RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 289 registros para a palavra: norte da Bahia

Região Norte da Bahia contará com 52 novas viaturas da Polícia Militar

Os municípios da região norte da Bahia contarão com um reforço na segurança pública. Em breve, serão entregues 52 novas viaturas da Polícia Militar. A notícia foi dada pelo comandante-geral da PM, Coronel Anselmo Brandão. Ele também fala sobre a abertura de concurso da corporação com mais de 2 mil vagas para soldados e oficiais, e destaca a redução de 16% no número de homicídios em todo o estado, além de ações como a Ronda Maria da Penha e as atividades sociais promovidas pelas Bases Comunitárias de Segurança.

Ouça o áudio com a fala do Coronel Anselmo Brandão..

Sobradinho: FAMBEC vence o Campeonato de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia

No último domingo (18), a FAMBEC – Fanfarra de Sobradinho participou do encerramento do Campeonato de Bandas e Fanfarras do norte da Bahia, que aconteceu na cidade de Uauá. O concurso contou com a participação de cerca de 12 agremiações, reunindo mais de 600 músicos de toda a região. Na competição houve disputas nas categorias Musical, Marcial, Marcial em Evolução, Mista e Mista com Evolução. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com o troféu Flávio Solano, uma homenagem ao músico de Uauá, vítima de um acidente entre uma carreta e ônibus que transportava integrantes de uma fanfarra, ocorrido em novembro de 2018.

Na oportunidade, a FAMBEC – Fanfarra de Sobradinho, conquistou o título de campeã 2018 na categoria Marcial, e garantiu o primeiro lugar na etapa classificatória da competição. O evento foi realizado pela Prefeitura de Uauá e organizado em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia (ABANFAN)...

Cipes Caatinga e Nordeste localizam 40 mil pés de maconha na região de Canudos, Norte da Bahia

Uma operação conjunta entre as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Caatinga e Nordeste erradicou, na sexta-feira (16), cerca de 40 mil pés de maconha. Com uso de drone a plantação foi descoberta na cidade de Canudos. Uma denúncia anônima indicou o plantio ilegal no distrito de Bendegó. Após algumas horas sobrevoando a região, os PMs encontraram cerca de 40 mil pés de maconha, uma quantidade relevante da erva já colhida e acampamentos usados pelos criminosos que davam manutenção no plantio. 

Com a chegada das guarnições um grupo fugiu utilizando um veículo, mas um integrante do bando, ainda não identificado, foi cercado e preso com uma espingarda. Após juntar os milhares de pés de maconha, os materiais foram queimados. "Mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na Bahia. Não paramos", garantiu o comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PM, coronel Sérgio Freire...

Uauá recebe etapa do Campeonato de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia

A Prefeitura de Uauá realizará neste domingo (18), a etapa 2018/2019 do Campeonato de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia. Organizada em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia (ABANFAN), a competição acontecerá na Praça dos Quiosques, a partir das 15h.

O concurso contará com cerca de 12 corporações, reunindo mais de 600 músicos de toda região. A competição terá disputas nas categorias Musical, Marcial, Marcial com Evolução, Mista e Mista com Evolução. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com o troféu Flávio Solano, uma homenagem ao músico uauaense vitima do acidente entre uma carreta e ônibus que transportava integrantes de uma fanfarra, ocorrido em novembro de 2018...

Novo voo Salvador-Petrolina incrementa turismo no norte da Bahia

Almoçar ao meio-dia em Salvador, pegar metrô às 14h, chegar ao Aeroporto antes das 15h, decolar às 16h e desembarcar em Petrolina (PE) às 17h20. Agora isso é possível em qualquer dia da semana. Na  sexta-feira (14), o voo inaugural da nova rota diária Salvador-Petrolina, realizado pela Passaredo Linhas Aéreas, foi marcado por evento comemorativo da Bahiatursa, vinculada à Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Na volta, a decolagem ocorre às 17h45, com pouso às 19h05.

Um dos passageiros do voo inaugural, o médico Maurício Almeida mora em Feira de Santana e afirmou que "este voo se encaixou perfeitamente para mim. Eu trabalho em Salvador e logo estarei em Petrolina. Tenho amigos que foram de carro e vão estar lá às 22h. São de seis horas de estrada". ..

