Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Jamal Naeem - Palestino em Gaza

"Tento ser forte, mas sinto que vou enlouquecer"

Jamal Naeem, palestino que perdeu mãe, 3 filhas e 3 netos em Gaza após ataque de Israel

Outras Notícias

Equipamentos agrícolas fornecidos pela Codevasf fomentam produção rural no Norte de Minas

O acesso a novas tecnologias de produção, além de proporcionar redução do tempo e do custo com o preparo do solo, contribui para o aumento da oferta de alimentos à população. Na região do Vale do São Francisco, em Minas Gerais, mais de 2.500 famílias de pequenos produtores rurais foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com equipamentos agrícolas que vão auxiliar nas atividades praticadas no campo.

Os kits são compostos por tratores, carretas, grades aradoras, roçadeiras, ensiladeiras, plantadeiras, entre outros. A ação beneficiou mais de 40 pequenas comunidades rurais de 19 municípios. Para a produtora rural Sandra Barbosa Brito, presidente da Associação Comunitária Rio Verde, no município de Montes Claros, esse apoio foi muito importante...

Asscom

Povoado de Ponta da Serra ganhará Fábrica de doces

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, construirá  no povoado de Ponta da Serra ,uma Fábrica de Doces. O empreendimento faz parte das ações da prefeitura, que visa dar dignidade e profissão para as comunidades do interior do município.

Em visita feita pela secretária de Cidadania, Célia Regina Carvalho, Robson Rocha, Secretário executivo de Juventude e Qualificação Profissional  e comitiva ao povoado de Ponta da Serra ,ficou decidido em reunião com os moradores da localidade , que  será erguida no terreno da Associação de Moradores uma Fábrica de doces que beneficiará toda comunidade. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Julio Lossio e  os recursos são provenientes da Prefeitura de Petrolina. Serão aplicados na construção cerca de R$ 80 mil, numa área de 70 m2, com toda infraestrutura e salas assim distribuídas: banheiros, depósito de mercadorias, cozinha industrial, sala de expedição de produtos e sala de recebimentos de mercadorias para a confecção e produção de doces e produtos afins. O mês de maio foi escolhido para entrega do equipamento.
 
O prefeito Julio Lossio, destacou o envolvimento dos moradores da comunidade durante os  encontros realizados no povoado. "Essa fábrica representará a realização de um sonho que será consolidado ainda nessa gestão , e fará toda a diferença para Ponta da Serra. Essa comunidade é participativa em toda reunião que aqui realizamos, e nada mais justo que contemplar o povoado com essa Fábrica de doces que aqui será instalada. É gratificante ver um sonho realizado e que vai transformar para melhor a vida das pessoas, valorizando o trabalho de todos que estão envolvidos nesse projeto", afirmou o prefeito. ..

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Oferta de cursos de formação profissional na região, Veja:

A secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da Superintendência de Educação  Profissional  do Estado da Bahia, SUPROF, estar  oferecendo 140 vagas na modalidade PROEJA Médio, sendo que 70 vagas  para o curso técnico em Agropecuária que irá atender  Jovens e Adultos dos Distritos de Massaroca, Juremal , Carnaíba  e adjacências.  As  aulas irão  acontecer na Escola Rural de Massaroca, ERUM,  e as matrículas serão realizadas  entre os dias 25 e 27 de janeiro na sede do Distrito de Massaroca.

O outro curso a ser oferecido é Técnico em Enfermagem, também na forma de Articulação PROEJA Médio e as aulas irão acontecer no Centro de Educação Profissional do Território do Sertão do São Francisco, CETEP, antiga escola Agrotécnica.

Poderão efetuar matrícula  para ambos  os cursos, Jovens e Adultos com idade  igual ou superior a 18 anos  que não concluíram o ensino médio  e Jovens que concluíram a EJA  o tempo formativo II  Eixo Temático V...

Asscom

GATI/5°BPM PRENDE 3 HOMENS COM MAIS DE 5KG DE MACONHA EM PETROLINA

Ontem (14/01), por volta das 22h10min, policiais militares do GATI/5°BPM ao realizarem rondas no Grande José e Maria receberam a informação anônima de que um indivíduo conhecido por " Rato" estava numa bicicleta tipo Ranger, cor preta saindo do Bairro Antônio Cassimiro sentido a Orla Fluvial de Petrolina e estava portando substância assemelhada a maconha. A equipe policial conseguiu interceptá-lo e o abordou defronte ao Colégio Maria Auxiliadora, onde encontrou uma pequena quantidade da droga num recipiente de plástico.

