Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Jamal Naeem - Palestino em Gaza

"Tento ser forte, mas sinto que vou enlouquecer"

Jamal Naeem, palestino que perdeu mãe, 3 filhas e 3 netos em Gaza após ataque de Israel

Outras Notícias

Vereador Caffé credita ao empenho da comunidade as realizações no bairro

“Não me venham falar ou perguntar quem é o pai da criança. Todos os ex-vereadores deste bairro trabalharam pelo seu desenvolvimento” – disse na manhã desta sexta, 15/01/16), o Vereador Antônio Tibúrcio Caffé na solenidade de inauguração da Rua da Saudade no Bairro João Paulo II, principal base eleitoral do vereador, quando discursou representando a Câmara de Juazeiro.

A Rua da Saudade é a via de acesso ao cemitério local e era objeto de reivindicação de todos os vereadores e líderes comunitários do bairro e foi calçada, sinalizada e urbanizada pelo atual prefeito Isaac que também mereceu elogios do Vereador Caffé: “Nunca é demais afirmar que o prefeito Isaac foi o prefeito que mais fez pelo João Paulo II” – citando as creches, o saneamento, o asfalto da Avenida Manoel Borges e creches poliesportivas. Para Caffé “não interessa se foi Biriba, Mozaniel ou Jane (ex-vereadores do bairro); não interessa se foi o Presidente da Associação, o que vale mesmo é a voz do povo, que pediu, reclamou, insistiu e viu atendido o pedido que beneficia a comunidade toda”...

Ascom Vereador Caffé

Espaço do Leitor: Árvore caindo.

Caro Geraldo,

Venho solicitar, através do seu blog, que as autoridades competentes vejam a situação desta árvore localizada em um terreno na Avenida Laudilino dos Santos, no bairro Jardim Vitória. Esta rua fica localizada atrás do SINSERP.

Gostaria que a mesma fosse retirada pois está a ponto de cair por cima das casas vizinha ao terreno, o que pode ocasionar algum acidente.

Espero que as medidas cabíveis sejam tomadas o mais rápido possível.

Atenciosamente, 

Karla Teles ..

“Toda Sexta Tem Obra” mais uma pavimentação é inaugurada na comunidade do bairro João Paulo II

A comunidade do bairro João Paulo II recebeu oficialmente, na manhã desta sexta-feira (15), do prefeito Isaac Carvalho e sua equipe de governo, a pavimentação da Rua da Saudade, evento que integra a programação do “Toda Sexta Tem Obra”. A via com 940 metros dá acesso à creche, Centro de Especialidades Médicas (CEO), Centro de Recuperação, quadra poliesportiva coberta, além do cemitério do bairro e a horta comunitária, beneficiando a mobilidade das quadras 22, 23 e 24. A intervenção contemplou a rua com os serviços de terraplanagem, regularização da base, pavimentação em paralelo e implantação de linha d’água, meio fio e calçadas.

A dona de casa, Cinelândia dos Santos, moradora da rua há 30 anos, acompanhou toda a realização da obra com ansiedade em ver sua rua transformada. “Nossa vida mudou, a rua está uma maravilha, não temos mais poeira, choveu esses dias e não temos lama na rua, podemos andar para onde quiser, sem os problemas que antes tínhamos”, ressalta com alegria a moradora...

Gardennia Garibalde/SEDUH

HOJE É DIA DE SOLIDARIEDADE EM FAVOR DE DELMIRO BITENCOURT (XIBIU)

Polêmico, contestador, brigão, grande músico, marido e pai, esta é a imagem que se tem do cidadão Delmiro Bitencourt, popular “Xibiu”, que após dois derrames e um AVC (Acidente Vascular Cerebral) nem de longe lembra aquele profissional inteligente, sagaz e inquieto de outros tempos.

O velho “Xibiu” está muito enfermo e com isso necessitando do apoio e da solidariedade dos amigos. Neste sábado (16), numa iniciativa do amigo Junior Mota, haverá um Super Bingo Show a partir do meio-dia no Bar de Juninho, localizado à rua Santo Antônio, no bairro do mesmo nome...

Juazeiro sediará Noite de Louvor neste sábado

Neste sábado (16), a partir das 16h, acontecerá no Arco da Ponte, em Juazeiro, um show de louvor organizado pelo Projeto A Rede. A apresentação contará com a participação de músicos baianos e ex-integrantes da banda Reflexu`s como Júlio Cavalcante e Marinêz.

