RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Baile das Personalidades trará muitas novidades em maio

A VIII edição do Baile das Personalidades 2012 este ano acontecerá no dia 19 de maio e vem com muitas novidades. A festa agora será no São Francisco Country Club e terá um novo formato. “Manteremos o glamour dos anos anteriores, mas estamos focando este ano também o público jovem, com inserções de DJs e trazendo uma Banda, ao invés das tradicionais orquestras”, adiantou o Colunista e Promoter Gileno Dias.

A Banda Máxima será a atração e vem de Salvador. A banda que já integrou o cast da Caco Telha e agora parte para carreira solo em novo estilo, passeia pelo Pop, Rock, Boleros, Salsas e o Clássico. “É um repertório eclético, que vai agradar a todos os gostos, tenho certeza”, garantiu Gileno. O Baile das Personalidades, que já é tradição e movimenta o jet set do grande vale, premia pessoas de expressão, que se destacam em suas áreas. O cerimonial ficará a cargo de Nélia Lino...

INAUGURADO ESPAÇO MULTICULTURAL MÃE DA MATA

No último dia 08 de Março aconteceu a inauguração do mais novo espaço cultural de Juazeiro. O Grupo Multicultural Mãe da Mata abriu as portas da sua loja onde agrega vários artesãos e artistas diversos.

Sediado à rua Eduardo Brito, 216, centro de Juazeiro; o Grupo Multicultural Mãe da Mata tem como objetivo principal integrar e valorizar a arte regional. Lá será desenvolvido um verdadeiro mix cultural, com oficinas nas diversas linguagens artísticas, além de música, literatura, café cultural, tapiocas e mais uma inovação para o trabalho do próprio Grupo, que é a loja virtual, levando os produtos dos seus integrantes ao alcance dos consumidores internautas...

Por Jucinei Martins

Confusão no centro de Petrolina

Por volta de 10 horas de hoje (12), um elemento vestindo apenas cueca se envolveu em discussão com policial que o abordou. No bate-boca o sujeito agrediu o policial com soco no rosto e correu em direção da Igreja Catedral. O policial sozinho entrou atrás do agressor e o mesmo conseguiu escapar e mais adiante ainda no calçadão da Catedral foi detido com a ajuda de reforços e conduzido para o Posto Policial localizado na Av. Souza Filho. Esse acontecimento causou um tumulto muito grande entre os comerciantes e transeuntes que por ali passavam. (Com informações e fotos de Francisco Lopes) ..

HEMOBA CONVOCA DOADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE

 
Em email ao Blog a Assistente Social do Hemoba de Juazeiro, Cislene Bandeira faz um apelo aos doadores de sangue para que compareçam a Unidade de Coleta localizada na Rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, ao lado do Hospital Regional. Ela informa à população que os estoques estão muito baixos e que para continuar salvando vidas, precisa urgentemente de todos os tipos de sangue.
 
Condições básicas para doar sangue: 
  • Sentir-se bem, com saúde.
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
  • Pesar acima de 50 Kg.
  • Ter entre 16 e 67 anos de idade. 
*Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos somente com o consentimento formal e a presença do responsável legal a cada doação.
 
Recomendação para o dia da doação:
  • Nunca vá doar sangue em jejum.
  • Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
  • Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação.
  • Evitar alimentos gordurosos. 
Quem não pode doar sangue: 
  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis ou Doença de Chagas.
  • Usuários de drogas.
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses. 
Lembramos que o horário de funcionamento é de segunda a quinta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas; e na sexta-feira, das 8 às 12 horas.
..

Juazeiro: UNEB convoca 343 candidatos aprovados em 3ª chamada. Matrícula será na sexta-feira, dia 16

A UNEB divulgou a relação de 343 candidatos aprovados em terceira chamada no Vestibular 2012 com entrada no primeiro semestre letivo, nos campi da capital e interior do estado. Todos os convocados devem efetuar a matrícula exclusivamente na próxima sexta-feira, dia 16, na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

O gerente de seleção discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade, Jairo Sá, lembra que toda a documentação apresentada deve ser legível, sem rasura ou dilaceração.“O não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga”, completa Jairo. De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UNEB, os candidatos devem ficar atentos, pois ainda há possibilidade de novas chamadas. ..

