RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Univasf: Período de matrículas para veteranos vai de 22 a 27 de julho

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enviou email ao blog  informando que a matrícula para o semestre 2011.2 dos estudantes veteranos será realizada no período de 22 a 27 de julho. O processo pode ser feito somente pelo Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (Sig@). A SRCA disponibilizou, em sua página eletrônica, o manual de matrícula e o calendário acadêmico.

Link: http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|matricula-html..

Raoni Santos Ascom Univasf

PROJETO DO JUÁ SHOPPING É APRESENTADO AOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA DA REGIÃO

Diretores da Conic Souza Filho, Construtora Campus 10, SACS Consult e o prefeito Isaac Carvalho estão apresentando neste momento no Armazém Café aos profissionais de comunicação da região as informações técnicas do primeiro shopping de Juazeiro, o “Juá Shopping”.

O lançamento do empreendimento ocorrerá quinta-feira (21), durante evento programado para o bairro Itaberaba com a colocação da pedra fundamental no canteiro de obras. Em instantes mais detalhes...

Conselho Municipal de Assistência Social de Petrolina define critérios para seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida

Em reunião extraordinária, realizada ontem (18), o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS aprovou os critérios para seleção das famílias que serão beneficiadas na próxima etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Petrolina. A pauta, proposta pela Superintendência de Habitação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, é uma maneira de dar mais transparência ao processo de identificação das famílias que irão ocupar as 992 casas dos condomínios Vila Verde e Vila Real. 

Além da presença da presidente do Conselho, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, a reunião ainda contou com a presença dos conselheiros, que aprovaram os critérios, do Superintendente de Habitação, Edinaldo Lima, e da sua equipe. De acordo com Tereza Virgínia, o CMAS propõe, planeja, fiscaliza e acompanha as ações executadas pela gestão municipal, especialmente no que diz respeito às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A participação do Conselho no processo de seleção das famílias beneficiadas no Programa Minha Casa, Minha Vida é muito importante para garantir que os contemplados sejam as pessoas que realmente necessitam”, afirmou a Secretária. ..

Eneida Trindade Secom PMP

Forró Pega Leve já se prepara para o verão

A banda Pega Leve mostra que já se foi o tempo que grupo de forró só se apresenta no mês junino. Elisson Castro e companhia lançaram nesta semana o novo CD “Ao vivo de Verão”. O trabalho ao vivo traz muitos sucessos do grupo, tais como “Menina do Céu”, “Quero beijar na boca”, “Sentimento Acabado”, “Declaração”, entre outras, além de arranjos maravilhosos em músicas que fazem a história da cultura nordestina, e hits do momento repaginados em uma versão própria.

A banda foi sensação por onde passou na temporada junina, viajando por vários estados do Nordeste e agora lança essa novidade para o segundo semestre “Nos dedicamos muito na criação desse projeto que vem com uma linguagem jovem e moderna” diz Elisson, vocalista da banda...

Assessoria Forró Pega Leve

Hospital Regional de Juazeiro comemora dois anos de conquistas para a região

Inaugurado no dia 15 de julho de 2009 pelo Governo do Estado da Bahia, o Hospital Regional de Juazeiro, gestão IMIP, acaba de completar dois anos de funcionamento, numa história de grande importância e muitos serviços prestados à cidade e região. Referência em atendimentos de urgência e emergência clínicas e tendo como grande referência as cirurgias eletivas, o HRJ já realizou mais de 950 mil procedimentos desde a sua inauguração. 

Importante por prestar um serviço humanizado e integrado ao ensino e à pesquisa, ao longo desses dois anos o HRJ vem contribuindo com grandes avanços para o sistema de saúde regional, ampliando a oferta de serviços oferecida à população e realizando procedimentos que antes só eram encontrados nos grandes centros. “Nesses dois anos, o hospital começou com um perfil e foi ampliando seus serviços. A população passou a deslocar-se menos para outras localidades, porque já encontra aqui a resolução do seu problema. O Hospital Regional de Juazeiro foi uma grande conquista para esta região”, comenta a Superintendente de Interiorização do IMIP, Ana Maria Albuquerque. ..

