RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 165 registros para a palavra: defesa civil

ANDERSON ALVES DESAFIA MEDEIROS A APRESENTAR PROVAS DE DENÚNCIA CONTRA A DEFESA CIVIL DE JUAZEIRO

O vereador José Carlos Medeiros (PSDB) da tribuna da Câmara na sessão ordinária desta terça-feira (16) voltou a provocar a bancada da oposição ao reiterar denúncia contra a administração do prefeito Isaac Carvalho.

O parlamentar do PSDB disse que acionou o Ministério Público Federal (MPF) solicitando investigação referente aos recursos de ordem federal relativo à Defesa Civil de Juazeiro. “A justificativa de que recebeu pouco mais de um milhão de reais não diminui a responsabilidade da Defesa Civil que presidida pelo diretor do SAAE Joaquim Neto, não fez nada durante o período de chuvas torrenciais no mês de janeiro em Juazeiro em favor das famílias mais carentes nos bairros atingidos” declarou Medeiros...

Medeiros aciona o MPF sobre a Defesa Civil e o atraso nas obras do Centro de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar

O vereador Zé Carlos Medeiros (PSDB) acionou, nesta semana, o Ministério Público Federal (MPF) solicitando investigação do referido órgão referente aos recursos de ordem federal relativo à Defesa Civil de Juazeiro.

Na peça, o vereador afirma que Nestes oito anos de mandato da atual gestão, o departamento, que fica localizado em uma pequena sala no prédio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte, recebeu mais de R$5 milhões, através da conta 00.073.310-5 CNPJ: 17.134.904/0001-02 do Banco do Brasil, porém não teve nenhuma ação efetiva. “Neste período, a gestor dos recursos não prestou contas nem informou à Câmara Legislativa da cidade como foi aplicado o dinheiro, como determina a resolução vigente”, explicou...

Governo Federal garante recursos para ações emergenciais da Defesa Civil

Os recursos para ações de convivência com a seca na região Nordeste, entre eles crédito para a o pagamento da Operação Carro-Pipa Federal, instalação de poços e de adutoras emergenciais foram asseguradas hoje pelo Governo Federal. As demais ações da Defesa Civil, coordenadas pelo Ministério da Integração, como o atendimento às demandas de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas por desastres naturais também terão continuidade.

Para garantir a utilização do instrumento legal mais apropriado, o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Fazenda farão uma consulta formal ao Tribunal de Contas da União. "Os recursos estão garantidos. Já está combinado com o Tesouro Nacional e o Ministério do Planejamento e estamos trabalhando em parceria com o Tribunal de Contas da União no sentido de garantir um crédito extraordinário, através de uma MP como também de um projeto de lei de urgência, que garanta o aporte para as ações da Defesa Civil", informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho...

“Onde está o dinheiro?”, questiona Medeiros sobre recursos da Defesa Civil de Juazeiro

Na tribuna da Câmara de Juazeiro nesta segunda-feira, 13, o vereador oposicionista Zé Carlos Medeiros (PSDB) defendeu a convocação do diretor do SAAE, Joaquim Neto, para uma audiência pública para tratar sobre a Defesa Civil da cidade. Segundo o parlamentar, é necessário que a gestão pública preste contas dos montantes financeiros utilizados.

Segundo Medeiros, a gestão da Defesa Civil em Juazeiro é ‘obscura e com falta de transparência na aplicação dos recursos’. “Sei, com certeza, que a Defesa Civil, administrada pelo diretor do SAAE, Joaquim Neto, recebeu mais de R$ 5 milhões de reais através da conta 00.073.310-5 CNPJ: 17.134.904/0001-02 do Banco do Brasil. Onde está o dinheiro?”, questiona o vereador. “As decisões deveriam ser colegiadas, com a participação de todos do conselho, mas não é o que é percebido. As decisões são tomadas de forma pessoal, unilateral”, completa...

Defesa Civil de Petrolina permanece empenhada nas ações para reduzir danos provocados durante o período de chuvas

O período de chuvas se estende em Petrolina, e na área urbana alguns problemas são sentidos devido a natural geografia plana da cidade. Os agentes da Defesa Civil realizam ações emergenciais desde o domingo (17), quando a região do Vale recebeu uma grande quantidade de chuva, que caiu de forma continua.

