Foram encontrados 434 registros para a palavra: terra

Agricultor que solicitou título de terra ao Constesf deverá preparar a área para medições

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) informa aos donos de pequenas propriedades rurais que se cadastraram para receber o título de terra, através do Projeto de Regularização Fundiária, que as medições das propriedades já estão sendo realizadas no município de Juazeiro.

Para ter a sua área medida, é obrigatório que o agricultor faça a demarcação de sua propriedade, deixando a cerca acerada, ou seja, limpa, com o intuito de facilitar o acesso dos técnicos às propriedades. O requerente ou alguém que tenha conhecimento total da área a ser medida deverá estar presente no dia da medição. Será necessário, também, apresentar o nome completo dos confrontantes.  Não serão medidas áreas sem os variantes e sem os postes (estacas grossas) enterrados.

O projeto de regularização fundiária é uma ação do Constesf, através da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem o objetivo de proporcionar aos agricultores a regularização do seu imóvel rural através do título de terra na modalidade doação. Cada município do território do São Francisco será atendido com 200 títulos de terra, totalizando duas mil famílias beneficiadas...

Jornalista Ney Vital é eleito para o Conselho de Cultura do Parque Asa Branca, Exu, terra de Luiz Gonzaga

Jornalista Ney Vital e Fausto Luiz, sobrinho de Luiz Gonzaga.

O jornalista Ney Vital é o mais novo membro do Conselho de Cultura da ONG-Parque Aza Branca, Exu, Pernambuco. O Parque Aza Branca é um patrimônio cultural do povo brasileiro e nele está o Museu de Luiz Gonzaga.

O dia da posse ainda não foi divulgado. Na justificativa, o nome de Ney Vital foi proposto pelos relevantes serviços prestados a cultura. Ney Vital já foi secretário de comunicação da prefeitura de Petrolina, Pernambuco,  ex-secretário de cultura de Areia, Paraiba, cidade Patrimônio Nacional da Cultura e assessor de imprensa do Incra Submédio São Franscisco.

Ney Vital em 1912, ano do Centenário de Luiz Gonzaga, recebeu da Assembleia Legislativa de Pernambuco, homenagem pela ampla divulgação, contribuição dada à cultura, literatura e à música brasileira, em especial vida e obra de Luiz Gonzaga.

"Orgulho-me dessa homenagem. A missão dos conselheiros é valorizar a vida e obra de Luiz Gonzaga, buscar caminhos de uma política cultural mais justa. O compromisso é mais forte agora para ampliar a consciência dos nossos valores mais brasileiros, universal", finalizou Ney Vital...

Constesf convoca agricultores de Curaçá que desejam solicitar título de terra

Produtores rurais que estão com pendências de regularização fundiária poderão requerer título de terra no município de Curaçá

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), em parceria com a Prefeitura Municipal de Curaçá, realizará entre os dias 16 e 19 de agosto, cadastros literais para regularização fundiária no município de Curaçá. Os agricultores que desejam regularizar seu imóvel rural poderão requerer seu título de terra na modalidade doação, de forma gratuita, junto à equipe do Constesf, comparecendo à Secretaria de Agricultura do município...

III Sobradinho Open - A terra da barragem vai ser o TATAME da vez 

A academia Joseé Ivaldo (Gfteam) de Jiu-Jitsu em Sobradinho, realizará no dia 04 de Setembro deste ano, o III Sobradinho Open. O evento acontecerá nas quadras poliesportivas no centro da cidade e contará com a participação de atletas de todo Vale do São Francisco em diversas categorias. De acordo com o faixa preta e multi-campeão José Ivaldo, mais de 100 atletas de outras cidades participarão do  evento. Sobradinho novamente terá uma grande representação de atletas munícipes, que tem surgido cada vez mais com o esporte. Mesmo com todas as dificuldades de apoio e patrocinadores, o evento chega a sua terceira edição. Sobradinho será o tatame da vez. ..

URGENTE: Movimento Sem Terra invade Codevasf em Petrolina

Chega  informação ao blog que o Movimento Sem Terra acaba de invadir a sede da 3ª Superintendência Regional de Petrolina. De acordo com as primeiras informações, o movimento reivindica no local querendo garantia de terra e água.

