RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Conexão Vivo divulga pré-selecionados para etapa Juazeiro

Dando continuidade à política de valorização de novos artistas locais, o Edital de Seleção Artística do Conexão Vivo Juazeiro pré-selecionou nove artistas da Bahia e de Petrolina (PE) para participarem das seletivas do programa. Dentre os escolhidos, quatro irão participar da etapa final que será realizada nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Cultura João Gilberto.  “A circulação de artistas e novos talentos, assim como a interiorização das nossas atividades, é um caminho seguido pelo Conexão Vivo desde os seus primórdios. As cidades do interior sempre fizeram parte da trajetória do programa que aposta nos princípios das redes e do compartilhamento entre profissionais do mercado cultural. Nossa proposta é favorecer meios para a articulação e a troca de conhecimentos”, explica Marcos Barreto, gerente de Desenvolvimento Cultural da Vivo. 

Os termos que melhor definem o conjunto das atrações selecionadas são a diversidade e a riqueza da música baiana e de Juazeiro. Por meio de um processo democrático e criterioso, a escolha levou em consideração fatores como o respeito à diversidade cultural brasileira, a singularidade e a autenticidade das obras apresentadas, aspectos técnicos de execução (performance), conteúdo poético, ritmo, melodia e harmonia, além da trajetória artística e cidadã do artista. Os artistas que participarão das seletivas do Conexão Vivo Juazeiro são: Marcela Bellas (BA), Matingueiros (PE), Vivendo do Ócio (BA), Janela Brasileira (BA), Mundamundistas (BA), Secabudega (BA), Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae (PE), Maviael Melo (BA) e Vendo 147 (BA) . Na suplência, ficaram: Paulo Soares e Terceira Cidade, Pirigulino Babilake e Dubstereo Sound. ..

Enfoque Comunicação

Rede de mulheres realiza assembléia em Juazeiro

A Rede de Mulheres do Território Sertão do São Francisco – BA realiza nos dias 23, 24 e 25 a sua 12º assembléia em 2011, composta por grupos de mulheres que atuam com trabalhos de geração de renda, nos princípios da economia solidária.

O evento tem como objetivo debater a realidade vivida por mulheres da região e temas voltados para a igualdade de gênero, protagonismo, geração de renda, politicas públicas e outros temas afins deste público. O momento é utilizado como um espaço de discussão, formação e planejamento das ações que envolvem os grupos.

A assembleia é organizada pela Rede de Mulheres com o apoio da Pastoral da Mulher, SAET (Sociedade de Ações Educativas Sociais e Tecnológicas) e IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), SASOP (Remanso), CPP (Comissão Pastoral dos Pescadores) e deve reunir cerca de 70 mulheres...

Por Álvaro Luiz

IFBA COMPLETA 102 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA (23)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA foi criado em 2008, resultado de mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). O Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mundo do trabalho, contribuindo para a cultura empreendedora e tecnológica do estado. Hoje, a instituição completa 102 anos de existência, tradição centenária no ensino gratuito e de qualidade em diversos municípios, da capital ao interior.

Após a mudança para Centro Federal de Educação Tecnológica, colocando em prática a verticalização do ensino, a instituição passou a oferecer cursos superiores. Em 2008, enquanto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o IFBA é equiparado às universidades possuindo desde cursos técnicos, nas modalidades integrada, subsequente e Proeja – Educação de Jovens e Adultos, a cursos superiores, nas categorias graduação tecnológica, bacharelado, engenharia e licenciatura...

SINTERP promove festa em homenagem ao dia dos radialistas

O Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade (SINTERP/BA) realiza nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 20 horas no clube de campo do SINSERP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) festa em homenagem ao dia do Radialista, evento esse programado e elaborado pelo próprio sindicato, nas pessoas dos diretores regionais Leane Aline e Mário Filho.

Na oportunidade será oferecido aos presentes um coquetel. Haverá também dentro da programação musica ao vivo com Beg Night, show de humor como o “Véi da carranca” e o DJ Ed Brasil, além da entrega de 17 títulos de Amigos do Rádio...

Programa Mais Educação é lançado em Casa Nova

A última quarta-feira (21) foi marcada pelo lançamento do Programa Mais Educação, no município de Casa Nova, que atenderá 180 alunos da Escola Aurene Bezerra Angelin, 110 alunos, da Escola Irene Viana Santos, 127 alunos da Escola Jóias de Cristo e 120 alunos da Escola Senador Luiz Viana que terão a oportunidade de ampliar seus potenciais cognitivos com a oferta de variadas oficinas no contraturno.

O programa foi criado pela portaria inter-ministerial 17/2007, para aumentar a oferta educativa nas escolas públicas através de atividades optativas, agrupadas em macrocampos: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura, artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e econômica. A iniciativa visa ampliar tanto o conhecimento quanto a socialização entre as crianças. ..

Lidiane Cavalcante Ascom Casa Nova

COMO VER VOCÊ

COMO VER VOCÊ

Um simples olhar..

Mais 631 fornecedores de cana são beneficiados com subvenção

Os produtores de cana de açúcar nordestinos que abastecem as destilarias também receberão subvenção econômica do governo federal. Somente em Pernambuco, 631 fornecedores serão beneficiados com a medida, que por meio de modificação na Lei 12.249/2010, publicado esta semana no Diário Oficial da União, incluiu estes produtores. No texto original, recebiam a subvenção apenas os fornecedores das usinas.

De acordo com o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana de Pernambuco (Unida), Alexandre Andrade, os pernambucanos devem receber aproximadamente R$ 572 mil de subvenção. “Isso corresponde a 114 mil toneladas de cada processada”. diz, destacando que será pago R$ 5 por cada tonelada ofertada. O benefício é relacionado à safra 2009/2010...

Robério Coutinho/ Ascom da Unida

Sílvio Tendler lança documentário sobre agrotóxicos em Petrolina

O Comitê Regional da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida realiza neste sábado, 24, às 14h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, o lançamento do documentário “O Veneno está na mesa”, do cineasta Sílvio Tendler. O filme revela como o modelo de produção agrícola baseado no agronegócio transformou o Brasil no maior consumidor de agrotóxicos do mundo, favorecendo o lucro das empresas e colocando em risco a saúde da população. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Após a exibição do documentário, haverá um debate com a participação do cineasta Silvio Tendler, detentor das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro. A iniciativa pretende fortalecer a atuação do Comitê Regional da Campanha, ampliando o debate sobre os impactos dos venenos na saúde pública, além de denunciar a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos no Vale do São Francisco. ..

Luís Osete e Érica Daiane Rede Educomunicadores Populares da Bacia do São Francisco

Congos se preparam para homenagear Nossa Senhora do Rosário

O grupo de manifestação cultural dos Congos, em Juazeiro, formado por crianças, jovens, adultos, mulheres e homens iniciou os preparativos com a jornada de ensaios das músicas e danças que serão apresentadas à sociedade juazeirense, no último domingo de outubro, data que os Congos homenageiam Nossa Senhora do Rosário. Os ensaios, que começaram no último sábado (17/09), no colégio Crémildo Brandão, situado na rua 1, Vila Jacaré, no bairro Coréia, vão acontecer todos os finais de semana e feriados, a partir das oito horas da noite até o dia 29 de outubro.

A cultura dos Congos é secular e suas raízes têm origem no continente africano. Para o líder do grupo, José Pereira, conhecido popularmente por “Govéi”, a congada é parte da história de Juazeiro. “Nossa manifestação perpassa de geração a geração. Existe nesta cidade antes do meu avô. Hoje, tenho mais de 70 anos e faço questão de conduzir o grupo e de todo ano celebrar o dia do Rosário”, afirma...

Daniel Santana

Internação domiciliar do Hospital Regional de Juazeiro ultrapassa a marca dos 240 pacientes atendidos

Em funcionamento desde 11 de janeiro de 2010, a Internação Domiciliar (ID) é motivo de orgulho para o Hospital Regional de Juazeiro, unidade da rede estadual sob gestão do IMIP. Com uma equipe multiprofissional formada por dois enfermeiros, uma assistente social, um médico, uma fisioterapeuta, duas técnicas de enfermagem, um assistente administrativo e um motorista (mais o apoio de equipe referência para nutrição e psicologia) o ID atende em média 30 pacientes por mês, realizando em torno de 14 visitas por dia, um dos maiores números do estado. 

De acordo com o coordenador da Internação Domiciliar do HRJ, Dyego Leal, só são admitidos pelo ID pacientes que ficaram internados na unidade de saúde e receberam avaliação positiva pelo médico do setor. “Se o médico, o enfermeiro e a assistente social avaliar que o paciente tem o perfil, a gente admite. Ele recebe alta do hospital e a nossa equipe vai visitá-lo com uma freqüência que vai depender da necessidade do paciente. É importante destacar, ainda, que é necessário ao programa a existência de um cuidador, uma pessoa da família que, com a nossa orientação, assume a responsabilidade de cuidar do paciente em casa, dar banho, dar a medicação no horário certo, trocar a fralda, e fazer a parte da higienização corporal”, explica. ..

Ascom HRJ

Estudantes participam de palestras da Semana Municipal de Trânsito

A Semana Municipal de Trânsito continua a todo vapor. O Governo de Senhor do Bonfim, através da DMtrans mantém a programação, desenvolvendo em empresas de transporte, em escolas municipais e estaduais  e nas ruas da cidade ações preventivas com intuito de conscientizar a população quanto à segurança no trânsito. Neste sentido, estudantes da Escola Estadual Luis Eduardo Magalhães (Modelo) tiveram a oportunidade de assistir nesta quarta-feira (21) uma palestra informativa promovida por agentes de trânsito da DMtrans. Além das informações, vídeos educativos foram apresentados.    

“Foi um belíssimo trabalho com a participação dos adolescentes. Chamamos todos à conscientização, pois, quando temos um trânsito harmônico, civilizado, a gente tem com certeza um bom trabalho, uma melhor circulação das vias e o pedestre tem mais liberdade para transitar” – declarou o diretor da DMtrans Dionilcio Barbosa. O trabalho desenvolvido pela DMtrans durante a Semana Municipal de Trânsito atinge todas as faixas etárias. De acordo com Dionilcio Barbosa crianças de 3, 7 a 12 anos também vêm participando das ações educativas. “Em cada escola, a depender do público, utilizamos um material informativo diferenciado, como placas de sinalização, uma lona que simula as vias públicas: com faixa de pedestre, cruzamento, sinal... É diversificado para cada faixa etária” – informou...

Ascom

Terras Alpha Petrolina realiza convenção de vendas com corretores da região

A AlphaVille Urbanismo, líder de seu segmento, promoveu, nesta quarta-feira (14), a “Corrida do Ouro”, encontro com corretores e imobiliárias da região do Vale do São Francisco. Com objetivo motivacional, o evento contou com a presença da equipe da AlphaVille Urbanismo, formada por Eleno Alves, coordenador Comercial; Carlos Paes Leme, gerente Comercial; Christiane Calvo, coordenadora de Marketing e com o consultor em segurança o Sr. Adalberto Santos.

Na ocasião, Eleno Alves apresentou dados atualizados sobre o momento atual do Terras Alpha Petrolina. “Nosso empreendimento está a todo vapor. Pretendemos entregar no mesmo prazo, em julho do ano que vem.” destacou. Para o corretor João Dantas, o sucesso da 2ª fase do Terras Alpha Petrolina é algo indiscutível, “ o empreendimento é top, o Terras Alpha se diferencia de tudo que já foi visto na região e, nesse segundo momento, podemos confirmar que Petrolina já mudou sua visão quanto a moradia, dando ao mercado imobiliário uma visão mais profissional.” ressalta...

SESP trabalha na recuperação de 30 Km de estrada no distrito de Juremal

A Equipe de Máquinas e Equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), dando continuidade a programação de terraplanagem nas estradas do interior de Juazeiro, está recuperando um trecho do distrito de Juremal que se estende até a comunidade de Fortaleza. O patrolhamento realizado por uma motoniveladora tem feito o nivelamento do solo e alargamento da via, deixando o terreno mais seguro e firme para o período de chuva.

O fluxo de transporte escolar, por exemplo, melhorou muito com a estrada livre, segundo Adailson Teles, que realiza o serviço há 12 anos na região. Durante todo esse tempo ele sofreu com a estrada cheia de buracos e bastante perigosa por causa dos desvios estreitos. “Tinham lombadas que eram tão altas que a kombi ficava pendurada, um perigo. Gastava muito com manutenção. Agora além de levar menos de 1 hora no percurso, transitar nesta estrada não vai mais comprometer meu carro”, afirmou Adailson...

Ascom PMJ

I Mostra Senhores do Tempo na Universidade Aberta à Terceira Idade

 
Pinturas em tela, criações artísticas com imagens, máscaras, papel e desenhos, trabalhos manuais que revelam o talento para as artes e objetos de memórias, que são guardados de geração a geração, marcando um tempo e uma história social na cidade de Juazeiro-Ba. Esses materiais estão expostos na I Mostra Senhores do Tempo da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), que foi aberta ontem (21/09) a partir das 18h, na sala 12, do Departamento de Ciências Humanas (DCH).

A exposição reúne todo o material produzido pelos alunos nas disciplinas de História e Memória Regional, Arteterapia, Pintura em Tela, Dança e Trabalhos Manuais. Na mostra, o visitante poderá conhecer parte da história da cidade a partir de murais feitos com textos e fotos sobre parte da história das filarmônicas, dos festivais da Associação dos Universitários de Juazeiro (AUUJ) e sobre a história do alto-falante até o rádio.

As peças artísticas que compõem a mostra revelam ainda talento na maturidade a partir de criações com pintura e experiências de arteterapia com papel celofane, imagens e recriações estéticas. A exposição ficará aberta à visitação no horário das 14h às 21 horas, desta quinta-feira até sexta-feira (23/09). A mostra Senhores do Tempo faz parte da atividade do projeto de Extensão da Universidade Aberta à Terceira Idade, da UNEB, coordenado por Ana Lilian dos Reis. ..

Redação Multiciência Fotos: Laércio Lima

COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO DO SALITRE‏ REALIZA MAIS UMA REUNIÃO EM GOIABEIRA

No último final de semana foi realizada mais uma reunião da comissão de emancipação do Salitre, desta feita na localidade de Goiabeira. Havia uma grande expectativa em relação à apresentação por parte do engenheiro agrônomo, Antonio Carlos Chaves de propostas para perenização do Rio Salitre.

Chaves mostrou através de dados e mapas que se utilizando da infraestrutura do Projeto Salitre particularmente da Área FAO que chega até a localidade de Sobradinho (Alto Salitre), dai construindo uma adutora de apenas 4Km lançaria as águas na localidade de Passagem do Sargento...

Codevasf conclui obras de drenagem agrícola nos Perímetros Irrigados do Sertão de Pernambuco e Bahia

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou balanço das obras de drenagem agrícola do Sistema Itaparica. De 2008 até o primeiro semestre de 2011, foram aplicados recursos da ordem de R$ 16 milhões, do convênio Chesf/Codevasf. Os últimos serviços previstos foram realizados nos Perímetros Irrigados Rodelas, localizado no município de mesmo nome, na Bahia, e Fulgêncio, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. Os cronogramas dos serviços correram dentro dos prazos estabelecidos.

No Perímetro Irrigado Rodelas, os serviços de macrodrenagem e microdrenagem  beneficiaram cerca de 1.000 hectares. A superintendente regional Ana Angélica Almeida Lima, da Codevasf em Juazeiro (BA), destaca que a realização das obras visa proporcionar a sustentabilidade das áreas, com aumento da capacidade produtiva e da geração de renda através da atividade agrícola irrigada. “Na prática, os serviços de drenagem contribuem para melhor desenvolvimento das culturas, o que pode apontar resultados econômicos mais vantajosos ao produtor”, observa...

Ianne Lima Ascom do Sistema Itaparica - Convênio Chesf/Codevasf

PETROLINA RECEBE GRANDES MESTRES DA CULTURA POPULAR PERNAMBUCANA

Divulgar a história das manifestações da cultura popular do estado de Pernambuco por meio das narrativas daqueles que a produzem no dia a dia é o objetivo da Roda de Mestres: Pontuando Saberes, atividade a ser realizada nos dias 22 e 23 de setembro, dentro da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural - Sertão do São Francisco 2011, na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina/UPE. A ação reunirá mestres dos mais diferentes segmentos da cultura popular do estado de Pernambuco, expressivos para região do Sertão do São Francisco e de reconhecido valor e importância para o cenário artístico-cultural do estado, com foco voltado para a valorização dos saberes e a formação de plateias.

“O objetivo é criar um espaço de reflexão sobre manifestações culturais expressivas na região do São Francisco, como a sambada e o batuque, o Reisado e o São Gonçalo, o repente, o cordel e a literatura popular, o pífano, além de propor o intercâmbio com representantes de outras expressões menos frequentes no sertão, como o coco e o maracatu”, explica Adrianna Figueiredo, coordenadora técnica da Ação dos Pontos de Cultura no estado de Pernambuco. Para Adrianna, a valorização dos saberes da cultura popular representa uma “retratação histórica do papel fundamental dessas manifestações artístico-culturais para a história social de nosso país”...

Vocalistas do Pega Leve estrelam campanha publicitária do Café Pinga Fogo

Élisson Castro e Glaucia Lessa, vocalistas do Forró Pega Leve, só têm motivos para festejar. Depois do sucesso do CD de verão, com as novas músicas no gosto do público do Vale do São Francisco, e das comemorações do aniversário de 10 anos do grupo, eles vão participar de uma campanha publicitária.

Depois do Criança Esperança da Rede Globo (TV Grande Rio), Doação de Sangue do Hemoba e 20 anos da TV São Francisco (Rede Bahia), eles vão ser garotos-propaganda do aniversário do Café Pinga Fogo, com divulgação em vários outdoors de Juazeiro e Petrolina, banners em supermercados e jingles (ouça agora) nas rádios da região. Além de comemorar mais um ano do café, a campanha a cidade de Petrolina pelos seus 116 anos...

Greve: Os Correios precisam de pelo menos o dobro de funcionários para atender a demanda em Juazeiro, diz dirigente do Sincotelba

A greve dos Correios em Juazeiro completa hoje (22) nove dias e a categoria reclama da empresa que se mantém irredutível nas negociações.

Márcio Góes Oliveira do dirigente sindical do Sincotelba em Juazeiro explicou que a empresa fez uma contra proposta que não foi aceita pela categoria e em assembléia realizada na segunda-feira (19/09) decidiu fazer uma nova proposta que seria um meio termo, mas os Correios permaneceram irredutíveis...

Grandes vinícolas do Sul estarão na 7ª Vinhuvafest

Algumas das principais empresas vinícolas do país estarão presentes na 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste – Vinhuvafest 2011 que acontece em Lagoa Grande, sertão pernambucano, de 6 a 9 de outubro. Uma dessas indústrias é a Casa Valduga, que tem sede na região da Serra Gaúcha, principal polo produtor de vinhos e uvas do Brasíl. Segundo o coordenador geral do evento, Nivaldo Carvalho, que esteve por toda a semana passada em nome da Prefeitura de Lagoa Grande e do Governo do Estado, convidando os produtores e empresários do segmento para prestigiarem a Vinhuvafest, a receptividade foi espetacular.

“A Casa Valduga está prestes a se instalar no vale do São Francisco e tem muito interesse em participar da Feira do Vinho e da Uva. Outro importante grupo que virá com estande e todos os seus produtos é a Miolo, que fabrica vinhos e espumantes no Sul e na vizinha cidade de Casa Nova, na Bahia”, ressaltou o coordenador da Vinhuvafest. Nivaldo frisa também que prefeitos de cidades do Vale dos Vinhedos, outra área produtora de grande importância para a vitivinicultura nacional, virão chefiando as caravanas de pequenos produtores que serão palestrantes e instrutores na programação voltada para os integrantes da agricultura familiar de Lagoa Grande e região, foco principal da feira este ano. “Já confirmaram presença os prefeitos de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul que juntas produzem 70% do suco de uva e vinhos nacionais, além de serem um dos mais visitados destinos turísticos do país. Parte dos atrativos destas cidades será mostrada nos estandes durante os quatro dias da Vinhuvafest”, acrescentou Nivaldo Carvalho...

Cinara Marques - Assessoria de Imprensa

Bahia destina mais de 1.900 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos

De janeiro a agosto de 2011, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) retirou na Bahia 1.971 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos do meio ambiente. O resultado representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior e coloca o Estado entre os que mais destinaram o material no país. Somente em agosto, foi retirado dos campos baianos 213 toneladas do material. Segundo dados do inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos, no primeiro semestre do ano, o volume destinado em todo o Brasil foi de 24.970 toneladas, índice 11% maior no comparativo ao ano anterior.

Comparativo de embalagens destinadas – Jan a Agosto 2010 x 2011..

POETA MAURIÇOLA HOMENAGEIA PETROLINA: ENTRE NÓS DOIS

 
ENTRE NÓS DOIS

Maurício Dias


ENTRE NÓS DOIS
DESLIZA UM RIO
TEM UMA PEDRA
UMA ILHA
UMA PONTE
A NATUREZA NO CIO
TECE A LINHA DO HORIZONTE
UM BARQUINHO A VELA
BARCAS DA TRAVESSIA
PERNAMBUCO-BAHIA
UM CÉU CELESTINO
AQUARELA
FURTAM CORES DE ALEGRIA
O POR DO SOL
NO VERDE ESPELHADO
NEGO D`ÁGUA VIGIA
ANDORINHAS DESAFIOS
PERSCADORES REDES
POESIA
LEMBRA DE MIM?
DO NOSSO AMOR
ESCONDIDO NA ESQUINA
VOCÊ CRESCEU TANTO
SE ENFEITOU
LINDA!
PARECE
UMA MENINA
ENTRE NÓS DOIS
PAIXÃO E CIÚME
NOSSO AMOR
NOS DESTINA
TUDO QUE NOS SEPARA
NOS UNE
JUAZEIRO - PETROLINA
SINA!
..

Foto da internet