Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Jerônimo Rodrigues - Governador da Bahia

"Não se faz um omelete sem quebrar ovos"

Governador Jerônimo Rodrigues avaliando processo de escolha do seu candidato a  prefeito em Juazeiro.

Outras Notícias

Comunidades de Cabrobó recebem Comunicação Itinerante do Projeto São Francisco

A equipe da Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco estará em duas comunidades rurais de Cabrobó (PE) nesta semana: Carreiro de Pedra, às 14h30 desta terça-feira (26/1), e Maria Preta, às 14h30 de quarta-feira (27). O objetivo é informar e esclarecer dúvidas sobre a maior obra de infraestrutura hídrica do país.

Em 2016, a Comunicação Itinerante já esteve em outras quatro comunidades rurais de Cabrobó: Represa, Sanharó, Curralinho e Ponta da Ilha. Moradores das comunidades de Umãs, em Salgueiro (PE), e de Roças Velhas, em Floresta (PE), também já receberam a ação neste ano...

Fonte: MI

Prefeito Isaac reúne equipe de governo para avaliação dos danos causados pelas fortes chuvas

O prefeito Isaac Carvalho reuniu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 25, todo o seu secretariado para avaliarem os danos causados pelas fortes chuvas que atingem o município neste mês de janeiro. O Chefe da Defesa Civil do município, Adalberto de Carvalho, também esteve presente. 

De acordo com a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), 50 famílias estão desabrigadas no momento e se encontram instaladas na Escola Municipal José Pereira, no bairro Itaberaba. “Essas familias estão recebendo atendimento social, como alimentação, colchões, material de limpeza, acolhimento nas creches e prioridade no atendimento médico. Tudo sendo feito através da parceria com a Defesa Civil, as Secretarias de Educação e Esportes e da Saúde”, informou a titular da SEDIS, Lindsai Amaral. ..

Ascom Prefeitura de Juazeiro

Convocados da última chamada do concurso público da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro tomaram posse nesta segunda (25)

Quarenta e cinco candidatos tomaram posse nesta segunda-feira (25), na oitava e última chamada do concurso público da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) de Juazeiro, realizado em 2011. A apresentação foi dividida em dois turnos: pela manhã compareceram os 25 novos Professores de Educação Infantil Series Iniciais; a tarde foi a vez dos 06 Professores de Series Finais, 01 Brailista, 02 Articuladores de Educação Tecnológica e 11 Secretários Escolares. Os novos servidores foram recebidos pela Superintendente de Administração e Gestão de Pessoas, Mary Adriana Evangelista.

Lorene Rose Ribeiro dos Santos, que leciona no Município como contratada desde 2008, tomou posse como Professora de Series Finais e disse que estava realizando um sonho: “Pra minha felicidade, agora sou efetiva. Estou muito feliz. Era um sonho que eu já almejava há muito tempo”.

Élder James Ribeiro foi empossado em um dos novos cargos criados pelo concurso, Articulador de Educação Tecnológica. “Eu já estudava e me especializava nessa área. Quando surgiu o concurso, aproveitei a oportunidade. E na última chamada, aos 45 minutos do Segundo Tempo, fui contemplado. Estou muito feliz”, afirmou Élder.  ..

Irislane Pacheco/PMJ

Irmão de Ivete é retirado de voo pela PF após confusão com passageiro

 
Policiais federais tiveram que ser acionados na manhã desta terça-feira (26), depois que o empresário baiano, Jesus Sangalo, irmão da cantora Ivete Sangalo, se envolveu em uma confusão durante um voo.
 
De acordo com um leitor do Bocão News que presenciou a situação, ele teria se desentendido com outro passageiro. Após trocarem agressões verbais, os policiais foram chamados e retiram o empresário do voo. A situação deixou passageiros revoltados por que sofreram com atraso do voo.
..

Fonte: Bocão news

ESPAÇO DO LEITOR: ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA TRAVESSA MARIA ROMANA NO BAIRRO MARINGÁ.

Geraldo,

Venho por meio do Blog, esse excelente canal de comunicação, solicitar à Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro que faça a manutenção da iluminação pública na Travessa Maria Romana, esquina com a Rua 02 e também esquina com a Rua 03, do bairro Maringá...

Fotos Google

Prefeitura de Petrolina emite nota esclarecendo responsabilidade sobre água na cidade, veja na íntegra:

A Prefeitura de Petrolina vem esclarecer que a responsabilidade da captação e manutenção da qualidade da água ofertada ao município é da COMPESA.

