Foram encontrados 81 registros para a palavra: Literatur

Programação reúne produções dos estudantes de Dança, Teatro, Música, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais

O Sesc Petrolina vai realizar de 24 a 27 de novembro e 9 de dezembro, no Teatro Dona Amélia, a Mostra Pedagógica de Artes. A programação é aberta ao público e reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Cultura do Sesc no segundo semestre de 2023. As apresentações contemplam as linguagens de Dança, Teatro, Música, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais. ]

“A Mostra reúne os processos arte-educativos desenvolvidos pelos alunos. Uma oportunidade para conhecer a nossa grade de cursos de Cultura e a potência criativa dos nossos alunos. Uma chance de se divertir e conhecer um pouco mais da arte produzida em nossa reunião”, destaca o supervisor de cultura do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão...

Uauá celebra literatura e arte com estudantes da rede estadual na FLIU

Mais uma vez, a cidade de Uauá se destaca como o epicentro de uma celebração literária, neste ano comemorando o bicentenário da independência da Bahia.

A 4ª edição da Festa Literária de Uauá (FLIU), que  teve início na última quinta-feira (dia 2) e segue até este sábado (dia 4), deu espaço para os estudantes da rede estadual demonstrarem seus talentos, por meio de apresentações de teatro, dança e poesia, cativando a audiência com sua criatividade e expressão artística...

Literatura brasileira: Seminário e exposição celebram a obra de Graciliano Ramos

Bastaram 20 anos para que Graciliano Ramos (1892-1953) registrasse para sempre seu nome no panteão da literatura brasileira. Em duas décadas, o estilo seco, econômico e essencial do autor talhou o drama de retirantes, a angústia do homem embrutecido e a perplexidade moderna diante do mundo. Do romance regionalista à autobiografia, o autor deformou a realidade em busca da verdade e, no processo, imortalizou personagens trágicos como Fabiano, Paulo Honório, Luís da Silva e o próprio Graciliano Ramos.

Esses 20 anos intensos são o foco das atividades que tomam a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP nos dias 25 e 26 de setembro. Trata-se do Seminário & Exposição Graciliano Ramos 70-90: de Caetés a Memórias do Cárcere. Com participação de professores da USP e convidados nacionais e internacionais, o evento marca os 90 anos da publicação do romance de estreia Caetés (1933) e São Bernardo (1934) e os 70 anos de Memórias do Cárcere (1953) e do falecimento do autor. O seminário e a exposição são acompanhados por um curso sobre os filmes inspirados na obra de Graciliano, que acontece de 27 a 29 de setembro no Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp)...

IV Flican reúne público de 9 mil pessoas com atividades centradas no tema Literatura e Resistência

Em quatro dias de atividades centradas no tema Literatura e Resistência, a quarta edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican), que foi encerrada neste sábado (16), reuniu cerca de 9 mil pessoas.

Este ano, a Flican revisitou os 130 anos da fundação do povoado de Belo Monte, por Antônio Conselheiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.  A autora homenageada foi a professora USP e especialista na obra de Euclides da Cunha, Walnice Galvão. ..

Com participação do escritor Antônio Torres, IV Flican propõe debate sobre o imaginário do novo sertão

De 13 a 16 de setembro, a Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) vai reunir escritores, pesquisadores e intelectuais para discutir temas relacionados à temática do sertão de hoje e do passado. Entre os convidados desta quarta edição do evento, estão o escritor e membro da Academia Brasileira de Antônio Torres, o fotógrafo premiado Evandro Teixeira, o cineasta Antônio Olavo, entre outros destaques da programação. 

O tema central da feira, que é uma realização da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), será Literatura e Resistência, com destaque para os 130 anos da fundação do povoado de Belo Monte, por Antônio Conselheiro, e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.  As atividades vão acontecer em locais emblemáticos da histórica cidade, a  exemplo do Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC)...

