Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Casagrande - Ex-jogador e comentarista

Nós não aprendemos nada a cada eliminação, porque continuamos com a mesma soberba!

Casagrande, comentarista, sobre a eliminição do Brasil na Copa América 2024

Outras Notícias

Universidades públicas oferecem mais de 13 mil vagas na Bahia através do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai abrir mais de 13 mil vagas em universidades federais e estaduais na Bahia entre a próxima segunda (11) e quarta-feira (13), quando os estudantes poderão usar a sua nota do Enem para se candidatar a até duas opções de curso. Segundo levantamento feito pelo jornal Correio, a instituição de ensino com mais oportunidades é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que tem 4.442 vagas em 89 cursos nos campi de Salvador e de Vitória da Conquista, mais que o dobro da segunda colocada, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que tem 1.676. Outras três instituições oferecem mais de mil vagas no estado: a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 1.490; a Universidade Federal do Recôncavo (URFB), com 1.455; e a Universidade do Estado da Bahia (Uesb), com 1.441. Também oferecem oportunidades a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com 964 vagas; o Instituto Federal da Bahia (Ifba), com 716; a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), com 599; e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com 480. Em todo o Brasil, o Sisu vai colocar à disposição 228 mil vagas em 131 instituições públicas. ..

Bloco Filhos da Pauta promove Baile e Concurso à Fantasia

Formado por Jornalistas e Radialistas há 18 anos o Bloco Filhos da Pauta vem promovendo a integração entre os profissionais da imprensa e demais segmentos da sociedade. Tido como o Alternativo da Imprensa o Bloco promove diversos eventos durante o ano e, no carnaval reúne todos para esse momento de confraternização.

Na sexta feira, 15 de janeiro, o Bloco vai realizar o II Baile à Fantasia já como preparativos para o Carnaval. O Baile que terá como atração principal a Orquestra São Francisco acontecerá no Clube do Sinserp,  a partir das 21 horas, tendo ainda Concurso de Fantasia nas categorias luxo, originalidade e estilizada, DJ numa discoteca com músicas dos anos 80 e uma rica decoração com tema dos antigos carnavais...

Publicado decreto sobre expedientes compensados em 2016

O decreto que trata dos expedientes a serem compensados pelos servidores do Poder Executivo Estadual durante o ano de 2016 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 30, sob o número 16.525. De acordo com o decreto, os dias não trabalhados serão cumpridos com o acréscimo de uma hora na jornada de trabalho em dias úteis, conforme instruções normativas a serem divulgadas oportunamente pela Secretaria da Administração (Saeb). 

Este ano serão compensados os expedientes dos dias 10 de fevereiro, 24 de março, 22 de abril, 27 de maio, 23 de junho, 14 de novembro, além de 9 de dezembro, quando a suspensão do expediente mediante compensação ocorrerá somente em municípios onde o Dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) é feriado. Nas outras seis datas, a regra prevista pelo decreto se aplica a todas as repartições públicas do Estado, exceto quando os serviços são essenciais e prestados sem interrupção, como saúde e segurança. 

Os dirigentes de órgãos e entidades, juntamente com as chefias imediatas dos servidores, ficarão responsáveis pelo cumprimento dos dias de compensação. O sistema de transporte que atende ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) terá os horários adequados para atender ao funcionalismo estadual. ..

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Guarda Municipal apreende homem com 88 gramas de maconha na Ilha do Fogo

Domingo (03), a equipe da Guarda Municipal de Petrolina, ao realizar rondas e abordagens pela área da Ilha do Fogo - prática constante da segurança do local abordou e apreendeu um homem que portava 88 gramas de maconha. Durante a abordagem houve resistência, sendo necessário o uso de dispositivo elétrico incapacitante para deter a ação do abordado. Logo após comprovação do porte da droga, o rapaz foi apreendido pela Guarda Municipal, que acionou uma viatura da corporação, conduzindo desta forma o indivíduo, identificado como Davi Martins do nascimento, 25 anos, da Av. Edésio Santos, Juazeiro-BA para a Delegacia de Polícia Civil, que estava de plantão para as devidas providências.

