RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 416 registros para a palavra: animais

Animais perambulam pelas ruas de Juazeiro

Estamos em 2014 e velhas práticas continuam ocorrendo na cidade. Na tarde desta quinta-feira (03) três animais passeavam tranquilamente pela BR-407, imediações do Supermercado Assaí colocando em risco à vida dos condutores de veículos.

Ouvintes ligaram para o programa Geraldo José solicitando uma ação por parte da gerência de postura da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro no sentido de retomar os serviços de apreensão de animais de grande porte como cavalo, boi, jumento e porcos que andam soltos nas ruas da cidade...

CUIDADOS COM ANIMAIS DEVEM AUMENTAR DEPOIS DA CHUVA

No sítio Riachinho, zona rural de Casa Nova, o produtor Geraldo Passos aproveita os arbustos que brotaram para alimentar alguns animais. As flores que caem da árvore conhecida como Pau-de-cascas (Handroanthus spongiosus) também servem para alimentação de parte do rebanho.

Uma semana depois da chuva que caiu em alguns municípios da região norte da Bahia, dá para ver melhor as plantas que floresceram na caatinga e que servem de alimento para caprinos e ovinos. Alguns produtores até já economizam um pouco da ração comprada durante a estiagem. Mas os produtores devem ficar atentos para o surgimento de algumas espécies de plantas que podem ocasionar intoxicações nos animais. Segundo o médico veterinário Rodrigo Gonçalves, a intoxicação por plantas é uma das principais causas responsáveis pelas perdas econômicas nos rebanhos de caprinos e ovinos nos municípios assistidos pelo Bioma Caatinga (Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocaprinocultura do Semiárido da Bahia)...

Seminário na Univasf discute questões de ética em pesquisas científicas com seres humanos e animais

O Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas (Cedep) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove o 3º Seminário de Ética em Experimentação do Cedep, que este ano terá como tema: “Ética e Ciência, diálogos e incertezas”. O evento será realizado amanhã (4) e quinta-feira (5), no auditório da Biblioteca, no campus Petrolina Sede. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O seminário visa discutir questões relacionadas à ética envolvendo as pesquisas científicas desenvolvidas na universidade. “O evento também se propõe a esclarecer dúvidas que ainda persistem no âmbito da pesquisa e dos estudos científicos, como a submissão de projetos à Plataforma Brasil, a importância do médico veterinário em projetos que envolvam animais, de quem é o direito de exercer a eutanásia, entre outros pontos”, diz a professora Márcia Bento Moreira, vice-coordenadora do Cedep...

Mais de 20 mil animais foram vacinados contra a raiva em Petrolina

Até o momento, em Petrolina, 22.050 animais (18 mil cães e 4.050 gatos) foram imunizados contra a raiva. Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal, a equipe de agentes de endemias, da secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, está realizando visitas casa a casa em todas as comunidades urbana e rural do município.

A campanha segue até o dia 27 de novembro com a meta de imunizar 36 mil animais, entre cães e gatos, a partir dos três meses de vida. As visitas são realizadas no período da tarde, das 14h às 19h, exceto no sábado que será das 8h às 12h. Nesta segunda-feira (18) os bairros assistidos foram a Vila Eulália e Dom Malan. Abaixo segue o cronograma dos dias 19 a 23/11...

Parque Ecológico de Proteção ao Jumento já abriga animais para que mortes sejam evitadas nas rodovias da região de Petrolina

Cerca de 200 pessoas compareceram a inauguração do Parque Ecológico de Proteção ao Jumento neste domingo dia 3 de novembro. O espaço que fica há quase 15 quilômetros da sede de Rajada, distrito de Petrolina (Sertão do São Francisco), foi idealizado pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE) para abrigar animais, principalmente os jumentos, que são os principais causadores de mortes de trânsito na região, como foi relatado pelo policial rodoviário federal, Alex Sidney, que representou na solenidade o inspetor Paulo Lima, da Delegacia da PRF em Petrolina: “Há muito tempo a PRF percebe essa lacuna. Um local seguro e adequado para o recebimento dos animais. Nós recolhíamos e não tínhamos onde deixar e ficava um município levando os jumentos e os acidentes para a cidade vizinha. Agora começa uma ação firme e uma solução efetiva para a redução de mortes no trânsito. Estamos felizes por essa iniciativa do deputado.”, frisou o policial. No primeiro dia de funcionamento, o Parque recebeu mais de 70 jumentos. A capacidade é para abrigar mais de 300. Para avaliar a sanidade dos animais que chegarão ao Parque Ecológico, Odacy vai contar com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro). ..

