Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Luciene Nascimento - Gari

"Um hospital não funciona sem médicos, uma cidade não funciona sem os garis"

Luciene Nascimento, Gari em Juazeiro-Ba, demonstrando a importância da profissão

Outras Notícias

Inauguração do Parque Josefa Coelho acontecerá neste sábado (09)

A cidade de Petrolina está prestes a ganhar um novo Parque Josefa Coelho , o espaço está totalmente equipado para o desenvolvimento de atividades esportivas, socioculturais e de lazer. O parque fica localizado no bairro Maria Auxiliadora e será entregue para a população neste sábado (09).

Uma festa, a partir das 9h30, deve marcar a inauguração do espaço com um grande festival esportivo de Vôlei de areia, Futebol de areia, Futsal, Handebol masculino e feminino, Tênnis e apresentação dos Skatistas. Além de muitas brincadeiras e atrações para as crianças (cama elástica, piscina de bolinha, tobogã, campeonato de futebol de sabão, entre outras), apresentação da Banda Municipal Filarmônica 21 de Setembro...

Ascom/Petrolina

SEMAOP responde denúncia sobre terreno na Rua Castro Alves

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem pública enviou uma equipe a Rua Castro Alves e foi constatado que o terreno encontra-se murado, mas não está limpo. A SEMAOP vai identificar o proprietário e notificá-lo para realizar a limpeza do espaço.

A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização da Secretaria informando pelo telefone (74) 3612 3574 ou na sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro no Centro da cidade.  ..

Charles Leão agora é PPS, mas segue pré-candidato a prefeito de Juazeiro

O programa Geraldo José encerrou a semana entrevistando o pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão, que falou sobre a sua chegada ao Partido Popular Socialista (PPS). Charles Leão estava acompanhado de pré-candidatos a vereador pelo partido. “Estou filiado ao PPS e a trajetória continua, inclusive a pedido do povo. Continuo pré-candidato a prefeito de juazeiro”, disse.

Charles Leão também comentou sobre a sua desistência em se filiar no Partido Solidariedade, hoje casa do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira. “Eu me sentiria frustrado em não poder servir a população de Juazeiro. É uma população que merece ser servida. Houve realmente o processo e o partido Solidariedade acabou sob o comando de Joseph Bandeira. Mas o importante é que o PPS é um bom partido. É o meu primeiro partido, nunca tive filiação partidária e estou muito orgulhoso de ter sido aceito”, ressaltou...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

POLICIAIS DA 76ª CIPM RECUPERAM VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO E ROUBO

A Polícia Militar da Bahia esclarece que quinta-feira, 07 de abril de 2016, por volta das 22h35 guarnições da 76ª CIPM, no cumprimento da Operação Guardiões, realizada na Av. Irmã Dulce II, próximo ao Parque de Vaquejada Marvale, bairro Malhada da Areia procedeu uma série de vistorias em veículos e pessoas.

 Durante a operação foi dada ordem de parada a um veículo Celta, de cor branca, placa OUN-5230/BA, no interior do veículo encontravam-se três homens. Após abordagem, foi realizada a verificação da placa pelo sistema MOP, onde foi constatado que o chassi do veículo não coincidia com a placa, conseguinte verificou-se a situação do chassi do veículo abordado e constatou-se restrição de furto e roubo. ..

ASCOM/76ª CIPM

AGORA JOÃO ESTÁ PRECISANDO DA GENTE!

AMIGOS DE JOÃO "GALILEU" o "doido" mais querido de Juazeiro.

Hoje, passei por acaso na casa de Raimunda, irmã mais velha que sempre cuidou muito bem dele e ela estava muito preocupada. João teve febre e estava com o inchaço no abdômen, não foi bem atendido no HRJ, solicitaram uns exames (estão sendo providenciados)...

Secretária de Saúde de Petrolina se reúne com comunitários

Nesta quinta-feira (07), a secretária de Saúde, Mara Gonçalves, se reuniu com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Idalino Bezerra, Gilvan Vicente, e com o comunitário Pedro Caldas para conversar sobre o atendimento em saúde bucal na localidade e a inauguração da Academia da Saúde.

"Podemos dizer que a reunião de hoje foi muito positiva. Nós procuramos a secretária para solicitar uma visita da Unidade Móvel Odontológica ao bairro e para buscar informações sobre a inauguração e funcionamento da Academia da Saúde do bairro Henrique Leite", contou Gilvan Vicente...