José Wellington Martins Lima, vulgo "Rato", 23 anos, residente no bairro Antônio Cassimiro confessou ter comprado a droga a uma pessoa conhecida por " Pastor". O efetivo seguiu até o endereço desse outro indivíduo posteriormente identificado como Israel de Souza Rodrigues, vulgo "Pastor", 20 anos, residente no bairro Antônio Cassimiro, onde o mesmo informou que havia uma quantidade de droga na sua casa e sob sua autorização adentraram em sua residência e encontrou o entorpecente conhecido como Maconha, pesando 2,729 Kg ( dois quilos e setecentos e vinte e nove gramas), 03 (três) petecas de Cocaína, 01 (uma) balança de precisão e outra manual e a quantia de R$ 100,00 (cem) reais. ..

Asscom

Curso de Direito da UNEB, em Juazeiro, recebe mais um selo de qualidade da OAB

O curso de Bacharelado em Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da UNEB, em Juazeiro, teve sua qualidade reconhecida mais uma vez pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na terça-feira (12), a entidade de Classe entregou o Selo "Recomenda OAB"a 139 cursos de Direito que se destacaram pela qualidade do ensino entre os 1.266 cursos existentes nopaís.

Em sua quinta edição, a OAB selecionou as faculdades com base no índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem que possibilitam ao bacharel exercer a profissão de advogado e também no conceito obtido pelas escolas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), que avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos ensinados nos cursos...

Por Gisa Ramos, com informações da OAB

Juazeiro: Grupos rivais trocam ameaças para o carnaval; Polícia investiga caso

Um vídeo em que criminosos ameaçam rivais em Juazeiro, no Vale do São Francisco, é investigado pela polícia militar. Na imagem, que circula em redes sociais, dois homens, mascarados e armados, prometem guerra a grupos adversários que os estariam ameaçando durante o carnaval da cidade, que ocorre entre os dias 21 e 24 de janeiro. “Os cara que tão dizendo que quando pegar a gente no carnaval vai sentar o aço em nós lá no carnaval quando nós pegar é bala e fogo”, diz um dos criminosos em um dos trechos do vídeo. As ameaças são dirigidas a supostos inimigos de localidades como Oito [Juazeiro 8], Tabuleiro, Malhada, Vila do Sapo, Kidé, Piranga 2 [P2], Castelo Branco, entre outros. Procurado pelo Bahia Notícias, o coronel Alfredo Nascimento, do comando da Polícia Militar do Norte do Estado, disse que a corporação já trabalha para identificar os autores do vídeo. “Nós estamos trabalhando com inteligência e a intenção é prender esses homens antes do carnaval”, disse. Segundo ele, outras informações que chegaram à polícia é que grupos rivais estariam preparando confrontos durante a apresentação de Igor Kannário, uma das atrações da festa.

 ..

BN

Sindsemp marca presença na posse dos novos gestores escolares de Petrolina

Gestores escolares eleitos no processo de consulta democrática de Petrolina são empossados. A cerimônia de posse, ocorreu no final da tarde desta quarta (13), no Auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape) com a presença de autoridades políticas e membros do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp). Os novos gestores das escolas municipais tem o dever de iniciar o ano letivo com novo ciclo educacional já que a Secretaria de Educação propõe muitas mudanças que deverão ser implementadas nas unidades escolares durante 2016, começando pelas salas da coordenação, que a partir de agora serão assumidas por novas gestões.

No evento, os 95 gestores e 28 vice-gestores eleitos a partir de processo consultivo, foram recepcionados pelo presidente da Facape, Rinaldo Remígio; pela vice-presidente do Sindsemp, Inês Souza e Silva; pelo representante do Conselho Tutelar, Evaldo de Souza e pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Raul Goiana. Inês Silva, vice-presidente do SIndsemp, que se despediu do cargo de gestora, salientou a importância do processo democrático para a escola dos novos gestores. “Além da oportunidade de crescimento profissional com o curso de formação para gestores, é uma oportunidade para a evolução da educação no município. Esses investimentos proporcionam melhorias para o setor e quem ganha com isso é o aluno”, disse.

A diretora de Assuntos extraordinários do Sindsemp, Helena Alves, que esteve na posse, também reforçou o quão importante é o processo. “É a avaliação de um trabalho executado com sucesso, em especial porque os gestores não são mais escolhidos, indicados, e sim votados pela comunidade estudantil que exerceu a democracia”. A gestora eleita da Escola Esmerindo Ribeiro, Socorro Miranda, sabe a responsabilidade que tem nas mãos. “Sabemos que não é fácil gerir uma escola com tantas dificuldades, mas vamos arregaçar as mangas para trazer o melhor possível aos alunos e para a comunidade”.

