Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Joseph Bandeira - ex-prefeito de Juazeiro

"Não aceito nada de goela abaixo"

Ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, avaliando o processo de escolha do pré-candidato da base de Jerônimo no município.    

Outras Notícias

Espaço do Leitor: Moradores da rua Patativa do Assaré do bairro Maringá pedem solução.

Olá Geraldo,

1) Pedimos urgência ao SAAE no sentido de resolver problema antigo na rede de esgoto da Rua Patativa do Assaré, nas proximidades do posto de saúde do Bairro Maringá, mais ainda depois das chuvas tal problema aumentou...

JOSEPH BANDEIRA VAI RECORRER DA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL QUE O CONDENOU A TRÊS MESES DE PRISÃO

Leonardo Bandeira, advogado, ex-vereador e filho do ex-prefeito Joseph Bandeira (PDT) em nota enviada ao Blog na manhã desta quarta-feira (20) disse que a Assessoria Jurídica, integrada por vários advogados gratuitos de Juazeiro, Petrolina e até de Salvador, irá recorrer da decisão da Justiça Federal que por meio da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida, o condenou em duas ações penais propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Em cada processo, o réu foi condenado a três meses de detenção, perda de cargo público ou inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública.

A decisão é da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida. O ex-prefeito firmou com a União Federal, por intermédio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome dois convênios para implantar em Juazeiro o "Projeto Sentinela" do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente contra a Prostituição Infantil...

Posse do novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia

O Chefe de Gabinete do ministro do Trabalho e Previdência Social, Robinson Santos de Almeida, dará posse, nesta quarta-feira (20), ao novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia, Jose Maria de Abreu Dutra. A solenidade acontece em Salvador, no Auditório do Instituto Anísio Teixeira, a partir das 14h30.

SERVIÇO..

Agricultores de Lagoa Grande receberão 17 toneladas de sementes: Milho, feijão e sorgo para reforçar a plantação

Aconteceu dia passado,19, o lançamento dos programas 'Terra Pronta' e 'Distribuição de Sementes' no centro de produção e comercialização do IPA na parceria do governo do Estado com seis prefeituras do Sertão Pernambucano (Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista), o Prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, foi o único prefeito representante dos municípios presente ao evento, demonstrando alinhamento com o Governo Paulo Câmara.

A previsão é de que sejam beneficiadas cerca de 2000 famílias produtoras em Lagoa Grande com sementes e aração de terras. Dhoni Amorim, em conversa com Nilton Mota, secretário de Agricultura e Reforma Agrária, pediu também mais recursos para perfuração de poços, construção de barragens e para silagem. "Nossos produtores irão receber: 17 toneladas de sementes (10 toneladas de milho, 05 de feijão e 02 de sorgo). As 'horas máquina' do programa Terra Pronta, ainda iremos definir com o escritório do IPA e a previsão é de que a Prefeitura, busque já esta semana as sementes aqui no IPA e na próxima 2ª feira (25), já comecemos a distribuição. Reforcei com a secretário outras reivindicações pois, não dá para ficar esperando só por chuvas, precisando buscar outras alternativas para ajudar o homem do campo" declarou...

Ascom Lagoa Grande

Assaltantes explodem e tentam roubar agência bancária de Afrânio

Quatro assaltantes explodiram parte da agência bancária da cidade de Afrânio, no Sertão pernambucano, durante uma tentativa de roubo na madrugada desta quarta-feira (20). Porém não conseguiram levar o dinheiro.

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos chegaram a explodir um dos cofres, mas ele estava vazio. Com a chegada das viaturas, os assaltantes fugiram em uma caminhonete e não foram localizados...

Com informações do G1 Petrolina Foto Whatsapp

POLICIAIS CIVIS PARALISAM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, MAS MANTÉM AÇÃO NO CIRCUITO DO CARNAVAL DE JUAZEIRO

Fernando Almeida diretor Sindpoc (Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia informou ao Blog que os Policiais Civis de toda o Estado estão com suas atividades de investigação paralisadas nestes dias 20, 21 e 22 de janeiro, com as devidas ressalvas previstas em lei, e que em respeito ao cidadão o posto avançado localizado no circuito do carnaval estará funcionando normalmente para atender as demandas da festa monesca, junto aos demais órgãos da Segurança Pública. ..

