RedeGN - Política

Política

Vereador Tiano Felix prestigia lançamento da pré-candidatura de Seu Antônio a prefeito de Jaguarari

Na noite da última sexta-feira (31), o vereador Tiano Felix (PT) esteve em Jaguarari, para prestigiar o lançamento da pré-candidatura do companheiro de partido, Seu Antônio, a prefeito daquele município.

O evento, que lotou o pátio do colégio COOPEJ de militantes e simpatizantes, teve como destaques as presenças do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, o ex-prefeito Isaac Carvalho, deputado federal Afonso Florence (PT), o deputado federal licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, a secretária da ADEAP, Elayne Borges, o secretário de Comunicação do PT de Juazeiro, Antônio Marcos, bem como lideranças locais e da vizinhança...

Ascom Tiano Félix

Congresso inicia ano com 27 medidas provisórias na fila

Com o início dos trabalhos legislativos nesta segunda-feira (3), Câmara e Senado começam 2020 com 27 medidas provisórias (MPs) para análise. Desse total, dez já trancam a pauta de votações e até o final de fevereiro outras cinco vão aumentar essa fila.

A MP 894/2019, que institui uma pensão mensal vitalícia no valor de um salário mínimo para crianças com síndrome causada pelo Zika vírus, é a primeira da fila. O texto foi aprovado em dezembro pelos deputados e deve passar facilmente pelos senadores. O relator da MP, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), estendeu a medida para todas as crianças afetadas que tenham nascido até o fim de 2019...

Agência Brasil

Apesar de decisão, batalha judicial sobre o Sisu continua

A batalha nos tribunais com questionamentos ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prossegue, apesar de o governo Jair Bolsonaro ter conseguido na Justiça a liberação dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O número de ações tem aumentado desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu no dia 18 de janeiro erros na divulgação das notas dos participantes do exame. Até a sexta-feira (31), a Advocacia-Geral da União (AGU) atuava em 50 processos com pedidos para a revisão dos resultados.

Responsável pela prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirma que 5.974 participantes receberam notas com erros. Segundo o órgão, a pontuação desses candidatos já foi corrigida.

O desempenho no Enem é usado pelo Sisu para selecionar estudantes para universidades de todo o país.

Desde terça-feira (28), quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu ao governo e derrubou ação que suspendia a divulgação das listas de aprovados, são mais nove processos sobre os resultados.

Há ações em 17 estados. Do total, quatro delas foram indeferidas e sete, individuais, concedidas. Não entra na conta a ação já derrubada no STJ, movida pela Defensoria Pública da União. A AGU afirmou que recorreu de todas as decisões até agora.

Apesar de alguns participantes terem conseguido liminar para a reavaliação dos resultados, o Inep ainda não atendeu essas determinações. A reportagem questionou o instituto sobre isso, mas não obteve resposta.

A primeira decisão foi concedida no Pará, na quinta-feira passada (23). A Justiça Federal determinou a revisão da correção da prova objetiva de uma estudante, autora da ação, nas áreas de linguagens e ciências humanas.

O prazo para o atendimento da ordem era de 48 horas. O Inep recorreu, com o argumento de que não houve prejuízo aos participantes, mas até agora não cumpriu a decisão. Na quarta-feira (29), uma nova decisão no Pará reforçou a obrigação de o Inep revisar as notas da candidata.

No despacho, o juiz Jorge Ferraz de Oliveira Junior afirma que deferiu o pedido para que "se afaste eventual dúvida quanto à limitação geográfica da divergência entre o caderno de prova e o gabarito oficial".

Mais de 95% dos quase 6.000 participantes do Enem afetados pelo erro reconhecido pelo Inep estão concentrados em quatro cidades: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia. Entretanto, há casos específicos espalhados por todo o Brasil, com exceção dos estados de Roraima e Amapá. O Inep não explicou por que há essa dispersão.

A decisão do juiz do Pará determina ainda a expedição de mandado, a ser cumprido por oficial de Justiça, para que o Inep comprove o cumprimento da decisão no prazo de 72 horas. O não atendimento está sujeito a pena de multa diária de R$ 500.

"O que estão fazendo com todos é um absurdo, ainda mais quando o ministro beneficia um aliado pelo Twitter", diz o advogado Toya Alexsandro Santos, que defende a filha nessa ação.

