Foram encontrados 1021 registros para a palavra: 2020

Petrolina ganha escola em tempo integral e Miguel anuncia novas unidades até 2020

Os estudantes da Escola Municipal Monsenhor Bernardino, na Vila Eulália, iniciaram uma nova rotina na formação educacional. A partir desta semana, os alunos da comunidade passarão a estudar em dois turnos, com métodos de ensino inovadores e acesso a equipamentos para incentivar o interesse pelo aprendizado. A unidade da Vila Eulália foi inaugurada, nesta terça (19), pelo prefeito Miguel Coelho e será modelo para ser replicado em outras nove sedes escolares do município.

A abertura da nova escola foi marcada pela curiosidade dos 360 alunos e familiares, que desejavam saber como funcionarão as aulas a partir de agora. Numa visita guiada pelo prefeito, foram apresentadas as 12 salas climatizadas com ar condicionado, o amplo pátio para recreação, biblioteca, cozinha, brinquedoteca e um ateliê criativo, onde as crianças terão aulas com jogos e materiais pedagógicos...

Câmara de Juazeiro oficializa composição das Comissões Permanentes Biênio 2019/2020

O ato nº 01 da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Juazeiro, datado de 11 de março de 2019, oficializou na última semana a constituição das Comissões Permanentes que funcionarão no biênio 2019/2020.

São estas as Comissões e seus Componentes:..

Fenagri 2020: Prefeitura de Petrolina se prepara para receber a maior feira de agricultura irrigada do país

A Prefeitura de Petrolina já iniciou o planejamento para a  28ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI). O assunto foi pauta da reunião com a Valexport, associação que está encarregada de organizar a Fenagri. Em 2020, a feira será sediada na capital sertaneja.

"No próximo ano, a Fenagri completa 30 anos e com o apoio da Prefeitura de Petrolina, vamos fortalecer a agricultura irrigada trazendo oportunidades de bons negócios e avanços para a região", anuncia o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito...

Deputados eleitos em Petrolina já miram o jogo político das eleições municipais de 2020

Recém-eleitos, deputados federais e estaduais nem bem começaram os mandatos e já miram as eleições municipais do próximo ano. Em Petrolina, também são três forças políticas na Alepe: além de Lucas Ramos (PSB), estão lá Antônio Coelho (DEM) - irmão do prefeito Miguel Coelho - e Dulcicleide Amorim (PT), esposa do ex-prefeito Odacy Amorim (PT). "Espero poder formar junto com os deputados Gonzaga Patriota (federal), Lucas Ramos e o presidente do IPA, Odacy Amorim, que foi o candidato majoritário da cidade, uma frente para que possamos ganhar as eleições", projeta Dulcicleide.

Embora ressalte o ambiente pessoal harmônico, Antônio Coelho tem se preparado para representar a gestão do irmão, Miguel Coelho, que é o candidato natural a reeleição. "É inevitável que a Alepe seja o ambiente natural para defender os interesses de nossa terra. E acontece que tendo a discordar de muita coisa de Lucas e Dulcicleide em relação ao Governo do Estado, que não faz os repasses da saúde, nem paga as emendas parlamentares apresentadas por Miguel em 2016”...

PSOL TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA A PREFEITURA DE JUAZEIRO-BAHIA EM 2020

Dentro dos próximos 18 meses a cidade de Juazeiro-Bahia passará por novas eleições diretas, onde ao povo do município será assegurado o direito escolher um novo Prefeito, capaz de por fim a maior crise política, administrativa e institucional que o município de Juazeiro sofreu e vem sofrendo durante toda a sua história.

Mesmo assim, o partido ainda não escolheu o nome do seu novo postulante ao cargo de prefeito da cidade. Todavia, temos nomes importantes para concorrer às eleições de 2020, a exemplo do professor Paulo Soares, Agnaldo José, Jaime Badeca, Carlos Nascimento, Gabriel Arcanjo, Ênio Costa, os dois últimos ainda não filiados ao partido...

