Escritor piauiense conquista prêmio nacional de literatura com livro sobre Luiz Gonzaga

O escritor piauiense Wilson Seraine conquistou o Prêmio Profissionais da Música (PPM), na categoria Literatura – Livros Infantis, com o livro “Os bichinhos de Luiz Gonzaga”. A solenidade de premiação ocorreu em Brasília(DF).

“O livro ‘Os bichinhos de Luiz Gonzaga’ tem uma linguagem simples e direta. Essa publicação foi pensada para motivar o público da educação fundamental menor a conhecer um pouco mais acerca de alguns animais viventes, não somente no sertão nordestino, mas em várias partes do país. Fizemos o texto em versos para ampliar o poder de entendimento e criar ludicidade. Tudo isso com a parceria do poeta das ilustrações Jô Oliveira e o auxílio luxuoso do poeta das palavras Pedro Sampaio. São mais de 50 páginas ilustradas”, descreve Wilson Seraine.

O PPM, que em 2023, chegou à sua sétima edição, é considerado uma das maiores e a mais abrangente das premiações do setor musical do Brasil. E, este ano, trouxe a cultura popular como destaque.

Em 2020, o Piauí também foi destaque na premiação, ao conquistar o primeiro lugar na categoria “Projetos Especiais – Som na Rua”, com Procissão das Sanfonas.

CONHEÇA WILSON SERAINE - Wilson Seraine é formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). Doutorando em Engenharia Nuclear no PEN/COPPE/UFRJ.

É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), autor de 14 livros nos segmentos de educação e cultura popular,  é membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel, integra o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, preside a 1ª Colônia Gonzaguiana do Brasil, localizada em Teresina, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”.

Wilson estuda há 23 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”.

No Piauí, ele é um dos organizadores da Procissão das Sanfonas e da Missa de Santa Luzia, duas atividades culturais em homenagem a Luiz Gonzaga, que já integram o calendário de ações festivas de Teresina.

Site Oito e Meia Piaui/Maria Clara Cesar