RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Caixa Econômica Federal responde reclamação de leitora do blog

Prezado Comunicador,

Em resposta a reclamação da cliente "Cida Miranda" publicada neste veículo de comunicação dia 05/03/2012 "Espaço do Leitor: Juazeirense indignada com atendimento na Caixa Econômica Federal em Juazeiro", encaminhamos  Nota da Caixa com os devidos esclarecimentos...

Agricultores familiares de Sento-Sé receberão o seguro Garantia Safra

Representantes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), ligada à Secretaria Estadual da Agricultura; do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), após reunião durante todo o dia de ontem (8), em Salvador, decidiram que os agricultores familiares que perderam mais de 50% na produção de feijão e milho, em Sento-Sé, na safra 2010/2011 receberão  pagamento do seguro do Programa Garantia Safra.

De acordo com o gerente Regional da EBDA em Juazeiro, Osvaldo Lopes Júnior, mais de 1.300 beneficiários irão receber o pagamento a partir do próximo mês, sendo as duas primeiras parcelas, pagas em abril, em maio será liberada a terceira, e a última, em junho. “Os recursos totalizam R$841,60 mil, valor que chega diretamente às mãos do agricultor, e que vão aquecer a economia do município” comentou Lopes.O gerente ainda informa que além de Sento-Sé, já foi liberado, pelo MDA, o pagamento do seguro dos municípios de Sobradinho, em fevereiro passado, e o de Remanso, neste mês de março. “No nosso território ainda estão inseridos os municípios de Uauá, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Canudos, Curaçá e Juazeiro, onde ficou comprovada, nos laudos elaborados pelos técnicos da EBDA, a perda da safra 2010/2011. Temos buscado incansavelmente, junto ao MDA, a liberação do seguro para estes municípios”, complementou Osvaldo Júnior...

EBDA/Assimp Foto Ilustrativa

CONSEP realiza mais um encontro com sucesso

No último dia 07 (Quarta-Feira) foi realizada mais uma reunião com sucesso pelo Conselho de Segurança Publica da 76ª CIPM, desta vez sediada pelos representantes do bairro Antonio Conselheiro, no colégio CAIC. Com a condução dos trabalhos feita pela presidente do CONSEP, Maria Nilsa, as autoridades presentes puderam ver os moradores questionarem a insegurança que vivenciam dia a dia, como também a falta de estrutura na comunidade seja pela péssima iluminação, matagal que cresce no entorno ou pela inexistência de pavimentação, visto que até hoje existem ruas onde a SAMU ou a própria viatura não pode entrar por conta dos buracos.

O Major PM Motta Lima apresentou a comunidade estatísticas do bairro e proximidades mostrando a necessidade de participação da comunidade para que se possa enfrentar conjuntamente os problemas. Além dos membros do conselho e do comando da 76ª CIPM estiveram presentes; a sub comandante Cap PM Raquel Reis, o delegado da POLÍCIA CIVIL Dr. Flavio Martins, o comandante da GUARDA MUNICIPAL, Elias Oliveira, alem de  representantes do Conselho Tutelar, CIAM e SEDUC (única secretaria do município a comparecer), como também foram justificadas algumas ausências, entre elas a da polícia federal...

Ascom Consep 76ª CIPM

Mulheres de Lagoa do Salitre são homenageadas pela Secretaria da Saúde

As mulheres da comunidade de Lagoa de Salitre, interior de Juazeiro, tiveram uma manhã especial nesta quinta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, quando receberam homenagens da Secretaria da Saúde em parceria com a Codevasf. O evento aconteceu no auditório da Codevasf, com a presença da convidada do 9º Grupamento dos Bombeiros Militar (GBM), soldado BM Andréia Carvalho, que deu orientações sobre como prevenir acidentes domésticos.
 
Para encerrar o evento, foram distribuídos presentes e oferecido café da manhã saudável com frutas e sucos. Para a dona de casa Rozielma dos Santos Azevedo, a manhã foi proveitosa e diferente. “Aprendi muito com a palestra e são festas como esta que fazem a gente se sentir especial. Vou levar para meus amigos e familiares boas dicas”, comentou satisfeita depois de receber um presente especial.
 