Os novos dirigentes escolares foram empossados pelo prefeito, Julio Lossio, e o secretário municipal de Educação, Heitor Leite. O secretário pontuou que a participação do Sindsemp nesse processo foi de suma importância. “A participação do Sindicato, junto com o Poder Legislativo foi de analisar e discutir o Projeto de Lei, um ano de transição como foi colocado na própria lei e nas disposições transitórias, a consulta e agora a posse dos eleitos. Um processo transparente, dentro da mais pura legalidade". ..

Ascom Sindsemp

SESP executa manutenção na iluminação pública dos bairros Quidé, Palmares e Tabuleiro

Trabalhado sempre em sintonia com as demandas da população, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) tem intensificado as ações de melhorias na iluminação pública do município com objetivo de garantir mais segurança e tranqüilidade para a comunidade no período noturno. Nesta quinta-feira (14), equipes trabalharam na manutenção da iluminação nos bairros Quidé, Palmares e Tabuleiro, através da troca de lâmpadas, reles, reatores e bases.

A SESP também atenderá ocorrências nos bairros Dom José Rodrigues, Castelo Branco, Santo Antônio, Jardim Universitário e Vila Tiradentes. O gerente de Iluminação, Hildenberg Carvalho, destaca que a secretaria tem registrado em média entre 20 e 30 pedidos de reparos por dia, que são atendidos conforme agendamento.

“Hoje o número de solicitações diminuiu consideravelmente. Isso mostra que estamos conseguindo responder rapidamente as demandas dos moradores. Atualmente, nosso tempo médio de atendimento de um chamado é de até 72 horas, mas, em alguns casos, conseguimos resolver o problema em menos tempo", contou o gerente...

Elaine Barbosa/SESP

Reciclando No Viés da Música

Vem aí, Projeto grátis para os amantes de reciclagem e música.

Estão abertas as inscrições para o Projeto Reciclando no Viés da música -aprendendo a confeccionar e tocar instrumentos percussivos. O curso Reciclando no Viés da música acontece a partir do dia 02 de fevereiro em Juazeiro- no C.C.J Gilberto, Curaçá no Teatro Raul Coelho e Sobradinho na Associação de artes cênicas de Sobradinho...

SESP esclarece leitor do blog sobre trabalho executado na Pedra do Lord

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) esclarece ao cidadão Fabiano Silva, que a denúncia feita pelo mesmo (VEJA AQUI) não procede, pois os agentes de limpeza e máquinas estavam executando um trabalho que é feito periodicamente em toda a extensão da Avenida Miguel de Souza que liga o bairro Pedra do Lord a Penha, além da sua margem.

A SESP informa que os serviços de mutirão de limpeza em grandes avenidas e vias de acesso da cidade é realizado permanentemente  em função do grande fluxo de veículos e pedestres, visando manter os espaços públicos conservados, independente de qualquer evento. ..

Asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro

LEITOR ALERTA SOBRE O PERIGO NA BA-210

Prezado,

Resolvi fazer esse vídeo para mostrar o perigo diário que correm os motoristas e passageiros que transitam na BA-210, Km384. Um buraco enorme está tomando o lado inteiro da pista colocando em risco dezenas de pessoas que por ali transitam, por este motivo gostaria de chamar atenção das autoridades para que sejam tomadas providências antes que o pior aconteça!..

Começaram os preparativos em Petrolina para a 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri

Já começaram os preparativos para a 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, que acontecerá no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE, de 25 a 28 de maio próximo. Considerado o maior evento do segmento em toda a América Latina, a Fenagri promove a realização de negócios, transferência de tecnologias e a divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale do São Francisco. Realizada pela Prefeitura de Petrolina, Câmara de Fruticultura e Sindicato da Agricultura Familiar, com a comercialização da Nobless, a Fenagri 2016 vai ocupar uma área de 10 mil metros quadrados e espera receber um público estimado em 50 mil pessoas.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia e coordenador do evento Newton Matsumoto, devem participar da Fenagri 2016, produtores rurais, importadores, investidores nacionais e estrangeiros, instituições públicas e privadas, fabricantes, compradores e vendedores de máquinas, insumos, produtos e serviços. "Estamos definindo a programação e, além da área onde serão montados os estandes no Pavilhão de Feiras, teremos ainda a realização de um seminário, encontro de negócios, mini cursos e uma vila da agricultura familiar", adiantou o coordenador...

