RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

AMORES NO UMBUZEIRO

Todo umbuzeiro chora
quando a seca demora
e a chuva não vem
até o meu amor foi embora
e agora eu espero meu outro bem
ainda não sei se ela volta
e nem quando a chuva vem
só os meus olhos em dilúvio
para fazer nuvens chorar
e gotas das minhas lágrimas caídas
nas fendas das lagoas secas
que aparentam as tênues rugas
da minha flácida pele facial
castigada pelo sol de janeiros
esperando os fevereiros e trovoadas
que ora residem em outras terras
e ainda não choveu no meu sertão
e aquela moça que foi embora não voltou
mas insiste em morar no meu coração
um sentido leve de espera
é banzo, talvez a saudade
do perfume do meu dengo...

todo umbuzeiro quando enflora
e o sertanejo por chuva implora
e a chuva as vezes não vem
a sua companheira de longe roga
e dos meus olhos caem chuva
lágrimas sentindo falta do meu bem
e essa sede ressequiu os meus lábios
carentes dos teus beijos...

sofre o meu querer na veredas
e as pelejas para ti esquecer
que não valem de nada
e nessa sombra de umbuzeiro magro
acabo sentido, magoado por tua morte
e me vago nos rastros dos nossos lances
e acabo encontrando a sua fita vermelha
num galho da árvore sagrada
e faço dela um laço em meu pescoço
abro a camisa e rompo o tempo
violando o mistério do medo
e acordo suado, sentido o cheiro
da chuva e do teu corpo ao meu lado.

Franz Tagore
..

Técnicos da EBDA implantam campos de palma adensada em propriedades rurais de Curaçá

Para evitar a escassez de alimentos aos animais nos períodos de seca no semiárido, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) está realizando a implantação de campos de palma adensada, em propriedades de agricultores familiares da comunidade de Belo Jardim, distrito de Curaçá. O plantio diminui o espaçamento entre as mudas e utiliza um sistema de irrigação localizada, no qual a água é fornecida por gotejamento, através de emissores, próximo ao caule da planta.

“Nossa região é muito fraca de chuva e sem água não tem capim nem folhas nas árvores para os bichos comerem. Desse jeito eles emagrecem demais. Agora, com esse sistema de produção de palma a situação vai ser diferente”, disse o agricultor e criador de caprinos e ovinos, Gregório de Araújo Neto.O técnico da EBDA, Enivaldo Coelho, afirma que o sistema de palma adensada implantado na região é de baixo custo, inclusive com grande economia de água, o que dá ao pequeno produtor familiar a oportunidade de produzir alimentos para o seu rebanho durante períodos de estiagem ou com pequeno volume de chuva...

Ascom Seagri Foto da Internet

Filme do bebê do Itaú é criticado por prestar "desserviço"

O Itaú, em tempos de incentivo empresarial à sustentabilidade e sua exploração pelo marketing e publicidade, lançou uma campanha para instigar a não utilização de impressões bancárias. Mas o comercial, em que um bebê dá gargalhadas ao ver o pai rasgando um extrato bancário, gerou reação no setor gráfico do Brasil e desagradou a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF).

Segundo a Associação, a publicidade está equivocada quando alega que a suspensão dos extratos impressos pelos clientes contribuiria para “um mundo mais sustentável”. Em comunicado, afirma que “tem se empenhado desde meados de 2010 para informar corretamente à opinião pública sobre a origem do papel usado para impressão produzido no Brasil”.
A ABIGRAF Nacional encaminhou uma carta para a presidência e vice-presidência do banco em contestação à campanha. Além disso, no dia 8, dirigentes reuniram-se com o vice-presidente e diretor do banco a fim de falar sobre a insatisfação do setor. 
 
A produção de papel e celulose nacional, de acordo com a ABIGRAF, não prejudica o meio-ambiente. Ela sustenta o argumento através da campanha “Imprimir é dar Vida”, que “no Brasil, nenhuma árvore nativa é derrubada para a produção de papel, uma vez que 100% desse insumo tem como origem florestas plantadas.”Para Fabio Arruda Mortara, presidente da Associação, a situação não pode ser aceita, pois o “banco transformou o papel em vilão” e presta um “desserviço à sociedade”. “Principalmente quando sabemos que o principal objetivo dessa campanha é a busca da redução de custos operacionais”, argumenta. 
 