Aguarde mais informações...

Constesf realiza medições para emissão de títulos de terra em Sobradinho

Durante a última semana, técnicos do projeto de regularização fundiária do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) realizaram medições em pequenas propriedades rurais do município de Sobradinho. Foram realizadas cerca de 40 medições como parte do processo para emissão de títulos de terra na modalidade doação, que serão entregues pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA).

O projeto também está em andamento nos municípios de Canudos, Casa Nova, Remanso, Uauá e Juazeiro e será realizado em todo o território do São Francisco, beneficiando 10 municípios com 200 títulos de terra cada. Duas mil famílias serão atendidas. Nesta semana as medições estão sendo realizadas em Juazeiro.  ..

Deputado critica decisão que nega terras a comunidade tradicional de Casa Nova

Cerca de 400 famílias de comunidades tradicionais de fundo de pasto da região de Areia Grande - área ocupada há mais de 100 anos, tiveram o reconhecimento de terra devoluta negado por juiz da Vara Cível da Comarca do município de Casa Nova, no Vale São-Franciscano da Bahia. Além da recusa, o magistrado Eduardo Padilha determina, em decisão proferida no dia 11 de julho, o despejo das famílias. Nesta quinta-feira (21), após tomar conhecimento do caso, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) repudiou o que chamou de "retrógrada e descabida", já que a decisão desconsiderou provas produzidas no processo e o parecer do Ministério Público.

"Essa decisão está no âmbito da ação discriminatória que discute o assunto desde 2008, envolvendo grilagem de 26 mil hectares de terras do município de Casa Nova. A sentença negou o pedido do Estado da Bahia de reconhecimento da terra como devoluta e determinou a expedição de mandado de imissão de posse em favor de empresários [Alberto Martins Pires Matos e Carlos Nisan Lima Silva]. Considero retrógrada porque isso acontece justamente em um momento difícil da democracia brasileira, sem contar que a região é de intenso conflito por terra", pontua Valmir...

JUAZEIRO, TERRA MÃE

Hoje é o dia do aniversário de nossa querida cidade Juazeiro/BA – mãe de meus antepassados que habitaram esse lugar há mais de 100 anos, ao lado do Santuário de Nossa Senhora das Grotas até a beira do nosso Rio São Francisco, tendo como vizinhos a família Prado Pereira de Oliveira, de nosso gênio da Bossa Nova, João Gilberto.

O meu orgulho de fazer parte dessa sucessão da família Almeida é indizível, em especial de meu saudoso pai Euvaldo Almeida, o nosso “Vadinho” (1928-2010) que nasceu neste exato lugar, e como tal, contava e recontava os fatos ocorridos nesta terra adorada, por ter vivido momentos decisivos de sua história social e política...

SÉRIE – “JUAZEIRO, TERRA AMADA” POR LANDA MENEZES

Natural de Salvador, há quase três décadas a jornalista e museóloga Landa Menezes aportou em Juazeiro. Aqui fez amigos, ajudou a construir e melhorar museus no Norte da Bahia e sertão de Pernambuco. Cresceu espiritual e profissionalmente e nas indas e vindas à capital baiana, diz não conseguir mais se distanciar da “terra da alegria”.

..

SÉRIE - Juazeiro, Terra Amada por Manoel Cambota

Sambista por paixão, Manoel Cambota sempre marcou presença nas rodadas de samba de Juazeiro. Instrumentista por devoção, natural de Sento-Sé, adotou Juazeiro desde os primeiros anos de vida e daqui promete não mais sair. ”Passear vou ali em Aracajú, Salvador, às vezes Fortaleza, pra passear, mas o dia de vir embora é o dia mais especial pra mim...”

..

SÉRIE - Juazeiro, Terra Amada por Maria Isabel Lopes

Filha do comerciante Péricles Motta (em memória) e da professora Eva Motta (em memória), Maria Isabel Lopes, também conhecida como Bebel, teve a sorte de viver em Juazeiro nos tempos áureos da nossa cultura. Bebel desfrutou de perto, por exemplo, dos melhores momentos dos carnavais da nossa cidade. Por ter essa experiência e outras tantas razões, Bebel é a nossa entrevistada da série "Juazeiro, Terra Amada":

..

