Outros Destaques

Política

Variadas

Prefeitura define data para reabertura do Parque Josefa Coelho

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, determinou a data para inauguração da reforma do Parque Josefa Coelho, que será no próximo dia 09 de abril. As obras envolvem  a inauguração de uma academia ao ar livre,  reparação do parque infantil e  implantação de novos brinquedos, reforma geral da pista de caminhada e todos os equipamentos existentes, substituição dos equipamentos danificados, implantação de campo de futebol Society gramado, bancos, lixeiras, calçadas, além de iluminação e espaço para praticantes de outros esportes, como os skatistas...

Ascom/Petrolina

Juazeiro terá Casa do Empreendedor

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 03, com o superintendente do Sebrae/Bahia, Adhvan Novais Furtado, o coordenador local da instituição, Carlos Cointeiro, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, para tratar de disponibilização de recursos ao município e implantação da Casa do Empreendedor.

No município já funciona o programa Juazeiro Empreendedor, programa de governo que tem como objetivo fomentar e assessorar os pequenos e microempresários. A Casa do Empreendedor é um desdobramento do programa de governo, além de auxiliar toda a diversidade de empresários locais. "O prefeito comprou a idéia. Foi bastante proativo. Já saímos da reunião com a implementação da Casa do Empreendedor encaminhada. É um espaço aonde o empresário de Juazeiro que queira abrir empresas, resolver problemas burocráticos em qualquer órgão da Prefeitura vai encontrar um ponto de contato onde poderá resolver todos eles. Isso é importante para a cidade porque fomenta o empreendedorismo, gera mais renda, facilita a vida do empresário. É oferecer um ambiente favorável para que ele possa desenvolver o seu negócio. E a movimentação da prefeitura é fundamental para que se amplie a capacidade de geração de emprego e renda na cidade. Podemos até dizer que a Casa do Empreendedor surgiu após a idéia do Juazeiro Empreendedor, que tem uma secretaria de desenvolvimento  muito proativa" , ressaltou Adhvan Novais Furtado, do Sebrae Bahia...

Ascom/Juazeiro

Prefeitura de Casa Nova vai entregar duas escolas e uma unidade de Saúde no inicio da semana

O inicio da próxima semana em Casa Nova será repleto de novidades. A prefeitura municipal vai entregar à comunidade mais três equipamentos públicos - duas escolas e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
 
Depois de inaugurar a reconstrução das unidades Tia Cotinha, Pingo e Gente, Eulália Passos e José Dias, a prefeitura de Casa Nova vai entregar nas comunidades do Riachinho II, na Serra da Pimenta, e no Entrocamento duas unidades educacionais totalmente reconstruídas.
 
Na Serra da Pimenta, a solenidade de entrega da escola José Hermelino Santos será neste domingo, 6, a partir das 18h.  A unidade teve sua sala de aula, cantina e banheiro totalmente reconstruídos, além da manutenção da rede hidráulica e elétrica.  A Escola Edeltrudes Libório Passos, no Entrocamento, terá a sua inauguração na quarta-feira, 9, 18h. A unidade ganhou novo piso, pintura, reforma das salas, cantina e banheiros. As duas escolas vão receber mobiliários novos, espaço de leitura e ambientação pedagógica.
 
No distrito de Bom Bom, a comunidade vai receber totalmente ampliado e reformado a Unidade Básica de Saúde César Ribeiro dos Santos na segunda-feira, 7, a partir das 18h.  A UBS vai acolher em um espaço mais confortável a população local com novas salas, espaços comuns, consultórios, instalações elétricas, hidráulicas, forro e pintura.   A comunidade conta na unidade com o atendimento médico, odontológico e de enfermagem.
 
O prefeito Wilson Cota destaca as ações realizadas. "Estamos entregando as obras que o povo precisa e vem muito mais por ai. Convido a toda população para prestigiar esse novo momento que estamos instalando em Casa Nova. Investir em Saúde e Educação é investir no futuro", comenta. ..

Ascom/Casa Nova

Constesf firma convênio e municípios do Território do São Francisco terão plano de saneamento

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) conseguiu apoio para desenvolver mais um projeto nos municípios consorciados. Através de um convênio com a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), o Constesf irá capacitar as prefeituras de Canudos e Uauá, com o objetivo de viabilizar a elaboração de planos de saneamento para os municípios.