O Itaú explica que a conversa entre as instituições ocorreu com transparência, de maneira “tranqüila e respeitosa”, sem nenhum problema e conflito. Mesmo assim, a empresa diz que mantém o posicionamento sobre o uso consciente de crédito do papel.De acordo com a companhia, as divergências surgiram devido a “pontos de vistas diferentes” sobre o assunto, mas o “banco vai continuar defendendo o uso do papel para o que é realmente necessário”. Aliás, este é um diálogo solicitado até mesmo pelos próprios clientes. 
 
Em suma, a ideia defendida pela empresa é conscientizar e permitir que quem quiser imprimir, imprima; quem não quiser receber correspondências em casa, não receba. Além da visita ao Itaú, a ABIGRAF informou que cerca de dez entidades ligadas à cadeia da comunicação impressa, juntamente coma Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA) e as federações das indústrias dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais (FIRJAN e FIEMG) encaminharam cartas aos diretores do banco para solicitar uma revisão conceitual da campanha.Em janeiro, o filme criado pela Africa já havia gerado polêmica por exibir uma suposta folha de maconha atrás do bebê. O banco chegou até a lançar outro vídeo para explicar a situação. Veja aqui.
..

Adnews

UTI pediátrica do HDM realiza mais de 400 atendimentos por ano e ajuda a salvar muitas vidas

Há quatro anos em funcionamento no Hospital Dom Malan, a única UTI pediátrica do submédio São Francisco garante atendimento especializado a recém nascidos e crianças que necessitam de cuidados intensivos.  Inicialmente contando com apenas dois leitos e atendendo a adultos e crianças, a UTI foi reestruturada com a chegada da administração do Governo do Estado ao Hospital Dom Malan.

Hoje, a unidade atende a recém nascidos e crianças de até 15 anos, conta com 10 leitos, sendo seis deles leitos neonatais e quatro leitos pediátricos. Novos monitores e outros equipamentos foram comprados para compor esses leitos. “Atendemos no ano passado 425 crianças oriundas de cidades de Pernambuco, Bahia e até do Piauí. A maioria delas com patologias graves que necessitavam de um suporte hemodinâmico e ventilatório específico que só é encontrado nas UTIs”, avaliou a coordenadora do setor, a médica intensivista Nazaré Marinho, que completou: “Realizamos praticamente tudo o que é feito nas grandes cidades. Nossa UTI pediátrica é a única deste tipo em nossa macroregião, dando suporte a toda rede hospitalar, inclusive a complementar, representando um marco de extrema importância para nossas crianças”...

Siméia Valverde Ascom HDM

Ilha do Rodeador está funcionando normalmente

Raniere Fernando Gerente da Divisão Regional de Operação da Chesf em email ao blog informa que a vazão no Reservatório de Sobradinho até esta sexta-feira, dia 24, será de 2.700 metros cúbicos por segundo. O presidente da Associação de Barqueiros da Ilha do Rodeador, Israel Barreto, esteve na imprensa local tranquilizando os frequentadores daquele espaço turístico sobre a referida vazão. “Não existe cheia do rio São Francisco, a vazão está normal em torno de 2.700 e segundo a Chesf deve se manter nesse patamar”, explicou.

Israel Barreto explicou que manteve contato com a direção da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e esta pediu para tranquilizar a população em relação ao armazenamento do lago em torno de 84% e da vazão que está em 2.700 m³s. “Os barraqueiros estão trabalhando normalmente, a ilha está funcionando também normalmente. No período do carnaval antecipado de Juazeiro nós recebemos uma média de duas mil pessoas por dia. Agora no carnaval oficial, em média mil e quinhentas pessoas passaram por dia na ilha, o que assegura a normalidade no funcionamento do espaço”, concluiu Israel...

Carnaval da paz e da alegria atrai 500 mil visitantes a Salvador

“O Carnaval da Bahia foi marcado pelo clima de festa e pelo resgate da tradição do folião pipoca”. A afirmação é do governador Jaques Wagner que concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira de cinzas (22), em Salvador, para fazer um balanço da festa. Ele também aproveitou para anunciar o calendário de eventos da Bahia, neste primeiro semestre, que contará com a realização do Salão Baiano de Turismo e Feira dos Municípios, em março e o São João da Bahia e o Salão do Chocolat, em junho.

