RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Música na Catedral abre o Festival Pernambuco Nação Cultural, em Petrolina

Numa noite marcada pela reunião do popular e do erudito, a famosa Catedral de Petrolina sediou a abertura oficial do Festival Pernambuco Nação Cultural, nesta segunda-feira (19/09), dando início às apresentações instrumentais do evento com os grupos Orquestra de Câmara Novos Talentos, Mosaico e a Philarmonica 21 de Setembro. Para o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, não poderia haver melhor lugar para sediar esta edição do Nação Cultural. "Petrolina é uma cidade maravilhosa, onde todo mundo que vem, quer voltar. Nesta edição pudemos descentralizar as nossas ações, justamente para valorizar, prestigiar e fomentar a cultura tradicional das demais cidades do Sertão do São Francisco", comentou. 

Segundo o coordenador geral do festival, Beto Rezende, cerca de R$ 2 milhões foram investidos no projeto, possibilitando que as ações compreendessem, além de Petrolina, mais seis municípios: Afrânio, Dormentes, Cabrobó, Orocó, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. "Com esse investimento, conseguimos contemplar todos os segmentos artísticos de Petrolina, o que representa uma enorme valorização da produção local. Tanto é que se você observar a programação do festival, a grande maioria dos participantes são daqui da cidade", comentou a superintendente de cultura da cidade, Roberta Duarte. ..

Ascom Fundarpe Foto: Moacir Torres

Ciclo de estudos discute Educação Contextualizada

Acontece nesta quarta-feira (21) a abertura do Ciclo de Estudos do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), um momento de reflexão e debates sobre questões relacionadas ao semiárido. O evento será realizado a partir das 10:00 horas da manhã, no auditório do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

Com o objetivo de apresentar projetos e pesquisas em educação contextualizada, o ciclo traz para o campo de discussão a pesquisa de doutorado “Ressignificação e Reapropriação Social da Natureza: Práticas e Programas de Convivência com o Semiárido no Território de Juazeiro”, da geógrafa e professora Luzineide Dourado Carvalho...

Sheila Gomes/ Ascom UNEB

Orquestra Sinfônica do Sertão realiza concerto em homenagem aos 116 anos de Petrolina

A Orquestra Sinfônica do Sertão, regida pelo professor de música Ozenir Luciano e formada por estudantes do IF Sertão-PE e por jovens de comunidades circunvinhas ao campus Petrolina, fará nesta terça-feira, 20 de setembro, às 19h, na Igreja Catedral, uma apresentação especial em homenagem ao aniversário de 116 anos da cidade. O concerto integra o Festival Pernambuco Nação Cultural e o 7º Festival da Primavera de Petrolina, e dentre as peças apresentadas, a Orquestra do Sertão vai executar uma composição do potiguar Agamenon de Morais, feita exclusivamente em homenagem ao aniversário de Petrolina.

A Orquestra do Sertão mudou recentemente de categoria, passando de orquestra de câmara, quando possuía um número reduzido de músicos, para a categoria de orquestra sinfônica, pois houve um incremento na quantidade de músicos e o acréscimo de novos instrumentos. No programa desta terça, obras de Mozart, Edward Grieg, Chopin e Morricone. Haverá ainda a participação da camerata de cordas Allegro, projeto resultante do curso de música na modalidade Formação Inicial e Continuada – FIC do IF Sertão-PE que faz sua apresentação de estréia sob a regência de Bruno Araújo...

Equipamentos entregues há três meses são interditados no Clube de Campo do Sinserp

Na manhã de ontem (19), o diretor patrimonial do Sinserp, João Carlos Dantas, (popularmente conhecido como João da Saúde), foi obrigado a interditar equipamentos no Clube de Campo do Sinserp. Há dois meses cuidando do patrimônio, a nova gestão, foi surpreendida, este final de semana, com o desabamento da cobertura da área de lazer das crianças, onde havia brinquedos giratórios e balanços. Outro problema detectado foi na Brinquedoteca Dina Dalva Ferreira dos Santos, construído, inadequadamente pela gestão anterior, para atender as crianças. Devido a ausência de forro, o espaço que deveria ser confortável, seguro e aconchegante, conta com a presença apenas de muita poeira. A cobertura dos bancos de reservas do campo gramado também está visivelmente rasgada, provavelmente, pela péssima qualidade do material, cita João.

