Foram encontrados 82 registros para a palavra: Literatur

Espaço do Leitor: coronavírus satanás (literatura de cordel)

O mundo está xixado de medo que faz dó
Uma peste matadeira que o capeta é condutor 
Humanidade cheia de ódios, pecados e maldade
Anjo Rebelde avisa que é vingador
Dinheiro, maldade e riqueza não adianta esnobar
Diabo gargalha e sorri do pecador

Acabou-se amor ao próximo aclamando maldade
O encardido sapateia livre por falta de cristão
Renegam à Luz Divina esperando no Diabo enricar
Abandonam o Pai Eterno com tamanha ingratidão
Recebem oferta trevosa que o sujo mandou
O errante pecador vai para debaixo do chão sem perdão..

Coronavírus e bolsonarismo: “E agora, quem poderá nos defender?”

Diante de uma pandemia que trouxe uma crise econômica e política sem precedentes nas últimas décadas, muitos líderes ao redor do mundo têm tomado medidas protetivas para atenuar os efeitos do coronavírus em suas economias, mas buscando sempre resguardar a população trabalhadora.

O que mais se vê falar, hoje, nas grandes potências econômicas mundiais, é o oferecimento de subsídios, de isenção de taxas e cobranças de serviços básicos para a subsistência do povo...

5º CLISERTÃO, CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA NO SERTÃO é adiado

Considerando as recomendações do Ministério da Saúde, OMS, do Governo do Estado de Pernambucoe da Prefeitura de Petrolina,a Comissão Organizadora comunica que o 5º CLISERTÃO-CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA NO SERTÃO-, evento organizado pela Universidade de Pernambuco, por meiodo Colegiado de Letras, será realizado em maio de 2021e não no período de 4 a 9 de maio de 2020 como estava programado.

Essa decisão foi motivada pela postura ética (de respeito ao outro, portanto)da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina-Colegiado de Letras.Com certeza, o CLISERTÃO, o maior evento da área do livro do Sertão de Pernambuco e da UPE será realizado em 2021 mais forte do que aquele que aconteceria agora em maio...

Poeta Antonio Francisco participará do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no sertão 2020

Os poetas Antônio Francisco (Mossoró – RN), Chico Pedrosa (Recife) e Geraldo do Norte; a autora Luna Vitrolira (Recife); o escritor e jornalista Enzo Mangueira (Argentina), Mónica García (Chile) e Amado Ortiz (Paraguai), além de Sírio Possenti e João Wanderley Gerald, ambos pesquisadores renomados da Unicamp.

Estas são apenas algumas das atrações confirmadas para a 5ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), que a Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, vai realizar no município de 4 a 9 de maio próximo...

ZÉ RAMALHO: 40 ANOS DE A PELEJA DO DIABO COM O DONO DO CÉU

Em 2019 completaram-se 40 anos de A Peleja Do Diabo Com O Dono Do Céu, o disco de Zé Ramalho responsável por mudar os caminhos de muita gente. Embora o sucesso viesse total em 1980, foi em 1979 quando tudo foi construído. Dentro do caldeirão musical desse disco, encontraremos elementos nordestinos cuja ancestralidade fala fundo dentro de nós. 

É um disco tangente ao Tropicalismo, fugitivo ao Rock, arredio ao Regionalismo e ao psicodelismo, mas ao mesmo tempo dialogante com todos eles. Se Paêbiru fora a transposição dos mistérios da Pedra do Ingá, junto com Lula Cortes, para as frases musicais, algumas improvisadas nos estúdios da Rozenblitz, no Recife; e Avohai tornara-se a realização do primeiro sucesso nacional; a Peleja trouxe elementos sociais bem significativos e consolidou a presença de Zé Ramalho no cenário da música brasileira...

Leituras de Natal: a literatura como instrumento de reflexão qualificada

Desde a publicação de A Christmas Carol – livro do romancista inglês Charles Dickens, lançado em 19 de dezembro de 1843 – o Natal literário nunca mais foi o mesmo. No Brasil, a obra ganhou títulos como Um conto de Natal e Os fantasmas dos Natais passados, tornando-se um clássico natalino no país, assim como no resto do mundo. Lá no século XIX, por ocasião do lançamento, vendeu seis mil cópias em uma única semana. Eu me pego pensando na razão desse sucesso. Estamos nos trópicos, aqui em 2019, falando sobre uma história com 176 anos!