Ascom/Petrolina

POLICIAIS MILITARES DA 25ª CIPM ERRADICAM PLANTIO DE MACONHA EM CASA NOVA

Nesta quinta-feira, dia 07 de abril, após informações, policiais militares pertencentes a 25ª CIPM, sob o comando do Capitão PM André Carvalho, seguiram para interior do município de Casa Nova-BA, região do povoado de Ouricuri, 80 Km da sede, e por volta das 09h30min, após incursões no interior da caatinga, localizaram e erradicaram um plantio de maconha com aproximadamente 5.000 (cinco mil) pés. O plantio media cerca de meio metro de altura e os traficantes utilizavam baldes para regar a plantação. Não houve prisão. ..

Com informações de AUGUSTO UBIRATAN QUEIROZ SILVA – TEN CEL PM Comandante da 25ªCIPM

Vigilância Sanitária de Petrolina apreende 40kg de produto clandestino

Nesta quinta-feira, 07, fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina (AMVS) apreenderam 40kg de 'queijo' sem registro sendo comercializado no centro da cidade. Os produtos estavam expostos ao sol em via pública e sua composição possuía mais batata que queijo. 

"Os produtos não possuíam registro federal, estadual ou municipal, e já é de conhecimento de todos sobre a necessidade da certificação", alertou o diretor-presidente da AMVS, Jarbas Costa.  ..

Ascom/Petrolina

Neiva articula visita consular para atrair investimentos

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, palestrou em Salvador para cônsules de 18 países sobre as potencialidades do Vale do São Francisco no contexto do agronegócio mundial. Neiva foi à capital baiana com o presidente do Instituto da Fruta, Ivan Pinto, participar da reunião extraordinária dos Conselhos de Comércio Exterior (Comex) e de Micro e Pequenas Empresas (Compem), ambos da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB).   

De acordo com Neiva, o encontro realizado na terça (05) pretendia fomentar o estimular a cooperação comercial e fomentar relações bilaterais. A reunião em Salvador acabou rendendo uma visita consular a Juazeiro, cuja data, segundo Neiva, será definida brevemente. "O intercâmbio comercial e cultural passa por esses representantes estrangeiros, daí a importância da vinda dos cônsules para verem nossas riquezas que vão além do agronegócio", explica Neiva...

Ascom/Juazeiro

Juazeiro: Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas celebra V ano da Hora da Graça

Em plena quinta-feira a Catedral de Juazeiro fica lotada. Centenas de pessoas se comprimem no templo católico – entre cantos, orações e lágrimas, e o que os une é a fé em Cristo presente na Eucaristia.

Há cinco anos essa cena se repete semanalmente em Juazeiro durante a realização da benção do Santíssimo. E a Paróquia Catedral-Santuário de Nossa Senhora das Grotas, se prepara para celebração do V Ano da Hora da Graça, neste sábado (9), as 19:30h, na Via Show, em Juazeiro, onde deverá reunir diversas caravanas, paróquias e comunidades da Diocese para adorar o Senhor...

Com informações da Paróquia Catedral-Santuário de Nossa Senhora das Grotas

Prefeito Isaac participa do lançamento do projeto Juazeiro, na rota das Olimpíadas Nota 10

O prefeito Isaac Carvalho participou nesta quinta-feira (07), do lançamento do Projeto "Juazeiro, na rota das Olimpíadas Nota 10 – Do Olimpo ao Velho Chico 2016", no complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. O evento foi mais uma ação do 'Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10', da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC.

A superintendente de gestão da SEDUC, Lucinete Alves apresentou o projeto para os gestores, professores, coordenadores da Rede Municipal de Ensino e autoridades presentes, que tem como objetivo fomentar a prática esportiva, a integração e a saúde física e psíquica dos alunos, através da vivência dos valores Olímpicos e Paraolímpicos. "O projeto envolverá diversas atividades com a participação de 8 mil estudantes da Rede, de abril até setembro deste ano, e pretende movimentar a população juazeirense no dia 26 de maio,  em que a Tocha Olímpica estará na nossa cidade. A Prefeitura, através da SEDUC e outras secretarias, está preparando um grande evento para este momento histórico do esporte", evidenciou Lucinete...

Ascom/Juazeiro

Prefeito Luiz Vicente Berti participa da posse dos conselheiros tutelares de Sobradinho

Aconteceu nesta quinta-feira (7), na Câmara de Vereadores de Sobradinho a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares para o biênio 2016/2019. Tomaram posse os conselheiros titulares: Emerson Luiz Rodrigues, Rosimeire Nery da Silva, Sólon de Souza Mariano, Gércia Maria da Silva e Bárbara Jeane Silva Menezes. O Prefeito Luiz Vicente Berti participou da solenidade, que também contou com a participação das Secretárias de Assistência e Desenvolvimento Social e Educação, Fernanda Sanjuan e Dulcilene Kestering, do Chefe de Gabinete Cícero Alves, do Procurador do Município Elder Moreira, do Presidente do Legislativo Municipal Cícero Ronaldo, Ex Presidente Gabriel Lustosa e do escrivão da Vara da Infância e Juventude Cláudio Monteiro.