A Folha de S.Paulo revelou no domingo (26) que Weintraub determinou nova análise da prova do Enem de uma candidata após receber por rede social uma reclamação do pai dela, que nas sua publicações se mostra alinhado ao governo Bolsonaro.

Weintraub divulgou imagens de conversas com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em que ambos tratam do caso. O órgão disse na ocasião que "não realizou nenhuma revisão individual a pedido do ministro, somente comunicou a ele o resultado das análises previamente feitas".

Na mensagem recebida por Weintraub, entretanto, o presidente do Inep relata informações específicas da participante, como o seu local de prova. "Fez a prova em Ribeirão Preto/SP. Conferido com a aplicadora", diz a mensagem.

O MPF (Ministério Público Federal) em Minas Gerais havia entrado com uma ação civil pública pedindo revisão das notas e interrupção do Sisu. Essa ação foi indeferida pela Justiça, e a Procuradoria ainda avalia se vai recorrer.

O erro nas notas foi causado porque, segundo o governo, houve troca de gabaritos devido a uma falha na gráfica que imprime o Enem desde o ano passado. Dessa forma, provas de uma cor foram corrigidas de acordo com o gabarito de avaliações de outra cor.

De acordo com informações da gráfica Valid, duas fases dos protocolos de controle falharam e não identificaram erros nos códigos dos gabaritos.

A Folha de S.Paulo revelou na quarta-feira (29) que o Inep abriu mão de fazer um recálculo nos parâmetros das questões da prova.

Como o Enem usa uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), o cálculo da nota final do candidato depende do grau de dificuldade das questões e do padrão de acertos --se o candidato acertou questões difíceis e errou as fáceis, a pontuação é menor, porque o modelo considera que ele chutou.

Para que a metodologia funcione, a prova precisa ser calibrada com o resultado de uma amostra de alunos para que seja atribuído o peso das questões. Mas, após a identificação de notas com erros, o Inep não refez esse procedimento. Funcionários do MEC e do instituto afirmaram à reportagem que, dessa forma, eles não têm 100% de confiança nos resultados.

Como esse cálculo exigiria mais tempo para ser concluído, o governo Bolsonaro o deixou de lado para dar uma resposta rápida aos erros e manter o cronograma do Sisu.

O Inep defende a confiança dos resultados e diz garantir que não há mais casos de erro. À Justiça o instituto ainda argumentou que tem evidências técnicas de que esse recálculo seria uma medida inócua.

Para chegar ao número de afetados, o órgão inicialmente identificou quatro casos com erros e fez cruzamentos em uma amostra de participantes que tinham divergências de notas parecidas --casos com grande diferenças entre os resultados das provas do primeiro e segundo dia.

O Inep então cruzou os gabaritos corretos e também as outras opções de cor para encontrar inconsistências. Após esse processo, chegou ao número final de 5.974 casos.

O governo recebeu 172 mil reclamações de notas. Participaram do Enem 2019 cerca de 3,9 milhões de estudantes...

Agência Brasil

PROCESSO TRANSITA EM JULGADO E JOSEPH BANDEIRA ESTÁ INELEGÍVEL ATÉ 2023

Após apelar da condenação por improbidade administrativa, que incluía suspensão dos direitos políticos por três (03) anos e multa, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a suspensão dos direitos políticos e reduziu a multa aplicada ao ex-prefeito de Juazeiro Joseph Wallace Faria Bandeira.

O acórdão condenatório transitou em julgado, conforme noticia o site do tribunal no último dia 31 de janeiro. O acórdão do TRF1 apenas altera o valor da multa aplicada ao ex-prefeito de Juazeiro, confirmando integralmente todos os demais pontos da sentença anterior, que inclui a suspensão dos direitos políticos por três (03) anos...

Da redação, redeGN / Blog Geraldo José

População de Pilão Arcado volta às urnas neste domingo (2) para eleger prefeito em eleição suplementar

A população de Pilão Arcado volta às urnas neste domingo (2) para escolher o novo prefeito do município, em eleição suplementar após a cassação do mandato do prefeito Manoel Afonso Mangueira, e de seu vice, Daltro Silva Melo, acusados de se beneficiarem da prática de abuso de poder político e econômico, caracterizado na contratação massiva de servidores em período vedado pela legislação eleitoral.

