Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Thierry Hassanaly, CEO da Good Game!

"Quando dizemos que uma partida é manipulada, temos 99% de certeza"

Thierry Hassanaly, CEO da Good Game!, empresa de auditagem esportiva

Outras Notícias

Deputada diz que Aleluia não sabe o que é liberdade de expressão

"De total má fé do deputado José Carlos Aleluia as críticas com relação ao outdoor com a campanha 'Poesia nas ruas'. A peça mostra o respeito à liberdade de expressão, coisa que o deputado não conhecia na sua trajetória política". O depoimento é da deputada estadual Fátima Nunes (PT), respondendo à "interpretação maldosa" de Aleluia com relação a campanha de outdoor bancada pelo Fundo de Cultura que exibe um trecho de poesia de Lívia Natália.

A deputada reforçou a crítica, salientando que, ao contrário do que insinua o deputado, o Governo do Estado tem buscado permanentemente políticas de valorização da Polícia Militar, a exemplo da ampliação do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), sancionado pelo governador Rui Costa no dia 30 de dezembro. "Uma coisa nada tem a ver com a outra. Não dá para confundir liberdade de expressão com campanha contra a corporação. O deputado tem que se livrar do ranço ditatorial, do tempo em que os governos que ele apoiava perseguiam jornalistas, escritores e artistas. Hoje existe liberdade de expressão, deputado", afirmou Fátima Nunes...

Ascom Dep. Fátima Nunes

Alunos do SESI no Sertão carimbam passaporte para os Estados Unidos

Depois de cinco meses de aulas intensivas de inglês, nove estudantes pernambucanos do ensino básico e técnico (Ebep) do SESI e SENAI embarcam, dia 30 de janeiro, para a cidade de Denver, nos Estados Unidos. Dentre os alunos contemplados pelo SESI e SENAI com a viagem de aperfeiçoamento na língua inglesa, dois são de Petrolina, no Sertão. Os jovens se destacaram no Programa Conexão Mundo, oferecidos pelas entidades em parceria com a ONG US Brazil Connect, e receberam como reconhecimento um intercâmbio de 15 dias no exterior com tudo pago. Eles integram o grupo de 80 alunos do SESI/SENAI de todo o Brasil que viajam nos próximos dias para a América do Norte.

Segundo a coordenadora, Roberta Kacowicz, dificilmente esses jovens ou seus familiares teriam condições de arcar com um intercâmbio cultural por 15 dias no exterior e essa será uma grande oportunidade de vivenciar a cultura que aprenderam no Conexão Mundo. “O diferencial do programa é permitir o contato dos jovens com americanos desde o início do projeto, já que eles são monitores voluntários que acompanham o desenvolvimento do aluno desde o início”, explica. Os jovens vão ficar instalados em casas de famílias americanas, indicadas pela US Brazil Connect, e vão ter grande parte da programação acompanhada pelos monitores, o que inclui visita a museus, escolas, indústrias e órgãos públicos. ..

Ascom

MEC divulga nota de corte do Sisu

As primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão disponíveis. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema. O Sisu seleciona participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em instituições públicas de ensino superior.

As inscrições começaram ontem (11) e podem ser feitas até quinta-feira (14), no site do Sisu. Diariamente, o Ministério da Educação (MEC) divulga, também no portal do Sisu, a nota de corte, que é a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para o curso. A nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. Leia mais na Agência Brasil. ..

SAAE responde denúncia de leitora sobre esgoto estourado no Mandacaru II

Na manhã desta terça-feira (12), a redação do Blog Geraldo José postou uma denúncia enviada pela moradora do projeto Mandacaru II, Maria Helena, referente a um esgoto estourado na localidade. O SAAE entrou em contato com o Blog nesta tarde e deu mais esclarecimentos sobre o assunto. Confira!

O SAAE informa aos moradores do Mandacaru II que os técnicos estiveram na localidade na manhã desta terça-feira (12), retirando a bomba para consertar. A previsão da equipe é que até sexta-feira (15), a bomba seja colocada no local novamente...

