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Consumidores assustados com o novo reajuste do botijão de gás

A semana já é marcada por notícias nada positivas para o bolso dos baianos e pernambucanos - aumentos nos preços do gás. O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, será comercializado com aumento de 8,5% em relação ao preço do último reajuste, em julho. Com mais esse aumento, o valor do botijão de 13 kg pode chegar ao consumidor final por até R$ 70, segundo uma fonte consultada pela reportagem. 

Em nota, a Petrobras reafirma que o novo reajuste no valor do GLP se deu por conta da desvalorização do real frente ao dólar e às elevações nas cotações internacionais do gás. O casal Adimilson Freire e dona Judite trabalha há 14 anos no comércio de vendas de alimentos. Eles lamentam o valor do botijão de gás. "A situação está ficando insustentável. Vamor terminar 2018 com o botijão na casa dos setenta reais", diz Edimilson...

Aprovado relatório de Fernando Bezerra favorável a pagamento de multa ao consumidor em caso de interrupção no fornecimento de energia

Em dois turnos de votação na tarde desta quarta-feira (31), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou substitutivo apresentado por Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) favorável a projeto de lei (PLS 209/2015) que amplia direitos e benefícios aos consumidores de energia elétrica. Entre outras medidas, a matéria prevê que, em caso de interrupção no fornecimento, a empresa prestadora do serviço público de distribuição de energia deverá pagar multa ao usuário final – em espécie ou na forma de crédito – e em um prazo não superior a três meses após o período de apuração da fatura.

Três emendas ao relatório de Fernando Bezerra foram acatadas pelo relator. Pelo fato de o Projeto de Lei 209/2015 ter sido votado em decisão terminativa na CI, as emendas serão submetidas à análise do Plenário do Senado. De acordo com o relatório de Fernando Bezerra Coelho ao Projeto de Lei 209/2015 – proposto pelo senador Ronaldo Caiado (DEM –GO) – a multa será aplicável quando for superado o valor limite de indicadores de qualidade do serviço prestado. Ela estará sujeita a um valor mínimo e a um valor máximo e não será devida, entre outras situações a serem definidas por regulamento, quando a interrupção for causada por falha nas instalações da unidade consumidora e, ainda, em caso de suspensão por falta de pagamento da conta por parte do usuário...

URGENTE: Empresa alerta consumidores de golpe na região

Uma quadrilha especializada em estelionato cibernéticos da região, está enviando e-mails alegando descontos de diferença de alíquotas de impostos na empresa Orthomed que atua tanto em Petrolina, quanto em Juazeiro, dessa forma alegam que os clientes terão direito a uma bonificação e em seguida encaminham boletos para que o cliente efetue o pagamento. É um golpe! 

A empresa não envia nenhum tipo de cobrança por e-mail, todos os boletos referente aos seus clientes são enviados junto com as Notas Fiscais de compra do cliente.Haja vista que no quadro de colaboradores não existe as pessoas de nomes MARIANA SANTOS OU ALINE SOUZA...

Prodecon orienta consumidores de Petrolina para compras no Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e a procura pelos presentes dos pequenos já começou em Petrolina. Diante da data, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) faz um alerta os consumidores para evitar aborrecimentos durante as compras.  O diretor presidente do órgão da Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, lembra que alguns cuidados simples podem ajudar na compra e prevenir problemas futuros.

Uma das principais orientações, é com relação à indicação de idade em cada brinquedo. Serra destaca ainda que o consumidor deve ficar atento às informações da caixa e avaliar se o item desejado está compatível com a criança que será presenteada...

Código de Defesa do Consumidor completa 28 anos: conheça 12 direitos

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 28 anos de vigência no dia 11 de setembro, uma evolução nas relações de consumo e de respeito ao consumidor. O CDC garante os direitos legais do consumidor. O advogado especialista em Direito do Consumidor, Sérgio Tannuri, lista 12 direitos em vários segmentos, que o cidadão nem sabe que tem, mas que são essenciais no dia a dia.

Confira a lista dos 12 direitos:..

Agrotóxicos: Riscos não se restringem aos trabalhadores rurais e chegam também aos consumidores brasileiros

Franciana Rodrigues, então estava grávida de 5 meses, saiu de casa na motocicleta do irmão. Enquanto se afastava de sua comunidade, cercada por duas grandes fazendas de soja, um avião pulverizou uma substância que a atingiu. No mesmo instante, suas pernas começaram a doer e vieram enjoo e tontura. Franciana foi levada para um hospital local e exames de sangue revelaram o envenenamento por agrotóxicos.