De acordo com a resolução do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, assinada pelo desembargador Jatahy Júnior e publicada no último dia 19 de dezembro, ficou estabelecida a nova eleição na sede da 195ª Zona Eleitoral/BA, de pilão Arcado, para este dia 2 de fevereiro de 2020, das 8h às 17h...

PRESIDENTES DO PT DA BAHIA E DE JUAZEIRO DECIDIRÃO FILIAÇÃO DO PREFEITO PAULO BOMFIM

Em e-mail dirigido à RedeGN na tarde deste sábado (01) o Diretório Municipal do PT de Juazeiro-Bahia, informa que esteve reunido pela manhã conforme o calendário de reuniões ordinárias definido na reunião do dia 23 de janeiro de 2020, para manifestar-se sobre a conjuntura política de Juazeiro este ano.

Na nota, o partido informa que “este ano é ano eleitoral e estratégico para a disputa política de nosso projeto. O PT local ainda não abriu o calendário eleitoral municipal porque há um ritmo e esta decisão é da Executiva Nacional. O PT Municipal entende que as discussões sobre as candidaturas a prefeito e a vereadores serão discutidas no tempo certo e internamente em diálogo com a direção estadual e os partidos da base políticas que compõe o governo de Rui Costa e do prefeito Paulo Bonfim”...

Da redação

Ex-prefeito Júlio Lóssio reúne a imprensa, sinaliza pré-candidatura e faz duras críticas à gestão de Miguel Coelho

O ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, em coletiva à imprensa na manhã deste sábado (01), fez uma análise do momento político, sinalizou uma possível pré-candidatura a prefeito, relembrou ações realizadas nas gestões em que comandou o município e fez uma análise crítica da atual gestão em Petrolina. 

Confira alguns trechos da fala de Júlio:..

Da redação Blog Geraldo José

Rui anuncia R$ 464 milhões na construção de escolas e convoca professores e coordenadores

O Governo do Estado publica, neste sábado (1º), no Diário Oficial do Estado, a licitação para construção de 17 novas escolas estaduais e mais três Complexos Esportivos Educacionais, além da ampliação e reforma de 150 unidades escolares em toda a Bahia. O investimento será de mais de R$ 464 milhões e inclui quatro novas unidades em Salvador, nos bairros do Sussuarana, Lobato, Fazenda Grande e Imbuí. Também neste sábado (1º), o Governo do Estado convoca 323 novos professores e mais 50 coordenadores pedagógicos, pertencentes ao magistério público dos ensinos fundamental e médio, aprovados no Concurso Saeb 02/2017, totalizando 373 novos servidores.

Do total de 17 novas unidades licitadas neste primeiro grande edital, além de Salvador, também serão contemplados municípios da Região Metropolitana, Candeias, Lauro de Freitas e Dias D´Ávila; e do interior, Teixeira de Freitas, Itabuna e Ilhéus. Essas novas escolas terão infraestrutura completa de 25 a 35 salas de aula, quadra coberta, campo society, vestiários, laboratórios, auditórios, biblioteca e refeitório. Os municípios de Jucuruçu, Jaguaripe, Serra do Ramalho, Remanso, Casa Nova, Aramari e Araças também ganham novas escolas com moderna estrutura...

Secom Bahia

Após encontro com Bolsonaro, Dedé diz que é absurdo dizer que apoia fim da meia-entrada

Presente entre o grupo de artistas sertanejos que encontrou o presidente Jair Bolsonaro, na última quarta-feira (29), em Brasília, o ator e humorista Dedé Santana quer se deslocar de uma das propostas levantadas na reunião: o fim da meia-entrada em eventos culturais.

Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, ele afirmou que não apoia esta causa. “É um absurdo dizer que eu estava lá pra defender isso. Eu nem estava sabendo”, afirmou Dedé, revelando que recebeu o convite para participar do encontro há cerca de um mês e que achava que o evento teria a participação de artistas de diversas vertentes, não apenas sertanejos. “Fui lá para falar sobre o circo. E o Bolsonaro disse que quer me escutar”, explicou...

