RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Produtor carioca Reinaldo Arias fala à TV São Francisco sobre o primeiro CD de Matheus Villa

A TV São Francisco, filiada da Rede Globo no norte da Bahia, fez uma matéria especial com cantor Matheus Villa, jovem juazeirense de apenas de 17 anos que está fazendo sucesso nas rádios com a música “Marcas de um desejo”.

Ele está em estúdio gravando seu primeiro CD, sob a batuta do renomado produtor musical carioca Reinaldo Arias, que falou à reportagem da TV São Francisco sobre o trabalho com Matheus...

Culturas alternativas para lotes familiares são discutidas em evento

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação, promoveu, na última quinta-feira (29), o seminário “Culturas alternativas para lotes familiares localizados em projetos públicos de irrigação de interesse social”. O evento, que foi realizado na sede da Codevasf, em Brasília (DF), contou com a participação de técnicos da pasta e de empresas ligadas ao setor, como a Codevasf e a Embrapa Semiárido.

O presidente da Companhia, Guilherme Almeida, participou da abertura dos trabalhos. Acompanhado do secretário nacional de Irrigação, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, e de outras autoridades, Guilherme Almeida deu boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância do evento. “A discussão desta temática é relevante, tendo em vista a contribuição dos projetos públicos de irrigação para o desenvolvimento regional, com a geração de emprego e renda”, afirmou...

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

Jovens da região de Pinhões preparam últimos detalhes da Paixão de Cristo

A comunidade de Malhada da Areia, Distrito de Pinhões, a 54 quilômetros de Juazeiro já respira ares de Semana Santa. Isso acontece graças a preparação do grupo de jovens para a encenação do espetáculo sacro “Paixão de Cristo”, que este ano chega a sua 9ª edição. De acordo com o ator Daniel Senna, que vive Jesus, “tem gente nessas últimas semanas que pensa e respira via Sacra 24 horas: o diretor, as costureiras que fazem o figurino, todo mundo!” O artista comenta que, assim como em outros anos, o grupo está empenhado na realização da peça. “Semana passada a gente fez um ensaio (sábado a noite) com umas setenta pessoas. Dentro desse grupo 50% eram jovens adolescentes”, explica.

Além de participar dos ensaios os atores também são responsáveis por toda preparação do espetáculo. “As pessoas do elenco são as mesmas que montam o cenário” revela. A Via Sacra começou a ser realizada na comunidade “como uma brincadeira, por um grupo de jovens que queria fazer alguma coisa durante a Semana Santa” conta Daniel. Após nove anos a Via Sacra de Malhada da Areia cresceu, hoje reúne cerca de 100 pessoas em seu elenco e atrai espectadores de várias comunidades vizinhas. Este ano são esperadas caravanas de Poções, Angico, Açude da Rancharia, Pinhões, Pedra da Onça, Rocinha, Juazeiro entre outras comunidades...

Texto e foto: Álvaro Luiz / ASCOM

Univasf participa de estudo sobre direitos das crianças no semiárido

A Coordenadora do Programa Criança com todos os seus direitos, Polyana Magalhães, esteve na última quarta-feira (28), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para entregar ao reitor Julianeli Tolentino de Lima, o relatório do trabalho desenvolvido pela Fundação Abrinq – Save the Children. O estudo foi realizado no ano passado, em parceria com diversas instituições, entre as quais, a Univasf.

Os dados apontados no relatório “Análise da situação das crianças do semiárido’ abrangem 37 municípios, entre estes, 35 de Pernambuco e dois da Bahia e têm como base indicadores nas áreas de educação, saúde, assistência social e transferência de renda com foco nas crianças de zero a cinco anos de idade.

O trabalho contou com a colaboração de professores da Univasf em ações de capacitação em creches municipais e para agentes do “Mãe Coruja”, programa do Governo de Pernambuco, escolhido como referência para as ações do “Criança com todos os seus direitos”. A Univasf também atuou na comissão técnica-científica do relatório, constituída pelos professores César Augusto da Silva, Darlindo Ferreira e Virgínia Passos.

