RedeGN - Defesa Civil de Petrolina diz que fará monitoramento em possíveis áreas atingidas por conta de aumento na vazão de Sobradinho

Defesa Civil de Petrolina diz que fará monitoramento em possíveis áreas atingidas por conta de aumento na vazão de Sobradinho

A partir desta quarta-feira (12), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que terá aumento da vazão da Barragem de Sobradinho. Dessa forma, a Defesa Civil de Petrolina alerta os moradores ribeirinhos que fiquem atentos para o aumento de volume das águas do Rio São Francisco.

Isso ocorrerá de forma gradativa, os intervalos serão de apenas dois dias entre um e outro. A vazão vai começar com 1.300 m³/s e deverá chegar a 4.000 m³/s até o próximo dia 24. De acordo com o secretário executivo de Defesa Civil, José Welton de Aquino, uma vazão com esse volume não era praticada desde 2009.

"Chamamos atenção da população para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio São Francisco. Iremos fazer um acompanhamento dos impactos causados em possíveis ocupações das áreas atingidas. E vamos informar também através de mensagem SMS as alterações de vazão", frisou.

O secretário destacou ainda que a barragem de Sobradinho tem um limite de operação de segurança de até 8.000 m³/s, assim, estará funcionando com apenas 50% desse limite. A barragem é capaz de trabalhar com uma defluência de até mais de 27.000 m³/s sem oferecer riscos, em caso de eventos extremos a defluência poderá ultrapassar esse limite de segurança como já ocorreu anteriormente.

Da Redação RedeGN