BN

Denúncias de infrações éticas e conflitos de interesse disparam no governo Bolsonaro

Um relatório da Comissão de Ética da Presidência da República indica que o número de denúncias por infrações éticas e conflitos de interesse contra integrantes do Executivo dispararam no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Percebe-se o incremento no número de processos em função do novo mandato e do perfil das autoridades que ingressaram nos cargos de alto escalão, uma vez que muitas foram convidadas a eventos custeados pela iniciativa privada”, diz o documento. Segundo o blog Painel, da Folha de S. Paulo, foram 803 casos em 2018 e 1.340 em 2019...

Agência Brasil

Reforma baiana da Previdência pode ser votada neste fim de semana na AL-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-B) pode votar a reforma estadual da Previdência, que modifica as regras relativas ao Regime Próprio dos servidores públicos civis do estado, neste fim de semana. O líder da maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), declarou ao programa Isso é Bahia, de A Tarde FM 103.9, que o governo trabalha com a expectativa de reverter a decisão da Justiça que suspendeu a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do governador Rui Costa (PT), ainda nesta quinta-feira (30). 

Os deputados estaduais estão trabalhando durante o recesso parlamentar por conta de uma convocação extraordinária do governador para analisar o texto da reforma. A mesma postura foi tomada em outros estados, como o Rio Grande do Sul. “Estamos preparados para votar [a reforma] sábado (1) e no domingo (2). A convocação extraordinária tem o objetivo de antecipar as discussões e analisar com urgência o que o estado achou que era necessário”, falou Rosemberg aos jornalistas Fernando Duarte e Jefferson Beltrão...

BN

Vereador Tiano cumprimenta chegada do Prefeito Paulo Bomfim ao PT

O vereador Tiano Félix enviou uma nota ao blog, saudando a chegada do Prefeito Paulo Bomfim ao seu partido. Veja abaixo na íntegra:

"Queremos dar as boas vindas ao companheiro Paulo Bomfim, por sua chegada ao Partido dos Trabalhadores! Vamos trabalhar ainda mais para continuar as conquistas que o município de Juazeiro precisa, para que possamos melhorar a vida de mais pessoas...

Ascom Tiano Félix

Codevasf assina convênio para pavimentação de povoado no município de Glória, no norte baiano

A 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro (BA) celebrou convênio com o município de Glória para pavimentação, em paralelepípedo, do povoado Olhos D’água de Souza. O investimento total é de R$ 287 mil. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

“O município de Glória vem recebendo muitos recursos e nós temos tido toda dedicação para levar benefícios à população. Além da melhoria na infraestrutura, o povoado ficará mais bonito e mais desenvolvido com esse investimento tão importante”, afirmou o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento...

Ascom Codevasf Foto Divulgação

Petistas se reúnem em São Paulo para debater conjuntura política de 2020

Uma reunião com petistas em São Paulo, nesta segunda-feira (27), ampliou os debates sobre a participação de movimentos sociais e sindicais contra o governo de Jair Bolsonaro no país em 2020. A baiana Vera Lúcia Barbosa, atual secretária nacional de Movimentos Populares do PT, esteve com a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, com o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com os representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues, para criar meios de enfrentar os retrocessos do atual governo federal. 

"A reunião faz parte de um esforço dos movimentos do partido e do presidente Lula, de estabelecer uma agenda concreta e política contra o governo de Bolsonaro. Estamos acompanhando e traçando ações para que possamos fazer frente ao descaso e ao fim de inúmeras políticas sociais e agrárias que colocam o povo de volta à linha da pobreza extrema. Vamos elevar os debates e cobrar, junto com os movimentos sociais e sindicais, as demandas e as medidas necessárias para o campo e a cidade voltarem a crescer como foram nos governos do PT", salienta a secretária Vera Lúcia. ..

Ascom do deputado Valmir Assunção

Eleições 2020: Teobaldo nega desistência e acredita que oposições devem chegar com 3 ou 4 candidatos competitivos 

Em entrevista na Rádio Juazeiro, ontem (27), o Pastor Teobaldo, fez críticas à gestão municipal e desmentiu boatos de que ele teria desistido da pré-candidatura a prefeito de Juazeiro para as eleições municipais: “Você não pode chegar com um pacote pronto e empurrar de goela abaixo, isso parece que intimida algumas pessoas, mas é mentira, não desisti e permaneço pré-candidato!”, afirmou.