Transferida às pressas para um segundo hospital, a 5 horas de distância de Araguaína (TO), onde vive, ficou sete dias internada. “Eu não conseguia respirar, quase morri”, recorda. Na época, o médico advertiu que ela tinha pressão alta, sofria de infecção nos rins e que o parto precisaria ser por cesariana devido à falta de ar de Franciana. “Se eu não estivesse usando um capacete, teria sido meu fim”...

Preço do litro de gasolina em Juazeiro e Petrolina sobe e em alguns postos o valor é de R$5,19; consumidores reclamam

Os sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis nas refinarias pela Petrobras, com alta acumulada fizeram o valor do litro da gasolina romper a barreira de R$ 5 em Juazeiro e Petrolina. No ano, o preço médio da gasolina já acumula alta de 8,5% - bem acima da inflação de 4,17% esperada para 2018.

Um dos assuntos de destaque este final de semana em Juazeiro e Petrolina foi o aumento no preço da gasolina. Os consumidores amanheceram com a surpresa nas bombas dos postos de gasolina. Em alguns postos o preço da gasolina foi reajustado e pulou para R$ 5,19 o litro...

47% dos internautas só compram em loja física após pesquisarem na internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil

Mais bem informado e maduro, o consumidor brasileiro tem utilizado cada vez mais a internet como um aliado na hora de ir às compras. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com internautas que realizaram alguma compra on-line nos últimos 12 meses mostra que 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física.  Nesses casos, a maioria busca informações sobre preços (38%), detalhes e características daquilo que pretendem adquirir (22%) e também a opinião de outros clientes sobre a experiência de compra (10%). Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer consulta no ambiente virtual. Outros 35% recorrem à consulta apenas eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço que buscam.

De acordo com a pesquisa, os itens mais pesquisados na internet antes da aquisição na loja física são os eletrodomésticos (58%), smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%) e cosméticos e perfumes (30%). Quando precisam se informar sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir, 47% dos internautas buscam informações em sites que mensuram índices de reclamações, enquanto 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa e 34% recorrem aos buscadores, como o Google, por exemplo.



Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, com o avanço da tecnologia, as decisões de compra por parte do consumidor passam por múltiplos canais e de forma simultânea, unindo mundo on-line e off-line. "A internet é a grande ferramenta que o consumidor tem em suas mãos para informar-se de forma rápida, prática e bastante abrangente sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar a reputação das marcas a partir da experiência de outros clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, transitando o tempo todo por diferentes plataformas durante o processo de compra. A internet trouxe às pessoas a liberdade de comprar quando e onde quiserem e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade", afirma Costa.
 
25% dos internautas visitam loja física antes de comprar na internet. Maioria busca ver detalhes de perto e pesquisar preço

Se consultar a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas tornou-se um hábito do internauta brasileiro, o inverso também acontece, embora em uma proporção menor. De acordo com a pesquisa, um quarto (25%) dos internautas visita uma loja física para conhecer o produto que deseja adquirir na internet. A maior parte toma essa atitude para ver os detalhes e principais características daquilo que está sendo adquirido (17%), além da tradicional pesquisa de preço (12%). Outros 44% tomam essa atitude a depender do produto, enquanto 30% não se importam em realizar a pesquisa, indo direto aos sites ou aplicativos.

Os itens que os entrevistados mais procuram ver presencialmente para depois comprar de forma on-line são os eletrodomésticos (53%), smartphones (46%), eletrônicos (41%) e roupas ou acessórios (29%).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, os empresários precisam romper com a separação entre varejo físico e on-line para proporcionar experiências mais completas aos seus clientes. "Houve um tempo em que o mundo virtual e o mundo físico não conversavam. Mas isso acabou. Hoje, os clientes se surpreendem quando a empresa não tem ao menos um canal de atendimento on-line. Isso acontece porque as pessoas estão todo o tempo conectadas, mas continuam sendo consumidores no sentido tradicional. Por isso, investir na qualidade da experiência de compra é entender que o cliente é ao mesmo tempo físico e virtual e tem transito livre entre os diferentes canais de venda e relacionamento", afirma.
 
