RedeGN - Espaço do Leitor

Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Opinião: O Brasil sofre os graves efeitos da indústria da desinformação

Há tempos, estamos nos comunicando e nos educando sobre os mais variados temas por meio das redes sociais. Quando uma mensagem desperta emoção ou identificação, independente da origem, dificilmente guardamos para nós mesmos. O bom é propagar.

O mesmo vale para uma publicidade que gostamos, mesmo que nem pareça um anúncio. Inclusive, quanto menos cara de propaganda tiver a mensagem, maior o engajamento. Esse recurso, da espontaneidade, também vale para a publicidade de cunho político e eleitoral. O problema acontece quando o conteúdo é planejado, criado e disparado por grupos políticos de forma deliberada para gerar confusão na população...

Artigo: Furar filas não dá likes

Furar fila é um daqueles atos que integram o famoso e questionável “jeitinho brasileiro”, expressão que tenta banalizar atitudes desonestas e distantes da ética, e que se junta a tantos outros hábitos enraizados como o de não devolver troco errado, usar indevidamente carteira de estudante e por aí vai.

Se no passado essas e outras atitudes eram feitas meio que às escondidas e permaneciam às escuras no popular “fica entre nós”, atualmente, na sociedade da imagem e do espetáculo, elas são escancaradas nas redes sociais...

ESPAÇO DO LEITOR: O PRIMEIRO MÊS DA PRIMEIRA PREFEITA!

Dia 01 de Fevereiro. Chegamos ao primeiro mês da Gestão da primeira mulher Prefeita de Juazeiro. Um marco esplêndido na história de todos nós juazeirenses, que nunca tínhamos visto isso antes.

Quando escrevia com mais frequência aqui nas páginas do blog, parece que fiz, certa vez, um texto cujo título era UMA MULHER PREFEITA, POR QUE NÃO? Se terminei e foi publicado não lembro, só sei que, na época, aquela dica não foi bem assimilada.....

N E P O T I S M O PARTE IV Contratação sem Licitação – Funcionários Terceirizados – Situações de Excepcional interesse publico – Decreto 7.203 e Súmula Vinculante 13

*Josemar Santana

Esta PARTE seria a última da série de comentários sobre NEPOTISMO, mas além dos assuntos que vamos abordar neste comentário, ainda há outros muito importantes que seriam objeto desta PARTE IV e que serão tratados na PARTE V (Inexistência de Influência na Contratação de Parentes – Papel da CGU e demais órgãos de combate ao Nepotismo – Casos que são objeto de apuração específica) para permitir a explanação dos assuntos com maior abrangência...

Artigo - Presidente: Atropelando pelas palavras!

É óbvio que é um ato de justiça o reconhecimento, por apoiadores ou contrários, de medidas implantadas pelo atual governo que se configurem no rol das providências acertadas, embora essa seja uma obrigação já implícita ao cumprimento do dever. Mas, de maneira mais incisiva, há uma avaliação que lhe recai sobre os ombros, decorrente de um elenco de manifestações negativas de grande repercussão e relevo, porque inadmissíveis seu cometimento pelo Presidente da República. 

Tenho visto em alguns comentários e mensagens que circulam pelas redes sociais, a afirmação contundente dos seus defensores de que “ninguém é perfeito”, como forma de justificar e minimizar tantas barbaridades ditas e repetidas aos montões pelo Bolsonaro. ..

Comunitário reclama de lixo e entulhos no Loteamento Eldorado

O comunitário Luciano Medrado, comunitário d Loteamento Eldorado, voltou a manter contato com a RedeGN para reclamar novamente do acúmulo de lixo e entulhos na comunidade. Confira:

Amigo, veja aí como de sempre o Eldorado vira um lixão, isso por conta do dono dos lotes que não muram como exige a lei aí os carroceiros sem consciência jogam de tudo...

Avaliar as aprendizagens durante uma pandemia

Compreendemos que 2020 foi um ano atípico, foram nove meses de escolas fechadas. Os municípios individualmente trilharam os seus percursos para atender as suas redes de ensino, lançando mão de todos os recursos e plataformas disponíveis.