A solenidade foi prestigiada por amigos e familiares dos conselheiros e representantes de diversos segmentos da sociedade. O Prefeito Luiz Vicente Berti reafirmou o compromisso do município com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. "Os conselheiros tutelares têm a função de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, com competência e sob a luz do Eca - Estatuto da Criança e do Adolescente. Embora o Conselho goze de autonomia funcional, não sendo subordinado ao poder público, temos o compromisso de apoiar suas ações e colaborar para que os conselheiros possam desenvolver um bom trabalho. Contem sempre com essa gestão", declarou o Prefeito...

Ascom/Sobradinho

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO CLÉRISTON ANDRADE É O MAIS VOTADO EM ENQUETE DO BLOG DOS PRÉ-CANDIDATOS DO GRUPO DO PREFEITO

Durante a semana enquete do Blog questionou dos secretários indicados qual seria o apontado pelo grupo do prefeito Isaac Carvalho para concorrer à sua sucessão.

Com recorde de participação, foram 92 mil 721 votos, o mais votado foi o titular da pasta da Educação e Esportes Clériston Andrade com 42%, ou 39.402 votos...

Deputado Roberto Carlos lamentou com pesar a situação da Ceplac

O presidente da Comissão de Agricultura e Políticas Rurais, deputado Robertos Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, repudiou a medida da Ministra Kátia Abreu (Agricultura), em ter rebaixado a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, à condição de um mero departamento do Ministério da Agricultura.

Segundo o parlamentar, a ministra deveria ter discutido sobre esta ação, nesta Comissão da ALBA. “Aqui, é o fórum mais apropriado para discutir o assunto. Nós estamos mais próximos dos produtores de Cacau da Bahia e ciente da importância da Ceplac neste momento. Agora que a cacauicultura começa dar os primeiros sinais de melhora, é fundamental que o órgão se mantenha autônomo e com mais independência trabalhando mais perto e ajudando com menos burocracia o setor cacaueiro”, disse o deputado Roberto Carlos...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Novos advogados prestam juramento em cerimônia na OAB Petrolina

Foi realizada na última quarta-feira, 06, mais uma solenidade de compromisso de 43 novos. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Petrolina, Pernambuco (OAB), Alexandre Torres e aconteceu no auditório da entidade.

A turma dos novos compromissandos recebeu o nome do advogado Alberto Hélio Simões, uma inovação dessa gestão. “Essa é o primeiro juramento feito sob a nossa gestão e resolvemos homenagear um grande colega com história de vida que possa servir como exemplo aos que estão chegando. Escolhemos para essa primeira o Dr. Alberto pela sua história construída no direito no Vale. Estamos muitos felizes em poder proporcionar esse momento especial. Homenagear um grande colega será uma prática recorrente em todos os juramentos da nossa gestão”, explicou Alexandre Torres.  ..

Asscom

POLICIAIS CIVIS E MILITARES DE JUAZEIRO E SOBRADINHO REALIZAM GRANDE OPERAÇÃO NA TERRA DA BARRAGEM

Informações do Policial Civil de Juazeiro Alexandre dão conta de que foi desencadeada nesta sexta-feira (08) uma operação na cidade de Sobradinho, ação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar com a Coordenadoria e as integrantes da 17ª COORPIN, 96ª CIPM e Rondesp, quando foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão e cumprimento de sete mandados de prisão em desfavor de: Samuel Alves Nogueira, Edvan dos Santos da Silva, Maria do Rosário Vieira da Silva, Daniel Eugênio de Lima Richa, conhecido como "galeguinho"; Damião Alves de Lima, conhecido como "Neném", José Paulo de Castro e Wellington Vieira da Silva. Wellington Vieira da Silva e Lucinéia Isabel da Conceição, conhecida como "Lúcia Brandão", foram presos por força de mandado judicial e Lucinéia e Wellington, foram também autuados em flagrante por tráfico de drogas. Apreendidos em poder de Francisco Luiz dos Santos, mais conhecido como Francisco Paulista: uma pistola cal.32, com dois cartuchos intactos, 223 aparelhos celulares e 11 tablets, provavelmente pertencentes às vítimas de furtos e roubos ocorridos recentemente na cidade. Foi apreendida ainda certa quantidade de crack. ..