Para a apoiadora de Distrito, Tatiane Malta, a mulher é símbolo de força e sensibilidade, e a Secretaria da Saúde não poderia deixar de promover algo neste dia especial com orientações para que elas possam ter um lar mais seguro. “Quero que todas as mulheres de Lagoa do Salitre se sintam abraçadas pela equipe da Secretaria da Saúde. Conseguimos avançar através de nossas lutas e quebramos muitas barreiras, mas continuamos delicadas e estamos conquistando cada dia o nosso valor na sociedade”, frisou.
 
A apoiadora concluiu ressaltando a importância da mulher para a Rede Municipal de Saúde. “Oferecemos nos postos de saúde uma atenção especial para as mulheres. Todas podem se sentir tranquilas com nossas ações de promoção a saúde, assistência ao pré-natal, planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e muitas outras. Quero reforçar o convite para que todas continuem presentes nas unidades. Só assim poderemos cuidar melhor da saúde e garantir mais qualidade de vida”, comentou. O evento contou também com a presença da Equipe de Saúde da Família da localidade e de engenheiros da Codevasf. ..

Por Vânia Castro/Sesau

CODEFAS COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O CODEFAS - Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, situado no bairro de Piranga em Juazeiro, comemorou hoje o Dia Internacional da Mulher fazendo uma homenagem envolvendo todos os segmentos da escola (alunos, funcionários, professores e direção) no pátio do colégio, onde as mulheres presentes receberam rosas dos alunos.

“Acreditamos ser de suma importância parar um pouco para refletir sobre a importância desta data e homenagear as mulheres pelas suas lutas, vitórias e reconhecimento da sociedade”, declarou a equipe gestora em email ao blog...

Comerciantes do Mercado do Turista recebem certificado do curso ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’

Comerciantes que trabalham na praça de alimentação do Mercado do Turista receberam, ontem (07), os certificados de conclusão do curso 'Boas práticas de manipulação de alimentos', promovido pela Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (VISA) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão). A capacitação contou com a participação de 14 comerciantes e teve como objetivo melhorar a qualidade dos alimentos que são ofertados aos consumidores.

"Durante o curso, abordamos questões como a presença dos microrganismos em alimentos, doenças transmitidas por alimentos, legislação e as boas práticas de manipulação", relatou a professora do curso de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão, Marta Eugênia Cavalcanti Ramos. Em uma carga horária de 9 horas, os comerciantes aprendem sobre os perigos da contaminação dos alimentos e como manuseá-los de forma adequada para que os consumidores tenham acesso a um alimento livre de impurezas.

De acordo com o coordenador da VISA, Jarbas Costa Oliveira, a parceria com o IF faz parte de um princípio essencial da Vigilância, que é a educação sanitária. "Fomos procurados pela professora e, de imediato, abraçamos a proposta, pois as pessoas precisam ter conhecimento sobre a manipulação dos produtos que elas comercializam. Isso reflete na qualidade do alimento e, consequentemente, na saúde da população", afirmou o coordenador, salientando a sua satisfação com a realização do projeto, que já formou também os comerciantes das feiras livres dos bairros Areia Branca, Cohab Massangano e João de Deus. ..

Eneida Trindade Secom PMP

MICHELY MANUELY, REVELAÇÃO GOSPEL NO PROGRAMA RAUL GIL- SBT, CANTA EM JUAZEIRO EM EVENTO GOSPEL SOLIDÁRIO

A cantora Mirim, Michely Manuely, revelação gospel no programa Raul Gil no SBT, estará cantando em Juazeiro dia 24 de março a partir das 19 horas. A cantora participará do evento beneficente "Louvorzão Da Solidariedade", que irá acontecer ginásio de Esporte Aloísio Viana, e contará com a participação de vários artistas da música gospel da nossa região, como por exemplo, Ronaldo Rios e Banda- De Canudos , Wesley Campos, Damaris Andrade e Banda- de Juazeiro, e a Banda Sheknah Novo Tempo- de Petrolina.