Logo após a posse, o atual gestor do Sinserp, Cícero Sales, pediu a prestação de contas da administração anterior, que na imprensa alegou ter investido cerca de R$ 135 mil para a reestruturação dos espaços...

Mônia Ramos Ascom Sinserp

Petrolina diante da sua história

Nas margens do Rio São Francisco,  

também conhecido como Velho Chico,..

“Baque Solto”: Aula de artes e cultura popular

Cerca de quarenta crianças com idade entre 09 e 10 anos, tiveram uma aula diferente na  quinta-feira,(15). Estudantes da quarta série do ensino fundamental do colégio Geo em Juazeiro, visitaram a exposição Baque Solto do artista plástico Rinaldo Lima,  no Centro de Cultura João Gilberto.

A convite das professoras, o artista acompanhou os  visitantes,  tirou as dúvidas das crianças sobre seu trabalho no “Baque Solto”,  e falou sobre o Maracatu Rural, explorado nas 20 telas que ficam em exposição até o dia 13 de Outubro. Um a um,  os alunos foram atendidos com perguntas variadas, e a visita acabou se transformando em uma aula de artes e cultura popular. Inspirados pelas telas coloridas do artista, muitos estudantes tentaram reproduzir em desenho,  a figura do caboclo de lança, principal personagem dos quadros do artista. Os estudantes ficaram tão empolgados que muitos queriam fazer mais de uma pergunta, e no final fizeram fila para uma inesperada sessão de autógrafos. Um dia diferente e cheio de cores...

Integrada Comunicação

ALTO DA ALIANÇA, VILA TIRADENTES E DOM JOSÉ RODRIGUES RECLAMAM NOVOS ÔNIBUS COLETIVOS

Após a reclamação das comunidades do Alto da Aliança, Vila Tiradentes e Dom José Rodrigues a CMTT – Companhia Municipal de Tráfego e Transportes colocou mais um ônibus para atender os usuários da referida linha que se estende até o Residencial São Francisco do programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo os comunitários Sônia Gomes, presidente da Associação de Moradores do Alto da Aliança e Cícero José, diretor de comunicação, anteriormente seis ônibus serviam esses bairros, hoje são sete...

Foto de arquivo do blog

Educação: uma política inadiável e urgente

Para erradicar totalmente a pobreza e reduzir as desigualdades sociais de qualquer país, é necessário que se ofereça educação de qualidade para todos. Mesmo tendo sido instituído pela UNESCO - (Programa Educação Para Todos), no início deste século, o Brasil ainda não está no caminho certo para alcançar os seus objetivos. Poucos foram os avanços na educação fundamental e média no país, nos últimos anos. O Governo brasileiro tem de instituir metas com determinação e propósitos para tornar esses objetivos realizáveis.

Em razão disso é que o Congresso Internacional de Educação, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselhos dos Secretários Estaduais e União dos Dirigentes Municipais de Educação de todo país, se reuniram em Brasília na semana passada para discutir uma Agenda que torne a educação, prioridade nacional...

I Conferência sobre Drogas do Norte da Bahia lança projeto de cuidados para os profissionais

A Secretaria da Saúde de Juazeiro em parceria com a UNEB promoveu no último sábado (17), a I Conferência sobre Drogas do Norte da Bahia, onde profissionais de saúde do SUS, SUAS e dos hospitais se reuniram para discutir sobre as Políticas de Cuidado aos usuários de drogas. O evento aconteceu no auditório da Univasf, em Juazeiro, e teve como objetivo apresentar ao público o projeto do Centro Regional de Referência (CRR) para Educação Permanente e formação dos profissionais de saúde das microrregiões de Juazeiro e Paulo Afonso.   

O projeto de formação dos profissionais visa qualificar as equipes no trato contra as complicações químicas das drogas e a reinserção social dos usuários. Para a coordenadora do CRR no enfrentamento do crack, Ana Carolina Moreira, as drogas são um problema de saúde pública e por essa razão merece uma atenção especial.  ..

Vânia Castro Ascom Sesau

Assistência Social também será discutida durante Congresso IMIP de Saúde em Juazeiro

Abordando temas como: planejamento familiar, violência contra a mulher e esclarecimentos éticos e legais dos métodos cirúrgicos, entre outros, a área de Serviço Social está presente na programação do I Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco, que acontece de 20 a 22 de outubro no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro - Ba. 

