Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Luciene Nascimento - Gari

"Um hospital não funciona sem médicos, uma cidade não funciona sem os garis"

Luciene Nascimento, Gari em Juazeiro-Ba, demonstrando a importância da profissão

Outras Notícias

76ª CIPM DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE

No dia 14 de junho de 2016, dando continuidade ao projeto de ação beneficente da 76ª CIPM, foi realizado a distribuição do “Sopão” à comunidade carente do bairro Antônio Conselheiro, com atendimento a cerca de 150 pessoas.

Este estreitamento de laços entre a Polícia Militar e a comunidade consta no programa Um Norte Para Todos, elaborado pelo Comando de Policiamento Regional Norte e corroborando com as diretrizes do Comando Geral da Corporação, com o objetivo de aproximação, aumentando a confiança entre comunidade e Polícia Militar. ..

ASSCOM

Fanfarra de Casa Nova é destaque em etapa do campeonato baiano

A cidade de Casa Nova é exemplo em políticas públicas culturais do Vale do São Francisco com a implantação do Sistema de Cultura. O incentivo às práticas e expressões da população é um dos eixos da gestão cultural e um dos exemplos é o apoio total e irrestrito à Fanfarra Municipal – FAMEC.
 
Neste final de semana, fazendo parte das comemorações de emancipação político-administrativa do município de Andorinha, a Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas (ACBFFB), realizou no município, a primeira etapa intermunicipal de Fanfarras do Estado da Bahia e a Fanfarra de Casa Nova foi premiada em 2º lugar.
 
A Fanfarra Municipal tem como regente o musicista Moises Borges e tem o apoio total da coordenação de Cultura e Turismo, na pessoa do gestor, Luciano Correa. No próximo dia 20, data de aniversário de emancipação política de Casa Nova, 137 anos e 40 de cidade nova, caberá à Fanfarra tocar, pela manhã, os parabéns para o corte do bolo de 40 metros.
..

ASSCOM

Ministério Público apresenta Grupo de Trabalho, formado por promotores, que atuará no Caso Beatriz

Um grupo de trabalho formado por seis promotores de Justiça pretende dar uma maior celeridade às investigações sobre a morte da menina Beatriz Angélica Mota. Essa foi a informação concedida pelo Ministério Público de Pernambuco em entrevista coletiva a imprensa na tarde desta quarta-feira (15) na sede das Promotorias de Justiça de Petrolina.

A equipe de promotores, mesmo surgindo após completar seis meses da morte da criança, dará assistência 24 horas ao caso e todos os promotores deverão prestar, dentro das suas atividades, exclusividade as investigações do caso Beatriz...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Lideranças de Curaçá se reúnem com o presidente da CODEVASF em Brasília

O pré-candidato a prefeito de Curaçá, Péricles Bahia (PDT), participou nesta terça-feira (14), em Brasília, de uma reunião com o Presidente da CODEVASF, Alexandre Machado. O encontro contou com a participação do vereador de Curaçá Theodomiro Mendes e o intermédio do deputado federal Lúcio Vieira Lima.

No encontro, Péricles expôs os problemas enfrentados pela população de Pedra Branca que há meses sofre com as constantes interrupções no abastecimento de água para produção agrícola e consumo humano. Péricles cobrou uma solução definitiva para a situação que já prejudica milhares de famílias que vivem da agricultura irrigada...

ASSCOM

Em delação, Machado diz que Temer acertou propina para campanha à prefeitura de SP

O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, apontou em sua delação premiada que o presidente interino, Michel Temer, acertou o pagamento de propina para a campanha de Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012. Machado disse que se reuniu com Temer em setembro de 2012 na base aérea de Brasília e que eles acertaram o valor de R$ 1,5 milhão, que seria pago pela empreiteira Queiroz Galvão. "o contexto da conversa deixava claro que o que Michel Temer estava ajustando com o depoente era que este solicitasse recursos ilícitos das empresas que tinham contratos com a Trasnpetro na forma de doação oficial para a campanha de Chalita", relata o documento da Procuradoria-Geral da República (PGR). Temer negou as acusações e disse que não pediu propina para Machado. Em sua delação, o ex-presidente da Transpetro disse ainda que repassou propina para ao menos 18 políticos de diferentes partidos: PMDB, PT, PP, DEM, PSDB e PSB ..