Eleições 2020: Indefinição ainda é a palavra chave na oposição, em Juazeiro

A Eleição para prefeito ainda está distante, mas, passado o carnaval e iniciado o ano legislativo na câmara municipal o tema começa a ganhar força e passa a ser explorado nas rodas de conversas. Em Juazeiro não é diferente e, enquanto a situação, leia-se Paulo Bonfim, tenta empurrar essa discussão para mais perto do pleito, na oposição, sem nomes definidos, alguns candidatos tentam colocar o nome no tabuleiro, já que muitos sequer são conhecidos do grande público.

Allan Jones, Bené Marques, Coronel Anselmo Bispo e Carlos Neiva, só pra citar alguns nomes, não tem reclamado da exposição antecipada e, pelo menos publicamente, não negam o desejo de participar do pleito de 2020.  Allan Jones, pelo que se sabe, tem articulado nos bastidores, Bené Marques procura um partido que lhe garanta legenda, Carlos Neiva não nega o desejo e Anselmo Bispo, bem presente nas redes sociais, dá indicativo de que gosta da ideia, em que pese não tenha sequer um partido político, diante da sua condição de militar. ..

Apoiados por Huck, grupos de renovação política buscam reinvenção e miram 2020

O ano é de renovação na renovação. Passado o frenesi das urnas, grupos independentes que contribuíram para a eleição de novas caras em 2018 vivem uma fase de redefinir prioridades e adaptar rotas.

A principal mudança para organizações como o Agora!, o RenovaBR e o Acredito é o fato de que elas passaram a ter braços no poder --não só nos Legislativos, principal foco no ano passado, mas também no Poder Executivo.


Renova e Agora!, as entidades mais conhecidas desse ecossistema (não por coincidência, ambas apoiadas pelo apresentador e empresário Luciano Huck), elegeram juntas 17 parlamentares e tiveram ao menos 21 integrantes nomeados para outros cargos.

Com apoio do Renova, que ofereceu curso por seis meses e bolsa que variou de R$ 5.000 a R$ 12 mil, saíram vitoriosos das urnas -entre outros, os federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Marcelo Calero (PPS-RJ), os estaduais Daniel José (Novo-SP) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ) e o senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Todos são novatos em cargos eletivos e adotam no mandato um discurso de novas práticas, ancorado em valores como ética e transparência.

Integrantes que não tiveram a mesma sorte acabaram sendo chamados para outros postos na administração pública, em secretarias e assessorias de governos estaduais.

Para citar dois: Paulo Mathias (Novo-SP) virou secretário-executivo da pasta de Desenvolvimento Social do governo João Doria (PSDB-SP) e Mayra Pinheiro (PSDB-CE) assumiu uma secretaria do Ministério da Saúde na gestão Jair Bolsonaro (PSL).

"Na nossa avaliação, todas as pessoas que participaram do programa poderão dar uma contribuição nesses espaços a partir da formação a que tiveram acesso", diz o empresário Eduardo Mufarej, que fundou o Renova em 2017.

Na seara eleitoral, o foco da entidade se volta para a disputa de 2020. Mais de 9.500 pessoas de todo o país se inscreveram no processo de seleção para líderes que querem concorrer a vereador ou prefeito.

"O principal desafio é como sair de um universo de 27 estados, como era no ano passado, para uma realidade de 5.600 municípios", diz Mufarej.

Além de ajustar a temática da capacitação para assuntos ligados às cidades, como leis de ocupação do solo e programas de saúde preventiva, a entidade adotará outra logística, com menos atividades presenciais e mais aulas a distância.

O Agora!, que na origem não tinha a eleição de novatos como meta, vê em 2019 a chance de retomar seu espírito inicial. O movimento foi criado para estimular políticas de sustentabilidade e combate à desigualdade.

A ideia no momento é consolidar a plataforma como "um centro de boas ideias e práticas inovadoras", afirma o cientista político Leandro Machado, fundador e porta-voz.

O grupo lançou durante a campanha eleitoral uma agenda com 130 propostas para áreas como segurança pública, economia, educação e saúde. Pretende, daqui para a frente, trabalhar para aprofundar as sugestões e, principalmente, executá-las.

