Outros Destaques

Política

Política

Bahia passa a ter todos os 417 municípios interligados por asfalto

Com a autorização da pavimentação da BA-959, no município de Caetanos, no sudoeste baiano, a Bahia passa a ter todos os municípios interligados por asfalto.

O encontro entre o governador Jerônimo Rodrigues e lideranças locais, aconteceu nesta sexta-feira (19), na sede do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador. ..

Bahia Notícias/Foto: Thuane Maria / GOV-BA

PT oficializa candidatura de Odacy Amorim à Prefeitura de Petrolina

A Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV oficializou na noite de sábado (20) o nome de Odacy Amorim (PT) como candidato à prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em convenção partidária, no centro da cidade. O

vice-prefeito ainda não foi definido, duas opções estão sendo analisadas e a decisão será anunciada numa coletiva. A coligação 'Federação Brasil da Esperança' também lançou 16 candidaturas a vereador, sendo 10 homens e 6 mulheres...

Fonte: g1 Petrolina Foto: Andressa Silva / g1 Petrolina

Tribunais na BA empregam ao menos 16 parentes de políticos governistas e de oposição

Com função de fiscalizar os gastos de governo e prefeituras, os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia têm em seus quadros ao menos 16 familiares de políticos --deputados, senadores e ex-governadores-- e até dos próprios conselheiros.

Os principais grupos políticos baianos têm representantes nas cortes, dos ex-governadores petistas Jaques Wagner e Rui Costa até o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), candidato à presidência da Câmara...

Bahia Notícias/Foto: Divulgação TCE

PT oficializa candidatura a vice em Remanso: Vereador Alair é o indicado

O PT – Partido dos Trabalhadores oficializou ontem a noite (20/07), indicação à vice-prefeito na chapa encabeçada pelo PC do B em Remanso.

O ato público, com a presença dos integrantes do partido e da Federação (PC do B, PV e PT), a presença do Deputado Estadual Roberto Carlos (PV), do Prefeito Marcos Palmeira (PC do B), que busca a reeleição, de centenas de militantes do PT e mais de mil pessoas, que lotaram a avenida onde se localiza a Biblioteca Delio Ledoux, no comentário corrente "superou todas as expectativas"...

Ascom Foto Tovinho Regis

Deputado federal que chamou Bahia de lugar “sujo e de pobreza” tem mandato cassado pelo TRE

O deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS) teve o seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul na terça-feira (16).

O tribunal considerou que o partido de Marcon teria usado uma candidatura laranja para fraudar a cota de mulheres nas eleições de 2022...

Fonte: Bahia Notícias /Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

"Nossa cidade precisa de novas ideias e novas práticas": destaca Andrei Gonçalves (MDB), pré-candidato à prefeitura de Juazeiro-BA

O MDB segue firme com candidatura própria em Juazeiro-BA, com uma pré-campanha cada dia mais fortalecida.

Com o apoio da população, o pré-candidato a prefeito Andrei Gonçalves vem se destacando como um novo nome qualificado e preparado para a renovação que o povo espera. ..

Ascom

Com Isaac Carvalho fora de eleição, Zó e Roberto Carlos crescem dentro da Federação em Juazeiro, diz site da capital

O site parceiro Bahia Notícias publicou neste sábado (20) matéria informa do que na base do governo do Estado, a pré-candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) à Prefeitura de Juazeiro já é considerada descartada, segundo fontes ouvidas pelo Bahia Notícias.

A avaliação é que, embora o petista siga insistindo em manter o nome, não há sequer mais tempo hábil em mudar o entendimento da Justiça sobre a inelegibilidade. A questão agora é definir o candidato, e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pede pressa. ..

Eleições 2024: mais de 11 milhões de eleitores estão aptos para votar na Bahia em 6 de outubro

Na Bahia, o eleitorado apto para comparecer às urnas nas Eleições Municipais de 2024 é de 11.283.507, conforme dados divulgados, na quinta-feira (18/7), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o Portal de Estatísticas do TSE, o número representa um aumento de 390.187 (3,5%) eleitores, em comparação às Eleições Municipais de 2020, quando haviam sido registrados 10.893.320 eleitores. ..

Ascom TRE-BA

Mesmo com apelo de Lula, João Campos escolhe para vice Victor Marques (PCdoB)

Segundo uma alta fonte do PT, visando uma boa convivência entre PSB e PT, o presidente Lula teria feito um apelo ao prefeito do Recife, João Campos, para que avaliasse a possibilidade de colocar como seu vice, um petista. O escolhido seria Mozart Sales.