Para a assistente social carioca, radicada em Juazeiro há 20 anos, Carla Teophilo, o evento será um momento impar para toda região do São Francisco, “pois garantirá que profissionais e estudantes dividam o mesmo espaço propiciando uma exposição de práticas e de interlocução de vários saberes, trazendo informações e novidades das diversas áreas”. Pontuou Carla Teophilo. ..

Enfoque Comunicação

APAMI ADQUIRE APARELHO QUE VAI ACELERAR EXAMES RADIOLÓGICOS

A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) amplia a capacidade de digitalização de imagens radiológicas e implanta mais um equipamento digitalizador de imagens CR Elite/Kodak Carestream. Na prática, o aparelho possibilita uma melhor qualidade nas imagens obtidas através de Raio-X e mamografia, o que permite com que o diagnóstico ao paciente seja muito mais preciso. Com a mais nova aquisição – fruto da liberação de recursos do Conselho Nacional do SESI, com o apoio do presidente Jair Meneguelli e com a intervenção do empresário Adalberto Coelho – a APAMI espera diminuir o tempo de espera para o resultado de exames. 

“Mais exames poderão ser feitos. A revelação se dá de uma forma mais lenta devido ao fato da imagem ter que ser trabalhada. Como temos uma demanda diária de até quase 150 exames por dia, sem dúvida alguma que há uma sobrecarga, demora um pouco mais para sair o resultado das avaliações. Com o novo aparelho, esse tempo de espera deve diminuir consideravelmente”, explica o radiologista da APAMI, Mário Rizzo. ..

COMPLEXO SOCIAL LUZ PARA LIBERTAÇÃO DIVULGA CARTA ABERTA E PEDE APOIO DA SOCIEDADE SAN-FRANCISCANA

CARTA ABERTA

O Complexo Social Luz Para Libertação é uma Instituição constituída pela sociedade civil sem fins lucrativos, no qual todos os Trabalhadores Voluntários Samaritanos laboram sem nenhum outro interesse que o servir, e tem como principal objetivo “Cuidar do homem da infância ao idoso, em qualquer circunstância que se encontre, no abandono e todas as dificuldades físicas ou espiritual”, através de projetos sociais e espirituais; e o Recanto da Fraternidade é um desses projetos, cujo papel principal é o auxílio a moradores de rua...

Juazeiro vai sediar a primeira Etapa Territorial da Conferência de Juventude

O ciclo territorial da Conferência de Juventude da Bahia iniciará na próxima quarta-feira (21). O município de Juazeiro, território sertão do São Francisco, sediará a primeira das 26 etapas que serão realizadas em todos os territórios de identidade do estado reunindo os(as) delegados(as) eleitos nas mais de 200 etapas municipais ocorridas desde junho. O encontro acontecerá no campus da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e começará às 08h.

O objetivo desta etapa é aprofundar o debate sobre o Plano Estadual de Juventude e apontar as prioridades de cada território para o próximo período. Na Conferência Territorial serão eleitos delegados(as) para a Conferência Estadual e um delegado(a) do território diretamente para etapa nacional da Conferência de Políticas Públicas de Juventude que acontecerá entre os dias 9 e 12 de dezembro em Brasília...

Blog Jovem Gera Ação

CLUBE DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DE JUAZEIRO 1º ENCONTRO DE POLICIAIS MILITARES VETERANOS

A diretoria do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Juazeiro está onvidando todos os policiais militares da reserva remunerada e a sociedade juazeirense para o 1º ENCONTRO DE POLICIAIS MILITARES VETERANOS a ser realizado no dia 25/09, a partir das 08h. O encontro visa a integração dos policiais militares da ativa e da reserva, como também proporcionará aos militares inativos voltar ao passado, através de exposição de fotos antigas, relatos e outros eventos.

“O tema diz praticamente tudo em poucas palavras, POLICIAIS VETERANOS: ALICERCE NO PASSADO, SUSTENTÁCULO NOS DIAS ATUAI”, isso é o que pensamos, para tanto, queremos compartilhar com cada um deles dessa longa jornada de vida, que com certeza nos trará mais experiência e vontade para seguir em frente”, diz o presidente da associação. A valorização desses heróis veteranos que dedicaram parte de suas vidas em prol da sociedade baiana, em defesa de uma sociedade mais justa, seguirá este roteiro:..