Ascom HRJ

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA CORRIDA DO FOGO

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realiza no dia 30 de julho, em Juazeiro, a 12ª edição da Corrida do Fogo. O evento tem como objetivo promover a prática do atletismo na região Norte Baiana, integrando os participantes dentro de um propósito sócio-esportivo, bem como divulgar a Instituição Bombeiro Militar no cenário esportivo da Bahia. Na programação haverá, ainda, uma prova infantil denominada de Corrida do Foguinho, destinada ao público infantil. O evento é uma promoção do 9º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado da Bahia (9º GBM), organização da empresa Santana Assessoria Esportiva e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro da Bahia, 3º Batalhão da Policia Militar da Bahia, Policia Rodoviária Federal, 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, imprensa do região, entre outros. 

INSCRIÇÕES 

As inscrições poderão ser feitas no período de 19 a 29 de julho, das 13 às 19h, no Shopping Águas Center (Praça de Alimentação) e no 9º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. Haverá um limite de 200 inscrições. O valor da inscrição será de R$ 10,00 (dez reais) mais a doação de 01 Kg de alimento não perecível, que serão distribuídos com instituições filantrópicas. O atleta inscrito terá direito a um kit composto com camisa, número e senhas e todos que concluírem a corrida receberão medalha de participação e lanche...

Por: José Carlos Santana (Assessoria)

INVASÃO DA SEDE, DESAPARECIMENTO DO LIVRO DE ATA, QUEIXA NA POLÍCIA E PEDIDO DE IMPUNGAÇÃO ESQUENTAM ELEIÇÃO DO SINSERP

A tranqüilidade na eleição do Sinserp (Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Juazeiro) durou até a proclamação do resultado com a vitória da chapa pela representante do Ministério do Trabalho, Edésia Barros.

Na manhã desta terça-feira (19), a ex-presidenta Marasélia César compareceu à Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos no Complexo Policial para prestar queixa de invasão à sede do sindicato, troca da fechadura da porta central da entidade e desaparecimento do livro de atas que registrou o resultado do pleito. “Repudiamos esse tipo de atitude de uma gestão que já começa mal. Nós merecemos respeito, afinal também somos servidores públicos e a transição como em qualquer processo eleitoral deveria ocorrer normalmente, naturalmente e não com este atropelo. Como reza o estatuto a posse deveria ocorrer no próximo dia 28, e não após a apuração como se registrou”, declarou ao blog Marasélia César...

Atividades serão reformuladas nos Centros Sociais Urbanos

O governo estadual vai reformular os serviços e estabelecer um novo modelo para os 31 Centros Sociais Urbanos da Bahia (CSU), da capital e interior, e para o Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC). As ações sociais serão ampliadas nas unidades, com a inclusão de atividades referentes a programas como o Brasil sem Miséria, Pacto pela Vida, Bolsa Família, entre outros. Os centros também reforçarão os projetos nas áreas de esporte, atenção ao idoso e qualificação profissional, além de oferecer turmas do programa Todos pela Alfabetização (Topa). O objetivo é criar uma identidade única para os equipamentos.

Os coordenadores estiveram reunidos ontem (18), no CSU de Narandiba, em Salvador, para discutir, junto com gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o novo modelo a ser implantado, incluindo as diretrizes de trabalho que devem ser adotadas pelos centros. O encontro contou com a presença do secretário Carlos Brasileiro. “Essa reunião foi um momento de diálogo. É nesta oportunidade, e em muitas outras que virão, que nós ouvimos as demandas de quem está na ponta, para que possamos chegar próximo de uma gestão com criatividade e sem qualquer engessamento”, afirmou Brasileiro...

6ª edição do Festival Raiz & Remix recebe apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina

A 6ª edição do Festival Raiz & Remix, festival multicultural, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto deste ano no Parque Josepha Coelho, aberto ao público, recebe, mais uma vez, o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur).