SÉRIE – “JUAZEIRO, TERRA AMADA” POR JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS – NEGÃO DO EDSON

O professor José Raimundo dos Santos, popular Negão do Edson, é uma das pessoas mais conhecidas e também das mais queridas em nossa Juazeiro. Profissional da Educação durante quase três décadas no Colégio Edson Ribeiro, tornou-se figura notória e reconhecida nos meios esportivos da cidade. Torcedor apaixonado do Botafogo do Rio, ex-administrador do Ginásio de Esportes, hoje é microempresário. Na política tentou em duas oportunidades chegar à Câmara de Vereadores, não conseguindo jogou a toalha: “Desisto, o povo não me quis no Legislativo” e nunca mais se candidatou. Foi um dos incentivadores na criação e implantação deste Blog.

..

SÉRIE – “JUAZEIRO, TERRA AMADA” POR CÁSSIA ISABEL DE JESUS

O desenvolvimento do empreendedorismo é uma das marcas da cidade de Juazeiro. Não é difícil encontrar por aqui pessoas que conseguiram conquistar espaços no mercado e com isso se tonaram profissionais de sucesso. Cassia Isabel de Jesus é uma delas. Cássia é gerente do Restaurante Macaxeira, localizado na Orla 1. Cássia chegou aqui há 16 anos e o que a cativou a permanecer na cidade foi o jeito fraterno dos juazeirenses.

..

Governador entrega abastecimento de água, viaturas e títulos de terra em Campo Formoso

Os mais de 6.300 habitantes das comunidades de Laje dos Negros, Laje de Cima I e II, no município de Campo Formoso, serão beneficiados com a inauguração, neste sábado (16), às 9h30, do sistema de abastecimento de água, que custou aos cofres estaduais R$ 3,86 milhões.

O governador Rui Costa participa do evento, que acontece no distrito de Laje dos Negros, e faz, também, a entrega oficial da Estação de Rádio Base para atendimento à comunidade Quilombola de Laje dos Negros, operado pela Oi...

SÉRIE – “Juazeiro, Terra Amada” por Teotonio Marinho

Teotonio Marinho de Souza, esse não nasceu em Juazeiro, mas a cidade o abraçou de uma forma, que é como se tivesse. O conhecido contador e professor de Contabilidade e Direito do Trabalho, Teotônio se fez em Juazeiro. Chegou por aqui em 1964 vindo de Euclides da Cunha, e de lá pra cá, seu amor por estas terras só aumenta. É tão identificado com nossa cidade, conhecida por sua riqueza cultural, berço de grandes artistas, que até se arrisca cantando, chegando até a gravar um CD.

Por essas e outras razões, Teotônio é mais um convidado da nossa série em homenagem aos 138 anos de Juazeiro...

SÉRIE - “Juazeiro, Terra Amada”: Osvaldo Galdino, o popular “Xuréu”

Se alguém chamar pelo nome Osvaldo Galdino da Silva, talvez pouca gente conheça, mas se gritar “Xuréu”, todo mundo sabe de quem estamos falando. Engenheiro agrônomo, Xuréu é figura conhecidíssima na cidade de Juazeiro.

Nasceu no dia 23 de agosto de 1945, já passou por poucas e boas em Juazeiro e por isso é um dos entrevistados em nossa série “Juazeiro, Terra Amada”..

Em homenagem ao aniversário da cidade, Blog lança a série "Juazeiro, Terra Amada"

Para homenagear a cidade de Juazeiro que comemora no próximo dia 15 de julho, 138 anos de elevação à categoria de cidade, o Blog lança hoje uma série entitulada "Juazeiro, Terra Amada", onde diversos depoimentos apaixonados serão publicados em nossa página.

São juazeirenses de nascimento ou de coração, que mostrarão diversos motivos, pelos quais, a nossa cidade é tão querida...