O montante arrecadado no evento será revertido em alimentos não perecíveis em prol das pessoas carentes  do Distrito de Abóbora, cadastradas pela Associação de Mulheres do Distrito. A equipe MUPC- Mocidade  Unida Por Cristo idealizadora do projeto Louvor Solidário e organizadora do evento convida a população Juazeirense a participar desse ato de ação social. O ingresso custará R$ 10,00 + 1kg de alimento não perecível. Ingressos à venda na Livraria Boa Semente e Rádio Vitória FM 104,9. Contatos: 74 8841-0454/8817-0438. ..

Univasf firma convênio com a Universidade de Washington

A Universidade Federal do Vale do São Francisco firmou convênio de cooperação técnica com a Universidade de Washington, nos Estados Unidos. O acordo foi assinado pelo reitor da Univasf Julianeli Tolentino nesta quarta-feira (7) e a chanceler da University of Washington Debra Friedman, com a presença do professor do curso de Engenharia e Ciência da Computação Orlando Baiochi, representante daquela instituição, do assessor de Relações Interinstitucionais e Internacionais, Alexsandro Machado e dos professores do curso de Engenharia da Computação da Univasf, Fabrício Braga e Brauliro Leal.

Segundo o representante da Universidade de Washington, Orlando Baiochi, o acordo é amplo e possibilita o estabelecimento de parcerias para desenvolver interesses múltiplos em ensino, pesquisa e extensão. “O convênio estimula a interação entre as instituições, o que já estamos fazendo recebendo dois alunos de computação da Univasf, selecionados para intercâmbio por meio do programa Ciências sem Fronteiras”.

Para o reitor Julianeli, a proposta da Univasf é estreitar os laços com várias instituições, inclusive as internacionais. “O objetivo é facilitar ações como o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, além de professores, para adquirir novos conhecimentos que serão usados aqui”, completou. O acordo deve ser apresentado na próxima reunião do Conselho Universitário (Conuni).

Outros convênios com instituições internacionais devem ser assinados ainda este ano. O encontro com o representante da Ohio State University, Wondworssen A. Gebreyes, está agendado para Abril. A representante da State University of New York (Suny), professora Cleane Medeiros, também está sendo programado...

Fabíola Moura - Asscom Univasf - Foto: Google

Representantes do governo tailandês visitam Moscamed em Juazeiro

Nesta quinta-feira, dia 08, Juazeiro recebeu a visita de uma delegação formada por representantes do governo Tailandês. Os gestores visitaram a Moscamed para conhecer o processo de criação de Ceratitis capitata, praga que ataca frutos, e é popularmente conhecida como mosca-do-mediterrâneo. Por terem clima e solos parecidos com o Brasil, os tailandeses conhecerão as técnicas adotadas no programa de controle e monitoramento da mosca das frutas no Vale do São Francisco. A missão procura também o contato com instituições relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e extensão do controle integrado no Brasil, para futuras parcerias.

Em 12 de setembro de 1984, o Brasil e a Tailândia assinaram Acordo de Cooperação Técnica e Científica, que reafirma esse encontro entre representantes dos governos. A reunião acontecerá até 13 de março de 2011, para o intercâmbio de informações sobre técnicas no Monitoramento de Pragas, na aplicação da Técnica do Inseto Estéril - TIE (Sterile Insect Technique), como forma de controle biológico...

Iana Lima Ascom

HRJ lembra o Dia Mundial do Rim

HRJ lembra o Dia Mundial do Rim. Muita gente não sabe, mas, além do Dia Internacional da Mulher, na data oito de março também se comemora o Dia Mundial do Rim. É por isso que o Hospital Regional de Juazeiro aderiu às ações de conscientização que estão ocorrendo em várias partes do mundo e resolveu dar algumas dicas para lembrar a importância da prevenção às doenças renais.