O Festival que abrange os segmentos de música (bandas de rock, alternativas ,djs, dentre outros), artesanato, artes visuais (fotografia), áudio-visual (curtas metragens) e cultura popular é organizado pela Associação Cultural Artística e Social Raízes, pelos produtores culturais Chico Egídio e Solange Soares. “Para nós, é fundamental a participação da Prefeitura Municipal de Petrolina, dando importante apoio à realização desse encontro das culturas na cidade com outras manifestações do Estado. Nós da Associação Raízes reconhecemos o quanto foi essa parceria foi necessária nessas últimas duas edições”, declarou Chico Egídio...

Jaquelyne Costa Secom PMP Foto: Arquivo Sedectur

TRANQUILIDADE MARCA ELEIÇÃO DO SINSERP

A eleição para escolha da nova diretoria do Sinterp – Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Juazeiro foi marcada pela tranqüilidade e respeito entre os concorrentes. Durante todo o processo que durou aproximadamente um mês não houve qualquer tipo de acusação entre as três chapas concorrentes e encabeçadas por Juraci Brandão (01), Cícero Sales (02) e Reginaldo Marçal (03)...

Evento Científico mais importante do país discute o Bioma Cerrado

Estivemos entre 10 a 15 de Julho em Goiânia, no campus da Universidade Federal de Goiás –UFG, participando da 63ª  Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC,   com o tema: Cerrado - Água, Alimento e Energia. Trata-se do mais importante fórum científico e de política tecnológica do Brasil. A SBPC tem oferecido ao Brasil notável contribuição ao pensamento e desenvolvimento das Ciências.

Estive na ocasião apresentando trabalho científico com a cultura da atemóia ( resultado de alguns anos de estudos) na sessão de pôsteres junto com o colega Roberto Castro pesquisador do IPA-PE. Contudo o aspecto que desejo assinalar, é  que, o que está  ocorrendo com o  bioma Caatinga em matéria de agressão, vem também ocorrendo com o bioma Cerrado, só para se ter uma idéia o Cerrado é um dos ‘hotspots’ para a conservação da biodiversidade mundial. Nos últimos 35 anos mais da metade dos seus 2 milhões de km2 originais foram cultivados com pastagens plantadas e culturas anuais...

Plano Agrícola da Bahia: R$ 4,8 bilhões de investimentos e mais apoio à agricultura familiar

O apoio à agropecuária do estado, com o lançamento, esta semana, do Plano Agrícola e Pecuário da Bahia 2011/2012, e a recuperação de rodovias no interior baiano, são assuntos destacados pelo governador Jaques Wagner em seu programa semanal de rádio desta terça-feira. Ele ressalta também a visita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará à Bahia nesta quarta e quinta-feira, “cumprindo sempre o papel de um presidente que ficou no coração de todos nós”, e diz ser um orgulho recebê-lo novamente em Salvador.

O governador comenta sobre a sua preocupação em apoiar o desenvolvimento da agricultura e pecuária baianas e afirma que esta será a terceira vez que o Governo do Estado fará o lançamento de um Plano Safra, com recursos da ordem de R$ 4,8 bilhões, com verba também do governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, o que representa 14,7% em relação à safra passada...

Iemanjá conquista Copa do Tomate 2011em Lagoa Grande

Torcedores do Iemanjá comemoraram com intensidade, a conquista da Copa do Tomate 2011, partida ocorrida no último sábado (16) no campo principal do distrito de Açude Saco, interior de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco. Num jogo bem disputado, o campeão venceu a equipe de Açude Saco por 2 x 0. A decisão foi parte da programação oficial da 16ª Festa do Tomate e atraiu um grande público amante do futebol. O terceiro lugar da copa ficou com o Esporte Domus que ganhou de Lagoa do Barro por 3x2. A Copa do Tomate é um dos campeonatos de futebol mais tradicionais do interior do Estado. A edição deste ano foi organizada pela Prefeitura de Lagoa Grande através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte (Sedete). 

De acordo com o secretário da pasta, Vanelson Santana Gomes, o objetivo da atual gestão municipal é realizar atividades que possam contribuir para o bem está das pessoas e com o desenvolvimento humano. Já o desportista Valdir Gomes de Lima destacou que a competição foi uma das mais organizadas de toda a historia do futebol lagoagrandense. “Organização, transparência e participação popular, é assim que qualifico a competição nesta edição de 2011. Nós desportistas lagoagrandenses somos gratos às equipes envolvidas assim como a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte que se disponibilizou em organizar o campeonato contribuindo também com a divulgação”, comemorou Valdir...

