Juíza Patrícia Cerqueira toma posse como nova integrante da corte do TRE-BA

Recebida por familiares, amigos e pelos membros da corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a juíza Patrícia Cerqueira tomou posse como nova integrante do órgão na tarde desta terça-feira (7/6). A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente do Tribunal, o desembargador José Rotondano, que há mais de 20 anos, quando ainda pertencia ao Ministério Público, supervisionou o trabalho de Patrícia como estudante de Direito. A magistrada ingressa na corte para ocupar uma das duas vagas destinadas aos membros oriundos da classe dos juízes de direito. 

Para Rotondano, a trajetória da juíza está marcada pela firmeza, característica que, entre outras, atende aos requisitos para compor o Tribunal, principalmente após a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa. "Aqui temos a missão de aplicar a lei. Há muito se sabe que as conquistas democráticas não são gratuitas. Não há outra justiça que seja mais próxima da democracia popular que a eleitoral. Conheço a juíza há muito tempo e sei que a sua vida está pautada pela honestidade, probidade e honradez, critérios indispensáveis para os que julgam. A família do TRE-BA, com felicidade, a recebe de braços abertos", pontuou o vice-presidente. 

Com um discurso embasado na gratidão, primeiramente a Deus e depois aos familiares e aqueles que compareceram à solenidade, a magistrada empossada garantiu que vai honrar a escolha do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e, em entrevista ao "TRE-BA Especial", falou acerca da suas expectativas para os próximos dois anos, como integrante do colegiado de juízes. 

Veja aqui a entrevista 

Perfil da magistrada

Natural de Feira de Santana, Patrícia Cerqueira graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1997 e também tem mestrado em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio de Janeiro). Atualmente é titular da 1ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos Interditos e Ausentes de Salvador da Comarca de Salvador, além de coordenar a Escola de Magistrados da Bahia. A juíza também foi titular das comarcas de Santa Inês, Medeiros Neto e Senhor do Bonfim, onde atuou na área eleitoral.

Fonte: TRE-BA