Barracas de feira, cisternas e títulos de terra são entregues em Gavião

Melhores condições para comercializar produtos da agricultura familiar e protegidos da chuva e do sol. Esta é a nova realidade dos cem feirantes do Centro de Comercialização de Frutas e Verduras, no município de Gavião, que teve novas instalações inauguradas nesta sexta-feira (8), pelo governador Rui Costa. O local foi revitalizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com um investimento de R$ 300 mil. Na ocasião, Rui também entregou 40 barracas de feira, 50 cisternas, pavimentação de vias, além de 67 títulos de terra para pequenos agricultores da região. Ainda nesta sexta, Rui seguirá para o município de Pé de Serra, para entregar mais cisternas e autorizar convênios do programa Bahia Produtiva.

O feirante Claudemiro Oliveira vende diversos produtos, como requeijão, doce de banana, rapadura, mel, pimenta, manteiga, chapéu e ovos caipiras. Ele está ainda mais animado com a atividade comercial que desenvolve há 12 anos. "Me sinto muito feliz porque aqui na nossa cidade nunca teve uma feira livre igual a essa, uma estrutura com uma barraca maravilhosa. Agora estamos seguros. A chuva não vai mais molhar nossos produtos. Estou muito feliz".

"Estou agora em Gavião e daqui a pouco em Pé de Serra, onde entregarei obras de abastecimento de água, pelo programa Água para Todos, que leva água para toda a zona rural da Bahia. Água é sinônimo de vida e saúde. Portanto, o fornecimento de água tratada para a população é prioridade absoluta", afirmou o governador, que, em Gavião, inaugurou simbolicamente a obra de extensão da rede de distribuição de água para as localidades de Alagoinhas, Caldeirãozinho, Sítio dos Patos, Cachoeirinha, Caneladema, Cajá, Caiçara e Caldeirão. 

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, “essa é uma missão não apenas do Governo do Estado, mas de todo o país, que é ampliar a universalização do acesso à água, principalmente para o consumo humano. A Bahia tem dois terços do território no semiárido, por isso a universalização da água é um desafio muito grande”.

A família do lavrador Antônio Corinto, 61 anos, foi uma das contempladas com o sistema de captação de água da chuva, que inclui uma cisterna capaz de armazenar até 16 mil litros. "A cisterna ajuda muito porque tem período que é muito seco e a gente fica se batendo por água. Com a cisterna vamos ficar mais tranquilos".

A técnica social do Programa Água Para Todos, Aliane Grei, informou que com as cisternas entregues nesta sexta-feira, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), totaliza 320 sistemas de captação de água em Gavião. "Em maio do ano passado, no começo da gestão do governador Rui Costa, entregamos outras 270 unidades. São equipamentos capazes de coletar e armazenar água para consumo humano. Parte do município já foi contemplada e agora mais 50 famílias", destacou Aliane.

Pavimentação de vias

Também por meio da Sedur/Conder, o Governo, em parceria com a Prefeitura de Gavião, pavimentou um total de 4.420 metros quadrados de vias no bairro José Papagaio, proporcionando o fim da lama e da poeira para moradores, como o funcionário público, David Azevedo. "Uma obra de grande importância. É um bairro novo, mas assim que foi inaugurado deram início ao calçamento. É muito bom para todos nós". ..

Deputado Roberto Carlos parabeniza sua mais nova conterrânea: Dilma Rousseff

Deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, participou, nesta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa da Bahia da cerimônia de concessão do Título de Cidadã Baiana à presidente eleita, Dilma Rousseff.

Segundo o parlamentar, esta é uma justa homenagem por entender os relevantes trabalhos prestados por Dilma Rousseff. “Sem dúvidas, foi na gestão do ex-presidente Lula e de Dilma, que o nordeste avançou. Nunca se tinha visto tantos trabalhos direcionados para a nossa população, sobretudo, o povo sertanejo. Ela trabalhou mais para a Bahia, que muitos baianos”, disse o deputado Roberto Carlos...

Constesf atualiza cadastros de pequenos produtores que desejam solicitar título de terra em Sobradinho

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobradinho, está convocando donos de pequenas propriedades rurais do município, que desejam regularizar seu imóvel rural na modalidade doação, para atualizarem seus cadastros, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama). Serão atualizados 200 cadastros realizados em 2015, até até sexta-feira (17).

Para poderem requerer o título, os produtores terão que atender a alguns critérios, como nunca ter recebido um título de terra e possuir uma área de até 100 hectares. A Ação faz parte do Projeto de Regularização Fundiária do Constesf, através da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)...