O Plano de saneamento possibilitará um estudo de alternativas para soluções dos problemas dos municípios, como limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais. De acordo com o Presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, a previsão é que no início de abril o projeto comece a ser desenvolvido. "Com este convênio, o Constesf busca contribuir com as prefeituras para a universalização do acesso da população aos serviços de saneamento, melhorando e avançando na saúde do nosso Território", ressaltou. ..

Ascom/CONSTESF

Atendimento aos beneficiários do Planserv nas unidades da Rede SAC é ampliado; Juazeiro é beneficiada

O atendimento presencial do Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais nos postos da rede SAC foi ampliado – passou de 68.214 em 2014 para 88.486 em 2015. Mesmo contando com serviços online disponíveis no site institucional (www.planserv.ba.gov.br) e com a Central de Relacionamento telefônica, muitos beneficiários preferem ser atendidos pessoalmente em uma das 30 unidades disponíveis em todo o Estado.

No interior, há unidades de atendimento do plano nos seguintes municípios: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Feira de Santana (duas unidades), Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista (duas unidades), Paulo Afonso e Valença...

Secom Bahia

Hospital em Petrolina terá uso de energia renovável

Petrolina vai receber em breve mais um complexo hospitalar, trata-se do Hospital Unimed, que está sendo construído na Av. da Integração. O prefeito da cidade, Julio Lossio, visitou nesta quinta-feira (3) o canteiro de obras da unidade de saúde. Acompanhado do presidente da Unimed Vale do São Francisco, o médico Francisco Otaviano e de demais responsáveis pela obra, Lossio pôde conhecer o projeto arquitetônico e hospitalar da unidade, que deve atender a partir de 2017. O Hospital Unimed ocupará uma área de 7 mil m² e fará atendimentos de alta complexidade. 

A visita do prefeito às obras também teve o objetivo de promover um dos projetos-piloto do governo municipal, o Ecomoney (dinheiro verde), uma proposta que visa o fomento da utilização de energia limpa, através de placas solares e microgeradores, em troca de abono em tributos municipais, como o IPTU. A utilização de energia solar será convertida em benefícios econômicos, já que é uma fonte renovável e inesgotável e também ambientais, através da diminuição de emissão de gases poluentes na atmosfera.

“O uso de energias renováveis é uma tendência mundial e estamos tentando implantar em Petrolina esta cultura. O Ecomoney é um dos nossos aliados nesta mobilização e vamos chegar em grandes empresas, mas também no pequeno empreendedor, nas casas, pra que isso se torne algo grande e que gere resultados positivos para a toda a cidade”, avalia o prefeito...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

SESI está promovendo Mobilização Nacional contra o Aedes Aegypti nesta sexta-feira (5)

Alunos do SESI e SENAI estão participando, nesta sexta-feira (4) e sábado (5), da Mobilização Nacional contra o Mosquito Aedes Aegypti, promovido pelo Sistema Indústria. Simultaneamente, as escolas do SESI e SENAI dos 26 Estados e o Distrito Federal vão realizar ações para engajar os alunos, pais e responsáveis na luta contra o mosquito transmissor da dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika.

Em Pernambuco, palestras e esquetes teatrais, ambas com duração média de 40 minutos, vão acontecer durante toda a sexta-feira (4), em dez escolas, da Região Metropolitana ao Sertão, com meta de atingir 18 mil pessoas. No Sertão, as unidades de Araripina e Petrolina do SESI terão palestras para ensinar o público a não deixar o mosquito nascer, e a reconhecer os sintomas da doença...

Asscom

Último dia da prorrogação das inscrições dos espetáculos sacros em Juazeiro

A prorrogação das inscrições das propostas de espetáculos sacros em Juazeiro encerram nesta sexta-feira, dia 04, na sede da secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU), onde os proponentes devem encaminhar o formulário de inscrição, que consta no edital, devidamente preenchido, até às 17 horas quando encerram as inscrições.