Acredito que a atualidade do texto esteja nessa necessidade humana de se questionar. Ou seja, uma necessidade atávica de revisitar o passado – em especial, ao final de cada ano – para projetar o futuro. Esse roteiro toca a alma humana profundamente, sobretudo nos finais de cada ciclo de 12 meses. Mas, pensando na literatura como instrumento de reflexão qualificada, quais seriam outros livros que nos trazem essa fascinação? Longe de querer criar uma lista dos livros que deveriam ser lidos em dezembro, me provoquei a enumerar quais são as cinco obras que eu gostaria de reler nesse mês. E, divido com você esse pequeno inventário afetivo. De leitora para leitora.....

Encontro de Literatura lança o olhar sobre a produção literária indígena com o tema: “A literatura dos povos originários”

De 6 a 10 de novembro, o Sesc Petrolina realiza a sexta edição do Entre Margens: Encontro de Literatura. Neste ano, o projeto lança o olhar sobre a produção literária indígena, com o tema: “A literatura dos povos originários”. A programação é gratuita e vai acontecer no Sesc Petrolina e na Ilha de Assunção, no município de Cabrobó.

Durante os cinco dias, o público terá a oportunidade de ouvir e interagir com nomes como Eliane Potiguara (RJ), Auritha Tabajara (SP), Ely Macuxi (AM), Cláudia Truká (PE), Antônio Carlos (PE) e Elisa Ramos Pankararu (PE). Eles são alguns dos convidados da programação que conta com palestras, contação de histórias, roda de conversa, exposição e oficina...

Homenageados representam história, literatura e política de Garanhuns

A 4ª Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns homenageia dois nomes de destaque na literatura, história e política da cidade. O professor José Cláudio Gonçalves de Lima estuda e resgata, há décadas, as origens e transformações pelas quais a cidade e a região passaram ao longo do tempo. Já Humberto Alves de Moraes (in memoriam) participou ativamente da construção da identidade social do mesmo ambiente. Em comum, os dois homenageados possuem as origens no Agreste Meridional e o amor pela busca ao conhecimento.  

A secretária de Educação, Eliane Vilar, classifica o momento como "ímpar" pelo impacto que a realização da Bienal tem no município de Garanhuns. "Vivemos em uma cidade notadamente intelectualizada, com uma gama de escritores que honram muito a nossa terra. Temos a grata satisfação de homenagear duas pessoas muito importantes para Garanhuns. O professor Cláudio, que é da nossa rede municipal, autor de vários livros, entre eles "A Hecatombe", um marco histórico local, e Humberto Alves de Moraes, expoente de Letras na nossa cidade", declara. ..

Com participação de toda rede municipal, 'Dia do Livro, Leitura e Literatura' é comemorado em Petrolina

Cerca de 300 ações simultâneas; 600 profissionais e mais de 50 mil estudantes participaram intensamente das atividades do 'Dia Municipal do Livro, Leitura e Literatura', comemorado na quinta-feira (5), em Petrolina. A data superou todas as expectativas da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, ultrapassando os muros das unidades de ensino e alcançando também a população. As ações incentivaram a pratica da leitura em toda rede municipal e na sociedade civil.

Salas de aula e pátios das unidades de ensino se transformaram em tendas, palcos e até picadeiros de circo onde foram realizadas contações de histórias, apresentações culturais, teatrais, rodas de conversa, pintura, saraus, jogos, entre tantas outras atividades. Ao longo de todo o dia, os educadores da rede municipal estiveram mobilizados para não deixar nenhum aluno de fora da programação...

Escolas de Petrolina se preparam para o Dia Municipal do Livro, Leitura e Literatura

Desde o ano de 2017, a cidade de Petrolina conta com um dia no calendário municipal dedicado à prática da leitura. Comemorado em 5 de setembro, o "Dia do Livro,  Leitura e Literatura" foi instituído pela Lei Municipal de número 2948 de 13 de setembro de 2017, com a proposta de estimular a pratica da leitura em toda rede municipal com diversas atividades literárias. Por isso, a equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes já iniciou os preparativos para as comemorações da data. 

