RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Debate entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros encerra a programação do 1º Workshop Internacional do PAT

Um debate entre os pesquisadores encerrou as atividades do Workshop Internacional do Projeto Aedes Transgênico – PAT realizado pela Moscamed Brasil, nos dias 28 e 29 de março, no auditório multi eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo foi apresentar os resultados do Projeto, iniciado há um ano no município de Juazeiro, no norte da Bahia. Mark Benedict da Universidade de Perugia na Itália, Stephanie James da Fundação Nacional de Saúde (NIH) de Maryland/EUA, David Brown da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA), Jim Lavery da Universidade de Toronto no Canadá, Giovanini Coelho, Coordenador Nacional de Controle à Dengue do Ministério da Saúde e Ima Braga também do Ministério da Saúde foram os pesquisadores que apresentaram os últimos dados sobre o controle de Aedes e participaram da mesa de debates, no último dia de programação do evento.

Sugestões e recomendações sobre os processos utilizados e os resultados obtidos pelo PAT marcaram o debate, a exemplo da criação de um Painel de Assessoramento Técnico (PAT), que funcionaria com uma equipe de pesquisadores que não estariam incluídos no projeto, mas avaliariam o andamento e os passos futuros do programa. Outras sugestões seriam a criação de uma avaliação do projeto a partir da perspectivas da comunidade e a utilização do programa em outras áreas do país. Para o pesquisador da Universidade de Toronto no Canadá e mediador da mesa, Jim Lavery, o evento foi bastante proveitoso e o momento de discussão muito importante porque possibilitou uma análise mais detalhada e diversificada do PAT.

“A boa receptividade do projeto se explica pela excelente organização nos processos de desenvolvimento bem como pelos excelentes resultados obtidos: Com um total de 10,8 milhões de Aedes transgênicos liberados durante 1 ano de atividades, entre 2011 a 2012, houve a redução da população do mosquito , confirmada com a coleta no campo de 89% de larvas trangênicas, dados relatados pelo gerente do projeto, o biólogo Danilo Carvalho.

Satisfeito com o envolvimento dos participantes e os excelentes resultados do PAT, o diretor presidente da Moscamed Aldo Malavasi, declarou que o evento foi além do esperado “O Workshop Internacional superou as expectativas, pois as comunidades nacionais e internacionais gostaram do que viram e elogiaram o projeto”. Ele ainda acrescentou, “as recomendações que emanaram no evento serão imediatamente aplicadas as programa”. ..

Texto e fotos: Celane Rosa

Frigoríficos envia nota sobre apreensão de produtos considerados clandestinos

A direção do frigorífico Carne e Cia enviou nota ao blog contestando informações de que os produtos apreendidos pela ADAB, Ministério Público e Vigilância Sanitária não eram clandestinos. No mesmo email, o estabelecimento apresentou notas fiscais da compra efetuada junto a Boiforte Frigoríficos LTDA. Confira:

..

Em comemoração ao Dia Nacional da Nutrição, nutricionista do HRJ dá dicas para uma alimentação saudável

O Dia Nacional da Nutrição é comemorado em 31 de março, mas, pensando no bem estar da população, o Hospital Regional de Juazeiro resolveu chamar a atenção de todos para a importância da prática de uma alimentação saudável diariamente. Quem dá as dicas é a coordenadora de nutrição da unidade de saúde, Maria Carolina Chaves Sobral. Fique atento!

De acordo com a nutricionista, é muito importante que as pessoas fracionem as refeições, evitando passar um grande intervalo de tempo sem se alimentar. “A gente recomenda que as pessoas façam diariamente três refeições e três lanches”, explica. Outra dica importante é o aumento do consumo de frutas e verduras, que são fontes ricas de vitaminas e sais minerais. “Quanto mais variado (com relação às cores) o cardápio for, melhor. Isso indica que você está consumindo vitaminas diversificadas”, comenta a nutricionista...