De acordo com o nefrologista Orlando Vieira Gomes, a melhor maneira de se prevenir doenças no rim é a adoção de hábitos saudáveis, com a prática de esportes, uma alimentação adequada e o controle de peso e gordura. Além disso, é importante que pessoas do grupo de risco (hipertensos e diabéticos) fiquem sempre atentas à saúde. “A maior parte dos pacientes que fazem hemodiálise têm problemas renais ligados à hipertensão e ao diabetes. É fundamental que as pessoas que sofrem desses males procurem fazer uma avaliação médica, porque parte considerável da população sofre de problemas renais e não sabe”, comenta.

Marcando a comemoração do Dia Mundial do Rim, o Serviço Social do HRJ também realizou algumas atividades educativas lembrando a importância da prevenção às doenças renais. Durante a manhã desta quinta-feira (8), foram feitas explanações e a distribuição de panfletos pelas dependências da unidade de saúde. ..

asscom HRJ

Você, Mulher!

Mulher, esposa, amante, dama ou mulher-dama, mãe, guerreira, lutadora, valente, incansável, paciente ou impaciente, brava ou mansa, doméstica, educadora, operária, executiva empresária, servidora pública, médica, parlamentar, Prefeita, Governadora, Presidente!

Mulher, que história linda você soube escrever, vencendo obstáculos, derrotando a inflexibilidade dos algozes legisladores que já a discriminavam desde a hora em que faziam as leis! Que, com paciência não precisou formar exércitos e pegar em armas para conquistar o direito simples e elementar de VOTAR! Que ainda espera pacientemente que os turrões machistas entendam que a igualdade do direito salarial mede-se pela competência e não pelo sexo! Você, que já acumula históricas conquistas sociais não sabe o poder que tem nas mãos, capaz de vencer grandes obstáculos com a chama do seu olhar, com a graça do seu sorriso, com o seu ar dengoso e às vezes altivo!..

Câmara de Juazeiro homenageia servidoras pelo Dia da Mulher

 

 
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta quinta-feira (8), a Câmara Municipal de Juazeiro promoveu, na tarde desta quarta-feira (7), uma confraternização para homenagear o seu quadro de servidoras. Todas as funcionárias fizeram uma pausa no seu serviço e foram para sala da presidência para um momento de descontração e homenagem.
 
As servidoras foram presenteadas com lembranças e participaram do sorteio de diversos brindes. “É uma lembrança simples, mas é de coração e reflete todo o respeito e carinho que temos pelo trabalho de cada uma. Essa Câmara tem muito orgulho de todas as suas funcionárias e não poderíamos ficar sem fazer essa homenagem. Vocês também formam esse poder conosco”, disse o presidente do legislativo municipal, vereador Nilson Barbosa.
 
Em seu discurso, o presidente também apontou o novo papel social da mulher. Nilson fez um histórico da luta feminina desde o massacre que deu origem às comemorações do Dia Internacional da Mulher até a posse da presidente Dilma. Encerando a homenagem, as servidoras se confraternizaram com um coffee break.
..

Ascom CMJ

Fundação SOS São Francisco promove homenagem às mulheres em Sobradinho

A Fundação SOS São Francisco promove neste dia 08 de Março, às 17 horas, na Colônia de Pescadores, uma Homenagem a mulher, em especial aquelas que têm uma caminhada relevante na trajetória do município de Sobradinho. Haverá entrega de placas as homenageadas e lançamento da campanha Quem ama abraça.

..

08 de Março dia Internacional da Mulher!

Prezado Geraldo,

Segue minha homenagem ao Dia Internacional da Mulher para todas as Mulheres, principalmente as que fazem parte da minha vida que são elas: Minha Mãe Rita, Marta, Tatiane, Jovita, Josilene Regina, Leila, Irene e em ESPECIAL a minha Esposa LEIDIANE que também está aniversariando neste Dia!

                      08 de Março dia Internacional da Mulher!..