BN

PROMOTORES DE JUSTIÇA CONCEDEM ENTREVISTA COLETIVA SOBRE O CASO BEATRIZ

Está acontecendo neste momento na sede das Promotorias de Justiça de Petrolina, entrevista coletiva sobre a atuação em conjunto de seis promotores de Justiça no caso da criança Beatriz Angélica Mota.

Estão presentes o Procurador-Geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda e os seis promotores de Justiça do Grupo de Trabalho para explicar como se dará essa força tarefa para tentar elucidar o caso Beatriz. O Blog Geraldo José está acompanhando e irá trazer todas as informações em instantes...

BAHIA: Em encontro, Rui anuncia prêmio de incentivo aos professores e escolas

Durante reunião com diretores de 25 Núcleos Regionais de Educação da Bahia (NRE), o governador Rui Costa anunciou que pretende instituir um prêmio de incentivo aos professores e às escolas, a partir do cumprimento de metas, como já acontece com os policiais. O encontro ocorreu nesta terça-feira (14), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

"Quero introduzir uma premiação por resultados na escola e quero fazer isso de forma negociada com os professores. Para que, com a melhoria dos indicadores escolares, o professor possa receber um ou dois salários a mais e, com isso, nós possamos alavancar o rendimento e a melhoria da qualidade de ensino na Bahia", afirma Rui. O governador também sinalizou a possibilidade de desenvolver um projeto de incentivo à permanência em sala de aula dos professores com idade para aposentadoria...

ASSCOM

6º BPM PRENDE MULHERES QUE FURTARAM NO COMÉRCIO DE JAGUARARI

Em Jaguarari, nesta terça-feira (14), às 14 h, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisões por furto. Luciana Gomes, de 18 anos e Amanda Maria Fernandes, de 21, efetuaram diversos furtos no comércio da cidade, entre roupas, produtos de higiene pessoal, cosméticos e alimentos.

Ambas foram autuadas em flagrante na delegacia de Polícia Civil...

ASSCOM

Educação Ambiental de Petrolina ganha prêmio internacional

Mais uma conquista na Educação de Petrolina. O município, por meio do Programa de Educação Ambiental da SEDUC receberá um prêmio Internacional, o Dryland Champions, que é um certificado de reconhecimento da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas – UNCCD e do Ministério do Meio Ambiente – MMA. As políticas públicas criadas através do Programa de Educação Ambiental e do Plano Municipal de Educação (PME) foram os principais responsáveis pelo reconhecimento.

O prefeito Julio Lossio comemora a conquista e diz que mais esse reconhecimento é um indicativo de a Gestão está no caminho certo ao escolher a Educação como prioridade, além de ser mais um incentivo para se avançar em políticas públicas, complementando pela coordenadora do Programa de Educação Ambiental, através do Núcleo Municipal do Ensino das Ciências, NUMEC, Doutora Magda Feitosa, que cita que as ações desenvolvidas na Educação Ambiental refletem não só a melhoria na qualidade de vida, mas ensinam os caminhos para as pessoas viverem em harmonia com o meio. “É uma forma de buscar que essas políticas públicas nos revelem uma Caatinga economicamente próspera, socialmente justa e ambientalmente rica”, reflete Doutora Magda, que também é membro da comissão de elaboração do PME e foi a responsável pela inscrição de Petrolina no Prêmio Dryland Champions...

ASSCOM

Péricles participa de reunião em Brasília com o Ministro da Integração

O pré-candidato a prefeito de Curaçá, Péricles Bahia (PDT), esteve nesta quarta-feira (15) reunido com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. No encontro ficou decidido que até às 18h de hoje o ministério irá apresentar uma solução para o problema de abastecimento de água no projeto Pedra Branca, em Curaçá.

