Outros Destaques

Política

Política

Bancada de situação rejeita requerimento para convocar secretário

A votação de projetos e requerimentos foi bastante agitada na sessão da Câmara de vereadores de Juazeiro no início da noite desta terça-feira (23). A bancada de situação, representada por doze vereadores presentes, votou desfavorável aos requerimentos  nº 01/2016 e nº02/2016, ambos de autoria do vereador José Carlos Medeiros (PV), os quais solicitavam as informações sobre os pagamentos efetuados às empresas ART e Vale Norte (concernente aos serviços de coleta de lixo); e a presença do secretário de Serviços Públicos do município, Fernando Dantas, para discorrer sobre as ações desenvolvidas durante o ano de 2015.

Para Medeiros, “a blindagem dos companheiros ao secretário citado só demonstra algo de errado tanto na prestação de serviços aos munícipes, como também com a prestação de contas. Mais uma vez os vereadores aliados do prefeito dão uma demonstração de que não pensam no bem-estar da população. A coleta de lixo ficou paralisada e a população sacrificada e nem sequer podemos convocar o secretário a dar explicações porque a maioria não permite. Lamentável”...

Por Laiza Campos Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares

"Papel das empresas é fundamental", diz Rui em convocação para combater o Aedes

O compromisso de entidades e empresas no combate ao mosquito Aedes aegypti, proposto pelo governador Rui Costa, ficou evidente na fala dos representantes que participaram do encontro realizado o auditório do Senai/Cimatec, em Salvador, na manhã desta terça-feira (23). “A Coelba está envolvida na campanha contra o mosquito e agora vai se associar à campanha do Estado. Cerca de 15 mil funcionários participarão da campanha, levando o conhecimento para suas casas e suas famílias", disse José Roberto Bezerra de Menezes, presidente da Coelba, durante o evento promovido pelo Governo do Estado.
 
Rui disse que saiu entusiasmado do encontro. “Os empresários saíram com o compromisso de mobilizar suas empresas a favor da saúde e contra o mosquito. Cada um pode criar uma fórmula original, o que interessa é que as pessoas possam ser surpreendidas em um bar, restaurante, loja, para que a Bahia possa se livrar do mosquito e os bebês nasçam com saúde”. Rui também destacou o investimento em tecnologias. “Na Moscamed, em Juazeiro, estamos produzindo um mosquito transgênico que vai reduzir a população do Aedes”. 
 
O governador avalia que uma das principais parcerias foi firmada com a Coelba. “São cinco milhões de residências com contratos. Os funcionários da Coelba fazem a leitura nas casas de cada pessoa da Bahia inteira, e poderão indicar os locais com potencial foco do mosquito. Eles vão registrar nos aparelhos, que são geoprocessados, e a informação vai diretamente para o poder público, facilitando o trabalho e aumentando a taxa de acerto das equipes de saúde. Nós vamos determinar que a Embasa faça a mesma coisa”. 
 
O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, disse que esse é um problema de toda a sociedade e que precisa ser encarado pelas consequências imediatas e para as gerações futuras. “O dia 5 de março foi escolhido como o Dia da Indústria Contra o Mosquito. A mobilização será feita dentro de todo o sistema, com ações em 500 empresas na Bahia, que terão os funcionários, escolas, professores e estudantes treinados. Vamos formar cerca de 31 mil agentes multiplicadores dos conceitos de combate ao mosquito. Serão cerca de quatro horas aula para atingir um universo além da indústria, chegando às casas dos colaboradores, dos estudantes. E vamos usar o entretenimento, estamos montando 34 peças teatrais para que o tema seja entendido”. 
 
Carlos Andrade, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), disse que a instituição elogia a iniciativa do governador, de não só fazer a propaganda, mas também convocar as entidades empresariais para que façam parte da iniciativa. “Hoje a federação do comércio tem 85 % das lojas comerciais e 92% dos empregados filiados. Vamos fazer um trabalho amplo, com campanha de conscientização em todas as notas. Será um trabalho muito proveitoso junto com as outras entidades e com a população”. 
 
Ao longo das últimas semanas, o governador Rui Costa tem intensificado as ações em todo o estado, buscando alertar a população sobre os riscos da epidemia e a necessidade de combate sistemático aos focos de criadouros. Nesta quarta-feira (24), às 9h30, o encontro será com os movimentos sociais e lideranças religiosas, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Eu entendo quem faz um Estado uma nação é o seu povo. Por isso, acho essa reunião importante para que possamos mobilizar diversos seguimentos da sociedade com milhares de baianos", enfatizou Rui.
 