Este ano, 500 mil turistas se juntaram aos baianos para celebrar a maior festa popular do planeta. A presença dos visitantes garantiu uma ocupação hoteleira de 94% nos hotéis que fazem parte do circuito. No Porto, foram mais de 26 mil turistas desembarcando de quinta-feira da semana passada até a terça-feira de Carnaval. “A alegria venceu o medo e fizemos um Carnaval de paz, com o mesmo número de turistas do ano passado. E eles não estiveram sozinhos, pois contaram com o apoio e atendimento de mais de 600 profissionais que fizeram parte do Projeto Guias e Monitores do Carnaval”, contou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli...

Agecom Foto: Manu Dias

Unidos da Tijuca homenageia Luiz Gonzaga e leva título no Rio de Janeiro

A Unidos da Tijuca é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2012. Desde a proclamação do resultado pela Liga das Escolas de Samba a festa invadiu a quadra da escola na zona Norte do Rio que somou 299.9 pontos.

Diferente da apuração em São Paulo que registrou grande confusão, no Rio, a contagem dos pontos foi tranquila. Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá foram as escolas rebaixadas para o Grupo de Acesso A. O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, disse que a unidade da escola foi a principal responsável pela vitória em 2012, deste que é o terceiro título da escola...

Fotos do G1

Protesto em Brasília marca buracos com letra da palavra IPVA

 

Protesto no Eixinho na Asa Norte em Brasília transforma os buracos na pista em letras: IPVA. Imposto pago por donos de carros para evitar que as pistas fiquem nesse estado.

Se a moda pega em Juazeiro ia ter espaço para o IPVA, ISS, IR, ICMS  e outros tributos...

Carnaval de Salvador 2012 registra queda de 16,1% nas ocorrências policiais

Policiamento reforçado e uso de tecnologia aliados ao clima de paz da maioria dos baianos e turistas garantiram uma diminuição de 16,1% das ocorrências policiais no Carnaval 2012, numa comparação com a festa do ano passado. Das 19 horas de quinta-feira (16) às 7h desta quarta-feira (22) foram contabilizados 1.029 delitos, contra 1.226 em todo o período do Carnaval de 2011. O número de furtos teve redução de 16,2% (721 casos em 2012, contra 860 no ano passado), os de roubo seguiram a tendência e fecharam com decréscimo de 13,9% (93 casos neste ano, contra 108 em 2011) e assim permaneceu com os registros de lesão corporal com redução de 11,7% (196 ocorrências em 2012, contra 222 no ano passado).

No circuito Dodô (Barra/Ondina), nos seis dias da folia, foram registradas 780 ocorrências, sendo 73 casos de roubos, contra 87 delitos da mesma natureza em 2011 (-16,1%); 611 de furtos, contra contabilizados 731 registros no ano passado (-16,4%) e 91 casos de lesão corporal, contra 138 ocorrências em 2011, representando uma diminuição de 34,1%. No percurso Barra/Ondina não teve registro de tentativa de homicídio...

Agecom Foto: Manu Dias

Juazeirenses sem acesso ao Velox reclamam dos serviços da Oi

A operadora Oi que já não é bem vista pelos usuários juazeirenses, na manhã desta quarta-feira de Cinzas (22), deixou irritada grande parte da população que reside e trabalha no centro da cidade...

Dia de Campo apresenta novas variedades de mandioca para produção no Semiárido

 
Com o objetivo de introduzir novas variedades de mandioca para consumo humano, animal e processamento em comunidades do sertão nordestino, a Embrapa Semiárido, em parceria com a 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vem buscando identificar aquelas que melhor se adaptam às condições da região. Saiba mais…
..

Ascom Embrapa Marcelino Ribeiro

“Assunta Brasil” com Saulo Laranjeira em Juazeiro

O artista mineiro Saulo Laranjeira estará em turnê pelo estado da Bahia, apresentando seu espetáculo “Assunta Brasil!” em Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Juazeiro, do dia 1º ao dia 4 de março. “Assunta, Brasil!” é um voo cultural pelo nosso país e suas magníficas manifestações artísticas. Com humor e irreverência, Saulo Laranjeira ressalta a alegria e a espirituosidade dos brasileiros. Seus múltiplos personagens descortinam nossas várias identidades, o riso mais espontâneo, o linguajar e os costumes regionais – o velho vaqueiro Zé da Silva, a benzedeira Véia Messina, o caipira Geraldinho, o hippie Zé Roberto, o roqueiro Quelé, o maestro Sabiá, e o famoso Deputado João Plenário, que diverte os telespectadores brasileiros a cada semana no programa “A Praça é Nossa”, do SBT. O espetáculo conta ainda com a participação da atriz Lu Lopes.

