RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 416 registros para a palavra: animais

Delegacia da PRF apreende animais na BR 407 (trecho Capim Grosso/Sr. do Bonfim)

Visando a redução de acidentes na região envolvendo animais na pista, a Delegacia 10/04 da PRF - Sr. do Bonfim, contando com o apoio do Posto PRF 02 - Capim Grosso, está realizando na BR 407, trecho compreendido entre Capim Grosso e Sr. do Bonfim, a Operação Gado na Manga, que tem como objetivo principal a apreensão de animais ao longo da rodovia. Esta operação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sr. Do Bonfim que disponibilizou os laçadores. Já foram apreendidos 21 animais. Durante o ano de 2014 mais de 300 animais foram apreendidos pela PRF na região, provocando uma diminuição considerável dos acidentes tipo atropelo animal. (Informações do Inspetor Lopes Júnior - Chefe do Posto PRF 02 - Capim Grosso – BA) ..

CEMAFAUNA realiza soltura de animais em Miguel Calmon-BA

Na manhã desta quinta-feira, 08, a equipe do Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA CAATINGA) teve a sensação de dever cumprido ao acompanhar mais uma missão de soltura de animais silvestres reabilitados na instituição. Dessa vez, o local escolhido para ser a nova morada de três guaxinins e 20 jabutis foi o Parque Estadual das Sete Passagens em Miguel Calmon - BA, que conta com uma área de 2.821 hectares de muita beleza e abastado bioma da caatinga e um remanescente de mata atlântica.

Durante a ação estiveram presentes, além do supervisor técnico-administrativo, Fábio Teixeira, a médica veterinária, Adriana Quirino, ambos do CEMAFAUNA, o biólogo Yure Valença, e o engenheiro florestal Josemário Matos, da unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em Juazeiro-BA (responsável por gerir a unidade de conservação escolhida), órgão fiscalizador estadual que viabiliza o habitat adequado e autoriza a operação de soltura...

Animais silvestres são abandonados em caixas em Senhor do Bonfim

Nesta sexta feira (28), após denúncias, policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar localizaram animais silvestres abandonados em caixas na rodovia BR407, em Senhor do Bonfim. 41 jabutis, 4 tarântulas e 5 sacos contendo camaleões foram entregues no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar para as devidas providências. ..

II Feira de Caprinos e Ovinos de Maniçoba destaca a criação de animais no sistema intensivo de pastagem

A II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Maniçoba realizada no último final de semana (17 a 19 de outubro), no clube social do distrito; oportunizou aos produtores dos perímetros irrigados um contato maior com a caprinovinocultura, despertando a importância do setor para a região. O evento que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), da ACCOSSF e da Associação dos Produtores do distrito, também contou com a parceria da ADAB, EBDA, Sebrae, Codevasf, Univasf, CESOL e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Durante os três dias de evento o público presente pode conferir além da exposição de animais, apresentações culturais das escolas municipais do distrito, palestra sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS realizada pelo STRJ, e o dia de campo na fazenda Tiburuna sobre a criação de ovinos no sistema intensivo de pastagem...

Mais de 600 animais participam da Expo-Rajada 2014

A IV Feira de caprinos e ovinos levou para o distrito de Rajada mais de 600 animas, distribuídos em 110 baias, para serem exposto e comercializados por seus criadores. A localidade, que fica a 70km de Petrolina, sedia até hoje (28.09) a Expo-Rajada e recebe criadores de diversas cidades da região.  O evento é uma realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário.

O sábado (27.09) marcou o julgamento de pista de animas com registro. Quase 50 caprinos e ovinos participaram da competição, que elegeu como vencedores os animais melhor avaliados em potencial genético, desenvolvimento corpóreo e outros atributos. Uma segunda etapa da competição avaliou apenas animais criados em Rajada, machos e fêmeas das raças Dorper, Anglo nubiana e Santa Inês. Cabras com potencial leiteiro também foram avaliadas durante o dia...

Mais de 24 mil animais foram protegidos contra a raiva em Juazeiro

A Campanha de Vacinação Antirrábica (contra a raiva) continua em Juazeiro. Até dia 22 de setembro foram imunizados 24,8 mil animais, o correspondente a 76,20%. A Campanha (iniciada em 15/08) no interior já foi concluída, mas na zona urbana segue até dia 08 de outubro. 

