Foram encontrados 241 registros para a palavra: CONSUMIDOR

Prodecon de Petrolina alerta consumidores sobre golpes em falsos perfis de lojas nas redes sociais

A praticidade de comprar sem sair de casa e ainda aproveitar um grande desconto tem transformado a internet numa verdadeira "armadilha" para alguns consumidores. A ação de golpistas tem sido crescente, principalmente, nas redes sociais e o fato chamou a atenção do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) de Petrolina que faz um alerta à população sobre os riscos de cair em falsos perfis de lojas nas redes sociais.

Segundo o Prodecon, tem sido comum o anúncio em falsos perfis de lojas que anunciam promoções imperdíveis, que às vezes oferecem desconto de mais de 50%...

Consumidores voltam a reclamar do preço da cesta básica durante pandemia em Juazeiro e Petrolina

Os preços de alimentos básicos continuam a preocupar os juazeirenses e petrolinenses. Segundo denuncias de leitores, que exigem uma fiscalização do Procon sobre o motivo do aumento do preço de alimentos nas prateleiras dos grandes e médios supermercados localizados em Juazeiro e Petrolina.

As donas de casas apontam que é nítido o aumento do preço dos alimentos que compõem a cesta básica em Juazeiro e Petrolina e isto vem acontecendo desde o mês de abril já atingido em cheio pela pandemia do coronavírus no comparativo a março...

Petrolina: "Consumidores devem ficar atentos às medidas de segurança contra a Covid-19 para que o comércio continue aberto", diz presidente do Sindilojas

Após quase 20 dias fechado, em função do decreto da prefeitura para tentar conter o avanço da Covid-19 em Petrolina, o comércio do Centro e dos bairros, shopping, salões, barbearias, centros de estética e concessionárias voltou a funcionar. 

Na decisão conjunta o comércio de Juazeiro também retornou as atividades. “Foram 15 dias bastante difíceis. Como a gente não podia receber clientes, nosso movimento ficou muito fraco. Graças a Deus, com o comércio aberto, o movimento vai melhorar”, afirma Yara Oliveira...

Consumidores reclamam de preços abusivos cobrados na cesta básica em Juazeiro e Petrolina

Nesta quarta-feira (8) durante programa em uma emissora de Petrolina, uma dona de casa reclamou de aumento constante no valor da cesta básica em Petrolina e Juazeiro. "Todo mês assistimos o aumento dos preços de alimentos". Segundo ela em alguns estabelecimentos, até os preços de produtos não relacionados ao combate ao coronavírus sofrem aumentos abusivos. 

Nas redes sociais várias pessoas comentam que ao reconhecer a calamidade pública relacionada ao coronavírus, já havia notícias de reajustes de até 70% em produtos de necessidade básica nos supermercados. Esses aumentos repentinos nos preços não se justificam pela elevação dos custos desses produtos, mas pelo oportunismo inescrupuloso de poucos...

Agricultura familiar leva sabores diferenciados de licores até a casa dos consumidores

No São João da Bahia não pode faltar licor, não é mesmo? Este ano, em especial, o arraiá será dentro de casa, mas não é por isso que a bebida junina típica, saborosa e querida desta época vai ficar de fora. Neste São João, vai ter licor, sim, e é da agricultura familiar, com sabores diferenciados para degustá-los sem precisar sair de casa.

Cooperativas e associações da agricultura familiar baiana estão fazendo delivery de licores, para manter firme a tradição de fartura, união e alegria que faz partem do clima junino. Mel de cacau, umbu, licuri, maracujá da Caatinga, jenipapo, gengibre e cajá são alguns deles. ..

Prefeito de Petrolina acata pedido do Vereador Valgueiro para isenção da taxa de Iluminação Pública em Tarifa Social

Prefeito de Petrolina Miguel Coelho acata solicitação do vereador Paulo Valgueiro, líder da Bancada de Oposição, e encaminha Projeto de Lei determinando a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública – CIP para os consumidores da Tarifa Social com faixa de consumo até 220 kWh, durante o estado de emergência de saúde pública decorrente do COVID-19.

A iniciativa do Projeto de Lei 08/2020 atende à reivindicação do Vereador Paulo Valgueiro, que, em 23 de abril passado, encaminhou ao Gestor Municipal um oficio solicitando a isenção do pagamento da Contribuição de Iluminação Pública, pelo período de quatro meses, para os consumidores que tenham consumo mensal de até 220 kilowatts, buscando dirimir esse choque no bolso dos petrolinenses, em função dos impactos sociais e econômicos em consequência das medidas de contenção do contágio do Coronavírus...