De acordo com o secretário Segurança Cidadã, e gestor da Guarda Municipal, Jenivaldo Santos, "Todas as ações da Guarda, vem amentando a quantidade de entorpecentes apreendida no local, assim como a condução de indivíduos encontrados em condutas ilegais a Delegacia de Polícia Cívil", pontuou. "Essas ações também vem proporcionado aos frequentadores da ilha um espaço mais saudável, seguro e livre das drogas. Prova disso, é que a quantidade de frequentadores só tem aumentado o que eleva mais ainda mais a responsabilidade e o desafio para a corporação da GM.", concluiu o secretário."..

Ascom Prefeitura de Petrolina

Testes de nova redução de vazão em Sobradinho começam dia 7 de janeiro

Os testes de redução de 900m³/s para 800 m³/s das vazões defluentes do reservatório de Sobradinho, na bacia do rio São Francisco, serão realizados em duas etapas e começam a ser realizados a partir desta quinta-feira, dia 07/01, quando as vazões caem para 850m³/s. Após uma semana, se for constatada a viabilidade, as vazões baixam para 800 m³/s a partir do dia 14/01.

A redução  das vazões do atual patamar de 900m³/s, praticadas desde o final de junho de 2015, para 800 m³/s foi autorizada pela Agência Nacional de Águas por meio da Resolução 1492, publicada no Diário Oficial da União no dia 21/12/2015, mas a data do início do teste gradual aguardava reunião realizada hoje, na sede da ANA, com representantes dos setores usuários, poderes públicos e Ministério Público Federal...

Texto:Cláudia Dianni / Banco de Imagens ANA Foto: Anna Paola Bubel / Banco de Imagens ANA

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti protocola nesta quarta-feira (6) denúncia contra o Superintendente da Codevasf no Ministério Público Federal e na Polícia Federal

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti (PMB), protocola na manhã desta quarta-feira (06) uma denúncia no Ministério Público Federal contra o atual Superintendente da CODEVASF, Luciano Albuquerque, que segundo o Deputado, está colocando o aparelhamento da CODEVASF para favorecer o filho que é Deputado Federal, Fernando Monteiro (PP). A denúncia diz que a Codevasf em Petrolina tem procurado fazer a cooptação de eventuais beneficiários de programas diversos do Governo Federal, via a companhia, mediante promessa de filiação ao PP, que é dirigido em Pernambuco pelo Deputado Federal Eduardo da Fonte. Depois de protocolar a denúncia junto ao Ministério Público Federal em Petrolina-PE, Adalberto fará a mesma coisa na Policia Federal em Juazeiro-BA, ainda nesta quarta-feira (06). Nos próximos dias, fará a denúncia ao Tribunal de Contas da União. ..

Ascom Dep. Adalberto Cavalcanti

Rui Costa participa da cerimônia de posse da Mesa Diretora do TCE

Em cerimônia na tarde desta terça-feira (5), com a presença do governador Rui Costa, tomou posse a Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), que foi reconduzida para o biênio 2016/2017. Os conselheiros Inaldo da Paixão Santos Araújo, Gildásio Penedo Filho e Antonio Honorato Castro Neto assumiram os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor do órgão, respectivamente.

Durante a solenidade, realizada no Auditório Lafayette Pondé, na sede do TCE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, Rui foi homenageado com a Medalha Jorge Calmon, conferida a personalidades que, de alguma forma, contribuíram com a história do Tribunal e para o fortalecimento do controle das contas públicas.

Ao receber a comenda, o governador destacou a importância da relação harmônica e independente entre o TCE e o Estado. “Eu me pautei pelas notificações do TCE para corrigir erros, distorções, ilegalidades, desvios nos órgãos do Estado. Pretendo seguir assim, em um diálogo maduro, que tem como resultado a economia do dinheiro público que pertence à população. Nós temos que cuidar de cada centavo que o povo paga de imposto”.

Aumento da produtividade

Segundo o presidente Inaldo da Paixão, “o tribunal [...] presta um trabalho cada vez mais efetivo e de qualidade. Tanto em 2014 como em 2015 o TCE superou suas metas. Até 2013, o tribunal julgava algo em torno de 80 processos [anualmente] e, em 2014 e 2015, nós julgamos a média de 200 processos por ano. Isso significa uma participação cada vez maior dos servidores [e] dos próprios conselheiros. A proposta para 2016/2017 vai nessa mesma linha. O tribunal estará cada vez mais presente e célere”.