O programa Criança com todos os seus direitos é uma iniciativa da Fundação Abrinq – Save the Children, cofinanciado pela Comissão Européia e realizado pela Associação Civil de Articulação para Cidadania (Acari), Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação, Campanha Nacional pelo Direito à Educação e International Child Development Programme. ..

Klene Barreto de Aquino Ascom

Comjuv participa do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas Públicas de Juventude

Os pequenos negócios, erradicação da miséria e a participação da juventude na Rio+20 foram os temas discutidos durante a 3ª Reunião do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas Públicas de Juventude. Direcionado a assessores, coordenadores, secretários e instituições engajadas em discutir o rumo da juventude no país, o evento integra a pauta preparatória do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeito (FNP) em Brasília.

Para o presidente do Conselho da Juventude de Juazeiro, Stallone Araújo, espaços de debate como esse são importantes, pois oportuniza a troca de experiência entre os gestores ea implementação de políticas públicas. Ele também destacou a importância do envolvimento e participação da sociedade civil para efetivação das PPJs. O coordenador geral do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas de Juventude, Oteniel Almeida, que também é coordenador de Juventude da Prefeitura de Rio Branco (AC), destaca que o objetivo do Fórum é superar as políticas de cunho assistencialistas, que ainda são comuns em algumas cidades, e buscar a implementação de ações que coloquem os jovens como protagonistas. “Temos que olhar para os jovens como um ator que vai contribuir com ações efetivas para o desenvolvimento das cidades”, declara.

A qualificação profissional dos jovens, com atenção para a grade curricular, carga horária e metodologia dos cursos de formação, bem como a mobilização comunitária para prevenção da violência foram algumas questões que estiveram no centro dos debates.Durante o encontro, os gestores elaboraram a carta “Juventude e o Desenvolvimento dos Municípios”, com as reivindicações da juventude para a Conferência Rio+20. ..

Ascom Comjuv

Iluminação pública ganha reforço na sede e interior de Juazeiro

Os trabalhos de reposição e iluminação pública na cidade realizados pela equipe de iluminação da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), concluiu esta semana a colocação de refletores no Campo Adelhão, localizado no bairro Cajueiro, uma reivindicação antiga da comunidade. “Esse é um espaço de lazer muito freqüentado pela comunidade que vinha cobrando pelo serviço, já que a pouca iluminação apresentava insegurança. Agora acredito que o local será bem melhor explorado”, diz Anderson Alves, supervisor de Iluminação. Foram colocados no campo seis refletores de 400W e dois de 1000w.

Outros pontos da cidade também receberam reforça essa com a troca de luminárias, em 12 bairros listados: Argemiro, Nova Esperança, Dom José Rodrigues, Parque Residencial, João Paulo II, Vila Nova Fé, Tabuleiro, Maria Gorete, Alagadiço, Lomanto Jr., Country Club e Antônio Guilhermino. Nos bairros Piranga, Castelo Branco, Dom Tomaz, Dom José Rodrigues, Tabuleiro, Piranga I e II, Centro, Alto o Cruzeiro e Lomanto Júnior, as solicitações da comunidade já foram atendidas...

Por Clarissa Moreira/Sesp

“Revival Ki-Sabor e Primavera” prossegue neste sábado (31)

Apesar da rejeição de alguns munícipes, o Projeto “Revival Ki-Sabor e Primavera” organizado pela APLADE – Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura de Juazeiro ganha mais adeptos a cada edição.

Na noite desta sexta-feira (30), centenas de saudosistas compareceram à praça Aprígio Duarte para relembrar os velhos e bons tempos dos dois bares que formavam o maior point da cidade...