Principais ações sugeridas pelo Estado:
 
1 - Entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Estado pelo [email protected] para solicitar palestras de técnicos para seus funcionários.
 
2 - Colocar as campanhas nos contracheques e fundo de tela do computador.
     
3 - Estimular os funcionários a baixar o aplicativo Caça Mosquito e denunciar focos encontrados.
 
4 - Realizar mutirão para encontrar focos na empresa e nos arredores.
 
5 - Entrar em contato com entidades de classe para mobilização em eventos.
 
6 - Enviar material descartável para reciclagem, a fim de não acumular lixo.
 
7 - Incluir o combate aos criadouros do Aedes aegypti nas políticas de saúde e segurança ocupacional.
 
8 - Nomear um funcionário responsável por estabelecer um plano com metas e acompanhar as ações.
 
9 - Disponibilizar pessoas para serem treinadas para aplicar inseticida na empresa, que deverá comprar a máquina, o aplicador e o Estado proporcionará o treinamento e o fornecimento do inseticida.
 
10 - Realizar campanhas de combate ao mosquito que envolvam as famílias dos funcionários
..

Secom Bahia

Sobradinho 27 anos: Prefeito Luiz Vicente envia mensagem aos munícipes.

Neste dia 24 de Fevereiro o município de Sobradinho completa 27 anos e uma série de atividades oficiais marcam a data. Às 8:30h tem solenidade de hasteamento das bandeiras, no CES e logo a seguir diversas inaugurações.

O prefeitodo município, Luiz Vicente Berti encaminhou a seguinte mensagem aos munícipes:..

Prefeito de Uauá é multado e encaminhado ao MP

Nesta terça-feira (23/02), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela procedência do termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Uauá, Olímpio Cardoso Filho, por irregularidades nas dispensas de licitação realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, no montante total de R$ 2.815.341,32, com base em situações emergenciais. A relatoria solicitou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor e aplicou multa no valor de R$ 20 mil.

Apesar de argumentar que os serviços essenciais estavam interrompidos, o gestor não conseguiu apresentar provas que demonstrassem a situação de emergência ou calamidade pública sugerida, de modo que as irregularidades não foram satisfatoriamente descaracterizadas. Também não foram apresentadas as razões da escolha dos fornecedores contratados e nem as justificativas dos preços objeto dos ajustes celebrados...

Fonte: TCM

Prefeito Julio Lossio em Brasília trata da urbanização do Cacheado

O prefeito Julio Lossio, acompanhado da secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, esteve nesta segunda-feira (22) reunido com o gerente de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Wladimir Macedo e Kátia de Oliveira, Analista do Ministério das Cidades, para tratar sobre os detalhes dos serviços de urbanização que estão sendo realizados pela prefeitura no bairro Cacheado, local onde antes existia uma invasão sem condições básicas de moradia.

O projeto de urbanização contempla a construção de um trecho do Canal, drenagem, energia elétrica e a pavimentação das ruas principais. Além da construção de uma AME -  unidade de saúde de Atendimento Multiprofissional Especializado e de uma praça. Em uma parceria fechada com o Governo Federal, a Caixa Econômica, o Programa Minha Casa, Minha Vida, Ministério das Cidades e a Secretaria de Habitação de Petrolina.

O objetivo da reunião segundo o prefeito foi para alinhar e conduzir a estratégia para dar prosseguimento a obra, cujos recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Estregamos na última semana junto com a presidente Dilma mais de 2 mil casas. Queremos garantir cidadania aos petrolinenses. Hoje estamos buscando meios de trazer para a cidade cada vez mais obras, com o apoio do Governo Federal", expôs...

Ascom Prefeitura de Petrolina

O deputado Roberto Carlos parabeniza Sobradinho por seu 27º aniversário

Foi através da Moção de Congratulações, apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia, que o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, homenageou o município de Sobradinho pela passagem do 27º aniversário de emancipação política e administrativa, que acontece nesta quarta-feira (24).

Sendo um dos maiores representantes do município no parlamento baiano, buscando, sempre, ações das secretarias do Estado que garantam mais qualidade de vida à população, o parlamentar ressaltou o seu carinho pelo município. “Junto com o Governo da Bahia, garantimos importantes conquistas para Sobradinho, referentes a saneamento, ampliação do sistema de abastecimento de água, incentivo à educação, à piscicultura, à urbanização, através da reforma do Balneário do Chico Periquito e muito mais. Quero reafirmar o meu compromisso com a cidade e colocar-me, nesta data tão especial, à disposição dos seus representantes para trabalhar por uma Sobradinho melhor. Sei que ainda temos muito para avançar, mas estamos no caminho do desenvolvimento”, disse o deputado Roberto Carlos.  ..