Policiais civis de Petrolina prendem pai e filho por abate clandestino de animais

Após denúncia da Agência Municipal de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Petrolina, a qual informava sobre  um local de abate clandestino de caprinos e ovinos em uma residência localizada no bairro Pedro Raimundo, uma equipe de Policiais Civis da 213ª Circunscrição de Petrolina  (Delegacia do bairro Ouro Preto),  prendeu em flagrante no último sábado (26), pai e filho por abate clandestino de animais.

Os policiais surpreenderam Erivaldo Lúcio da Silva de 49 anos, conhecido por “Nezinho”  e seu filho Uenio Pereira da Silva de 24, no momento exato quando estes carregavam a carne dos animais em uma caminhonete  de placa JLT 4347 para  ser  vendida em uma feira livre localizada no bairro Cohab Massangano, zona oeste da cidade.  De acordo com as investigações os suspeitos iniciavam o abate dos animais na sexta-feira à noite se estendendo pela madrugada do sábado para comercializar a carne durante todo o final de semana.  ..

FALTA DE ANIMAIS LEVA FRIGORÍFICO A SUSPENDER TEMPORARIAMENTE ABATE DE CAPRINOS E OVINOS EM JUAZEIRO

O abatedouro frigorífico Lamm suspendeu temporariamente o abate de caprinos e ovinos, em Juazeiro. A falta de pasto, devido à longa estiagem no semiárido baiano, não tem deixado os animais com peso ideal para abate. Nesse período, apenas criadores que suplementam a alimentação de seus rebanhos conseguem atender a pequenas escalas.

A preferência do frigorífico é por animais caprinos com peso de carcaça entre 11 e 15 quilos e ovinos com peso entre 13 e 20 quilos. “Atualmente, nossos criadores têm muitas fêmeas de descarte ou machos com baixo peso e sem acabamento de carcaça, além de animais velhos que são rejeitados pelos consumidores dos grandes centros urbanos”, aponta o gestor do Lamm, Marcos Malta. A maior parte da produção do frigorífico vai para grandes distribuidoras de São Paulo e de capitais do Nordeste, clientes que exigem cortes especiais e carne macia...

Tráfico e destinação de animais silvestres são debatidos no MP

Problemas e dificuldades referentes ao tráfico e à destinação de animais silvestres foram debatidos na manhã de hoje, dia 16, no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (Ceaf), oportunidade em que foi ressaltada a necessidade de melhorar a estratégia de inteligência para estruturar as ações de combate a esse tipo de tráfico. Segundo a analista ambiental Samanta Levita, há muito foco no combate ao comércio e pouco investimento na probição da coleta desses animais, sendo que a reintrodução deles na natureza ainda não atende às expectativas. Além dos programas sociais, o pesquisador da Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), Sérgio Nogueira defende que deve haver mais educação e informação para conscientizar as pessoas de baixa renda que capturam os animais para os traficantes e acabam prejudicando principalmente os animais em extinção. “Devemos lutar para que não sejam extintas suas famílias”, afirmou.

Professor titular de Pleno Manejo da Fauna Silvestre, Sérgio considera importante a realização de eventos dessa natureza envolvendo promotores de Justiça, que têm uma intensa atuação na área ambiental, tendo em vista que as leis ambientais são muito duras, necessárias, mas quando aplicadas nesses casos, nem sempre beneficiam os animais. Complementando, Samanta considera que para haver maior efetividade das ações voltadas à devolução de animais à natureza, é preciso viabilizar, através da aproximação com centros de estudo, maior qualificação técnico-científica para desenvolver e implementar protocolos de triagem e reabilitação de fauna silvestre com a necessária readaptação das estruturas existentes para a execução de tais protocolos. Ao abrir os debates, a promotora de Justiça Aline Valéria Archangelo Salvador deixou clara a necessidade da academia para dar suporte às operações desencadeadas pelo Ministério Público.

O evento foi realizado graças a uma parceria formada pela Universidade Federal da Bahia, com participação do programa de pós-graduação em ecologia e biomonitoramento e Instituto de Biologia, e Ministério Público, envolvendo o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), e núcleos Mata Atlântica (Numa) e de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), com apoio da Fundação José Silveira. Essa união da teoria com a prática é possibilitada pelo Programa de Intervenções sobre Conservação da Biodiversidade (Picbio), construído a partir de um processo de interação e compartilhamento de conhecimentos teóricos e práticos de pesquisadores acadêmicos da área de ecologia e representantes das Promotorias de Justiça e da área técnica do MP baiano.

