RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 10047 registros para a palavra: Bahia

Presidente do TST inaugura na segunda (21) sistema de processo eletrônico na Bahia

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, vai inaugurar, na próxima segunda-feira (21), o sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na Vara do Trabalho de Santo Amaro, a 72 Km de Salvador, e na 2ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA). As solenidades de inauguração, que contarão com a presença da presidente do TRT-BA, desembargadora Vânia Jacira Tanajura Chaves, ocorrerão às 10 horas na sede da Vara, na Praça da Purificação, 70, Centro, em Santo Amaro, e às 17 horas, na sede do Tribunal baiano, na Rua bela Vista do Cabral, 121, Nazaré, na capital.

A introdução do PJe-JT significará redução no tempo de tramitação dos processos, já que não será mais necessário movimentar pastas de papéis entre as unidades. Com o novo sistema, desembargadores, juízes e advogados poderão acessar o processo pela internet, realizando operações por meio eletrônico. Na 2ª instância, será permitido ainda o julgamento em lote de processos semelhantes e repetitivos. O sistema significa eliminação de gastos públicos com papel, armários, aluguéis, transportes, e também economia de área para arquivo nas sedes dos tribunais...

Bahia ganhará 139 creches em 97 municípios do programa de Atenção Básica à Primeira Infância

Noventa e sete municípios da Bahia serão contemplados com 139 creches pelo programa “Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância - Brasil Carinhoso”,  lançado ontem (14.05) no Palácio do Planalto pela presidente da República, Dilma Rousseff. Para o governador Jaques Wagner, o novo programa é uma “evolução”. Segundo ele, “a ampliação do bolsa família vai reforçar o atendimento à  primeira infância, o que é fundamental para o futuro de cada uma das crianças que vão receber mais educação e assistência com o aumento da oferta de vagas nas creches, além de receber suplementação de vitamina A, ferro e ainda medicação gratuita contra asma”. 

 O programa vai beneficiar dois milhões de famílias que vivem na extrema pobreza e têm crianças com até 6 anos de idade. Inicialmente, 2,7 milhões de crianças serão beneficiadas. Entre as ações do Plano, estão a ampliação do bolsa família, fortalecimento da educação, com o aumento da oferta de vagas nas creches, e cuidados adicionais na saúde, com a suplementação de vitamina A, de ferro, e medicação gratuita contra asma...

Juazeirense Daniel Alves comemora título do Bahia

Revelado no Juazeiro e descoberto cedo pelas categorias de base do Bahia e atualmente entre as estrelas do Barcelona, Daniel Alves entrou no clima das comemorações pela conquista do Esquadrão no Baianão 2012. O lateral-direito usou sua página em um microblog da internet para manifestar a torcida e a vibração pelo título tricolor.

"Bom dia a todos e parabéns ao tricolor pelo título boraaaaa baheaaaa mia porraaa vuu!!!rs", postou o jogador, via Twitter (@DaniAlvesD2) e em bom baianês, no final da manhã desta segunda-feira (14).

Daniel Alves entrou nas divisões de base do Bahia em 1998 e continuou nos juniores até 2001, quando foi promovido ao elenco profissional.

Antes de chegar ao Barça, em 2008, ele ainda passou pelo Sevilla, também da Espanha. O lateral está na lista dos convocados de Mano Menezes para os amistosos da Seleção Brasileira no final do mês de maio e no início de junho. ..

Artigo - A ditadura do (des)governo do PT na Bahia: O caos da educação

Em greve há mais de 30 dias os professores das escolas públicas da Bahia continuam sua luta histórica pela valorização da categoria, pela melhoria das condições de trabalho e pela garantia de um padrão mínimo de qualidade para a educação baiana. A paralisação conta com a adesão de aproximadamente 1.450 escolas da rede estadual, 37 mil professores, 1,1 milhão estudantes e seus familiares.

Trata-se da segunda greve de grandes proporções enfrentada este ano pelo governador Jaques Wagner (PT), já que, em fevereiro desse mesmo ano, os policiais militares pararam por 12 dias. O caos do serviço público no estado baiano, acirrado pela ditadura do governo do Partido dos Trabalhadores, é gritante e a população e os servidores públicos, que conduziram esse partido político ao poder, estão dando conta que as ilusões, as maracutaias e as falsas promessas feitas pelo PT voltaram-se contra eles...

