RedeGN - Política

Política

Paulo Bonfim discute filiação ao PT

O atual prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim e o presidente do Diretório Municipal do PT de Juazeiro, Luís Carlos Félix estiveram hoje (04) na sede do PT Bahia, em Salvador, reunidos com o Secretário de Planejamento e Finanças do PT Bahia, Tassio Brito, o Secretário de Comunicação, Adolpho Loyola e o Secretário de Organização, Osmar Galdino, popularmente conhecido por Jojó, juntamente com o assessor do senador Jaques Wagner, Lucas Reis. Na ocasião, Paulo Bonfim tratou com os dirigentes petistas sobre a sua filiação ao Partido do Trabalhadores.

Eleito pelo PC do B em 2016, Bonfim anunciou a sua desfiliação em janeiro deste ano através de nota divulgada à imprensa. Com um novo partido, o atual prefeito buscará a reeleição na disputa de outubro. Na reunião, também foi tratada sobre a articulação para que a base do governo Rui Costa dispute unida as eleições municipais em Juazeiro...

Fonte: Comunicação do PT Bahia

Bolsonaro afirma que transferirá embaixada para Jerusalém até 2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a se comprometer em transferir a embaixada brasileira de Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, uma promessa feita ainda durante a campanha eleitoral em 2018. Ele disse que a medida deve acontecer até 2021. 

"Estamos caminhando para isso. Não vou dizer [20]20, no máximo [20]21, se Deus quiser, vai nascer sem atritos", afirmou o presidente durante uma conversa com o pastor Silas Malafaia gravada em dezembro do ano passado e veiculada nesta segunda-feira (3) no canal do Youtube do líder religioso...

Agência Brasil

Decisão liminar obriga vereador de Uauá a retirar do ar vídeo com acusações contra o prefeito Lindomar Dantas


Em release encaminhado à redeGN/Blog Geraldo José, a N&D Assessoria em Direito Digital, escritório jurídico especializado nesse tipo de ação, informou que pretende buscar na justiça outras punições para o vereador de Uauá, Rodrigo de Zé Mário, por publicação de vídeo, que considera ofensivos à honra do prefeito Lindomar Dantas.

De acordo com a nota, o vereador já teria sido obrigado a retirar do ar o vídeo em questão, mas o escritório jurídico ainda quer outras punições: "É só o começo. Estou indo para Uauá porque não quero só a retirada do post. Vou requerer a imediata retratação do parlamentar no mesmo espaço e tempo que usou para atingir a honra e a reputação do meu cliente. Sim, o prefeito Lindomar Dantas terá direito de resposta."..

Da redação redeGN / Blog Geraldo José

Juazeiro: Artista plástico Ledo Ivo pretende concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal

O artista plástico Ledo Ivo pretende colocar seu nome para apreciação popular e concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal no pleito deste ano. Foi o que ele confidenciou em entrevista ao Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta segunda-feira (03).

“Todas as esculturas que estão espalhadas pelos quatro cantos de Juazeiro foram construídas com recursos próprios, nenhuma tem dinheiro público. Acho que com o salário de vereador posso construir muito mais, embora também como representante do povo, irei defender os interesses da população e fiscalizar o Executivo” expressou o artista...

Da redação Foto: Geraldo José

Vereadores da Bancada de Oposição estão prontos para o reinício das sessões ordinárias na Casa Plínio Amorim

Após o recesso parlamentar, previsto no Regimento Interno da Casa, os vereadores retomam as sessões ordinárias na Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina nesta terça (04). As sessões deliberativas acontecem sempre a partir das 9h, todas as terças e quintas-feiras.

Os vereadores da Bancada de Oposição Cristina Costa, Elismar Gonçalves, Gabriel Menezes, Gilmar Santos e Paulo Valgueiro já estão com suas pautas prontas para darem continuidade ao trabalho em prol da população de Petrolina, visando ações e atividades para o bem comum...

Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição

PT de Jaguarari empossa presidente e lança pré-candidatura de seu Antônio a prefeito

Ao final da tarde de sexta-feira, 31/01, o Partido dos Trabalhadores do Município de Jaguarari deu posse ao novo diretório municipal e seu presidente Yon Fontes, recepcionou seus recentes filiados e oficializou a pré-candidatura de Seu Antônio a prefeito para o pleito de 2020. O ato aconteceu, na escola COOPEJ, em um clima de festa e esperança para a população jaguarariense. Uma multidão lotou o espaço, fazendo com que centenas de pessoas ficassem acompanhando do lado de fora do recinto. 