Um dos organizadores do evento, Joaquim Silva, em entrevista ao programa Geraldo José nesta sexta-feira (15) falou sobre a expectativa para o show evangélico. “O povo de Deus vai invadir o local. O povo cristão é um povo festeiro. Vamos cantar no samba regue, no axé music”, disse...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

ACIDENTE GRAVE NA PONTE PRESIDENTE DUTRA NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA (15)

Na noite desta sexta-feira (15), por volta das 21:30h, um grave acidente foi registrado na Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, envolvendo um veículo Celta, de cor prata, placas policiais JOC-8398, que colidiu lateralmente com um poste nas imediações do Viaduto Barranqueiro, chegada em Petrolina.

Assim que a nossa equipe de reportagem chegou ao local os ocupantes do veículo já tinham sido atendidos pelo SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência e conduzidos para unidades hospitalares da vizinha cidade...

Artigo: Pátria Amada, Brasil

Nos idos de 1990, quando ainda era estudante das Ciências do Direito, na Extensão da Universidade Católica do Salvador, em Juazeiro,  desde aquele tempo, que ouvíamos dos nossos Ilustrados Mestre o jargão que, no Direito, “a letra mata, mas o espírito vivifica”.

Isso quer dizer que a letra da lei de nada vale, se não existirem os aplicadores que lhe deem vida nos seus vários tiposde interpretações...

Targino Gondim apresentará novidade no Carnaval de Juazeiro

Que Targino no trio elétrico já virou tradição no Carnaval de Juazeiro, todo mundo já sabe. Porém, este ano, o sanfoneiro de ouro vai trazer uma novidade e tanto para quem o acompanhar na avenida Adolfo Vianna.

O autor de "Esperando na Janela" convidou e dividirá o trio com nada mais, nada menos, que o Quinteto Sanfônico da Bahia. O grupo se apresentará pela primeira vez em um trio elétrico e promete ser um dos pontos altos do Carnaval na cidade de Ivete Sangalo...

Bruno Lopes / Portal Zap

Dilma diz que esforço do governo é para impedir aumento do desemprego

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15), durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, que o esforço do governo federal é para impedir o aumento nos índices de desemprego. “A grande preocupação do governo é o desemprego. É o que nós olhamos todos os dias, é aquilo que requer atenção do governo. Olhamos setores por setores”, afirmou.

A taxa de desocupação registrada no Brasil subiu para 9% no trimestre encerrado em outubro, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, 9,1 milhões de pessoas procuraram e não conseguiram emprego no trimestre encerrado em outubro de 2015...

Agência Brasil

Secretaria de Saúde inicia mutirões de combate ao Aedes Aegypti neste sábado (16)

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, inicia neste sábado (16), a partir das 8h, no bairro Dom Avelar, o Mutirão Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A ação tem o objetivo de intensificar as ações controle do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da Zika, nos bairros onde sua circulação é maior.

De acordo com a secretária de saúde, a iniciativa visa também monitorar as residências que ficam fechadas durante a semana. “A proposta é realizar a fiscalização dos imóveis que durante a semana estão fechados. Além de orientar a população sobre os riscos da circulação do mosquito Aedes em sua residência e tratar os focos e criadouros encontrados, vamos continuar com ações durante a semana e aos sábados para intensificar o trabalho nas áreas mais preocupantes”, pontuou Lucia Giesta...

Ascom/Petrolina

SAAE Casa Nova realiza intervenções no distrito de Pau a Pique

A comunidade do distrito de Pau a Pique, distrito de Casa Nova, tem muito mais a celebrar nesse período de festejos do seu Padroeiro, São Sebastião.  O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) fez intervenções no sistema local para garantir água de qualidade para a população.

Com a grave crise hídrica, o SAAE teve dificuldade na captação, mas não mediu esforços para continuar ofertando água de qualidade, como garante o diretor da autarquia, Fred da Colônia. Segundo o gestor, por conta dessa situação a água apresentou variedade na turbidez, mas com a 'rápida ação do SAAE a situação está sendo resolvida'...

Ascom/Casa Nova

Carro com ouvidor-geral é flagrado estacionado em área de carga e descarga em Juazeiro

O motorista do ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica, interpretou de maneira inusitada uma placa de estacionamento em Juazeiro, nesta sexta-feira (15). No local, reservado para carga e descarga, o motorista do veículo que transportava o ex-deputado estadual do PT - derrotado na tentativa de ascensão à Câmara dos Deputados em 2014 - descarregou a equipe que acompanhava Yulo em visita oficial ao município e deixou o carro estacionado no local. Flagrado pelo repórter do Bahia Notícias, o condutor do automóvel justificou: "foi rapidinho". No entanto, apesar de não ser veículo oficial, ficou o registro do exemplo e da crítica - afinal, o ouvidor-geral tem função de ouvir reclamações. ..

