RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 9896 registros para a palavra: Bahia

Peroxy Bahia entra em operação no Polo Industrial de Camaçari

Uma nova empresa, desta vez de peróxido de hidrogênio, produto popularmente conhecido como água oxigenada, foi inaugurada nesta segunda-feira (5) no Polo Industrial de Camaçari. O peróxido de hidrogênio, que faz parte da cadeia produtiva da indústria têxtil e de celulose, não precisa mais ser importado pelas grandes indústrias instaladas no estado, como a Bahia Sul Celulose e a Veracel. Participaram da inauguração o governador Jaques Wagner e o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

De capital turco, a Peroxy Bahia vai produzir 40 toneladas/ano de água oxigenada e gerar cerca de 60 empregos diretos e 90 indiretos, com perspectivas de ampliação de mais 100 postos de trabalho. “A Peroxy é uma empresa que fabrica um produto que a gente não tinha na Bahia. Só era produzido em dois lugares no Brasil”, afirmou o governador. Ele disse que isso refletia na receita baiana, porque a água oxigenada é muito utilizada na indústria têxtil, de insumos químicos, na esterilização de embalagens, no tratamento de efluentes em diversos setores da indústria e principalmente no branqueamento da celulose...

A UNEB/DTCS - Juazeiro sediará o IV Encontro da RGV- Bahia

O Estado da Bahia, por sua localização geográfica e extensão territorial, abriga uma alta biodiversidade tanto em relação a espécies quanto a biomas e além da extensa diversidade biológica natural, encontram-se no estado enormes variações de sistemas agrícolas que envolvem importantes espécies cultivadas. Por conta destes dois fatores, a conservação e uso dos Recursos Genéticos Vegetais (RGVs) é uma alternativa para produção de alimentos de qualidade e geração de melhorias sócio-econômicas nas pequenas comunidades rurais do estado.

Buscando agregar o potencial intelectual e a capacidade institucional no estado e otimizar o aporte de recursos humanos e financeiros em ações integradas, foi criada, em 2005, a rede de pesquisa em RGV do estado da Bahia, que desde então promove encontros periódicos para analisar seus avanços que, neste ano, tem como marco a criação de dois cursos de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais.

O IV Encontro da RGV - Bahia será, este ano, acolhido pela cidade de Juazeiro, tendo como organizadora a UNEB através do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, e terá presença dos membros das instituições estaduais componentes da Rede, além de convidados nacionais que deverão aprofundar a discussão sobre redes de pesquisa, conservação e uso de recursos genéticos. Terá ainda a participação de membros de diferentes órgãos governamentais, buscando uma maior articulação e inserção da RGV Bahia no planejamento de ações dessa área estratégica para a Bahia...

Gonzaga Patriota quer dividir a Bahia em dois Estados

O Pará vai realizar, no dia 11 de dezembro, um plebiscito com sua população para decidir sobre a sua divisão territorial e federativa, com criação de mais dois novos Estados: Tapajós e Carajás. Mas o que poucas pessoas sabem é que outro projeto, nos mesmos moldes, está em discussão em Brasília. Apresentada pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), a proposta sugere que a Bahia seja dividida em duas, criando uma nova unidade federativa, o São Francisco, em uma área que já pertenceu a Pernambuco. O novo território corresponderia a 154 mil quilômetros quadrados, envolveria 35 municípios e é quase o dobro do tamanho do território pernambucano.

Os argumentos utilizados pelo deputado socialista são os mesmos justificados para a criação do estado do Tocantins, antes área de Goiás. “Vi Tocantins crescer, acompanhei o projeto desde o início. O local era uma área abandonada, mas depois da separação, se desenvolveu bastante. Queremos trazer este exemplo para aquela região da Bahia”, ressaltou Patriota.