Na zona urbana mais de 14,7 mil animais foram protegidos contra a raiva e no interior o número de cães e gatos ultrapassou 10 mil. A meta mínima, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar 80% dos cães e gatos com idade acima de um mês. Atualmente o município possui 25,9 mil cães e 6,5 gatos: total de 32, 5 mil animais. ..

Campanha de Vacinação Antirrábica em Juazeiro vacina mais de onze mil animais

Mais de onze mil cachorros e gatos receberam a vacina contra a raiva durante a Campanha de Vacinação Antirrábica em Juazeiro, o que representa cobertura de 34,22%, sendo 33,68% de cães e 33,34% de gatos. A meta mínima, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar 80% dos cães e gatos com idade acima de 1 mês. Atualmente o município possui 25,9 mil cães e 6,5 gatos: total de 32, 5 mil animais. Na zona urbana 6,7 mil animais receberam a proteção e na zona rural foram imunizados mais de 4,3 mil cães e gatos.

O trabalho de imunização dos animais contra a raiva segue na zona urbana até outubro e interior termina no final de setembro. Nesta terça e quarta-feira (03), os agentes de endemias visitarão os bairros Jardim São Paulo e João XXIII.  Os animais dos bairros Alto da Aliança, Vila Tiradentes e Usina Aliança receberão as doses da imunização nos dias 04,05, 06 e 09 de setembro. Dias 10 e 12, os bairros visitados serão Santo Antônio, Mussambê e Nossa Senhora da Penha e dia 13 de setembro, Jardim São Francisco e Maringá. Na zona urbana a vacina está sendo aplicada, das 8h às 13h...

Governador entrega animais, máquinas e mudas de palma em Canudos

O governador Jaques Wagner visita nesta quarta-feira (27), às 10h, a cidade de Canudos, no nordeste baiano, onde entrega 15 reprodutores de caprinos (300 já foram distribuídos) que beneficiarão famílias da agricultura familiar do município. A ação faz parte de um Projeto de Caprinovinocultura, parceria entre os governos Estadual e Federal, que prevê a distribuição de 41,7 mil animais, caprinos e ovinos, sendo 23,1 mil em parceria com o Ministério da Integração Nacional, 12,4 mil com a Codevasf e 6,2 mil exclusivamente com recursos estaduais.

Ainda em Canudos, o governador faz a entrega simbólica de muda de palma a um agricultor, simbolizando as 100 mil mudas já distribuídas, e apresenta as máquinas forrageiras que serão entregues aos agricultores. Durante a sua passagem pelo município, Wagner ainda visita o Memorial Antônio Conselheiro...

Curaçá se prepara para sediar exposição de animais e feira da agricultura familiar

Curaçá se prepara para sediar exposição de animais e feira da agricultura familiar Foto: Divulgação 6ª ExpoCuraçá e 2ª Afrofam acontecem de 4 a 7 de setembro no Parque de Exposições Durval Coelho de Aquino O Governo Municipal de Curaçá (BA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), vem promovendo planejamentos, mudanças e reformas no Parque de Exposições Durval Coelho de Aquino para receber a 6ª ExpoCuraçá (Exposição e Feira de Caprinos e Ovinos) e 2ª Agrofam (Feira Agropecuária Familiar e Arranjos Produtivos).

Segundo o responsável do parque, zelador Augusto César Santos, estão sendo feitas reformas de banheiros e acomodações para tratadores. Também já foi iniciada a produção de feno para distribuição aos criadores participantes e serão iniciadas a construção da pista para julgamentos e da plataforma de ordenha, além de pequenas reformas nos Pavilhões. "Já fizemos mudanças em parte dos telhados do Pavilhão 1, onde ficarão os caprinos de leite. O Pavilhão 2, que abrigará animais de potencial de carne, ainda precisa de reforma no telhado. Já o Pavilhão 3 recepcionará os animais de qualidade genética", antecipou.