Para 83%, lojas on-line praticam preços mais baratos, mas facilidade de troca é vantagem percebida nas lojas físicas

O estudo ainda revela em quais tipos de compras as lojas físicas ganham a preferência do consumidor e em quais momentos a compra pela internet leva vantagem. De modo geral, a maioria (83%) relata a percepção de que os preços praticados na internet são mais baratos do que nas lojas físicas. Outro aspecto comparativo que aparece com força é a comodidade (75%) seguida da variedade na oferta de produtos (73%). Também são mencionados como fatores positivos da internet a facilidade para escolher produtos (62%), disponibilidade de informações (59%), agilidade na compra (58%) e melhores formas de pagamento (57%).

Em contrapartida, as lojas físicas lideram quando são levados em consideração a facilidade de troca (73%), qualidade do atendimento (51%) e pós-venda (46%). Entre os preferem o ambiente físico para as compras, 40% acham que há menos decepções nesse tipo de compra do que no ambiente on-line e 38% destacam a vantagem de poder levar o produto para casa imediatamente após o pagamento. No geral, a internet é o meio preferido de 62% dos internautas na hora de fazer compras, enquanto 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

Já em relação as sensações provocadas por cada tipo de compra, as lojas físicas são consideradas mais seguras (64%), proporcionam compras mais conscientes e racionais (41%) e também prazerosas (37%). Por outro lado, as compras feitas em sites ou aplicativos costumam deixar o consumidor mais ansioso (62%), proporciona compras mais personalizadas (52%) e estimula compras por impulso (43%).
 
41% dos internautas admite que cede às compras por impulso. Promoções são as principais razões do gasto impensado. Internauta dá nota oito para segurança digital

A pesquisa aponta que a impulsividade atinge parte considerável dos internautas. Quase (41%) em cada dez entrevistados admite que nem sempre planeja suas compras on-line, sendo que na maior parte das vezes são tentados pelo desejo de consumo (23%) ou pelo senso de oportunidade (18%) ao se depararem com uma oferta. Nesses casos, os principais motivos das compras impulsivas feitas pela internet são as promoções (67%), as visitas constantes aos sites das lojas (36%) e o recebimento de propagandas (24%).

Os tipos de produtos que os internautas menos resistem na internet, mesmo sem saber se tem condições de comprar, são as roupas, calçados e acessórios (37%), cosméticos e perfumes (18%), livros (16%), artigos para casa (15%) e eletrônicos (14%). Já os canais online que mais estimulam as compras por impulso são e-mails de divulgação (56%), notificações de ofertas de aplicativos (48%), redes sociais (33%) e os influenciadores digitais (28%).

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Embora muitos internautas não resistam aos apelos da propaganda na internet, a pesquisa aponta um grau positivo de maturidade do consumidor na questão da segurança digital. Assim como as lojas on-line se tornaram ambientes mais seguros com o passar do tempo, os internautas também passaram a se precaver mais na hora de fazer compras usando o computador. Em média, o internauta atribui nota 7,9 no quesito sentir-se seguro para fazer compras on-line. No geral, 91% dos internautas dizem se preocupar com fraudes na internet.

Nesse sentido, 98% das pessoas ouvidas na pesquisa tomam algum tipo de cuidado ao fazer compras pela internet, sendo que 59% só fazem compras em canais conhecidos ou indicados e 39% evitam cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras. Além disso, 35% são desconfiados e não compram em sites que praticam ofertas com preços excessivamente baixos.

"O mercado de e-commerce já amadureceu o suficiente no Brasil para oferecer compras seguras e o consumidor já sabe identificar indícios de fraude de forma mais efetiva. Em geral, ofertas muito generosas e de sites desconhecidos devem ser encaradas com extremo cuidado, pois podem ser sinal de fraude", alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. 
 
Metodologia

A pesquisa ouviu 815 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais do país e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online nos 12 meses anteriores ao estudo, ocorrido entre os dias 08 e 18 de maio de 2018. A margem de erro é de no máximo 3,43 pp a uma margem de confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa emhttps://www.spcbrasil.org.br/pesquisas ..