O pré-candidato a prefeito Seu Antônio, em seu discurso, relembrou os feitos de seus dois mandatos quando então gestor da cidade, único candidato já reeleito na história política do município, ressaltou que se colocava à disposição da população e com muita convicção disse que está apto junto ao judiciário eleitoral, consciente e preparado para esse novo desafio em 2020.  ..

Ascom PT Jaguarari

Josias Gomes e Afonso Florence saúdam filiação de Paulo Bomfim ao PT 

Na última sexta-feira, 31 de janeiro, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, esteve presente na posse do novo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Jaguarari. Na oportunidade, também aconteceu o lançamento da pré-candidatura de Seu Antônio, ex-gestor municipal, a prefeito daquela cidade. Presentes na solenidade, os deputados federais Afonso Florence e Josias Gomes saudaram a chegada de Paulo Bomfim ao PT.

Atual secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Josias Gomes revelou ter boas relações com Paulo Bomfim desde quando era Secretário de Governo na gestão Isaac Carvalho (2013-2016) e desse o considerar como uma pessoa lúcida e muito competente, com uma história de vida semelhante a de muitos petistas, como a ex-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, filha de lavadeira, e Olívio Dutra, bancário. "E Paulo é garçom. Todos têm em comum o fato de serem de origem popular e bons administradores. E provaram isso. Independente da origem, se destacaram na capacidade de gerir bem a coisa pública. "É por isso que a vinda dele para o PT é algo que se soma, e tenho uma grande satisfação de dizer a vocês de juazeiro. É muito bem vinda a presença dele", declarou...

Ascom Paulo Bomfim

Teobaldo avança sem parar

O Pastor Teobaldo Pedro esteve no interior de Juazeiro, mais uma vez. Ele visitou três comunidades. Uma no sábado e duas neste domingo (02). A recepção ao Pastor Teobaldo tem sido crescente a cada visita sua ao interior do Município.

Nas viagens o pré-candidato a Prefeito de Juazeiro ouve pessoas compartilharem suas frustrações e anseios. Ele as ouve, mas não faz promessas e nem pede votos. Ele faz ponderações do que seria possível ser feito para minimizar a dor e o sofrimento do Povo de todo o Município de Juazeiro...

Ascom Patriota

“Sou candidato a manter a Promatre aberta” declara Pedro Filho

Em áudio encaminhado a RedeGN na manhã desta segunda-feira (03) Pedro Filho, diretor da Promatre, negou que esteja com pretensão de concorrer à Prefeitura de Juazeiro no pleito deste ano. “Quero lhe dizer que ninguém é candidato de si mesmo. Eu sou candidato a continuar segurando a Promatre aberta. A Promatre é muito importante para Juazeiro e população. A Promatre precisa continuar funcionando. Esse é meu foco, esse é meu único objetivo. O que os amigos falam, as pessoas que nos querem bem o que elas acham, a gente ouve, respeita e agradece, mas encerro dizendo: Ninguém é candidato de si mesmo, eu não lancei candidatura minha nenhuma. Obrigado”. ..

Da redação Foto: Geraldo José

Eleições 2020: Joseph Bandeira pode recorrer ao STJ. Assessoria emite nota

A RedeGN publicou neste domingo (02) a informação que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a suspensão dos direitos políticos e reduziu a multa aplicada ao ex-prefeito de Juazeiro Joseph Wallace Faria Bandeira.

O acórdão condenatório transitou em julgado, conforme noticiou o site do tribunal no dia 31 de janeiro de 2020. O acórdão do TRF1 apenas alterou o valor da multa aplicada ao ex-prefeito de Juazeiro, confirmando integralmente todos os demais pontos da sentença anterior, que inclui a suspensão dos direitos políticos por três (03) anos...

Da redação Foto de arquivo do Blog GJ

Governo espera regularizar INSS entre outubro e novembro, diz secretário

O secretário de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse na sexta (31) que as medidas anunciadas pelo governo devem regularizar a fila do INSS entre o final de outubro e o início de novembro. Segundo Marinho, a expectativa é que os funcionários temporários contratados para o INSS sejam treinados até o final de março ou abril. A partir daí, o governo calcula em seis a sete meses o tempo necessário para eliminar o estoque antigo de pedidos de aposentadoria.