Segundo dados do IBGE (Censo Agropecuário de 2006), Curaçá possui o maior rebanho caprino do Brasil, com cerca de 189 mil cabeças. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, o médico veterinário Luiz Silva de Barros, a 6ª ExpoCuraçá deve atrair criadores do município e também da região e outros Estados. "Achamos que é preciso mostrar às autoridades e órgãos de financiamento o potencial da nossa agricultura familiar e a capacidade da caprinovinocultura, principal fator econômico de Curaçá e região, mas que não consegue atender à demanda do mercado nacional", disse o secretário.
A exposição tem o objetivo de mostrar o melhor das raças, promover o intercâmbio técnico e estimular a venda de animais. Já a Feira da Agricultura Familiar tem o objetivo de incentivar a organização comercial dos micro e pequenos empresários do município.

A 6ª ExpoCuraçá e 2ª Agrofam serão realizadas de 4 a 7 de setembro e contarão com julgamento de raças, competição de animais por peso e produção de leite (com premiação), demonstrações técnicas, barracas, estandes promocionais e de órgãos especializados, restaurante, shows musicais e outras apresentações culturais. ..

Governador entrega animais para fortalecer caprinovinocultura em Canudos

O governador Jaques Wagner visita nesta quinta-feira (14), às 10h, a cidade de Canudos, no nordeste baiano, onde entrega 300 matrizes caprinas que beneficiarão famílias da agricultura familiar do município. A ação faz parte de um Projeto de Caprinovinocultura, parceria entre os governos Estadual e Federal, que prevê a distribuição de 41,7 mil animais, caprinos e ovinos, sendo 23,1 mil em parceria com o Ministério da Integração Nacional, 12,4 mil com a Codevasf e 6,2 mil exclusivamente com recursos estaduais.

Nesta primeira fase, serão atendidas diretamente nove mil famílias do semiárido e cerrado baianos, e mais 9.800, após 18 meses, com o repasse de animais. O projeto que visa a melhoria da renda das famílias mais pobres terá investimento de R$ 28.874 milhões. Um total de 17.800 famílias serão atendidas.

Ainda em Canudos, o governador entrega três máquinas forrageiras e 100 mil mudas de palma. ..

Justiça determina que Município de Paulo Afonso recolha animais abandonados

O Município de Paulo Afonso deverá recolher os animais abandonados nas imediações das sedes da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf) e do Ministério Público estadual, levando-os para abrigo provisório onde possam ser tratados, castrados, alimentados e acompanhados por profissionais devidamente habilitados, em caráter provisório, até que sejam adotados. A decisão, tomada pela Justiça em caráter liminar, atendeu a uma ação civil pública ajuizada pelo MP, por meio da promotora de Justiça Luciana Khoury, e determina ainda que o município se abstenha de sacrificar os animais sem consultar previamente o Centro de Controle de Zoonoses, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.500,00 a ser destinada ao Fundo Municipal de Meio Ambiente de Paulo Afonso. 

A ação do MP está lastreada num inquérito civil que constatou a existência de “seguidas ações de envenenamento de gatos abandonados nas imediações da Chesf e do MP”, destacou Luciana Khoury, registrando que mais de 45 animais já foram mortos assim, colocando em risco até mesmo a vida das pessoas. “Exitem moradores de rua que, muitas vezes, já foram flagrados se alimentando do que é colocado para os animais”, ressaltou, chamando atenção para o fato de que a Polícia está investigando para descobrir o responsável pelo crime ambiental. Num breve histórico, a promotora de Justiça relatou que, desde 2013, o MP tenta resolver a questão de forma extrajudicial. Ao constatar a existência de um grande número de animais vivendo nas ruas, a promotora instaurou inquérito e verificou que o Município “não atende às exigências legais da política pública de proteção aos animais”, não dispondo de local nem profissionais adequados e suficientes para práticas que deveriam ser corriqueiras tais quais vacina e transporte para remoção dos animais em situação de rua. “Nem mesmo o departamento de zoonoses dispõe de um centro para abrigar os animais abandonados”. De posse dessas informações, o MP tentou firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município, sem ter recebido qualquer resposta, não restando outra alternativa senão a judicialização da questão. 