Entretanto, a escolha de João Campos foi Victor Marques (PCdoB), ex-chefe de gabinete da prefeitura do Recife. Na presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann e do ministro Alexandre Padilha, o prefeito do Recife, João Campos e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, informaram ao presidente Lula em almoço esta sexta-feira, a decisão tomada...

Por Terezinha Nunes, do Blog Dellas/ Com informações JC Foto: Ricardo Stuckert/PR/Reprodução Instag

Petrolina: pré-candidata do PL revela tentativa de cooptação na sua base

A pré-candidata a prefeita de Petrolina, Lara Cavalcanti, do PL, revelou em entrevista ao Programa Dupla Conexão, na Rádio Ponte FM, em Petrolina, que houve, por parte do grupo do prefeito e pré-candidato à reeleição, Simão Durando, uma tentativa de cooptação, atraindo um nome do partido Liberal para compor a chapa ocupando a vaga de vice-prefeito.

De acordo com a assessoria da candidata Lara Cavalcanti, vem sendo oferecida a vaga de vice ao PL, com uma condição: “Desde que não seja ela”...

Redação RedeGN/Fotos: Reprodução Redes Sociais

Bahia tem 6 entre as 10 cidades mais violentas do Brasil. Juazeiro é a sétima no país. Veja lista

Matéria publicada com destaque no UOL e assinada pelo jornalista Uesley Durães, com dados do Anuário de Segurança Pública no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (18), apontou que 6 das 10 cidades mais violentas do Brasil, estão na Bahia, incluindo Juazeiro.

De acordo com a publicação, com dados oficiais, “as regiões Norte e o Nordeste têm as cidades mais violentas do Brasil”...

Com informações do G1 e do Anuário da Violência

TSE barra candidatura de Isaac Carvalho para Juazeiro, diz site da capital

A definição da candidatura de Isaac Carvalho para disputar a prefeitura de Juazeiro parece estar cada vez mais distante. O Tribunal Superior Eleitoral (TRE) afirmou, nesta quinta-feira (18), que o então pré-candidato “não está quite com a Justiça Eleitoral".

No documento obtido pelo BNews, o TSE justifica que que Isaac está com a suspensão dos direitos políticos devido a condenação por improbidade administrativa, “não podendo exercer o voto ou regular a situação enquanto durar o impedimento”. ..

Fonte: Bnews

Irmãos Vieira que comandam o MDB na Bahia conversam com o governador sobre as eleições em Juazeiro e no Estado

Os irmãos Vieira Lima, que comandam o MDB na Bahia, e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniram nesta quarta-feira (17) para ajustar os ponteiros no interior antes do encerramento do prazo das convenções partidárias.

Além de cidades menores, entre as pendências estão municípios importantes, como Juazeiro, Itabuna, Barreiras, Camaçari e Teixeira de Freitas. A conversa também serviu para reforçar a aliança visando 2026...

Política Libre Foto divulgação

Prazo para Partidos e Federações realizarem convenções partidárias inicia neste sábado (20)

A partir deste sábado (20/7), até o dia 5 de agosto, Partidos e Federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as Eleições Municipais de 2024. Após esta definição, as agremiações terão até 15 de agosto para oficializar suas candidaturas na Justiça Eleitoral.

As Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para debater assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições)...

Ascom TRE-BA

"Jerônimo sairá ainda maior das eleições municipais", afirma presidente do PT Bahia

Presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares garantiu, nesta quinta-feira (18), o grande empenho do governador Jerônimo Rodrigues para definição das candidaturas nas eleições municipais e das estratégias para que os representantes da base aliada nos municípios saiam vitoriosos no pleito de outubro. Éden destacou ainda o momento favorável para o PT e para a esquerda em 2024. "Jerônimo sairá ainda maior das eleições municipais".

"Penso que Jerônimo fará mais do que Rui e Wagner fizeram. Wagner venceu [para governador] tendo apenas 30 prefeitos, se elegeu, se reelegeu, a gente fez um monte de prefeito, e com Rui foi uma situação mais difícil, com os governos Temer e Bolsonaro a gente caiu de novo. Na minha avaliação, Jerônimo vai retomar o que a gente passou com Rui e vai ampliar o que tivemos com Wagner", afirmou o presidente do PT...

Ascom PT Bahia Foto: Divulgação

Número de mulheres nas câmaras municipais é maior em cidades pequenas

De acordo com o levantamento feito a partir de dados estatísticos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente 45 cidades entre as 5.568 que realizaram eleições municipais em 2020 tinham maioria de mulheres na composição das câmaras de vereadores. 