De acordo com a SECJU, a seleção das propostas para a Via Sacra deste ano será nos dias 07 e 08, às 14 horas, na Casa dos Conselhos. Uma comissão composta por cinco membros: três do Conselho Municipal de Cultura (sociedade civil) e dois da secretaria de Cultura irão avaliar as propostas inscritas...

Ascom/Juazeiro

Superintendência Regional do Incra/BA participa de Fórum ligado ao desenvolvimento agrário do Nordeste

A superintendência Regional do Incra na Bahia, participou nesta quinta-feira (03), do Fórum dos Secretários de Agricultura Familiar do Nordeste que acontece até amanhã, na cidade de Aracaju-SE. No evento, a presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón apresentou sobre a temática “Reforma Agrária e Territorialidade, Acesso a Terra e Sustentabilidade”.

Para o Superintendente Regional do Incra/BA, Gugé Fernandes, esse fórum além de trazer a reflexão sobre a política e técnica da agricultura familiar no Nordeste, é importante também para discutir sobre as políticas adotadas para promover melhorias em assentamentos rurais através das assistências técnicas. “O governo do estado da Bahia tem sido parceiro do Incra na promoção dessas políticas públicas”, frisa Fernandes.

Durante o evento também foi aberto um painel sobre a regularização fundiária, que apresentou as experiências dos estados Bahia, Alagoas, Minas Gerais e Ceará.

O público do Fórum é composto por prefeitos, secretários municipais de agricultura, representantes de organizações dos trabalhadores e instituições que se relacionam com a política pública de desenvolvimento agrário. ..

Asscom

Animal é resgatado na rodovia da BR-235/BA

 
A espécie foi levada para o CEMAFAUNA, em Petrolina. 
 
A equipe do Subprograma de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna, da Gestão Ambiental da BR-235/BA, resgatou um animal da espécie 'Procyon cancrivorus', mais conhecido como Guaxinim ou Mão pelada, atropelado no lote 5 da rodovia, há aproximadamente 34 quilômetros de Juazeiro. O animal foi levado até o CEMAFAUNA (Centro de Conservação e Manejo de Fauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) para ser medicado e receber os devidos cuidados. 
 
Esta espécie geralmente vive sozinha. Noturna e terrestre, esses animais vivem de preferência perto de fontes de água, como banhados, rios, manguezais, praias, baías e lagoas. Também é registrado em habitats não aquáticos em determinadas épocas do ano. Podem utilizar também canaviais, pastos e fragmentos de mata, pois são relativamente tolerantes a perturbações humanas. Estudos realizados com a espécie consideram a população do guaxinim em declínio devido à perda de habitat, mas também incluem nas ameaças à espécie e caça para obtenção de peles, uso para prática de tiro e tráfico de animais.  
 
O Centro concentra suas ações desde 2008 nos estudos de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre nas áreas de influência direta e indireta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF).  Por ser referência no assunto e se localizar próximo à BR-235/BA o centro se torna uma alternativa viável para enviar os animais que, porventura, forem encontrados atropelados. 
 
Por esse motivo a equipe de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna Silvestre da BR-235/BA encaminhou o guaxinim para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), unidade que atende o CEMAFAUNA. Nesse local são realizadas ações no ambiente natural – pesquisas -, além de ações que atuam na recuperação de espécies animais debilitadas em suas instalações. 
 
O Monitoramento e Controle de Atropelamentos de Fauna Silvestre tem por objetivo acompanhar a resposta da fauna local às intervenções provenientes das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA. Através do número de ocorrências é possível subsidiar a implantação de dispositivos de transposição de fauna, além da adoção de medidas de controle. Sendo assim, minimizando os impactos ao meio ambiente da região – objetivo da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
..

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA

Em resposta a leitor do bairro Santo Antônio, prefeitura de Juazeiro confirma troca de tubulação

Após os leitores Nielson Marcelino de Souza e Edíria Feitosa de Souza da Rua Amazonas, Santo Antônio em Juazeiro enviarem um apelo ao pode público sobre situação da rede de esgoto do seu bairro (veja aqui), a prefeitura de Juazeiro emitiu agora a pouco uma nota oficial, veja: 

"Com relação à reclamação dos moradores da Rua Amazonas, no Bairro Santo Antonio, a assessoria de comunicação do SAAE/Juazeiro esclarece que a obra de substituição da rede iniciará na próxima segunda-feira (7). "É uma rede antiga, feita com material inapropriado e que já não suportava mais a pressão da água. Já foram feitos diversos reparos, mas para resolver definitivamente o problema teremos que realizar a troca da tubulação. Parte do material já chegou ao SAAE e a obra já foi autorizada", explica o assessor Antonio Pedro". ..

Asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro

URGENTE: Corpo é encontrado boiando na Orla de Petrolina

Chegou a informação agora em nossa redação que um corpo sem sinais de vida foi encontrado a pouco boiando na Orla de Petrolina. De acordo com informações, os bombeiros estão sendo chamados para averiguar a situação.

O blog está colhendo mais informações do acontecido...

Redação Blog Geraldo José

Sylvestre agradece ao presidente Roberto Carlos, presente em sua audiência no Rio

Recuperado dos momentos ruins que passou nos últimos dias, o atacante Sylvestre, 31 anos, fez questão de agradecer ao presidente da Juazeirense e Deputado Estadual, Roberto Carlos, por sua participação na audiência, na última segunda-feira, que determinou a sua liberdade. O jogador passou vinte dias preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, acusado do roubo de um celular em 2013. 

“Queria agradecer a participação do Deputado na minha audiência. A presença dele foi de extrema importância. Foi um momento difícil que eu passei e ele se deslocou da Bahia para o Rio para depor ao meu favor.  Agora pude comprovar a minha inocência e serei eternamente grato a ele por tudo o que fez por mim”, conta o jogador...

Ascom Juazeirense

Campeã mundial de basquete participa das Caravanas do Esporte e das Artes em Juazeiro

Nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), os alunos da Escola 2 de Julho, no Distrito de Maniçoba, em Juazeiro, receberam a Caravana do Esporte e das Artes, com a participação da campeã mundial de basquete, Alessandra Oliveira. O evento, realizado pelo canal de esportes ESPN Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, o Instituto Esporte e Educação, Unicef, Instituto Mpumalanga e Disney, movimentou centenas de alunos da zona rural do município, com atividades esportivas e artísticas.

A medalhista olímpica, Alessandra Oliveira, tirou fotos com os alunos e conversou com eles sobre a modalidade, ainda pouco praticada nas escolas. “É um projeto maravilhoso, onde conseguimos trocar experiências com alunos e professores. Estou adorando conhecer o Vale do São Francisco e receber esse carinho dos baianos. Quero parabenizar a Prefeitura por oferecer uma escola tão bem estruturada para esta comunidade”, concluiu a ex-pivô da Seleção Brasileira...

Por Emanuelle/SEDUC

MORADORES DA RUA AMAZONAS, BAIRRO SANTO ANTÔNIO, FAZEM APELO AO PREFEITO ISAAC

A rua Amazonas no bairro Santo Antônio está literalmente interditada. Há cerca de um ano a rede de água rompeu gerando uma enorme lagoa e com isso provocando uma série de transtornos. De lá para cá, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos compareceu algumas vezes para sanar o problema, mas as equipes da autarquia sempre realizaram paliativos e a situação persiste para desespero dos moradores.

Nielson Marcelino de Souza e Edíria Feitosa de Souza procuraram a equipe do Blog para solicitar da gestão municipal a solução definitiva do problema. “Os prepostos do SAAE já declararam aos moradores que para resolver o problema teria que trocar toda a rede e porque não trocam? São apenas cerca de cinco ou dez metros da rede que apresenta problema, eles vêm colocam umas braçadeiras e poucos dias depois a água novamente se acumula em frente as nossas casas. Estou pagando estacionamento pois não tenho como colocar o meu veículo na garagem” protestou Nielson...

Juazeiro recebe primeira reunião itinerante do COMPEM nesta sexta-feira

Nilton Sampaio, presidente da AEDISF.

Nesta sexta-feira (04), às 08e30h, no Grande Hotel de Juazeiro será realizada a primeira reunião itinerante do Conselho da Micro e Pequena Empresa Industrial (COMPEM) em 2016. O encontro abordará o panorama da indústria da região e a atual situação industrial do município...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Avenida Monsenhor Ãngelo Sampaio receberá melhorias no asfalto e sinalização de trânsito

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura, vai iniciar na próxima terça-feira (8), as obras de recapeamento asfáltico da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. A ação é mais uma etapa do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do município.