A Defesa Civil, coordenada pelo secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, vem realizando os trabalhos com o apoio das secretarias de Infraestrutura e Cidadania...

Defesa Civil de Petrolina orienta população como agir em período de chuva

E o novo ano de 2016 veio trazendo chuva para o sertão pernambucano, assim como também para boa parte do Brasil. O povo sertanejo comemora a chegada da esperada chuva no Vale do São Francisco, e a Defesa Civil do Município alerta com orientações para esse período chuvoso. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Meteorologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), o período de chuvas continuará pelos próximos dias na Região do Vale.

As instruções da Defesa Civil são para que, durante as chuvas, caso o nível de água esteja subindo, vá com sua família para um lugar seguro; Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose. Uma ação também muito importante é não deixar água acumulada, evitando assim a proliferação do mosquito da dengue.

E após as chuvas é importante não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito; Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminado pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde; Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados; Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima...

Operação Pipa abastece 395 comunidades rurais em Juazeiro

Mais 150 mil de litros de água potável já foram distribuídos na zona rural de Juazeiro este ano para abastecer as famílias que sofrem com a estiagem prolongada e que ainda não possuem sistema de abastecimento de água. Os trabalhos fazem parte da Operação Pipa, desenvolvidos pelo Ministério da Integração e Exército Brasileiro, em parceria com 72ª Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina (72ª BIMtz) e  Prefeitura de Juazeiro através da Coordenação Municipal da Defesa Civil (COMDEC). O serviço atende atualmente 395 comunidades rurais no município, num total de 22.700 pessoas.

A Operação Pipa tem como objetivo o fornecimento de água potável para as famílias dos municípios prejudicados pela estiagem prolongada. A água distribuída é colocada em cisternas comunitárias, onde várias famílias podem ter acesso e também em cisternas individuais cadastradas pelo Ministério da Integração. Atualmente estão em atividade no município, 31 carros-pipa  distribuindo, em média, 13.950 litros de água por mês...

Bombeiros e Defesa Civil atendem ocorrências causadas pela chuva em Salvador

 
Um homem ainda não identificado foi resgatado com ferimentos leves após ficar soterrado, na manhã desta quinta-feira (9), por um deslizamento de terra ocorrido em um ponto de ônibus na Avenida Juracy Magalhães Júnior, próximo ao Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador. De acordo com testemunhas, quatro pessoas se abrigavam da chuva no momento em que a terra cedeu.
 
Quinze homens do Corpo de Bombeiros atuaram no socorro às vítimas em conjunto com equipes da Defesa Civil. “Fomos acionados às 8h05. Removemos todos os escombros, uma quantidade imensa de carga misturada com lama, fizemos nosso plano de busca para tentar encontrar vivos e possíveis desaparecidos, sendo resgatada uma pessoa com segurança e encaminhada à unidade hospitalar”, disse o comandante da operação, major Ramon Diego.
 
O Governo do Estado colocou à disposição da Prefeitura Municipal de Salvador e de outras cidades baianas toda a estrutura necessária para o atendimento a ocorrências relacionadas à forte chuva registrada desde a madrugada desta quinta. “Na cidade em que for necessário, iremos disponibilizar máquinas retroescavadeiras, tratores, lonas para contenção de encostas, além de técnicos para avaliação de áreas afetadas”, afirmou o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Rodrigo Hita.

A orientação para moradores de áreas de risco e a população em geral é acionar as autoridades responsáveis em casos ou ameaças de deslizamentos de terra, alagamentos e outras situações. O atendimento está disponível por meio dos telefones da Defesa Civil (199 e 156) e do Corpo de Bombeiros (193).
..

Defesa Civil de Juazeiro orienta população sobre possíveis alagamentos

A equipe da Defesa Civil do município de Juazeiro está realizando visitas de ocorrência a fim de dar apoio aos locais afetados com a chuva que caiu na cidade nessa quarta-feira (8) para direcionar soluções nos casos de alagamentos.