Esta é a terceira oficina realizada por meio dessa parceria, que busca a combinação de conhecimentos acadêmicos para subsidiar e ampliar as possibilidades da tomada de decisão em processos legais de ameaça à biodiversidade. Além dos coordenadores do Ceama e Nusf, promotores de Justiça Marcelo Guedes e Luciana Khoury, participaram diversos promotores de Justiça que atuam na área do meio ambiente e representantes das diretorias de fiscalização e biodiversidade do Inema, Leandro Anjos e Gerson de Oliveira; e do coordenador do Cetas, Josiano Torezani...

Deputada Isabel Cristina aprova, na ALEPE, medidas preventivas contra animais nas estradas

Um sério problema para quem transita pelas estradas estaduais no sertão de Pernambuco, e que vem causando muita preocupação a todos, são os animais nas pistas. Enquanto solução definitiva não é encontrada para este transtorno, medidas preventivas são solicitadas às autoridades competentes, como as que fez a deputada Isabel Cristina de Oliveira (PT), através de indicações aprovadas na ALEPE.

A de nº 6836/2013, cobra fixação de placas de alerta, de forma intensiva, ao longo das PEs. A deputada ressalta que esta é mais uma forma de tentar diminuir a enorme quantidade de acidentes provocados por animais nas rodovias. “As placas, em grande quantidade, chamariam mais a atenção dos motoristas, que ficariam mais atentos”, conclui a deputada Isabel Cristina.

Já a indicação de nº 6835, também de autoria da deputada Isabel Cristina, solicita que as abordagens feitas pelos policiais de trânsito aos motoristas, não se restrinjam apenas a verificação de documentos ou de equipamentos, ou de acessórios, mas, também, que se faça, sempre, advertência incisiva sobre o perigo da existência de animais na estrada. “Seria mais uma ação do governo nesta luta em favor da vida”, justifica a deputada Isabel Cristina...

Odacy defende urgência em medidas para a retirada de animais nas margens das rodovias de Pernambuco

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, participou nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembléia Legislativa de Pernambuco, onde foram debatidas a regulamentação e o disciplinamento de animais nas margens das rodovias que cortam Pernambuco. No encontro foi sugerida a formação de um grupo de trabalho que será formado por órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e o Instituto Agronômico do Estado (Ipa), entre outros, cujo objetivo será proporcionar segurança à população que transita pelas estradas no estado.

Odacy tem se empenhado desde o início do seu mandato em buscar uma forma de retirar os animais das margens das rodovias pernambucanas, especialmente no sertão do estado. “São vidas que vêm sendo tiradas e animais como os jumentos, morrendo ao montes nas rodovias de nosso estado. Um caso de agressão ao meio ambiente e de dano ao equilíbrio ambiental em nossa região”, disse o deputado.  Conforme O deputado conversou inclusive com órgãos ambientais como a agência estadual do meio ambiente (CPRH), Ministério Publico e Codevasf. O assunto merece bastante atenção das autoridades, conforme frisa Odacy...

Em Uauá, seca estimula agricultor a desenvolver tecnologias para ajudar na criação de animais

Depois de perder cerca de 12 cabeças de ovelhas durante o período mais intenso de seca em Uauá e cansado de gastar tempo cortando manualmente palma e outras plantas para alimentar o rebanho, o agricultor Juvino Santana da Silva, de Sítio dos Loiolas, juntou algumas peças e confeccionou uma forrageira e um carro para ajudar a transportar as forragens e também água.

Com a ajuda do cunhado Flávio Antônio Cardoso, Juvino utilizou um motor de moto, latas e outras peças soldadas e montou uma forrageira usada para triturar plantas para alimentação de seu rebanho. Inicialmente a capacidade do equipamento era de moer apenas as folhas da palma, depois, conforme conta Juvino e sua esposa Simone Joana, passaram a triturar também o tronco e por fim as raízes. Todas as peças foram reaproveitadas de uma oficina que o agricultor possui no povoado. “A gente fez com material todo reciclado, coroa de moto, bengala, mola de carro... pra gente foi ótimo, pra maioria dos vizinhos também, socorreu as necessidades da gente”, conta satisfeito o agricultor experimentador.

Depois do invento para a utilização na comunidade, Juvino fez ainda três forrageiras sob encomenda, o que lhe rendeu um lucro de R$ 600 cada. Além da forrageira, serve às atividades cotidianas da família também um carro, o primeiro invento do agricultor. O veículo é movido também por motor de moto, possui pneus de charrete e carrinho de mão e carroceria de madeira que suporta até 500 kg. Para fazer andar, não bastou o guidom de uma moto, o inventor fez uma adaptação e inseriu câmbio, pedais de freio e embreagem e volante. Mandacaru, palma e outras plantas forrageiras e até mesmo galões de água são transportados na engenhoca, que tem espaço também para duas pessoas sentadas.

