Foram encontrados 1944 registros para a palavra: pec

Plantão de Especialidade Médica atende o bairro Novo Encontro na área de neurologia

Durante a tarde desta terça-feira (28), mais de 30 pacientes foram atendidos pelo neurologista e realizaram exame de eletroencefalograma na Unidade de Saúde do bairro Novo Encontro. A iniciativa faz parte dos Plantões de especialidades médicas, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, e tem como objetivo sanar as demandas reprimidas da rede básica de saúde.

O aposentado Francisco Santos, de 77 anos foi atendido pelo especialista, fez o exame e agradeceu a iniciativa. “Não estava dormindo direito com fortes dores na cabeça e graças a Deus o especialista veio para a unidade de saúde da minha comunidade. Esse programa veio para melhorar a saúde dos bairros de Juazeiro”, disse o comunitário...

UPE PETROLINA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO ESPECIAL EM DISCIPLINA ELETIVA

A UPE Campus Petrolina abre inscrições para processo seletivo de candidatos a aluno (a) especial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, nível Mestrado e modalidade profissional.  As inscrições poderão ser feitas de 01 a 04 julho de 2016 pelo e-mail [email protected] ou na Seção Técnica do PPGFPPI das 8h às 12h e das 14h às 17h. O (a) candidato (a) deverá informar no ato de inscrição o link para o seu currículo na Plataforma Lattes (www.cnpq.br) e apresentar uma Carta Proposta para a escolha da disciplina em que se inscrever.  As disciplinas que serão ofertadas para o semestre 2016.2, bem como todas as informações necessárias ao processo seletivo, poderão ser acessadas pelo site www.upe.br/petrolina. (Com informações do Prof. Moisés Almeida Professor Assistente-Diretor)

EDITAL..

Especialista em Gestão de Negócios orienta como ter sucesso profissional neste momento de crise econômica

A crise é um momento definitivo para a vida profissional. Este é um período que, apesar de ser muito difícil, pode trazer consigo muitas oportunidades de crescimento para a carreira e para os negócios, principalmente para os profissionais que buscam se destacar no mercado. O especialista em Gestão de Negócios e diretor-administrativo do Instituto Reccupere, Valneilson Silva, preparou três dicas orientando o que um profissional nunca deverá fazer nesse momento de crise econômica que vive o país.

Segundo o especialista, os profissionais devem evitar a acomodação, a chamada Zona de Conforto. “É bastante comum na atual crise, o profissional procurar se proteger em uma “capsula” e “garantir” uma estabilidade profissional e nos negócios. É importante não cometer este erro. Os profissionais devem aproveitar seus potenciais para realizarem seus sonhos”, afirmou...

“A asma tende a piorar com as alterações de temperatura, mas através de medicação as crises podem ser controladas”, afirma especialista da UPAE/IMIP

Dor e chiado no peito, tosse, falta de ar e catarro espesso podem ser sintomas de asma. Nesse mês, os cuidados devem ser redobrados já que agentes externos como poeira, fumaça de fogueira, frio e o clima seco podem desencadear as crises.

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, que pode ser classificada como leve, moderada ou grave. “É um descompasso que o pulmão tem em relação a agentes internos e externos. Esse descompasso faz com que o pulmão reaja de forma exagerada aos estímulos, levando aos sintomas típicos da crise. A asma tende a piorar com as alterações de temperatura [altas ou baixas], mas através de medicação as crises podem ser controladas. A ausência de um tratamento adequado pode levar o paciente a óbito, por isso, diante de uma falta de ar grave deve-se procurar atendimento médico imediato”, esclarece o pneumologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. André Brandão...

Senador defende estruturação de Fundo Nacional para ampliar competitividade agropecuária

 

O senador Roberto Muniz (PP/BA) defendeu a estruturação de um Fundo Agropecuário Nacional como proposta de defesa do setor, durante audiência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, que recebeu o ministro da área, Blairo Maggi, nesta quinta-feira (23). "Os desafios para melhorar a competitividade e os ganhos da economia brasileira são inúmeros e passam pelo setor agropecuário, que necessita de mecanismos de defesa para fortalecê-lo e mantê-lo como expoente econômico do Brasil", disse o senador, que apresentará sugestão de um sistema para o setor em 30 dias, após debate com técnicos baianos e do Ministério da Agricultura. 