Prefeito de Petrolina vai se afastar da Prefeitura em função de problema de saúde da filha

O prefeito de Petrolina Julio Lóssio postou no Facebook e no twitter, na noite dessa sexta-feira(30), que a sua filha de 13 “está com um grave problema de saúde”. Abalado com a notícia, o prefeito informou que deverá se afastar das funções de prefeito para acompanhar o tratamento da filha. “Será mais uma batalha que enfrentaremos com a força de Deus! Estarei afastado das atividades por alguns dias.”

As informações de pessoas ligadas à família é que Lóssio, a esposa, Andrá Lóssio, e a filha deverão viajar imediatamente para a capital pernambucana, para obter mais detalhes da doença. “Muita força minha princesinha linda, estou com você pro que der e vier, eu, Julio Lóssio, Andréa Lossio, Joaozim, toda nossa família e amigos. Nós te amamos muito e tudo vai da certo, com as graças de Deus !”, postou o prefeito para sua filha. Centenas de pessoas têm manifestado solidariedade ao prefeito e sua família. O prefeito diz que “conta com as orações de todos”...

Com informações do Blog Folha do São Francisco

APLB Sindicato inaugura auditório da sede própria neste sábado (31)

Os professores de Juazeiro que ao longo de três anos foram contemplados com mais de 71% de reajuste salarial comemoram mais uma conquista neste sábado, dia 31. Capitaneados pela APLB Sindicato, os filiados participarão logo mais às 18 horas, de ato de inauguração do Auditório Maria de Lourdes Dias Teixeira (Lurdinha), na sede própria da entidade sindical, localizada à rua Cícero Feitosa, 166,  bairro Alagadiço. ..

Petrolina: Secretaria de Saúde convoca agentes de endemias aprovados em concurso

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) convoca 12 Agentes de Combate a Endemias (ACE), aprovados no concurso público n°05/2010, à se apresentarem ao setor de Recursos Humanos, que funciona na sede da Prefeitura Municipal, localizada à Avenida Guararapes, 2114 – Centro.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, o município conta, atualmente, com 110 agentes de combate a endemias e convoca os candidatos aprovados no último concurso para fortalecer ainda mais a equipe. “Petrolina, diferente da realidade apresentada no estado de Pernambuco, possui um médio risco para epidemia do Aedes aegypti. Estamos empenhados em manter a nossa cidade distante da dengue, por isso cumprimos o nosso compromisso e convocamos todos os candidatos aprovados”, afirmou..

Secom PMP Foto:Gilson Pereira

HRJ realiza Mutirão de Saúde e Cartão SUS amanhã

O Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) lembra a todos que será realizado amanhã (31), das 08h00 às 13h00, o I Mutirão de Saúde e Cadastramento do Cartão SUS. A ação, que deverá ocorrer na recepção central da própria unidade de saúde será aberta a toda a população de Juazeiro. Os interessados no cadastramento deverão trazer os documentos de identidade e CPF, além do comprovante de residência.

Pensando no bem estar de toda a população, também serão oferecidos serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, atendimento social e orientações gerais (com a distribuição de materiais informativos).A ação está sendo realizada com base na Portaria Nº. 763 do Ministério da Saúde, que determina a obrigatoriedade da apresentaçãodo Cartão SUS em todos os atendimentos de saúde realizados no país. ..

Asscom HRJ - Daniele Valois

Acontece no Museu do Sertão amanhã (31) Workshop de Guitarra

O som da guitarra ecoará neste sábado (31) pelos corredores e acervo do Museu do Sertão em Petrolina, onde acontecerá, das 15h às 18h, oficina do instrumento. Integrando o programa de apoio da Secretaria de Cultura de Petrolina, o workshop tem a execução da “Banda Andranjos” e será ministrado pelo músico Marcelo Novaes.