Para o parlamentar, o local tem um grande potencial, mas faltam investimentos, que, segundo Gonzaga Patriota, poderiam ser capitaneados pelo governo baiano. “Existe um certo descaso por parte do próprio Estado (Bahia) com a região. Existem cidades lá que são referência no agronegócio”, disse. “Depois do projeto, o governo começou a observar mais o lugar e realizou algumas obras, mas não é o suficiente”, acrescentou...

Dia de Campo sobre o coco na Bahia

Pequenos produtores de coco dos perímetros irrigados Curaçá, Maniçoba, Mandacaru e Tourão participaram no último dia 23 de novembro do “II dia de Campo da Cultura do Coqueiro”. O evento realizado pela Codevasf em parceria com a Plantec possibilitou a troca de informações entre os produtores do coco da região, além de ter oferecido um suporte técnico através de palestras com especialistas de algumas áreas relacionadas à cultura. Para as palestras foram convidados o pesquisador da Embrapa, Dr. Adalberto Alencar para falar sobre o controle fitossanitário, o professor da Universidade do Estado da Bahia, Dr. Paulo Pinto que deu dicas sobre nutrição, e para apresentar as perspectivas de mercado do coco e agroindustrialização, foi convidado o gerente de mercado da Ducoco Produtos Alimentícios S.A, Francisco das Chagas.

Carlos Cavalcanti, Gerente de Irrigação da Codevasf, falou da importância do dia de campo para os produtores. “Dia de campo para mim é pura assistência técnica. Você chega e aprende diversas coisas em um único dia. O evento realmente foi um sucesso total, isso mostra que o produtor acredita na assistência técnica”, afirmou Cavalcanti.

..

ESPAÇO DO LEITOR: FERROVIA OESTE-LESTE "A MAIOR OBRA DA HISTÓRIA DA BAHIA" E A FERROVIA JUAZEIRO-SALVADOR?

Quase R$ 7 bilhões de reais, mais que a obra de transposição do rio São Francisco. O vídeo institucional da construção da ferrovia oeste-leste, que vai cortar o estado da Bahia até Tocantins é impressionante, vejam!

Ilhéus vai dobrar o seu PIB e deve tornar-se a terceira cidade da Bahia em pouco mais de cinco anos, segundo projeções. Jequié, Caetité, Brumado, Barreiras, São Desidério também duplicarão suas economias...

Famec de Casa Nova vence 3ª etapa da VI Copa Bahia de Bandas e Fanfarras – 2011

A Fanfarra Municipal Estrelas Casanovenses venceu, no último final de semana, em Juazeiro, a 3ª Etapa classificatória, da VI Copa Bahia de Bandas e Fanfarras – 2011, na categoria musical simples com evolução. A Famec venceu a primeira etapa do campeonato em Casa Nova, e a segunda em Araci. 

A final da VI Copa Bahia de Bandas e Fanfarras, promovida pela Federação de Bandas e Fanfarras do Estado da Bahia – FBF/BA acontece no dia 28 de dezembro, em Jaguarari. “Com o apoio da prefeitura de Casa Nova, a Famec já ganhou três etapas que lhe garante o troféu como campeã geral, podendo também, ao disputar a grande final sair de lá com dois troféus”, destaca o regente, Roberto Neves. “A competição se classifica bem mais do que meras demonstrações coreográficas e musicais, sua motivação está fundamentada em oportunizar aos jovens músicos o contato com o universo da música de forma profissional”, afirmou o regente...

Bahia ganha mais uma fábrica de aerogeradores para energia eólica

Campeã do Nordeste em atração de grandes investimentos estrangeiros, a Bahia ganha nesta quarta-feira (30) mais um importante empreendimento industrial, com a inauguração, em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador, de uma unidade da Alstom, fabricante francesa de aerogeradores para produção de energia eólica no Estado. A empresa investiu de R$ 50 milhões e vai gerar 150 empregos diretos e 500 indiretos.

Este é um dos assuntos em destaque do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (29), quando Jaques Wagner ressalta o bom momento da economia baiana e brasileira e fala também do lançamento, na semana passada, da pedra fundamental do Complexo Acrílico da Basf, em Camaçari, e da segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem a expectativa de construir na Bahia mais 160 mil unidades habitacionais até 2014...