Produtores rurais do Norte da Bahia conhecem abatedouro em Remanso

Fortalecer a cadeia produtiva da caprinovinocultura no Norte da Bahia, organizar e integrar produtores e empresas rurais, levar conhecimento e inovação para o campo e desenvolver estratégias para intensificar o acesso do produtor a novos mercados.  Esses são os principais objetivos do programa Bioma Caatinga, que vem sendo desenvolvido nos municípios de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Curaçá e Uauá desde 2013.

Uma das ações do programa foi realizada na última segunda-feira, 3 de junho, na cidade de Remanso, onde cerca de 40 produtores, empresários de frigoríficos, restaurantes, casa de rações e representantes do Sindicato de Produtores Rurais conheceram as instalações e atuação do abatedouro Cabrabom...

Univasf promove curso de Libras para Policiais Militares em parceria com o Comando de Policiamento da Região Norte da Bahia

O Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), promove o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Policiais Militares (PMs) da Região Norte do Estado da Bahia. O curso, dividido em duas etapas, começou no dia 29 de abril, com ensino na modalidade de Educação a Distância (EaD). As aulas presencias iniciaram ontem (6), no Bloco de Salas de Aulas do Campus Sede, em Petrolina (PE), e terminam no dia 16 de maio.

O curso tem o objetivo de formar PMs, de 16 unidades da Polícia Militar de cidades baianas, como Juazeiro, Capim Grosso, Paulo Afonso e Jacobina, para a comunicação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, com isso, atender de forma mais efetiva a comunidade surda. Trinta e um policiais participam da ação. A formação atende a Lei 13146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, tratando principalmente no que diz respeito à atuação do profissional com o sujeito surdo. ..

Menino de 8 anos é encontrado morto após se afogar no Rio São Francisco, norte da Bahia

Uma criança foi encontrada morta após se afogar no Rio São Francisco, próximo ao porto da cidade de Juazeiro, no último sábado (4). A vítima foi identificada como José Henrique da Silva Brito, de 8 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Juazeiro, o corpo foi encontrado em um local que é considerado perigoso e impróprio para banho.

A polícia não tinha detalhes sobre com quem José Henrique estava no momento do incidente. O corpo da criança foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro. A polícia não tinha informações com relação ao enterro da vítima. José Henrique foi a décima vítima de afogamento em Juazeiro e quarta no Rio São Francisco, neste ano...

Palestra discute a importância da Uneb de Juazeiro para o desenvolvimento da região norte da Bahia nesta quinta-feira (25)

Professores, alunos e técnicos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus III, em Juazeiro, estarão reunidos nesta quinta-feira (25) para participar de uma palestra que vai discutir sobre a atual situação das instituições de ensino superior. O evento acontece no Auditório Multimídia do Departamento de Ciências Humanas (DCH), a partir das 16h, e é aberto para toda comunidade.

A palestra também pretende discutir sobre a importância da Uneb para o desenvolvimento das cidades, com foco no Campus III que atende estudantes de diversos municípios da região norte da Bahia. O DCH e o Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) dispõem de seis cursos de graduação (Jornalismo, Pedagogia, Direito, Engenharias Agronômica e de Bioprocessos e Administração), além de três programas de Mestrado e dois de Doutorado...

Codevasf apoia associação de piscicultores no Norte da Bahia

Na comunidade de Aldeia Cajueiro, localizada no interior do município de Curaçá, na região Norte da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está apoiando uma associação criada por um grupo de moradores, a maioria jovens, que decidiram há cinco anos apostar na atividade da piscicultura para a geração de novos empregos e aumento da renda familiar. A localidade está inserida na área de atuação da 6ª superintendência regional da Companhia, sediada em Juazeiro (BA).