Ascom Sindpoc

ESPAÇO DO LEITOR: CHUVAS E ALAGAMENTOS.

Alô, Juazeiro e Petrolina:

Acredito que é hora de agradecermos a Deus, pelas chuvas, de contabilizarmos Lucros, e não prejuízos! Choveu, alagou? Paciência! Nenhuma cidade suporta 40 mm de chuva, em poucas horas, sem alagar, pois temos calçamento, asfalto, quintais cimentados, bueiros entupidos pelo lixo (Quem será que jogou lixo, na rua?), não tem para onde a água escorrer, especialmente, numa cidade plana, como a nossa...

Juazeiro: Ex-diretor de escola é condenado por desviar dinheiro da educação

O site da capital Bahia Notícias divulgou nesta terça-feira (19) que a juíza Andréa Márcia Almeida, da Subseção da Justiça Federal de Juazeiro, condenou Sandro Batista da Silva por peculato e uso de documento falso à pena de três anos de prisão e 20 dias multa. Em 2006, o réu, enquanto diretor da escola Terezinha Ferreira Oliveira, desviou recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola e apresentou notas fiscais falsas no total de R$ 16.618,62. A juíza considerou que, apesar da nota apresentada na prestação de contas ser falsa, não se pode concluir que ele foi o autor da falsificação. “Tal fato, contudo, mostra-se irrelevante na análise do presente feito, pois, em caso de concurso entre o crime de falsificação de documento e o crime de utilização de documento falso, a melhor hermenêutica é a que conduz à aplicação da teoria da consunção, levando-se à condenação tão somente pelo crime de uso de documento falso (crime-fim), pois o crime de falsificação (crime-meio) restou absorvido por aquele”, afirmou a magistrada. ..

Fonte: Bahia Notícias

Aprovados pelo SISU deverão realizar matrícula nos dias 25 e 26 de janeiro no DCH/III UNEB

O Departamento de Ciências Humanas - DCH III/UNEB informa à todos candidatos aprovados pelo Sistema SISU para esta Unidade de Ensino, que as matrículas divulgadas no site da UNEB para os dias 22,25 e 26/01/2016 só ocorrerão nesta unidade nos dias 25 e 26/01/2016 em decorrência do Carnaval Antecipado da cidade de Juazeiro/BA. Portanto, todos deverão comparecer ao DCH III nos dias acima citados no horário comercial das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 para efetuar sua matrícula. ..

Ascom/Uneb

Sem Iluminação, Praça do bairro Centenário gera insegurança para moradores, alerta Márcio Jandir

A Praça Américo Tanury, no bairro Centenário, em Juazeiro, é alvo de reclamações dos moradores da localidade e a falta de iluminação é o principal problema apontado por eles. O comerciário Igor Nascimento que passa pela Praça todos os dias a caminho da casa da namorada já foi vitima de tentativa de assalto. “Sem a iluminação necessária, fica muito perigoso andar aqui. Na última semana, por exemplo, quase fui assaltado, mas mudei a rota antes, porém, uma garota que estava logo atrás de mim, não teve a mesma sorte. Teve o celular roubado. Creio que se a Praça fosse bem iluminada inibiria esses atos”, comenta.

Além da questão de segurança, a falta de iluminação coíbe que o espaço seja utilizado pelos moradores da região como ambiente de lazer. “Como podemos ficar em um lugar sem iluminação? É perigoso, por isso, ninguém vem mais aqui”, reclama Nascimento...

Assessoria de Comunicação e Imprensa Márcio Jandir

Criadores vacinam mais de 95% do rebanho jovem contra aftosa

 
A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2015 alcançou o índice de 95,13%, quando foram imunizados os bovinos e bubalinos com até 24 meses, mesmo com os problemas enfrentados pela falta de chuva no território baiano. Foram vacinados 3.294.676 dos 3.463.267 animais vacináveis. As regiões que obtiveram melhores índices foram Salvador (99,02%), que contempla os municípios de Candeias, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D'Ávila, Mata de São João e São Sebastião do Passé; Itapetinga (98,43%); Irecê (98,20%); Teixeira de Freitas (97,22%); e Itaberaba (96,83%).