Compesa: Consumidores de Petrolina terão aumento de percentual de cobrança de esgoto

Os consumidores de Petrolina terão um aumento no percentual de cobrança de esgotamento sanitário. A informação está na fatura da conta cobrada nas contas desse mês. Entreranto não consta de quanto será este aumento. A redação deste Blog solicitou esclarecimento a assessoria de Compesa. ..

Prodecon de Petrolina orienta consumidores sobre compras em período de promoções

Os consumidores que gostam de economizar ganharam um atrativo para sair às compras em Petrolina: é que tem sido comum ver lojistas realizando promoções nesta época do ano para tentar zerar seus estoques. Mas, especialmente agora, é importante que os consumidores fiquem atentos para não terem seus direitos violados. Para orientar os petrolinenses, o diretor do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), Dhiego Serra, listou algumas dicas importantes para assegurar compras tranquilas  neste período.

A primeira delas diz respeito à troca. Segundo Dhiego, o consumidor tem  direito de trocar mercadorias com algum defeito, mesmo em promoções. "É comum alguns estabelecimentos fixarem informativos de que não aceitam trocas de produtos que estão em promoção. Mas, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito de trocar produtos quando estes apresentam qualquer defeito ou vício. O consumidor só precisa ficar atento aos prazos e à política de cada estabelecimento", explica Dhiego...

Consumidores de baixa renda de Juazeiro e Petrolina afirmam que o preço do botijão de gás não foi reduzido

Logo após a greve dos caminhoneiros, o presidente Michel Temer determinou à área técnica do governo a realização de um estudo sobre a viabilidade de redução do preço do gás de cozinha para a população de baixa renda. Durante a greve dos caminhoneiros, o gás de cozinha chegou a ser vendido por R$ 120.  

O Sindicato dos Revendedores de Gás LP do Estado da Bahia (SINREVGAS) informou que o valor médio do preço do botijao de 13Kg é R$ 65. Em alguns estabelecimentos, o valor do botijão varia entre R$ 70 e R$ 80. Em Petrolina o preço médio do botijão de gás é de R$62 á vista...

Consumidores de Juazeiro e Petrolina avaliam positivamente retorno de pagamento de energia elétrica nas casas lotéricas

Os consumidores de energia elétrica de Juazeiro e Petrolina voltaram a pagar as contas de luz nas casas lotéricas desde sábado (14), após a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba) e Celpe anunciarem um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF). O serviço ficou suspenso por 43 dias em toda Bahia. Neste período, milhares de consumidores reclamaram da dificuldade para pagar a fatura nos pontos de atedimentos restantes, além das filas imensas para conseguir fazer o serviço.

A redação deste Blog conversou com os consumidores na manhã desta segunda-feira (16) e a maioria aprovou a volta da prestação de serviço. A dona de casa Raimunda da Silva Santos, moradora da zona rural de Petrolina, disse que a situação havia "piorado e muito".  Um dos gerentes casa lotérica, centro de Petrolina. avaliouo movimento nas casas lotéricas como tranquilo e a tendência é a procura ser ampliado durante o mês...

Coelba suspende corte de luz por 5 dias após dificuldades de consumidores para pagar a conta

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) informou, nesta sexta-feira (13), que suspendeu os cortes de energia por cinco dias, exclusivamente para os clientes que estejam com as faturas em atraso em decorrência específica do descredenciamento das lotéricas.

A decisão ocorreu após reunião da concessionária com o Ministério Pública da Bahia (MP-BA), realizada na quinta-feira (12). A suspensão do corte de energia é válida até a próxima terça-feira (17)...

Consumidor pode fazer denúncia ao Ibametro também pelo WhatsApp

Se você acha que a bomba de combustível, ou balança está medindo irregular ou o peso do produto descrito na embalagem (café, feijão etc) não está correto, o caminho é denunciar ao Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, para averiguação. A partir de agora, fazer a denúncia ficou ainda mais fácil com o lançamento do canal da ouvidoria do Instituto pelo WhatsApp: (71) 99704-2587. 

"Facilitamos assim o acesso das pessoas ao serviço. Hoje 92% dos contatos com a nossa ouvidoria é pelo canal 0800. Ampliamos o acolhimento de denúncias através dessa ferramenta gratuita, favorecendo o alcance da população ao serviço", ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. De onde estiver, o consumidor pode fornecer informações da possível irregularidade sofrida, tais como o relato da queixa e fotos comprovando a veracidade da mesma. ..