Asscom HRJ - Daniele Valois

Abertura do Petrolina Saudável 2012 registra mais de 1.300 atendimentos na AME Dom Avelar

A abertura da edição 2012 do Programa Petrolina Saudável movimentou a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Leonor Elisa, no último sábado (31). Centenas de moradores dos bairros Dom Avelar, Loteamento Padre Cícero, Vila Rotary, São Jorge, Terras do Sul e São Joaquim foram atendidos em 15 ações de saúde voltadas para a Saúde do Homem, da Mulher, da Criança, Saúde Bucal, Mental, Auditiva e do Trabalhador. Uma promoção da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No intuito de estimular a promoção da saúde e a prevenção de doenças, cerca de 120 servidores municipais e colaboradores realizaram mais de 1.300 atendimentos à comunidade. Entre os serviços disponibilizados, houve mamografia, preventivo, exame PSA para os homens, busca ativa de casos de diabetes e hipertensão, consultas médicas com clínico geral, dermatologista, pediatra e oftalmologista (com a entrega de 30 óculos), triagem auditiva em crianças de 0 a 7 anos, pesquisa de câncer bucal, vacinação, verificação do índice de massa corporal, avaliação nutricional, escovação e aplicação de flúor, distribuição de 173 escovas dentárias, teste rápido de hepatite, distribuição de 2.400 preservativos, Ouvidoria Itinerante, confecção do Cartão SUS e intervenções educativas sobre diversos temas com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), os Agentes de Combate à Endemias do município e as crianças do projeto Samuzinho.

..

Secom PMP

Mutirão de Saúde e do Cartão SUS atende a mais de 600 pessoas no HRJ

Realizado no último sábado (31) pelo Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP), o I Mutirão de Saúde e do Cartão SUS foi um sucesso. Com duração de quatro horas (das 08h00 às 12h00), a ação realizou um total de 671 atendimentos, oferecendo serviços como aferição de pressão, testes de glicemia, vacinação, orientações sociais e cadastramento do Cartão SUS.

De acordo com a Coordenadora do Serviço Social do HRJ, Maria Lúcia Loureiro, o evento superou a todas as expectativas. “Nós vimos o serviço como positivo. A nossa estimativa era atender a 200 pessoas, mas conseguimos ir bem além desse número. Em uma manhã a gente conseguiu fazer mais de 400 cadastramentos do cartão SUS, e todos receberam o cartão de imediato”, comenta...

Asscom HRJ - Daniele Valois

Prefeitura de Petrolina divulga programação cultural da Semana Santa

A Secretaria de Cultura de Petrolina, com o objetivo de oferecer opções de lazer e entretenimento à população da cidade, divulga a programação cultural com diversas apresentações teatrais que ocorrerão nos dias 04, 05 e 06 de abril.

Durante os três dias vários bairros como José e Maria, Ouro Preto, Pedro Raimundo, entre outros, serão contemplados com a exibição artística de grupos teatrais como: Guterima, Imaginarte, Kyrios, Reviver, dentre outros. As apresentações iniciarão na próxima quarta-feira (04), às 20h, na Praça Maria Maga, no bairro José e Maria e, simultaneamente, no bairro Ouro Preto."Neste ano estamos ampliando o nosso apoio às encenações da Paixão de Cristo no município, oportunizando que mais pessoas tenham acesso aos espetáculos, aumentando os dias e locais das apresentações em parceria com os grupos teatrais da cidade", declarou a secretária de Cultura, Roberta Duarte.No Parque Municipal Josepha Coelho, ocorrerá durante a quinta e sexta-feira o espetáculo da Paixão de Cristo, que é o mais antigo da cidade e o maior em dimensão, sob a Direção de Zé Geraldo que promete muitas novidades neste ano no elenco e nas encenações. Cada espetáculo tem sua particularidade e característica, mas com a mesma história que é contada de forma única...

