II Fórum de Promoção à Igualdade Racial é realizado com sucesso de público e propostas

17 de Dec / 2016 às 19h00 | Variadas

Na quinta-feira, 15 de dezembro, no Departamento de Ciências Humanas da UNEB, Campus de Juazeiro, aconteceu o II Fórum de Promoção à Igualdade Racial, realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Gerência de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial.

Antes de iniciar o Fórum, teve apresentação da Orquestra Muzart e desfile dos trajes típicos das religiões de matrizes africanas. A palestra de abertura do Fórum foi ministrada pela Professora da UNEB, Ceres Santos, com o tema Feminismos Negros. E durante todo o dia aconteceram grupos de discussões sobre as políticas públicas para a comunidade negra, que se propõe implantar na cidade de Juazeiro. "A ideia agora é institucionalizar essas propostas e partir para a elaboração e implementação de políticas públicas", disse o então Presidente do COMPIR, Professor Cláudio Roberto Santos.

Para a Gerente de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues, o evento foi um sucesso de público e de ideias. "Estamos no final de uma gestão, mas nem perto de finalizar a luta pela conquista de políticas públicas para a comunidade negra em nossa cidade. Começamos esse trabalho em 2013, recebemos apoio do Prefeito Isaac Carvalho e conseguimos fomentar discussões e projetos. Saímos daqui com encaminhamentos para a Saúde, Educação, Segurança, para os povos de terreiro, para as nossas representações. Temos confiança de que na gestão do prefeito eleito Paulo Bonfim conseguiremos dar continuidade a esses projetos", avalia Luana.

O Fórum que foi finalizado com a apresentação do grupo Filhos de Zaze, contou com a participação da comunidade negra, representantes dos povos de terreiro, quilombolas, capoeiristas, Professores e alunos da Universidade do Estado da Bahia e da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Ascom/Juazeiro

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.