Casa Nova promove abertura da VI Copa Baiana de Bandas e Fanfarras

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte em parceria com FBF – Federação Baiana de Fanfarras, realiza a abertura da VI Copa Baiana de Bandas e Fanfarras. O evento será realizado no dia 25 de setembro de 2011, às 15h, na Praça Eventos da cidade, com a presença de 25 bandas de fanfarras, entre elas, Casa Nova, Juazeiro, Petrolina, Araci, Santa Luz e Sento Sé.

De acordo com a presidente da FAMEC – Fanfarra Municipal Estrelas Casanovenses, Elisângela Pesqueira, a importância de trazer a etapa inicial da VI Copa Baiana de Bandas e Fanfarras  é promover um espetáculo de musicalidade, coreografias e evoluções, além de proporcionar um dia animado para os casanovenses...

Lidiane Cavalcante Ascom Casa Nova

PÚBLICO PRESTIGIA LANÇAMENTO DE LIVRO DO CORONEL GERALDO NA UNIVASF

O Espaço de Convivência da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco esteve pequeno na noite do último sábado (17) para o lançamento da coletânea de crônicas “Minhas Percepções” de autoria do Coronel PM da Reserva, Geraldo Dias de Andrade, que também é escritor, cronista, Bacharel em Direito e Membro da Academia Juazeirense de Letras.

 O livro é constituído de quase seiscentas crônicas muitas delas publicadas aqui no blog, no Jornal Diário da Região e em alguns programas radiofônicos de Juazeiro. O mesmo já está à venda nas livrarias de Juazeiro e Petrolina...

Programa Bodega do Brocoió vence mais uma vez o destaque imprensa

O programa Bodega do Brocoió, levado ao ar de segunda a sexta-feira na Rádio Juazeiro AM, mais uma vez é o destaque na categoria programa de entretenimento.

O humor e a irreverência dos apresentadores Wilson Duarte, o Zé Brocoió, e Lindolfo Borges, prefeito da Brocolândia, transformaram o programa num dos que mais conquistaram o premio, durante os últimos dez anos...

‘Noite da Dança’ acontecerá durante VII Festival da Primavera‏

Em parceria com a classe artística, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos, firmou um convênio para custear a realização do evento ‘Noite da Dança’ que está sendo organizado pelo bailarino Antônio Mattos e acontecerá nos próximos dias 22 e 23, sendo que o primeiro dia terá início às 18h30, na Concha Acústica da cidade.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) estará concedendo a estrutura de palco, som e luz para a 'Noite da Dança'. De acordo com a Superintendente de Cultura, Roberta Duarte, o segmento de dança em Petrolina é considerado um dos mais fortes e diversificados. O município tem aproximadamente 25 grupos de dança, dentre os estilos: clássico, contemporâneo, popular, dança de salão e dança de rua, demonstrando assim a grande produção cultural deste importante setor da cultura petrolinense. “Por este motivo é que estamos realizando este evento em parceria com a classe artística de Petrolina, que objetiva valorizar os grupos locais, democratizar o acesso à cultura e formar platéia para espetáculos de artes cênicas", frisou. ..

Jaquelyne Costa/ Ascom PMP

Curaçá realiza II Conferência Municipal de Cultura

Curaçá Realizou a  II Conferência Municipal de Cultura dias 15 e 16 de setembro no Teatro Raul Coelho. Com o tema Planejar é preciso: Consolidação para o Sistema Estadual de Cultura. A abertura do evento aconteceu na noite de quinta-feira, com a presença do Prefeito Salvador Lopes, a Secretaria de educação e Cultura Maria de  Fátima da Conceição Fernandes, o diretor de Cultura Fernando Barbalha e articuladora territorial Larianne Rocha, em clima de muita festa e apresentações culturais, como grupos artísticos de dança, músicos, fanfarras, capoeira, poetas, e reisados. 

Na quinta-feira, a partir das 9h foi dividida a plenária geral em 6 eixos temáticos para debater e elaborar projetos relacionados com os seguintes temas: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e Sustentabilidade das Redes Produtivas. ..

Governo da Bahia decreta situação de emergência na Hidrovia do São Francisco

O vice-governador da Bahia e governador em exercício, Otto Alencar, declarou no último dia 13 (decreto Nº 13.273), situação de emergência na Hidrovia do São Francisco, mas precisamente nos trechos do Rio São Francisco denominados Limoeiro, Meleiro, Torrinha, Amarra Couro, Ilha do Mendonça e Fazenda Carrapicho, situados entre os Municípios de Ibotirama e Xique-Xique, por oferecerem  riscos crescentes a segurança da navegação dos comboios fluviais.