Café & prosa destaca vivências quilombolas de Juazeiro

O Sesc Petrolina vai realizar nesta quinta-feira (27), às 19h, na Biblioteca da unidade, uma nova edição do projeto Café e Prosa. O encontro terá como convidada para uma troca de ideias em torno da literatura, a escritora e jornalista baiana, Ana Carla Nunes, autora do livro “Às Margens do Velho Chico Nascem as Histórias”. A entrada é gratuita.

Durante o bate-papo a escritora vai conversar sobre o processo de criação e desenvolvimento de sua obra, que tem como tema comunidades quilombolas de Juazeiro (BA)...

Ônibus-biblioteca leva literatura à população em praças de Petrolina

Com o intuito de levar cultura e fomentar a leitura para as pessoas, foi inaugurado em Petrolina, sertão de Pernambuco, o ônibus-biblioteca “Livro nas Praças”. O veículo disponibiliza mais de dois mil títulos para empréstimo gratuito à população e permanecerá estacionado até o dia 8 de julho na Praça da Juventude, bairro João de Deus, e em seguida na Praça João e Maria, bairro José e Maria, entre os dias 10 e 14 de julho.

Para ter acesso aos livros é só mostrar o documento de identidade e um comprovante de residência. Feito isso, será possível levar até dois livros emprestados, que deverão ser devolvidos em qualquer um dos locais em que o ônibus-biblioteca ficará estacionado. O local também oferece duas prateleiras de livros acessíveis: 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 25 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 50 livros em braile para adultos...

Petrolina e Bodocó recebem Circuito do Prêmio Sesc de Literatura

O Circuito dos Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, evento em comemoração aos 20 anos da premiação, chegará  nos dias 6 e 7 de julho a Petrolina, no Sertão do São Francisco e Bodocó, no Sertão do Araripe, respectivamente.  Nesta edição, os escritores convidados são Diogo Monteiro (PE), vencedor na categoria contos com "O que a casa criou", no ano de 2021 e Tônio Caetano (RS), vencedor na mesma categoria, no ano de 2020, com o livro de contos "Terra nos Cabelos". A ação é gratuita.

A primeira parada será quinta-feira (6), a partir das 19h, no Jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina. Na sexta-feira (7), será a vez dos bodocoenses receberem os escritores premiados, às 19h, no Sesc Ler. Durante os encontros, os escritores falarão um pouco dos seus trabalhos, do processo criativo e da experiência de participar do Prêmio Sesc de Literatura.

O Prêmio Sesc trabalha para a renovação no panorama literário brasileiro. Lançado em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluí-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record...

Escritor baiano Itamar Vieira Jr, fenômeno da literatura brasileira, fará palestra no STF sobre o livro “Torto Arado”

O escritor baiano Itamar Vieira Jr, de 43 anos, autor do livro “Torto Arado”, um dos maiores sucessos da literatura brasileira nas últimas décadas, participará, na próxima segunda-feira (26), na sede do STF, em Brasília, do evento “Diálogos com o Supremo”. Itamar será o palestrante principal do evento, que será aberto, às 14hs, pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. 

Esta será a 5ª edição do “Diálogos com o Supremo”, um programa criado pela ministra Rosa Weber em novembro do ano passado, com objetivo de estimular o debate sobre temas contemporâneos. O evento busca a difusão do conhecimento jurídico sobre temas relevantes e atuais, com a realização de palestras e exposições que provoquem reflexões, aprimorem discussões e fomentem ideias, de modo a contribuir para o fortalecimento do diálogo entre o STF e as demais instituições públicas e privadas, além da sociedade civil e acadêmica nacional e internacional. ..

VIRANDO A PÁGINA: PROJETO ORGANIZA DOAÇÃO DE LIVROS PARA BIBLIOTECAS DE PRESÍDIOS PÚBLICOS

A leitura tem o potencial de transformar vidas. Para as pessoas privadas de liberdade, os livros têm um valor ainda maior, representando tanto um meio de reduzir a pena quanto uma ferramenta de ressocialização e integração com a comunidade.  

Por essa razão, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), promove uma campanha de doação de livros para as bibliotecas de presídios públicos do estado, como parte do projeto "Virando a Página". Todos podem colaborar com a ação doando livros, novos ou usados, com exceção de livros didáticos, entre os dias 03 e 14 de julho.  ..