Ascom Dep. Roberto Carlos

Mais Médicos: profissionais têm até hoje para concorrer à segunda chamada

Os profissionais brasileiros inscritos na última edição do Mais Médicos e que não foram selecionados têm até hoje (23) para concorrer a uma vaga na segunda chamada. Ao todo, serão disponibilizadas 330 vagas em 260 cidades para 8.965 profissionais inscritos.No site do programa os participantes podem escolher até quatro cidades onde querem trabalhar. O resultado final está previsto para o dia 3 de março. No período de 4 a 7 de março, os médicos devem comparecer aos municípios para validar a participação no programa e, no mesmo período, os gestores deverão homologar os profissionais, confirmando os que compareceram. Os participantes que validarem a inscrição, mas não se apresentarem dentro do prazo, ficarão impedidos de se inscrever no Mais Médicos por seis meses.A cada três meses, o Ministério da Saúde lança edital para preencher vagas de médicos que desistiram do programa ou que concluíram o período de atuação. No atual edital foram abertas 1.173 vagas em 649 cidades. Os médicos selecionados na primeira chamada iniciam as atividades no dia 1º de março. O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 com o objetivo de levar os profissionais para áreas carentes. ..

‘É invenção’, diz FHC sobre denúncia de Miriam Dutra

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso classificou nesta segunda-feira (22) como “invenção” a denúncia da jornalista Miriam Dutra de que ele teria usado a empresa Brasif Exportação e Importação para enviar remessas de dinheiro para ela entre 2002 e 2006.”Não há denúncia nenhuma. A própria empresa diz que não é verdade. Isso não existe, é invenção. Essas coisas são menores. Estou preocupado com o Brasil. Não tenho nada o que temer ou esconder”, disse FHC.As declarações foram feitas em uma entrevista concedida na saída de um evento da pré-campanha do vereador Andrea Matarazzo, que disputa a vaga de candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo.

O evento foi sua primeira aparição pública desde que a jornalista, com que ele manteve um relacionamento extraconjugal nos anos 80 e 90, concedeu uma entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” na semana passada na qual afirmou ter assinado um contrato fictício de trabalho com a Brasif. A empresa, que foi concessionária das lojas duty free nos aeroportos brasileiros, nega que FHC tenha influenciado na decisão de contratar Miriam Dutra. Diante da insistência dos repórteres com o tema, o tucano afirmou que o assunto é “privado”, “O que pertence ao âmbito privado não é público”...

Estadão

Prefeitura de Sobradinho comemora os 27 anos de emancipação política do município inaugurando obras

Nos 27 anos de Sobradinho, que acontece amanhã (24) a prefeitura vai entregar à população obras estruturantes que promovem mais qualidade de vida, saúde, bem estar, cidadania e conhecimento.

Na Vila São Joaquim será inaugurada a Unidade básica de Saúde, da quadra S 5, uma construção moderna e ampla para melhor atender a comunidade...

Asscom

MDS repassa R$ 203 milhões para investimento em creches

Mais de 2,6 mil prefeituras recebem, nesta segunda-feira (22), repasse de R$ 203 milhões para investimento em creches. Os recursos liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) podem ser usados ser usados em despesas de manutenção e desenvolvimento da educação infantil para garantir o cuidado integral e a segurança alimentar e nutricional das crianças. 

O diretor de Programas do MDS, Rafael Mafra, afirma que a Ação Brasil Carinhoso – Creches, criada em 2012 por meio do Plano Brasil Sem Miséria, reforça o acesso à educação de crianças de 0 a 3 anos em condição de pobreza. “Com a ação de estímulo às prefeituras, o número de crianças do Bolsa Família nas escolas aumentou em 35%”, explica. Em 2014, 636,7 mil das crianças que são o público-alvo da Ação estavam matriculadas em creches e outras 71 mil na educação infantil. ..

Ascom MDS

Petrolina: Seduc realiza reunião administrativa com gestores escolares e anuncia reajuste salarial da categoria

Um encontro dos gestores, vice-gestores e coordenadores das unidades de ensino da Rede Municipal tratou das questões administrativas e planejamento escolar na manhã desta segunda-feira, 22. A reunião foi conduzida pelo secretário Heitor Leite, que também anunciou um reajuste para os professores de 11,36%

A reunião teve participação das equipes das escolas e dos centros de educação infantil, e, entre os temas tratados, foram destacados pontos importantes como a otimização dos recursos públicos nas unidades, reforçando os ideais e compromissos da gestão que mais educa. O Secretário  salientou também a importância do trabalho em equipe e do foco no objetivo pedagógico..