Ex-secretário de Agricultura da Bahia, Muniz pensa em um modelo de repasse de recursos fundo a fundo, com critérios envolvendo ações entre estados, municípios, União e os produtores. "Ainda parece ser inovador uma proposta do fundo agropecuário de defesa, pensado com técnicos quando da minha gestão na Secretaria de Agricultura da Bahia. Esse fundo, sugiro que ele seja nacional, com critérios objetivos de partilha. A proposta é estruturar um sistema que fique eternamente à disposição dos produtores e da sociedade brasileira. A estruturação deste fundo pode ser abraçada pelo Ministério como uma política pública nacional, como já temos em diversos outros setores", explicou.
 
O ministro Blairo Maggi lembrou que vários estados já têm fundos regionais e vai levar adiante a proposta com os secretários da pasta. "A forma de repasse na Agricultura ocorre através de convênios, de forma pontual. Considerando a importância da Defesa Sanitária Agropecuária, existe uma necessidade de sistematização, considerando o tamanho do rebanho, produção agrícola [safra] e outros critérios objetivos, como a extensão territorial de cada estado, porcentagem de agricultura familiar ou mesmo se o estado é exportador ou não", explicou o senador.
 
Licenciamento ambiental - O senador baiano também pediu auxílio do ministro para buscar um acordo com o Ibama e o Meio Ambiente, no sentido de intervir nas ações que estão criando empecilhos aos agricultores na Bahia: "Fizemos uma legislação local no Estado da Bahia onde você precisa apenas de uma licença ambiental para fazer a primeira produção do Estado. Queria o apoio do senhor ministro para fazer esta intervenção, após a suspenção desta inciativa. Precisamos do apoio do senhor para fazer essa intermediação junto ao Ibama".

"É um assunto que está no nosso radar. O relacionamento do MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] com o ministro Sarney (Meio Ambiente). Vamos tentar resolver os problemas que estão no segmento", afirmou o ministro Blairo Maggi. Gestão participativa - Muniz destacou ainda a gestão participativa do ministério e destacou os desafios apresentados pelo ministro Blairo Maggi de  desburocratização, com envolvimento dos servidores e dos representantes de todos os setores. "Nós criamos um ambiente para fazer a desburocratização – tirar aquilo que gera custo e não tem ações iguais em outros países, por exemplo", ressaltou o ministro na audiência de hoje.
 
Em 2015, enquanto o PIB total nacional retraiu 3,8%, o do agronegócio cresceu 1,8% em relação a 2014 (0,4%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agropecuária também se destaca em relação a outros setores: Enquanto ela aumentou 1,8% no PIB, a indústria sofreu queda de 6,2% e os serviços, 2,7%. A média anual de crescimento do PIB agro, nos últimos 19 anos, tem sido de 3,6%. Para um ano de dificuldade econômica como o de 2015, o percentual de 1,8%, é comemorado pelo setor...

Especialistas da Univasf orientam sobre cuidados com a saúde no período junino

Durante as festas juninas, é comum que as pessoas acendam fogueiras, soltem fogos de artifício e consumam diversas comidas típicas à base de milho e amendoim, bem como bebidas alcoólicas de forma exagerada. Especialistas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) alertam para o aumento do número de acidentes, como as queimaduras, e orientam sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período para preservar a saúde.

Canjica, mungunzá e arroz doce são algumas das comidas típicas consumidas durante os festejos juninos. A nutricionista dos Restaurantes Universitários (RUs) da Univasf, Marcela Henriques, ressalta que o ideal é que o consumo dos alimentos seja feito através da escolha de um prato específico por dia, substituindo os lanches entre as refeições. “As comidas de milho utilizam leite de coco e coco ralado em sua produção. Então, se deve comer moderadamente”, explica Marcela. A nutricionista destaca que podem ser feitas adaptações nas receitas a fim de diminuir seu valor calórico. “A comida pode ficar mais light se o leite comum for substituído por leite desnatado, por exemplo”, sugere.

Marcela afirma ainda que a hidratação é fundamental para a manutenção da saúde, especialmente nesta época, devido às temperaturas mais baixas registradas no mês de junho e ao consumo de bebidas alcoólicas nos festejos. “Devido ao clima, as pessoas esquecem de beber água. A hidratação é importante também para diminuir a toxicidade do álcool”, explica a nutricionista.

Outros cuidados que devem ser tomados, de acordo com o dermatologista e professor do Colegiado de Medicina da Univasf, Itamar Santos, são em relação às queimaduras. “É preciso ter cuidado com os fogos e só utilizar aqueles que tenham certificação do Inmetro. É importante não ficar muito próximo à fogueira e não utilizar álcool próximo a ela. Também não se deve fazer uma fogueira muito alta, pois ela tende a desmoronar, podendo causar acidentes”, diz. O professor ressalta ainda que é necessário lavar o rosto para retirar o excesso de fumaça, usar protetor solar e utilizar soro fisiológico para ardência nos olhos.