SEDETE-ASS. DE IMPRENSA FOTOS ISAEL DIAS-DIVULGAÇÃO

CONIC E CAMPUS 10 PROMOVEM LANÇAMENTO DO JUÁ SHOPPING QUINTA-FEIRA

A empresa Conic Souza Filho e a construtora Campus 10 lançam nesta quinta-feira (21), a pedra fundamental do shopping center de Juazeiro, já denominado Juá Shopping. Hoje (19), representantes das duas empresas concedem entrevista coletiva no Armazém Caffé, a partir das 20 horas.

O Juá Shopping ficará localizado nas proximidades do DISF e do Atacadão. O grupo Conic Souza Filho está investindo R$ 50 milhões na primeira etapa, mas estão previstas duas expansões futuras...

Grupo Compare chega a Juazeiro da Bahia

O secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva recebeu ontem (18) em seu gabinete representantes do Grupo Compare, distribuidora pernambucana do ramo atacadista que vai se instalar no município a partir de agosto. Estiveram presentes os gerentes de marketing, Serafim Oliveira, e o gerente local, Jorge Adriani.  A potencialidade econômica do município e o modelo de atração de investimentos adotado pela Prefeitura de Juazeiro, através da APLADE, foram apresentadas pelo Secretário Carlos Neiva. Os executivos mostraram-se satisfeitos e demonstraram nas suas falas o bom momento que vive Juazeiro. “Outras grandes empresas estão vindo para Juazeiro e nós seguimos juntos nesse caminho do desenvolvimento que a cidade vem passando”, destacou Serafim Oliveira, gerente de marketing do grupo. 

O secretário Carlos Neiva ressalta que a chegada de empresas como G Barbosa que teve lançada a pedra fundamental no último sábado (16) para a construção do primeiro Hipermercado de Juazeiro, Casa Valduga, WallMart, EME Tecnologias, Bari Concessionária Fiat, Lojas Americanas, Ducoco, Cocana - Água de Coco, Casas Bahia e o Juá Shopping, que no próximo dia 21 de julho lançará sua pedra fundamental aqui em Juazeiro. É fruto de uma política de atração de investimentos que é uma prioridade do governo Isaac Carvalho. ..

Raphael Leal/Ascom PMJ

Escola Manoel Luiz da Silva recebe climatização

Construída há menos de um ano, a Escola Municipal Manoel Luiz da Silva localizada no povoado de Campos, já conquistou melhorias. No último domingo (17) foi entregue à comunidade, a climatização da unidade de ensino, que possui três salas de aula, além de laboratório de informática, cantina, banheiros com acessibilidade e área de convivência. A iniciativa, realizada a quatros mãos, com recursos municipais e da própria escola, que recebe a verba do Programa de Autonomia Financeira para as Escolas de Juazeiro (PROAFE), já repercute no interior do município.

Muito emocionada a gestora Naide Mota falou sobre o prazer e satisfação de estar à frente da Manoel Luiz. “Sinto-me parte dessa comunidade, dessa história. Aqui iniciei meus estudos e sou imensamente feliz de poder contribuir com a realização desse sonho. Conseguimos otimizar os recursos que recebemos do município através do PROAFE, contamos com o apoio da Secretaria de Educação e o desejo se tornou real. A nossa escola é mais uma do interior de Juazeiro a ser reconstruída e climatizada. A gente tem motivo de sobra para comemorar. Estou gestora hoje por acreditar na educação, e para mim educação é também esse ato de fé no outro”, justificou...

Ascom PMJ

Petrolina: Trabalhadores do comércio repudiam proposta patronal

O Sindicato dos Trabalhadores do Comercio de Petrolina (Sintcope) realizou no sábado passado (16 de julho) Ato Público pelas ruas da cidade e denunciou a proposta do Sindicato patronal que impõe aumento da jornada de trabalho, diminuição de direitos, entre outros. Os comerciários consideram a proposta indecente. Leia a carta distribuída à população. 