Os conselheiros foram reconduzidos aos cargos no dia 17 de dezembro de 2015, em votação do plenário do TCE, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido entre 2014 e 2015. O presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo integra o quadro efetivo do Tribunal, no qual entrou por concurso público, tendo sido o primeiro auditor do TCE a chegar à presidência do órgão. Para ele, “não adianta fortalecer os controles interno e externo se o tribunal não tiver o apoio da sociedade”.  ..

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA

Feijoada do Dadau abre o carnaval de Juazeiro em 2016

O evento all inclusive mais concorrido e esperado do Vale do São Francisco abre o Carnaval antecipado de Juazeiro na Bahia. A Feijoada do Dadau 2016 acontecerá dia 17 de janeiro, na Chácara Bougainville, a partir das 14h.

”Depois dos 15 anos, a gente tem a obrigação de ser mais forte, ser maior e ter a cabeça cheia de idéias. A Feijoada do Dadau é hoje uma grife, chega a sua 16ª edição colecionando estrutura, grandes parcerias e sucesso. Para 2016 vamos com mais fôlego e alegria, mostrando como se abre um carnaval em grande estilo, com um espetáculo de festa, jamais visto. Vou fazer melhor do que ontem, porque superar é a ideia que não envelhece o Sucesso real”, declara eufórico, o promoter da Festa, Dadau Barbosa, acrescentando que está muito feliz com a repercussão das mudanças para esta edição do evento...

Enfoque Comunicação

Assembleia de Circuito das Testemunha de Jeová terá início no próximo sábado em Juazeiro

Imite a sua Fé – esse conselho dado pelo apóstolo Paulo e é o tema da Assembleia de Circuito das Testemunha de Jeová que será realizado nos dias 09 e 10 de janeiro no Ginásio de Esportes Aluísio Vianna, em Juazeiro. O evento é um dos que acontecerão em mais de 200 países e mostra exemplos de vida deixados por homens e mulheres fiéis do passado como Moisés, Ester, Rute e Noemi, Noé Abraão. A entrada é gratuita e o evento terá início às 09h40. ..

Governo do Estado vai apoiar ações na área de saúde e auxiliar Paulo Afonso a superar crise econômica

O governador Rui Costa recebeu na tarde desta terça-feira (5) o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira - também presidente do Consórcio de Saúde Raso da Catarina -, que esteve acompanhado pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia. Na reunião na Governadoria também participou Flávio Henrique Magalhães Lima, Procurador Geral do município de Paulo Afonso.

Segundo Josias Gomes, um dos assuntos tratados foi a crise econômica do município em decorrência da redução da arrecadação de ICMS com a queda dos valores do preço do Kw/hora. “O governador garantiu que o Estado apoiará Paulo Afonso, que teve uma queda de 40% na arrecadação do ICMS em 2015 comparando-se com o ano de 2014. Essa redução terá seus impactos negativos neste ano de 2016, já que a energia elétrica é o principal produto gerador de receita no município”, explicou Josias Gomes.

Já o Procurador municipal destaca o apoio do Estado na área da Saúde. “O governador se comprometeu a nos ajudar com a obra de implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). Ele também demonstrou sensibilidade com nossos esforços de constituição do Consórcio de Saúde, que já está formalizado e apto para receber os recursos para a construção, em Paulo Afonso, da Policlínica Regional, que atenderá 9 municípios da região”, explica o Procurador Flávio Lima...

Fonte: Ascom/ Serin

Petrolina Sedia o III Seminário Sobre Saúde e Longevidade do São Francisco

Nos dias 14 e 15 de janeiro o auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Petrolina, será palco do III Seminário Sobre Saúde e Longevidade do São Francisco.

O evento é uma realização da Clínica Milos – Clínica de Medicina Integrativa e Longevidade Saudável e tem como objetivo informar a comunidade da área de saúde e público interessado sobre as novas descobertas para uma saúde preventiva, com foco em três vertentes relacionadas com prevenção de doenças crônico-degenerativas: Stress oxidativo, inflamação crônica estéril e pausas hormonais...

Ascom

Programa Caravana da Saúde começa hoje no bairro Tabuleiro

Começam nesta quarta-feira (06) as atividades do Programa Caravana da Saúde, uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo e clinicas particulares como a Clinefro, Multimagem e Promatre, além do envolvimento de toda a estrutura de governo. Os atendimentos acontecerão no bairro Tabuleiro, das 8h às 14h.