O ministro se comprometeu em colocar em execução até o dia 18 deste mês o remanejamento dos recursos orçamentários para que a CODEVASF tenha condições de pagar as dívidas e manter funcionando o projeto até o final deste ano...

Ascom

Odacy realiza visita a rios poluídos de Jaboatão e Recife e apela da tribuna da Alepe para que agricultura familiar não sofra corte de verbas

Em atividade no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na tarde desta terça-feira, 14, o deputado estadual Odacy Amorim, PT, encerrou o dia de trabalho usando a tribuna da Casa de Joaquim Nabuco para se colocar contrário ao corte de verbas para a agricultura familiar. Já na parte da manhã, como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e demais rios de PE, Odacy comandou uma visita técnica aos rios Jaboatão, em Jaboatão dos Guararapes, e Tejipió, no Recife.

Na inspeção, o deputado constatou fortes agressões a esse rios, enquanto visitava e conversava com moradores. A Frente constatou o que tem sido comum nas visitas que já fez em outras visitas: casas com esgotos que escorrem diretamente para o rio. “É um verdadeiro drama. Canais por onde deveriam passar apenas água da chuva, são ocupados por esgoto”, lamentou Odacy. Ao fazer um balanço dos 12 meses de atividades da Frente dos Rios, completados este mês, o parlamentar classificou a situação como crítica...

ASSCOM

Prefeito Julio Lossio recebe certificado de curso ministrado na Universidade de Harvard

Trocar experiências, adquirir conhecimento e oferecer para Petrolina o melhor quando se trata de educação infantil. Com esses propósitos o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, participou do Seminário Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, evento ministrado na Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts, EUA em março. O Seminário teve uma complementação no Brasil, na cidade de São Paulo, com a realização do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância. 

Nesta terça-feira (14), no encerramento da capacitação realizada na capital paulista, Lossio foi certificado pela participação no curso ministrado nos EUA. O prefeito destacou que o Nova Semente, programa municipal de creches voltado para crianças de 0 a 6 anos, figura entre as boas práticas, adotadas por gestões públicas no Brasil e outros países. "Foram dois momentos especiais e de muito aprendizado. Lá nos Estados Unidos e agora no segundo módulo aqui no INSPER em São Paulo pudemos aprender muito acerca das evidências da primeira infância. O Nova Semente esteve em debate e acreditamos que já é um programa que transcende as fronteiras de Pernambuco e do Brasil", avalia Lossio.

O curso realizado em Havard reuniu gestores públicos diretamente envolvidos em questões de política social e desenvolvimento, em qualquer uma das três esferas de governo: federal, estadual e municipal e teve o objetivo de difundir conhecimentos científicos sobre a infância, políticas públicas e práticas profissionais para a área...

ASSCOM

Deputado Roberto Carlos entrega mais uma Praça da Ciência, desta vez, no município de Catu

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, entregou junto ao prefeito de Catu, Geranilson Dantas Requião, representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia – Secti, vereadores e a população, mais uma Praça de Ciência para o Estado. Desta vez, no município de Catu.

De acordo com o parlamentar, este projeto tem como premissa disseminar a prática da ciência para jovens baianos, através de brincadeiras simples, contando com oito brinquedos lúdicos-científicos para os jovens baianos...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Prefeitura e Federação realizam a IV etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas em Juazeiro

No próximo sábado (18), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos realizam a IV etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas. O evento acontece às 14h, com largada da Ilha do Maroto e chegada na Orla 2 da cidade.

De acordo com a Superintendência de Esportes, o evento vai contar com a presença dos melhores atletas baianos da modalidade, além dos atletas e medalhistas juazeirenses Suelly Alline, Rafaela Augusta, Jarley, João Paulo Barreto e Jorge Libório...

Ascom/Juazeiro

Procons alertam para consulta pública sobre a cobrança de internet banda larga

Após a divulgação pelas operadoras de telefonia quanto às mudanças na forma de cobrança dos serviços de banda larga, os Procons de todo o país se mobilizaram contrários à medida que, se concretizadas, resultarão em incontáveis prejuízos aos consumidores.