O agricultor é auto-didata, iniciou um curso de mecânica uma época que morou em São Paulo mas não deu continuidade, diz que basta apenas ver algumas tecnologias para inspirar as próprias. “A gente desenvolve na mente, dum dia pra noite a gente estuda, vai montando as peças e dá tudo certo”, diz. Para Juvino e Simone, essas invenções contribuíram significativamente com o modo de viver da família criadora de ovelhas, pois diminuiu o trabalho, principalmente com a alimentação do rebanho, algo bastante difícil no período da estiagem quando não se tem alimento estocado. “A gente estudou alguma forma de ser mais fácil e... deu certo”, confirma o agricultor. ..

Associação Proteger realiza Marcha em Defesa dos Animais

No próximo Domingo, dia 25,  com saída da Orla de Juazeiro, a partir das -09 horas, em frente ao Nêgo D`água, bairro Angari, acontecerá mais uma Marcha em Defesa dos Animais, organizada pela Associação Proteger. A Marcha passará pela Ponte Presidente Dutra em direção à Petrolina, encerrando na Orla da vizinha cidade.

Em um stand no River Shopping, em frente a Marisa, estão sendo vendidas as camisas para Marcha de Defesa Animal. A marcha tem como maior reivindicação o aumento da pena em caso de crimes como: maus tratos, tortura, abandono e extermínio. Os manifestantes também estarão reivindicando abrigos municipais, controle de natalidade, através de campanhas de castrações para diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas...

Operação Gado Na Manga da PRF apreende mais 46 animais na BR 407

A operação Gado na Manga realizada pela Delegacia 10/04 da PRF continua. Nos dias 16 e 17, no trecho entre Capim Grosso e Juazeiro, do KM 220 ao KM 30 da BR 407, foram recolhidos 46 animais, sendo 30 na sexta e 16 ontem, que somados aos 11 animais apreendidos na semana anterior, totalizam 57 animais recolhidos em apenas 07 dias. Esses animais foram recolhidos ao curral municipal da Prefeitura de Senhor do Bonfim, que está dando total apoio a operação.

Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Capim Grosso também está engajada na Operação Gado na Manga, e sempre que solicitada, disponibiliza laçadores e uma área para que esses animais fiquem, com água e alimentação...

Espaço do Leitor: Trânsito de Juazeiro e animais.

Geraldo,

Tem coisas que a gente só ver em Juazeiro-Ba, não estou criticando, mas também não tem como ficar calado. As coisas viram até piada...

Operação “Gado na Manga”: Delegacia 10/04 da PRF apreende animais na BR-407

Visando a redução de acidentes na BR 407, no trecho de Senhor do Bonfim a Juazeiro, agentes da PRF da Del. 10/04, em parceria com a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, realizou mais uma operação “Gado na Manga”, quando na sexta-feira (09), 11 animais de grande porte foram apreendidos e levados para o curral da prefeitura local.

A operação, também é realizada pela PRF na BR-324, trecho entre Capim Grosso e Riachão do Jacuipe, e BR-407, trecho Capim Grosso a Senhor do Bonfim, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Capim Grosso. (Com informações do Inspetor Lopes Júnior)..

De acordo com prefeitura de Petrolina, animais de médio e grande porto soltos nas vias públicas estão com os dias contados

Cena registrada em Petrolina através de fotógrafo amador

A secretaria de Ordem Pública e o Ministério Público estão intensificando a punição para as pessoas que insistem em deixar animais de médio e grande porte circularem pelas vias da cidade. É grande o número de transtornos causados por bichos soltos nas ruas, desde acidentes graves de trânsito, como  prejuízos para população e desordem na cidade. As fiscalizações serão rígidas. Sete fiscais se revezarão 24 horas para se fazer cumprir a Lei Municipal 2550, de 16 de maio de 2013 que disciplina a criação e circulação de animais de médio e grande porte nas principais vias da cidade. O valor da multa também teve um acréscimo, de 40 reais subiu para 200 reais para animais de grande porte e 100 reais para a retirada de animais de médio porte. Quando houver risco de acidente causado pelo animal apreendido, a multa será acrescida em 100%.. Em caso de reincidência, a multa sofre acréscimo de 200%...