O médico alerta que o uso de artifícios caseiros como creme dental, manteiga ou pó de café nos ferimentos não resolve o problema e pode causar alergias. Santos explica o que deve ser feito caso aconteçam queimaduras. “A primeira coisa é lavar a queimadura com água corrente, de preferência gelada. Se fizer isso de imediato, não vai ficar vermelho nem criar bolhas. A água diminui o calor e os vasos voltam ao normal”, explica. O professor ressalta que é necessário ter cuidado com queimaduras de extensão maior do que cinco dedos, principalmente as localizadas no rosto. E em caso de dúvidas, é importante procurar o serviço médico mais próximo...

Restaurante Popular de Juazeiro terá cardápio especial nesta quarta (22)

Em clima de festa junina, as unidades do Restaurante Popular de Juazeiro - um funcionando à Rua Antônio Pedro, no Centro, e outro no Bairro João Paulo II - terão cardápio especial nesta quarta-feira, dia 22. Na quinta e sexta-feira os dois restaurantes não irão funcionar.

De acordo com a Coordenadora do RP, Francisca Bandeira, o cardápio vai oferecer um delicioso feijão tropeiro, farofa de cuscuz temperado com bacon e calabresa, arroz colorido com milho verde e ervilha,  tirinhas de carne de boi acebolada e macaxeira refogada na manteiga. "Estamos no clima das festas juninas e pensamos em fazer um cardápio mais próximo aos sabores da época. Como sobremesa teremos paçoquinha de amendoim ou pé de moleque. Com certeza os nossos frequentadores vão adorar", afirma Francisca...

Plantão de Especialidade Médica em Otorrino zera fila de consulta no bairro Dom Thomaz

Cerca de 20 pacientes foram atendidos por um otorrinolaringologista na manhã desta segunda-feira (20), na unidade de saúde do bairro Dom Thomaz. A ação faz parte dos Plantões de Especialidades Médicas, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de sanar a demanda reprimida da rede de saúde de atenção básica de Juazeiro.

Solange da Silva, de 42 anos, procurou o especialista pra tratar de uma coceira e tosse constante na garganta. “O médico diagnosticou meu problema como refluxo. Passou o medicamento e algumas restrições na minha alimentação, como evitar café e refrigerantes. Gostei muito do atendimento e de ser consultada pelo especialista aqui no posto de saúde do meu bairro”, disse a dona de casa...

Tecnologia da Embrapa quer integrar pecuária e lavoura

A tecnologia aplicada na agricultura tem permitido que em uma mesma área sistemas integrados produzam até quatro safras por ano. Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os sistemas de integração envolvem a produção de grãos, fibras, madeira, energia, leite ou carne, em plantios em rotação, consorciação e/ou sucessão. 

Tratada como a “revolução dos trópicos”, por um de seus criadores, o pesquisador da Embrapa Cerrados João Kluthcouski, a técnica funciona basicamente com o plantio, durante o verão, de culturas agrícolas anuais como arroz, feijão, milho, soja ou sorgo e de árvores, associado a espécies forrageiras (braquiária ou panicum). As combinações são variadas entre os componentes agrícola, pecuário e florestal e levam em consideração espaço e tempo disponíveis...

NO DIA DO CINEMA NACIONAL, 19/06, O JUÁ GARDEN SHOPPING COMEMORA A MARCA DE 60 MIL ESPECTADORES DESDE A INAUGURAÇÃO DA CINEMARK

Número expressivo de espectadores mostra a paixão dos san franciscanos por Cinema

Em 19 de junho de 1898, o cinegrafista italiano Affonso Segretto chegava ao Rio de Janeiro vindo da Europa. Segretto filmou seu desembarque ao país e, sem saber, fez um registro pioneiro de imagens em movimento em território brasileiro. As filmagens não resistiram ao tempo, mas desde os anos 70, comemora-se nesta data o Dia do Cinema Brasileiro. Quase 120 anos se passaram e o cinema nacional já tem uma história rica, com altos e baixos, produzindo grandes sucessos e alcançando números expressivos...