Clas Comunicação & Marketing

Novo encontro para cobrar soluções no Caso Beatriz é agendado

Mais um encontro é marcado para o Caso Beatriz. Dessa vez, a manifestação aconterá no próximo dia 18, a partir das 09 horas da manhã na praça Nossa Senhora Auxiliadora.

Esse encontro, assim como os primeiros já realizados, visa cobrar soluções para este caso bárbaro que aconteceu no último dia 10 de dezembro em Petrolina, quando a jovem, de apenas sete anos, foi morta a facadas numa festa do colégio. ..

Prefeitura de Petrolina institui programa para adoção de animais de rua

A Prefeitura de Petrolina instituiu no município o “Programa municipal de adoção responsável de pequenos animais”, o projeto foi transformado em lei sancionada pelo prefeito Julio Lossio. A proposta pretende estimular o acolhimento de animais abandonados.

Para discutir as diretrizes do programa e fortalecer a proposta, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, se reuniu recentemente com Cristiana Moraes e Ingride Itala, membros da ONG proteger, organização que presta assistência e acolhe animais de rua. A Lei consiste no acolhimento, esterilização, registro e destinação de animais de pequeno porte em situação de abandono para adoção por munícipes interessados em sua guarda responsável, adotando as condutas de atender as necessidades físicas, psicológicas, ambientais e de saúde do animal, prevenir riscos que animal pode causar a comunidade ou ao ambiente.

"É um programa que vem a complementar as ações do Centro de Controle de Zoonoses, visto que irá possibilitar aos animais uma maior responsabilidade quanto ao seu bem estar, e consequentemente aos proprietários em concretizar uma satisfação quanto a adoção de um companheiro que a partir do compromisso firmado passara a fazer parte da sua vida. Lembramos que os animais adotados já sairão do CCZ vermifugados, castrados, vacinados e com a carteirinha, garantindo assim a qualidade do serviço prestado pela instituição", informa o diretor Presidente da AMVS Jarbas Costa.  ..

Ascom/Petrolina

Prefeitura entrega mais dois poços no interior de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto- SAAE, nessa sexta-feira (15), às 11h, mais dois poços tubulares no interior do município.  Perfurados e instalados pela empresa IHARA, os poços vão beneficiar moradores das comunidades de  Juramento e Umbuzeiro, no Distrito de Pinhões.  O projeto de perfuração de poços executado pelo SAAE despertou à atenção da diretoria da IHARA que destina parte do seu lucro anual para projetos sociais. Dos 50 poços que a empresa perfurou e instalou no Nordeste 20 foram em Juazeiro. Ao todo já foram perfurados 70 poços no interior, melhorando a qualidade de vida do homem do campo.

Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, os poços e os sistemas de abastecimentos de água instalados em diversas localidades do interior têm contribuído para amenizar os efeitos da seca bem como  manter o homem no seu torrão. “Além de saciar a sede dos animais estes sistemas servem também para pequenas plantações de capim e palma forrageira. Temos observado  ainda um aumento de residências nessas localidades, pois agora, com água as condições de produção  estão melhores”, avalia Neto...

Antonio Pedro/SAAE

PÚBLICO NO PRIVADO DEIXA MORADOR DA PEDRA DO LORD IRRITADO

A presença de máquinas e prepostos da Prefeitura de Juazeiro limpando todo o entorno da Chácara Bouganville, bairro Pedra do Lorde, onde vai acontecer a Feijoada do Dadau no próximo domingo (17) deixou o comunitário Fabiano Silva, indignado.

“Geraldo não tenho nada contra o carnaval, nem contra a Feijoada do Dadau, mas são essas coisas que nos deixa indignados. Antes das chuvas sempre buscamos a limpeza dos bairros, mas nunca somos atendidos, aí agora além de toda limpeza apenas até o acesso da chácara da festa, repito: até a chácara, nada mais foi feito... Desculpe o desabafo, mas tem coisas que não temos mais como digerir” concluiu Fabiano...

Inauguração da pavimentação da Rua da Saudade acontece nesta sexta (15)

A Prefeitura de Juazeiro, através do programa “Toda Sexta tem Obra” inaugura nesta sexta-feira (15), às 09h, a pavimentação em paralelo da Rua da Saudade (conhecida popularmente como Rua do Cemitério), no bairro João Paulo II. 

A via com 940 metros dá acesso à creche, Centro de Especialidades Médicas (CEO), Centro de Recuperação, quadra poliesportiva coberta, além do cemitério do bairro e a horta comunitária, beneficiando a mobilidade das quadras 22, 23 e 24. A intervenção contemplou a rua com os serviços de terraplanagem, regularização da base, pavimentação em paralelo e implantação de linha d’água, meio fio e calçadas...