O esforço inclui a contratação de cerca de sete mil pessoas, entre eles aposentados do próprio INSS, que não precisarão de treinamento para receber a população. Uma MP será editada até a próxima semana para criar condições da contratação temporária. Os contratados vão ganhar 30% do salário que recebiam quanto se aposentaram. A contratação é temporária, mas o prazo pode durar por até quatro anos, afirmou Marinho, que participou de debate com executivos no Rio...

BN Foto de arquivo do Blog GJ

Orgeto Bastos é eleito novo prefeito de Pilão Arcado com 69,17% dos votos

Os candidatos Orgeto Bastos dos Santos e Jessé Alves Filho foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Pilão Arcado, no Norte da Bahia. Integrando a coligação "Unidos o Trabalho Continua" constituída pelo Patriota, PP, PSD, PDT e Republicanos, disputaram o cargo através de uma eleição suplementar realizada neste domingo (2).

A outra coligação que concorreu ao pleito, "Pilão Arcado quer mudança", representada pelos candidatos Raimundo Nonato Dias Santos (prefeito) e Raimundo Ramos (vice-prefeito) obteve 30,83 % dos votos. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 99,07% dos mais de 25 mil eleitores aptos ao voto compareceram aos locais de votação. A eleição teve início às 8h e seguiu até às 17 horas...

Da redação redeGN / Blog Geraldo José; Foto de arquivo

Vereador Tiano Felix prestigia lançamento da pré-candidatura de Seu Antônio a prefeito de Jaguarari

Na noite da última sexta-feira (31), o vereador Tiano Felix (PT) esteve em Jaguarari, para prestigiar o lançamento da pré-candidatura do companheiro de partido, Seu Antônio, a prefeito daquele município.

O evento, que lotou o pátio do colégio COOPEJ de militantes e simpatizantes, teve como destaques as presenças do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, o ex-prefeito Isaac Carvalho, deputado federal Afonso Florence (PT), o deputado federal licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, a secretária da ADEAP, Elayne Borges, o secretário de Comunicação do PT de Juazeiro, Antônio Marcos, bem como lideranças locais e da vizinhança...

Ascom Tiano Félix

Congresso inicia ano com 27 medidas provisórias na fila

Com o início dos trabalhos legislativos nesta segunda-feira (3), Câmara e Senado começam 2020 com 27 medidas provisórias (MPs) para análise. Desse total, dez já trancam a pauta de votações e até o final de fevereiro outras cinco vão aumentar essa fila.

A MP 894/2019, que institui uma pensão mensal vitalícia no valor de um salário mínimo para crianças com síndrome causada pelo Zika vírus, é a primeira da fila. O texto foi aprovado em dezembro pelos deputados e deve passar facilmente pelos senadores. O relator da MP, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), estendeu a medida para todas as crianças afetadas que tenham nascido até o fim de 2019...

Agência Brasil

Apesar de decisão, batalha judicial sobre o Sisu continua

A batalha nos tribunais com questionamentos ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prossegue, apesar de o governo Jair Bolsonaro ter conseguido na Justiça a liberação dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O número de ações tem aumentado desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu no dia 18 de janeiro erros na divulgação das notas dos participantes do exame. Até a sexta-feira (31), a Advocacia-Geral da União (AGU) atuava em 50 processos com pedidos para a revisão dos resultados.

Responsável pela prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirma que 5.974 participantes receberam notas com erros. Segundo o órgão, a pontuação desses candidatos já foi corrigida.

O desempenho no Enem é usado pelo Sisu para selecionar estudantes para universidades de todo o país.

Desde terça-feira (28), quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu ao governo e derrubou ação que suspendia a divulgação das listas de aprovados, são mais nove processos sobre os resultados.

Há ações em 17 estados. Do total, quatro delas foram indeferidas e sete, individuais, concedidas. Não entra na conta a ação já derrubada no STJ, movida pela Defensoria Pública da União. A AGU afirmou que recorreu de todas as decisões até agora.

Apesar de alguns participantes terem conseguido liminar para a reavaliação dos resultados, o Inep ainda não atendeu essas determinações. A reportagem questionou o instituto sobre isso, mas não obteve resposta.

A primeira decisão foi concedida no Pará, na quinta-feira passada (23). A Justiça Federal determinou a revisão da correção da prova objetiva de uma estudante, autora da ação, nas áreas de linguagens e ciências humanas.