Projeto de lei pretende criminalizar ação de flanelinhas em Salvador

Um polêmico projeto de lei, de autoria do vereador Batista Neves (PMDB), pretende criminalizar a ação dos guardadores de carro clandestinos. Em um trecho do texto, o edil justifica sua proposta com a alegação de que a maior parte dos flanelinhas “se apropria dessa condição e não procura uma qualificação para melhorar de vida; acomoda-se e, quando não, alimenta, alimenta o tráfico de drogas”. No entanto, apesar da matéria ter o potencial de atrair o apoio da população – irritada com a atuação dos guardadores, o projeto pode ser barrado pela Constituição. Em entrevista ao jornal Correio, o advogado criminalista Sebastian Mello, professor de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), explica que algo só pode ser tipificado como crime por meio de uma lei federal. “O fato dele apenas cobrar não é crime em si”, afirmou o advogado, que ainda acrescentou a possibilidade de punição caso a atitude do flanelinha seja enquadrada como crime de extorsão, quando há violência ou grave ameaça. “Nessa hipótese, é possível encaminhá-lo à delegacia. A ameaça de dano ao veículo pode ser considerada extorsão, mas é muito difícil demonstrar que ele efetivamente ameaçou. Vai ser a palavra de um contra a do outro”, avaliou. ..

BN

Audiência pública sobre comercialização de produtos será realizada em Juazeiro

 
Amanhã, terça-feira (3), às 9h, será realizada no auditório da Casa Aprígio Duarte, Câmara de Vereadores de Juazeiro, uma audiência pública para debater o abate, a comercialização de carnes, ovos, queijos, leites e seus derivados. A audiência deve contar com a participação de produtores, comerciantes, de representantes de bancos públicos e da prefeitura.

De acordo com Leonardo Bandeira (PT), autor do requerimento aprovado por unanimidade, as recentes ações que resultaram na prisão de comerciantes de doces e carnes no município precisam ser averiguadas, por faltar informação a comunidade, que muitas vezes nem sabe quais os procedimentos que devem ser adotados.
..

WELINGTON JUNIOR - Ascom/CMJ

Moradores de Juazeiro são recebidos pelo Comandante da PM na Bahia

Representantes dos bairros de Juazeiro que integram o Conselho de Segurança Pública, criado em 2003 com incentivo da 4ª Companhia Independente da PMBA, estiveram no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, na noite da última quinta-feira (29), onde foram recebidos pelo comandante geral, coronel Alfredo Castro. Antes, os cidadãos foram recebidos na SSP, no CAB, pelo secretário Maurício Barbosa...

Site da PM BA

Conheça o cronograma de abril da Unidade Móvel de Atendimento Médico

Em apenas dois meses de funcionamento, a Unidade Móvel de Atendimento Médico já registrou quase mil atendimentos. Equipada com um consultório médico, a Unidade visita as comunidades mais distantes da sede do município, prestando atendimento à população. Uma equipe, composta por médico e técnico de enfermagem, realiza o acolhimento, consulta médica, verifica a pressão arterial dos pacientes, dispensa medicamentos e solicita os exames necessários.

De 2 a 30 de abril, a Unidade Móvel passará pelos Assentamentos Nossa Senhora de Fátima, Curimatá, Fortaleza (Pedro Baiano), Samuel e Josias, Velho Chico e Alto da Areia, Sítios Terra Nova I e Curral Queimado, Bancada, Alto do Angico, NS1, Manga Nova, Poço do Canto, Poço do Angico e Sonrisil.

A iniciativa, idealizada pelo prefeito Julio Lossio, busca ampliar o acesso da população de Petrolina aos serviços de saúde, possibilitando o atendimento médico para as pessoas que, por algum motivo, não podem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde. Para se consultar, o paciente deve ir ao encontro da Unidade Móvel de Atendimento Médico na sua comunidade, não precisa realizar o agendamento.

CRONOGRAMA UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO MÉDICO

02/04 - ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
04/04 - SÍTIO TERRA NOVA I
05/04 - ASSENTAMENTO CURIMATÁ

09/04 - ASSENTAMENTO FORTALEZA (PEDRO BAIANO)
10/04 - SÍTIO CURRAL QUEIMADO
11/04 - ASSENTAMENTO SAMUEL E JOSIAS
12/04 - ASSENTAMENTO VELHO CHICO

16/04 - VILA DOS PESCADORES
17/04 - BANCADA
18/04 - ALTO DO ANGICO
19/04 - NS 1

23/04 - MANGA NOVA
24/04 - POÇO DO CANTO
25/04 - POÇO DO ANGICO
26/04 - SONRISIL

30/04 - ASSENTAMENTO ALTO DA AREIA ..