CARTA ABERTA..

HOSPITAL DOM MALAN TERÁ MOMENTO DE INTERAÇÃO COM A IMPRENSA REGIONAL

A direção do Hospital Dom Malan em Petrolina preparou um momento diferenciado de interação com a imprensa local sexta-feira, dia 22, às 10 e 30hs, no auditório da instituição,oportunidade em que os profissionais de imprensa serão apresentados à nova estrutura do HDM, que há um ano está sob a administração do Governo do Estado, através da Gestão IMIP Hospitalar.

O objetivo principal é subsidiar a imprensa de informações especiais a respeito do funcionamento do hospital, esclarecendo dúvidas e mantendo o hospital ainda mais próximo da imprensa. Na ocasião estarão presentes, o superintendente do HDM, Marcelo Marques, a diretora Médica, Anaísa Soares e a diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães...

EBDA apresenta na Expobonfim programas para a agricultura familiar

Com um estande institucional se tornou um dos mais visitados, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura, participou da 26ª Exposição Agropecuária Regional de Senhor do Bonfim, a “Expobonfim”, encerrada neste domingo, (17), demonstrando os múltiplos serviços e produtos trabalhados pela empresa. Os visitantes conheceram os principais projetos, programas, tecnologias e os serviços voltados para o desenvolvimento agropecuário, na região e para o fortalecimento da agricultura familiar.

“O estande da EBDA retratou a realidade da agropecuária regional. A Seagri participa também disponibilizando sua equipe técnica e na inspeção sanitária”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, que representou o secretário da Agricultura, Eduardo Sales, durante a solenidade de abertura oficial do evento.  ..

CÍCERO SALES VENCE ELEIÇÃO DO SINSERP

Cícero Sales da Chapa 02 (Libertação) é o novo presidente do Sinserp (Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Juazeiro). Ele venceu a eleição realizada durante todo dia desta segunda-feira, na sede da entidade.

A apuração dos votos foi presidida pela representante do Ministério do Trabalho em Juazeiro, Edésia Barros...

Diocese de Juazeiro lança Jubileu de Ouro

Na próxima quinta-feira (21) a Diocese de Juazeiro fará o lançamento do Ano Jubilar que comemora os 50 anos de sua fundação pelo papa João XXIII, em 1962. Uma Missa Solene será celebrada na Catedral às 19h30 contando com a presença de todos os padres da Igreja Local para marcar a data e iniciar o tempo festivo. No dia anterior (20) haverá um pré-lançamento para a imprensa, durante um café da manhã promovido pela Diocese também na igreja Catedral. O evento terá a presença do Bispo Diocesano, Dom José Geraldo, além de padres e representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica na região. 

Segundo Dom José Geraldo toda a comunidade católica da Diocese – que compreende nove municípios do norte baiano, totalizando 14 paróquias – já está convocada para viver com intensidade o tempo de Jubileu de Ouro. O período comemorativo vai se estender até setembro de 2012, encerrando-se com a Festa de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro e também da Diocese.  “Este é um tempo de ação de graças pela presença de Deus em nossas vidas e pelo dom da vida de tantos irmãos e irmãs que fizeram a caminhada do Povo de Deus, nesta Igreja Particular de Juazeiro. É um tempo de confraternização na oração, na festa, na partilha e na solidariedade”, escreve o Bispo Diocesano em uma Carta Circular dirigida a todos os católicos da região. ..

Por Mirrail Menezes

ARRAIÁ DA CURTIÇÃO REUNIU 13 MIL PESSOAS NO DOM JOSÉ RODRIGUES

Valter Junior, Diretor de Cultura e Lazer da Associação de Moradores do Bairro Dom José Rodrigues enviou email ao blog agradecendo a toda comunidade que fez do Arraiá da curtição um grande sucesso com público total de mais de 13 mil pessoas. Ele agradece também a Prefeitura de Juazeiro, ao comércio local e a Policia Militar que fizeram o arraiá com 100% de paz. Não houve nenhuma ocorrência. ..