Bahia e Tocantins discutem demarcação de limites territoriais

Representantes da Bahia e Tocantins discutem pela terceira vez o trabalho de demarcação dos limites territoriais entre os estados nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), na Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O encontro é parte da discussão sobre o acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2013, que definiu a prevalência das divisas naturais e cartas oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O objetivo é discutir o acordo com base em aspectos regionais, considerando a ocupação tradicional das populações e dados demográficos. Participam do encontro o procurador-geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, e o subprocurador Administrativo Nivair Borges, representando o procurador-geral do Tocantins, além de representantes de secretarias e órgãos tocantinenses, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e do IBGE na Bahia. 

Para o procurador Paulo Moreno Carvalho, os estudos são necessários e a demarcação é possível após composições e análises. “A ideia é definir [qual] mapa do IBGE que vamos utilizar. Por isso a necessidade do órgão participar do encontro, depois vamos ver se a partir daí há alguma distorção, se alguma área predominantemente vem sendo ocupada pela Bahia ou Tocantins, que eventualmente se faça uma composição para que essas áreas continuem com um dos estados. Então é um trabalho muito difícil, mas é possível e vai exigir uma presença em campo e uma análise histórica”, explica. 

O vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, também esteve presente e destacou a importância de resolver o mais breve possível qualquer impasse. “O acordo tem que ser bom para os dois estados. Pelo que nós estamos vendo, já estamos chegando a um denominador comum e precisamos depois levar esse evento para Goiás. Nós temos que nos interligarmos”, afirmou João Leão. 

Já o subprocurador Nivair Borges ressaltou o interesse do estado de Tocantins em fechar o acordo e evitar possíveis divergências. “Para evitar conflitos agrários, problemas econômicos, até mesmo políticos, nessa indecisão da divisa, estamos de coração aberto para chegarmos a um consenso. O Tocantins está trazendo uma proposta [e] no momento oportuno vamos apresentar. Iremos ouvir a Bahia nesse ponto e acreditamos que a proposta é viável para os dois estados. Temos um protocolo a seguir e acreditamos que pelo menos esse passo esteja resolvido até amanhã”.  ..

Secom Bahia

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação responde denúncia de leitor sobre obra na Avenida das Árvores

Na manhã de hoje (08), o Blog postou uma denúncia do leitor Jakson Reis que tratava sobre uma obra inacaba no bairro Parque Residencial na Avenida das Árvores (Confira Aqui). Nesta tarde a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do município entrou em contato com o Blog e deu mais esclarecimentos sobre o assunto. Confira a seguir!

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH informa que a obra é fruto de um convênio da Prefeitura com o Governo Federal através do Ministério das Cidades e beneficiou um total de 10 ruas, nove no bairro João Paulo II e uma no Parque Residencial. Nesse convênio a Rua da UBS foi contemplada com a pavimentação do trecho entre a Av. Manoel Borges até a creche totalizando 310m. ..

ESPAÇO DO LEITOR: MOBILIDADE URBANA

“A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades”. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, bicicletas etc.), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs, etc.).

As grandes cidades do país vêm encontrando dificuldades em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia e o excesso de pedestres em áreas centrais dos espaços urbanos. Trata-se, também, de uma questão ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala e também nas próprias cidades, a exemplo do aumento do problema das ilhas de calor. (http://brasilescola.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana-no-brasil.htm)”...

ESPAÇO DO LEITOR: Posto de Saúde do Residencial São Francisco é alvo de crítica de morador, veja:

"Quero pedir à atenção da Secretária de Saúde, mais atenção com o pessoal do Residencial São Francisco, pois o referido posto não atende as pessoas que necessitam de serviço odontológico. Eles dizem que só tem um profissional para atender somente os pacientes do 4º e do 5º. Estamos sem referência, o clínico faz o atendimento, mas o dentista não. Sem contar a situação do PSF, olha essas fotos:

..

PETROLINA: Prefeitura implanta nova iluminação em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realiza a implantação de uma iluminação especial em tons de azul em alguns monumentos da cidade.

Nos Monumentos da Integração e do Descobrimento, na sede da Prefeitura e na Cruz da Catedral. Todos os pontos receberam luzes na cor azul, para reforçar a importância do diagnóstico e tratamento correto da deficiência...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

SOLENIDADE DE PROMOÇÃO DE ALUNOS, ENTREGA DE BOINA AZUL E DO MÉRITO INTELECTUAL SERÁ PROMOVIDO PELO CPM JUAZEIRO

No dia 15/04(sexta-feira), o CPM Juazeiro realizará a Solenidade de Entrega da Boina Azul, Promoção de Alunos, entrega de Medalha de Mérito Intelectual 2016 e entrega do título de Amigos do CPM.

Cerca de 177 alunos e alunas novos da instituição receberão a boina azul, que simboliza o término de um intenso período de adaptação, estando aptos a pertencer ao corpo discente do colégio, policiais militares,  professores e demais servidores do CPM já estão prontos para recebe-los como alunos...

Asscom