DEBATE “SOS CADEIAS PRODUTIVAS”: O GRITO DO NORTE DA BAHIA!

A seca tem sido vista geralmente como enfrentamento da falta de água  e comida, que  são os elementos fundamentais à sobrevivência dos animais. Isto se confirmou  na recente assinatura de convênio entre o Ministério da Integração e o Governo do Estado da Bahia, No valor de 10 milhões de reais, destinados a água e cestas básicas.

Produtores do Norte da Bahia, especialmente os de Senhor do Bonfim, aprofundam a questão e proclamam o “SOS CADEIAS PRODUTIVAS”, elevando, ampliando e aprofundando o nível de discussão do problema da seca. Os criadores Valdeci e Mauricio Cardoso, por exemplo, defendem  subsídios urgentes para ração e uma intervenção do Estado, com seus ministérios e secretarias, para que não se consuma a destruição de uma otimização genética que se implantou ao longo de 30 anos e que está ameaçada de desaparecer em dois meses. “A nossa cooperativa, a COOPLEQ, está em vigília permanente sem encontrar ainda o apoio devido, o que poderá resultar no esfacelamento do projeto “Leite na Caatinga”, com produção diária que chegava a quarenta mil litros-dia. Perder este projeto construído a duras penas e de forma determinada será fatal para a economia local, regional e estadual”, afirma o criador Valdeci...

Partido Verde realiza ação ambiental na Ilha do Rodeadouro

Concluindo uma semana de atividades ambientais relativas à semana do Meio Ambiente, o Partido Verde realizou sábado, 31, uma atividade de conscientização com disponibilização de coletores para recolhimento de lixo na área de banho e bares na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro.

A ação realizada pelos militantes verdes foi muito elogiada por banhistas e barraqueiros, que aproveitaram a oportunidade para solicitar apoio no sentido de cobrar ações públicas para o balneário. Jarniel, comerciante da ilha, considerou a ação “muito importante” e solicitou apoio no sentido de buscar benefícios para a comunidade...

Auditório Maria de Lourdes Dias Teixeira é inaugurado na sede da APLB em Juazeiro

Com a presença de representantes da APLB de Juazeiro, Salvador e Paulo Afonso, bem como do Secretário Municipal de Educação, Clériston Andrade; e de dirigentes do Sindicato dos Comerciários, OAB e dos professores municipais aconteceu na noite do último sábado (31) o ato de inauguração do Auditório Maria de Lourdes Dias Teixeira (Lurdinha), na sede da própria da entidade, localizada à rua Cícero Feitosa, 166,  bairro Alagadiço. O evento contou com várias apresentações artísticas, entre elas, show de dança de salão, exibição do coral Água Viva e voz e violão com Paulo César Oliveira.

Durante pronunciamento, o Secretário Clériston Andrade parabenizou a APLB pela postura nos últimos avanços fato que consolidou os diversos avanços na área educacional e conquistas para os professores municipais...

Preços dos ovos de Páscoa variam até 82,5%

O consumidor vai precisar pesquisar bastante para não pagar mais caro pelos ovos de Páscoa. Produtos da mesma marca e tamanho chegam a ter diferenças de até quase R$ 20 no preço nos principais supermercados e lojas. A maior variação foi encontrada na pesquisa do Procon-BA: o ovo Nestlé Classic ao Leite (500 g), comercializado por R$ 43,79 no Extra da Rótula do Abacaxi, sai por R$ 23,99 nas Lojas Americanas do Shopping Center Lapa. A reportagem visitou ontem quatro grandes supermercados na região do Iguatemi: Hiper Bompreço, Extra (Rótula), GBarbosa e Atakarejo. Na média geral, o consumidor encontra ovos de Páscoa com preços mais baixos nas lojas do Hiper Bompreço. A grande novidade deste ano é o ovo de colher, lançado pelas principais fabricantes. O Nestlé Suflair de Colher (375 g) está custando R$ 28,18 no Bompreço, enquanto que o preço mais alto encontrado por ele foi no Extra, vendido a R$ 43,29. (A Tarde) ..