Além dos três membros do Agora! eleitos para o Legislativo (dois deles também amparados pelo Renova), o movimento conta com representantes nomeados em governos que acabaram de começar.

São os casos, por exemplo, de Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo; Rafael Parente, secretário de Educação do Distrito Federal; e Natalie Unterstell, superintendente de inovação da Casa Civil do governo do Paraná.

Há alguns dias, o grupo quase passou a contar com uma voz no governo federal. A fundadora Ilona Szabó foi chamada pelo ministro Sergio Moro (Justiça) para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, mas, após críticas nas redes sociais, acabou desconvidada por decisão de Bolsonaro.

A especialista em segurança pública é a favor do desarmamento, o que vai contra as políticas do novo governo.

Na visão do Agora!, contar com membros no Legislativo e no Executivo é um meio para ampliar o alcance de seus debates e tentar implementar as ideias que defende.

A reinvenção das organizações embute ainda um esforço para manter a relevância fora do contexto eleitoral.

É comum ouvir dos líderes que esses grupos ajudaram a puxar a oxigenação política tão desejada em 2018, mas que é natural haver uma queda na visibilidade em anos sem votação. O diagnóstico é o de que, apesar das dificuldades, o trabalho precisa continuar porque ainda há muito a ser feito.

"A gente achou que depois das eleições o entusiasmo iria esfriar e a galera iria desmobilizar um pouco, mas dobrou o número de seguidores nas redes sociais e o de voluntários aumentou significativamente", diz Samuel Emílio, coordenador nacional do Acredito.

O grupo, com representantes em 40 cidades de 17 estados, teve quatro membros eleitos, todos também do Renova: os federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni (PSB-ES), o estadual Renan Ferreirinha e o senador Alessandro Vieira.

Para os próximos meses, a prioridade é mapear ao menos cem pré-candidatos a vereador e prefeito aptos a receber apoio. A entidade pretende repetir o modelo da eleição passada: criar uma rede para trocas de experiências e dar visibilidade às campanhas.

O plano é semelhante ao da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que desde já mira o pleito municipal. Diferentemente de outras organizações da área, a incubadora não busca puramente a renovação de quadros.

O discurso é o de qualificar os agentes públicos no país, sejam eles novatos ou não.

Na entressafra eleitoral, a entidade acompanha os participantes com mandato (que hoje são cerca de cem, em variados cargos e níveis) e fica atrás de novos nomes. O processo seletivo mais recente recebeu 3.500 inscrições.

A rede foi criada em 2012, o que lhe dá quilometragem maior em relação aos principais grupos da área, surgidos de 2016 em diante. Parte dessas entidades, inclusive, é derivada da Raps, como lembra a diretora-executiva da rede, Mônica Sodré. "É um orgulho olhar para um universo que ajudamos a construir", diz.

Para ela, que é cientista política, 2018 foi um marco na renovação e na participação dos cidadãos. "O desafio para os próximos anos é fazer essa rede de organizações trabalhar em conjunto."..

Artigo - Juazeiro 2020: lições e apelos

Grandes coalizões são sempre necessárias, seja para chegar ao poder, aprovar leis importantes ou fazer reformas,  e isso de nada tem singularidade com o fisiologismo tão comentado e exercido nos quatro cantos desse país. 

No final do século XIX, o célebre brasileiro Joaquim Nabuco, abolicionista, monarquista, membro do partido liberal e um dos maiores diplomatas da história, ao ver o partido conservador - cuja corrente política era de oposição a sua - encaminhar o projeto da lei Áurea, em um ato de grandeza juntou todos os esforços possíveis para que a escravidão fosse abolida. Nabuco fez isso por possuir bandeiras e princípios e sobretudo causas, que embora fossem encaminhados pela oposição ou por pessoas que viam o Brasil sob perspectivas diferentes, o fez porque era o mais íntimo sentimento de suas convicções e, ficar contra elas por capricho ou jogo politiqueiro, solapava sobretudo seus valores. 

No início da segunda metade do século XX o mundo presenciou uma coalizão liderada pelos rivais: liberais e comunistas, para combater o nazismo que horrorizava a humanidade com o propósito de uma raça ariana. Apesar das inúmeras divergências pontuais das duas correntes ideológicas, o inimigo a ser vencido era o ponto de convergência. ..