O prazo para o atendimento da ordem era de 48 horas. O Inep recorreu, com o argumento de que não houve prejuízo aos participantes, mas até agora não cumpriu a decisão. Na quarta-feira (29), uma nova decisão no Pará reforçou a obrigação de o Inep revisar as notas da candidata.

No despacho, o juiz Jorge Ferraz de Oliveira Junior afirma que deferiu o pedido para que "se afaste eventual dúvida quanto à limitação geográfica da divergência entre o caderno de prova e o gabarito oficial".

Mais de 95% dos quase 6.000 participantes do Enem afetados pelo erro reconhecido pelo Inep estão concentrados em quatro cidades: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia. Entretanto, há casos específicos espalhados por todo o Brasil, com exceção dos estados de Roraima e Amapá. O Inep não explicou por que há essa dispersão.

A decisão do juiz do Pará determina ainda a expedição de mandado, a ser cumprido por oficial de Justiça, para que o Inep comprove o cumprimento da decisão no prazo de 72 horas. O não atendimento está sujeito a pena de multa diária de R$ 500.

"O que estão fazendo com todos é um absurdo, ainda mais quando o ministro beneficia um aliado pelo Twitter", diz o advogado Toya Alexsandro Santos, que defende a filha nessa ação.

A Folha de S.Paulo revelou no domingo (26) que Weintraub determinou nova análise da prova do Enem de uma candidata após receber por rede social uma reclamação do pai dela, que nas sua publicações se mostra alinhado ao governo Bolsonaro.

Weintraub divulgou imagens de conversas com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em que ambos tratam do caso. O órgão disse na ocasião que "não realizou nenhuma revisão individual a pedido do ministro, somente comunicou a ele o resultado das análises previamente feitas".

Na mensagem recebida por Weintraub, entretanto, o presidente do Inep relata informações específicas da participante, como o seu local de prova. "Fez a prova em Ribeirão Preto/SP. Conferido com a aplicadora", diz a mensagem.

O MPF (Ministério Público Federal) em Minas Gerais havia entrado com uma ação civil pública pedindo revisão das notas e interrupção do Sisu. Essa ação foi indeferida pela Justiça, e a Procuradoria ainda avalia se vai recorrer.

O erro nas notas foi causado porque, segundo o governo, houve troca de gabaritos devido a uma falha na gráfica que imprime o Enem desde o ano passado. Dessa forma, provas de uma cor foram corrigidas de acordo com o gabarito de avaliações de outra cor.

De acordo com informações da gráfica Valid, duas fases dos protocolos de controle falharam e não identificaram erros nos códigos dos gabaritos.

A Folha de S.Paulo revelou na quarta-feira (29) que o Inep abriu mão de fazer um recálculo nos parâmetros das questões da prova.

Como o Enem usa uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), o cálculo da nota final do candidato depende do grau de dificuldade das questões e do padrão de acertos --se o candidato acertou questões difíceis e errou as fáceis, a pontuação é menor, porque o modelo considera que ele chutou.

Para que a metodologia funcione, a prova precisa ser calibrada com o resultado de uma amostra de alunos para que seja atribuído o peso das questões. Mas, após a identificação de notas com erros, o Inep não refez esse procedimento. Funcionários do MEC e do instituto afirmaram à reportagem que, dessa forma, eles não têm 100% de confiança nos resultados.

Como esse cálculo exigiria mais tempo para ser concluído, o governo Bolsonaro o deixou de lado para dar uma resposta rápida aos erros e manter o cronograma do Sisu.

O Inep defende a confiança dos resultados e diz garantir que não há mais casos de erro. À Justiça o instituto ainda argumentou que tem evidências técnicas de que esse recálculo seria uma medida inócua.

Para chegar ao número de afetados, o órgão inicialmente identificou quatro casos com erros e fez cruzamentos em uma amostra de participantes que tinham divergências de notas parecidas --casos com grande diferenças entre os resultados das provas do primeiro e segundo dia.

O Inep então cruzou os gabaritos corretos e também as outras opções de cor para encontrar inconsistências. Após esse processo, chegou ao número final de 5.974 casos.

O governo recebeu 172 mil reclamações de notas. Participaram do Enem 2019 cerca de 3,9 milhões de estudantes...