Nesse contexto adverso os professores foram os grandes protagonistas se reinventando em seu fazer docente, através da criatividade e com o recurso da tecnologia para conseguir chegar mais perto dos estudantes. Muitos professores precisaram vencer o analfabetismo digital para chegar até os estudantes com conteúdo de qualidade...

Capitão Moreira emite nota de pesar pelo falecimento de Onias Mendes de Lima

Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia da perda do amigo Onias Mendes o qual sempre nutrimos respeito. Rogamos ao Eterno que ampare amigos e familiares neste momento difícil.

Capitão MOREIRA e Família..

Coronel Anselmo Bispo emite nota de pesar pelo falecimento de Onias Mendes de Lima

Expressamos nosso pesar pelo falecimento do amigo Onias Mendes de Lima, pai do amigo Samir, presidente do Partido Cidadania, ocorrido na madrugada do dia hoje, por complicações pela COVID19, ao tempo em que rogamos a Deus pelo descanso do seu espírito, bem como para que conceda forças a sua família, a fim de suportarem e superarem a intensa dor da perda de um ente querido.

Nossa Juazeiro perde um excepcional cidadão...

Ascom

Pastor Teobaldo Pedro lamenta morte do juazeirense Onias Mendes de Lima

Juazeiro perde um filho amado: Onias Mendes. Tive o privilégio de ser vizinho deste grande juazeirense, quando residi na quadra onde ele morava com sua amada família no bairro Castelo Branco. O curioso é que o que nos aproximou foram nossos cachorrinhos.

Nicky e Áquila. Eles se encontravam na pracinha e brincavam ao passearmos. Nós, os donos, acabamos também nos tornando amigos. Mais de dez anos depois a amizade e o respeito mútuo permaneceram inabaláveis e intactos...

A Bossa Nova e João Gilberto entraram na dança pela Lei Aldir Blanc

Por Raphael Leal

O tempo de pandemia também nos traz coisas boas. Estes dias fui surpreendido com uma dessas, daqui da minha Pasárgada,Juazeiro, terra sagrada da música mundial, que pariu Joao Gilberto. Estou falando do espetáculo de dança “Rítmica bossa nova”, de Willian Soares , projeto contemplado no edital Usina Culturais da Lei Aldir Blanc...

Homenagem - Flávio Luiz: juazeirense por nascimento e por escolha, mas cidadão do mundo

O escritor, poeta, professor, advogado, ex-prefeito e ex-deputado federal Joseph Bandeira encaminhou texto a RedeGN prestando homenagem a empresário Flávio Luiz que se vivo estivesse completaria nesta sexta-feira (29) 71 anos Confira:

Joseph Bandeira
                                                     
Em que pensaria “O Pensador” de Rodin senão na morte, tanta e tamanha a concentração em que medita na “Porta do Inferno”? Por que tenta em vão o homem tapar os ouvidos com as mãos para não ouvir “O Grito” do seu próprio desespero ante “a dor do mundo”, que Munch eternizou na mais valiosa tela do Expressionismo? Pode haver sensação mais desagradável que a do pensamento fixo na fumaça e nas cinzas em que velozmente se transformam os desejos e os prazeres o “da existência? Como racionalizar o paradoxo segundo o qual o “passar” é a própria essência do “ser”? Por que a dor e a morte não se cansam nunca de nos caçar?  ..

Morador do Alto do Cruzeiro faz apelo ao Poder Público

Pontilhão na divisa entre os bairros João XXIII e Alto do Cruzeiro está há mais de oito messes sem proteção, apesar de toda proteção que colocam chega um bêbado e derruba, mas ali precisa ter uma proteção.

Há uns dias caiu um rapaz de bicicleta lá embaixo. Os moradores clamam por uma proteção naquele local onde passam crianças, idosos e deficientes...

Artigo: Quem avisa amigo é

A crítica construtiva é altamente positiva, é uma oportunidade de reconhecer erros e, consequentemente, de poder consertar a tempo o que venha está errado. É um tipo de conselho gratuito, um aviso quanto ao que cabe fazer. A crítica construtiva serve para que se analise e modifique determinados comportamentos que inevitavelmente podem prejudicar o rumo de uma história.

