RedeGN - Imprimir Matéria

Ligações clandestinas de energia são removidas na cidade de Glória, no Norte da Bahia

18 de Oct / 2021 às 16h42 | Policial

A Neoenergia Coelba, em parceria com a Polícia Civil, identificou e removeu 11 ligações clandestinas no município de Glória, no Norte da Bahia. Na operação, foram recuperados 100 MWh de energia, que seria suficiente para abastecer aproximadamente 900 residências durante um mês. Após a remoção das irregularidades, que representavam risco para a população e ao fornecimento de energia da região, os técnicos regularizaram o fornecimento das residências e negociaram os valores decorrentes dos prejuízos causados pelo faturamento incorreto. 

Participaram da operação dez técnicos da distribuidora e uma viatura da Polícia Civil. No total, a equipe vistoriou 28 unidades consumidoras, encontrando irregularidades em 11 delas. Os valores recuperados dos desvios implicarão em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.  

A operação ocorreu após vistoria em campo e análises do centro de inteligência da Neoenergia Coelba. Foram utilizados softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo. Esses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia. 

Crime e denúncias           

A distribuidora reforça que os "gatos" representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.  

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou aqui pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade. 

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.