O número não chega a 1% do total dos municípios que participaram daquele pleito. Sete em cada dez municípios onde ocorre essa maioria feminina têm população menor do que 15 mil pessoas, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). ..

TSE

Reunião da Federação em Salvador define critério para decidir quem será o candidato a prefeito de Juazeiro com apoio do governador!

O problema na relação política em Juazeiro, na base do governo Jerônimo Rodrigues, foi a pauta principal nas discussões realizadas nesta quarta-feira (17) na capital baiana.

Em fala mais cedo, o governador Jerônimo Rodrigues já havia manifestado preocupação com a demora na decisão da sua base e chegou a falar em convocação dos pré-candidatos e partidos envolvidos para uma conversa definitiva ou tomar ele próprio a decisão de escolher um nome...

Da redação redeGN

Vereador Gilmar Santos faz duras críticas à falta de planejamento para política de segurança em Petrolina: “O que é que esse governo promove mesmo”?

Essa semana, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou um balanço preocupante com dados sobre o aumento de homicídios em Petrolina. De acordo com o levantamento, 92 homicídios foram registrados somente no primeiro semestre de 2024, sendo o mês de janeiro o mais violento, com 20 homicídios contabilizados. (Leia aqui)

Para o vereador de Petrolina, Gilmar Santos (PT), o crescimento da violência na cidade “ é o reflexo de uma cidade profundamente desigual, injusta e de uma política que gera mortes”. O político usou as redes sociais para demonstrar sua indignação diante da falta de segurança e dos altos índices de criminalidade no município...

Redação RedeGN/Foto: Redes Sociais

PT deve apresentar outro pré-candidato em Juazeiro; federação vai pedir ajuda ao governador para encerrar ‘novela’

O PT não descartou lançar outro pré-candidato à Prefeitura de Juazeiro no lugar do ex-prefeito Isaac Carvalho, que segue inelegível. O Política Livre apurou que esse assunto foi discutido durante a reunião da federação formada pelo partido junto com o PCdoB e o PV, realizada nesta quarta-feira (17).

Ficou acertado, ainda, que a federação terá candidato a prefeito de Juazeiro. Além de Isaac, se lançaram os deputados estaduais Zó do Sertão (PCdoB) e Roberto Carlos (PV)...

Política Livre

Pré-candidato à prefeitura de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), estará nesta quarta-feira (17) no bairro Alto do Alencar em mais edição do programa "Renova Juazeiro"

O pré-candidato a prefeito de Juazeiro-BA, Andrei Gonçalves (MDB), segue dando continuidade ao programa "Renova Juazeiro", visando ouvir os anseios e dificuldades da população. Na última edição, moradores do bairro Piranga 1 falaram sobre os problemas enfrentados na comunidade e ajudaram a construir metas para resolvê-los. 

"Seguimos ouvindo a população e, através do programa Renova Juazeiro, estamos montando o nosso plano de governo. Dessa vez, nosso bate-papo foi com os moradores do Bairro Piranga 1, a convite do pré-candidato a vereador Misael Santos! E é sempre muito gratificante poder aprender e compartilhar ideias para a construção de um futuro melhor para nossa cidade. Muito obrigado pela presença e pelas contribuições de todos!", agradeceu o pré-candidato...

Ascom

Jerônimo alerta para urgência na escolha do candidato da sua base a prefeito de Juazeiro e avisa: “Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos!”

A disputa eleitoral na base do governador Jerônimo Rodrigues, em Juazeiro, alimentada por divergências que se prolongam a muito tempo, foi tema de consideração do governador, nesta manhã (17), durante recepção aos novos profissionais do programa Mais Médicos, em Salvador.

Jerônimo Rodrigues manifestou desconforto com a situação e chegou a dizer que deu um prazo a sua base em Juazeiro e que “se não chegar num consenso lá, vou ter que chamar aqui novamente e dizer, que se não tivermos um consenso lá, vamos ter que dizer o que fazer”, afirmou...

Da redação redeGN

Federação Brasil da Esperança está reunida em Salvador e eleição em Juazeiro é pauta prioritária. Veja a imagem

Como informado há pouco pela redeGN, a Federação Partidária Brasil da Esperança, na Bahia, que reúne o PT, PCdoB e PV, está reunida e o prato principal, de acordo com informações colhidas, é a eleição municipal em Juazeiro, diante da necessidade urgente de uma solução que viabilize a unidade da base do governo, no município.

Dirigentes do PT, PCdoB e PV avaliam ã situação em Juazeiro, com a preocupação de manter a base unida, diante das dificuldades que foram se avolumando a medida que o consenso ficou difícil e muitos nomes surgiram no tabuleiro...

Da redação redeGN