EX-PRIMEIRA DAMA JOELMA COTA ASSUME PRÉ-CANDIDATURA À PREFEITURA DE CASA NOVA EM 2020

A ex-primeira dama do Município de Casa Nova Joelma Cota, esposa do ex-prefeito Wilson Cota passou esta quinta-feira, dia 24, concedendo entrevistas aos veículos de comunicação de Juazeiro e Petrolina rebatendo as acusações da atual Secretária de Saúde que considerou a gestão passada ‘inoperante’.

“Nossa gestão deixou o hospital municipal funcionando plenamente, além da aquisição de diversos equipamentos para a referida unidade hospitalar. Inoperante é a atual administração que tem sido alvo de diversas denúncias nos últimos dias, entre elas, a do corpo de uma pessoa morta que no necrotério foi tomado pelas formigas e que viralizou nas redes sociais” expressou Joelma Cota...

Em Petrolina as movimentações políticas já são para 2020

O “tempo da política”, dizem os entendidos, é muito diferente do tempo real. Ainda faltam quase dois anos para as eleições de 2020, mas a disputa já começa a pegar fogo em várias cidades Pernambuco adentro. A coluna fará uma análise dos cenários dos principais municípios, que, apesar de preliminares, já começam a dar o tom do embate. O primeiro será Petrolina, uma terra icônica, com muita tradição na política, e que promete viver um verdadeiro clássico eleitoral, com, pelo menos, cinco ou seis candidatos competitivos.

Vamos analisá-los um a um, começando pelo jovem prefeito Miguel Coelho, oriundo de uma família tradicional na política, que já foi tudo em Pernambuco. O terceiro filho do senador Fernando Bezerra Coelho, ele vem fazendo um governo arrojado, com muitas obras e ações, frutos da grande articulação que o pai teve no Governo Temer, o que resultou em muito dinheiro para o prefeito investir. Miguel larga na frente, sabe fazer política, tem a máquina na mão. Contudo, não pode desprezar seus fortes adversários...

Nova Mesa diretora da Casa Plínio Amorim que comandará o biênio 2019/2020 toma posse em Petrolina

Nesta terça-feira (1º) aconteceu a posse da nova Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim biênio 2019/2020. O evento foi realizado no final da tarde. Ano passado ainda em dezembro de 2017, sem muito alarde e de forma antecipada o vereador Osório Siqueira (PSB), foi eleito para o quinto mandato na presidência do Legislativo de Petrolina.  A eleição garantiu os poderes de Osório Siqueira comandar Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. 

“Agora vamos realizar as mudanças. A partir de fevereiro, as obras já devem ter início”, comentou Osório. Outra missão de Osório é realizar o primeiro concurso público da história do legislativo petrolinense. O edital com 20 vagas também deve sair até o próximo mês, conforme o presidente. A mesa é formada por Ronaldo Souza ‘Cancão’ (PTB), como 1º vice-presidente; Gilberto Melo (PR), 2º vice-presidente; Raimundo Nonato Lopes, o ‘Major Enfermeiro’ (PMDB), 3º vice-presidente; Osinaldo Souza (PTB), 1º secretário; Rodrigo Araújo (PSC), 2º secretário; e Elias Jardim (PHS), 3º secretário...

2020 ainda está longe, mas, no jogo político, já é a pauta de 2019

Eleições municípais. Dizem que, no jogo político brasileiro, só se respira eleição. Acaba uma, começa outra. E é mais ou menos isso. Por aí, 2020 ainda está longe, mas nem tanto. É pauta de 2019, já dando os seus primeiros ensaios, aqui e alhures.

Em Salvador, por exemplo. Está claro que ACM Neto tenta emplacar o vice, Bruno Reis. Os aliados de Rui Costa é que estão quase calados, até por falta de nomes. Daí é que surgiu Fábio Vilas, secretário da Saúde do estado, politicamente um estreante, quase desconhecido...