Ascom Uneb

Dezessete estados brasileiros já criaram leis que proíbem o uso de sacolas plásticas

A proibição do uso de sacolas plásticas em supermercados e outros estabelecimentos comerciais foi aprovada em 17 das 27 capitais brasileiras. Pelo menos em Manaus, Fortaleza e Curitiba há projetos sobre o assunto na Câmara Municipal. Porém, em algumas cidades há ações judiciais para suspender a aplicação da norma.
 
Em Recife, a Justiça considerou inconstitucional a lei que obriga que os comerciantes forneçam sacolas oxi-biodegradáveis com a justificativa de que o município não pode legislar sobre matéria de meio ambiente. Esta função, segundo a Constituição, seria da União, dos estados e do Distrito Federal. A Justiça também considerou a lei inconstitucional em São Paulo. Contudo, um acordo assinado com a Associação Paulista de Supermercados determinou que sejam oferecidas caixas de papelão ou sacolas biodegradáveis por R$ 0,19 e ecobags por R$ 1,80 até três de abril.
 
Depois disso, os consumidores deverão levar sacolas próprias para transportar suas compras. Segundo o presidente do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), Miguel Bahiense, o uso racional das sacolas plásticas seria a melhor opção, já que há estudos que mostram que elas têm melhor desempenho, por exemplo, no acondicionamento de lixo. Entretanto, a fundadora da Fundação Verde (Funverde), Ana Domingues, acredita que já tenha passado da hora de banir as sacolas. “Não tem lógica usar um segundo para fabricar um produto, usar por meia hora e demorar 500 anos para tirar do meio ambiente”, opinou.
..

Prorrogadas as inscrições para seleção do mestrado em Engenharia Agrícolaa

Foram prorrogadas até o dia 16 de março, as inscrições para o processo seletivo do programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). São oferecidas cinco vagas, em duas linhas de pesquisa, Engenharia de Água e Solo; Agrometeorologia e Ambiência. Poderão concorrer graduados em engenharia agrícola; engenharia agrícola e ambiental; engenharia florestal; engenharia agronômica, zootecnia, biologia e áreas afins.

Conforme edital, as inscrições podem ser realizadas presencialmente ou mediante procuração, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), localizada no prédio administrativo da Univasf, no campus Petrolina Sede, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou ainda por via postal. O deferimento das inscrições será publicado no endereço http://www.univasf.edu.br/~cpgea até o dia 20 de março.

O processo seletivo, que abrange prova escrita e entrevista, ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, no campus Juazeiro. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 30 de março, na página eletrônica da pós-graduação em Engenharia Agrícola (link abaixo). Os candidatos aprovados deverão realizar as matrículas nos dias 2 e 3 de abril, no colegiado da Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. As aulas do mestrado começam no dia 4 de abril de 2012. ..

Juliane Peixinho Ascom

Coordenação da Guarda Mirim fala sobre Bullying em escola

Coordenação do Projeto Guarda Mirim, Conselho Tutelar e Professores da Escola CAIC, interagem sobre avanços no comportamento dos alunos da Unidade Educacional. Neste sábado (10), a Coordenação do Projeto Guarda Mirim teve a oportunidade de fazer uma avaliação dos alunos junto aos professores. Segundo Maria de Lourdes de Jesus Silva, mais conhecida como professora Lourdes, com mais de 30 anos exercendo a profissão de educadora, "o projeto é viável e inovador. Os resultados já são notórios, tanto no ambiente familiar como na própria escola, alguns alunos tinham o convívio difícil entre os colegas e professores, com a vinda desse projeto estamos vivendo uma nova realidade" finalizou.