A música é o pano de fundo deste espetáculo, em que podemos desfrutar de maravilhas do nosso cancioneiro popular, grandes clássicos da nossa MPB e da música de raiz. A poesia, tratada com a sensibilidade da interpretação de Saulo Laranjeira, toca fundo o público e fala das coisas que são comuns aos homens e seu tempo... “as coisas do porão”. Divertido, criativo, alegre, descontraído e mágico; assim pode ser definido o show “Assunta, Brasil!”, de Saulo Laranjeira, um dos maiores intérpretes da nossa brasilidade. Um tempinho para encontrarmos com as coisas do nosso país continental, que às vezes parecem tão distante de nós...

Entidade comunitária do Castelo Branco inscreve para eleição da nova diretoria

A Associação de Moradores do Bairro Castelo Branco, através do seu Presidente José Carlos Batista da Silva, popular Cacai dos Correios, está informando aos interessados em se candidatar a presidência da entidade, que o prazo para registro das chapas expira dia 25 de fevereiro como reza o edital.

A eleição está marcada para o dia 18 de março e os candidatos terão em torno de quinze dias para a campanha no sentido de consolidar os seus nomes. Terão direito a voto apenas os moradores com endereço ou aprovação das chapas representadas pela diretoria ou fiscais indicados pela mesma...

APLB-UAUÁ PARTICIPARÁ DO CONSELHO GERAL DO SINDICATO EM SALVADOR

Francisco Prolepses, vice-coordenador da APLB - Núcleo Uauá representará o sindicato no Conselho Geral em Salvador nos dias 24 e 25 deste mês, momento em que Delegacias e Núcleos se reúnem para debater temas prioritários para a categoria e ações da entidade. Pela primeira vez a APLB - Uauá fará parte da reunião que abordará os temas: Plano de Ação/ Eleição Sindical/ Orçamento.

"Estamos muito contentes por ter recebido o convite diretamente da central administrativa. Isso demonstra que nossos trabalhos estão sendo bem avaliados e aceitos, uma vez que todas as ações efetivadas pela nossa equipe são enviadas diretamente para a central. Achamos o momento muito conveniente, pois temos projetos e ações que queremos expor no encontro e defendê-los. Como também interagir de forma democrática mediante alguns questionamentos e prioridades emergentes da categoria”, explicou Prolepses...

Campanha da Fraternidade sobre saúde pública será aberta nesta quarta-feira de Cinzas

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, abre nesta Quarta-feira de Cinzas, 22, às 14h, na sede da Conferência, em Brasília (DF), a Campanha da Fraternidade-2012. O tema proposto para a Campanha deste ano é  “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico.

O ministro da saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, confirmou sua presença. Além dele, participarão do ato de abertura da CF o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos; o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e membro do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião e membro da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano, André Luiz de Oliveira. O ato é aberto à imprensa.

A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realdiade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”. Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades catóilcas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.

A Campanha acontece durante todo o período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”. Na apresentação do texto-base, dom Leonardo, eplica que, com esta Campanha da Fraternidade, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”...

Fonte: CNBB

Mocidade Alegre é definida campeã do Carnaval de São Paulo, após confusão na apuração de votos

A Mocidade Alegre foi escolhida a melhor do Carnaval paulistano em 2012. O resultado da apuração do Carnaval de São Paulo, interrompida após tumulto nesta tarde, foi definido na noite desta terça-feira (21), a poucos minutos das 23h, com a retomada da reunião dos diretores das escolas. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo se baseou no artigo 29 do regulamento, que define que na falta de uma nota em alguma categoria, a nota maior deve ser repetida -- este critério dá o título do campeonato à Mocidade.