Livro resgata as lyras de grande músico pernambucano

Maestro, pianista e compositor, o pernambucano Euclides Fonseca (1835–1929) teve papel importante para a música universal. Compôs óperas, peças de concerto, canções de câmara e lyras (coleção de músicas ligadas ao canto).

Após sua morte, porém, Euclides caiu no esquecimento. Não fosse por parentes como a bisneta Eleonora Fonseca e a esposa de um neto de Euclides, Zilda Fonseca, todo o conjunto da obra do músico teria se perdido. Mas as duas conseguiram preservar 88 obras das 250 destruídas pelo tempo...

Escritor piauiense conquista prêmio nacional de literatura com livro sobre Luiz Gonzaga

O escritor piauiense Wilson Seraine conquistou o Prêmio Profissionais da Música (PPM), na categoria Literatura – Livros Infantis, com o livro “Os bichinhos de Luiz Gonzaga”. A solenidade de premiação ocorreu em Brasília(DF).

“O livro ‘Os bichinhos de Luiz Gonzaga’ tem uma linguagem simples e direta. Essa publicação foi pensada para motivar o público da educação fundamental menor a conhecer um pouco mais acerca de alguns animais viventes, não somente no sertão nordestino, mas em várias partes do país. Fizemos o texto em versos para ampliar o poder de entendimento e criar ludicidade. Tudo isso com a parceria do poeta das ilustrações Jô Oliveira e o auxílio luxuoso do poeta das palavras Pedro Sampaio. São mais de 50 páginas ilustradas”, descreve Wilson Seraine...

Aclasb realiza 8ª edição do projeto "Cesta acadêmica"

A Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (Aclasb) realizará, no próximo dia 5 de abril, a 8ª edição do projeto "Cesta acadêmica”. O evento contará com ações diversas, com destaque ao tributo  a José Gonçalves do Nascimento e o lançamento do livro TERRA REDIVIVA.

Segundo o confrade professor Edvan Cajuhy, o livro TERRA REDIVIVA é  "um conjunto de crônicas e textos em prosa, que retrata a vida cotidiana sertaneja, além de eventos e personalidades que marcaram a trajetória do autor, numa escrita leve e descontraída, rica em detalhes e aspectos históricos, tendo como cenário predominante o Sertão de Monte Santo, Canudos e região", conta...

Palestra transmidialidade na literatura e Lançamento do romance histórico acontecem dia 04 de abril

Na próxima segunda (03/04), às 19h, ocorrerá, na Biblioteca da UPE (Campus Petrolina), uma palestra em torno da transmidialidade na literatura ("Romance ou Chronica na transmidialidade? - o futuro da prosa contemporânea.) que será proferida pelo professor doutor Peterson Martins Alves Araújo (professor de literatura da UPE - Campus Petrolina).

Logo após esse momento, ocorrerá o lançamento do romance histórico transmidiático "CHRONICAS ERRANTES: arbitrium sagrado das sombras malditas" resultado de uma pesquisa histórica de quase 10 anos (entre Brasil e Portugal), explorando o período entre guerras do Estado de Pernambuco em uma saga que faz um movimento dialético do litoral ao sertão (e do sertão ao litoral) - perpassando culturas dos povos originários, o cancioneiro de Lampião, o auge das viagens da Great Western e dos dirigíveis ; e a estruturação do sistema de espionagem nazista na cidade de Recife nos anos 30 (precisamente, no ano de 1936). ..

Grandes clássicos da literatura serão apresentados em espetáculo de ballet em Juazeiro

O amor pela leitura expresso em movimento, arte e criatividade. Essa é a proposta do Espetáculo “O Fantástico Mundo da Leitura”, montagem da Escola de Ballet Criart, de Juazeiro, que vai apresentar grandes clássicos da literatura nacional e mundial no palco do auditório da Univasf no próximo dia 20 de Dezembro, às 19h30.