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA FAZ LEVANTAMENTO DOS CUSTOS DA CRIAÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS EM JUAZEIRO

Quanto custa criar um bode e um carneiro? Qual a forma de criação viável para ter bons lucros com a criação de caprinos e ovinos? Foi para responder essas perguntas que técnicos da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária – CNA, da EMPRAPA Caprinos e Ovinos, da Federação da Agricultura do Estado da Bahia – FAEB, e do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – SENAR se reuniram com produtores rurais de Juazeiro esta semana. O encontro foi na sede do Sindicato de Produtores Rurais que fica no bairro Santo Antônio.

Durante todo o encontro, os técnicos ouviram produtores, entidades que prestam assistência técnica e integrantes do sindicato de produtores rurais, com a finalidade de fazer um levantamento do custo da produção da criação de bode e carneiro. Os dados vão servir de base para que o produtor se oriente em relação ao custo que ele vai ter para criar cada animal da sua propriedade e passe a gerenciar melhor sua propriedade e assim definir a maneira mais adequada de criar esses animais para obter um melhor lucro. O trabalho faz parte do projeto Campo Futuro da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária que iniciou em 2008 e está fazendo esse levantamento em todas as atividades rurais...

AMMPLA fará esquema especial de trânsito para os festejos juninos

A prefeitura de Petrolina, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina prossegue com o esquema especial de transporte, segurança e fiscalização, com o objetivo de garantir tranquilidade das pessoas que vão participar das festas do São João 2016. Agora será a vez da festa no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, localizado na Zona Norte da cidade, que inicia nesta sexta-feira 17 e vai até o dia  25 de junho.

O prefeito Julio Lossio afirmou que é o São João a maior festa da família nordestina e por isto um plano de segurança do trânsito será executado para garantir a diversão e a paz dos petrolinenses e dos turistas. O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, determinou o esquema reforçado em todo o local e nas regiões no entorno do Parque de Eventos e locais destinados as demais ações juninas. 

De acordo com Ryan Pedro, a AMMPLA montou uma estrutura para distribuição de panfletos com o alerta para que os motoristas respeitem as leis de trânsito, não beber e dirigir. Também serão fiscalizados o transporte público e os pontos de táxis montados para facilitar o acesso aos forrozeiros. A polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal também participam das ações especificas de fiscalização e blitz durante o período junino.

Direção perigosa por embriaguez alcoólica, velocidade incompatível com a via, invasão das áreas isoladas ao trânsito de veículos, estacionamento em locais proibidos ou prejudiciais à fluidez do tráfego são consideradas pela AMMPLA infrações corriqueiras em eventos. Por isso, o contingente do órgão também atuará nessa frente, coibindo ações que possam colocar em risco a segurança das pessoas. Quem desejar ir ao Parque de Eventos Ana das Carrancas terá a opção do transporte público, sendo assim, o conhecido "Corujão" funcionará todos as madrugadas. ..

Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacências de Curaçá realizará festa junina no próximo domingo

O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Visando manter esta tradição secular a Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacências – AAMA, localizada no município de Curaçá, realizará sua Festa Junina no próximo domingo (19), a partir das 14h. O evento contará com diversas atrações culturais, tais como apresentação de quadrilha, sanfoneiros, recitais de cordéis, comidas típicas e muito forró pé de serra. Na programação ainda consta um torneio de futebol society e a corrida da fogueira, além de brincadeiras como quebra pote, corrida de saco e corrida com ovo na colher voltada para o público infantil. Segundo o presidente da AAMA, José Carlos Santana, na comunidade da Melancia será montado um arraiá onde desde os mais jovens até os mais novos possam vivenciar o verdadeiro espírito junino.  ..

Alagadiço recebe Plantão de Especialidade Médica em dermatologia

A Secretaria de Saúde de Juazeiro tem realizado diariamente, desde o mês de maio, o plantão de Especialidades Médicas nas Unidades de Saúde do município. Cerca de 25 pacientes foram atendidos na tarde desta sexta-feira (10), pela dermatologista na Unidade de Saúde do bairro Alagadiço. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desde o inicio dos plantões cerca de 100 pacientes já foram atendidos pelo programa, que tem como objetivo diminuir a fila de espera, além de garantir o acesso aos usuários que estão aguardando consultas especializadas ha algum tempo. Os principais beneficiados são os usuários da rede de atenção básica à saúde, que inclui os serviços prestados pelas UBS.