CNJ investiga três juízes na Bahia por denúncias de compra de terra e grilagem

A corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, revelou ontem que o órgão está investigando operações suspeitas envolvendo um grupo de juízes em um esquema de compra de terras e grilagem em áreas de grande extensão no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e divisa entre Bahia e Goiás. A trama envolve tabelionatos e cartórios de registro de imóveis, informou a corregedora.

Os casos incluem cancelamento de títulos e matrículas em cartórios por ordem judicial, intervenções e ações reivindicatórias sem título adequado e concessão de liminares para imissão de posse indevida, tutela antecipada em ação por uso capião, entre outros expedientes. De acordo com a ministra, as terras têm sido usadas para o cultivo de soja...

Comitiva do Diretório do PC do B de Sento Sé é recebida pelo Superintendente de Tecnologia e Inovação em Saúde da Bahia

Uma comitiva do Diretório Municipal do PC do B de Sento Sé foi recebida quarta-feira (23), pelo Superintendente de Tecnologia e Inovação em Saúde do Estado, Alfredo Boa Sorte, em Salvador. Na oportunidade os militantes partidários Peranclis e Adriano Gonzaga, respectivamente, Presidente e Vice do Diretório Municipal do partido em Sento Sé, debateram temas relacionados à prestação de saúde, em ação integrada no âmbito estadual e municipal, além do fortalecimento do projeto político do partido, que pretende disputar as eleições majoritárias de 2012, lançando candidatura própria.

Demonstrando preocupação com o amadurecimento do projeto que será apresentado para debate com o povo sentosseense, a comitiva busca definir para os próximos dias, encontros em Brasília no Ministério de Minas e Energia e Ministério do Esporte, com vista a tratar das demandas locais e iniciativas políticas para a geração de emprego e renda, com destaque para o campo da energia eólica, e o fortalecimento do esporte no município, diante dos incentivos financeiros oriundos das Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil...

Galo avalia reativação de comarcas na Bahia

Os municípios de Gentio do Ouro, Maraú, Palmeiras, Planalto, Santa Luzia, Tremedal e Capela do Alto Alegre conseguiram manter os seus serviços nos cartórios civis e criminais das comarcas. Esses sete municípios baianos estavam entre os 50 que tiveram suas comarcas desativadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O parlamentar petista, Marcelino Galo, avaliou a importância da reativação dessas sete comarcas principalmente das dos municípios de Maraú e Gentio do Ouro que, como outros da Bahia, entraram com uma representação no TJ-BA e conseguiram reverter a decisão da maioria dos desembargadores do Tribunal, quando desativaram as comarcas para reduzir os gastos do Judiciário. 

Durante reunião no começo do mês de novembro, o deputado Marcelino Galo explicou para a presidenta do TJ-BA, Telma Brito, junto com o prefeito do município, Antonio Silva Santos (Pitu) e o procurador municipal, Marco Aurélio, a importância da comarca em Maraú. Na peça jurídica protocolada pelo município constam as justificativas de Maraú para ter de volta a comarca, como os diversos empreendimentos do setor hoteleiro e obras com recursos federais. “Levamos ao conhecimento da presidenta que a comarca existe há 48 anos e que são 16 serventuários trabalhando no local, sendo seis bancados pela prefeitura e temos que considerar ainda os investimentos que Maraú receberá, com a participação direta de mais de 8 mil pessoas. São obras do setor hoteleiro que desenvolverá o turismo na região”, completa o parlamentar petista. ..

Definidas emendas do Orçamento da União 2012 para a Bahia

Os parlamentares da bancada baiana no Congresso definiram ontem (23) as emendas que serão apresentadas para o Orçamento Geral da União do exercício de 2012. No total, são 15 emendas de bancada, três dos senadores e outras três de remanejamento. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), “a bancada buscou essa coesão ao apresentar as 21 emendas para que tivéssemos a oportunidade de discutir com o governo federal a liberação dos recursos e, principalmente, dotar o estado da Bahia de condições para ampliar a sua capacidade de desenvolvimento e crescimento”, destacou. 