Ascom Seduc Petrolina

PRÉ-CANDIDATO FLÁVIO LUIZ DEIXA O PARTIDO PROGRESSISTA

O empresário e pré-candidato a prefeito de Juazeiro Flávio Luiz não é mais filiado do PP - Partido Progressista. Na verdade, este radialista já tinha antecipado essa informação semana passada no programa da Transrio FM. O vereador licenciado, atualmente Secretário Municipal da Saúde, Dalmir Pedra e o vereador Anderson Alves, ambos do PP, estavam se movimentando junto ao deputado federal Mário Negromonte Júnior e ao deputado estadual Eduardo Salles, no sentido de assumir o comando da legenda no município.

Sabedor de que essa situação poderia lhe trazer dissabores nas pretensões para o próximo pleito, Flávio Luiz, oficializou na manhã desta terça-feira (23) a sua saída da presidência do Partido Progressista, bem como da sua desfiliação da legenda. Em contato com o Blog, Flávio Luiz, confirmou o fato, mas ainda não anunciou por qual partido pretende disputar a prefeitura de Juazeiro nas eleições deste ano...

Câmara de Juazeiro altera Lei do serviço de moto-táxi

A Lei 2188/2011, que regulamentou o serviço de moto-táxi e moto entrega no âmbito do município de Juazeiro, por proposta do vereador Mitonho Vargas, foi alterada na sessão desta segunda-feira 22/02, revogando-se o inciso V do artigo 7º.

O artigo trata da obrigatoriedade de seguro para os moto-taxistas...

Asscom

Damião Medrado rebate acusações de constrangimento: “Agi de acordo com a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa”

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, vereador Damião Medrado (PSD), ocupou a tribuna da Casa nesta segunda-feira (22) para informar à população as regras contidas na Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Juazeiro.

“Na última sessão houve um mal-entendido com um cidadão que se manifestou com palmas durante sessão e no momento em que vereador estava usando a tribuna. Alertei-o sobre a situação e acredito que fui mal interpretado. Não é do meu perfil constranger ninguém, nunca tratei ninguém mal! ”, afirmou...

Ascom Vereador Damião Medrado

Anderson da Iluminação: “A oposição, voz do atraso, deixou muito lixo nessa cidade”

Anderson da Iluminação (PP), vereador líder do prefeito em Juazeiro, em quinze minutos na tribuna da Câmara desmontou os argumentos da oposição e, um a um, desfez o “jogo para a plateia“ que “as vozes do atraso” teimam em jogar.

Não ficou só na demonstração dos enganos cometidos, foi além, mostrou que a oposição não tem cacife para criticar: “O Bairro Itaberaba tem 65 anos de criado. Tem dez ruas calçadas, cinco foram calcadas nessa administração, as outras cinco em dezenas de anos que a oposição governou”...

Ascom Vereador Anderson

Secretário esclarece que Prefeitura de Juazeiro não deve a ART e coleta de lixo será normalizada

O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, participou nesta segunda-feira (22) do programa Sem Fronteiras na rádio Juazeiro para falar sobre a situação da coleta de lixo no município. Na ocasião o secretário esclareceu que a Prefeitura não deve absolutamente nada a empresa ART.

Durante o programa Fernando Dantas informou que iniciou o destrato com a empresa para que a segunda colocada na licitação seja convocada. Dantas destacou que nesta segunda (22) pela manhã reunido com os trabalhadores da ART deu-lhes garantia do recebimento do salário do mês de fevereiro que vence em 10 de março, chamando-os para que dêem continuidade ao serviço, o que foi aceito pela maioria...

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro

PT ESTUDA DISPUTAR A PREFEITURA DE JUAZEIRO EM 2016

O ex-presidente do PT em Juazeiro e atual secretário de comunicação do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Osmar Galdino, popular Jojó do PT, concedeu entrevista ao Blog nesta segunda-feira, dia 22, quando falou sobre o encontro da legenda realizado no último sábado, dia 20, na cidade.

“Nós tivemos uma boa conversa onde passamos todo o quadro estadual e nacional, passamos toda a conversa do diretório estadual onde vamos ter 18 candidaturas nas principais cidades da Bahia, falta definir Paulo Afonso e Juazeiro e há possibilidade da gente entregar a base aliada um nome do PT. Nós temos três vereadores, um vice-prefeito e vários ex-secretários quando o PT foi governo na gestão do ex-prefeito Joseph Bandeira que também podem aparecer como opções. Estamos esperando a janela de 02 de abril quando haverá as mudanças partidárias e novas filiações aos partidos quando deveremos apresentar ao conjunto da base aliada um nome. Acredito que unidos PT e PCdoB com a base aliada nós ganharemos as eleições deste ano” declarou Osmar Galdino...

