RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 409 registros para a palavra: turismo

Petrolina pode liderar cenário do turismo estadual

A Prefeitura Municipal de Petrolina, representada pela secretária de Turismo,Nadja Batista, participou da IV Reunião Ordinária da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco, no último dia 08 de novembro. O encontro teve por objetivo fazer uma avaliação conjunta das ações realizadas em prol do turismo nos municípios de Pernambuco.

Na ocasião, foi discutida uma nova composição para assumir a presidência da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (ASTUR/PE) e, com o objetivo de integrar as ações do turismo no estado. A Secretária de Turismo de Petrolina Nadja Batista, foi convidada pelo presidente Sérgio Aroucha e apoiada pelos colegas a concorrer à presidência da ASTUR/PE, no mês de fevereiro de 2013...

FATI entrega certificados das primeiras turmas de Noções de Informática, Direito e Turismo

Nesta quinta-feira (04), os alunos das primeiras turmas da Faculdade Aberta à Terceira Idade (FATI), uma iniciativa da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE) em parceria com o Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV), receberam certificado de conclusão dos cursos de Noções de Informática, Direito e Turismo. O evento aconteceu no auditório principal da FACAPE.

Durante a ocasião, houve apresentações de alunos da FATI e do projeto de extensão da FACAPE, Meninos de Cordel, coordenado pelo professor Genivaldo Nascimento. Inah Tôrres, estudante do curso de Noções de Turismo, ressaltou a importância dessa iniciativa. “A FACAPE e o IGEPREV de Petrolina estão de parabéns por realizarem um projeto como este, onde nós nos sentimos jovens novamente, é sensacional voltar a estudar e encontrar pessoas dispostas a nos permitirem adquirir mais conhecimento”, afirmou...

SEATUR/FACAPE comemora Dia Mundial do Turismo

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo e para comemorar essa data especial a Coordenação do Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) realizou o VII Seminário Acadêmico de Turismo (SEATUR), com o tema “Copa do Mundo 2014 e o Vale do São Francisco: possibilidades e desafios”, entre os dias 26 e 27 deste mês, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e SEBRAE.

Durante a programação do dia 26, palestra para todo o trade turístico, com o técnico da EMPETUR, mesa redonda com grupos de trabalho formados por profissionais e estudantes de Turismo, Instituições relacionadas com a atividade turística e representantes municipais do Vale do São Francisco. Os grupos de trabalho desenvolveram as temáticas de Infraestrutura, Equipamentos Turísticos, Serviços Turísticos e Autenticidade do produto/destino e impactos. Já no dia 27, houve passeio na Barca Rio dos Currais, com a presença de alunos da FACAPE, SEST/SENAT e demais profissionais da área.

Para a estudante do 6º período de Turismo da FACAPE, Bárbara Andrade de Freitas, o turismo é uma atividade que está em amplo desenvolvimento no mundo inteiro e que gera uma economia importante para a localidade considerada atrativo turístico. “Em nossa região ainda buscamos alcançar um patamar maior, construir Petrolina como um atrativo turístico em potencial que esteja bem equipado, estruturado, e que nós como anfitriões e profissionais da área possamos preparar não só Petrolina como também o Vale do São Francisco para atender toda a demanda que nós venhamos a ter”, disse a estudante. Segundo o coordenador do curso de Turismo da FACAPE, Sérgio Barreto, o evento teve a proposta de repensar e discutir as possibilidades que são advindas com a realização da Copa do Mundo, já que apostam que tanto Petrolina como Juazeiro podem ser beneficiadas durante o evento esportivo. ..

Faculdade Aberta à Terceira Idade realiza inscrições para curso de Noções de Direito e Turismo

 
A Faculdade Aberta à Terceira Idade (FATI) realizará a partir da próxima segunda-feira (01) inscrições para o curso de Noções de Direito e Turismo. A iniciativa é da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) em parceria com o Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV).  As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro, das 8h às 13h, na Junta Médica Municipal, localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 939, Centro.

Estão sendo oferecidas 30 vagas e os interessados em participar devem ter idade mínima de 50 anos e formação escolar em nível fundamental completo.  Para efetuar sua matrícula, o aluno deverá apresentar carteira de identidade original e comprovante de residência. O resultado do processo de inscrição será divulgado no dia 11 de outubro, às 9h, com publicação no mural da Junta Médica Municipal.

O início das aulas está previsto para o dia 16 de outubro. Os alunos matriculados cursarão um módulo com carga horária de 4h semanais, no turno da manhã, duas vezes por semana (terças e quartas-feiras). ..