Além da mobilização contra a citada mudança, a Associação Brasileira de Procons – Proconsbrasil, entidade que representa os órgãos de defesa do consumidor, vem participando de um Grupo Técnico que tem como objetivos aprofundar a análise em relação à modificação na forma de cobrança pelo serviço de internet banda larga, bem como definir quais serão as medidas tomadas em face das operadoras de telefonia...

Ascom/Juazeiro

SEDIS entrega novos Equipamentos de Proteção Individual aos Catadores de Recicláveis

A COOPERFITIZ, Cooperativa de Catadores de Recicláveis parceira da Prefeitura de Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, está com novos membros e a SEDIS realizou a entrega de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O ato aconteceu na semana passada na sala do Acessuas Trabalho.

De acordo com o Coordenador Técnico da COOPERFITZ, Clébio Luis Barbosa, o quadro da cooperativa girava em torno de 8 a 11 pessoas e hoje já chega 28 pessoas trabalhando. No carnaval desse ano o Acessuas Trabalho entregou kits novos, mas passados seis meses esses materiais já não serviam. "Junto à ação da SEDIS, SESP e Instituto Coca Cola, estamos entregando um novo KIT a todos os cooperados, onde contempla camisa, calça, luva, bota, boné, óculos e protetor auricular. Isso lhes dará mais dignidade, mais proteção. Temos mais seis meses de proteção", informa Clébio...

Ascom/Juazeiro

Ex-Jogador, e empresário de atletas, Rodrigo Chagas é o novo treinador do Juazeiro Social Clube

No início dos anos 90, o Vitória se tornava destaque por revelar atletas de reconhecimento mundial. Entre eles, estava o lateral direito Rodrigo José Queiroz das Chagas, nascido no Rio de Janeiro. Como lateral-direito, defendeu clubes como Vitória, Corinthians e Cruzeiro. Passou pelo Sport no primeiro semestre de 2001 e voltou ao time mineiro, onde conquistou a Copa Sul-Minas de 2001.

Hoje, aos 42, iniciou a carreira de treinador, e com títulos já conquistados na base é também empresário de jogadores.  Em sua carreira sempre obteve êxito. Jogou em grandes clubes com jogadores de grande expressão no futebol mundial tendo conquistado alguns títulos. Pelo fato de ter uma carreira vencedora, tem dos atletas por onde passa, muito respeito. Trabalhou e alcançou êxito subindo a Jacuipense para a primeira divisão do baiano e a agora o Juazeiro Social Clube abre as portas para Rodrigo Chagas...

Petrolina: Projeto propõe criação de Parque Tecnológico na Ilha do Fogo

Desenvolver aptidões, criar oportunidades e tornar o Vale do São Francisco um celeiro de novas tecnologias e inovações. Esses são alguns dos objetivos de um novo projeto que vem sendo desenhado para Petrolina, o Ilha Digital. Idealizado pelo prefeito Julio Lossio, o projeto tem a intenção de transformar a ilha do Fogo, um dos pontos turísticos mais visitados da região, em um parque tecnológico.

A ideia inovadora e ousada está sob a responsabilidade do presidente da Vale Digital Eugenio Marques, que junto do professor do Colegiado de Engenharia da Computação da Univasf e doutorando, Rômulo Calado e o professor do IF Sertão – Ouricuri, Ricardo Araújo, está analisando a viabilidade e execução do projeto. De acordo com a proposta de Lossio, o objetivo é atrair empresas de respaldo nacional para constituir o parque e promover a instalação de uma incubadora de start-ups, empresas iniciantes de tecnologia, com poucos integrantes, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. Além de promover melhorias para o município através da geração de emprego e renda. 

Ainda segundo o prefeito, Petrolina tem um grande potencial para desenvolver um projeto como este, especialmente por ter instituições de ensino superior que formam profissionais de Tecnologia da Informação (T.I.) e que muitas vezes deixam a cidade por falta de oportunidade em suas áreas. A proposta é absolver o potencial e capacidade dos egressos e estimular a produção de conhecimento dentro do Vale do São Francisco.