O Projeto conta com o acompanhamento do Conselho Tutelar, sendo sua representante a Conselheira Ângela. Na última segunda-feira (05), os coordenadores, a conselheira tutelar e alunos do projeto, estiveram visitando várias salas de aula em horário letivo, e juntos com os professores esclareceram a preocupação sobre a prática do Bullying e as suas conseqüências...

Comissão do novo Código Penal amplia regras para aborto legal e eutanásia

A comissão de juristas nomeada pelo Senado que elabora o anteprojeto de lei de um novo Código Penal aprovou nesta sexta-feira um texto que propõe o aumento das possibilidades para que uma mulher possa realizar abortos sem que a prática seja considerada crime. O anteprojeto também contempla modificações que atingem outros crimes contra a vida e a honra, como eutanásia, estupro presumido e infrações graves de trânsito. A principal inovação na legislação sobre aborto é que uma gestante poderá interromper a gravidez até 12 semanas de gestação, caso um médico ou psicólogo avalie que ela não tem condições “para arcar com a maternidade”. A intenção é a de que, para autorizar o aborto, seja necessário um laudo médico ou uma avaliação psicológica dentro de normas que serão regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina. “A ideia não é permitir que o aborto seja feito por qualquer razão arbitrária ou egoística”, afirmou Juliana Belloque, defensora pública do Estado de São Paulo e integrante da comissão. No entanto, abre tantas possibilidades que deve virar uma batalha política no Congresso. ..

Politica Livre

Duas apostas de Salvador ganham Mega Sena

O sorteio de número 1370 da Mega Sena, realizado na noite deste sábado, 10, teve dois ganhadores de apostas realizadas em Salvador. Cada um dos premiados vai receber o montante de R$ 7.499.281,75. Os números premiados foram:  02-04-05-27-49-59. Outras 115 apostas acertaram a quina e levam, cada uma, R$ 18.434, 86. Já 9.979 apostas acertaram a quadra e ganham R$ 303,49. ..

Prefeitura de Juazeiro realiza IV Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) irá realizar no dia 14 de março, das 7h30 às 17h30, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente (IV CONFEMMA). O evento que tem como proposta, ampliar a reflexão e o debate sobre as problemáticas e os desafios impostos à área socioambiental no município, abordará os seguintes eixos temáticos: Preservação, conservação e uso dos recursos naturais; Melhorias da gestão e do acesso aos Recursos Hídricos; Ampliação da oferta dos serviços de saneamento básico; Prevenção e enfretamento às causas e efeitos das mudanças climáticas, desertificação, seca, riscos e desastres ambientais; Fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania; Elevar a capacidade institucional e estabelecer sistemas interativos de gestão e controle; Incentivo a estudos e pesquisas voltadas às práticas de uso sustentável dos recursos naturais; Discussões e perspectivas da Conferência Rio+20 e Controle e sustentabilidade ambiental rural e urbano. 

Com o tema “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Município de Juazeiro”, a plenária será preparatória para as etapas territorial e estadual previstas a acontecer nos meses de abril e julho, respectivamente. “A IV CONFEMMA pretende ampliar a reflexão e debate sobre as problemáticas e os desafios impostos à área socioambiental em Juazeiro, durante o evento, serão eleitos os delegados que representarão o município nas etapas seguintes”, explicou o técnico da SEADRUMA Ademir Fernandes. ..

Lene Radina - Ascom Seadruma

HDM recebe mais uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina

O Hospital Dom Malan recebeu esta semana que passou mais uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina. A realização de cirurgias mamárias, punção e biópsia de mama foi indicada para a honraria requerida pelo vereador Zenildo Nunes. A moção de aplausos foi votada e aprovada em unanimidade no plenário da casa no último dia 28 de fevereiro. ..