5° BPM PRENDE DUAS MULHERES APÓS FURTAR CELULAR EM PETROLINA

Hoje (11/01), por volta das 11h15min, Policiais Militares do GT Operações/5ºBPM quando faziam rondas no Centro da cidade de Petrolina foram solicitados por populares, que informaram que duas mulheres estavam detidas em uma loja comercial situada na Avenida Souza Filho por ter subtraído de uma bolsa de uma cliente um aparelho celular marca Sansung/GRAND PRIME, as suspeitas Elaine da Silva Souza, 31 anos, residente no bairro Henrique Leite e Ingrid Medeiros da Silva, 25 anos, residente no bairro Henrique Leite foram reconhecidas por uma das funcionárias da loja e pelas imagens das câmeras de segurança, que flagraram o momento exato em que Ingrid coloca o telefone dentro de sua bolsa. As imputadas foram apresentadas com o objeto furtado na Delegacia de Plantão, onde foram autuadas em Flagrante Delito. ..

Asscom

Políticos baianos criticam vazamentos da Lava Jato

As conversas que vazaram no âmbito da Operação Lava Jato e que mostram o ex-governador da Bahia e hoje ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, tratando de doações de campanha e de influência do petista junto ao governo federal em favor de empreiteiros podem não representar uma mancha na imagem do ex-chefe do Executivo baiano. A análise é dos deputados federais José Carlos Araújo (PSD) e Arthur Maia (SD), governista e oposicionista, respectivamente. Ambos defendem a existência de provas concretas para que se trate do assunto com mais exatidão. Em conversa com a reportagem da Tribuna na tarde de ontem, Maia, líder do Solidariedade na Câmara Federal, criticou o vazamento de informações da operação que investiga ilícitos na Petrobras. “Francamente, o que eu vi até agora foi o ministro falando em recursos de campanha. Acho que precisa se ter uma noção mais clara para saber o que está acontecendo.

A Lava Jato é muito importante para o Brasil e acho que esse tipo de vazamento muito mais com o propósito de gerar notícia do que contribuir com as investigações e acabar com a corrupção no Brasil, acaba desmerecendo esse grande movimento feito pelo Ministério Público Federal, pelo Judiciário, que está renovando o país. Prefiro esperar qualquer tipo de conclusão a respeito do ex-governador Wagner para me inteirar sobre o assunto”, disse o líder.José Carlos Araújo, presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, disse ter observado o contexto em que os fatos são naturais e legais para a época. “Cada momento é um momento. Estão dizendo que Wagner participou de negociações para doação de campanha de Nelson Pelegrino (candidato à prefeitura de Salvador em 2012 pelo PT). Na verdade, a regra do jogo era uma, por ela era permitido que empresa fizesse doação para as campanhas. O pedido foi nesse contexto. Agora, o que não pode é aplicar regras novas em doações velhas. As novas doações agora são regidas por outras regras. São outros tempos, cada qual com seu cada qual...

Tribuna

PETROLINA: Secretária de saúde acompanha trabalho dos Agentes de Endemias

Nesta segunda-feira (11), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, acompanhou a rotina de trabalho dos Agentes de Combate a Endemias. Os profissionais vêm intensificando suas ações para orientar proteger Petrolina do mosquito Aedes aegypti e das doenças transmitidas por ele. Durante a visita, a secretária aproveitou para cumprimentar os moradores que estão conseguindo manter a sua casa livre de criatórios do Aedes aegypti. Esses moradores estão recebendo um selo "Casa Livre do Mosquito Aedes".

