
Desde que não sejam de nossas famílias!

Depois vamos fazer um bacanal romano
No palácio roubado de César,
Ou numa mansão de seis milhões de reais
Em Brasília.
E vamos agradecer a Jesus Bandido,
Ao Deus acima de todos e de tudo.

O Brasil
É um filme
De Quentin Tarantino!

Roberto Malvezzi (Gogó)..

Obra do artista plástico Coelhão, aprovada pelo Ministério da Cultura, é alvo de desrespeito na orla dois de Juazeiro

O respeito e a proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico é assegurado pela Constituição Federal de 1988.

Há de se recordar que, em seu artigo 23, a nossa carta magna afirma que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; e impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural.  ..

Espaço do Leitor

Gestante aguardava, há dias, cirurgia para retirar criança morta na Maternidade de Juazeiro; Sesau garante que procedimento já foi realizado

Uma jovem do município de Sento Sé, norte da Bahia, foi transferida para a cidade de Juazeiro para realizar um parto cesário, no Hospital Maternidade. Segundo familiares, a criança estava morta na barriga da mãe desde a última segunda-feira, e a paciente aguardava a realização do procedimento.

"Ela está internada no hospital clise e os profissionais da saúde não estão dando atenção a jovem, que ainda se encontra no hospital", denunciou um leitor a redação da RedeGN...

Da Redação RedeGN

Artigo - Para atender demanda do mercado, empresas precisam encarar o desafio da modernização

Os dois próximos anos serão decisivos para o mercado de inovação, já que as mudanças que vêm moldando o setor não podem mais ser ignoradas. Podemos pegar como exemplo a preocupação com o meio ambiente, até recentemente encarada como uma consequência nas decisões comerciais.

Com a necessidade das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) no topo, a governança nas empresas se torna central, o que implica que decisões sejam tomadas com os interesses do meio ambiente em primeiro lugar...

Artigo - Entre o infortúnio e a esperança

É madrugada.  Duas horas e vinte minutos do dia 16 de junho de 2022. Mentalmente leio a escrita do anel: "Vai passar".

Semana atribulada à margem e a mingua de mim mesma, com raciocínio ilógico, vem à memória o aniversário de meu pai Euvaldo, popular "Vadinho”, que hoje estaria completando 94 anos de idade, caso estivesse vivo...

Artigo - Setor logístico não vive o fim do mundo

O pior no cenário de supply chain já passou. Embora alguns prestadores de serviços internacionais tentem espalhar o pânico entre importadores e exportadores, não vivemos o fim do mundo na área de comércio exterior, como se costuma alardear.

Acredito que agora seja o momento ideal para as empresas reverem e planejarem seus processos logísticos, tendo em vista os novos acontecimentos do mercado...

Artigo - O multiverso, a educação e o trabalho

É perfeitamente possível, para a ciência, que, em um conjunto hipotético de universos possíveis, tenhamos vidas completamente diferentes desta que levamos nesta intersecção específica do espaço-tempo.

O chamado multiverso é uma possibilidade teórica real, ainda não completamente provada, mas que já foi celebrada em livros, filmes, séries e músicas por todo o mundo. Também pode ser uma forma de explicar como algumas áreas da vida humana – como a educação e o mundo do trabalho – caminham em tão impressionante descompasso...

Artigo - Negociado versus legislado: novidade que já nasceu velha

Uma das novidades mais comentadas e até mesmo celebradas da Reforma Trabalhista, ocorrida por meio da Lei n.° 14.467, de 2017, foi a prevalência do negociado sobre o legislado.

O art. 611-A da CLT, alterado, contém, de forma expressa, esta previsão para não deixar dúvidas: o que é negociado entre um Sindicato laboral e outro patronal (Convenção Coletiva de Trabalho - CCT), e entre Sindicatos Laborais e empresas (Acordo Coletivo de Trabalho - ACT) prevalece sobre o disposto na lei...

Artigo - STF: Reforma urgente!

Uma prática indesejável e que teima em permanecer vigente e sem qualquer expectativa de mudança por parte dos legisladores brasileiros, é o processo superado de indicação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal-STF.

Como se esperar dos Senhores Ministros eleitos uma postura e julgamentos independentes, se cada um foi escolhido pelo Presidente da República para posterior sabatina e aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e, em seguida, submetido ao voto da maioria absoluta do Plenário do próprio Senado?..

Artigo - Desafios e mudanças para as empresas com a chegada do 5G

A quinta geração de internet prevê feitos bastante significativos e se trata de um importante marco na nossa realidade para um futuro em que tudo estará conectado. No entanto, ainda há pela frente muitos desafios para que o Brasil possa, finalmente, usufruir dessa tecnologia

O processo de infraestrutura  esbarra em uma série de burocracias, isso porque muitas cidades possuem legislação específica para a instalação das torres ERBs (Estações de Rádio Base), que transmitem o sinal da operadora para os celulares...

Artigo - Os sete erros comuns cometidos pelas empresas em campanhas de incentivo

Num mercado cada vez mais competitivo, as marcas sempre buscam encontrar estratégias para fortalecer as suas vendas. Um dos procedimentos mais eficazes e populares neste sentido são as campanhas de incentivo, que visam aumentar o engajamento dos vendedores e reconhecer quem obteve os melhores resultados em um determinado período.

Estimativas de mercado recentes mostram que ações de incentivo, quando realizadas de forma assertiva, são capazes de aumentar em até 35% o número de vendas dos produtos incentivados...