No que diz respeito as tratativas na oposição, o pré-candidato citou que existe cerca de 20 pré-candidatos hoje em Juazeiro, mas acredita que esse número deve cair muito, já que tem candidato ainda sem partido e partidos com mais de um candidato...

Da redação

Paulo Valgueiro apresenta sete Projetos de Lei voltados à Educação de Petrolina

A Educação sempre foi tema das proposições do vereador Paulo Valgueiro na Casa Plínio Amorim, durante os três anos de sua vida pública como representante do povo que o elegeu. Atento às demandas dos estudantes e dos pais de crianças do ensino infantil, por diversas vezes, Valgueiro pautou o assunto nas sessões ordinárias com vistas às melhorias da educação para crianças e jovens petrolinenses.

Desde o início de sua legislatura vem apresentado sugestões, requerimentos, indicações, debates e projetos voltados para a educação municipal. Em 2017, logo no início da sua missão como homem público, Valgueiro apresentou o Projeto de Lei nº 027, para o disciplinamento do serviço de transporte escolar com a criação do condutor auxiliar e monitor. O projeto definiria como transporte escolar aquele padronizado para este tipo de atividade e utilizado exclusivamente para o transporte de estudantes...

Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição

Reviravolta política diminuiu estatura eleitoral do PCdoB no estado e sepulta sonho de petistas em Juazeiro

A saída do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, do PCdoB, nesta última semana, seguindo os passos do ex-prefeito Isaac Carvalho, que já havia feito o mesmo roteiro se filando ao PT, deixaram duas coisas muito bem claras: o tamanho eleitoral do partido comunista diminuiu no estado, perdendo uma das poucas prefeituras que ainda mantinha e sepultou de vez o sonho de candidatura a prefeito dos petistas Ana Angélica e Gaspar Júnior.

Para o PT tudo bem. Ganhou uma prefeitura sem disputar a eleição e ainda tirou do PCdoB um dos seus trunfos para negociar espaços no cenário estadual, a exemplo de Salvador. Em eleições anteriores o PCdoB usava o peso de ter a prefeitura de um grande colégio eleitoral do estado para ocupar espaços no governo e garantir seus espaços eleitorais em outros municípios. ..

Da redação Blog Geraldo José

Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim anuncia que vai se filiar ao PT

Após anunciar a saída do PCdoB, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (27), que vai se filiar ao PT. Segundo o gestor, a mudança ocorreu apenas para acompanhar o ex-prefeito Isaac Carvalho. "Tenho 10 anos de militância (no PCdoB) e fui bem acolhido e recebido. Mas, na política, sou cria do ex-prefeito Isaac. Isaac, por motivos pessoais, saiu do partido e entrou em outra legenda. Eu não tive problema nenhum com ninguém, nenhum arranhão, de forma alguma. Mas, como sou cria do ex-prefeito Isaac, resolvi acompanhar o meu vaqueiro no Partido dos Trabalhadores", justificou. ..

Fonte: Metro 1

Ex-prefeito Dr Levi assume pré-candidatura a prefeito de Campo Alegre de Lourdes

Com o surgimento de vários boatos sobre uma provável aliança política entre o ex-prefeito Dr. Levi Rodrigues Dias e o prefeito atual Enilson Marcelo, o Blog GJ Notícias recebeu nota da assessoria do ex-prefeito contestando veementemente a notícia e aproveitou para assumir a condição de pré-candidato. decidiu entrar em contato com o mesmo que, prontamente respondeu e em NOTA.

Conheça o conteúdo da nota:..

Da redação

Prestes a assumir Secretaria da Cultura, Regina Duarte não pretende viver em Brasília

Após o presidente anunciar a nomeação de Regina Duarte à Secretaria Especial da Cultura para esta quarta (29) ou quinta-feira (20), a forma como a atriz conduzirá a pasta – caso realmente assuma o cargo - ainda é incerta.

De acordo com informações da coluna assinada por Guilherme Amado, na revista Época, Regina não quer morar em Brasília. Segundo a publicação, ela pretende estar na capital federal apenas quando sua presença for fundamental, enquanto no restante da semana viaja pelo país e divide-se entre São Paulo e Rio de Janeiro. ..

Agência Brasil