Durante a Caravana diversas especialidades serão ofertadas como ortopedia, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, agendamento de cirurgia, ultrassonografia, eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Artigo: É tudo lixo cultural para pusilânimes

Cada vez mais a Rede Globo de Televisão presta-se ao papel ridículo de tentar de todas as formas imbecilizar o povo brasileiro com seus programas inúteis que não servem culturalmente para nada. Lógico que nem tudo é xarope, pois em torno de uns 5% de sua programação tem conteúdo, porque o resto é lixo cultural. Dois de seus programas âncoras são verdadeiros lixões culturais para a mente do povo brasileiro: a novela das oito (A regra do jogo), e o programa dominical do Faustão.

A novela âncora da Globo, A regra do Jogo, deveria respeitar mais os brasileiros com a sua tentativa desesperada por audiência, pois na ânsia de influenciar comportamentos adequados aos seus telespectadores, apenas apresenta o que de pior existe no ser humano, ou seja, a violência desenfreada como natural, a traição como se fosse regra, as riquezas desenfreadas como se todos fossem ricos e vivessem no mundo de fantasia deles, e outros valores míopes que de forma alguma ajudam para que tenhamos entre o público que não tem acesso às redes de televisão fechada comportamentos construtivos na sociedade...

Férias: Clube de Lazer do Sindsemp abrirá nas sextas-feiras de janeiro

O Clube do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), funcionará todas as sextas-feiras do mês de janeiro, das 9hàs 17h. De acordo com Ernui Dantas, diretor de Esporte, Cultura e Lazer, oferecer mais um dia (O Clube funciona, normalmente, todos os sábados e domingos) do espaço aberto é uma politica da entidade visando beneficiar os servidores que estão em período de férias.

O local dispõe de parque aquático, campo de futebol, churrasqueira, lanchonetes, mesas e cadeiras. O servidor tem direito de levar até dois convidados e para ter acesso ao Clube, é necessário que apresente a carteirinha de associado...

Ascom/Sindsemp

Petrolina: Setor de tributos da Prefeitura anuncia mudanças no atendimento ao contribuinte

A partir da próxima segunda-feira (11), a emissão de segundas vias de guias de recolhimento como ISS, IPTU, ITBI e demais tributos municipais deverão ser feitas apenas via internet ou no ponto de atendimento da Prefeitura de Petrolina, no Expresso Cidadão, localizado no River Shopping.

De acordo com o secretário executivo da Fazenda, Allan Maux, a medida foi adotada para oferecer mais comodidade e conforto aos contribuintes, que terão no Expresso Cidadão, um tempo maior de expediente. “O horário do ponto de atendimento é mais extenso, de 8h às 20h, e com isso o contribuinte tem um tempo maior para resolução de suas pendências junto a Prefeitura. Os contribuintes também têm acesso aos mesmos serviços via internet”, assegura Maux, acrescentando que além da retirada de segunda via de impostos, o ponto de atendimento também dispõe de emissão de notas fiscais avulsas, certidões negativas e outros atendimentos que não dependam de geração de protocolos...

Ascom/Petrolina

HAPPENIG ESCULTURAL NA ESTAÇÃO

LÁ VEM SAMUEL...

Nesta segunda-feira, 04 de janeiro de 2016, a cidade amanheceu ornamentada com três (03) esculturas já conhecidas da população e que, pela nomadicidade dos locais de instalação/exposição, tornaram-se itinerantes...

Participantes do Enem não terão acesso à correção da redação no dia 8, diz Inep

Decisão judicial que garante a divulgação do espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) junto com as notas das provas ainda não valerá para a edição de 2015, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Isso porque o processo não foi concluído e ainda cabe recurso. As notas do exame, feito em outubro do ano passado, serão divulgadas na sexta-feira (8) e de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o espelho somente será disponibilizado posteriormente.

A decisão do tribunal foi divulgada no dia 3 de dezembro do ano passado. O órgão acolheu recurso do Ministério Público Federal (MPF) e julgou que Inep deve disponibilizar o acesso ao espelho de redação do Enem junto com a divulgação da nota individual de cada candidato.Noficado, o Inep tem até 15 de fevereiro deste ano para se manifestar, prazo que já extrapola a data da divulgação da nota das provas e, portanto, não obriga a entrega do espelho da redação ao estudante. O Inep diz que já recorreu da decisão...