Neste mês os piscicultores receberam da Codevasf cerca de 12 toneladas de ração para criação intensiva de peixes. A ação ocorre no contexto de apoio a Arranjos Produtivos Locais (APL), e o investimento do governo federal foi de R$ 29,6 mil. "Aqui nós produzimos perto de 16 toneladas de peixe por mês, e vendemos para as cidades próximas, como Curaçá e Chorrochó, na Bahia, e Orocó e Cabrobó, em Pernambuco. Parte destes peixes também vai para o estado da Paraíba", afirma Maricelio Gonzaga de Araújo, presidente da Associação de Piscicultura da Aldeia Cajueiro, que reúne 18 famílias...

O Loteamento Alto do Juazeiro segue com vendas expressivas na região Norte da Bahia

Com uma estrutura completa e mais de 3 mil lotes, o Loteamento Alto do Juazeiro se tornou um excelente atrativo para quem busca um bairro planejado. O empreendimento está recebendo uma grande procura de moradores de cidades circunvizinhas que estão escolhendo Juazeiro (BA) para fazer morada.

Entre as diversas vantagens de viver em um bairro planejado, está a falta de preocupação com a infraestrutura, já que o local será entregue aos futuros moradores com pavimentação, saneamento e iluminação. Outro diferencial é o investimento na drenagem para evitar inundações durante períodos chuvosos na região, detalhe que não passou despercebido pela equipe de geógrafos que estiveram no local...

Rio São Francisco: Projeto beneficia 4 mil produtores do norte da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas

Com o objetivo de ofertar alternativas tecnológicas e incentivar o aparecimento de novos empreendedores na região dos Lagos do rio São Francisco, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) firmaram uma parceria que visa beneficiar cerca de 4 mil produtores de 12 cidades nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia. A iniciativa busca fomentar a produção agropecuária da população local por meio de ações integradas junto à comunidade.

Localizadas na região do submédio e do baixo São Francisco, onde estão instaladas barragens e usinas hidroelétricas, as cidades atendidas pelo projeto podem ganhar um incremento na rotina produtiva a partir do uso das potencialidades dos lagos e da inserção de novas atividades econômicas na agropecuária. ..

Pindobaçu: Acidente em mineradora no distrito de Carnaíba deixa mortos

Dois funcionários de uma mineradora morreram em um acidente ocorrido ontem terça-feira (15), no distrito de Carnaíba, que fica no município de Pindobaçu, norte da Bahia, segundo informações da Polícia Civil.

Conforme a polícia, a empresa atua na exploração de esmeraldas na região. Ainda não há detalhes de como o acidente ocorreu. Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Senhor do Bonfim. Equipes do órgão seguem no local, nesta quarta-feira (16), para realização da perícia...

Juazeiro: Mulher denuncia marido por agressão a pauladas e incêndio; suspeito fugiu

Uma mulher de 38 anos denunciou casos de agressões feitos pelo marido, na madrugada deste sábado (12), em Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo Maria Soleneide, o companheiro a agrediu com pauladas na cabeça e colocou fogo na casa em que o casal morava. O filho deles de 4 anos estava dentro do imóvel e queimou o pé.

De acordo com Maria Soleneide, o casal, que estava junto há 14 anos, discutiu porque o homem não aceitava o fim do relacionamento. A mulher contou que eles estavam separados há três meses, por causa dos ciúmes que ele apresentava. "[Ele] me bateu, pegou um pau e furou minha cabeça. Ele disse que se eu denunciasse, ia colocar fogo na nossa casa, mas eu não acreditei. Fui denunciar para a polícia, mas não deu tempo, tive que voltar porque a casa tava pegando fogo", contou Maria Soleneide...

Sebrae anuncia novas turmas do Empretec no Norte da Bahia; Seminários acontecem em Casa Nova e Juazeiro

Quem começou 2019 cheio de expectativas e planos para se tornar dono do próprio negócio ou expandir empresas já atuantes no mercado não pode perder a oportunidade de participar do Empretec. O Sebrae em Juazeiro anunciou as novas turmas no Norte do estado com uma novidade: a realização do programa também no município de Casa Nova. 

Em Juazeiro, as entrevistas para seleção acontecem de 7 a 10 de maio e o seminário, de 20 a 25 de maio. Já em Casa Nova, as entrevistas seletivas serão realizadas de 25 a 28 de fevereiro e o seminário Empretec, de 18 a 23 de março...