Bahia empata com Vitória e leva o título baiano de 2012

Com o empate em 3 a 3 com o Vitória em Pituaçu, o Bahia conquistou o título de Campeão Baiano em 2012, após um jejum de onze anos. Os gols de Fahel, Gabriel e Diones (Bahia). Neto Baiano duas vezes e Dinei (Vitória).

Vários campeonatos estaduais foram definidos neste domingo (13), confira a relação:..

UAUÁ LIDERA ÍNDICE DE DESEMPENHO DO SUS IDSUS 2012 REGIÃO NORTE BAHIA

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou no mês março, em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

O levantamento de dados para divulgação do IDUS 2012 será realizado a cada três anos. Desde a idealização até a fase de finalização, o índice foi construído com a participação de vários segmentos do governo, técnicos, acadêmicos e com a participação e aprovação do Conselho Nacional de Saúde. Os gestores de Uauá estão comemorando o fato de que o município foi o melhor avaliado no Norte da Bahia, ficando à frente, inclusive, de Juazeiro. Confira a tabela:..

Caravana do Água para Todos percorre o norte da Bahia

Com o objetivo de dar celeridade às etapas de formalização e de reuniões de planejamento dos Comitês Gestores Municipais do Programa Água para Todos do Governo Federal, técnicos da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro estiveram esta semana nas cidades de Santa Brígida, Jeremoabo e Paulo Afonso, no norte da Bahia. As programações aconteceram após audiências públicas com as comunidades rurais, já coordenadas e realizadas pelo superintendente regional da Codevasf para a região, Emanoel Lima, no início do mês. Dentro das sessões são explicados os próximos passos para colocação em prática das linhas de abrangência do PAPT: instalação de cisternas, poços tubulares, pequenas barragens, sistemas simplificados de abastecimento d’água e sistemas de irrigação.

Nas reuniões dessa semana foram definidos os coordenadores e secretários gerais dos Comitês, todos com a presença de representantes de várias entidades como igreja católica, prefeituras, associações de moradores e federações de produtores. Nas primeiras reuniões de trabalho, o coordenador do PAPT na área de abrangência da 6ª superintendência da Codevasf, Joselito Menezes, apresentou as noções básicas das ações que vão ser realizadas pelos comitês (regras gerais, regimento interno e cronograma de atividades). Na palestra de esclarecimento o coordenador regional ressaltou a importância do Comitê Gestor: “Ele tem de ser operacional para podermos colocar em prática as determinações da Presidência da República, e temos certeza que teremos assim um trabalho de qualidade, com início, meio e fim, e o que pudermos fazer, teremos a satisfação de realizar, sempre em prol da sociedade”...

ARTIGO - A SECA NO ESTADO DA BAHIA

Eng. Manoel Bonfim Ribeiro

A seca já se instalou nos sertões do estado da Bahia produzindo os seus efeitos negativos e nefastos sobre a economia dos agricultores...

Presidente do PT na Bahia profere novas ameaças contra o ex-prefeito Joseph Bandeira

 
Foi publicada agora a pouco no site da capital Bahia Notícias, matéria com o presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, com novas ameaças ao ex-prefeito Joseph Bandeira que anunciou pré-candidatura, desobedecendo entendimento com o governador Wagner. Confira:
 