Agência Brasil

Chapéu de Palha define pontos de cadastramento no Sertão do São Francisco

Os locais para o cadastramento dos trabalhadores da fruticultura irrigada no Chapéu de Palha 2016 foram definidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, coordenadora do programa. As inscrições ocorrerão entre os dias 18 e 22 de janeiro em sete municípios do Sertão do São Francisco – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia.

Em Petrolina, maior município da região, serão sete pontos de cadastramento. Em Lagoa Grande, são dois e, nos demais municípios, as inscrições serão realizadas nas sedes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (confira a lista abaixo)...

Ascom/ Secretaria de Planejamento

Espaço do Leitor: Falta de energia no Jardim Vitória.

Geraldo José e leitores, mais uma vez faço uso deste eficiente meio de comunicação para denunciar o descaso da Coelba com os moradores da Avenida Laudelino dos santos, no Jardim Vitória. Como se não bastasse o lixo, a escuridão das ruas, a insegurança, a poeira, a lama (quando chove) e as muriçocas, temos que conviver também com uma rede de energia instável, que ao menor sinal de chuva ou vento, começa a oscilar.

Ontem à noite (04/01), a energia caiu 8 vezes das 20h às 02:00 da manhã e hoje pela manhã (dia 05/01) caiu três vezes. Esse não é um problema novo, há anos que acontece e sempre comunicamos a Coelba, contudo, me parece que a empresa se limita a soluções paliativas e nunca resolve o problema de forma satisfatória...

Ator Antônio Pompêo é encontrado morto em casa, no Rio, aos 62 anos

Conhecido por ter atuado em novelas, como "O Rei do Gado" e "Mulheres de Areia", e em filmes, como "Xica da Silva", o ator Antônio Pompêo, de 62 anos, foi encontrado morto em sua casa, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 5. Segundo o Corpo de Bombeiros, o rabecão da corporação foi acionado por volta das 16h45 pela Polícia Militar. A princípio, o ator estaria morto há mais de dois dias, mas essa informação será confirmada após perícia no Instituto Médico Legal, para onde o corpo foi encaminhado.

Foi Aldineia Silva, amiga e vizinha do ator, quem estranhou o sumiço repentino de Pompêo e acionou a Polícia Militar. Ela conta que o amigo não retornou suas ligações e que, ao chegar na casa dele, encontrou a janela aberta e sentiu um odor muito forte. "Senti falta dele. Passei uma mensagem pelo celular, como sempre fazíamos, e ele não visualizou, nem me deu retorno. Então me preocupei. Vendo a janela dele aberta, o que não era de costume, estranhei. E vinha um odor forte na minha varanda... Liguei para o proprietário do apartamento, que pediu pra chamar polícia. Quando a polícia chegou, constatou que ele estava morto. Acreditamos que já estava desde domingo. O corpo estava muito debilitado e com um odor muito forte", diz, abalada...

G1

Moradores da Rua Jovem Guarda comemoram chegada da chuva depois da obra que extinguiu canal

Os moradores da Rua Jovem Guarda (antiga Rua Canal), no bairro Padre Vicente (Codevasf) acordaram na manhã desta terça-feira (05) comemorando a chuva que caiu em Juazeiro na noite e madrugada passada. 

"A nossa comemoração hoje aqui na Rua Jovem Guarda é dupla: comemoramos a chuva tão esperada para a nossa região e principalmente a obra que transformou o canal de esgotos que aqui existia em uma rua pavimentada com asfalto, saneamento, drenagem, calçadas e tudo mais que uma rua tem direito", enfatiza o comerciante e morador da rua há 18 anos, Antonio Miguel Feitoza, acrescentando que antes das obras na rua acontecerem, nunca tinha pagado um boleto de IPTU e esse ano fez questão de pagar. "Aqui antes não tinha nada e agora temos tudo, então temos que reconhecer e ajudar o prefeito a melhorar nossa cidade", acrescentou...

Ascom/Juazeiro

ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR DA RUA JUCA SENTO-SÉ EM PIRANGA FAZ APELO AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.

Geraldo,

Queria pedir encarecidamente providências no bairro Piranga, mais precisamente na rua Juca Sento Sé, nº 20, próximo ao posto Rodeadouro, pois não SUPORTAMOS mais o descaso das autoridades competentes que várias vezes vêm aqui e não conseguem RESOLVER O PROBLEMA...