Gardennia Garibalde/SEDUH

Conferência Territorial LGBT é marcada por intensa colaboração de participantes

A bandeira com as cores do arco-íris estava sobre a mesa, dividindo espaço com uma pequena bandeira de cor rosa e azul. Os símbolos representam o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e fizeram parte do cenário da Conferência Territorial LGBT, que aconteceu nesta quinta-feira, 14, no Centro de Cultura João Gilberto.

Numa realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social/Sedis, o evento contou com a participação da secretária Lindsai Amaral, do coordenador de Política LGBT do Estado da Bahia, Vinícius Alves, do diretor do IFBA, Emmanuel Victor, do supervisor de Diversidade da SEDIS, Anderson Motta, e de representantes da sociedade civil...

Ramáiana Leal/SEDIS

Morre em São Paulo o radialista Antônio Fernandes de Macedo

Morreu tarde passada em São Paulo-SP, um dos mais conceituados radialistas do nordeste Antônio Fernandes de Macedo. Aos 77 anos ele sofreu um AVC. Ficou internado por alguns dias em uma unidade hospitalar paulista, mas no final da tarde desta quinta-feira(14) veio a óbito.

Antônio Fernandes marcou época no rádio de Petrolina e Juazeiro. Trabalhou por muito tempo na Emissora Rural apresentando o programa a ¨DISPARADA¨. Foi gerente de programação da Rádio nomeado pelo então diretor Padre Mansueto de Lavor. Trabalhou também na Rádio Juazeiro. Depois teve passagens pela Irecê Líder, onde comandou um dos principais jornais da região e levou um novo conceito de jornalismo, implantando assim o Jornal do meio dia...

Fonte: Irecê Líder

Sociedade Apolo de Juazeiro está impedida de realizar festas e presidente lamenta a decisão tomada pelo Ministério Público

O programa Geraldo José desta quinta-feira (14) contou com a participação do presidente da Sociedade Apolo Juazeirense, Azemilson Matos. Durante a entrevista, o presidente falou sobre os problemas que a Sociedade vem enfrentando nos últimos meses. Atualmente o clube está interditado pelo Ministério Público e não pode realizar festas.

“Eu assumi o clube há 5 meses com o intuito de fazer do clube uma casa de festa organizada e que pudesse acolher todos os públicos. Mas, por força do destino, eu fui logo informado pelo Ministério Público que o clube estava interditado. A Sociedade Apolo estava com sérias denúncias de festa com muito barulho, usos de drogas e prostituição. Tentamos conversar com o promotor, ele nos recebeu muito bem, mas não conseguimos retornar as atividades no clube”, pontuou Azemilton...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Petrolina ganha sede da Faculdade Maurício de Nassau

A Faculdade Maurício de Nassau, unidade Petrolina, foi oficialmente inaugurada na última quarta-feira, 13. A portaria de credenciamento da instituição foi publicada no Diário Oficial em dezembro de 2015, pelo Ministério da Educação (MEC). A princípio, a universidade irá oferecer 1.200 vagas, já para fevereiro de 2016, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Segurança do Trabalho e Logística.

Além dos cursos de graduação, a Maurício de Nassau ofertará mais de 30 cursos de pós-graduação nas modalidades presencial e a distância nas áreas de Gestão, Direito, Educação, Saúde e Engenharia...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Comunidade do Dom José Rodrigues se mobiliza contra o fechamento do Colégio Estadual Misael Aguilar Silva

Os moradores do bairro Dom José Rodrigues, localizado na periferia de Juazeiro (BA), realizarão protesto nesta sexta-feira (15), a partir das 9h da manhã, na porta do Colégio Estadual Misael Aguilar Silva (CEMAS), contra à extinção da escola, anunciada aos professores e funcionários na última terça-feira (12), pelo Núcleo Regional de Educação 10, antiga Direc 15.

Pais, alunos, professores e funcionários não aceitam a justificativa utilizada pela Secretaria de Educação da Bahia para o fechamento do Cemas, que tem apenas nove anos, e que será extinto para que o Colégio Estadual Antonilio da França Cardoso, que cedeu seu prédio para a Prefeitura Municipal de Juazeiro, funcione no prédio do Misael Aguilar. Assim, a prefeitura utilizará o prédio cedido pelo estado para ofertar o Ensino Fundamental I e Fundamental II e o prédio do atual Cemas será cedido para o Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso, que ofertará o Ensino Fundamental II e Ensino Médio...