Pelo menos dois vereadores estariam ensaiando uma candidatura a prefeito de juazeiro

As festas de fim de ano e o recesso parlamentar nos legislativos municipais deram uma trégua ás discussões de cunho político na maioria das cidades brasileiras, mas 2019, ano que antecede as eleições para prefeito, deve ser bem movimentado nesse aspecto, com pré-candidatos tentando estabelecer metas e consolidar nomes no tabuleiro político.

Em Juazeiro não será diferente e pelo menos uma dezena de pré-candidatos a prefeito devem começar em breve a se movimentar nos bastidores, buscando legendas e apoios para levar adiante a pretensão. Na Câmara Municipal de Juazeiro, que há anos não tem um nome disputando o cargo de prefeito, o último foi o ex-vereador Samuel Nascimento, pelo menos dois edis ensaiam uma possível candidatura: Allan Jones (PTC) e Bené Marques (PSDB)...

Chefes de cartório dos municípios que farão a biometria obrigatória no Ciclo 2018/2020 definem ações para 2019

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu ontem (18), na Sala de Sessões da sede, uma reunião com os 28 chefes de cartórios dos 45 municípios que farão a biometria obrigatória (alguns cartórios englobam mais de uma cidade) no ciclo 2018/2020. Os trabalhos de coleta das digitais dos eleitores começam em fevereiro próximo e vão até março de 2020.

A reunião em sua maior parte foi ministrada pelo servidor Eduardo Lucas, coordenador do grupo responsável pela biometria no TRE-PE, e consistiu principalmente em alinhar as ações para o início do novo ciclo, com apresentação dos processos, sistemas, estratégias de atendimento e treinamento de pessoal feitos e utilizados pelas Zonas Eleitorais durante o ciclo biométrico...

Equipe de Bolsonaro prevê crescimento econômico de 5% em 2020

A turma de Jair Bolsonaro está otimista em relação a economia do Brasil no novo governo. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, a equipe econômica do presidente eleito, chefiada pelo futuro ministro Paulo Guedes, prevê um crescimento de 3% em 2019 e de 5% em 2020.

Entre as prioridades do time de Guedes para o primeiro ano de governo, estão o enxugamento da máquina do Estado, as privatizações e a reforma da Previdência...

IBGE buscará R$ 150 mi com emendas parlamentares para Censo de 2020

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) buscará junto a deputados e senadores a inclusão no orçamento de 2019 da União de emendas parlamentares que garantirão R$ 150 milhões para o início da preparação do Censo Demográfico de 2020. 

A medida é uma forma que o instituto encontrou para garantir orçamento para começar os trabalhos do Censo, que atualizará as informações da população brasileira estimada em 2010 pelo instituto. 


A quantia foi divulgada nesta terça-feira (27) pelo jornal Valor Econômico e confirmada pela Folha de S.Paulo. Os preparativos começam no ano que vem e o IBGE vive o risco de a pesquisa, uma das mais importantes do país, sofrer o impacto da redução dos gastos públicos.

O orçamento total para a realização do Censo 2020 é de R$ 3,4 bilhões, com previsão de contratação de 240 mil recenseadores e equipamentos móveis semelhantes a celulares onde as respostas da população são computadas. 

A estimativa inclui o investimento no chamado "pré-censo", que é uma espécie de teste da estrutura de coleta de dados, a ser realizado em Poços de Caldas (MG), em novembro do ano que vem, com 250 profissionais.  O objetivo é identificar possíveis erros técnicos antes de a pesquisa que cobrirá todo o país ir a campo. O orçamento de R$ 3,4 bilhões inclui a contratação de entrevistadores, a mobilização de equipes regionais, a coleta dos dados nas cidades, compilação e posterior divulgação do material. 

Para 2019, o IBGE enviou uma previsão de orçamento ao Ministério do Planejamento de R$ 344 milhões, que cobriria os gastos preliminares do Censo, mas a pasta só liberou R$ 200 milhões. A ideia é complementar esse valor com emendas parlamentares, que são solicitações de inclusão de previsões de orçamento feitas por parlamentares individualmente ou por meio de bancadas temáticas.

