Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo - Sustentabilidade na indústria de joias: a importância da auditoria na cadeia de fornecimento

O mercado de joias no Brasil está em franco crescimento. Hoje, estima-se que movimente US$ 3,5 bilhões e a expectativa é que esse número chegue a US$ 5,34 bilhões em 2029.

Não é só o mercado interno que é aquecido: o Brasil também está entre os 20 maiores exportadores de ouro do mundo...

Missa do Vaqueiro e a resistência da cultura

"Diz a lenda que Raimundo Jacó era um vaqueiro fenomenal. Encantador de gado. Seu aboio era tão poético, sua voz tão bonita que o gado urrava, as árvores balançavam e até os pássaros dele se aproximavam para ouvir melhor". Luiz Gonzaga dizia aquele sabia aboiar.

Nos versos cantados de Janduhi Finizola em Jesus Sertanejo: “De sol vou sofrer ou morrer/ E as pedras resplandem a dureza/ A pobreza desse chão/ João, um menino, um destino/ Ai nordestino, de arribação/ Cenário de dor e de calvário/ Ai muda a face desta provação”. E no apelo cantado do Quinteto Violado em Toada de gado: “oh... Vaqueiro do meu sertão/ Não despreze o teu gibão/ Nosso destino é marcado pela providência divina.” ..

Espaço Leitor Foto Secom Governo de Pernambuco

Leitora da Rede GN em Brasília procura por parentes em Pilão Arcado BA

Em e-mail enviado a Rede GN a leitora Pâmela Dias informa que está interessada em manter contato com parentes que residem na cidade de Pilão Arcado no Norte da Bahia.

Confira a mensagem:..

Foto ilustrativa de arquivo

Artigo - Lutas Populares

Basta um pouco de atenção e veremos que a história do Brasil – já desde os seus primórdios –, está toda ela marcada por inúmeras e importantes lutas populares.

Toda vez que se sentiu ludibriado, ou ameaçado de alguma maneira, o povo brasileiro não se esquivou de ir à luta. Caso de Canudos, Cabanagem, Contestado, Quebra-quilos, Revolta dos Alfaiates, Insurreição dos Malês, Revolta da Chibata, Ligas Camponesas, Passeata dos 100 mil, Diretas Já, Impeachment do Collor – só para citar alguns exemplos...

Juazeiro: Morador reitera denúncia de construção irregular no Juazeiro I, Itaberaba

No último dia 19, um morador do bairro Juazeiro I, Itaberaba, denunciou aqui na Rede GN, uma construção irregular na comunidade bem como pediu a intervenção da Semaurb-Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Veja aqui).

Nesta quarta-feira (24) o mesmo morador voltou a manter contato com o blog para reclamar "que após a denúncia no dia 19/07, a Semaurb prometeu que viria no residencial Juazeiro 1 para fiscalizar uma obra irregular na expansão de uma panificadora na rua G, mas foi apenas promessa, a fiscalização não veio e os proprietários continuam a construir irregularmente. Pedimos para que o órgão em questão fiscalize, e embargue a obra, pois como relatado atrapalha a mobilidade do local em questão. Juazeiro em peso está abandonada, não aguentamos mais" concluiu...

Artigo: um bispo contra todos as cercas

São 4 anos sem Pedro Casaldáliga, um bispo contra todas as cercas Um bispo contra todas as cercas é a biografia de Pedro Casaldáliga, escrita por Ana Helena Tavares, jornalista carioca que reconhece a história deste homem como uma referência que ajuda a moldar novas perspectivas e a semear esperança.

O prefácio é do monge beneditino Marcelo Barros e fala da profecia poética, embasada no amor libertador de Deus, que marcou a vida e a obra de Pedro Casaldáliga; fala-se também do estilo de vida e da espiritualidade do bispo, que nunca quis para si, aquilo que os pobres não pudessem ter...

Espaço Leitor Foto reprodução site MST

Em Juazeiro, comerciante faz apelo por poda de árvore na Rua Castro Alves: "Essa árvore representa um perigo aqui pra gente"

Por meio de vídeo encaminhado à nossa Redação, uma comerciante da Rua Castro Alves, em Juazeiro, faz um apelo para que a prefeitura providencie a poda de uma árvore que está comprometendo a fiação. Segundo ela, não é a primeira vez que eles entram em contato com o setor responsável, mas o problema persiste.