Esse será o décimo terceiro espetáculo da Criart. “A ideia do tema desse ano do desejo de incentivar a LEITURA, inspirado na minha sobrinha Hadassa que ama ler, e desde pequena sempre foi apaixonada pelos livros. Daí tive a ideia do espetáculo onde iríamos relembrar os clássicos da leitura, livros que marcaram nossa infância e adolescência. Com o objetivo de despertar a curiosidade nas crianças em ler esses livros que elas iriam interpretar”, explica a diretora da escola Criart e também diretora do espetáculo, Andreza Azevedo...

Último dia da 3ª edição da FLIU é marcado por oficinas, lançamento de livros e shows

Um dia inteiro para vivenciar atrações como alvorada literária, lançamento de livros, apresentações culturais, mesas de debates, contação de histórias, intervenções artísticas e shows. A Uauá Projetos Criativos encerra a 3ª edição da Festa Literária de Uauá – BA (FLIU), neste sábado (5), deixando no ar um gosto de quero mais.

Movimentando a cidade desde a última quinta-feira (3), a FLIU, que esse ano homenageia o mestre Cavachão, programou para o encerramento a discussão de temas universais a exemplo de sociedade, religião, política e questões regionais como o vaqueiro do Raso da Catarina e os pirilampos da caatinga...

Festa Literária de Uauá – BA (FLIU) começa nesta quinta - feira (3) com homenagem a Cavachão

O papel e a importância da literatura em questões sociais, políticas, raciais e de resistência são alguns dos temas que estarão em debate durante a 3ª edição da Festa Literária de Uauá – BA (FLIU), que vai movimentar o sertão baiano de quinta (3) até sábado (5), em homenagem ao compositor uauense Mestre Cavachão.

Com início marcado para 19h, no colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a festa, totalmente gratuita, começa com exibição de vídeos, seguida de mesas de debates e shows no palco da Carreta Literária com Nilton Freitas, Rennan Mendes, Claudio Barris, Débora e Lulu, João Sereno e Ana Barroso...

Conversa com Autor discute literatura na quarta-feira (26) no Campus Sede da Univasf

Divulgar e incentivar o trabalho de autores e a produção de obras locais e institucionais. Esse é o objetivo do evento “Conversa com Autor”, que irá acontecer de forma presencial, no dia 26 de outubro, no auditório da biblioteca do Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE).

O evento, realizado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é aberto ao público e contará com duas sessões de conversa com autores locais, nos turnos da manhã e tarde...

Petrolina recebe apresentação de teatro de grandes nomes da Literatura

Nesta sexta-feira (07), Petrolina irá receber a apresentação de teatro de dois grandes livros da literatura brasileira, O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e Senhora, de José de Alencar. As apresentações, que ocorrem a partir das 18h30, no teatro Dona Amélia, no Sesc, é uma iniciativa do Festival de Literatura, promovido pelo Colégio Motivo e executado pelos alunos do ensino fundamental.

Cerca de 70 estudantes estão envolvidos no projeto, que iniciou no começo do ano letivo, com a leitura e escolha de livros clássicos da literatura brasileira, além da execução de todo o material cenográfico usado nas duas peças.  Os livros são cobrados nos vestibulares e no Sistema Seriado de Avaliação, (SSA) da Universidade de Pernambuco. Os estudantes criaram perfis no instagram, onde eles compartilham curiosidades, imagens, quiz, a respeito da obra, ajudando outros alunos a aprender mais sobre os títulos: https://www.instagram.com/teatrosenhora e https://www.instagram.com/cortico_motivo...

Feira de Literatura de Cordel do Sertão acontece entre os dias 19 a 23 setembro

Lançamento e feira de livros, exposições, debates, oficinas, recitais de cordel, apresentações literárias e musicais fazem parte da 2ª edição da Feira de Literatura de Cordel do Sertão, que acontece de 19 a 23 de setembro, no Museu do Cangaço – a Estação do Forró, em Serra Talhada, no sertão do Pajeú. O evento será totalmente gratuito.

Durante a Feira de Literatura de Cordel, cordelistas, violeiros repentistas, pesquisadores da poesia da cultura popular do sertão, profissionais da xilogravura e expositores vão promover uma troca de conhecimentos sobre o gênero literário e fortalecer a cultura popular...