Uma contenda entre o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, e o ex-prefeito de Juazeiro, o também petista Joseph Bandeira, foi instalada após o ex-gestor anunciar, nesta terça-feira (8), candidatura própria em entrevista coletiva. Embora a atual administração do município esteja nas mãos da base do governador Jaques Wagner – e o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) ainda não tenha passado por reeleição –, Bandeira teria desafiado a determinação de a cidade ter apenas um pleiteante governista à sucessão. “Ontem [segunda,7], eu, Joseph e o governador nos reunimos, colocamos esta resolução e ficamos decididos que essa questão seria encaminhada, em conjunto, pelos diretórios estadual e municipal. Mas fomos surpreendidos, porque ele anunciou candidatura com a presidenta do partido [de Juazeiro, Josimeire Pinheiro] sem ter passado por nós”, afirmou Jonas, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, no encontro da segunda, Bandeira confundiu “manifestação de apreço” com “apoio para fazer o que quisesse”. “É regra que o candidato à reeleição tem prioridade. Não exclusividade, mas prioridade sim. E Joseph tomou a decisão de forma unilateral e ainda fez uma versão fantasiosa do nosso encontro com o governador. Ele desafiou o PT e o governo com isso”, irritou-se. Questionado se ele teria dialogado com o ex-prefeito após o anúncio, Jonas Paulo afirmou que teve “uma conversa muito complicada”. “Todo o apreço e atenção que tivemos com ele, não sei se continuaremos tendo, pelo o que ele fez com todos nós. Ele tomou uma postura grave e o fez em tom de ameaça. Vamos reunir a direção do PT e tomar uma posição sobre esse fato”, garantiu.
..

Eletricitários da Bahia escolheram seus novos dirigentes

Os eletricitários da Bahia escolheram nos últimos dias 02, 03 e 04 de maio os seus novos dirigentes sindicais. A eleição ocorreu após determinação da Justiça do Trabalho, que, em dezembro de 2011, indicou uma junta interventiva composta de quatro membros, sendo dois de cada grupo envolvidos na eleição de 2007, com o objetivo principal de realizar um novo processo eleitoral em 90 dias. Neste período, apesar do esforço da comissão eleitoral escolhida pela categoria, houve quem tentasse boicotar as eleições para manter o sindicato sob intervenção judicial. Mas a vontade dos trabalhadores foi mais forte, fazendo inclusive a própria Justiça criar as condições para as eleições ocorrerem. A autonomia sindical é um dos princípios do Sinergia e dos sindicatos cutistas. Manter a entidade sob intervenção, portanto, representava um atraso para toda categoria eletricitária.

Os eletricitários mostraram nesta eleição que sabem por em prática os seus princípios democráticos. Todo processo eleitoral transcorreu de forma tranquila e transparente. Cada trâmite seguiu rigorosamente o que determina o estatuto da entidade. Ademais, as eleições foram acompanhadas por representantes sindicais da CUT e da FNU, Central e Federação as quais o Sinergia é filiado.

Números – Após a apuração dos votos, que ocorreu na presença de dezenas de lideranças sindicais e militantes de movimentos populares, os números mostraram o quanto a categoria estava convicta da necessidade de recolocar o Sinergia no caminho das lutas e das vitórias. Num total acima de 1.700 votantes, mais de 1.200 deram a chapa 1 – Avançar na luta com seriedade e compromisso – a responsabilidade de organizar a luta dos eletricitários para o próximo triênio. “Mais do que escolher uma chapa para compor a nova diretoria, os eletricitários da Bahia disseram através das urnas que são a favor da democracia e da independência sindical”, destacou Gilvan Cardoso, que em nome da Comissão eleitoral agradece a todos os eletricitários da Bahia e deseja uma gestão de sucesso para os novos representantes sindicais eleitos. ..

Campanha de vacinação contra febre aftosa é oficialmente lançada na Bahia

A 118ª edição da Campanha de Vacinação contra a Aftosa foi lançada oficialmente, sexta-feira (4), pelo secretário da Agricultura Eduardo Salles. O evento aconteceu no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, contando com as presenças de representantes de associações, sindicatos, instituições públicas e privadas ligadas ao setor, além de médicos veterinários e engenheiros agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Nesta primeira etapa de 2012, em função do prolongado período da seca, o Ministério da Agricultura autorizou a antecipação da vacinação dos animais para o dia 15 de abril. “O governo da Bahia está em alerta, vivemos um momento de muita dificuldade na pecuária mas, a união de esforços e o estabelecimento de ações estratégicas estão minimizando os impactos da seca nas regiões mais prejudicadas”, destacou o secretário...