Oposição clama, mais uma vez, por coleta de lixo em Juazeiro

Os vereadores de oposição usaram a tribuna na sessão ordinária desta segunda-feira (22) para denunciar, pela segunda sessão seguida, a falta de coleta de lixo nos bairros de Juazeiro, além de criticar demais problemáticas na cidade.

O vereador Bené Marques (PSDB) iniciou o discurso apontando: “Todos os bairros de Juazeiro estão com problemas. A pessoa pode escolher qualquer bairro para visitar que vai ver a situação caótica de mato cobrindo, ruas sem pavimentação, buracos nas principais avenidas. Estive visitando a Malhada da areia, Tabuleiro, Dom Thomáz, Castelo Branco... onde a pessoa for vai encontrar a situação da mesma forma. Isso sem falar no lixo que está dominando as ruas. A cidade está abandonada, esgoto no meio da rua e a propaganda dominando. A cidade está nas trevas, cadê a cidade nova que o prefeito diz que tem? Os bairros de Juazeiro ficaram abandonados desde que esse prefeito assumiu”, declarou...

Por Laiza Campos Ascom CMJ Fotos: Joselito Tavares

Deputado Roberto Carlos participa da prestação de contas do município de Filadélfia

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-presidente do Governo, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, participou, durante este final de semana, da reunião de prestação das contas da prefeitura de Filadélfia, onde na oportunidade, o prefeito Barbosa Júnior apresentou as obras e gastos realizados durante os três anos e dois meses de sua gestão.

O parlamentar, que representa o município de Filadélfia na ALBA e tem contribuído com a gestão do prefeito, parabenizou a iniciativa. “Com esta ação, todos têm acesso as informações de como foi investido o dinheiro da prefeitura, podendo contribuir com opiniões para os futuros gastos, tornando mais transparente e participativa esta administração. É importante garantir mais proximidade com o poder público”, disse o deputado Roberto Carlos...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Adolfo Viana cobra retomada das obras das escolas de Santana do Sobrado em Casa Nova

"O Governo faz propaganda gerando expectativa na população e nada se concretiza" afirmou o deputado estadual Adolfo Viana, na tarde desta segunda-feira (22), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia.

O parlamentar se refere ao anúncio do governo de instalar salas de cinema nos colégios estaduais até o final do ano. "Gasta nosso dinheiro com propaganda, mas o benefício não chega até a população. Desde 2011 cobro a retomada das obras da escola de Santana do Sobrado em Casa Nova, mas infelizmente nada foi feito. Os moradores estão ansiosos pela construção deste equipamento que vai beneficiar centenas de jovens. Devemos combater essa prática do governo de fazer novas promessas e exigir que cumpra o que já prometeu", sentenciou Adolfo Viana.   ..

Ascom/Deputado Adolfo Viana

SENTO SÉ: EX-PREFEITO JUVENILSON PASSOS (PT) É CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COM SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS

No dia 12 de janeiro deste ano, a juíza Andréa Márcia Vieira de Almeida, emitiu sentença por dano ao erário público ao ex-prefeito do município de Sento Sé (BA) JUVENILSON PASSOS DOS SANTOS.

O ex-prefeito foi condenado por Improbidade Administrativa, ou seja, por prática de ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração Pública, durante o exercício de função pública ou decorrente desta...

Fonte: www.trf1.jus.br

Sobradinho: Ex-prefeito é condenado a pagar multa por não prestar contas de convênio

O ex-prefeito de Sobradinho, Antonio Gilberto de Souza, foi condenado pela Justiça Federal em Juazeiro, na região do Vale do São Francisco. O ex-prefeito deverá pagar uma multa civil de R$ 20 mil ao Fundo Nacional de Assistência Social por não prestar contas de um convênio com a União. De acordo com a ação proposta contra o réu pelo Ministério Público Federal (MPF), o ex-gestor de Sobradinho firmou um convênio com a União de R$ 22.173,60, cuja contrapartida municipal era de R$ 1.406,40. Na decisão judicial, foi pontuado que o ato gerou um dolo, pois, ao firmar o convênio, o então prefeito assumiu o compromisso de cumprir as obrigações legais, tendo plena consciência da “antijuridicidade de sua ação de transferir indevidamente as verbas da conta específica do convênio para conta de outra natureza e do resultado lesivo que eventual descumprimento desse dever causaria à Administração e à probidade na gestão da coisa pública”. ..

Fonte: Bahia Notícias