Para evitar maiores prejuízos e riscos de segurança é importante que a população esteja atenta a algumas medidas. Em casos de alagamento de residência o morador deve ligar de imediato para o (74) 3612-3564 ou 9198-0813. Feito isto, a equipe da Defesa Civil vai até o local para dar as devidas orientações e definir se há risco aos moradores, relocando as famílias em caso de necessidade...

Município de Petrolina tem representação na Conferência Nacional de Defesa Civil em Brasília

Começa hoje (04) em Brasília a última etapa da segunda Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) e Petrolina enviou para sua representação o Secretário Executivo de Segurança Cidadã e coordenador de Proteção e Defesa Civil (CMPDC), Jenivaldo dos Santos. O evento é uma realização do Ministério da Integração Nacional (MI) e se estende até essa sexta-feira (07).

Para culminar no momento nacional, as cidades se prepararam com conferências municipais e estaduais. Em Petrolina, a etapa municipal aconteceu em março deste ano contando com a participação popular e de organizações civis...

Defesa Civil alerta sobre a Contratação para Operação Pipa para o mês de Julho

A Coordenadoria da Defesa Civil, por meio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, coordenador da Operação Pipa no Médio São Francisco, informa à população que a vistoria para a contratação de carros-pipa para a prestação de serviço no município de Petrolina, será realizada na região do Parque Municipal Josefa Coelho, zona urbana, Petrolina, nesta terça, dia 01 de julho, das 07:30 às 09:30 horas.  Serão contratados, a princípio, 26 (vinte e seis) caminhões, podendo haver redução de vagas em relação ao mês anterior devido ao aumento do teto máximo de contratação por profissional autônomo. O contrato obedecerá rigorosamente o início da concorrência pública aberta a qualquer profissional autônomo que desejar participar. Sobre os voluntários, apenas aqueles que comparecerem à inspeção poderão ser contratados.

O capitão chefe da equipe, Rodrigo Ferreira avisa que “os profissionais autônomos que desejam ser contratados, terão que concordarem em utilizar o Modulo Embarcado de Monitoramento (MEM), conhecido popularmente como “rastreador”. Serão vistoriados e pontuados todos os veículos que comparecerem na data e hora marcada pela Equipe de Contratação. E só serão contratados apenas aqueles julgados aptos na vistoria realizada pela Equipe de Contratação. Caso haja mais concorrentes aptos na vistoria em relação ao número de vagas destinadas ao Município em decorrência da redução pelo aumento de teto, será feito sorteio entre os profissionais autônomos julgados aptos na vistoria, e que estiveram contratados no mês anterior”, informou o capitão Rodrigo...

Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões-pipas

A Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI de Petrolina comunicam aos proprietários de caminhões-pipa que nesta terça-feira, 01 de julho, das 08h às 11h, por ordem de chegada, na Orla 2 de Juazeiro, será realizada a vistoria dos veículos que atendem a “Operação Pipa”. A vistoria é necessária para a continuidade do contrato. 

O “Pipeiro” deverá comparecer ao local com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dia. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões-pipa devem estar com os tanques de água cheios...

Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões-pipas

A Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI de Petrolina comunicam aos proprietários de caminhões-pipa que nesta terça-feira, 03 de junho, das 08h às 10h, por ordem de chegada, na Orla 2 de Juazeiro, será realizada a vistoria dos veículos que atendem a “Operação Pipa”. A vistoria é necessária para a continuidade do contrato. 

O “Pipeiro” deverá comparecer ao local com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dias. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões-pipas devem estar com os tanques de água cheios...

Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões-pipas

A Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI de Petrolina comunicam aos proprietários de caminhões-pipa que nesta terça-feira, 06 de maio, das 08hs às 11hs, por ordem de chegada, na Orla 2 de Juazeiro, será realizada a vistoria dos veículos que atendem a “Operação Pipa”. A vistoria é necessária para a continuidade do contrato. 

O “Pipeiro” deverá comparecer ao local com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dias. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões-pipas devem estar com os tanques de água cheios.
..