Passeio pelo Velho Chico marca Dia Nacional do Turismo em Petrolina

Música, frutas regionais e um passeio pelas extensões do São Francisco. Assim foi a tarde desta quinta-feira (27) para cerca de 90 estudantes de turismo do município de Petrolina. Um passeio cultural a bordo da “Barca Rio dos Currais” comemorou o “Dia Mundial do Turismo”. A iniciativa é da Coordenação do Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Secretaria Municipal de Turismo e o Sebrae.

Para o coordenador do curso de Turismo da Facape, Sérgio Barreto, o passeio tem o objetivo de resgatar o potencial histórico do Vale. “Temos muitas belezas naturais que devem ser exploradas e esse passeio estimula aos alunos a conhecerem ainda mais as riquezas de nossa região, seja pelo potencial histórico e cultural, principalmente das navegações, seja pelas opções de lazer que temos”, explicou Sérgio. O coordenador explicou ainda como esses alunos são estimulados a conhecerem o histórico da navegação da região. “Esse passeio foi idealizado na disciplina 'Meios de Transporte' e os próprios alunos se empenham em realizar o evento, pois eles sabem como é importante conhecer a nossa história”, disse...

Seminário marcará as comemorações do Dia Mundial do Turismo em Juazeiro

Em homenagem ao Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) a Câmara de Turismo do Vale do São Francisco Junto com o SEBRAE/BA estará realizando um evento para consolidar a data. Nesta quinta-feira, das 14 às 17 horas, no Rapport Hotel acontecerá um Seminário com o tema “Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo” tendo como Palestrante o Prof. Luiz Paulo Neiva – Pró-Reitor da UNEB, e voltado para o trade e estudantes do curso de turismo.

A Câmara de Turismo é uma Instância de Governança Regional que tem como Missão “Apoiar e impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável, nos municípios de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, por meio da proposição e análise de políticas, planos e projetos e da articulação dos atores governamentais, empresariais e da sociedade civil”, sendo também um espaço de integração do trade turístico. ..

Aconteceu em Petrolina, reunião do Grupo Gestor de Turismo

Esteve reunido no último dia 11, o Grupo Gestor de Turismo de Petrolina, sob a coordenação de Gilberto de Souza Pires (Embrapa Semiárido). Participaram, ainda, os membros: Nadja Batista (Secretária de Turismo), Helder Freitas (Sebrae), Tânia Nogueira (AGTUVASF). Cosme Cavalcante, convidado. No evento foram debatidos Avaliação e Redefinição do GG Tur de Petrolina e os Resultados do Grupo, desde sua fundação, ocorrida no dia 05 deste mês.

O Grupo Gestor de Turismo é um órgão propositivo que visa colaborar com o turismo municipal, auxiliando a Secretaria Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo e todo o trade, com sugestões e ações que viabilizem melhorias na atividade turística do município. Atualmente, o GG Tur conta  com membros de diversas instituições, como: Empetur, Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Facape, IF Sertão, Sebrae, Embrapa Semiárido, Associação de Guias de Turismo, Associação de Artesanato, Associação dos Barqueiros, Associação dos Taxistas e Rede Hoteleira.

A  ampliação na constituição do GG Tur faz-se necessária para poder contar com membros de outras entidades que fomentam o turismo local. Assim, decidiu-se que, a partir de outubro, mais isntituições serão contatadas, a exemplo do Senac, Univasf, a fim de se conquistar novos componentes, que poderão apresentar novas propostas e tornar o GG Tur mais representativo.

Dentro das atividades do GG Tur, constam  as proposições para arborização da cidade; higienização completa de bares e restaurantes; coleta do lixo rural; participação nos projetos de capacitação de gerentes e operacionais da rede hoteleira (Sectur/Empetur); Taxista Nota 10 (Sebrae); elaboração do folder bilingue envolvendo Petrolina-PE e Juazeiro-BA; participação em feiras e reuniões sobre o turismo na região sanfranciscana. ..

Secretaria Municipal de Turismo reunirá representantes do setor para formatar a Rota do Futebol Pernambucano 2013

Nesta quarta-feira (12), às 11h, no auditório do Sebrae em Petrolina, a Secretaria Municipal de Turismo, se reunirá com representantes da EMPETUR e da Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco e a comunidade esportiva e integrantes do trade turístico para tratar da formatação da “Rota do Futebol Pernambucano 2013”.

Na pauta, estará o levantamento de dados para a confecção de um guia de apoio impresso que orientará o torcedor/turista que estiver em viagem pelas cidades do interior e pela capital do estado de Pernambuco. A rota irá fomentar a interiorização do Turismo e a valorização cultural das regiões do Estado. O guia conterá informações como os campos de futebol e times locais, como lista de hotéis e restaurantes, passeios, roteiro de compras, etc.