Uma dessas residências é a de Sivanildo Brito Pereira, morador da Vila Eduardo. "Nossos agentes têm visitado diversos locais e encontraram na casa do Senhor Sivanildo uma área livre do mosquito Aedes. Isso é muito importante porque hoje nós temos três doenças causadas pelo mosquito, três doenças que podem matar", frisou a secretária Lucia Giesta...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

GATI/5°BPM PRENDE HOMEM COM CRACK EM PETROLINA

Ontem (11/01), por volta das 23h00min, policiais militares do GATI/5°BPM deslocaram-se até o bairro Jardim Petrópolis, onde segundo informações, estaria funcionando um possível ponto de venda de drogas, chegando ao local indicado, foi feita uma abordagem no indivíduo de nome José Henrique Castro dos Santos, 26 anos, residente no bairro Jardim Petrópolis sendo encontradas em posse do mesmo 04 (quatro) pedras de crack, ao indagar sobre o restante da referida droga, informou que estaria enterrada no quintal de sua residência, local onde foram encontradas mais 14 (quatorze) pedras da referida substância totalizando 18(dezoito) pedras pesando aproximadamente 06(seis) gramas, de imediato encaminharam o imputado juntamente com todo material apreendido até a Delegacia de Plantão, onde foi lavrado pela autoridade competente em desfavor do mesmo um auto de Flagrante Delito. ..

Asscom

Governador Rui Costa recebe o atleta Allan do Carmo

O governador Rui Costa recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), o nadador Allan do Carmo, no prédio da Governadoria em Salvador. O jovem baiano, que tem apoio do Governo do Estado através do FazAtleta, conquistou no último sábado (9), o sexto título de campeão da Travessia Mar Grande/Salvador. Com o hexacampeonato, Allan se torna o atleta com mais títulos na prova, que também é um treinamento para a disputa da maratona nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto deste ano. 

Depois de uma conversa sobre a preparação para as Olimpíadas e as expectativas do atleta para as próximas provas, o governador falou sobre o exemplo que Allan do Carmo é para os baianos. "Eu espero que o exemplo dele possa incentivar milhares de jovens à prática esportiva, a todas modalidades e espero continuar implementando e ampliando o patrocínio do Governo do Estado, através do FazAtleta, ressaltando o papel da Bahiagás também como incentivadora. Nossa torcida agora é pelas Olimpíadas, e, independente do resultado e de medalhas, ele já é um vitorioso", comemorou o governador. ..

Secom Bahia

Petrolina: Revitalização da Avenida Integração inclui nova sinalização

A Prefeitura de Petrolina inicia obras de infraestrutura urbana na Avenida Integração. A primeira etapa iniciada esta semana, trata-se do trabalho de revitalização da sinalização de trânsito da avenida e demais vias públicas no percurso da via. A ação inclui a instalação de sinalização vertical e horizontal e algumas alterações viárias que visam o ordenamento do trânsito. O objetivo é garantir a fluidez com mais segurança a quem trafega pela Integração.  

A recuperação da sinalização trará algumas mudanças significativas em locais importantes da via, como a Avenida Cardoso de Sá, via de interligação entre o centro da cidade e os bairros Vila Eduardo, Condomínios Portal das Águas e Água Viva, Jatobá, Idalino Bezerra, Vila Sargento, entre outros. Na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, além da instalação de placas, o canteiro central será removido, nas proximidades do Supermercado G Barbosa. A intenção é melhorar o fluxo da Avenida Integração.       ..

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Petrolina: Secretária de Saúde se reúne com parlamentar

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (11), o vereador Manoel da Acosap. Durante o encontro, a secretária conversou sobre o andamento do Programa Aniversário Saudável e apresentou o Programa Anjo da Guarda.

"É um prazer receber os parlamentares aqui, ouvir as demandas que eles trazem da população e também poder apresentar as nossas ações, o que estamos pensando e desenvolvendo para melhorar cada vez mais a atenção à saúde dos petrolinenses. Estamos com dois programas importantes em curso, o Aniversário Saudável, onde os agentes comunitários de saúde estão em campo realizando o cadastro da população, e o Programa Anjo da Guarda, para cuidar das gestantes, puérperas e crianças até um ano de idade", disse a secretária, Lucia Giesta...