A dona de casa, Maria Neuza, de 68 anos, reside no Alagadiço e foi uma das primeiras a ser consultada na tarde desta sexta-feira pela dermatologista. “A doutora passou uma pomada pra algumas manchas e espero que melhore logo. Foi muito bom ser atendida pela especialista no posto de saúde perto de casa”, relatou Neuza. Vilma Silva, de 43 anos, procurou a especialista para verificar o surgimento de cravos e manchas no corpo. “Fui bem atendida pela dermatologista. Já estamos ansiosos por novas especialidades médicas em nosso bairro. Os plantões foram bem pensados e vieram em boa hora”, disse a dona de casa...

AMMPLA define esquema especial de Trânsito para o Povoado do Capim durante a 45º Jecana

O trânsito do Distrito do Capim, localizado a 25 km de Petrolina, terá esquema especial durante o período de 10 de junho a 12 de junho, quando ocorrerá a 45º Jecana-Corrida de Jegues e shows com Flávio Leandro, Elisson Castro e Banda Pega Leve.

O plano operacional foi definido nesta quarta-feira 8, durante a reunião realizada na Associação de Moradores e Produtores do Capim. 

A reunião contou com a participação da presidente da Associação do Capim, Duscineta Coelho Pereira, o diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, fiscais de trânsito, gerência de manutenção e agentes de trânsito.

Para garantir segurança e preservar a tradição de uma das festas consideradas mais tradicionais da região no Povoado do Capim, a Prefeitura, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina prepara o esquema de apoio e fiscalização  que vai acontecer durante a 45º Jecana. A organização do evento espera mais de 30 mil pessoas.

O prefeito Julio Lossio determinou que serão instalados  dois pontos fixos de fiscalização no percurso para o povoado do Capim com o objetivo de orientar motoristas e pedestres. 

O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, garantiu que estarão envolvidos nos trabalhos cerca de 42 agentes de trânsitos, além de fiscais, viaturas e motos para ampliar a fiscalização.

O Gerente de Fiscalização de Trânsito da AMMPLA, Afonso Ricardo Rodrigues, reforça que respeitar as regras de trânsito e o próximo são condutas básicas para uma boa convivência no trânsito. Não fazer pelo outro o que você não quer para você é a regra número um para preservar a integridade física das pessoas, quando o motorista estiver trafegando.

O setor de educação do Trânsito da AMMPLA também vai realizar no domingo 12, uma panfletagem para conscientizar os condutores que trafegam no local para garantir um trânsito tranquilo e seguro.

O objetivo é mostrar o lado positivo para aqueles que Praticam atitudes certas para evitar acidentes garantindo um trânsito mais organizado. Dar passagem pela esquerda, quando solicitada por outro veículo, não costurar no trânsito garantem o bom tráfego, são bons exemplos para garantir um trânsito em paz..

"As regras de boa conduta incluem ainda não aceitar provocação de outro motorista, facilitar a passagem dos carros de bombeiros, ambulâncias e polícia, não dificultar a passagem de pedestres, principalmente crianças, pessoas idosas e portadoras de deficiência física e ultrapassar apenas pela esquerda", finalizou Afonso. ..

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..

Deputado defende queda em taxa de juros e o fim da especulação para melhorar cenário econômico do país

O deputado estadual Odacy Amorim, PT/PE, anda preocupado com a manutenção do cenário econômico preocupante e frisa que a queda da taxa de juros traria um momento melhor para a economia brasileira. Conforme o parlamentar que esteve em Brasília essa semana em audiências com senadores e deputados federais, o governo interino do vice-presidente Michel Temer, PMDB, precisa barrar a especulação do mercado para essa queda de juros acontecer,

"O cenário não é bom, as pessoas estão em busca de recursos até recorrendo a agiotas devido a esse momento especulativo. Somente a queda dos juros tiraria o povo do sufoco atual e um momento melhor possa ocorrer em nosso país", assinalou Odacy.

Odacy também reclamou do aumento dos gastos públicos com pautas bombas que o governo interino aprovou essa semana. "Esses gastos são para melhorar a popularidade dele (Michel Tema) e ai o pais ter que voltar ao Fundo Monetário Internacional. Estamos acompanhando um processo de impeachment com uma movimentação estranha. Então é preciso que a sociedade esteja atenta. Sou solidário aos que estão com dívidas para pagar, que estão sem emprego, mas que essa conta não caia no colo da sociedade", pontua o deputado...

PARCERIA ENTRE SOINT, 75ª CIPM E 74ª CIPM RESULTA EM PRISÃO DE HOMEM COM MOTOCICLETA ROUBADA E PORTE DE ENTORPECENTES

Policiais Militares da 75ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) prenderam nesta segunda (30) um homem com uma motocicleta roubada e porte de entorpecente no bairro Antônio Guilhermino em Juazeiro – BA.