Preço do ovo vai às alturas após isolamento social e assusta consumidores em Juazeiro e Petrolina

Zé Nilton, do Rodeadouro, é um dos que reclamam com o aumento do preço do ovo na região

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade do isolamento social, famílias inteiras dentro de casa e o aumento do consumo alimentar se intensificando, a população já começou a perceber o aumento de diversos produtos de consumo básico, como é o caso do ovo, um dos vilões na alta dos preços nos supermercados...

Empresa de álcool em gel Bel Amore esclarece equívoco e convoca consumidor para Recall

Na tarde desta quinta-feira (09), a Rede GN divulgou nota da Secretaria da Saúde de Juazeiro informando que “através da Vigilância Sanitária realizou visitas em estabelecimentos da cidade que estão com venda de álcool gel e foi constatado que os produtos de duas empresas que estão sendo vendidos são irregulares, pois não apresentam registro de fornecimento, de fabricante, sem aprovação pelo INMETRO e/ou pelo órgão estadual, caracterizando assim um produto impróprio para utilização”

“De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias, as pessoas que fizeram a aquisição desse produto devem devolver nos estabelecimentos que adquiriram” explicou a nota da Sesau...

Mercado do Produtor, mercados centrais  e feiras de Juazeiro oferecem ao consumidor vários itens para a ceia da Semana Santa 

A Semana Santa é um período em que a procura por produtos típicos da época como feijão verde, castanha do caju, maxixe, quiabo e outras variedades de legumes e verduras, é ampliado consideravelmente. O consumidor pode encontrar opções de peixes, como curimatá, piau, dourado, pescado, surubim, tilápia além de diversos hortifruti com qualidade.

Segundo dados do setor de Estatísticas do Mercado do Produtor de Juazeiro o litro do feijão verde está custando R$3,50; o coco seco está custando R$ 2,00 a unidade; a castanha do caju muito utilizada no tradicional vatapá sai por R$ 50,00 o quilo...

Prefeitura de Petrolina conscientiza feirantes e consumidores sobre violência contra mulher

A manhã foi diferente na feira livre do bairro José e Maria na última segunda-feira (27). É que representantes da Prefeitura de Petrolina e outras instituições, a exemplo da Secretaria Estadual da Mulher, fizeram uma ação de caráter informativo no local, para orientar os feirantes e consumidores do local sobre o tema violência contra mulher.

Além de panfletos informativos, a equipe também conversou com a população e explicou sobre os tipos de violência contra mulher, que podem ser: física, moral, sexual e até patriarcal e econômica. “As mulheres precisam ter acesso a esse tipo de informação, para que possam se empoderar e denunciar. Durante a mobilização, também orientamos sobre o funcionamento de toda a rede de proteção à mulher de Petrolina”, comentou Bruna Ruana, secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade...

Prodecon orienta consumidores de Petrolina sobre compra de material escolar

Com a proximidade do início do ano letivo, muitos pais e responsáveis já iniciaram a procura pelo material escolar dos pequenos. Para ajudar o consumidor de Petrolina nesta missão, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) repassa algumas dicas para evitar que os consumidores tenham seus direitos desrespeitados.

Segundo a assessora jurídica do Prodecon, Valdene Pedone, não existe legislação que indique quais são os itens que podem, ou não, ser cobrados pelas escolas, mas há uma proibição legal acerca da solicitação de materiais coletivos, itens de limpeza, higiene e medicamentos...

ALERTA: BRASIL É O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICO DO MUNDO E 99% DOS VENENOS VÃO PARA RIOS, SOLO, AR E ÁGUA SUBTERRÂNEA

O Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos em 2019, maior número documentado pelo Ministério da Agricultura, que divulga esses dados desde 2005. É um volume 5,5% maior do que o de 2018, quando foram liberados 449 pesticidas — um recorde até então. Os registros vêm crescendo no país desde 2016.

A utilização de agrotóxicos é uma das causas de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE. Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país...

Tarifa branca de energia será ampliada a pequenos consumidores em 2020

A maior parte dos consumidores de energia em todo o país terá uma oportunidade de mudar os hábitos e diminuir a conta de luz. Em vigor desde 2018 para grandes consumidores, a tarifa branca de energia será estendida a quase todos os brasileiros em 1º de janeiro.