Audiência Pública discute retomada de convenio entre Caixa e Celpe para o consumidor pagar contas nas lotéricas

Debatedores divergiram ontem terça-feira (3) sobre como retomar os convênios entre a Caixa Econômica Federal e distribuidoras de energia. Eles foram ouvidos em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que discutiu a restrição do pagamento de contas de energia em casas lotéricas em Pernambuco. O motivo da audiência foi a falta de acordo entre a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Caixa, o que impossibilitou a população do estado de pagar as faturas de energia em casas lotéricas.

Pelas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras são obrigadas a manter, no mínimo, um ponto de arrecadação em cada município, que funciona como uma espécie de caixa da própria empresa. A agência reguladora, por sua vez, não interfere na relação entre as distribuidoras e a Caixa...

Prodecon de Petrolina orienta donos de postos sobre normas do direito do consumidor

Para zelar pelo direito dos consumidores de Petrolina, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) reuniu donos de postos da cidade a fim de discutir normas sobre diferenciação de preços de combustíveis. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (13), no auditório do Igeprev, onde cerca de 50 empresários do ramo receberam esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Na oportunidade, o diretor-presidente do Prodecon, Dhiego Serra, repassou orientações sobre o Decreto - 735 que define que os postos de combustíveis deverão repassar "imediatamente" aos consumidores o desconto concedido no preço do óleo diesel...

Consumidores de Juazeiro reclamam de longas filas para pagar fatura da Coelba em pontos de serviços

Este Blog informou que desde abril que as casas lotéricas de Pernambuco não recebem contas de energia. A redação deste Blog constatou que a vida dos consumidores de Petrolina, ganhou mais um transtorno.  Os clientes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) enfrentam horas nas filas dos correspondentes bancários credenciados, indicados para substituir as casas lotéricas. Farmácias e pontos comerciais e até Lojas de nomes nacionais agora são pontos de arrecadação Celpe Serviço. ..

Consumidores reclamam do uso abusivo de ligações dos telemarketings

O chamado telemarketing ativo — quanto a operadora liga para o cliente ou possível consumidor oferecendo serviços ou produtos — tem que obedecer a regras de horário e comportamento para não ser considerado abusivo. A medida é prevista em projeto aprovado pela Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor (CTFC). Mas o serviço é considerado abusivo. 

O senador Roberto Muniz (PP-BA) apresentou o PLS 48/2018 para evitar excessos neste tipo de contato. A proposta proíbe a realização de mais de três telefonemas para o mesmo consumidor no mesmo dia...

Companhia aérea repassa aumento de combustível para consumidor

As companhias aéreas também são impactadas pelos reajustes dos preços do petróleo e a valorização cambial, devido ao uso do querosene de aviação, cotado no mercado internacional, e ao leasing das aeronaves baseado na moeda norte-americana. Essas empresas vêm enfrentando dificuldades nos últimos meses para manter o controle das contas. A Latam Airlines Brasil informa que a alta do petróleo já está provocando alterações nos valores das tarifas, “uma vez que o combustível representa cerca de 40% dos custos da companhia e que 60% dos seus custos totais são calculados em dólar.”

A Gol Linhas Aéreas revisou para baixo as estimativas de crescimento de capacidade para 2018 até a chegada de suas aeronaves 737 Max 8, que consomem 15% menos combustível comparadas aos aviões 737 NG. O aumento dos custos do combustível já foi considerado nas expectativas, em 9 de maio de 2018, quando a companhia revisou as perspectivas gerais e projeções financeiras para 2018...

Representante de postos diz que não há lei que o obrigue a repassar desconto no diesel ao consumidor

O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares, afirmou nesta sexta-feira (1º), após reunião com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, que não acredita em dificuldades para repassar a redução do preço do diesel nas refinarias para o consumidor final, mas acrescentou que não há lei que obrique o setor a fazer isso.

Nesta sexta-feira, deverá ser publicada em uma edição extraordinária do "Diário Oficial da União" uma portaria do Ministério da Justiça com as regras para a fiscalização dos preços nos postos. As punições para os postos que não repassarem o desconto ao consumidor vão de multa a interdição, informou o governo. Ainda de acordo com o governo, o preço com desconto de R$ 0,46 no litro do diesel será o valor máximo que os postos poderão praticar nos próximos dois meses...