A Tarde

Senhor do Bonfim: Jovens participam de encontro sobre DST, drogas e gravidez na adolescência

O Núcleo de Desenvolvimento Sociocultural (NUDESC), com apoio do Grupo Gestor Municipal (GGM) e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, realizou sexta-feira (30) o 4º Encontro sobre DST/AIDS e Drogas no Colégio Cândido Felix Martins, no bairro do Alto da Maravilha.

Durante o encontro a enfermeira Sabrina Mota ministrou palestras, exibiu vídeos e slides educativos sobre formas de contágio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS).

Os mais de 70 jovens presentes, com idades entre 13 e 17 anos participaram de enquetes, brincadeiras e distribuição de brindes. “Estou vendo aqui hoje algo muito importante, por que sexo sem camisinha é uma furada! Tenho amigos com a minha idade [16 anos] que já são pais e mães precoces, perderam a infância por terem que assumir uma responsabilidade que não deveria vir agora” – relatou Renato Carvalho, que participa do Projovem.  ..

Ascom Bonfim

COLÉGIO ESTADUAL ARTUR OLIVEIRA DA SILVA REALIZA PRIMEIRO EVENTO CULTURAL

Na tarde da última quarta-feira, dia 28, no Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva, situado no bairro Palmares, alunos do “PROJETO MAIS EDUCAÇÃO” realizaram seu primeiro “SARAU” com poesia, dança, teatro e canto coral com intuito de fomentar o gênero poético e despertar assim o interesse pela leitura. O evento coordenado pela Professora Samara Cibelle teve total apoio do gestor Trajano Lino de S. Filho e contou com a participação dos monitores e toda comunidade escolar. ..

Profissionais do magistério decretam greve em Canudos

Em Assembleia Geral realizada dia 30, os associados ao Núcleo da APLB em Canudos decretaram greve pelo Estatuto e Plano de Carreira do Magistério e pelo Piso Nacional do Magistério. Em email ao blog o coordenador do Núcleo José Nilton freitas dos Santos explica o porque da paralisação da categoria. Confira:

Desde 29 de agosto de 2011 que a comissão paritária publicada pela portaria 027/2010 e composta de 05 (cinco) representantes do executivo e 05 (cinco) representantes da APLB – Sindicato encaminhou ao representante do município a proposta de um Estatuto e Plano de Carreira do Magistériode acordo com a Lei 11.738/2008 e a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE MAIO DE 2009 do Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica Publicada no D.O.U de 29/5/2009, Seção 1, p. 41 e 42...

Produtor carioca Reinaldo Arias fala à TV São Francisco sobre o primeiro CD de Matheus Villa

A TV São Francisco, filiada da Rede Globo no norte da Bahia, fez uma matéria especial com cantor Matheus Villa, jovem juazeirense de apenas de 17 anos que está fazendo sucesso nas rádios com a música “Marcas de um desejo”.

Ele está em estúdio gravando seu primeiro CD, sob a batuta do renomado produtor musical carioca Reinaldo Arias, que falou à reportagem da TV São Francisco sobre o trabalho com Matheus...

Culturas alternativas para lotes familiares são discutidas em evento

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação, promoveu, na última quinta-feira (29), o seminário “Culturas alternativas para lotes familiares localizados em projetos públicos de irrigação de interesse social”. O evento, que foi realizado na sede da Codevasf, em Brasília (DF), contou com a participação de técnicos da pasta e de empresas ligadas ao setor, como a Codevasf e a Embrapa Semiárido.

O presidente da Companhia, Guilherme Almeida, participou da abertura dos trabalhos. Acompanhado do secretário nacional de Irrigação, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, e de outras autoridades, Guilherme Almeida deu boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância do evento. “A discussão desta temática é relevante, tendo em vista a contribuição dos projetos públicos de irrigação para o desenvolvimento regional, com a geração de emprego e renda”, afirmou...

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

Jovens da região de Pinhões preparam últimos detalhes da Paixão de Cristo

A comunidade de Malhada da Areia, Distrito de Pinhões, a 54 quilômetros de Juazeiro já respira ares de Semana Santa. Isso acontece graças a preparação do grupo de jovens para a encenação do espetáculo sacro “Paixão de Cristo”, que este ano chega a sua 9ª edição. De acordo com o ator Daniel Senna, que vive Jesus, “tem gente nessas últimas semanas que pensa e respira via Sacra 24 horas: o diretor, as costureiras que fazem o figurino, todo mundo!” O artista comenta que, assim como em outros anos, o grupo está empenhado na realização da peça. “Semana passada a gente fez um ensaio (sábado a noite) com umas setenta pessoas. Dentro desse grupo 50% eram jovens adolescentes”, explica.