Agência Brasil

PROCESSO TRANSITA EM JULGADO E JOSEPH BANDEIRA ESTÁ INELEGÍVEL ATÉ 2023

Após apelar da condenação por improbidade administrativa, que incluía suspensão dos direitos políticos por três (03) anos e multa, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a suspensão dos direitos políticos e reduziu a multa aplicada ao ex-prefeito de Juazeiro Joseph Wallace Faria Bandeira.

O acórdão condenatório transitou em julgado, conforme noticia o site do tribunal no último dia 31 de janeiro. O acórdão do TRF1 apenas altera o valor da multa aplicada ao ex-prefeito de Juazeiro, confirmando integralmente todos os demais pontos da sentença anterior, que inclui a suspensão dos direitos políticos por três (03) anos...

Da redação, redeGN / Blog Geraldo José

População de Pilão Arcado volta às urnas neste domingo (2) para eleger prefeito em eleição suplementar

A população de Pilão Arcado volta às urnas neste domingo (2) para escolher o novo prefeito do município, em eleição suplementar após a cassação do mandato do prefeito Manoel Afonso Mangueira, e de seu vice, Daltro Silva Melo, acusados de se beneficiarem da prática de abuso de poder político e econômico, caracterizado na contratação massiva de servidores em período vedado pela legislação eleitoral.

De acordo com a resolução do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, assinada pelo desembargador Jatahy Júnior e publicada no último dia 19 de dezembro, ficou estabelecida a nova eleição na sede da 195ª Zona Eleitoral/BA, de pilão Arcado, para este dia 2 de fevereiro de 2020, das 8h às 17h...

PRESIDENTES DO PT DA BAHIA E DE JUAZEIRO DECIDIRÃO FILIAÇÃO DO PREFEITO PAULO BOMFIM

Em e-mail dirigido à RedeGN na tarde deste sábado (01) o Diretório Municipal do PT de Juazeiro-Bahia, informa que esteve reunido pela manhã conforme o calendário de reuniões ordinárias definido na reunião do dia 23 de janeiro de 2020, para manifestar-se sobre a conjuntura política de Juazeiro este ano.

Na nota, o partido informa que “este ano é ano eleitoral e estratégico para a disputa política de nosso projeto. O PT local ainda não abriu o calendário eleitoral municipal porque há um ritmo e esta decisão é da Executiva Nacional. O PT Municipal entende que as discussões sobre as candidaturas a prefeito e a vereadores serão discutidas no tempo certo e internamente em diálogo com a direção estadual e os partidos da base políticas que compõe o governo de Rui Costa e do prefeito Paulo Bonfim”...

Da redação

Ex-prefeito Júlio Lóssio reúne a imprensa, sinaliza pré-candidatura e faz duras críticas à gestão de Miguel Coelho

O ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, em coletiva à imprensa na manhã deste sábado (01), fez uma análise do momento político, sinalizou uma possível pré-candidatura a prefeito, relembrou ações realizadas nas gestões em que comandou o município e fez uma análise crítica da atual gestão em Petrolina. 

Confira alguns trechos da fala de Júlio:..

Da redação Blog Geraldo José

Rui anuncia R$ 464 milhões na construção de escolas e convoca professores e coordenadores

O Governo do Estado publica, neste sábado (1º), no Diário Oficial do Estado, a licitação para construção de 17 novas escolas estaduais e mais três Complexos Esportivos Educacionais, além da ampliação e reforma de 150 unidades escolares em toda a Bahia. O investimento será de mais de R$ 464 milhões e inclui quatro novas unidades em Salvador, nos bairros do Sussuarana, Lobato, Fazenda Grande e Imbuí. Também neste sábado (1º), o Governo do Estado convoca 323 novos professores e mais 50 coordenadores pedagógicos, pertencentes ao magistério público dos ensinos fundamental e médio, aprovados no Concurso Saeb 02/2017, totalizando 373 novos servidores.

Do total de 17 novas unidades licitadas neste primeiro grande edital, além de Salvador, também serão contemplados municípios da Região Metropolitana, Candeias, Lauro de Freitas e Dias D´Ávila; e do interior, Teixeira de Freitas, Itabuna e Ilhéus. Essas novas escolas terão infraestrutura completa de 25 a 35 salas de aula, quadra coberta, campo society, vestiários, laboratórios, auditórios, biblioteca e refeitório. Os municípios de Jucuruçu, Jaguaripe, Serra do Ramalho, Remanso, Casa Nova, Aramari e Araças também ganham novas escolas com moderna estrutura...

Secom Bahia