Prefeitura de Sobradinho realizou o I encontro de pastores

Com o tema “As coisas importantes à gente diz por último”, a Prefeitura Municipal de Sobradinho, realizou na manhã de ontem (07) no auditório do Colégio Estadual Jorge Khoury – CEJK, o I Encontro de Pastores do município. Participaram do evento pastores das igrejas evangélicas da cidade, além de secretários, chefe de gabinete, vereadores e servidores municipais.  

Durante o evento o prefeito Genilson Silva (PT), agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento. “O objetivo do encontro é construir um plano de ação e desenvolver uma capacitação para os pastores e líderes, com isso formar uma equipe eficiente que fomente a política pública voltada para os evangélicos. Temos valorizado ações que integrem a família e a comunidade como um todo. Este encontro traz abordagens importantes de assuntos atuais que precisam ser debatidos e compartilhados pelos cidadãos", disse o prefeito...

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

Juazeiro ganha novo espaço cultural nesta quinta-feira (08)

Hoje, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, Juazeiro ganha um novo espaço cultural. Logo mais às 17 horas, na rua Eduardo Brito, centro da cidade, será inaugurado o Grupo Multicultural “Mãe da Mata”.

Necy Nascimento, que durante dois anos dirigiu a Casa do Artesão está liderando este novo projeto que já congrega em torno de vinte artista da cidade e tem como objetivo fortalecer o turismo na região...

A Mulher que planta o Amor

E Deus criou a mulher! Para perpetuar a espécie, para ocupar um lugar indisputável em nossos corações. Sim, a mulher é a mãe, que dá à luz, que dá vida e dá A vida. Por essas qualidades já temos de venerá-las. Mas algumas mulheres, ainda mais especiais, transcendem a esses papéis maravilhosos e conseguem ir além, muito além...são amigas, solidárias, espécie de mãe de todos.......verdadeiros espíritos de luz que estão aqui para plantar o amor.

Há pessoas que estão neste mundo com a missão de fazer o bem, de vivenciar a solidariedade. Esta é a verdadeira face do Amor verdadeiro... é aquele sentimento de doação, de entrega, de realização pessoal e de felicidade por trabalhar pela satisfação do outro, para fazer alguém feliz...

DESCUBRA A LUZ QUE TEM DENTRO DE VOCÊ MULHER

O que será que eu tenho que eu sinto meu Deus, que me diz. Vem dentro de mim e planta por dentro, mexe vira e remexe, sabe que eu sinto e é forte, não tem limites nem medo da morte, faz chorar, faz sorrir, faz até se despir, mais faz. O que será que dá que me aborrece e me entristece me enlouquece, mas não me deixa abandonada. Penso que não para, quando sinto fome, já é hora de jantar, daí como, sacio e durmo e até sonho.  

Olho pro espelho e me vejo, vejo que é dia, que é claro, que a minha sombra sou eu. Sou eu bonita, sou eu descabelada, mas sou eu. Sou eu mulher. Mãe, esposa, filha, companheira, chata, brincalhona, desembestada, mas sou eu mulher. A mulher humana, a mulher boneca, a mulher errada, a mulher exagerada, mas sou eu. A mulher bacana, arrumada, cheirosa, elegante e menina, sou eu também, a amante da vida, ah! Essa sou eu...

Juazeiro comemora Dia Mundial do Rim com atividade na praça

“Rins em Defesa da Vida”. Esse é o slogan da campanha que a Sociedade Brasileira de Nefrologia realiza nesta quinta-feira, dia 8 de março, Dia Mundial do Rim. As doenças renais não costumam provocar nenhum grande sintoma durante suas fases iniciais e, por isso, as pessoas só costumam saber que estão doentes quando o caso já está em fase avançada, o que torna a cura mais difícil.

Para se ter uma ideia, estima-se que, no Brasil, 10 milhões de pessoas tenham algum problema nos rins, mas a maioria não sabe. Em Juazeiro, para tentar conscientizar a população, a Clinefro - Clínica de Nefrologia vai realizar um dia de saúde na praça Antonílio da França Cardoso, em frente ao Banco do Brasil, das 07 às 16 horas, com aferição de pressão e presenças de médicos, nutricionistas e realização de alguns exames...