Além de participar dos ensaios os atores também são responsáveis por toda preparação do espetáculo. “As pessoas do elenco são as mesmas que montam o cenário” revela. A Via Sacra começou a ser realizada na comunidade “como uma brincadeira, por um grupo de jovens que queria fazer alguma coisa durante a Semana Santa” conta Daniel. Após nove anos a Via Sacra de Malhada da Areia cresceu, hoje reúne cerca de 100 pessoas em seu elenco e atrai espectadores de várias comunidades vizinhas. Este ano são esperadas caravanas de Poções, Angico, Açude da Rancharia, Pinhões, Pedra da Onça, Rocinha, Juazeiro entre outras comunidades...

Texto e foto: Álvaro Luiz / ASCOM

Univasf participa de estudo sobre direitos das crianças no semiárido

A Coordenadora do Programa Criança com todos os seus direitos, Polyana Magalhães, esteve na última quarta-feira (28), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para entregar ao reitor Julianeli Tolentino de Lima, o relatório do trabalho desenvolvido pela Fundação Abrinq – Save the Children. O estudo foi realizado no ano passado, em parceria com diversas instituições, entre as quais, a Univasf.

Os dados apontados no relatório “Análise da situação das crianças do semiárido’ abrangem 37 municípios, entre estes, 35 de Pernambuco e dois da Bahia e têm como base indicadores nas áreas de educação, saúde, assistência social e transferência de renda com foco nas crianças de zero a cinco anos de idade.

O trabalho contou com a colaboração de professores da Univasf em ações de capacitação em creches municipais e para agentes do “Mãe Coruja”, programa do Governo de Pernambuco, escolhido como referência para as ações do “Criança com todos os seus direitos”. A Univasf também atuou na comissão técnica-científica do relatório, constituída pelos professores César Augusto da Silva, Darlindo Ferreira e Virgínia Passos.

O programa Criança com todos os seus direitos é uma iniciativa da Fundação Abrinq – Save the Children, cofinanciado pela Comissão Européia e realizado pela Associação Civil de Articulação para Cidadania (Acari), Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação, Campanha Nacional pelo Direito à Educação e International Child Development Programme. ..

Klene Barreto de Aquino Ascom

Comjuv participa do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas Públicas de Juventude

Os pequenos negócios, erradicação da miséria e a participação da juventude na Rio+20 foram os temas discutidos durante a 3ª Reunião do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas Públicas de Juventude. Direcionado a assessores, coordenadores, secretários e instituições engajadas em discutir o rumo da juventude no país, o evento integra a pauta preparatória do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeito (FNP) em Brasília.

Para o presidente do Conselho da Juventude de Juazeiro, Stallone Araújo, espaços de debate como esse são importantes, pois oportuniza a troca de experiência entre os gestores ea implementação de políticas públicas. Ele também destacou a importância do envolvimento e participação da sociedade civil para efetivação das PPJs. O coordenador geral do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas de Juventude, Oteniel Almeida, que também é coordenador de Juventude da Prefeitura de Rio Branco (AC), destaca que o objetivo do Fórum é superar as políticas de cunho assistencialistas, que ainda são comuns em algumas cidades, e buscar a implementação de ações que coloquem os jovens como protagonistas. “Temos que olhar para os jovens como um ator que vai contribuir com ações efetivas para o desenvolvimento das cidades”, declara.

A qualificação profissional dos jovens, com atenção para a grade curricular, carga horária e metodologia dos cursos de formação, bem como a mobilização comunitária para prevenção da violência foram algumas questões que estiveram no centro dos debates.Durante o encontro, os gestores elaboraram a carta “Juventude e o Desenvolvimento dos Municípios”, com as reivindicações da juventude para a Conferência Rio+20. ..

Ascom Comjuv