Dentre as principais reinvidicações estão reformas de hospitais públicos em Salvador, a construção do aeroporto de Vitória da Conquista, recursos para aquisição de equipamentos para universidades estaduais, federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), segurança pública, tratores e equipamentos para agricultura e para reforma do Teatro Castro Alves. “Além disso, queremos garantir verbas para custear os estudos necessários para implementação do Vetor Oeste, que inclui a Ponte Salvador-Itaparica, para uma segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal, ampliação do metrô até Cajazeiras, investimentos no terminal de granéis líquidos do Porto de Aratú, em estradas e na construção da barragem do Rio Colônia, em Itabuna”, informou o senador. 

Pinheiro adiantou que uma das emendas será dedicada para a construção de um Centro Integrado de Emergências, que vai concentrar serviços de polícia, bombeiros e atendimento médico (Samu) através de um único número telefônico. Ele também destacou que o valor total das emendas pleiteadas pela bancada baiana pode ultrapassar os R$700 milhões.  Dentre as emendas de remanejamento, destaque para investimentos no Perímetro de Irrigação de Ceraíma, na região de Guanambi, e no anel rodoviário da BR-116, em Euclides da Cunha.  ..

Ministro da Saúde lança programa na Bahia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Salvador na primeira semana de dezembro para oficializar a implantação do programa SOS Emergências. O Hospital Geral Roberto Santos, que faz em média 35 mil atendimentos ambulatoriais por mês de pacientes da capital e interior, foi contemplado com o programa lançado no início deste mês pelo governo federal, através do ministério. O objetivo do SOS Emergências é qualificar a gestão e o atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde.

Para isso, serão adotadas medidas como o acolhimento e classificação de risco dos pacientes. Logo ao entrar no hospital, o paciente será acolhido por uma equipe que definirá o seu nível de gravidade e o encaminhará ao atendimento específico que necessita. Também será organizada a gestão de leitos, fluxo de internação e a implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos...

Assessoria do Deputado Federal Joseph Bandeira é recebida pelo Diretor Geral do DETRAN na Bahia

Na tarde de ontem (21), o assessor do Deputado Federal Joseph Bandeira, Josafá Mota, foi recebido pelo diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN), Major Maurício Botelho, em seu gabinete em Salvador.

No encontro, o assessor do parlamentar juazeirense solicitou a reforma das instalações da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito de Juazeiro (CIRETRAN), no que diz respeito à modernização do sistema de informática, bem como aquisição de uma viatura para fiscalização do trânsito. Atualmente, o órgão regional atende as cidades de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes...

Presidente do Bahia rechaça praga de cartola rival: “Vamos vencer Juazeiro ou Juazeirense na final"

O presidente do Juazeirense e deputado estadual Roberto Carlos (PDT) atribuiu a seca de títulos do Bahia a uma “praga” jogada pela população de Juazeiro. O motivo, segundo o parlamentar-cartola, foi título do Campeonato Baiano conquistado pelo tricolor em 2001, em cima do Juazeiro, que ainda estaria “engasgado” na garganta dos torcedores locais. Ciente disso, Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia, tratou de responder o dirigente do Cancão do Fogo.

“Vou conversar com ele para desfazer essa praga. Se for isso mesmo, tem que desfazer. Lógico que eu quero que o Bahia ganhe os campeonatos que se dispute, mas é bom ver os times do interior chegarem na final. Espero que o Juazeiro ou Juazeirense consigam chegar nas finais do Baianão, para, quem sabe, o Bahia meter 3 a 1 novamente, lá no Adauto Moraes. Tomara que isso aconteça”.

Roberto Carlos não quer saber de conversa. Ele afirmou que só tem uma maneira de a “praga” ser desfeita: algum time de Juazeiro ser campeão diante do Tricolor de Aço (a cidade tem dois representantes no Campeonato Baiano). O cartola ainda afirmou que o título de 2001 não foi “legítimo”.