“Com esse roteiro, visamos aumentar a permanência média de turistas nos municípios, o fluxo e a receita gerada, além da inclusão das famílias nos eventos esportivos”, afirmou o coordenador do Programa de regionalização da EMPETUR, Marcelo Borba...

Cultura e Turismo: investimentos nestas áreas crescem em Petrolina

O artesanato é uma arte produzida com tempo, dedicação e talento. Em Petrolina, muitas famílias vivem destas produções, valorizando a cultura local. A Secretaria de Cultura de Petrolina tem investido nestas produções, principalmente como fonte de renda de muitas pessoas. O próximo projeto já está em andamento: a Feira Mensal de Artesanato está prevista para ser iniciada no dia 10 de novembro.

Uma reunião realizada no último dia 23, com a atual secretária de Cultura e, na época, superintendente de Cultura, Esmelinda Amorim, e artesãos da cidade, idealizou o projeto de uma feira que ocorresse duas vezes por mês na cidade, para divulgar a qualidade do artesanato e promover um ambiente no qual a população e os turistas possam interagir com a cultura petrolinense. O local escolhido para a montagem de mais de 40 barracas é o bodódromo, localizado no bairro Areia Branca. Segundo informações da secretária, a feira acontecerá das 16h às 22h, sempre no terceiro e quarto sábado de cada mês...

PREFEITO JULIO LOSSIO BUSCA INVESTIMENTOS EM BRASÍLIA PARA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, esteve ontem (12) em Brasília, participando de reuniões com ministros e representantes de Ministérios sobre ações e investimentos para o município. Entre as reuniões, destaques para o encontro do prefeito Julio Lossio com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, onde o tema principal será a agricultura familiar. Entre os pleitos do prefeito, estão: implantação da casa do Ministério (processo de interiorização em curso) para contemplar a população do semi-árido, onde o clima tem precipitações diferenciadas. O prefeito Julio Lossio também reinvidica  câmaras frias para armazenagem de frutos, calcário para recuperação do solo  e a utilização de estoques reguladores de milho, com o objetivo de diminuir os efeitos da estiagem que assola a região e contribuir assim para a regulação animal.

INVESTIMENTOS PARA O TURISMO..

Secretaria de Turismo de Petrolina em parceria com o Colégio Geo realiza exposição fotográfica

Com o intuito de incentivar a visitação de espaços turísticos que contam a história do Nordeste, a Secretaria de Turismo de Petrolina juntamente com o Colégio Geo abrirá, na próxima segunda-feira (11), a Exposição Fotográfica 'Rota Sertão Mundo' . A mostra que homenageia o Centenário de Luiz Gonzaga foi executada pelos alunos do Colégio Geo Petrolina. A Exposição será lançada às 10h, no térreo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. A visitação estará aberta até o dia 30 de junho, das 9h às 15h. ..

MOSCAMED PARTICIPA DO I SALÃO DE TURISMO DA BAHIA

O turismo técnico-científico chama a atenção de operadoras de turismo do mundo todo e colabora para divulgar o turismo de lazer em diversas regiões. A Moscamed participa do I Salão de Turismo da Bahia que iniciou nesta quinta-feira (17) e vai até este sábado, dia 19, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, com o objetivo de informar as operadoras de turismo o que é desenvolvido na biofábrica e o tipo de público interessado em conhecer o local. Agências de viagem e operadoras de turismo do mundo todo estão desenvolvendo roteiros voltados para grupos de pesquisadores em busca de congressos, workshops ou apenas visitas programadas a instituições desenvolvedoras de pesquisas. 

Desde a sua criação, a Biofábrica Moscamed Brasil, localizada em Juazeiro, interior da Bahia, atrai pesquisadores do mundo todo que estudam ou desenvolvem pesquisas  relacionadas à biotecnologia e controle biológico. A Moscamed é considerada referência no Brasil e no mundo na produção de insetos estéreis da ceratitis capitata, mais conhecida como moscas-das-frutas, que ataca a fruticultura, interferindo na comercialização e exportação das frutas. 