Ascom HDM

SEDUC convoca para entrevista os candidatos habilitados no Processo Seletivo Simplificado do projeto “Mães Sociais”

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) divulgou nesta sexta-feira (09), o edital de convocação para entrevista dos candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo Simplificado do projeto “Mães Sociais”. Estão convocados todos os candidatos habilitados na Avaliação Curricular. A lista completa encontra-se no anexo. As entrevistas acontecerão nos dias 12, 13 e 14 de março, e os candidatos deverão observar os dias e horários especificados no cronograma anexo. Aqueles que não comparecerem à Entrevista no dia e horário designados serão automaticamente eliminados do certame. As Mães Sociais atenderão à Escola de Tempo Integral, da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, e serão responsáveis pelos alunos durante turno intermediário.

Edital

Anexo I
..

Ascom PMJ

China vai importar 300 mil jegues do Nordeste

Em meio a tantos produtos brasileiros exportados para a China, surgiu, recentemente, um novo objeto do desejo que não faz parte das nossas riquezas naturais, nem da cultura agrícola. Trata-se do popular jegue nordestino. Há cerca de um mês, um acordo entre os dois países liberou o intercâmbio de asnos - animais também conhecidos como burros e jumentos, que são largamente utilizados na indústria de alimentos e na de cosméticos daquele país.

Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos por ano do Nordeste, onde o animal é encontrado em abundância. Além de movimentar a economia local, a iniciativa ainda vai resolver o problema de excesso de oferta de jegues na região. Com as facilidades de financiamento, houve um crescimento muito grande do uso de motos para o transporte local e os jegues estão perdendo espaço para a concorrência...

JC Foto: Marcos Michael

“Domingueira” está de volta na Sociedade Apolo

As noites quentes de Juazeiro serão embaladas com bons eventos. Nesse aspecto a diretoria da Sociedade Apolo Juazeirense, para o deleite dos seus frequentadores, estará realizando um grande evento que movimentará o público amante destas duas atrações: BANDA MIRAGE, que foi um dos destaques do carnaval de Juazeiro e MATÉRIA PRIMA, que arrasta a multidão. Este evento será o primeiro de muitos que serão realizados pela atual diretoria que aposta no soerguimento desta tradicional agremiação. O evento acontecerá neste domingo, dia 11,  a partir da 18 horas. ..

Alunos da Univasf promovem hoje o 3º Sarau Tecendo a Teia

Neste sábado, dia 10, a partir das 18 horas, no Espaço de Convivência da Univasf, Campus Juazeiro, os alunos de Artes Visuais e Ciências Sociais estarão promovendo o 3º Sarau Tecendo a Teia, com a temática do Nego D'água. ..

APLB CONVOCA PARALISAÇÃO DIAS 14,15 E 16 DE MARÇO

A APLB Sindicato em Juazeiro está convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação do município e demais cidades que compõem a delegacia sindical, a aderirem, 100%, à Greve Nacional nos dias 14, 15 e 16 de março convocada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação) e a participação de Assembléia no dia (15) no Colégio Paulo VI às 16h, como forma de fortalecer a luta e de pressionar os governos Estaduais e Municipais a cumprirem a Lei do piso, e ao Governo Federal, a garantia de investimentos na educação com a destinação de 10% do PIB (produto interno bruto) no PNE (Plano nacional de Educação). A entidade sindical informa também que “o nosso município vem cumprindo a Lei do Piso, mas nem por isso deixaremos de participar da greve, visto que a campanha não é só salarial, mas por melhorias na Educação, como por exemplo: a implantação do PNE, destinação de 10% do PIB para investimentos na Educação e o cumprimento por parte de alguns Estados e Municípios que insistem em descumprir a Lei. Para tanto, esperamos contar com um grande número na nossa Assembléia no dia 15 de Março no Colégio Paulo VI às 16h”, concluem os dirigentes da APLB Sindicato em nota enviada ao blog. ..

Banco de Alimentos do Sesc Petrolina amplia campanha de arrecadação e doação

O Banco de Alimentos do Sesc Petrolina foi criado há 07 anos e já é uma referência regional como um dos mais importantes programas de responsabilidade social no combate à fome e ao desperdício alimentar no Vale do São Francisco. Alcançando a marca de 450 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos entre 27 instituições assistenciais, a exemplo de creches, associações, abrigos e centros de recuperação de dependentes químicos de Petrolina-PE, Juazeiro-BA e Sobradinho-BA, o Banco de Alimentos do Sesc Petrolina se prepara para comemorar esta data ampliando a campanha de arrecadação e doação de alimentos em toda região.