Os dados foram obtidos a partir do confronto de informações entre as declarações dos criadores e os relatórios das revendas de vacinas de responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri). Os números, segundo o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, “refletem o comprometimento dos produtores com o desenvolvimento sustentável da pecuária baiana, que tem a sanidade animal como base para o desenvolvimento atividade”. 

Livre da aftosa 
 
De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, com o índice acima do exigido - de 90% - atrelado ao sistema de atendimento às doenças, vigilância epidemiológica, fiscalização e informatização de dados consolidados, a Bahia mantém o status de livre da Febre Aftosa com Vacinação. “Em maio, o nosso estado completa 15 anos deste reconhecimento internacional fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, diz Leal. O impacto negativo de uma enfermidade como a febre aftosa em um país como o Brasil é em torno de US$ 7 bilhões por ano.

Superando a seca
 
Mesmo com o período de estiagem, a campanha de vacinação contra a febre aftosa não precisou ser prorrogada na Bahia, na tentativa de auxiliar os criadores na imunização, como fizeram alguns estados do Nordeste também afetados pela seca. O coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Antônio Lemos Maia, explica que, desde 2011, quando a escassez de chuva teve início em mais de 200 municípios baianos, a Adab promoveu uma intensa reestruturação estratégica de vacinação e monitoramento dos rebanhos localizados em regiões decretadas em Estado de Emergência, com o objetivo de diminuir os efeitos da seca e manter o índice vacinal acima de 90%. 

“Além dos prejuízos econômicos dos criadores, uma série de problemas, como a restrição alimentar dos animais, os baixos índices de chuvas, desnutrição do rebanho e os altos custos de insumos, poderiam comprometer a imunização contra a aftosa”, explica Maia. A equipe técnica da Adab já está planejando ações para a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, a ser realizada em maio, quando todos os animais devem ser vacinados, independente da faixa etária. 
..

Secom Bahia Imagem Ilustrativa da Internet

FIEB mantém investimentos para Juazeiro em 2016

O prédio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) será viabilizado para Juazeiro em 2016. O 1º vice-presidente, Carlos Gantois, assegurou ao secretário Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico e Turismo) que o investimento está mantido mesmo diante do rearranjo orçamentário. “A obra para Juazeiro foi priorizada e segue no orçamento da FIEB”, relatou Neiva após reunião com equipe da Presidência em Salvador, na semana passada.

De acordo com Neiva, a FIEB reservou R$ 20 milhões para Juazeiro dentro da proposta de interiorização do Sistema. “A unidade agregará IEL, CIEB, Sesi e Senai. Essas instituições são importantes para a indústria estadual e local, especialmente porque dão suporte aos negócios industriais, seja no desenvolvimento de carreiras, oferecimentos de cursos técnicos ou até mesmo facilitando o acesso ao mercado”, ressaltou o secretário juazeirense...

Claus Oliveira/ Sedetur

Espaço do Leitor: Risco à vida!

Leitores,

O Brasil passa por uma crise epidêmica, e enquanto muitas pessoas lutam pela extinção do mosquito da dengue, na frente da Associação de Moradores do bairro Piranga I, o lixo e a água empossada tomam de conta do ambiente, promovendo um parque de diversões para o mosquito. Vários recipientes que acumulam água estão espalhados pelo terreno e ninguém faz nada. Imploramos ao poder público que realize uma ação que acabe com esse risco a vida sem contar que não vemos inciativa da associação de moradores para modicar esse cenário de calamidade. Nada é feito pela atual administração...

Juazeiro se enfeita para receber o melhor carnaval do interior da Bahia

“Os Novos Baianos” e profissionais que trabalham no carnaval são homenageados na decoração.