Maquinário para combater a seca na Bahia. Graça Pimenta quer mais agilidade na compra dos equipamentos

Os R$ 25 milhões enviados pelo governo federal para combater à seca na Bahia vão ser utilizados na compra de 35 motoniveladoras e 28 retroescavadeiras. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) quer mais agilidade na compra do maquinário, que vai ser utilizado para obras de abastecimento nos municípios que estão sofrendo com a longa estiagem.

“A conquista do recurso é um passo importante, porém é necessário que a aquisição dos equipamentos seja realizada o mais rápido possível. A falta de água para beber, dar aos animais e cultivar o alimento está ocorrendo há alguns meses. O homem do campo precisa dos equipamentos com urgência”, afirma...

Ex-governador da Bahia convida secretário Eduardo Salles para abertura do primeiro simpósio sobre agricultura sustentável

O secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, acompanhado do chefe de gabinete da Seagri, Jairo Carneiro, recebeu, nesta sexta-feira (4), em seu gabinete, o ex-governador da Bahia, Roberto Santos, e o membro da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Amilcar Baiardi. Com a intenção de discutir propostas de convivência com os ecossistemas e elaborar um plano de desenvolvimento para o território baiano, o também presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), convidou Salles para participar da abertura oficial do I Simpósio Potencial de Desenvolvimento Agrícola Sustentável (produção vegetal e animal), que acontece domingo (6) e segunda-feira (7), no Hotel Marazul, em Salvador.  “Esse é o momento mais oportuno para se debater e colocar a questão da sustentabilidade agropecuária, principalmente do semiárido, como pauta e, futuramente, como contribuição aos debates no evento internacional Rio + 20”, declarou o secretário. ..

Prefeito de Juazeiro recebe secretário de Segurança Pública da Bahia

O prefeito Isaac Carvalho recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (4), a visita do secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, que esteve acompanhado do delegado chefe da polícia civil, Hélio Jorge.  O procurador do Município, Eduardo José, e o ex-procurador Carlos Luciano participaram do ato de boas vindas.

No encontro o prefeito apontou ao secretário as ações de governo que estão colaborando diretamente na segurança pública, como investimento em educação: valorização dos profissionais, construção de creches, reforma de escolas com ar-condicionados, além dos programas ProJovem Adolescente e Segundo Tempo, que tinha acabado em Juazeiro e retomou com um atendimento a 5 mil crianças. O prefeito também falou sobre as ações da Guarda Municipal e dos convênios com o Pronasci para implantação do Gabinete de Gestão Municipal Integrada, bem como as parcerias com as forças de segurança que atuam no município...

TV São Francisco leva Prêmio Sebrae de Jornalismo na Bahia

Da esquerda para a direita os jornalistas vencedores: Donaldson Gomes, na categoria impresso; Silvana Oliveira em rádio, Bruna Hercog em webjornalismo e Pablo Vasconcelos em televisão

Reportagem da TV São Francisco foi vencedora da etapa baiana da quarta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Os vencedores, também nas categorias jornalismo impresso, radiojornalismo e telejornalismo, foram conhecidos na noite desta quinta-feira, 3 de maio, na Sala de Arte Cine Vivo, no Shopping Paseo, bairro do Itaigara, em Salvador. Na Bahia foram 18 trabalhos finalistas nas 4 categorias. Os vencedores estaduais ganharam um troféu e um tablet e disputam a etapa nacional no dia 3 de julho, em Brasília...

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA TORNA SEM EFEITO JULGAMENTO DO TCM QUE HAVIA REJEITADO AS CONTAS DO PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE UAUA

Vereador João Alves de Uauá

Em email ao Blog o advogado Pedro Cordeiro informa que a Desembargadora Maria das Graças Osório Pimentel da 2ª Câmara Cível do TJ BA em ação anulatória nº 0305696-12.2012.8.05.0000  movida pelo vereador e presidente da Câmara de Uauá, João Alves dos Santos,  nesta quinta-feira, dia 03/05 em decisão judicial, tornou sem efeito o parecer  do Tribunal de Contas dos Municípios que havia rejeitado as contas da Câmara Municipal de Uauá, exercício 2010 de responsabilidade do presidente João Alves dos Santos. Confira:..