Infelizmente, a empresa, historicamente, tem usado os recursos dos petrolinenses para financiar seu sistema que em Petrolina tem sido ineficaz e ineficiente. Agora inova querendo transferir para município a responsabilidade do barramento das águas utilizadas pela própria Compesa.

O Município está inteiramente à disposição para reassumir o sistema até porque constitucionalmente o sistema pertence ao município...

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

COMPESA ENVIA NOTA SOBRE CONDIÇÕES DA ÁGUA EM PETROLINA

A COMPESA informa à população da cidade de Petrolina que, devido as últimas chuvas ocorridas, o dique de contenção construído pela Prefeitura de Petrolina no Riacho Vitória não conseguiu conter o volume de água decorrente da enchente, provocando uma alteração temporária na qualidade da água bruta em um dos pontos de captação da COMPESA.

A COMPESA esclarece que vem tomando providências para que essas alterações não reflitam na qualidade da água tratada, que continua em condições de ser distribuída à população.

Outrossim, com o objetivo de trabalhar sempre para melhoria de seus serviços, a Compesa, mesmo não sendo a responsável pela manutenção dos barramentos existentes nos cursos d`água afluentes ao Rio São Francisco, se coloca à disposição da Prefeitura de Petrolina, no sentido de colaborar para o retorno da condição anterior existente...

Ascom Compesa

Sem liberação do Adauto Moraes, FBF confirma Juazeirense e Bahia em Pituaçu

Através de um comunicado divulgado na noite desta segunda-feira (25), a Federação Baiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela detalhada do Campeonato Baiano de 2016. A primeira rodada entre Juazeirense e Bahia do próximo domingo (31), que aconteceria no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, foi transferida para o estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador. A praça esportiva do interior está em fase final de reforma e não ficou pronta a tempo da primeira partida. De acordo com a FBF, os seguintes estádios estão aptos: Manoel Barradas, Metropolitano de Pituaçu, Arena Fonte Nova, Dois de Julho (Guanambi), Pedro Amorim (Senhor do Bonfim), Mário Pessoa (Ilhéus), Antônio Carneiro (Alagoinhas), Eliel Martins  (Riachão do Jacuípe) José Rocha (Jacobina) e Lomanto Júnior (Vitória da Conquista). A partida de estreia do Esquadrão será às 16h e contará com transmissão televisiva da TV Bahia. Clique aqui e veja a tabela completa. ..

Fonte: Bahia Notícias

ENGENHEIRO E PRÉ-CANDIDATO FLÁVIO LUIZ QUESTIONA LOCALIZAÇÃO DE ALGUNS PARQUÍMETROS DO ZONA AZUL EM JUAZEIRO

O engenheiro e empresário Flávio Luiz, pré-candidato a prefeito de Juazeiro pelo PP – Partido Progressista, não ficou nada satisfeito com a instalação de alguns parquímetros em locais que considera, extremamente inadequados. “Só mesmo em Juazeiro. Peço aos engenheiros da prefeitura que orientem os colegas para evitar dissabores futuros aos condutores de veículos e transeuntes” alertou...

Rui reúne órgãos estaduais para minimizar efeitos das chuvas

 
Para obter um panorama geral sobre os danos causados pelas chuvas na Bahia, o governador Rui Costa esteve reunido com representantes de diversos órgãos e secretarias estaduais nesta segunda-feira (25), na Governadoria. Os municípios de Coribe, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, Riachão do Jacuípe, Cipó, Jaguaquara e Jeremoabo já decretaram estado de emergência. 
 
"É absolutamente inédito o volume de chuva que caiu em janeiro no estado. Em algumas regiões, corresponde a, no mínimo, duas vezes a média histórica. Já temos números de [que superaram] até quatro vezes a média histórica, em termos de volume de chuva", afirmou o governador. 
 
Estima-se que 700 famílias estejam desalojadas ou desabrigadas em razão das chuvas na Bahia. De acordo com Rui, no decorrer desta semana, conforme a água for baixando, o Governo do Estado terá condições de elaborar um diagnóstico mais preciso e realizar os devidos encaminhamentos, como a formalização de pedido de ajuda financeira ao governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. 
 
"Tivemos prejuízo em alguns trechos de estradas. Uma ponte [no município de Itiúba] se perdeu e alguns trechos de adutoras [responsáveis por fazer a captação de água para abastecimento humano] foram levados pela água [da chuva]. É a natureza surpreendendo. Há aproximadamente 15 dias, estávamos aqui fazendo um alerta sobre a seca. Hoje, estamos aqui fazendo alerta de enchente", ponderou o governador.
 