“Foi a praga do povo de Juazeiro, que questionou a legitimidade do título do Bahia em 2001. E para o Bahia ganhar novos títulos do Baianão é preciso perder um para o Juazeiro ou para o Juazeirense. Por isso estamos nos organizando para ser campeão em cima do Bahia em 2012 assim liberar o Bahia para conquistar outro título”, cogitou. ..

Bahia terá nova usina de etanol no Vale do São Francisco

A Bahia terá uma usina de álcool em Pilão Arcado, na região do Vale do São Francisco. O projeto prevê investimentos de R$ 4 bilhões, valor 45 vezes maior que o PIB da cidade – o último relatório do IBGE indica que o total de riquezas geradas pelo município foi de R$ 89 milhões em 2008. O protocolo para instalação da usina já foi assinado e o anúncio oficial deve ser feito nas próximas semanas. A construção da unidade será feita por um consórcio formado por três sócios, afirmou uma fonte ligada ao projeto. Participam do negócio uma empresa da Bahia, uma de São Paulo e outra do Rio de Janeiro.

A Petrobras, por meio de sua subsidiária PBio, será um parceiro estratégico na usina. A estatal deve fechar acordo para comprar toda a produção da unidade, que deve superar todo o volume produzido pelo Rio de Janeiro por ano safra. Até agora, o Estado produziu 68,7 mil metros cúbicos de álcool na safra 2011/2012, de acordo com dados do Ministério da Agricultura. As negociações com a estatal estão em fase avançada, segundo uma pessoa próxima às empresas. Também não está descartada a participação da Petrobras como sócia no projeto, afirmou a fonte. Procurada pelo iG, a assessoria de imprensa da Petrobras informou que a empresa não vai comentar o assunto...

A BAHIA E OS GRANDES PROJETOS

A Bahia precisa se unir em torno dos projetos estruturantes que são fundamentais para o seu desenvolvimento. Refiro-me, entre outros, a obras como a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul, a modernização dos portos e o projeto de mobilidade urbana. Esses projetos são essenciais para o nosso estado em termos sociais e econômicos, por isso, torna-se fundamental que os interesses econômicos, políticos e corporativos sejam minimizados de forma a acelerar sua consecução. Em relação ao projeto de mobilidade urbana, por exemplo, é fundamental que as empresas que participaram do processo de escolha do modal assumam a opção governamental e se incorporem no projeto tocado pelos governos federal e estadual, pois cada atraso representará um prejuízo para Salvador e para os baianos.

O mesmo pode ser dito do Porto Sul cuja localização foi modificada atendendo às preocupações da população e das entidades ambientalistas, e que não pode, na nova localização, continuar sendo questionado como projeto em sua essência. Claro, parcelas organizadas da sociedade civil e os grupos ambientalistas podem e devem oferecer e negociar sugestões e propostas para a implantação do novo porto, mas obstaculizar o início das obras e sua conclusão será um desserviço para a Bahia...

ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: CURAÇÁ OCUPA A POSIÇÃO 255º ENTRE OS MUNICÍPIOS DA BAHIA E 5054º NACIONAL

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou recentemente o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que acompanha a evolução e desenvolvimento dos 5.564 municípios brasileiros e o resultado da gestão de suas prefeituras. O Índice é um estudo anual dos municípios que se baseia em três áreas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Com base nos cálculos de 2009, o município de Curaçá alcançou 0,5048 e mesmo superando o ano de 2008 em 7,8%, quando atingiu apenas 0,4681, desta vez, fica apenas com a posição 255º entre os municípios baianos e 5054 no ranking nacional. O índice Brasil é de 0,7603, e o da Bahia é de 0,6535. Dentre os municípios baianos mais próximos, Paulo Afonso ocupa o 12º lugar, seguido por Juazeiro, na posição 21, e entre os circunvizinhos com mesmo porte, Curaçá fica atrás de Jaguarari (38º) Chorrochó (55º) e Abaré (115º)...