A medida já foi utilizada durante a gestão do economista Paulo Rabello de Castro, que ficou à frente do instituto entre 2016 e 2017. Na época, ele conseguiu junto a parlamentares da bancada ruralista emendas ao orçamento que garantissem a realização do Censo Agropecuário de 2017, que teve dificuldades em ser realizado justamente pelo corte de despesas e que mensurou, entre outras coisas, a quantidade de cabeças de gado no país.

O atual presidente do IBGE, Roberto Olinto, tenta repetir a estratégia. Na última semana ele esteve em contato com parlamentares em Brasília para garantir a verba para o Censo 2020. Deputados tinham até o último dia 1º para apresentar propostas de emendas parlamentares. No próximo dia 6 a Comissão Mista de Orçamento no Congresso irá votar sobre a aprovação ou não da proposta para 2019. 

O Censo é a pesquisa que faz a contabilização da população de todos os municípios brasileiros, por meio de entrevistas presenciais. É com base nela, por exemplo, que são definidos os percentuais de distribuição dos fundos de participação de municípios e estados...

Eleições 2020: Movimentações em Juazeiro já começaram e tem candidato para todo gosto...

O novo presidente eleito, Jair Bolsonaro, ainda nem tomou posse e já começa o burburinho em relação a eleição de 2020, para prefeito, nos diversos municípios brasileiros. Em Juazeiro não é diferente e manifestações, ainda que tímidas, vão dando sinais facilmente captados, seja pelas declarações públicas, na imprensa e nas redes sociais, nas agremiações partidárias ou até pela presença mais intensa nos movimentos que ocorrem na cidade.

Quem já tem uma projeção política testada nas urnas, como é o caso de Joseph Bandeira, Misael Aguilar, Jorge Khoury, Edson Duarte, Pedro Alcântara, Roberto Carlos, Zó, dentre outros, os nomes são sempre pautados no rol das possibilidades, embora muitos nem se declarem pré-candidatos. Destes, o ex-prefeito Joseph Bandeira, é dado como candidato certo, já que não abre mão dessa condição há pelo menos duas décadas. ..

PRTB JÁ PENSA NA PREFEITURA DE JUAZEIRO EM 2020

Guindado pela eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República e do vice General Hamilton Mourão o PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro já pensa em fazer história em Juazeiro. Durante entrevista ao Programa Geraldo José (Transrio FM) o professor Ronaldo Batista (Presidente do diretório municipal do PRTB) explicou que a dobradinha que funcionou em nível nacional poderá se repetir para as eleições de 2020 em Juazeiro.

“Estamos em conversação e acreditamos que a dobradinha deverá se repetir na majoritária para o pleito de 2020. O PRTB terá candidatura a prefeito, como acredito que também o PSL terá e quem estiver melhor na opinião pública assumirá a cabeça de chapa. O propósito é manter o projeto nacional também em nossa cidade” explicou Ronaldo Batista...

BOLETIM DE URNA: Petrolina registrou 84,56% de comparecimento e se prepara para eleição com possível 2º turno, em 2020

A cidade de Petrolina, em Pernambuco, foi em massa às urnas no 2º turno das eleições presidenciais e registrou um nível de abstenção abaixo da média nacional, com 15,44% de ausência, no domingo, 28. A média nacional de abstenção ficou na casa dos 21%.

Em relação aos votos nominais o candidato do PT, Fernando Haddad, foi majoritário e alcançou 68,03% dos votos válidos, ou 105.663 sufrágios. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro teve 49.661 votos, ou 31,97 em termos percentuais...

Em Petrolina deputados eleitos já avaliam estrategias para eleições 2020

Eleitos, deputados estaduais e federais já vislumbram a possibilidade de disputar as eleições municipais em 2020. Nos corredores da Assembleia Legislativa, avalia-se que, ao menos, seis deputados federais que se elegeram no último domingo e 16 estaduais podem concorrer a prefeituras em 13 municípios, sendo a do Recife a mais disputada. Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, também são cobiçadas. 

Nos bastidores, comenta-se que a delegada Gleide Ângelo (PSB), a deputada estadual mais votada da história de Pernambuco, com 412.636 votos, deve receber a missão partidária de disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes...