Outros Destaques

Política

Policial

POLICIAIS MILITARES DO 5° BPM ERRADICAM ROÇA DE MACONHA EM PETROLINA

Na tarde desta segunda, 16, por volta das 15h, o efetivo do GATI e do MALHAS DE LEI do 5ºBPM, recebeu denúncias que em uma região entre o Projeto N 5 e Vila São Francisco haveria um plantio de maconha. Foi feito deslocamento até o local e após várias buscas, foi encontrada a referida plantação com aproximadamente 530 pés de maconha, sendo avistados inclusive dois indivíduos, contudo conseguiram fugir. Foi feita a incineração da erva e levada uma amostra para a DP do Ouro Preto para as providências cabíveis.  ..

Asscom

6º BPM REALIZA PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo, neste domingo (15), às 10h30, na Rua N. Srª de Fátima, Bairro Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim. Um homem de 28 anos encontrava-se no Hospital Regional da cidade, vítima de disparo de arma de fogo, atingido no pescoço, apresentando lesão leve. O mesmo relatou que tentava separar uma briga, quando o autor realizou o disparo e evadiu-se. Após diligências, os policiais localizaram José Carlos Gomes Cardoso, 44 anos, coveiro, portando um revólver calibre 38 com 6 munições, sendo que 3 estavam deflagradas. O acusado foi apresentado, juntamente com a arma, na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante. ..

Com informações do 6º BPM

POLICIAIS MILITARES DO 5° BPM EVITAM ASSALTO EM PETROLINA E APREENDEM DUAS ARMAS

Na manhã deste domingoe (15/05), por volta das 06h, o efetivo do GATI recebeu uma ligação anônima de que no Bairro Vila Vitória estaria rondando um veículo Polo de cor escura com três elementos em atitudes suspeitas. Imediatamente os Policiais Militares fizeram deslocamento ao local e após várias incursões por aquele bairro, foi observado um POLO VERDE de placa HYK 8101, o qual ao avistar a viatura, empreendeu fuga, contudo, em uma ação rápida, foram contidos pelos Policiais Militares, tendo dois dos elementos conseguido fugir, jogando uma arma no mato, um revólver calibre .32 de n° 670824.

No veículo ficou VALTER FERNANDES DA SILVA de 54 anos, ex Policial Militar, conhecido como "FERNANDO DA GATA", com o qual foi encontrado um revólver de marca TAURUS cal. 38 de n° 256762, com seis munições intactas, o qual portava ilegalmente. "FERNANDO DA GATA", informou que iriam assaltar a Distribuidora de bebidas de Kleber, localizado naquele bairro, onde todas as informações da movimentação estariam sendo repassadas por ROMILSON CLARINDO DA SILVA de 39 anos, vulgo "MICA", o qual também foi localizado, pois residia próximo à Distribuidora. MICA está respondendo pena em liberdade condicional por infringir o ART. 157 do Código Penal...

5° BPM

75ª CIPM PRENDE HOMENS QUE ESTAVAM FALSIFICANDO DOCUMENTOS

Foto: Camisa listrada- José Roberto (falsário); camisa branca: Muriel e o outro Jardielson.

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – “Base Sertão” – prenderam três homens que estavam falsificando documentos, no Residencial II, bairro Itaberaba em Juazeiro-BA, por volta das 09h30, da sexta-feira, dia 13 de maio. Após receber informações da SOI (Setor de Operações de Inteligência), a guarnição do PETO 75ª CIPM se deslocou para o endereço e chegando ao local constatou a veracidade dos fatos. Ao chegar no Bloco 02, apartamento 01, do Residencial II, bairro Itaberaba, foram encontrados Muriel Vieira Santos, Jardielson Benevides Santos e José Roberto Pinto de Jesus e com eles foram apreendidas 05 (cinco) carteiras nacionais de habilitação (CNH), sendo que 02 (duas) em nome de Muriel Vieira Santos com categorias diferentes, 01 (uma) no nome de Jardielson Benevides Santos e 01 (uma) no nome de Dionatas Santos Oliveira  e outra CNH em branco. Foram apreendidos também no local 01 (uma) CPU da marca POSITIVO, 01 (um) pen drive da marca SANDISK, 01 (UM) HD externo da marca LG e 01 (uma) impressora da marca HP DESKJET 3636. Os acusados e todo o material foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências...

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM

75ª CIPM PRENDE ESTELIONATÁRIO QUE APLICOU VÁRIOS GOLPES NA CIDADE DE JUAZEIRO

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – prenderam estelionatário que tinha praticado vários golpes, em Juazeiro, por volta das 13h, do dia 12 de maio.

Depois de 06 (seis) denúncias de que havia uma pessoa se identificando como policial civil e que tinha convênio com o DETRAN de Juazeiro para expedir a carteira nacional de habilitação (CNH), a SOI (Setor de Operações de Inteligência) começou a fazer os levantamentos e assim chegar a pessoa de JOSÉ LUIZ DE OLIVEIRA JÚNIOR, que foi passado para a Guarnição do PETO 75ª CIPM  para efetuar a prisão...

75ª CIPM

COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA VAI CONDUZIR A TOCHA OLÍMPICA EM JUAZEIRO

O Coronel PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, é um dos convidados do Comitê Olímpico Internacional, organizador dos Jogos Rio 2016 para conduzir a tocha olímpica durante a sua passagem por Juazeiro no dia 26 deste mês. A tocha estará no Estado da Bahia de 19 a 26 de maio, passando por 26 cidades, entre elas Juazeiro.

“Eles fazem uma pesquisa e quando souberam que eu era comandante geral da corporação, filho da terra e eu tenho falado muito sobre a região, expressado muito sentimento, eu fui convidado. Este é meu presente para os juazeirenses, em especial para os meus familiares, amigos. Será uma honra muito grande conduzir a tocha pelas ruas por onde andei quando criança, adolescente e a Polícia Militar né, 33 homens, porque pra mim o momento olímpico é o encontro de nações, sendo assim o esporte como corrente da paz e nós defendemos a corrente do bem, é gratificante para o comandante que a partir desse momento se sente comprometido com a causa pública” disse o Coronel Brandão...

76º CIPM realiza Cumprimento de Mandado de Prisão

Na noite da última quinta-feira (12), dando continuidade a Operação Conjunta entre as Companhias independentes de Juazeiro, durante uma abordagem a 02 (dois) indivíduos no Bairro Alto da Aliança, mais precisamente na localidade conhecida como “Invasão do Iraque”, foi preso em flagrante, em razão de Mandado de Prisão por Tráfico de Drogas Nº 56908- 44.2013.8.26.0577.0006, expedido pela Justiça do Estado de São Paulo, o senhor Washington José da Silva de 22 anos. ..

Assessoria da 76ª CIPM de Juazeiro/BA

6º BPM PARTICIPA DE CELEBRAÇÃO DO MÊS MARIANO

O 6º Batalhão de Polícia Militar se fez presente na missa de comemoração ao Mês Mariano, às 19h30 desta quinta-feira (12), na Capela do Colégio Sacramentinas, em Senhor do Bonfim.

Os policiais presentes sentiram-se honrados em participar de uma das celebrações da Paróquia do Senhor do Bonfim dedicadas a Maria, Mãe de Jesus, na noite em que a Polícia Militar foi homenageada...

Asscom

Juazeiro tem redução de Crimes Violentos Letais Intencionais

 
O município de Juazeiro, no norte do estado e distante 502 quilômetros de Salvador, se destacou na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), de 1º de janeiro a 9 de maio deste ano, entre os demais municípios da Região Integrada de Segurança Pública/Norte – Risp/Norte. A constatação, após comparados os números com o mesmo período de 2015, foi anunciada na manhã desta sexta-feira (13), durante reunião realizada pela cúpula da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), no salão A do Grande Hotel de Juazeiro.

O encontro, presidido pelo secretário Maurício Teles Barbosa, também discutiu os dados criminais de 2015 e as estratégias para melhorar a produtividade policial nas áreas que não conseguiram atingir a meta de redução de 6% nos índices de CVLIs. Entre as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), a maior redução foi registrada em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, com 20% a menos no número de CVLIs.

No evento, que contou com representantes das polícias Militar, Civil e Técnica e do Corpo de Bombeiros na Risp/Norte, Barbosa chamou a atenção para a importância da análise dos índices, com o objetivo de obter a melhoria dos serviços oferecidos à sociedade. "Somente a coleta de números não vai fazer a diferença. Nosso esforço em levantar as informações sobre a dinâmica do crime é justamente para que as ações policiais sejam planejadas de modo que alcancem resultados positivos".

Concurso

O secretário também comentou o anúncio, feito pelo governador Rui Costa, da nomeação de 639 novos policiais civis, aprovados no concurso de 2013, já capacitados para iniciar o trabalho em todo o estado. "Com certeza, será um reforço considerável para o efetivo da Polícia Civil, há anos sem receber novos integrantes. Esta era uma grande demanda da população, da Segurança Pública e dos aprovados".

Em Juazeiro, a Policia Militar teve a tropa ampliada, este ano, com a chegada de 41 soldados recém-formados, distribuídos nas 73ª, 74ª, 75ª e 76ª Companhias Independentes, que também vão ganhar, até o próximo mês, mais viaturas.
..

Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP)

Governo vai nomear 639 convocados no concurso da Polícia Civil

O Governo do Estado vai nomear 639 convocados no Concurso da Polícia Civil. Serão 108 delegados, 55 escrivães e 476 investigadores de polícia, ultrapassando as 600 vagas previstas em edital para convocação das três carreiras. “Todos os aprovados no concurso foram convocados para fazer o curso de formação. Foi a primeira vez que isso acontece em minha que gestão. Essa conquista demonstra nossa sensibilidade com a segurança pública", afirmou o governador Rui Costa.

A portaria com os nomes deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste final de semana. De acordo com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), serão chamados oito delegados e 76 investigadores a mais do que o previsto. Lançado em 2013, o concurso da Polícia enfrentou a dificuldade do Governo em nomear os convocados, que já passaram por formação, em função do Estado ter atingido o limite prudencial de gastos com pessoal, ficando impedido de contratar novos servidores pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

“Não podíamos descumprir a LRF, pois o ato de convocação poderia ser anulado posteriormente”, explicou o governador. Em razão do impedimento legal, ele havia determinado à Secretaria da Administração (Saeb) e à Procuradoria Geral do Estado (PGE) consulta ao TCE para assegurar a legalidade das contratações, baseado na exceção prevista pela lei.

Para nomear os convocados, o Estado se baseou no parecer do TCE, publicado no último dia 10, após a consulta feita pelo governo estadual acerca das condições impostas pela LRF para a nomeação. “Imprimimos todos os esforços necessários para finalizar o processo deste concurso, seguindo as determinações legais”, explicou o secretário da Administração, Edelvino Góes. Na decisão do dia 10, a Corte autorizou que o governo faça a contratação dos policiais baseada nas vagas abertas com as exonerações e demissões que não impliquem em aumento de despesa. ..

Secom Bahia Foto da Internet

NÚMEROS DA RISP/NORTE SÃO DISCUTIDOS DURANTE REUNIÃO EM JUAZEIRO NESTA SEXTA (13)

Está acontecendo na manhã desta sexta-feira (13), no Grande Hotel de Juazeiro, uma reunião da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), contando com a presença de Maurício Barbosa – Secretário de Segurança Pública, do Coronel PM Anselmo Brandão – Comandante Geral da PMBA, Bacharel Bernardino Brito – Delegado Chefe da Polícia Civil, Coronel BM Francisco Telles – Comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, Coronel PM Alfredo Nascimento – Comandante do Policiamento da Região Norte, Elson Jefferson - Diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), representantes da Justiça, Ministério e Defensoria Publica, Comandantes de unidades da PMBA, Delegados de Polícia Civil e Guarda Municipal.

“Esta é uma RISP das muitas que já realizados na Bahia e esta de Juazeiro é muito especial porque é a primeira do ano e objetiva aprimorar o programa Pacto Pela Vida, a discussão e mapeamento dos maiores desafios da segurança na Região Norte para o ano de 2017. Nós conseguimos reduzir em 8% os índices de criminalidade em Juazeiro, mas na região Norte o crime tem sido um grande desafio. Nós pretendemos aliar algumas ações e esta é a razão de estarmos aqui hoje” declarou o Comandante da Polícia Militar da Bahia Anselmo Brandão...

COMANDANTE DA 75ª CIPM PARTICIPA DE ENTREVISTA NA RÁDIO JUAZEIRO

Na tarde desta quinta-feira (12),  o Comandante da 75ª CIPM , o Major PM  Irlam  Gouveia  deu  uma entrevista para a Rádio Juazeiro. Nessa entrevista foram discutidos vários pontos, esses sempre direcionados e focados ao combate a criminalidade na área de atuação da 75ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar).

Foram mostrados dados dos últimos  5 (cinco) meses, em relação aos homicídios, que  teve uma redução de 22 para 16 homicídios. As abordagens aumentaram mais de 250% em relação ao mesmo período do ano passado totalizando 62.088 (sessenta e dois mil e oitenta e oito pessoas); as abordagens aos estabelecimentos tiveram um aumento de 432% totalizando 2.775 (dois mil e setecentos e setenta e cinco);  as abordagens a veículos de 04 rodas tiveram um aumento de 185% totalizando 5.924 (cinco mil e novecentos e vinte e quatro) e as abordagens a veículos de 02 rodas tiveram um aumento de 184% totalizando 18.251 (dezoito mil e duzentos e cinquenta e um)...

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM

Operação entre a CIPT/NORTE e a Polícia Federal prende duas pessoas, apreende material entorpecente e erradica plantação em Macururé

Em operação conjunta, a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) – NORTE e a Polícia Federal, próxima a localidade de Várzea da Ema, povoado de Macururé, encontraram e erradicaram 50.000 (cinquenta mil) pés de maconha, e apreenderam aproximadamente 100 Kg da erva pronta para o consumo. Duas pessoas que estavam no local foram presas e todo o material foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro/ PE. ..

Dia da Policial Feminina!

..

RISP acontecerá em Juazeiro para troca de experiências e mapeamento dos desafios relacionados à segurança

Acontecerá no Grande Hotel de Juazeiro, dia 13 de maio, às 08h, a Região Integrada de Segurança Pública (RISP) com a presença de Maurício Barbosa – Secretário de Segurança Pública, do Cel PM Anselmo Brandão – Comandante Geral da PMBA, Bacharel  Bernardino Brito – Delegado Chefe da Polícia Civil, Cel BM Francisco Telles – Comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, Cel PM Alfredo Nascimento – Comandante do Policiamento da Região Norte, Elson Jefferson - Diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), representantes da Justiça, Ministério e Defensoria Publica, Comandantes de unidades da PMBA, Delegados de Polícia Civil e Guarda Municipal.

A RISP será a primeira do ano de 2016 e objetiva aprimorar o programa Pacto Pela Vida, a discussão e mapeamento dos maiores desafios da segurança na Região Norte no ano de 2017. A reunião será coordenada pelo  Secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e contará com a participação dos comandantes de unidades da Polícia Militar e delegados titulares dos municípios que integram a RISP/Norte, onde serão relatadas as experiências e a condução dos trabalhos ostensivos e investigativos e quais os problemas enfrentados em cada município...

Assessoria de Comunicação/ CPRN

MALHAS DA LEI DO 5º BPM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM PETROLINA

Na data deesta segunda-feira (09/05), por volta das 17h40min, após levantamento e monitoramento das equipes MALHAS DA LEI e NIS-4 do 5º BPM, foi dado fiel cumprimento ao Mandado de Prisão em desfavor de Paulo Sérgio Pires de Sá, 47 anos, natural de Cabrobó-PE e residente no Bairro Caminho do Sol em Petrolina. Após monitoramento das equipes em epígrafe, o mandado foi cumprido na BR-407, Loteamento Santo André. ..

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO 5º BPM

Governo ingressa com ação no STF para tentar anular impeachment

O governo ingressou nesta terça-feira (10), por meio da Advocacia-Geral da União, com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que tramita no Congresso Nacional.

O ministro José Eduardo Cardozo, da AGU, concederá entrevista na tarde desta terça para explicar detalhes do mandado de segurança. No Supremo, a decisão liminar (provisória) sobre o mandado de segurança caberá por sorteio a um dos ministros (à exceção do presidente Ricardo Lewandowski)...

G1

75ª CIPM REALIZA OPERAÇÃO EM CONJUNTO COM SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE e Ordem Pública

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, realizaram operação contra poluição sonora, nos dias 06, 07 e 08 de maio na área da 75ªCIPM em Juazeiro-BA.

Cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na semana passada e que visa coibir a poluição sonora, policias militares da 75ªCIPM em conjunto com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro (Semaop) realizaram operação em diversos locais para averiguar a documentação de estabelecimentos comerciais (Bares) e foram autuados 32 estabelecimentos que estavam funcionando de forma irregular...

Com informações da 75° CIPM

GATI DO 5º BPM PRENDE HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

No dia de ontem (08/05), por volta das 17h55mim, o GATI do 5º BPM, durante a OPERAÇÃO de COMBATE ao CVLI, recebeu denúncia anônima relatando que Martonio Teles da Silva de 52 anos, era possuidor de uma arma de fogo. De posse dessas informações a guarnição policial se dirigiu ao local indicado (bar do Gordo) no bairro João de Deus em Petrolina, onde apreenderam em poder do imputado um 01 (um) Revolver Cal. 38 de Marca Taurus nº de série 948522 com 01 (uma) munição intacta. Ao ser questionado sobre a arma o imputado alegou que a havia comprado para sua defesa e que já havia sido preso por porte ilegal de arma de fogo. Diante do fato o imputado foi conduzido para a Delegacia de Plantão, onde foi apresentado e entregue à Autoridade Policial que lavrou em seu desfavor um Auto de Prisão em Flagrante. ..

Asscom

BICICLETA FURTADA É RECUPERADA E LADRÃO É PRESO

Na data (08/05) por volta das 17h00min, a Patrulha do Bairro 26.274 do 5º BPM, quando participava da OPERAÇÃO de COMBATE ao CVLI, durante abordagens a pessoas e veículos no bairro José e Maria, foram solicitados pela vítima que relatou que teve a sua bicicleta furtada no dia 02/05/2016 e que sabia onde ela se encontrava. De posse dessas informações a guarnição policial se deslocou ao Residencial Monsenhor Bernardino, onde apreenderam a referida bicicleta na posse de José Ericks S. Lima de 20 anos. Diante do fato o imputado foi conduzido para a 1ª DPC onde foi apresentado e entregue á Autoridade Policial que lavrou em seu desfavor um TCO por receptação. ..

AS

PRF recupera moto com placa falsa na BR-232 em Pernambuco

Documento do veículo possuía indícios de adulteração

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada na manhã deste domingo (08) resultou na recuperação de uma motoneta, na BR 232, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco.  O condutor ainda apresentou um documento com sinais de adulteração e foi detido no local...

Ascom PRF PE

48º HOMICÍDIO DE JUAZEIRO É REGISTRADO NO QUIDÉ

Na tarde deste domingo (08), dia das mães, por volta de meio dia, ocorreu mais um assassinato em Juazeiro, desta feita na Rua da Alegria (antiga rua 3) no bairro do Quidé. Um homem identificado como Josival Menezes de Sá, conhecido por Bal, foi alvejado com três tiros na cabeça.

Este é o 48º (quadragésimo oitavo) homicídio do ano e ainda não se sabe a identidade dos autores e nem a motivação do crime. O corpo foi transferido para o IML – Instituto Médico Legal para a necropsia...