Donativos 
 
Por meio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), as famílias afetadas vão receber nos próximos dias filtros de água, água potável, colchões e cestas básicas. Nesta terça (26), após cumprir agenda de inaugurações no município de Heliópolis, Rui Costa, acompanhado do superintendente estadual da Defesa Civil, Rodrigo Hita, entre outras autoridades, visitam o município de Riachão do Jacuípe, onde, de acordo com a prefeitura, cerca de 400 famílias foram diretamente prejudicadas com as chuvas. 
 
"Durante a visita in loco, teremos a precisão de quantas pessoas estão desalojadas, ou seja, tiveram que sair temporariamente das suas casas, e também das desabrigadas, que perderam as suas casas. Portanto, teremos a precisão do número de casas que precisarão ser reparadas ou reconstruídas", explicou Rui. 
 
Reconstrução 
 
Sobre a ponte que dá acesso ao município de Itiúba e foi arrastada com a força das águas, o chefe do Executivo estadual explicou que foi realizado um desvio para garantir o acesso às cidades vizinhas. "Vamos imediatamente fazer o projeto para refazer as estradas e a ponte. Já há máquinas e equipamentos do estado restabelecendo rodovias provisoriamente. A Embasa e a Cerb trabalharam durante todo o final de semana restabelecendo linhas e adutoras".
 
O governador destacou ainda o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que têm atuado juntos no resgate de vítimas, inclusive, com suporte aéreo. "Lamento e presto homenagem ao bombeiro [Eduardo Santos Góes], que faleceu em Feira de Santana quando estava salvando uma família, que estava ilhada".
 
Defesa Civil
 
No encontro desta segunda (25), o titular da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, explicou que, quando um município declara estado de emergência, o órgão imediatamente encaminha técnicos à cidade para ajudar a prefeitura a montar o sistema de comando de operação, que ajuda a definir o que cada secretaria deve fazer no momento de crise. 
 
"Quando a água baixa que a gente vê os prejuízos reais. Nós, juntamente com técnicos das prefeituras, ajudamos na elaboração do plano de resposta para o governo federal, tanto para o Cenad [Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres], que é o órgão de resposta, que pode, por exemplo, pagar o aluguel social para as famílias, quanto para a diretoria de reconstrução, do Ministério da Integração, da Defesa Civil Nacional, para reconstruir os prejuízos em vias públicas e particulares que tiverem na cidade", informou Rodrigo Hita. 
..

Secom Bahia

DEPUTADO ELMAR NASCIMENTO (DEM) E PRESIDENTE ESTADUAL DO PMB DECLARAM APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE WANK MEDRADO

O Deputado Federal Elmar Nascimento (Democratas) pode seguir por caminhos diferentes da sua legenda em Juazeiro. Enquanto o DEM tenta consolidar a pré-candidatura do advogado Márcio Jandir ao Paço Municipal nas eleições deste ano, o parlamentar que tem como principal base política o município de Campo Formoso esteve prestigiando o Carnaval Antecipado de Juazeiro no final de semana, oportunidade em que aproveitou para conversar com Wank Medrado do PMDB.

Em retribuição ao apoio que recebeu em 2014 na disputa para a Câmara dos Deputados, Elmar reiterou apoio ao nome de Wank Medrado no pleito para Prefeitura de Juazeiro em 2016...

Janeiro Tem Mais Artes prossegue no Sesc Petrolina e no Cine Teatro Céu das Águas (bairro Rio Corrente)

A programação da 8ª edição do Janeiro Tem Mais Artes, prossegue nesta semana com espetáculos de dança, teatro, música, oficinas e mostra de curtas metragens. O festival, que começou na última sexta-feira (22) com a abertura da exposição Máscaras, do autor, ator e diretor de teatro Sebastião Simão, apresenta nesta terça-feira (26) no Cine Teatro Céu das Águas (bairro Rio Corrente), às 16h, o espetáculo Decripolou Totepou com a trupe Puxincói – Teatro e Variedades, de Ingazeira – PE. Uma divertida “receita para espantar tristezas”, que convida o público a brincar de circo, magias, malabares e muita poesia.

De volta ao centro da cidade, a pedida é conferir no hall do teatro (Sesc Petrolina),  ainda nesta terça-feira às 18h, o Cine Dona Amélia com uma mostra de curtas metragens. E às 20h, a Cia Sarau das Seis, de Petrolina – PE promove um verdadeiro mergulho na vida e na obra do poeta José Raulino Sampaio através do espetáculo Lembranças de Pedra...