Além dos pedidos já acatados pela Justiça em caráter liminar, o MP pede ainda que o Município de Paulo Afonso institua uma política pública permanente de proteção dos animais, devendo para tanto destinar, locar ou construir local apropriado em caráter definitivo para receber e tratar animais abandonados encontrados nas ruas da cidade. O local deverá estar aparelhado para receber os animais, tratá-los e destiná-los a adoção ou a lares substitutos, mediante parceria ou convênio com organizações não governamentais, a exemplo da Associação Recanto dos Animais em Perigo (Ardap), que participou das reuniões que resultaram no TAC proposto pelo MP antes da ACP. Por fim, a promotora de Justiça pede que o Município seja obrigado a manter profissionais habilitados para todo o serviço, garantir medicamentos e alimentação para os animais, bem como dispor do serviço de castração e realizar periodicamente feiras de adoção e campanhas de educação ambiental sobre o “grave problema que é o abandono de animais, um ato de crueldade e passível de responsabilização”, frisou Luciana Khoury. ..

ANIMAIS COM CALAZAR TIRAM O SOSSEGO DE MORADORES E COMERCIANTES DA AVENIDA SÃO JOÃO EM PIRANGA

Moradores e comerciantes do entorno da Avenida São João em Piranga estão assustados com o surgimento de vários cães com Calazar (Leishmaniose visceral). “Eles surgem do nada todos os dias, procuram locais com sombra e permanecem o dia todo em pleno descanso. A gente liga para o Centro de Zoonoses eles prometem vir e até agora nada. O pior é que um rapaz do setor de saúde disse que eles estão em fase terminal, com o pelo já caindo e rodeados de mosquitos (flebótomo conhecido como mosquito palha) e pode contaminar qualquer pessoa”, relatou um comerciante que pediu para resguardar a sua identidade. Atendendo pedido da população a reportagem esteve no local e registrou a presença de um cão com aparência da leishmaniose (foto). Eles pedem providências o quanto antes.  ..

CIPE-CAATINGA PRENDE ELEMENTOS POR FURTO DE ANIMAIS EM UAUÁ

No sábado, dia 19, por volta de 01h00min, Policiais da CIPE – CAATINGA, em abordagem no bairro Popular da Cidade de Uauá, dois elementos avistaram os policiais e saíram de forma rápida do local, foram perseguidos e alcançados, e na argumentação confessaram que furtaram dois animais (um carneiro e uma cabra) colocando-os dentro de um veículo gol de cor vermelha placa DAE-3784. Os elementos foram identificados como José Afonso Oliveira dos Santos, RG-1624041159-SSP-BA, CPF-062781525-17, nascido em 28/02/91, residente à Rua Jorge Ribeiro de Sá, Centro de Uauá e Itamar dos Santos, nascido em 23/02/94, residente na Fazenda Riacho Juazeiro, zona rural do município. Os imputados, o veículo e os animais foram apresentados ao Delegado de Policia Civil, Bel. Reginaldo Cesar Cabral de Lima, mat. 20373651-3, que registrou o flagrante conforme ocorrência nº 6100/2014. ..

Maus tratos a animais no Jardim Primavera

Geraldo,

É com muita tristeza que envio estas fotos, pois desde  que vi o sofrimento destes pobres animais não consigo dormir direito...

Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina realiza castrações de animais

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deu início ao serviço de castração de animais recolhidos nas ruas de Petrolina, a medida visa o controle populacional de cães e gatos.

O veterinário do CCZ, Washington Luiz, explica que inicialmente serão castrados apenas os animais recolhidos nas ruas. “Nesse primeiro momento só serão castrados os animais capturados pela equipe do centro. A população não deve trazer seus animais ao CCZ”, alerta Luiz. Outra novidade é castração em animais destinados para adoção. “A partir de agora todos os animais que forem adotados, antes de serem entregues ao novo dono, serão castrados. A ideia é reduzir a procriação descontrolada”, complementou. Em média serão castrados cinco animais por semana...

PROTEGER REALIZA MAIS UMA FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS

No próximo domingo, dia 09, na Praça Academia das Cidades (antiga Praça das Sementeiras), em Petrolina, acontecerá mais uma Feirinha de Adoção de Animais organizada pela entidade Proteger.

Para adotar um dos animais é necessário ser maior de 18 anos, e apresentar cópia do RG, CPG e comprovante de residência. A entrega de fichas começa a partir das 09h...

Odacy se reúne com diretor-presidente da CPRH na busca da liberação de reservas da Codevasf para abrigar animais soltos nas rodovias do Sertão

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, esteve reunido nesta quarta-feira, dia 5, com o diretor-presidente da CPRH – Agencia Estadual do Meio Ambiente – Carlos André Cavalcanti. Em pauta, a liberação de áreas da Codevasf na região de Petrolina para abrigar animais que vivem soltos nas rodovias sertanejas.

