Barracas de feira, cisternas e títulos de terra são entregues em Gavião

09 de Jul / 2016 às 13h00 | Política

Melhores condições para comercializar produtos da agricultura familiar e protegidos da chuva e do sol. Esta é a nova realidade dos cem feirantes do Centro de Comercialização de Frutas e Verduras, no município de Gavião, que teve novas instalações inauguradas nesta sexta-feira (8), pelo governador Rui Costa. O local foi revitalizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com um investimento de R$ 300 mil. Na ocasião, Rui também entregou 40 barracas de feira, 50 cisternas, pavimentação de vias, além de 67 títulos de terra para pequenos agricultores da região. Ainda nesta sexta, Rui seguirá para o município de Pé de Serra, para entregar mais cisternas e autorizar convênios do programa Bahia Produtiva.

O feirante Claudemiro Oliveira vende diversos produtos, como requeijão, doce de banana, rapadura, mel, pimenta, manteiga, chapéu e ovos caipiras. Ele está ainda mais animado com a atividade comercial que desenvolve há 12 anos. "Me sinto muito feliz porque aqui na nossa cidade nunca teve uma feira livre igual a essa, uma estrutura com uma barraca maravilhosa. Agora estamos seguros. A chuva não vai mais molhar nossos produtos. Estou muito feliz".

"Estou agora em Gavião e daqui a pouco em Pé de Serra, onde entregarei obras de abastecimento de água, pelo programa Água para Todos, que leva água para toda a zona rural da Bahia. Água é sinônimo de vida e saúde. Portanto, o fornecimento de água tratada para a população é prioridade absoluta", afirmou o governador, que, em Gavião, inaugurou simbolicamente a obra de extensão da rede de distribuição de água para as localidades de Alagoinhas, Caldeirãozinho, Sítio dos Patos, Cachoeirinha, Caneladema, Cajá, Caiçara e Caldeirão. 

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, “essa é uma missão não apenas do Governo do Estado, mas de todo o país, que é ampliar a universalização do acesso à água, principalmente para o consumo humano. A Bahia tem dois terços do território no semiárido, por isso a universalização da água é um desafio muito grande”.

A família do lavrador Antônio Corinto, 61 anos, foi uma das contempladas com o sistema de captação de água da chuva, que inclui uma cisterna capaz de armazenar até 16 mil litros. "A cisterna ajuda muito porque tem período que é muito seco e a gente fica se batendo por água. Com a cisterna vamos ficar mais tranquilos".

A técnica social do Programa Água Para Todos, Aliane Grei, informou que com as cisternas entregues nesta sexta-feira, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), totaliza 320 sistemas de captação de água em Gavião. "Em maio do ano passado, no começo da gestão do governador Rui Costa, entregamos outras 270 unidades. São equipamentos capazes de coletar e armazenar água para consumo humano. Parte do município já foi contemplada e agora mais 50 famílias", destacou Aliane.

Pavimentação de vias

Também por meio da Sedur/Conder, o Governo, em parceria com a Prefeitura de Gavião, pavimentou um total de 4.420 metros quadrados de vias no bairro José Papagaio, proporcionando o fim da lama e da poeira para moradores, como o funcionário público, David Azevedo. "Uma obra de grande importância. É um bairro novo, mas assim que foi inaugurado deram início ao calçamento. É muito bom para todos nós".

Secom Bahia Foto: Pedro Moraes/GOVBA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.