BN Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Sorteadas 2.201 vagas para os Colégios e Creche da PMBA

Na manhã dessa sexta-feira (15), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou o sorteio eletrônico das 2.201 vagas para a creche e Colégios da PM no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Candidatos e representantes puderam acompanhar os sorteios presencialmente em um dos dois auditórios no IAT e pela internet através site www.pm.ba.gov.br. Com o objetivo de dar mais transparência ao processo, estiveram presentes o conselheiro da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Antônio Valdir Santos, a promotora Ministério Público, Maria Pilar Menezes, e a coordenadora de educação da Secretaria de Educação do Estado, Gabriela Silva Aragão.      ..

Com informações da Polícia Militar-BA

OPOSIÇÃO SE REÚNE EM JUAZEIRO E DEFENDE CANDIDATURA ÚNICA EM 2016

O grupo de oposição ao prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, está mais perto de chegar a um consenso que leve a escolha de um candidato para disputar as eleições municipais de 2016.

Nesta sexta-feira (15), alguns nomes estiveram reunidos para a primeira reunião, que eles chamaram de informal, de 2016. O Blog Geraldo José teve acesso ao encontro e entrevistou alguns pré-candidatos a prefeito...

Saúde Sem Fronteiras: Cerca de dois mil atendimentos foram realizados na revisão de catarata em Juazeiro

Encerrou nesta quinta-feira (14), na Orla 2 de Juazeiro, a revisão dos pacientes que realizaram a cirurgia de catarata durante o Programa Saúde Sem Fronteiras, que ocorreu no mês de novembro. Cerca de 1700 intervenções foram realizadas, atendendo a pacientes de Juazeiro e de toda a região.

O aposentado, Vilmar de Carvalho, de 75 anos, morador do centro da cidade, falou da importância da cirurgia de ter operado o olho direito. "Antes não enxergava nada e muitas vezes me arrisquei dirigindo na estrada. Agora será outra vida. Está bom demais", disse o aposentado após passar pela revisão...

Ascom/Juazeiro

Audiência Pública em Petrolina debate importância da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco

O Projeto de Lei (PL nº 6.569/13) que trata da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi tema de mais uma Audiência Pública. Dessa vez o debate aconteceu em Petrolina atendendo uma solicitação do vereador Adalberto Bruno Filho (PSL).

"O rio São Francisco morrendo, todos nós vamos morrer. Dependemos totalmente dele e essa transposição será um dos maiores feitos para a revitalização do Velho Chico e, para que isso aconteça, precisamos ter a opinião pública ao nosso lado pressionando o Governo Federal para que esse Projeto vire realidade. Por isso, essa audiência é importante para explicar detalhadamente os passos do Projeto de interligação da bacia do rio Tocantins com o rio São Francisco", revelou o vereador Adalberto Bruno Filho...

Ascom/Gonzaga Patriota

Disque-denúncia oferece cinco mil de recompensa em troca de informações que levem ao autor do assassinato da menina Beatriz

Foi divulgado nesta sexta-feira (15) pela equipe de polícia que investiga a morte da menina Beatriz Angélia Mota o cartaz do disque-denúncia para ajudar a encontrar o autor do assassinato. A morte da criança completou um mês no último domingo (10) e o crime continua sem solução. 

Quem desejar contribuir com a investigação do Caso Beatriz pode denunciar pelo telefone fixo (81) 3719-4545, o custo é de uma ligação interurbana, ou gratuitamente no site da organização. Outra alternativa é fazer a denúncia via WhatsApp: (81) 9 9119-3015. Segundo o coordenador, as pessoas que estiveram no local no dia do crime, por exemplo, não precisam temer qualquer tipo de represália. “A base do serviço é o anonimato. Quem denunciar pelos três canais não será identificado. Até mesmo no momento da entrega da recompensa a pessoa permanece no anonimato e o recebimento é em um local público a escolha do denunciante”, afirmou Alexandre...

Com informações do G1 Petrolina

OTTO ANUNCIA INÍCIO DA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

 
O senador Otto Alencar (PSD) anunciou ontem que o Ministério da Integração Nacional dará início ao plano de revitalização do Rio São Francisco nos trechos entre a Bahia e Minas Gerais. Segundo o senador, a decisão foi confirmada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes.
 
No total, duas emendas no valor de R$ 600 milhões reservam recursos no Orçamento da União deste ano para ajudar a revitalizar o rio. As duas emendas – R$ 300 milhões cada uma – foram sugeridas pelo senador baiano. Uma delas sairá da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA), presidida por Otto, e a outra da bancada federal baiana.