XV Congresso Brasileiro de Mandiocultura será na Bahia

A decisão foi anunciada em Maceió, onde está acontecendo até sábado, (19), o XIV Congresso Brasileiro de Mandioca, com a participação de centenas de produtores, empresários, pesquisadores, estudantes de Agronomia e delegações de vários países, além de membros da Câmara Setorial da Mandioca estadual e também da nacional. Uma significativa delegação baiana, composta por produtores de mandioca de regiões como Santo Antonio de Jesus e Vitória da Conquista, onde acabam de ser inauguradas duas modernas fábricas de fécula e amido modificado, está na capital alagoana, participando do evento, (o mais significativo do setor), e vibrou muito com a conquista do direito de sediar na Bahia a XV edição do congresso.  A escolha da Bahia para receber o próximo congresso aconteceu por unanimidade dos votos dos delegados da Sociedade Brasileira de Mandioca. 

A delegação baiana, usando camisas com a marca do congresso, chamando-o para a Bahia, contou com a presença de baianas estilizadas, distribuindo fitas do Senhor do Bonfim e material promocional. O secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que na noite de quarta-feira, (16), representou o governador Jaques Wagner, na abertura oficial do congresso, disse no seu pronunciamento que “o próximo congresso acontecer na Bahia premia todos os milhares de produtores do Estado que tem feito por merecer, utilizando tecnologias de ponta e consequentemente aumentando a produtividade, se organizando e agroindustrializando a mandioca”. ..

Governador sanciona Lei que instituiu Plano Estadual de Juventude na Bahia

A Lei 1835/2010, que instituiu o Plano Estadual de Juventude na Bahia foi sancionada pelo Governador Jaques Wagner na manhã desta quinta-feira, dia 17 de novembro, na Sala de Reuniões, na Governadoria, na presença de integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e da Coordenação Estadual de Juventude (Cojuve). A aprovação do Plano na Assembléia Legislativa no dia 03 de novembro foi resultado de uma intensa mobilização juvenil, que começou com a I Conferência Estadual, realizada em 2008 e culminou com a II Conferência Estadual da Juventude, que reuniu, durante 3 dias, na Escola Parque, em Salvador, mais de 2 mil jovens de todas as regiões do Estado.

O plano trata da garantia do acesso a educação pública de qualidade, saúde, qualificação profissional, cultura, lazer, esporte, tecnologia de informação e tudo que está relacionado aos direitos juvenis. A conferência estadual elegeu 42 delegados para representar a Bahia no encontro nacional, em Brasília. Duas vagas ficaram com jovens em cumprimento de medida socioeducativa e três para as comunidades e povos tradicionais...

PSOL realiza III Congresso Estadual na Bahia

Entre os dias 12 e 13 de Novembro, o PSOL Baiano realizou seu III Congresso Estadual, com a presença de cerca de 250 filiados, militantes e delegados oriundos de cerca de 70 cidades em todos o estado. Foram eleitos cerca de 148 delegados estaduais em cerca de 45 cidades. O Congresso discutiu e debateu políticas para os próximos períodos, elegeu uma nova direção estadual, conselho de ética e fiscal, além de eleger 19 representantes para o congresso nacional que ocorrerá entre os dias 2, 3 e 4 de Dezembro, em SP.

Foram inscritas duas chapas com os seguintes resultados: A Chapa (I) Dos dissidentes do MES Tese Brasil Real, encabeçada pelo Secretário Geral do PSOL e dirigente Nacional Ronaldo Santos, Icaro Argolo e Everaldo Silva, Ex-candidato a Vice Governador pelo PSOL em 2010, 60 Votos, 44.02%, elegendo 8 Delegados Nacionais, 11 Membros da Direção Estadual, sendo 4 na Executiva Estadual, 2 membros do conselho de ética e 1 membro no conselho fiscal. ..