Há pouco mais de um ano, a Moscamed desenvolveu em Juazeiro, o Projeto Aedes transgênico - PAT, que consiste na produção de mosquitos Aedes Aegypty modificado geneticamente, com o objetivo de supressão populacional para erradicar o vírus da dengue, transmitida pelo mosquito. Nesse cenário, a biofábrica atrai grupos de pesquisadores trazidos por operadoras de turismo que aproveitam a visita e incluem no roteiro o turismo de lazer. "A Moscamed recebe pesquisadores de outros estados e do exterior que vem conhecer as nossas atividades e aproveitando a sua estadia, as operadoras apresentam o produto turístico existente na região", resumiu a Superintendente da biofábrica, Carla Santos. Segundo ela, a Moscamed influencia a região e o estado não só no campo cientifico tecnológico, mas colabora para que o potencial da região seja conhecido por este público...

Lançamento do São João de Petrolina foi um sucesso, agora iremos à Recife; diz Secretária de Turismo

Satisfeitos com os resultados obtidos em Salvador, capital baiana, o Lançamento do São João de Petrolina já tem data a ser lançado também em Recife, capital de Pernambuco. A solenidade acontecerá no próximo dia 15 de maio, completando os grandes centros e de onde também se aguarda grande participação popular. O São João de Petrolina acontecerá nos dias 15 a 30 de junho.

Segundo pesquisa realizada Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (Sedctur) o São João realizado em 2011 contou com inúmeros turistas das duas capitais. “A pesquisa demonstrou que os pólos emissores de turistas de maior expressividade foram Recife-PE e Salvador-BA, motivo pelo qual, realizamos esta promoção de lançamento em Salvador e também realizaremos em Recife”, explicou a Secretária de Turismo de Petrolina Nadja Batista durante evento realizado na última sexta-feira (27)...

Dotação orçamentária da Secretaria de Turismo de Petrolina será votada na Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira (19), às 9h30, entrará em pauta na Câmara de Vereadores de Petrolina a votação do Projeto do Executivo Municipal de dotação orçamentária, verba para orçamento público, da Secretaria de Turismo. A Secretaria de Turismo foi instituída no dia 5 de março de 2012 e a secretária Nadja Batista foi empossada no dia 15 do mesmo mês. A partir de sua posse iniciou-se o processo de estruturação e organização do órgão.

De acordo com a superintendente de Finanças da secretaria, Claylene Cabral, a aprovação da verba dará mais agilidade na execução dos projetos e das atividades turísticas do município. “Com maior autonomia financeira, teremos também, maior celeridade na realização das políticas públicas desenhadas em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e o Grupo Gestor”, afirmou Nadja Batista, que também é presidente do Conselho.

Dessa forma, a Secretaria de Turismo convida todas as organizações privadas e governamentais atuantes no setor de turismo e demais atores envolvidos na produção da atividade turística para comparecer a esta sessão, momento importante para o turismo petrolinense.  A presença dos principais interessados, Hotéis, Agentes de Viagens, Guias de Turismo, Restaurantes, Bares e Transportes Turísticos, é de suma importância para fortalecer o pedido do Executivo Municipal, o prefeito Julio Lossio, e assim impulsionar o turismo do município...

APLADE participa de encontro de turismo em Juazeiro

A Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro (APLADE) participou na manhã desta terça-feira (20), no Grande Hotel de Juazeiro, de uma capacitação, Road Show, de agentes de viagens, ministrada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Associação Brasileira de Indústria de Hotéis – Bahia (ABIH).  A técnica da Saltur, Taís Lopes, agradeceu aos participantes do encontro e destacou que em Juazeiro a participação de agentes de turismo foi a maior até agora em todo Estado, como secretarias municipais, agencias de turismo e outros integrantes do ramo. “Nós já conhecemos o potencial turístico de Juazeiro e da região pelos fóruns e eventos pelo país. Aqui a nossa proposta é mostrar Salvador as demais regiões do Estado, bem como movimentar o turismo na Bahia. E também trabalhar um turismo integrado”, esclarece.

O secretário da APLADE, Carlos Neiva, parabenizou os organizadores pela iniciativa do encontro. “Já iniciamos um trabalho como este no município, mesmo sabendo que as prioridades de uma gestão sejam outras como educação e saúde. Mas já estamos buscando soluções para que o turismo entre na pauta das prioridades e encontros como o de agora seja para compartilhar ideias”, ressaltou. Carlos Neiva destacou o momento positivo que o Vale do São Francisco vive hoje. “Trabalhamos de modo articulado, principalmente as duas cidades, Juazeiro e Petrolina, mas todo o trade turístico do Vale está integrado”, declarou o secretário que solicitou o apoio das entidades na organização de um encontro local.  Participaram do encontro a secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, e as agências: Tam Viagens; Atrativa; CT Viagens; Raphatur e KM turismo...