Após corte de salários dos professores greve ganha Força em Juazeiro e na Bahia

Não adiantou! Mesmo com os salários cortados os professores da rede estadual da Bahia não se intimidaram e a greve parece ganhar muito mais força. Exemplo claro aconteceu nesta quarta feira (02) quando em assembleia convocada pela APLB na Praça da Misericórdia, centro de Juazeiro, o número de participantes simplesmente triplicou em relação a outras manifestações. Foram músicas, discursos e entrevistas no local. Diante das lentes da TV São Francisco os professores prejudicados com o corte de salários exibiram os contracheques zerados, “mostrando o quanto o Governo Baiano é perverso. Ele demonstra claramente nesta atitude extremista a crueldade e o desrespeito com os pais e mães de família que fazem a Educação na Bahia. Além de cortar os salários ele também cortou o crédito Bancário Consignado e o Cred-Cesta. Diante do quadro, não nos resta alternativa a não ser engrossar o caldo e mais uma vez irmos à rua denunciar todos esses abusos”, declarou o presidente da entidade sindical, Antonio Carlos dos Santos. A APLB ainda convocou nova assembleia nesta sexta-feira (04) na Praça da Misericórdia a partir das 16h. ..

Presidente Dilma Rousseff suspende visita à Bahia

Foi adiado para uma data ainda não definida o lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, previsto para acontecer nesta sexta-feira (4), em razão do cancelamento da participação da presidente Dilma Rousseff, que alterou a agenda em razão de outros compromissos nesta data.

O Estaleiro do Paraguaçu, localizado no município de Maragojipe, no Recôncavo Baiano, terá investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, maior aporte privado realizado na Bahia nos últimos dez anos. Quando concluído, em 2014, terá capacidade para fabricação, até simultânea, de diferentes tipos de embarcações, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração.   ..

GOVERNADOR CORTA SALÁRIOS, MAS NÃO CORTA A DIGNIDADE DOS PROFESSORES DE JUAZEIRO E DA BAHIA, DIZ APLB

Indignados com a radicalização do Governador Wagner que autorizou o corte dos salários na folha de pagamento do mês de abril dos professores grevistas a categoria não se intimidou e lotou o auditório Maria de Lourdes Dias Teixeira da APLB Sindicato segunda-feira (30), dia em que antecedeu o dia Mundial do Trabalho. A categoria deu uma demonstração de força, união e determinação quando decidiu em assembléia pela continuidade do movimento. Durante a reunião vários professores usaram a palavra demonstrando total indignação e revolta, inclusive, reafirmando o compromisso de continuar em greve mesmo sob a ameaça de ficar sem salários.

O Professor Antonio Carlos, Diretor da APLB, se pronunciou ratificando também o compromisso do sindicato de continuar com a luta, inclusive, oferecendo toda a logística para que o movimento continue firme e forte. Em seguida foi colocada em votação e aprovada por unanimidade uma proposta de mais uma vez realizar manifestação em praça pública em protesto ao Governo Wagner e aos deputados que votaram contra os trabalhadores (as) da Educação do Estado da Bahia. O Ato Público acontecerá na Praça da Misericórdia nesta quarta-feira dia (02) às 4 da tarde...

João Neto, Destaque do Bahia de Feira vai para o Vitória

O presidente do Bahia de Feira, Thiago Souza, confirmou o empréstimo do atacante João Neto e do volante Carlos ao Vitória. “Eles estão indo por empréstimo com o valor de 50% dos direitos federativos estipulados”, disse. Entre os times, tudo certo.A negociação entre os dois times já havia sido anunciada, mas só agora o dirigente do time de Feira de Santana confirmou o empréstimo.  As aquisições já fazem parte da preparação do elenco rubro-negro para a disputa do Campeonato Brasileiro.

O Bahia de Feira, campeão baiano em 2011, não passou da primeira fase do Baianão 2012. O time comandado por Arnaldo Lira terminou na quinta-posição e perdeu a vaga nas semifinais na última rodada da etapa classificatória...