Outra inovação que o projeto propõe é o "Museu do São Francisco". Um museu digital em que as pessoas poderão, dentro de um espaço com mais de 20 metros, percorrer todo o rio São Francisco, desde a sua nascente à sua foz, por meio de uma representação digital do rio, possibilitando que qualquer pessoa possa conhecer um pouco mais sobre a cultura e as histórias das cidades ribeirinhas.

Visionário e atento as questões que envolvem a tecnologia, o prefeito diz acreditar no projeto que vai tornar Petrolina uma cidade ainda mais atrativa e desenvolvida. "Nossa proposta é transformar Petrolina e o Vale do São Francisco em um ambiente ainda mais motivador, que estimule a permanência das mentes brilhantes que estão sendo formadas ano após ano aqui", avaliou o gestor municipal...

Ascom/Petrolina

“Juazeiro precisa de um governo que ouça as pessoas”, defende Márcio Jandir

Candidato a prefeito de Juazeiro em 2012 pelas oposições, Márcio Jandir (DEM) continua trilhando a pré-campanha para o pleito deste ano. Com atividades diárias nos bairros e localidades da cidade, o Democrata continua mantendo o contato direto com a população. “Juazeiro precisa de um governo que ouça as pessoas, que conheça seu dia a dia que não engane o povo com propagandas enganosas. Nossas visitas são muito mais do que saber os problemas, mas são para ouvir, dar atenção e reforçar o elo que já construímos”, pontuou.

Nesta semana, o vice-presidente do Democratas  se encontrou com moradores dos bairro Quidé, Itaberaba e Alagadiço. Na pauta das conversas, as queixas dos moradores foram referentes aos problemas com o atendimento à saúde e infraestrtura. “Nossa cidade precisa melhorar os serviços básicos. O governo precisa se inclinar, sair do pedestal que se colocou, e caminhar lado a lado da população. Percebo que os pedidos são, apenas, pelas garantias dos seus direitos que estão sendo negados”, ressalta Jandir...

Assessoria de Comunicação e Imprensa Márcio Jandir

Obra de pavimentação na Rua Gilvan Alexandre de Sá será inaugurada na próxima sexta-feira

Cumprindo mais uma agenda do programa "Toda Sexta Tem Obra", na próxima sexta-feira (17) a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), inaugura a pavimentação com uso de paralelo na Rua Gilvan Alexandre de Sá, bairro Jardim Vitória, a partir das 11h.

A intervenção - fruto de emenda parlamentar, beneficiou 393m da via com os serviços de terraplanagem, regularização da base, pavimentação em paralelo, drenagem superficial e implantação de linha d'água, meio fio e calçadas...

Ascom/Juazeiro

CBHSF entrega obra hidroambiental no Médio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza no dia 21 de junho um seminário para entrega de mais uma obra de recuperação hidroambiental. Os serviços já finalizados na bacia do rio Verde, em Ibipeba, no Médio São Francisco, na Bahia, têm o objetivo de aumentar a qualidade e quantidade das águas na região. O evento, que é aberto ao público, acontecerá a partir das 14h30 no auditório do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado de Mirorós.

Com essa iniciativa, o CBHSF contabiliza 36 projetos finalizados em toda a bacia do Velho Chico com recursos da cobrança pelo uso das águas. Os projetos envolvem cercamento, plantio de mudas nativas em áreas de mata ciliar e ações de mobilização para conscientização ambiental. Até 2018, o Comitê pretende concluir mais 16 projetos, com investimentos de cerca de R$ 28 milhões...

Ascom CBHSF

Cancelada agenda do governador em Filadélfia e Pindobaçu

 
Devido ao mau tempo para o pouso da aeronave com o governador, foram adiados os compromissos de Rui Costa nas cidades de Filadélfia e Pindobaçu que seriam nesta quarta-feira (15). Uma nova data será marcada em breve.
 
Em Pindobaçu, o governador entregaria viaturas, títulos de terra e equipamentos agrícolas. Já em Filadélfia, Rui iria autorizar obras de recuperação da avenida da entrada da cidade, além de outros compromissos.
..

Secom Bahia