Clas Comunicação

Enchentes deixam mais de 200 famílias desabrigadas no bairro Itaberada em Juazeiro

O programa Geraldo José desta segunda-feira (25) entrevistou o vereador de Juazeiro Benedito Marques e a comunitária Rita Diniz. Na ocasião, foi feito um levantamento da situação de risco em que se encontra o bairro Itaberaba após as últimas chuvas.

De acordo com o vereador, mais de 200 famílias ficaram desabrigadas. Além do bairro Itaberaba, moradores dos bairros Alto do Alencar, Dom Tomaz, Malhada da Areia também sofrem com os transtornos provocados pelas chuvas...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

4° Encontro Renascer será realizado de 7 a 9 de fevereiro em Juazeiro

De 7 a 9 de fevereiro, feriado de carnaval oficial, acontecerá em Juazeiro o 4° Encontro Renascer. O evento é gratuito e será realizado no Colégio Municipal Paulo VI, sempre às 8h. O encontro é promovido pela comunidade católica Shalom de Juazeiro e oferecerá aos participantes momentos de Adoração, Missas, Louvores, Adoração ao Santíssimo, apresentações teatrais e palestras.

“É um encontro com Deus. É um encontro com a pessoa de Jesus. O Renascer é um evento que todo ano, além de aumentar o número de participantes, ele nos surpreende. Com certeza será mais uma grande experiência com Deus para aqueles que participarem”, afirmou um dos participantes do grupo Shalom, Raimundo Nonato, em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (25)...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Bairro Jardim Vitória recebe o programa Caravana da Saúde nesta quarta (27)

A 'Caravana da Saúde' já atendeu até o momento cerca de 1550 pacientes em Juazeiro. O próximo bairro a receber a 4ª edição do programa será o Jardim Vitória/Penha, nesta quarta-feira (27), das 8h às 14h. Os serviços ofertados à população dos bairros serão: ortopedia, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, cirurgião geral, clínico geral, exame eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais e de verminoses.

Além dos serviços em saúde, a Unidade Móvel – Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS estará presente com o recadastramento do Número de Informação Social (NIS), assim como o ônibus do programa 'Crack é Possível Vencer' com atividades educativas sobre drogas ilícitas e educação no trânsito. A equipe do setor de endemias do município também irá participar com o combate ao mosquito da dengue...

Ascom/Juazeiro

Artigo: Sanfona e trio elétrico: Juazeiro uma cidade chamada Alegria, Estado Bahia

Este ano, entre os dias 21 a 24, a organização do Carnaval de Juazeiro valorizou mais uma vez os sanfoneiros. Silas França, acompanhou Bell Marques (sempre Chiclete com Banana) e Luiz Caldas contou a história da música brasileira, trio elétrico e carnaval.

O sanfoneiro, compositor e cantor, Targino Gondim puxou a sanfona, discípulo de Luiz Gonzaga cantou o mestre naquele que foi na minha opinião, a melhor apresentação do evento.

Em tempos de tanta música ruim, onde a porcaria musical impera, foi uma riqueza ouvir Targino Gondim e sua sanfona. Cabe aqui citar que a identidade cultural no mundo globalizado é fator de atração turística. O forró, baião, xaxado sempre será um fator de desenvolvimento econômico e social.

Louvável a atitude da Prefeitura de Juazeiro-Bahia  ter na programação sanfoneiros. Meu incentivo para que todos os eventos isto seja repetido na busca de repensar as relações entre cultura e discurso oficial. A atitude foi um exercício da cidadania cultural.

Luiz Gonzaga, diga-se, poucos sabem,  na década de 40 e 50 derrubava todas as atitudes já "cristalizadas" pelo tempo e puxava sua sanfona em pleno carnaval. Em 1947 o maior sucesso do carnaval foi "Quer ir mais eu?", frevo regravado até os dias de hoje.

Também na sanfona de Luiz Gonzaga foram gravados para o carnaval "Bia no Frevo", Ao Mestre Capiba, Arrasta Frevo.

No carnaval da Bahia, décade de 80,  o Brasil e o mundo tomou conhecimento do primeiro forró trio eletrizado:  "Instrumento Bom", autoria de Morais Moreira na voz de Luiz Gonzaga,  gravado com Trio Eletrico de Armandinho, Dôdo e Osmar. O Brasil canta até hoje...

Portanto, Targino Gondim, Luiz Gonzaga e o trio eletrico podem e devem ser considerados arte, show espetacular e é necessário criar uma expectativa de reorganização da política cultural, mesmo com a descrença no aparelhamento público(o Estado ainda é necessário quando a serviço da coletividade).