Em Janeiro, a “Andranjos” recebeu apoio da Prefeitura de Petrolina para participar do Festival Palco do Rock em Salvador-BA, evento que acontece desde 1994 na praia Piatã, o evento tornou-se um grande polo alternativo que acontece durante o período carnavalesco por 4 dias, sendo referência de Festival de Rock no Brasil. Como contrapartida, foi solicitado aos integrantes da banda que se comprometessem com a execução de uma oficina de música e uma apresentação da banda a critéro da Secult. De acordo com a Secretaria de Cultura, este é o procedimento padrão a ser adotado na concessão de apoios e patrocínios para ações de difusão da cultura local.

“Estamos à disposição para contribuir como for possível para o desenvolvimento do cenário artístico e cultural da cidade, é preciso, contudo, que os grupos apoiados ofereçam contrapartidas ao município. Estamos falando da gestão e aplicação de recursos públicos, que devem retornar como benefício ao maior número possível de cidadãos”, explicou Roberta Duarte, Secretária de Cultura...

Quércia Oliveira Secom PMP

SAAE confirma realização de concurso público

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro confirmou nesta quinta-feira (29), atavés de nota ao blog, a realização do concurso público para o provimento de cargos na autarquia. 

Os candidatos que já efetuaram o pagamento do boleto referente ao concurso estão com as inscrições garantidas. O novo cronograma será divulgado nos primeiros 15 dias de abril. Para outras informações os candidatos já inscritos e os interessados, devem acessar o endereço eletrônico www.aocp.com.br...

Por Luzete Nobre/ SAAE

Programa Tudo Limpo atende comunidades de Petrolina

Com uma programação intensa preparada para atender a comunidade de Petrolina, seja na sede e interior, essa semana as equipes da Secretaria de Infraestrutura realizam o trabalho através do Programa Tudo Limpo em novas comunidades.

Ao mesmo tempo em que atendem diversos pontos da cidade com intervenções em ruas, vias, avenidas, canais e praças; hoje as equipes trabalham nos bairros Jardim São Paulo, Alto do Cocar, Pedra Linda; além do Centro, Avenidas da Integração e Senador Nilo Coelho. O trabalho consiste na realização de limpeza pública através dos serviços de capina, varrição, pintura de meio fio, roço mecânico, poda, patrolamento, retirada de lixo e entulho dos terrenos públicos e ainda a recuperação de vias públicas em asfalto que acontece no alto do Cocar...

Juciana Cavalcante Secom PMP

Reativado o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro

Nesta quinta-feira (29), na sede da Casa dos Conselhos/Espaço Cidadania, foram empossados os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro (CMPD), que estava desativado desde 2008. O CMPD é formado por representantes governamentais e da sociedade civil organizada, através de entidades como a “Associação de Deficientes”, a APAE e representantes dos demais segmentos de pessoas com deficiência. O presidente da Associação, Paulo Roberto Ferreira, falou com entusiasmo sobre a importância da reativação do Conselho mediante iniciativa da Prefeitura.

“Através do Conselho nós podemos lutar de maneira mais organizada em busca de tentar resolver os inúmeros problemas que atingem a todas as pessoas com deficiência. Agora o município deu um passo importante para o avanço das políticas públicas voltadas para o nosso segmento”, elogiou...

Por Luiz Hélio/Seiasc

Uauá: Conselho Comunitário de Segurança realiza eleição‏

Aconteceu quarta-feira, 28, nas dependências da Agência do Banco do Brasil a eleição da diretoria executiva e conselho fiscal do Conselho Comunitário de Segurança de Uauá - CONSEG/UAUÁ. A assembleia foi dirigida pelo presidente da entidade Carlos Olímpio da Silva Ribeiro (Cacau) que falou sobre as dificuldades enfrentadas na entidade e que existe pouca vontade de algumas pessoas em realizar o trabalho voluntário. Ele comunicou o seu afastamento do cargo por conta da candidatura a vereador. Participaram da mesma alguns comerciantes, moto taxistas, guardas municipais, polícia militar e o gerente do Banco do Brasil da agência local.