Horas antes, porém, a Liga chegou a anunciar que o resultado do Grupo Especial Carnaval paulistano só seria divulgado na quarta-feira. Esta decisão não foi mantida por diretores e presidentes de escolas, que decidiram o resultado em reunião a portas fechadas. A disputa do título estava acirrada mas a apuração foi suspensa logo após a invasão de um homem na bancada julgadora enquanto eram lidos os votos do segundo jurado do último quesito, Comissão de Frente...

Com informações do Uol

Número de mortes reduzido em rodovias federais

 

O Carnaval só termina na madrugada desta quarta-feira (22), mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já divulgou um balanço parcial referente ao número de mortes em acidentes de trânsito nas rodovias federais durante os dias da festa momesca, que começou na quinta-feira (16). A deputada estadual Graça Pimenta (PR) comemora o resultado...

Ascom Foto: bahia247

Concurso de Fantasia animou foliões em Petrolina

Boneco lego, odalisca, princesa, super-herói. Essas foram algumas das figuras que compareceram à Praça 21 de Setembro, segunda-feira (20) em busca do prêmio do Concurso de Fantasia Popular, realizado pela Prefeitura de Petrolina. Mais de 100 pessoas concorreram nas categorias infantil, individual adulto e grupo fantasiado, com pelo menos quatro componentes. A inscrição era feita na hora, o participante era fotografado e sua imagem exposta no telão junto com as dos outros concorrentes.

"Nosso objetivo é fomentar o uso das fantasias, oferecendo um estímulo significativo para que as pessoas saiam de casa fantasiadas e incorporem o sentido do carnaval pernambucano que é bem espontâneo, com brincadeiras e fantasias", afirmou a secretária de cultura, Roberta Duarte. A festa também homenageou figuras conhecidas em Petrolina pela irreverência com que brincavam o carnaval. "Como um dos temas do carnaval é Fantasias no Carnaval do Vale, nós pensamos em homenagear foliões que se destacavam pelo uso das fantasias, como Geraldo Pontes, Eriberto, Antônio Matos, Zé Coelho, Expedito, Maria Maga, Nelson Moura e Inah Torres", completou a secretária...

Eneida Trindade Secom PMP Fotos: Marcizo Victor

Polos nos bairros garantem carnaval para todos em Petrolina

 

Os moradores dos bairros Cohab VI, Rio Corrente e Areia Branca,  não precisaram ir ao centro da Cidade para aproveitar o carnaval de Petrolina. Os polos da folia, distribuídos nestes locais, garantiram que a festa mais popular do Brasil pudesse chegar ao maior número de pessoas.  A avenida que liga os bairros Cohab VI e Rio corrente ficou tomada pelos foliões que em clima de muita paz brincavam a segunda-feira de carnaval. Não faltou alegria...

Emerson Rocha Secom PMP Fotos: Marcizo Vitor

Confusão interrompe apuração das escolas de samba de São Paulo; fogo é ateado em alegorias

Um tumulto aconteceu durante a apuração das escolas de samba do Carnaval de São Paulo nesta terça-feira (21). Um homem invadiu a área restrita dos jurados e rasgou os envelopes que continham as notas dos jurados. Depois de terem sido dispersados pela polícia, manifestantes tomaram as pistas da Marginal Tietê. Mais de meia-hora depois, houve um incêndio nas alegorias estacionadas no pátio do Sambódromo.

O presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) garantiu que a apuração vai continuar de onde parou. A presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara Rezende disse  que o tumulto não é com a escola de samba. "Os outros presidentes e diretores das outras escolas me ligaram para parabenizar", disse ela. "A questão é como foi feita a escolha dos jurados este ano."..

Uol

Baby Consuelo canta música gospel em trio no carnaval de Salvador

A cantora Baby Consuelo comandou um trio no carnaval de Salvador. Ela saiu pouco depois do meio-dia desta terça-feira (21), cantando música gospel no circuito do Campo Grande. ..

G1 Bahia

Juazeiro: Lojistas não atenderam ao chamamento da CDL

Conforme o blog antecipou ontem (20) com o fechamento de algumas lojas, dificilmente o comércio abriria normalmente nesta terça-feira gorda de carnaval, mesmo com a cidade já tendo vivenciado a sua festa de Momo.

Pouquíssimas lojas abriram e até a loja do presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Erivaldo Oliveira, que fez convocatória aos demais lojistas, se rendeu a ausência da clientela e não funcionou...