Ascom Prefeitura de Petrolina

ProUni abrirá inscrições dia 19

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do primeiro semestre de 2016, estarão abertas de 19 a 22 de janeiro. Ele oferece bolsas de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro. Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

Podem concorrer às bolsas de estudo, os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar, ainda, pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão. As bolsas integrais, de 100%, são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês. E as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até 3 salários mínimo mensais...

Agência Brasil

Para Glenn, que veio aprender e nos ensinou muito

Depois da luta encampada, junto com familiares e tantos amigos do bem, ainda consternados com a dor e a saudade, nós do Colégio Dínamo, queremos expressar o quanto foi honroso ter Glenn entre um dos nossos.

Durante parte do ano de 2015 tivemos o privilégio marcante da sua companhia...

ESPAÇO DO LEITOR: ABSURDO PROVINCIANISMO NO CARNAVAL DE JUAZEIRO!

O nosso carnaval há muito tempo é um carbono desgastado do carnaval de Salvador, nossos mais importantes artistas não são do carnaval, importamos tudo, não temos nenhuma identidade que possa despertar maiores interesses na Bahia quanto mais no Brasil e o pior de tudo é escolher rainha e rei momo através de uma confusa e mal concebida votação na "internet", só mesmo aqui nesta terra de cultura morta - quem é mesmo este secretário de cultura da terra de Ivete Sangalo?

Entrei ai no pobre "site" desse carnaval e quanta confusão: três candidatas e um candidato? Que coisa mal feita, que pobreza provinciana, que premiação ridícula! Sem querer ofender ninguém, mas beleza, alegria, jovialidade, um pouco de cultura, são no mínimo requisitos indispensáveis para uma rainha ou um rei momo e como saberemos votando em fotografias???
 
Antigamente tinha um juri e ao vivo, com participação do grande público, agora tem gente fazendo campanha em "lan-house"???
Se fosse ao vivo, minha linda filha de 19 anos, nascida em Juazeiro participaria.
 
Juazeiro já foi!!! Precisa voltar ou ir em frente?
 
João Barros Barbosa - Juazeirense de vida e Remansense de nascimento 
..

Prefeito Isaac pede celeridade ao Dnit na continuidade da obra da Travessia Urbana de Juazeiro

O prefeito Isaac Carvalho se reuniu na tarde desta segunda-feira, 11, com o superintendente do Dnit, Amauri Sousa Lima, em Salvador, para tratar da continuidade das obras da Travessia Urbana de Juazeiro.

Na oportunidade, o prefeito Isaac solicitou uma maior celeridade, pois logo na estaca zero está sendo construído o acesso a um grande empreendimento para o município, o Juá Garden Shopping. “Esta obra é muito importante para a Juazeiro, pois dará maior mobilidade urbana a nossa cidade, criando uma nova paisagem e promovendo o desenvolvimento”, destacou o prefeito, relembrando ainda que em outras reuniões, inclusive com o Ministro dos Transportes, já foi assegurada a execução da obra...

Ascom/PMJ

AGORA: Reunião em Juazeiro trata do plantio na borda do Lago de Sobradinho

Acontece nesse momento, uma reunião na sede da Codevasf em Juazeiro que trata da questão do plantio na borda do Lago de Sobradinho. Presentes na reunião, os prefeitos da região, políticos locais, representantes da Codevasf, Inema, Chesf, agricultores e familiares da borda do lago.

Em breve, mais informações...

Hemóvel tem novo cronograma em Juazeiro

A Fundação Hemoba modificou o cronograma da passagem do Hemóvel em Juazeiro. Para melhor atender a população o ônibus vai estacionar nesta terça-feira (12), quinta-feira (14) e sexta-feira (15) na Praça da Misericórdia e na quarta-feira (13) o veículo vai até o distrito da Maniçoba, como parte da Caravana da Saúde. O atendimento começa a partir das 8h as 12h e das 14h as 17h, o cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

A ação itinerante vai reforçar a doação de sangue no período que antecede o carnaval Juazeirense, este ano, a folia na cidade começa oficialmente no dia 21 de janeiro (quinta-feira) e vai até o dia 24 (domingo). Agora o Hemóvel faz parte do programa Saúde Sem Fronteiras, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que engloba serviços itinerantes para levar assistência ao interior da Bahia...