Por este motivo o trânsito sofrerá modificações a partir das 6hs da manhã e os motoristas devem usar os acessos da Avenida Sete de Setembro, Avenida São Francisco e Avenida Cardoso de Sá durante o período da interdição da Avenida Monsenhor Angelo Sampaio. Os acessos pelas vias locais também estarão liberados para os veículos. ..

Ascom/Petrolina

Petrolina: Bebês com microcefalia são acompanhados pela Secretaria de Saúde

Os bebês com microcefalia residentes em Petrolina passaram, nesta quinta-feira (03), por mais uma sessão de atendimento multiprofissional oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde.  A consulta, realizada por uma neurofisioterapeuta e uma psicóloga, teve como objetivo estimular as crianças e acolher a família.

Durante o atendimento, os bebês passaram por exercícios de estímulo sensorial para o desenvolvimento das funções cognitivas e motoras. Já os pais participaram de uma palestra sobre a importância da família na estimulação precoce dos bebês com microcefalia, ministrada pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)...

Ascom/Petrolina

Cesol inaugura espaço solidário em Juazeiro nesta sexta-feira

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sertão do São Francisco, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE) e a Organização Social Associação Josué de Castro, inaugura nesta sexta-feira, 04 de março, o Espaço Solidário Cesol SSF na cidade de Juazeiro, Bahia. A solenidade de inauguração acontece às 10 horas na sede do Espaço, localizada na Praça do Boi, Centro de Juazeiro, e contará com a presença do Superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia – Milton Barbosa e do Secretário Álvaro Gomes, titular da SETRE.

Segundo a coordenadora Administrativa do Cesol, Márcia Vanusia Vieira, que participou do Programa Geraldo José na TransRio FM nesta quinta-feira, 03, o Espaço Solidário é um ambiente múltiplo que pretende configurar-se como local de formação, divulgação e comercialização para Empreendimentos da Economia Solidária e Agricultura Familiar no território do Sertão do São Francisco...

Ascom Cesol Foto Itamara Costa

Obras de Pavimentação chegam ao bairro Jardim Flórida

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH iniciou esta semana mais uma obra de pavimentação. A via que está recebendo pavimento em paralelo é a Rua Nossa Senhora das Candeias, no bairro Jardim Flórida.

Com aproximadamente 365 metros a rua liga a Avenida São João a Avenida Airton Sena, beneficiando a mobilidade no bairro. "Toda a via será contemplada com os serviços de terraplanagem, regularização da base, pavimentação em paralelo e implantação de linha d'água, meio fio e calçadas", explica o superintendente da SEDUH, Paulo Adriano...

Ascom/Juazeiro

Prefeito Lossio comemora primeiras produções da Ilha do Vinho

Agora a Ilha do Massangano, local de riqueza cultura e belezas naturais, tem mais um atrativo: a produção de uvas. Através do projeto "Ilha do Vinho", moradores da Ilha se tornaram produtores de uva e agora também ingressarão no mercado como microempresários, já que a fruta será matéria-prima para diversos produtos.

O projeto Ilha do Vinho foi idealizado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, coordenada por Newton Matsumoto. A concepção e execução do projeto foram acompanhadas de perto pela ex-vereadora Raimunda Sol Posto, moradora da Ilha e entusiasta de inciativas que proporcionem oportunidades de crescimento para a comunidade...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

3° Programa “Abertura Cultural” recebe o Secretário de Cultura e Juventude de Juazeiro

O 3º programa “Abertura Cultural” recebe nesta quinta-feira, dia 03, o secretário Municipal de Cultura e Juventude, Donizete Menezes, que mostrará a sua trajetória à frente da gestão cultural de Juazeiro, desde outubro de 2013. O programa ainda recebe o ator e diretor teatral, e presidente eleito do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro, Elder Ferrari, e o músico e sanfoneiro, Rennan Mendes.

Para o idealizador do projeto Alex Moreira, é uma honra receber esses artistas e gestores da cultura juazeirense. “Temos a honra de receber em nosso programa todos esses artistas e gestores de nossa cultura”...

Ascom/Juazeiro