As unidades de ensino têm até esta quinta-feira (29), para enviar os dados das atividades literárias que serão apresentadas. Após envio de todos os trabalhos, a Secretaria irá organizar uma grade de programação de eventos literários a serem realizados no dia 5 de setembro. Trazendo como tema: "Petrolina: cidade de livros, leitura e literaturas", o evento desenvolvido em parceria com a Universidade de Pernambuco/ Colegiado de Letras, é um marco para a próxima edição do Festival Literário do Sertão do São Francisco (Flisertão), que será realizado em 2020. ..

Cultura, poesia e literatura se unem nas apresentações do Domingueira Sertaneja no Cais do Sertão

Neste domingo (11), o projeto Tengo Lengo Tengo promove mais uma edição da Domingueira Sertaneja, a partir das 15h, no Museu Cais do Sertão. Na festa, que coincide com a comemoração do Dia dos Pais, a animação fica por conta do Trio de Forró Cativante, com Ítalo Costa, e do Grupo Em Canto e Poesia, com Antônio Marinho, Greg Marinho e Miguel Marinho. A entrada é gratuita.

Vindo diretamente de São José do Egito, município do Sertão pernambucano conhecido como berço da cantoria de viola e dos poetas repentistas, o Grupo Em Canto e Poesia aporta no Recife trazendo uma apresentação que une música e literatura, tendo a matriz oral da cantoria como verve central, mas sem se prender a um só estilo...

CPM JUAZEIRO APRESENTA O 12° PROJETO DIALOGANDO COM A LITERATURA

O projeto Dialogando com a Literatura contempla a leitura de obras literárias e situações de contato com a arte literária, a reflexão crítica e, sobretudo permite estreitar relações com a arte, a estética, a autoria e as escolas literárias. Oportuniza atividades que fomentam o hábito da leitura prazerosa e estimula o aluno  a ler e a reconhecer os clássicos das literaturas, a fim de que construa novos enredos, componha dramatizações diversas e atue na produção de cada modalidade proposta. 

Aconteceu na quinta-feira (01/08), nas instalações do Teatro Dona Amélia, em Petrolina, a culminância da XII versão do Projeto Dialogando com a Literatura do CPM Alfredo Vianna. A programação contou com um público alvo composto por discentes do Ensino Médio, professores, militares e convidados do referido Colégio...

Petrolina recebe vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 

Para conversar acerca da importância da literatura e de oportunidades que não podem passar despercebidas, chegam a Petrolina esta semana os dois vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018.  Na próxima sexta-feira (10/5), às 19h, no jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas, os escritores Juliana Leite (RJ) e Tobias Carvalho (RS) vão participar de um bate-papo que exploram temáticas relacionadas a corpo, gênero e sexualidade. A entrada é gratuita e tem classificação etária de 12 anos.

Com mediação do professor de Língua Portuguesa do IF Sertão, Roberto Remígio, o encontro também vai contar com intervenção do Núcleo de Literatura do Sesc Petrolina – Nepel e da Cia de Dança Qualquer Um dos Dois. “Será um debate instigante sobre o papel social da literatura com dois autores jovens que representam uma nova maneira do fazer literário”, destaca a professora de literatura do Sesc Petrolina, Ariane Samilla...

Literatura em cordel é utilizada para ensinar alunos sobre a Lei Maria da Penha

Os alunos de Fortaleza contam com uma nova maneira de aprender sobre a Lei Maria da Penha: um cordel homônimo à lei, de autoria do cearense Tião Simpatia. Tombado em 2018 como patrimônio cultural do Brasil, a literatura em cordel é utilizada pelo cearense como metodologia lúdica, com o objetivo de educar sobre o tema.

Tião Simpatia, criador do cordel e idealizador do projeto tem levado a arte para o ambiente escolar. O projeto iniciou, em Fortaleza, em novembro do ano passado, e contemplou 38 escolas até o fim do ano. Nos dois primeiros meses de 2019, o objetivo é contemplar mais 32 escolas. O evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Maria da Penha e a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc)...

DIVAGAÇÕES SOBRE LITERATURA por EDVAN CAJUHY

Começo este texto citando Carlos Drummond de Andrade: "Lutar com as palavras é a luta mais vã". Lutarei com as palavras, tentando usá-las da melhor forma, na esperança de conceituar ou discorrer sobre o que é LITERATURA, um conceito sucinto, talvez não o esperado pelo o (instrutor) que me fez o desafio, mas um conceito, diria de uma pessoa que se encanta com as palavras, um amante daquilo que é bom e belo, a arte (a literatura).