Defesa Civil faz balanço sobre transtornos ocasionados pela chuvas em Petrolina

Durante essa sexta-feira, a equipe da Defesa Civil, coordenada pelo secretário executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jota Santos, intensificou as atividades no sentido de buscar mais alternativas de proteção para as famílias em situação de risco, e concluir balanço de números dos danos causados pelas últimas chuvas no município. Pela manhã foram realizadas buscas pelas famílias que estão nas áreas de risco. Mesmo enfrentando a resistência de quem insiste em não querer deixar suas moradias temporariamente, o núcleo de operações ainda conseguiu encaminhar mais 04 famílias para o abrigo do Ginásio Osvaldo do Flamengo. A tarde, a equipe visitou a região do Cacheado II, para vistoriar as condições que as famílias estão enfrentando nesse período chuvoso, que deve seguir até o dia 15(terça-feira), segundo previsões meteorológicas. 

Os números oficiais da Defesa Civil até o final dia são: 25 famílias desabrigadas, que foram divididas entre o Ginásio (08), o prédio do CSU do Cacheado (02) e em casas alugadas (17); 67 famílias desalojadas, que estão em casas de parentes ou cedidas, e são as famílias que se recusaram a ir para o abrigo; 580 famílias em estado de risco, totalizando aproximadamente 2.900 pessoas; 25 casas desabadas (sendo 24 no Cacheado e 01 na Ocupação Nossa Senhora de Fátima); 73 casas parcialmente destruídas; e ainda 90 casas que correm risco de desabamento...

Defesa Civil orienta famílias para abrigo nos dias de chuva

A Defesa Civil tem atuado nos dias de chuva na visitação a pontos críticos da cidade, deslocando populares em situação de risco para a Escola Municipal Ludugero Souza Costa, mantendo-os em segurança. Até o momento, duas famílias estão dormindo no local e três foram direcionadas à casa de familiares, além de receberem assistência.

Após a grande incidência de chuvas em Juazeiro a Defesa Civil estará diariamente visitando pontos de alagamento e/ou de construções que estejam condenadas e que possam trazer perigo à população. Sob orientação da Defesa, a escola municipal se manterá com cinco salas à disposição para abrigar essas pessoas que não têm destino. O telefone para contato em caso de impossibilidade de deslocamento é o 3612 3570. ..

A Defesa Civil de Petrolina orienta como agir em períodos de chuva

80 famílias estão desabrigadas, no Cosme e Damião e Cacheado em Petrolina

A chuva que caiu no Vale do São Francisco nesta madrugada deixou alguns transtornos na região A equipe do governo de Petrolina está distribuídas nos bairros mais atingidos na tentativa de encontrar uma solução para o caos vivido. Inicialmente 80 famílias estão desabrigadas, no Cosme e Damião e Cacheado. Ainda não foi contabilizado o número de famílias que aceitaram deixar suas residências para ir aos abrigos disponibilizados pelo executivo, no caso as instalações do Ginásio Osvaldo do Flamengo. Outra medida tomada pelo executivo municipal, através da secretaria da Cidadania é localizar e alimentar os desabrigados da chuva de todo o município. ..

Devido às chuvas, prefeitura disponibiliza telefones da Defesa Civil

A Prefeitura de Juazeiro através da Defesa Civil informa a população que os telefones de contato para chamadas de urgência/emergência nesse período de chuva na cidade são: 9198-0813/8805-0969/3612-3550.

  ..

Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões-pipa

A Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI de Petrolina comunicam aos proprietários de caminhões-pipa que nesta terça-feira, 01 de abril, das 7h30 às 09h30, por ordem de chegada, na Orla 2 de Juazeiro, será realizada a vistoria dos veículos que atendem a “Operação Pipa”. A vistoria é necessária para a continuidade do contrato. 

O “Pipeiro” deverá comparecer ao local com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dia. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Para realizar a vistoria os caminhões-pipa devem estar com os tanques de água cheios...

Informe - Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões-pipa

A Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI de Petrolina comunicam aos proprietários de caminhões-pipa que nesta quinta-feira, 06 de março, das 07h30 às 09h30, por ordem de chegada, na Orla 2 de Juazeiro, será realizada a vistoria dos veículos que atendem a “Operação Pipa”. A vistoria é necessária para a continuidade do contrato. 

O “Pipeiro” deverá comparecer ao local com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dia. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões-pipa devem estar com os tanques de água cheios...