Com o tema: “Nossa gente é quem mais brilha”, Juazeiro já começa a se enfeitar com as cores do carnaval. Uma homenagem aos profissionais que trabalham no período do carnaval (bombeiros, enfermeiros, policiais, cordeiros, ambulantes, médicos, guardas municipais) e o memorável grupo “Os Novos Baianos”, cujo principal letrista é compositor juazeirense Luiz Galvão...

Paulo Carvalho/SECJU

OS PREFEITURÁVEIS E OS DESPREFEITURÁVEIS DA OPOSIÇÃO A ISAAC CARVALHO, EM JUAZEIRO-BA.

Leitor, sem atalhos e frescuras, reflita e defina-se: Os políticos da oposição em Juazeiro merecem ser levados a sério? Em conta? E a que preço? Sem atalhos e sem frescuras, leitor: Eles fazem-se ser oposição de verdade ou, oportuneiros de uma figa, se alvoroçam apenas para tentarem algo por vaidade, rancor, dor de cotovelo ou inveja? Fala, leitor, que eu te escuto...

Amigo leitor de há muito ou de agorinha, o que me faz crer é que todos os pretensos candidatos da oposição à sucessão do chefe Isaac Carvalho, têm em comum uma só coisa: Desbancar e desmontar não só o governo Isaaquista, mas, toda a estrutura política que Isaac conseguiu montar derrotando-os vergonhosamente em todas as recentes eleições. Repito: VERGONHOSAMENTE, FRAGAROSAMENTE E ACACHAPADAMENTE. Menti, leitor? Menti, oposicionistas? Então, tá, brigadinho...

APA valoriza atividades que vêm fortalecendo o atletismo no Vale

Em parceria com o Sesi, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) desenvolveu diversas atividades em 2015 que buscam incentivar ainda mais a prática de esportes na região e esses resultados podem ser vistos  na divulgação dos atletas petrolinenses em destaque no Ranking Nacional pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Os esforços da Associação para desenvolver as práticas esportivas em Petrolina ganharam ainda mais destaque quando firmada a parceria com o Sesi, pois, assim, com a principal pista de atletismo do Vale, ficou ainda mais viável a conquista de medalhas para atletas e paratletas de Petrolina e Juazeiro...

Ascom APA Por Laiza Campos

Dilma enfrentará protesto de canavieiros na inauguração da Via Mangue

A presidente Dilma Rousseff deve enfrentar um protesto de canavieiros do NE durante a inauguração da Via Mangue, em Recife/PE, nesta quinta-feira (21). A União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) promete levar cerca de 2 mil produtores de AL, PB, PE, RN, SE e BA para o evento, além de canavieiros do Rio de Janeiro. O segmento acusa Dilma de estelionato eleitoral, nas prévias das eleições presidenciais, em 2014, por publicar e não cumprir a lei de subvenção para socorrer os canavieiros vítimas da maior seca dos últimos 50 anos no NE e RJ. Até hoje, dois anos após a publicação, 30 mil agricultores não têm como receber o subsídio para amenizar os efeitos daquela seca, já que a lei não foi regulamentada por Dilma, apesar dela fazer promessas para o setor de que daria rápida resposta sobre o caso, a exemplo do episódio mais recente, como relata a Unida, quando se reuniu com a entidade de classe no Recife em 2015, durante visita à Federação da Indústria de Pernambuco (Fiepe).

"Até hoje, mesmo com o aceno de que nos responderia logo, a presidente não cumpriu a promessa feita na reunião da Fiepe em 2015", diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida. O dirigente conta que na ocasião, Dilma designou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que também participou do encontro, para dar uma resposta em 20 dias. Até hoje não houve resposta alguma e os 30 mil agricultores, cujo 90% deles recebem por mês menos de R$ 800 bruto com o cultivo da cana, como revelam os dados do próprio Ministério da Agricultura, continuarão vítima da seca e das promessas da presidente Dilma...