Poder-se-ia dizer que o conceito de literatura é muito amplo, é um conjunto de obras escritas com uma estética artística, onde o escritor, o literato, o criador da obra, está numa luta com as palavras, articulando-as da melhor maneira, transformando-as em versos e prosas, contos e fábulas, poemas-poesias, estórias, romances, obras...

Aberta inscrição para prêmio de literatura que busca novos escritores

A partir desta quarta-feira (9), o Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para a sua edição de 2019. A iniciativa é voltada para autores estreantes de romances ou contos inéditos. Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.

Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prêmio foi criado em 2003 e se tornou conhecido no circuito literário por ser destinado exclusivamente a novos escritores, abrindo a eles as portas do mercado editorial. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pela internet até o dia 14 de fevereiro. As obras são avaliadas pela sua qualidade para edição e circulação nacional...

ARTISTA VISUAL CRIA PROJETO DE LITERATURA E POESIA EM ÁUDIO VISUAL NA RUA PARA FORTALECIMENTO E DIVULGAÇÃO DE DIVERSOS ARTISTAS .

O projeto tem como principal função despertar e motivar jovens, crianças e adultos a escreverem e recitarem suas poesias autorais, aumentando o interesse para que outros jovens possam conhecer mais sobre literatura de uma forma prazerosa e interativa, inserindo-os através das principais ferramentas visuais da atualidade o Facebook e o Youtube, é de grande importância ressaltar que a série de vídeos será ilimitada e totalmente moldada pelos artistas.

O projeto desenvolvido pelo Artista Visual, Ronald Borges Júnior, busca acima de tudo a segmentação e a democratização da arte na cidade...

Flica 2018 é encerrada com debate sobre protagonismo da mulher negra na literatura

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) chegou ao último dia, na manhã deste domingo (14), com a mesa 'Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras'. A discussão é parte do projeto da professora e doutoranda em Literatura e Cultura Dayse Sacramento, que se debruça sobre o livro 'Insubmissas Lágrimas de Mulheres', escrito por Conceição Evaristo, grande homenageada da 8ª edição da Flica. 

Com a participação de um grupo de mulheres negras, o projeto orientado por Dayse analisa os 13 relatos que compõem a publicação de Evaristo. Na abertura da mesa, a pesquisadora ressaltou a pouca representação das mulheres negras na sociedade. 

"Nós, mulheres negras, somos 27,5% da população deste país e não estamos representadas. Muitas vezes, temos as nossas representações negligenciadas nos espaços de poder. Temos como exemplo o boicote à eleição de Conceição Evaristo para a Academia Brasileira de Letras [ABL], uma instituição que, historicamente, nunca contou com a nossa presença, o nosso corpo, o nosso cabelo e o nosso texto dentro da ABL", desabafou Sacramento. ..

Literatura de Cordel é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil

O gênero literário, que também é ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos brasileiros, a Literatura de Cordel, foi reconhecido pelo Conselho Consultivo como Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 19 de setembro, por unanimidade pelo colegiado que está reunido no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A reunião também contou com a presença do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e do presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira. Poetas, declamadores, editores, ilustradores (desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores) e folheteiros (como são conhecidos os vendedores de livros) já podem comemorar, pois agora a Literatura de Cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro...

VIDA SECAS: AOS 80 ANOS LIVRO É UNIVERSAL E ATUAL NA DENUNCIA DO DESCASO SOCIAL E EXPLORAÇÃO HUMANA

O romance Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos, acaba de completar 80 anos de publicação. Ao longo das décadas, a obra tornou-se universal e manteve-se atual. O interior que sofre mergulhado na seca, a falta de oportunidades em um País desigual, as injustiças sociais que se perpetuam e o sonho de imigrar em busca de uma vida melhor permanecem - e não apenas no Brasil. 

Vidas Secas, a obra que consolidou a imagem de Graciliano Ramos como escritor e intelectual, foi publicada no primeiro trimestre de 1938. Oitenta anos e 137 edições depois, o escritor Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano que se tornou pesquisador da vida e da obra do avô na Universidade de São Paulo (USP), afirma que Vidas Secas é muito mais do que um romance regionalista e que classificá-lo dessa forma é diminuir o seu valor...