Em audiência na CMA no final do ano passado, Otto defendeu que sem a revitalização não haverá água para a transposição e o rio será “apenas um caminho de areia em pouco tempo”. As obras previstas são a de contenção da erosão nas nascentes e afluentes, dragagem da calha e plantação de matas ciliares. “A chuva tem colaborado, mas a erosão é muito grande e a areia depositada no fundo do rio serve como esponja não permitindo que água siga seu curso”, apontou o senador. 

O Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco foi criado em 2004 sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 Ministérios, além da Codevasf, a Agência Nacional de Água (ANA), o Ibama, entre outros órgão federais. O prazo de execução é de 20 anos.(TB)
..

Bahia Econômica

GATI/5°BPM PRENDE HOMEM COM MACONHA EM PETROLINA

Ontem (14/01), por volta das 17h30min, policiais militares do GATI/5°BPM quando realizavam rondas no bairro José e Maria com o intuito de combater o tráfico de drogas, foram informados por populares que nas proximidades existiam dois indivíduos numa motocicleta traficando entorpecente. Imediatamente foram feitas incursões no local, onde foram localizados os suspeitos. Foi realizada uma busca pessoal em ambos, onde foi encontrado com Magalhães de Oliveira Nascimento, 19 anos, residente no bairro Areia Branca, 07 (sete) gramas de Maconha e a quantia no valor de R$ 158,00 (cento e cinquenta e oito reais). Diante do fato o imputado foi conduzido até a Delegacia de Plantão onde foi lavrado em seu desfavor o TCO. ..

Asscom

Chapéu de Palha 2016 será lançado na próxima segunda-feira

O lançamento do Chapéu de Palha 2016 será realizado na próxima segunda-feira (18), às 11h, no Centro de Convenções Nilo Coelho, em Petrolina. A primeira etapa do programa atenderá os trabalhadores da fruticultura irrigada de sete municípios - Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia. O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, participará do evento representando o governador Paulo Câmara. Também haverá a presença de lideranças políticas locais e representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais da região do São Francisco.

O cadastramento dos trabalhadores terá início também na segunda-feira, às 8h, em 14 pontos de atendimento. São sete locais em Petrolina e dois em Lagoa Grande. Nos demais municípios, os interessados devem se dirigir às sedes dos sindicatos dos trabalhadores rurais (confira os endereços abaixo). As inscrições seguem até o dia 22. A expectativa é que, neste ano, o Chapéu de Palha atenda cerca de dez mil pessoas, a mesma quantidade de cadastrados em 2015...

Asscom

Antiga estação de trem de Rajada será revitalizada

A antiga estação de trem do Distrito de Rajada, na Zona Rural de Petrolina, terá sua rica história perpetuada. A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, revitalizará o antigo prédio, transformando-o em um espaço que beneficiará a comunidade.
 
O espaço será revitalizado e transformado em uma Biblioteca, um Telecentro e um Memorial contando toda história da cultural local, como também a história da antiga estação de trem. Os recursos são originários da Prefeitura de Petrolina e a obra está orçada em cerca de R$ 90 mil. A previsão para entrega do prédio reformado será para o mês de maio, a ordem de serviço e licitação já estão sendo providenciadas e brevemente Rajada receberá mais uma obra do governo municipal.
 
Célia Regina Carvalho, secretária de Cidadania e Robson Rocha, secretário executivo de Juventude e Qualificação Profissional, visitaram o local com engenheiros  que puderam observar o estado do antigo prédio, e a qualidade da construção. Segundo os técnicos, o prédio oferece uma boa condição e está apta para receber as obras. 
 
O prefeito Julio Lossio falou sobre o projeto e da vontade que sempre teve de reformar o espaço. “Rajada tem uma AME que atende o povo com serviço de qualidade, um CRAS que faz um belo serviço, dentre outros equipamentos que lá estão instalados. Mas de verdade, o meu coração sempre apertava quando eu olhava a estação de trem e ficava imaginando o que poderia ser feito ali. Quando me apresentaram o projeto de revitalização, eu vibrei! Por que aquele espaço precisava ter um sentido.  A Biblioteca, o Telecentro e o memorial, que lá serão instalados, vão trazer de volta vida para aquele prédio. É mais um sonho que vou realizar entregando um equipamento que será usado para um bem comum.”,disse o prefeito.
 
HISTORICO DA LINHA: 

A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subindo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia. ..

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Prefeito Isaac Carvalho pede a Ministro que mande Polícia Federal investigar caso Beatriz

Em ofício encaminhado ao Ministério da Justiça, o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho pede providências ao Ministro José Eduardo Cardozo no sentido de autorizar a participação da Polícia Federal nas investigações sobre o assassinato da menina Ana Beatriz Angélica Mota, ocorrido no último dia 10 de dezembro.

Confira na íntegra o ofício enviado pelon prefeito:..

Ascom/Juazeiro