O Soint (Setor de Operações de Inteligência) da 75ª CIPM realizou investigação e constatou que a pessoa de Maximiliano Manoel da Silva, residente à rua 10, s/n, bairro Antônio Guilhermino, estava praticando diversos assaltos em uma motocicleta marca Honda, modelo NXR 150 BROS roubada...

6º BPM REALIZA PRISÃO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes, na quinta-feira (26), às 19h30, no Bairro Bonfim 2, em Senhor do Bonfim.

A guarnição perseguia Rogério Bispo dos Reis, de 42 anos, que carregava um forno micro-ondas, em atitude suspeita e empreendeu fuga, após aproximação da viatura para abordá-lo, adentrando em sua própria casa, deixando o objeto no corredor...

Especialista da UPAE/IMIP dá dicas para uma boa Saúde Digestiva

 
No calendário da saúde, a data de 29 de maio é reservada ao Dia Mundial da Saúde Digestiva. O marco tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico correto e precoce no tratamento das doenças do aparelho digestivo. Neste cenário, a saúde digestiva pode ser definida como a correta digestão, absorção e assimilação dos alimentos, e a eliminação do que não é aproveitado pelo organismo.
 
Distensão abdominal, constipação ou diarreia, azia ou queimação, peso no estômago após se alimentar, refluxo gástrico, gazes, dentre muitos outros sintomas desagradáveis, são os principais alertas de enfermidades como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), síndrome do intestino irritável, colite ou algum outro tipo de patologia do aparelho digestório. Os problemas digestivos podem causar estragos em todo o corpo, levando a alergias, artrite, doenças autoimunes, erupções cutâneas, acne, fadiga crônica, transtornos do humor, demência, câncer e muitas outras doenças.
 
Ter uma boa saúde digestiva significa mais do que simplesmente estar livre de incômodos como inchaço ou azia. É absolutamente fundamental para a saúde. "A saúde digestiva está ligada diretamente ao bem estar físico e emocional do paciente. O estresse, por exemplo, pode levar a pessoa a desenvolver problemas gástricos", afirma a gastroenteorologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Renata Travassos.
 
Diante dos primeiros sintomas, a médica adverte que é preciso procurar um especialista. "Às vezes uma coisa aparentemente simples pode esconder algo mais sério. Por isso, uma investigação é sempre necessária. Através dos exames de endoscopia e colonoscopia podemos ver o sistema digestivo alto e baixo, detectando assim uma lesão precoce, a presença da bactéria Hagapilori, que pode causar úlcera, como também podemos colher material para uma biópsia. Se necessário, outros exames como ultrassom, tomografia e ressonância podem ser solicitados", esclarece Renata.
 
Pessoas com predisposição hereditária ou genética devem fazer o acompanhamento mais cedo. "Se o paciente tiver um parente de primeiro grau que tenha tido câncer no esôfago, estômago, ou intestino, por exemplo, deve fazer os exames a partir dos 40 anos. A colonoscopia é indicada a todos os pacientes acima de 50 anos, como forma de prevenção ao câncer de intestino", adverte. Se a doença estiver associada a problemas emocionais, como a síndrome do intestino irritável e a gastrite nervosa, como é comumente chamada, deve-se fazer um acompanhamento com uma equipe multiprofissional, que inclui psicólogo e nutricionista.
 
A saúde digestiva necessita de um constante processo de gerenciamento e atenção. Deve-se evitar uma dieta pobre em fibras e o uso excessivo de medicamentos que prejudicam a função digestiva ou intestinal normal, como antiácidos, anti-inflamatórios, antibióticos, esteroides, hormônios e medicamentos antidepressivos. Beber 2 litros de água por dia; comer regularmente frutas, folhas verdes e grãos; manter uma alimentação equilibrada comendo carboidratos, proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e minerais; praticar exercícios por pelo menos meia hora todos os dias e consultar um especialista na área, que possa auxiliar na adoção de hábitos saudáveis, também estão entre as dicas importantes.
 
Serviço
 
A UPAE de Petrolina dispõe de 4 gastroenterologistas e 4 proctologistas, que atendem no setor ambulatorial. A unidade realiza os principais exames do aparelho digestivo alto e baixo, além de cirurgias proctológicas de média complexidade. O agendamento é feito via 8ª Gerência Regional de Saúde (GERES).
..