Bebeto e Tum garantem R$ 9 milhões em emendas para a saúde de cidades do norte da Bahia

Cinco cidades do norte da Bahia contarão com recursos extras, de aproximadamente 9 milhões de reais, para a área da saúde em 2019. Os repasses, que são oriundos da cota de emendas parlamentares do deputado federal Bebeto Galvão (PSB), foram assegurados para as cidades de Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Curaçá e Sento Sé por meio de uma articulação do deputado estadual eleito Tum (PSC). 

Foram destinados 1,1 milhão de reais para Sobradinho, 1 milhão de reais para Pilão Arcado, R$ 2 milhões para Curaçá, 991 mil reais para Sento Sé e 4 milhões de reais em emendas para financiar o atendimento de saúde em Casa Nova...

Com mais de 2.500 cisternas entregues, Constesf amplia o acesso a água no norte da Bahia

Atualmente mais de 2.500 famílias estão com suas vidas transformadas em 10 municípios do norte da Bahia. Isso graças ao Projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), que está construindo e entregando tecnologias sociais capazes de armazenar até 500 mil litros de água e garantir a sobrevivência das famílias durante meses de seca.

São 2.564 tecnologias sociais dividas entre cisternas de consumo humano (16 mil litros), cisternas de produção (52 mil litros) e barreiros (500 mil litros) que estão distribuídas nos seguintes municípios: Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Curaçá, Uauá, Remanso, Sento-Sé, Pilão Arcado, Canudos e Campo Alegre de Lourdes.

O Projeto Cisternas ajuda famílias garantindo o direito à renda, segurança alimentar e saúde, a partir da captação e armazenamento adequado da água da chuva, para o consumo, a preparação de alimentos, o cultivo agro ecológico e a criação de animais. Portanto, gerando não só saúde e qualidade de vida, mas uma renda, muitas vezes perdida por causa da seca que mata plantas e animais...

Deputado Zé Neto agradece votação

Olá, meus amigos de Juazeiro! Passando para agradecer a cada um de vocês pelos 721 votos. A vitória do domingo (7), com mais de 129 mil votos, estando entre os mais votados da Bahia, especialmente em minha cidade, em Feira, com mais de 50 mil votos, é algo que realmente coroa o nosso trabalho, a nossa determinação de buscar fazer sempre o melhor pelo nosso Estado e pelo povo. E agora vamos que vamos com todo gás, energia do bem, paz no coração e com toda vontade de acertar para o segundo turno.

..

Em debate Zó mostra mais uma vez está preparado para representar a região Norte da Bahia

O deputado estadual e candidato à reeleição Zó (PCdoB) participou na noite desta quarta-feira (12) de um debate na sede da APLB em Juazeiro. Promovido pelos movimentos sociais UniNegro, União Brasileira de Mulheres, Coletivo Abdias e União da Juventude Socialista, Zó mostrou mais uma vez está preparado  para representar, na Assembleia Legislativa da Bahia, os interesses dos moradores da região norte.  

“Eu não poderia me furtar de um debate organizado pelos movimentos sociais que foi de onde eu vim. Poder conversar com as pessoas e responder seus questionamentos enriquece a caminhada”, avaliou Zó...

Empreendedores do Norte da Bahia recebem orientações sobre negociação nas empresas

As negociações fazem parte da rotina dos empreendedores. Dentro e fora da empresa, é preciso lidar com clientes, fornecedores, sócios, colaboradores, e encontrar resultados positivos que atendam a todos os interessados. Para ajudar os donos dos pequenos negócios nessa tarefa, o Sebrae promoveu esta semana, no Rapport Hotel, em Juazeiro, a oficina de negociação empresarial.

A capacitação apresentou os diversos perfis de negociadores, estimulando os participantes a perceber o seu perfil e melhorar sua capacidade de negociar. "A base da capacitação foi demostrar que para uma pessoa ganhar não é necessário outra perder, num processo de negociação. Todas as partes podem e devem ganhar, para que os negócios se tornem sustentáveis e fortaleçam a economia local", disse o facilitador da oficina, Jozelito Ribeiro...