Assessoria de Imprensa da Unida

Sesp informa mudança na coleta de lixo no Centro da cidade no período do carnaval

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro comunica que o horário da coleta comercial e domiciliar na área central será alterado no turno vespertino nos dias 22 e 23 de janeiro, em virtude do carnaval. Os caminhões coletores iniciarão os trabalhos mais cedo a partir das 14h e no turno matutino o serviço será realizado em horário normal, a partir das 7h. A Sesp solicita que os comerciantes e moradores da área central fiquem atentos a esta mudança durante esse período e disponha os resíduos somente em horários próximos à passagem do caminhão compactador. ..

Ascom/Juazeiro

Começa na próxima sexta-feira a 8ª edição do Festival Janeiro Tem Mais Artes em Petrolina

A exposição Máscaras, do autor, ator e diretor de teatro Sebastião Simão abre na próxima sexta-feira (22), a partir das 16h no Sesc Petrolina - PE, a programação da 8ª edição do festival Janeiro Tem Mais Artes.  As máscaras, inspiradas nas artes Kathakali, Commedia Dell Arte e tradições ritualísticas, dão as boas vindas ao público no Hall do Teatro Dona Amélia.

Depois, às 19h, na Biblioteca o convite é uma viagem pela literatura de cordel e a cantoria com o lançamento do livro Claranã, da poeta pernambucana Cida Pedrosa, seguido de um recital com poesias  da autora apresentado pelo grupo Pé Nu Palco. E concluindo a noite de abertura do festival, as cantoras Camila Yasmine e Carol Guimarães fazem a primeira apresentação do ano no Teatro Dona Amélia, às 21h, com o show Dolores Drinks, musical inspirado e ambientado em um bordel...

Ascom

75ª CIPM PRENDE HOMEM POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA SUA ESPOSA

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar prendem nesta segunda-feira (18) um homem que agrediu sua esposa e tentou matá-la com arma de fogo no Residencial Juazeiro I, bairro Itaberaba em Juazeiro.

Após serem acionados pelo Centro Integrado de Comunicações – CICOM que uma mulher estava sendo vítima de agressão por seu marido, a guarnição PETO 75 deslocou até o local e observaram que o acusado estava com arma em punho tentando atirar contra a vítima. Usando da destreza e técnica policial, os componentes da guarnição realizaram uma entrada tática no apartamento evitando a agressão...

Com informações da 75° CIPM

BANDA GATOS MULTICORES: MUSICA AO VIVO EM TRIO ELÉTRICO PARA A CRIANÇADA NO CARNAVAL DE JUAZEIRO 2016

Atualmente, há poucos eventos musicais voltados especialmente para o público infantil. Com o objetivo de mudar este quadro, a Banda "Gatos Multicores" tem realizado shows e bailes em Carnaval, micaretas, festas do mês das Crianças com alguns diferenciais: resgate de cantigas de roda e músicas sem letras de cunho pejorativo, incluindo marchinhas e hits que a criançada curte e dança.

Formado há 15 anos, em Salvador, o grupo é composto por sete artistas, sendo um guitarrista, um contrabaixista, um baterista, um tecladista e três gatos cantores: Tatá (um divertido gatinho azul), Lelé (gatinha rosa) e Mimi (gata amarela). Ao dar preferência por ensinar a versão "Não atire o pau no gato" da conhecida e histórica cantiga, a Banda "Gatos Multicores" tem sido considerada uma das melhores atrações para crianças na atualidade...

Comandante-Geral da PM apresenta Plano de Segurança do Carnaval

Na manhã desta terça-feira, 19, aconteceu a reunião das forças de segurança que irão atuar no Carnaval de Juazeiro 2016. O evento foi realizado no Grande Hotel e reuniu representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, da Capitania dos Portos, da Guarda Municipal, da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), do CREA, além dos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O prefeito Isaac Carvalho recepcionou o Comandante-Geral da PM Bahia, Cel Anselmo Brandão, que antes já havia participado da solenidade de entrega de novas viaturas da Rondesp em Juazeiro e aproveitou a oportunidade para também apresentar o Plano de Segurança do Carnaval antecipado da cidade. “Não somos calouros em carnavais. Temos experiência e a cada ano inovamos com ações diferenciadas que ajudam a proporcionar um evento pautado pela paz”, disse o Corenel Anselmo na abertura...

Luiz Hélio/Ascom-PMJ