Em novembro de 2013, Odacy comprou uma área de cerca de 800 hectares, equipou e inaugurou batizando de Parque Ecológico de Proteção ao Jumento, localizado cerca de 15 Km do distrito de Rajada, interior de Petrolina. Foi um investimento de R$ 250 mil. O Parque esta atualmente com mais de 300 animais, em sua maioria jumentos, mas a capacidade do espaço está prestes a se esgotar, e Odacy voltou a cobrar uma ação efetiva de governo para disponibilizar áreas para esses animais e resolver de uma vez por todas esse grave problema...

Adab impede que animais mortos por intoxicação virem alimento

Na última sexta-feira (24), após receber denúncia anônima, os servidores da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em Euclides da Cunha, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), detectaram bovinos mortos, supostamente intoxicados por erva daninha conhecida como tingui, que estavam prestes a serem saqueados para consumo humano. A oferta de alimentos inadequados para o consumo humano é crime contra as relações de consumo tipificado pela Lei nº 8.137/90 com o disposto no art. 7°, II, VII e IX. 

Ao chegar à Estrada de Algodões o gerente da Adab de Euclides da Cunha, médico Veterinário Jefferson Carneiro de Carvalho, observou que bovinos já mortos tinham sido sangrados, o que indica a tentativa de aproveitamento da carne dos animais para consumo humano, já que a feira-livre do município acontece aos sábados. “Enquanto a Polícia Militar resguardava o local, alguns veículos tipo pick-up e reboques passaram pela estrada, certamente na tentativa de aproveitar as carcaças dos bovinos”, descreveu o técnico em Fiscalização Agropecuária, Regys Mendonça. Não houve flagrante e ninguém foi preso...

Animais são apreendidos durante plantão da PRF

Neste sábado, 18 de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou fiscalização na área de atuação da 6ª Del  PRF, que abrange os postos de Petrolina, Rajada e Santa Mª da Boa Vista, onde foram fiscalizados 151 veículos, dos quais 52 eram motocicletas. Nas abordagens foram revistadas e fiscalizadas 153 pessoas e foram extraídos 19 autos de infração de trânsito. Foram realizados ainda 66 testes com o etilômetro, com  uma autuação por embriaguez, sem prisão. Foram apreendidos 22 animais (asininos) e ocorreu apenas um acidente sem vítimas. ..

ESTADO DISTRIBUIRÁ 40 MIL ANIMAIS PARA RECUPERAR REBANHO DE CAPRINOS E OVINOS

Depois de uma seca de mais de três anos, agricultores familiares do semiárido receberão 40 mil caprinos e ovinos (33 mil de corte e 7 mil de leite). A ação do Governo do Estado, executada pela Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e pela Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), tem o objetivo de recuperar os rebanhos afetados pela estiagem prolongada. A iniciativa faz parte do Programa Vida Melhor, com recursos do Ministério da Integração, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Panaíba (Codevasf), e do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep).

Cada família selecionada receberá cinco matrizes (fêmeas) e um reprodutor Puro de Origem (PO) será entregue para grupos de 20 a 30 fêmeas. Após um ano e meio, as famílias atendidas doarão a mesma quantidade de animais para uma outra família, garantindo o prosseguimento do projeto e a ampliação do número de agricultores familiares beneficiados. As raças distribuídas possuem dupla aptidão (carne e leite) e se adaptam muito bem ao semiárido, com alta taxa de fertilidade e baixo custo de criação. Agricultores familiares contemplados também receberão mil mudas de palma e uma máquina forrageira, para garantir a reserva alimentar para os animais.

Edital nº 10

De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, o Edital de nº 10 deverá ser publicado ainda esta semana. “Esta ação é importante porque vai recuperar a cadeia da caprinovinocultura no Estado”, destacou. De acordo com o assessor da Diretoria de Pecuária da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), José Tosato, “técnicos visitaram as comunidades para constatar se elas estavam preparadas para receber os animais e plantar as mudas de palma e prestaram assistência técnica”. “A intenção é fazer com que todo agricultor familiar tenha reserva de palma para se preparar, em caso de períodos prolongados de estiagem”, disse o secretário, acrescentando que esta seleção é apenas uma de quatro editais que serão publicados no decorrer do ano de 2014...