A tarifa branca consiste na redução do preço da energia fora do horário de pico - na Bahia é das 18h às 20h59 -, também chamado de horário de ponta e envolve três faixas de valores. Nos dias úteis, a cobrança da energia será dividida em três faixas de horário: o horário de ponta (tarifa vermelha), entre o fim da tarde e o início da noite; a faixa intermediária (amarela), uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e o horário fora de ponta (verde), com custo mais baixo no restante do dia...

Consumidores têm até esta sexta (22) para renegociar dívidas em feirão da  Prefeitura de Petrolina

Começar 2021 com o nome limpo é a meta de muitos petrolinenses e a oportunidade é agora. O 1º Feirão de Renegociação de Dívidas promovido pela prefeitura está recebendo centenas de consumidores interessados em recuperar o crédito no mercado. A ação que começou na quarta-feira (20) continua até esta sexta-feira (22), das 9h às 18h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

As instituições parceiras estão oferecendo grandes descontos para todo tipo de dívida, como cartão de crédito e empréstimo consignado. Estão participando: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Sicoob, Celpe e a Agência Municipal do Empreendedor (AGE). A CDL e o Sindilojas estão participando fazendo consultas ao SPC e Serasa. O Feirão está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon)...

CONSUMIDORES RECLAMAM DO AUMENTO NAS CONTAS DE ÁGUA, ESGOTO E LIXO EM JUAZEIRO (BA). SAAE NEGA AUMENTO

O novo sistema do SAAE que permite a leitura e impressão simultânea das contas de água está promovendo alguns dissabores para consumidores juazeirenses. Em mensagem ao Blog GJ Notícias o leitor Alex Santos disse que recebeu várias reclamações de consumidores dos barros Alto da Aliança e Vila Tiradentes. Confira:

“Geraldo bom dia, neste final de semana como de costume, eu e minha família fomos à Igreja Nossa Senhora de Fátima participar da missa dominical e ao terminar a missa fui procurado por alguns amigos que residem no Alto da Aliança e Vila Tiradentes reclamando sobre o aumento da conta de água, esgotos e taxa do lixo que o SAAE fez neste mês. Consumidores que pagavam entre R$ 80,00 e R$ 90,00 reais mensalmente receberam contas acima de R$ 200,00 reais. Estou encaminhando as contas e pergunto: Cadê a Câmara Municipal que é o órgão responsável para fiscalizar esse tipo de abuso. Onde vamos parar?”..

Com alta de 1,3%, inadimplência do consumidor cresce ao menor ritmo em quase dois anos, mostra indicador CNDL/SPC Brasil

O número de pessoas físicas inadimplentes no país continua crescendo, mas em patamares mais modestos do que em períodos anteriores. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o volume de consumidores com contas em atraso aumentou 1,3% no último mês de setembro na comparação com igual período de 2018. Trata-se da menor expansão do número de devedores desde dezembro de 2017, quando a variação também havia sido de 1,3%. Em setembro do ano passado, a inadimplência cresceu 3,9%.

O arrefecimento da inadimplência também dá sinais mais evidentes na comparação mensal do indicador. Nesse caso, sem ajuste sazonal, a quantidade de consumidores com contas atrasadas apresentou um leve recuo de -0,5%, o que configura a quarta queda seguida na série histórica do indicador. Outro dado que caminha na mesma direção é o número de dívidas em atraso, que teve queda de -2,5% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado – a quarta contração seguida e a mais expressiva desde dezembro de 2017...

Confiança do consumidor avança 5,4 pontos em setembro na comparação anual, apontam CNDL/SPC Brasil

A queda do desemprego, somada ao avanço da reforma da previdência e liberação de recursos do FGTS deram uma injeção de ânimo ao consumidor brasileiro. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Confiança do Consumidor marcou 47,4 pontos em setembro, após alta de 3,3 pontos em agosto, quando foi registrado 48,2 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2018, o indicador apresentou alta de 5,4 pontos — quando o índice marcou 41,9 pontos. Pela metodologia, o indicador varia de zero a 100, sendo que somente resultados acima de 50 pontos mostram uma percepção otimista do consumidor.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, o cenário positivo da atividade econômica nos últimos três meses, em que o desemprego caiu de 12,7% no trimestre encerrado em março para 11,8% no trimestre que terminou em julho, contribuiu para o resultado. "Ao longo dos próximos meses, o anúncio de uma agenda positiva poderá manter, e até aumentar, o quadro da confiança, recuperando o desgaste do primeiro semestre", analisa...