Em seguida a chapa única, encabeçada pelo Guarda Municipal Milton Rodrigues, foi eleita por unanimidade, havendo posse automática de toda a diretoria e conselho fiscal. Já eleito e empossado, o presidente agradeceu a todos pela confiança dos votos, falou do desafio de comandar o conselho e disse que espera que haja cumprimento de deveres de toda a diretoria...

Fonte: Umbuzada.com

Conselho de Juazeiro é recebido pelo secretário de Segurança Pública

O recém-criado Conselho Comunitário de Segurança de Juazeiro (Consep) foi recebido ontem (29), pelo Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. Na oportunidade, o secretário anunciou a reforma e a ampliação da sede da policia técnica daquela cidade e fez um balanço do que já foi realizado e implantado pela SSP na região norte da Bahia.

No encontro, onde também estiveram presentes o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira e o subsecretário da Serin, Pedro Alcântara, Barbosa acrescentou que, com a ampliação, será possível a agilização dos laudos periciais e, consequentemente, as conclusões dos inquéritos policiais. No final da reunião, o secretário anunciou também que participará do 2º Fórum de Segurança Pública, que será realizado em maio de 2012, em Juazeiro...

Ascom Serin Foto: Alberto Maraux Ascom SSP

Avenida Guararapes começa a ser preparada para implantação da mão única

Devido à implantação da mão única na Avenida Guararapes em Petrolina, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transportes Coletivos - EPTTC informa à comunidade que a partir das 06h, do sábado (31), a Av. Guararapes será interditada, no sentido Av. Souza Filho / Viaduto Barranqueiro. Os veículos que circulam neste sentido deverão utilizar a Rua Souza Júnior. Os usuários de transporte coletivo que utilizam o ponto de parada da Av. Guararapes deverão dirigir-se para o ponto da Rua Souza Júnior em frente ao Banco Bradesco. ..

Foto: Google

Compesa deve cessar despejo de esgoto bruto no Rio São Francisco no prazo de seis meses

Com uma área de 4.558,40 km² e um contingente populacional de mais de 294 mil habitantes, Petrolina é uma das cidades que ainda não contam com 100% de coleta de esgoto e tratamento coletor adequado. Em uma decisão acertada, a 2ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, concedeu liminar contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A decisão determina que a empresa cesse o despejo de esgoto bruto nas águas do Rio São Francisco, no prazo de 1 (um) ano - a decisão foi divulgada em setembro de 2011 - , sob pena de multa diária de R$ 10 mil por cada irregularidade verificada. A iniciativa traz grandes benefícios para o rio que deixará de sofrer com a degradação, causada pelos dejetos in natura que são lançados diariamente no São Francisco.

A resolução foi resultado de uma Ação Civil Pública, proposta pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A decisão tomada pelo juiz federal Francisco Alves dos Santos Júnior foi fundamentada em provas, que comprovam que a Compesa não está fazendo o tratamento dos esgotos sanitários do Estado. “A Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup) vem monitorando através de resultados laboratoriais, verificando a qualidade do tratamento dos efluentes em todo processo até a descarga no manancial e tudo isso é confrontado com os padrões estabelecidos pela legislação federal e estadual. Hoje, cerca de 28 mil metros cúbicos de esgoto são jogados diariamente às margens do Rio São Francisco. “Estamos cada vez mais empenhados em executar nosso trabalho e cobrar para que a Compesa exerça a sua função”, esclareceu o diretor-presidente da Armup, Orlando Tolentino...

Taisa Alencar Ascom Agência Reguladora do Município de Petrolina Foto site da CMP

Secretário de Agricultura de Alagoas visita o Salitre

Com o objetivo de conhecer os detalhes do Perímetro Irrigado Salitre e verificar a possibilidade de firmar acordo de cooperação técnica com a Codevasf, o secretário de agricultura de Alagoas, Jorge Silva Dantas, visitou esta semana a 1ª etapa do Salitre, que envolve 255 lotes agrícolas. Na ocasião, o representante da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro junto às organizações de pequenos produtores João Tosta, apresentou em linhas gerais o empreendimento, desde a infra-estrutura com transporte rodoviário e um aeroporto para escoamento da produção, passando pelos centros de ensino, pesquisa e tecnologiaaté as linhas de produção e modelos de associativismo.