Bodocó: Polo de distribuição de cana fornecerá 2,9 mil toneladas para 40 mil animais


O território produtivo da bacia leiteira do Sertão do Araripe, a segunda maior do Estado, ganhou um reforço do Governo de Pernambuco. Nesta quarta-feira (31/07), o governador Eduardo Campos inaugurou o polo de distribuição de cana-de-açúcar para ração animal, em Bodocó, que vai fornecer 2,9 mil toneladas do produto para os rebanhos. O evento aconteceu no Parque de Exposições do município.

A unidade é a primeira do Sertão e a nona do Estado a entrar em operação, beneficiando um rebanho de 40 mil cabeças na região. “Este ato vai beneficiar os agricultores que perderam 2/3 de seus rebanhos, ajudando a atravessar esse período sem chuva. Vai garantir a reconstrução do espaço que perdemos com essa que foi a pior estiagem dos últimos 50 anos”, disse Eduardo. 

Por sua vez, o secretário da Agricultura, Aldo Santos, ressaltou a importância do ação para impulsionar a economia do Araripe. “Essa é uma das maiores bacias leiteiras de Pernambuco, que produz leite, queijo, e vai para a merenda escolar, para o mercado regional e exportação. É mais um passo na priorização do desenvolvimento econômico no rumo do Interior”, destacou Aldo.

Na oportunidade, foram assinadas ordens de serviço para perfuração e instalação de poço tubular na associação dos pequenos produtores, e para construção de duas barragens, beneficiando mais de 200 famílias. Os investimentos são da ordem de R$ 210 mil. O governador assinou ainda convênio no valor R$ 215 mil com a Associação dos Apicultores, garantindo 25 cisternas às famílias...

Odacy volta a cobrar solução para animais soltos em estradas sertanejas e se posiciona contra a venda do Paulo Coelho

Em entrevista à rádio Grande Rio AM nesta segunda-feira, dia 8 de julho, o deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE) lamentou mais um acidente que pode ter sido causado por animal na pista. Desta vez o saldo trágico foi a morte de uma criança de 10 anos. O fato aconteceu próximo ao município de Lagoa Grande na PE-122, rodovia estadual que liga os sertões do São Francisco e Araripe. O acidente envolvendo um carro Gol que vinha com cinco passageiros ocorreu nas proximidades da localidade de Barra Bonita, caminho do distrito de Jutaí, interior de Lagoa Grande.

“Eu tenho dito isso em todos os cantos, se eu não conseguir pelo menos amenizar esses acidentes com a retirada dos animais das nossas estradas, vou me sentir frustrado. Estou nessa luta desde o começo do meu mandato”, resumiu o deputado. Odacy revelou ainda na entrevista realizada dentro do programa Opinião, que já obteve por parte do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, uma resposta positiva sobre ceder áreas de reserva legal da instituição localizadas nos perímetros irrigados para receber os jumentos. São mais de 18 mil hectares na região do Salitre, em Juazeiro/BA e mais de 3 mil hectares entre os perímetros irrigados em Petrolina...

Espaço do Leitor: Maus tratos com animais no Condomínio Jardim Vitória em Juazeiro.

Bom dia Geraldo,

Sabendo da visibilidade do seu blog em toda a região do Vale do São Francisco gostaria de denunciar uma atrocidade que está ocorrendo aqui no Condomínio Jardim Vitória - Piranga (Juazeiro-BA). Estão assassinando os gatos utilizando o veneno, popular "chumbinho" (bolinha). Isso é um desrespeito aos moradores deste condomínio que possuem um apreço pelos animais (e os que não possuem, porém adotam a atitude mínima esperada de quando se convive em sociedade: o RESPEITO), além de configurar crime como aponta a Lei Federal 9.605/98 dos Crimes Ambientais...

5º Leilão de Animais do IF Sertão-PE será dia 12 no campus Petrolina Zona Rural

No dia 12 de junho, a partir das 9h, o campus Petrolina Zona Rural promove o 5º Leilão de Animais do IF Sertão-PE. Serão comercializados 25 bovinos e 40 caprinos, disponibilizando aos produtores rurais da região a genética dos animais criados no Instituto. O Leilão acontece no setor de Bovinocultura do campus, localizado na rodovia BR 235, Km 22, Projeto Senador Nilo Coelho – N4, em Petrolina. 

O objetivo do leilão é reduzir os rebanhos bovino e caprino existentes atualmente no campus, a fim de adequar o quantitativo às atividades técnicas, didático-pedagógicas, de pesquisa e extensão. Interessados na aquisição dos rebanhos devem se cadastrar na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). ..