Fazendo a ponte entre quem quer e pode doar e quem precisa receber, o programa, que foi criado em 2002 pelo Sesc Pernambuco  e em nível nacional é um dos modelos de atuação do Mesa Brasil Sesc – Rede Nacional de Solidariedade e Cidadania, pretende ampliar as ações em âmbito regional  da seguinte forma: empresas, ou mesmo pessoas físicas, doam ao Banco de Alimentos produtos  perecíveis e não perecíveis dos mais variados gêneros, como frutas e verduras, grãos, cereais, além de itens de limpeza e higiene pessoal. Todas as doações vão para uma central de estocagem e distribuição e, de lá, seguem para complementar a alimentação, de forma regular, de inúmeras instituições assistenciais, cadastradas pelo programa. O Banco de Alimentos do Sesc Petrolina também disponibiliza uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social e nutricionista, que trabalha junto às instituições beneficiadas promovendo orientações quanto à manipulação e aproveitamento integral dos alimentos...

Clas Comunicação

Quer que sua composição seja cantada por Filhos de Jorge? Grupo aceita composições para o seu novo CD, até dia 15 de março.

Banda Filhos de Jorge durante apresentação no Carnaval de Juazeiro

Depois de um verão intenso e com ensaios de sucesso no Mercado Modelo, a Banda Filhos de Jorge tem seu período de descanso, mas também já começa a preparar seu novo CD. O primeiro, que tinha no repertório 'Dimelô', 'Sol e Sal' e 'A Lua' não decepcionou e conquistou espaço no verão baiano...

Aquatro Comunicação

Justiça determina reintegração de professor eleito diretor do CTEP em Juazeiro

O Juiz titular da 1ª Jurisdição da Fazenda Pública na Comarca de Juazeiro, José Góes Silva Filho, decidiu na última quinta-feira (08) conceder procedimento ordinário em favor do professor Adoniran Magno Martins e a consequente reintegração ao cargo na Secretaria de Educação da Bahia, o que possibilitará o seu retorno à direção do CTEP - Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Do São Francisco em Juazeiro.

Adoniran foi eleito diretor do CTEP, antiga Escola Agrotécnica de Juazeiro e posteriormente afastado das suas funções em janeiro, sob a acusação de acumular cargos na Bahia e em Pernambuco...

Dicas de Saúde: Saúde bucal das mulheres.

Higiene Bucal desde a gravidez ate primeira infância

Pré natal ..

PRÊMIO ZAP MELHORES DO ANO: Veja quais foram os grandes vencedores!

A primeira edição do Prêmio Zap Melhores do Ano foi sucesso absoluto. Depois de mais de 30 mil votos, a premiação aconteceu na última quinta-feira, 08, no Espaço Alegria, em Petrolina. Apresentada por Anamara Barreira e Rodrigo Carvalho, a cerimônia divulgou o resultado da votação popular e os vencedores nas dez categorias, referentes ao ano de 2011. Confira:

MELHOR CASA DE SHOW: CAFFÉ HALL

MELHOR ARTISTA/BANDA DE POP-ROCK-REGGAE: BANDA A5

MELHOR ARTISTA/BANDA DE AXÉ: XEXÉU

MELHOR ARTISTA/BANDA DE FORRÓ-SERTANEJO: DESEJO DE MENINA

MELHOR ARTISTA/BANDA DE SAMBA-PAGODE: PRECEP'S SAMBA

REVELAÇÃO DO ANO: BANDA A5

MELHOR DJ: AQUILES

MELHOR FESTA DE CAMISA: VERÃO DO PERNA-LONGA

PRODUTORA DO ANO: PERNA-LONGA ENTRETENIMENTO

SHOW DO ANO: IVETE SANGALO (X PRODUÇÕES)

..