Confira o relato:..

Redação redeGn - Espaço do leitor

Isaac Carvalho tenta acordo com o ministério público para ser candidato em Juazeiro (BA); advogado alega que não há tempo hábil

A redação da Rede GN recebeu nesta segunda-feira (22) a informação de que o ex-prefeito Isaac Carvalho está buscando um acordo com o Ministério Público para reestabelecer sua elegibilidade.

Em contato com a nossa reportagem o advogado Henrique Rosa alega que não há tempo hábil para esta manobra. Confira a mensagem encaminhada ao blog:..

Artigo - MÃE MALVADA – SEU NOME É INSPIRAÇÃO...

MÃE – Aquela que gerou, deu à luz e criou um ou mais filhos. Aquela que criou uma ou mais crianças, embora não tenha relação biológica com ela.

Mulher em relação aos seus filhos: o amor da minha mãe por mim é o maior do mundo. Fêmea de animal que teve sua cria ou oferece proteção ao filhote que não é seu. Quem oferece cuidado, proteção, carinho ou assistência a quem precisa...

Artigo - O Imposto do Pecado: Quem paga a conta?

Governos ao redor do mundo estão cada vez mais implementando o que é popularmente conhecido como "Imposto do Pecado", uma estratégia fiscal destinada a desencorajar o consumo de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Esses impostos, aplicados a itens como tabaco no Reino Unido e bebidas açucaradas nos Estados Unidos, têm o duplo propósito de aumentar a arrecadação governamental e reduzir os custos de saúde pública associados ao consumo desses produtos...

Leitor denuncia início de construção irregular no Residencial Juazeiro I e solicita fiscalização

Através de e-mail enviado à Redação na tarde desta sexta-feira (19), um leitor denuncia construção irregular no Residencial Juazeiro 1, Itaberaba e pede intervenção da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). O denunciante, que prefere não ser identificado, alega que a obra está afetando a mobilidade e a segurança dos moradores.

Confira a denúncia completa:..

Redação RedeGN - Espaço do leitor

Artigo: idade dos governantes é o tema da ordem do dia

O tema está na ordem do dia. Deve haver um limite de idade para alguém poder pleitear o cargo de presidente da República? A maioria dos norte-americanos, 78% da população, acha que sim. A polêmica se dá em torno dos traços de senilidade apresentados pelo presidente Joe Biden, por ocasião do debate entre ele e o adversário republicano, Donald Trump, promovido pela CNN, dias atrás.

Se Biden, com 81 anos, for eleito, estará no final de seu novo mandato com 86 anos. O presidente mostrou dificuldade em completar frases, confundiu assuntos, parecia confuso por ocasião do enfrentamento direto com Trump e, nessa esteira, puxa a questão para a mesa dos democratas, que fazem forte pressão para que se afaste do pleito, dando lugar a um perfil mais jovem...

Jornal da USP

Artigo: Imagens, uma expressão da política

Um andador. Aparentar vigor juvenil, corpo musculoso e curvas bem definidas fazem parte dos predicados contemporâneos. Um andador é sinal de fraqueza nas pernas.

A imagem, de um andador na capa da revista The Economist, é a forma de a publicação sugerir que Joe Biden, candidato nas próximas eleições dos Estados Unidos, deveria ser substituído na corrida presidencial...

Moradores comemoram o aniversário da cidade abandonados pelo Poder Público Municipal

Geraldo, sou morador do bairro Jardim São Paulo e gostaria de utilizar esse veículo de comunicação de grande credibilidade na nossa maravilhosa "Juazeiro" que está aniversariando e merece os nossos parabéns, mas queremos externar nossa indignação por sermos abandonados pelo poder público municipal por anos.

Pagamos nossos impostos como qualquer outro juazeirense, mas vivemos com o lixo nas ruas, matagal, esgotos estourados e calçamento todo destruído e sem acesso digno ao bairro impossibilitando o tráfego de carros e pedestres...