Além disso, também explicou como é realizado o modelo de gestão compartilhada entre a Codevasf e o Consórcio Plena/Projetec que tem como meta criar um novo marco na agricultura irrigada brasileira, “por meio da gestão eficiente de informações e subsídios aos agricultores para a correta programação do plantio agrícola, sempre utilizando planejamento, estruturação e formação de organizações dos usuários e serviço de assistência técnica e extensão rural – ATER para o Salitre”. Tosta destacou que a proposta de gestão compartilhada do Projeto Salitre representa um marco na administração dos perímetros públicos de irrigação. “Nosso objetivo é transformar a experiência no Salitre em um modelo que poderá ser implantado em novos perímetros de irrigação da Codevasf”...

Zílton César Ascom Codevasf 6 SR

Workshop Internacional do Projeto Aedes Transgênico – PAT reúne pesquisadores de dez países

Iniciou ontem, dia 28, em Juazeiro, o I Workshop Internacional do Projeto Aedes Transgênico – PAT, realizado pela Moscamed Brasil, que reuniu os maiores pesquisadores na área de biotecnologia e controle biológico com o objetivo de erradicar a dengue. O evento acontece no auditório multi eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e segue até esta quinta-feira, dia 29. Durante o workshop estão sendo apresentados para os pesquisadores e gestores de saúde do Brasil e de países pioneiros em pesquisas na área de biotecnologia, como Estados Unidos, Itália e Canadá, U.K., Quênia, Etiópia e Burkina Fasso, os resultados do projeto, iniciado em fevereiro de 2011, e que após 12 meses apontou 89% de larvas transgênicas na coleta de campo, significando que a população de selvagens está sendo suprimida neste local . De acordo com informações do gerente de projetos do PAT, Danilo Carvalho, já foram liberados 10,8 milhões de mosquitos no período de 2011 a 2012.

Para iniciar a programação foram convidados à mesa o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara, que falou sobre uma das linhas de ação e investimento da secretaria, que versa também o campo da biotecnologia. Presente ao evento, o chefe de gabinete, Washington Dantas, representando o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, principais órgãos colaboradores do Projeto Aedes Transgênico. “Quando nos foi apresentado esse projeto, a Secretaria de Saúde do estado da Bahia acreditou na proposta que mostra uma alternativa na erradicação da dengue”, disse Dantas, justificando a ausência do secretário Jorge Solla...

Iana Lima Ascom

Apreensão e erradicação de drogas e armas em Curaçá

Por volta das 17h30 da tarde de ontem (28), a guarnição do Pelotão Especial comandada pelo Tenente PM Fábio Henrique e ASP PM Glauby, após levantamento do serviço de inteligência, localizou e erradicou próximo a localidade da Fazenda Matinha, município de Curaçá, 04 (quatro) roças de maconha com cerca de 33.000 (Trinta e três mil), pés da erva, com aproximadamente 1,40cm de altura.

Na tentativa de burlar a localização da plantação, usaram o método de plantar milho entre os pés da erva para dificultar sua visualização. Os PMs encontraram também 43 kg (quarenta e três quilos) da erva pronta para o consumo. Chegando ao local, foi dada voz de prisão a um indivíduo que não se intimidou e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, houve troca de tiros e o elemento conseguiu fugir pela Caatinga. Foram deixados pelos elementos no local do ocorrido, duas espingardas de calibre .12, sendo uma artesanal e outra da maca CBC de numenração1433446 MOD 151, com um cartucho deflagrado e outros dois intactos. Todo o material foi entregue na delegacia de Polícia Civil de Curaçá...