RedeGN - Prodecon de Petrolina alerta consumidores sobre golpes em falsos perfis de lojas nas redes sociais

Prodecon de Petrolina alerta consumidores sobre golpes em falsos perfis de lojas nas redes sociais

A praticidade de comprar sem sair de casa e ainda aproveitar um grande desconto tem transformado a internet numa verdadeira "armadilha" para alguns consumidores. A ação de golpistas tem sido crescente, principalmente, nas redes sociais e o fato chamou a atenção do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) de Petrolina que faz um alerta à população sobre os riscos de cair em falsos perfis de lojas nas redes sociais.

Segundo o Prodecon, tem sido comum o anúncio em falsos perfis de lojas que anunciam promoções imperdíveis, que às vezes oferecem desconto de mais de 50%.

Ainda segundo o órgão de defesa do consumidor, os golpes ficam ainda mais fáceis pelo fato dos pagamentos serem feitos por boletos ou transferência, e o consumidor não ter em mãos os endereços do vendedor.

A grande maioria das ofertas tentadoras são voltadas a celulares, TV's entre outros equipamentos eletrônicos. Uma das práticas mais comuns é o uso de nomes de grandes lojas conhecidas nacionalmente, ofertando promoções com preços muito abaixo do mercado.

Desconfie e pesquise: O Prodecon de Petrolina também ressalta que os golpes estão atingindo praticamente todas as redes sociais, com mais incidência no Facebook, Instagram e WhatsApp. A orientação do órgão é que, ao ver anúncios com promoções surpreendentes, o consumidor sempre desconfie e entre em contato com a empresa ou site oficial da loja para verificar se realmente existe a tal promoção. O Prodecon também reforça que, na maioria dos casos, é muito difícil reaver o dinheiro de quem caiu nos golpes, uma vez que, eles são fruto da ação de hackers. 

O Prodecon de Petrolina funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, contudo, devido às normas de prevenção à covid-19 o órgão tem atendido, exclusivamente, através de WhatsApp no número 3861-3066 das 8h às 12h.

Ascom Prefeitura de Petrolina