Ascom/Hemoba

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES REIVINDICAM PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA NOVA JUAZEIRO.

Moradores da Avenida Nova Juazeiro, no bairro Novo Encontro, conhecida popularmente como “Rua dos três Postes” encaminharam e-mail ao Blog com uma série de reclamações e um questionamento: Se para a administração a Avenida está calçada, porque ela se encontra nesse estado?

“Geraldo quero pedir a presença do Saae na minha rua, pois estamos há dois dia sem chuva, mas veja como estamos na fedentina com dois esgotos entupidos que não suportaram as últimas precipitações. Essa é a avenida que segundo um morador consta na prefeitura como calçada” expressou Edileide...

Programa Caravana da Saúde amplia atendimento à população em sua segunda edição

O programa ‘Caravana da Saúde’, um sucesso no bairro Tabuleiro com 500 atendimentos em sua primeira edição, seguirá nesta quarta-feira (13) para a comunidade de Maniçoba. Uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, Promatre e agora também com o SESI, além do envolvimento de toda a estrutura de governo.

Serão ofertados serviços de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, cirurgião geral, ultrassonografia, eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais. O programa é direcionado à reestruturação da rede de assistência de forma progressiva e visa à redução das filas de atendimento em todo município. Durante a ação o ônibus do programa ‘Crack é Possível Vencer’ também estará presente com atividades educativas sobre drogas ilícitas e educação no trânsito. A Unidade Móvel – Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS estará realizando o recadastramento do Número de Informação Social (NIS)...

Daniela Duarte/SESAU

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORA DO MANDACARU II RECLAMA ATENÇÃO DO SAAE.

Por favor Geraldo José nos ajude na divulgação dessas fotos que eu encaminhei para o seu Blog, nós aqui do Mandacaru II estamos vivendo um momento de calamidade porque a bomba do esgoto está quebrada há umas duas semanas e até agora o SAAE que foi informado, não tomou nenhuma providência. A água das caixas de esgoto já está jorrando para fora das residências como retratam as fotos na porta da minha casa. No final da rua o esgoto está caindo num dreno que passa dentro da roça do vizinho. Por favor, SAAE e Prefeitura, alguma coisa tem que ser feita no Projeto Mandacaru II.

Helena Maria..

Começou a votação popular para Rei Momo e Rainha do Carnaval de Juazeiro 2016

Na contagem regressiva para o maior carnaval do interior da Bahia, os foliões já começam a participar ativamente da festa escolhendo o Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Juazeiro 2016. Para votar nos preferidos, basta acessar a página oficial do evento: http://carnaval.juazeiro.ba.gov.br/.

Os candidatos a Rei Momo e a Rainha do Carnaval este ano são Tierre Uesdle Ribeiro dos Santos, Adelânia Nicácio da Silva, Bárbara Santana Maceno e Eliene Bitencourt. A secretaria de Cultura lembra que a votação vai até a próxima sexta-feira, 15. Mais informações pelo telefone 3614 2652, direto com a SECJU...

Paulo Carvalho/SECJU

Facape divulga 2ª chamada do vestibular 2016.1

Já está disponível na página eletrônica da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) a lista com o nome dos estudantes aprovados na 2ª chamada do vestibular 2016.1. A expectativa acabou para diversos alunos que ainda aguardavam por uma chance para estudar na faculdade.

A lista está disponível no site (www.facape.br), seção ‘Vestibular’, ou diretamente no linkhttp://sistemas.facape.br:8080/vestibular/resultado.do..

Ascom Facape