Parabéns, Juazeiro! 146 anos "Eu faço parte do teu povo forte."

Parabéns, Juazeiro! 146 anos "Eu faço parte do teu povo forte."

Fotos:
Laís Lino 
Julien Karl (Celebração dos Sertões)
Luan Medrado (Travessia Urbana)
Euvaldo Macedo 
Acervo M.F. Pires...

Amor com cidadania - 146 anos elevada a categoria de cidade

Esta árvore centenária é símbolo de identidade,  sítio histórico que  merece reconhecimento do seu lugar de valor como estratégia de desenvolvimento não entender isto é desconhecer premissas do século XXI.

 Situação de abandono por todos nós, reflete nossa atitude de fragilidade cidadã (uma das dimensões da cultura), onde século XXI naturalizamos a falta de educação cidadã para com nossos símbolos de identidade, a falta de entendimento da importância do patrimônio no processo de desenvolvimento de Juazeiro da Bahia, beira ao desleixo administrativo e cidadã...

146 ANOS – Juazeiro é para os fortes...

Quando eu nasci, Juazeiro já era bem adulta. Tinha idade para ser minha avó, mas ficou sendo minha segunda mãe. E agora, é minha única, após ter perdido minha saudosa mãe no ano passado.

Comércio forte, medicina melhor do que em certas cidades, inclusive da vizinha, de onde muitos vinham nascer aqui, até mesmo de famílias prósperas e bem-sucedidas.....

Artigo: É possível reescrever o Estatuto da Criança e do Adolescente 34 anos depois?

Mais um 13 de julho. Trinta e quatro anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quem tem escrito sobre isso? Vivemos numa época de especialistas acerca de qualquer temática. Certamente devem ter algumas pessoas especialistas nesse estatuto. Provavelmente pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, advogados, entre outros.

Um adolescente que cumpre uma das medidas socioeducativas previstas no próprio ECA teria algo a dizer sobre esse aniversário? A pesquisa de doutorado que desenvolvo no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da USP, com orientação da professora Rose Gurski, busca escutar o que os adolescentes que cumprem a liberdade assistida têm a dizer sobre tal medida, mas não apenas sobre isso...

Espaço Leitor

Artigo: Do Semiárido para a Amazônia

É sina da população do Semiárido a de migrar. Com efeito, a região não tem como sustentar uma população que cresce. As pessoas migram a procura de melhores condições de vida. Arriscam-se até. E, nesse processo, podem acontecer muitas coisas.

O caso das migrações do Semiárido para a Amazônia já é muito conhecido. As pessoas foram empurradas pelas crises de secas, especialmente a de 1877-79, e atraídas pela promessa de eldorado...

Agencia econordeste

Artigo: No dia a dia, o professor brasileiro conta apenas com a sua experiência e com a troca de vivências com os colegas

Há cerca de 2,5 milhões de professores no Brasil para pouco mais de 47 milhões de estudantes. São quase 180 mil escolas espalhadas pelo país, desde os centros mais desenvolvidos economicamente até os rincões mais distantes, onde a luz é de gerador e a internet é uma promessa ainda por se concretizar.

Ou seja: um em quatro brasileiros está na escola, iniciando sua jornada ou buscando uma formação complementar para melhorar no emprego ou aprimorar seus conhecimentos. O tempo médio no qual um brasileiro fica na escola não passa de sete anos, tempo insuficiente para concluir uma educação básica...

Artigo: Biliu (De Campina; Do Pandeiro) e o Fole...

Vez por outra conversava com Biliu nas adjacências do Café Aurora da Praça da bandeira em Campina Grande, Paraíba.

Por vezes afável. Por, muitas vezes, arisco...

Artigo: A obra de arte na era de sua reprodutibilidade artificial

Walter Benjamin, em sua tese “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, discorre sobre como o advento dos meios de comunicação e suas tecnologias influenciou o processo criativo nas artes.

Segundo Benjamin, a capacidade de reprodutibilidade técnica exclui a obra de arte da esfera aristocrática e religiosa, retirando a arte de um meio elitizado e transformando-a em um produto da cultura de massas...