Novo equipamento dá agilidade aos procedimentos cirúrgicos realizados no HUT

Os procedimentos de Cirurgia Geral realizados no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (HUT) ganharam mais agilidade com a utilização do aparelho de vídeolaparoscopia. Desde o ano passado, cirurgias e exames estão sendo realizados com o novo equipamento e a expectativa é que cerca de 10 cirurgias sejam realizadas por semana.

Segundo o coordenador de Cirurgia Geral do HUT, Hugo Alessi, a utilização do equipamento além de otimizar os procedimentos, coloca Petrolina em situação de igualdade com os grandes centros. “O HUT é o único hospital do Sertão Pernambucano que realiza cirurgia e outros  tipo de procedimento com equipamento de vídeolaparoscopia  pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes não só de Pernambuco, como também de outras cidades  da macroregião do Vale do São Francisco”, ressalta...

com informações da asscom/HUT

Hora da Graça na catedral de Juazeiro completa um ano, atraindo milhares de fiéis

Sol à pino, meio-dia. Em plena quinta-feira a Catedral de Juazeiro está lotada. Centenas de pessoas se comprimem no templo católico – entre cantos, orações e lágrimas, o que os une é a fé em Cristo presente na Eucaristia. Há aproximadamente um ano essa cena se repete semanalmente em Juazeiro durante a realização da Hora da Graça. Uma celebração especial nesta quinta (8) festejará o ano de graças alcançadas.

A ideia que tem conquistado o coração de milhares de católicos juazeirenses veio do pároco da Catedral, padre Josemar Mota. Ele diz que a Hora da Graça surgiu do desejo de que as pessoas adorassem Jesus presente na hóstia sagrada. “Todas as quintas temos o dia inteiro de adoração a Jesus aqui na Catedral. Às 9h da manha fazemos a exposição do Santíssimo Sacramento e às 17h30 o recolhemos, para dar início a Santa Missa às 18h. Mas o momento da benção solene é das 12h às 13h, intitulada Hora da Graça”, explicou...

Ascom - Mirrail Menezes

Água para Todos chega ao norte da Bahia

Uma equipe da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro iniciou semana passada, na cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, as ações do programa Água para Todos, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, criado com o objetivo de garantir o amplo acesso à água para populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza. O governo federal, através do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, deve colocar naquele município cerca de 207 cisternas de polietileno, com capacidade de armazenamento de 16 mil litros cada uma.

Os trabalhos para implantação do benefício nas propriedades começam com a formação de um Comitê Gestor Municipal, que deverá gerir todas as ações do programa no município, sugerir e selecionar as localidades onde serão colocadas as cisternas. No caso de Chorrochó foi formado um comitê com dez representantes de entidades como associações comunitárias, EBDA, sindicato de trabalhadores rurais, pastoral rural, Funasa e associações de pequenos produtores locais. Entre as atividades do grupo estão a de promover reuniões nas comunidades que serão beneficiadas, ajudar na realização de cursos sobre a gestão da água e acompanhar de perto a execução do programa nas localidades.

A primeira comunidade que recebeu cisternas foi a de Caraíbas, a 20 km da sede do município de Chorrochó. Lá o abastecimento de água é feito por carro pipa. Trinta famílias foram selecionadas para contarem inicialmente com o benefício. Os trabalhos serão acompanhados por uma Comissão Comunitária, formada por três moradores locais, escolhidos durante uma reunião promovida esta semana pela Codevasf na comunidade. A seleção foi realizada após uma palestra ministrada pela representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Valquíria Dias Fonseca, acompanhada pela representante da Codevasf em Brasília, Lucianita Ribeiro Dayrell e pelo coordenador regional do programa, o técnico da Codevasf em Juazeiro, Joselito Menezes...

Ascom Codevasf