CONSUMIDORES DE JUAZEIRO PODERÃO PARTICIPAR PELA PRIMEIRA VEZ DE CAMPANHA DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Na semana em que será comemorado os 29 Anos do Código de Defesa do Consumidor, o PROCON de Juazeiro, através da parceria firmada com o PROCON Bahia e PROCON Brasil, irá participar pela primeira vez do mutirão de negociação de dívidas junto as instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Tribanco, Banco BMG e BV Financeira.

O objetivo principal do mutirão é proporcionar uma linha acessível e alcançável para o diálogo entre consumidores e fornecedores, de modo a criar um ambiente favorável à harmonização dos interesses entre as partes através da formulação e aceitação de propostas vantajosas para renegociação de dívidas e até de quitação prioritária de qualquer valor que esteja em aberto...

Pesquisa que será realizada junto a consumidores vai nortear linha de ações para a revitalização da Souza Junior

O primeiro passo para a revitalização da Rua Souza Junior, uma das principais artérias públicas do centro de Petrolina, será dado na última semana de Agosto, quando uma pesquisa deverá ser realizada junto aos consumidores.  A ação – fruto de uma parceria entre o Sindilojas, CDL, Prefeitura de Petrolina, Sebrae e Facape – objetiva identificar as principais mudanças que devem ser feitas na via, apontadas pelo próprio público consumidor.

"Estivemos reunidos anteriormente com os lojistas, conhecemos algumas propostas de intervenção urbana apresentadas pela Prefeitura, mas decidimos começar todo o processo ouvindo o consumidor, saber o que ele deseja que seja melhorado ou implantado na área. Afinal, é para o público que trabalhamos, que ofertamos produtos e serviços. O que sabemos, de fato é que a Souza Junior, tradicional rua de nossa cidade, precisa ser revitalizada e é isso que buscamos fazer em um esforço conjunto entre o poder público e as entidades representativas do comércio", destaca o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro...

Anatel sugere que consumidor deixe lista de Não-Perturbe do Procon e é notificada por órgão

Recomendações do site: Não Me Perturbe, criado pelas operadoras de telefonia por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) incomodaram o Procon de São Paulo, que notificou a agência pedindo alterações. Na área de perguntas e respostas do site, que permite aos consumidores bloquearem chamadas de telemarketing relacionadas à telefonia, TV por assinatura e internet, respostas indicavam que consumidores não precisavam se inscrever na lista do Procon para se proteger das ligações do telemarketing.

Para a pergunta "Me cadastrei no website, preciso me cadastrar também no PROCON?", o site afirmava: Não é necessário. O bloqueio solicitado pelo website é considerado pelas Prestadoras para a restrição de chamadas. Caso o bloqueio seja realizado também no PROCON, o bloqueio será total, ou seja, para todas as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, ainda que tenha sido realizado de forma parcial neste website."

A recomendação levou o Procon-SP a emitir um ofício solicitando imediata correção no texto. Guilherme Farid, Chefe de gabinete do Procon, afirma que a entidade foi contatada por consumidores que ficaram confusos ao visitar o site do Não Me Perturbe e acreditavam que precisavam desfazer seus cadastros nas listas do Procon para aderir à nova lista, das operadoras.

Criada em 2009, a lista Não Me Ligue, do Procon, tem como objetivo bloquear qualquer ligação comercial --não sendo restrita às operadoras de telefonia, como a lançada nesta semana. "Não faz sentido o consumidor sair de uma lista que que bloqueia tudo para trocar ela por um bloqueio de apenas três serviços", diz.

A queixa teve resultados. A pergunta ganhou nova resposta, esclarecendo que o serviço do Procon tem abrangência maior. "Não é necessário [se cadastrar na lista das operadoras quando já se está na lista do Procon]. O bloqueio solicitado pelo website é considerado pelas Prestadoras para a restrição de chamadas. Caso o bloqueio seja realizado também no PROCON, o bloqueio será total, ou seja, para todas as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, ainda que tenha sido realizado de forma parcial neste website."

Questionada sobre o caso, A Anatel disse que não orienta consumidores a desfazerem seus registros nas listas de Procons, dado que elas são complementares. A agência afirma que  constatou que a fraseologia utilizada no site necessitava de aprimoramentos, de modo a melhorar a clareza do texto e evitar interpretações ambíguas. Tal fato foi comunicado aos administradores do site, e as correções foram realizadas no início da tarde desta sexta, 19.

Lançado na terça-feira (16), o Não Me Perturbe recebeu mais de 1,2 milhão de solicitações de bloqueios de telefone. A lista do Procon-SP, de 2009, conta com cadastro de 2,1 milhões de consumidores...