"Quem avisa, amigo é", diz o dito popular para definir aquele que previne alguém sobre algo prejudicial a ser evitado. Quando se refere à administração pública, quem avisa pode ser amigo duas vezes; da própria entidade pública e da população. Quando o receptor do 'aviso' é provido de humildade e principalmente de boas intenções a chance de aceitar a intervenção é praticamente certa, mas se a birra sobrepor a racionalidade o prejuízo será coletivo...

Espaço Leitor

Moradora pede recuperação da iluminação ao longo da BA-210 entre o Tabuleiro e o Mercado do Produtor; SESP responde

Em e-mail a RedeGN a leitora Elizângela Araújo solicita da gestão municipal a recuperação da iluminação ao longo da BA-210 entre o Mercado do Produtor e o bairro Tabuleiro. Confira:

“Venho por meio do blog solicitar do setor de iluminação da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) em caráter de urgência a recuperação da iluminação na BA-210 no trecho entre o Mercado do Produtor e o bairro Tabuleiro. A escuridão toma conta do local e os assaltos e acidentes estão ocorrendo todas as noites” declarou Elizângela Araújo...

Dados inexatos do Covid-19 nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro (BA) denuncia munícipe. Prefeitura contesta

Em e-mail a RedeGN uma leitora questiona desencontros em algumas informações repassadas à população por parte da Secretaria Municipal da Saúde nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro. confira:

Venho através desse e-mail enviar uma reclamação e ao mesmo tempo uma informação precisa acerca dos dados divulgados relacionado a Pandemia na Cidade de Juazeiro-Bahia. Já tentei por diversas vezes na própria postagem e não obtive nenhuma resposta!..

Artigo - Cultura não é farrapo!

Juazeiro precisa de alegria e sorrir. Doze anos de apagão cultural, tornando-se um teatro da escuridão e da ilusão; covardia! Uma cidade deve ter a preocupação para com o conjunto de suas artes, hábitos, crenças, literatura, costumes, bem assim a manifestação poética, através do gênero lírico.

Este governo demonstra que irá proteger a Cultura; já começa com as nomeações recentemente de três membros competentes, pessoas dedicadas ao mundo cultural. A prefeita Suzana tem em seu torrão natal, Juremal, o Teatro José Guilherme da Cunha, o qual sobrevive há anos sem recursos dignos do poder público...

Artigo - Educação na pandemia: a condenação do futuro

Há muito que todos sabem que a educação é o maior instrumento de combate a injustiça social. Sabe-se também, que no Brasil, a Educação Básica Pública de qualidade ainda se constitui em um desafio a ser vencido. É mais comum nas redes públicas encontrar alunos com atraso no desenvolvimento das competências da sua idade e ano de escolaridade.

A pandemia que assola a humanidade tem provocado inúmeros retrocessos sociais. Aqui, quero refletir sobre a Educação Básica Pública. Aquela que, pelas características e necessidades da sua população, se apresenta como o maior (para muitos, a única) oportunidade de perspectiva de evolução do conhecimento e, posteriormente, melhor nível social, econômico e cultural...

N E P O T I S M O PARTE III Direto e Indireto – Exceções – Como Denunciar

*Josemar Santana

Dando continuidade à série de comentários jurídicos sobre o NEPOTISMO vamos abordar nesta PARTE III o que é NEPOTISMO na sua forma Direta e Indireta, as Exceções legais e como deve ser denunciada essa prática...

ESPAÇO DO LEITOR: Sanatório Nossa Senhora de Fátima em Juazeiro pede socorro

Em e-mail encaminhado à RedeGN, o leitor Anderson Levy, do Alto do Cruzeiro, nos comunicou sobre a situalção complicada que vive o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro (BA). Veja abaixo o relato na íntegra:

"O sanatório de Juazeiro pede socorro. Estrutura deplorável e salários dos funcionários atrasados. Segundo informações de fonte segura, que trabalha no sanatório, os funcionários ainda não abandoram as funções porque sentem amor pelo que fazem e gostam de ajudar aos que mais precisam. Que as autoridades do nosso município, resolvam essa situação o mais rapidamente possível!"..