Segundo o decreto do poder executivo estadual, o único trecho comercialmente navegável do rio - 610 quilômetros entre as cidades baianas de Ibotirama e Juazeiro, no qual operam três comboios fluviais, com capacidade de transportar 3.500 toneladas de carga, por viagem, cada um, vem apresentando dificuldades à navegação por acúmulo de bancos de areia devido a falta de manutenção dos serviços de dragagem.  No documento, o Governo da Bahia chama a atenção também para a importância da hidrovia (num total de1.371 quilômetros de extensão), quando afirma ser esta um modal altamente vantajoso, tanto do ponto de vista econômico, como  ambiental, “pois um carregamento de 3.500 toneladas, transportado por um só comboio, retira das estradas cerca de 130 carretas de 27 toneladas, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de poluentes na atmosfera”, exemplifica...

Clas Comunicação

'Ímpossível estar em Juazeiro e não pensar em João e Ivete' diz Adriana Calcanhotto sobre show.

Há poucos dias do show de Adriana Calcanhotto em Juazeiro, a cantora revela alguns segredos e comenta sobre estar na cidade pela primeira vez. Adriana, dona de grandes hits que emplacaram em novelas e super premiada, inclusive com dois grammys latinos, fala também sobre sua carreira na entrevista abaixo. Veja na íntegra:

- O segredo do sucesso das suas músicas pode ser a mistura de vários estilos. Você é uma artista sem rótulo?
    Espero que sim!

- Por isso tantos prêmios na sua estante, não é? O Grammy Latino, por exemplo.
    Tenho dois Grammy Latino, um como Partimpim e o outro como compositora, gosto disso.
 
- Qual música particularmente você considera que não pode faltar no repertório dos seus shows?
    Sempre fiz diferentes tipos de show e nada neles é obrigatório, nem canção, nem nada. Não gosto muito dessa ideia de música que não pode faltar, parece que estarei me repetindo, não sei. Mas em shows como esse de Juazeiro, não posso deixar de cantar esquadros, vambora, mais feliz, maresia, metade, etc.etc...
 
- Muitas delas emplacaram nas trilhas sonoras de novelas. Você se considera privilegiada? Falta espaço para músicas não-descartáveis na mídia?
  Considero sim, um privilégio ter canções nas trilhas das novelas, cantadas por mim ou por outros intérpretes, como Ney Matogrosso cantando "Belíssima" na novela de mesmo nome ou recentemente, Tereza Cristina cantando "Beijo sem".
 
- Qual a sua expectativa para se apresentar em solo baiano outra vez, ainda mais sendo na cidade de artista como ivete sangalo e João Gilberto. Você que esteve em Salvador no mês de julho. E o que o público de Juazeiro, petrolina e região pode esperar do seu show no dia 01 de outubro no Café Hall?
   É impossível estar em Juazeiro e não pensar o tempo todo em João e Ivete, e isso certamente vai inspirar o show. Estarei, com meu vestido rosa, e com Davi Moraes ao violão, cantando algumas canções que fiz e outras canções que me apaixonam...

Assessoria Ilha Produções - Foto: Google

Câmara cria comissão de vereadores para acompanhar Ano Jubilar da diocese de Juazeiro

 
Atendendo a um requerimento de autoria do vereador Alex Tanuri (PSDB), a Mesa diretora da Câmara criou uma comissão de três vereadores para acompanhar os festejos do Ano Jubilar em comemoração aos 50 anos de instalação da diocese de Juazeiro. A comissão que tem o vereador Alex Tanuri (PSDB) como presidente e as vereadoras Valdeci Alves (PV) e Suzana Ramos (PTdoB) como membros, tem a responsabilidade de acompanhar e representar o poder legislativo em todas as festividades em homenagem a diocese.
 
Diocese de Juazeiro
 
A Diocese de Juazeiro é formada por nove municípios e foi criada em 21 de julho de 1962, pelo Papa João XXIII, pela Bula “Christi Ecclesia” (Igreja de Cristo), sendo instalada em 10 de fevereiro de 1963, com a posse do primeiro Bispo, Dom Tomás Guilherme Murphy, que faleceu nos Estados Unidos em 06 de julho de 1995. O segundo Bispo foi Dom José Rodrigues de Souza, que ficou à frente da Diocese até o dia 30 de agosto de 2005, quando foi sucedido por Dom José Geraldo da Cruz..
..