Tenho dito: Viva o Nordeste. Viva o carnaval com sanfona!Viva o forró!

*Ney Vital-Jornalista, pesquisador. Apresentador do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga. ..

Prefeitura de Petrolina realiza ações de limpeza pela cidade e alerta para lixo em local indevido

A prefeitura de Petrolina tem realizado, constantemente, os serviços de limpeza e manutenção em diferentes pontos da cidade. Como sendo uma tarefa de suma importância para o município, a secretaria de Infraestrutura esteve, durante a semana, em diversos bairros realizando ações de limpeza e melhorias em locais públicos, incluindo vias e estabelecimentos.

“As atividades de limpeza e manutenção são periódicas, atendendo diversos bairros de diferentes localidades. Nosso objetivo é manter a cidade limpa e organizada para nossos moradores. Mas para isso, precisamos muito da colaboração da população, principalmente em manter a limpeza das ruas. Nós instalamos várias lixeiras pela cidade e a Prefeitura realiza o serviço de coleta seletiva”, relata o prefeito Julio Lossio...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Governador visita Riachão de Jacuípe nesta terça-feira

O governador Rui Costa estará, a partir das 13h desta terça-feira (26), no município de Riachão do Jacuípe, onde visitará as áreas atingidas pela chuva. O Governo do Estado vem monitorando os municípios e prestando atendimento às áreas mais afetadas, desde os primeiros relatos de problemas causados pelas fortes chuvas.
 
Nesta segunda (25), o governador participou de reunião com secretários e representantes de órgãos envolvidos na assistência à população, para fazer um balanço das ações adotadas para atender os municípios que mais têm sofrido com as chuvas. ..

Secom

Prefeitura de Petrolina realiza ações para minimizar prejuízos das chuvas

A Prefeitura de Petrolina iniciou uma série de ações para minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingiram a cidade nas ultimas semanas.  A secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima percorreu bairros da cidade e solicitou às equipes de patrolamento prioridade às ações emergenciais.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciaram diversas ações para conter os danos, como retirada de árvores, uso de máquinas e tratores para desobstrução de canais e córregos e patrolamento nos locais mais críticos onde não há asfalto...

Ascom/Petrolina

Secretaria de Assistência Social atende famílias atingidas pela chuva em Casa Nova

Nesta segunda-feira, 25,  equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social percorreram os bairros das Vilas Papelão, Massú, Malvão e João e Maria para fazer um levantamento e atender as famílias atingidas pela chuva. Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário da pasta, Jozemário Menezes, assistentes sociais, coordenadores e técnicos que fizeram relatórios da situação das famílias no local.
 
"Nossas frentes de trabalho estão comprometidas para prestar um atendimento humanizado a quem precisa e tentar viabilizar as condições necessárias para amenizar os efeitos do grande volume de chuva que caiu neste final de semana. Para as famílias cadastradas, a secretária vai disponibilizar uma ajuda emergencial de mantimentos e estudar outras medidas", comenta o gestor da pasta social, Jozemário.
 
O prefeito Wilson Cota também está acompanhando os trabalhos das equipes. Além das atividades da Assistência Social, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Rezende já disponibilizou equipes para atender os moradores locais e as secretarias de Obras, Urbanismo estão envolvidas para prestar atendimento com todo maquinário da prefeitura.  ..

Ascom/Casa Nova

JUAZEIRO: ASSALTO FOI FRUSTRADO NA RUA MESTRE LULA E IMPUTADO MORRE APÓS SER ALVEJADO POR DESCONHECIDO

Nas tentativas de assalto a mão armada geralmente quem se dá mal são as vítimas que além de ter o patrimônio subtraído, em algumas situações são agredidas, ofendidas quando não são assassinadas.

Na noite desta segunda-feira (25), a história não se repetiu e a ação de uma pessoa não identificada acabou por interromper um assalto e resultou na morte de um dos assaltantes e no ferimento de outra que acabou se entregando à polícia, logo depois...

Espaço do Leitor: Wellington Chianca – 40 anos de dedicação à Codevasf

40 anos de dedicação ao desenvolvimento da região do Vale do São Francisco”. Isto pode ser visto em Wellington dos Santos Chianca, que completou em janeiro de 2016, este período como funcionário da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Chianca é o engenheiro eletricista mais antigo em atividade na Codevasf. Já atuou em quatro superintendências regionais – 3ª SR (Petrolina/PE), 4ª SR (Aracaju/SE), 5ª SR (Penedo/AL), e 6ª SR (Juazeiro/BA), onde permanece até hoje...

Codevasf/Juazeiro