Prefeito de Petrolina empossa a primeira Secretária de Turismo do município

 
Desde o dia passado (15), a administração de Petrolina conta com uma Secretaria Municipal de Turismo, que têm à frente Nadja Batista, empossada pelo prefeito Julio Lossio. A cerimônia de posse aconteceu no Maria Leite Recepção e reuniu amigos e familiares da nova secretária, autoridades políticas e artistas da região do Vale do São Francisco.A secretaria foi criada pela Lei nº 2.447 e sancionada em março deste ano, tornando-se a única no sertão de Pernambuco. “A Secretaria de Turismo é importante para podermos formalizar e melhorar a infraestrutura do receptivo em Petrolina. Há 29 anos a gente vem trabalhando pela potencialização do turismo na cidade. É uma conquista que vai contribuir para transformar as ações em políticas públicas”, declarou a Secretária de Turismo, Nadja Batista.
 
Na ocasião, também foram apresentados membros do Conselho Municipal de Turismo - com representantes nas Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, ramo hoteleiro, Sebrae, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Agências de Turismo, Câmara Municipal de Petrolina, entidades ambientalistas e Sindicado dos Dirigentes Lojistas – e os membros do Grupo Gestor com representações no IF sertão, Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, Facape, Associações dos Barqueiros e Taxistas, Embrapa, Assitur, COMTUR-Sebrae, entre outros. Reunidas, estas instituições compõem o Trade Turístico de Petrolina.De acordo com o gestor do Sebrae Petrolina, Helder Freitas, a formação da secretaria irá fortalecer o turismo na cidade. “Com essa efetivação, eu não tenho dúvida, que nós vamos consolidar o turismo e a cultura, mostrando para o nordeste e para o Brasil que Petrolina tem condições de receber turistas”, disse. A equipe da Secretaria de Turismo será formada por Superintendência de Turismo, Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Turístico e Gerência de Desenvolvimento Turístico.
 
Homenagens
 
Na cerimônia também houve homenagens às pessoas que marcaram o carnaval de Petrolina com suas fantasias de destaque. Entre os homenageados estão: Ianh Torres, Nelson Moura, Geraldo Pontes, Antonio Matos, Maria Maga, Eribaldo, Expedito e José Coelho.
..

Petrolina ganhará Centro de Gastronomia e Turismo

Na tarde da última sexta-feira (27), o prefeito Julio Lossio participou da solenidade de assinatura do contrato para a construção do Centro de Gastronomia e Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizado pelo Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE. O evento que aconteceu na sede da própria instituição do Senac em Petrolina, contou com a presença do Presidente da Instituição, Josias Albuquerque, o  vice-prefeito do Município, Domingos Sávio; secretários municipais; do Ministro Nacional da Integração, Fernando Bezerra Coelho; demais autoridades do Sistema 'S', e convidados.

O Centro de Gastronomia e Turismo terá a área de 1,5 mil m² e contará com auditório para 254 lugares, cozinha-didática, lanchonete-escola, três salas de aulas e laboratório de enologia. Após conclusão a previsão é que o Senac duplique a capacidade de atendendo, passando de 2,2 mil para 4,5 mil pessoas ao ano.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque, a nova unidade beneficiará não só o município de Petrolina, mas terá capacidade para receber pessoas de toda a região adjacente. “O Centro de Gastronomia e Turismo atenderá toda a região do Vale do São Francisco, e pretendemos que essa unidade seja referência não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil”, destacou.

“Essa obra que chega hoje à nossa cidade, em bom tempo, traz para a Petrolina a possibilidade de formação profissional, o que nossa juventude mais precisa: capacitação e emprego. Será mais desenvolvimento para todos que irão usufruir dos cursos que serão aplicados, trazendo mais oportunidade, conhecimento e qualificação”, expressou o prefeito Julio Lossio. ..

O TURISMO DA ARGENTINA E O TURISMO DA BAHIA

Joselino  de Oliveira

Estou escrevendo esta crônica em plena Buenos Aires, depois de ter passado o “reveillon”, onde celebrei a entrada do novo ano de 2012, na famosa estação de Bariloche, no sul da Argentina. Faço esse registro para fazer uma análise do turismo que se faz aqui e o turismo, mal administrado, que se faz na Bahia.

Salvador é uma cidade que tem tudo para praticar um turismo objetivo de qualidade, como se faz aqui na Argentina. Viajei de ônibus da capital portenha, até Bariloche e esse percurso foi feito num luxuoso ônibus, com um perfeito serviço de bordo, nos moldes da extinta Varig, com refeições, onde são servidos além de refrigerantes, vinhos, whisques, coisa de fazer inveja ao transporte aéreo, praticado no Brasil. Os bares e cafés aqui instalados têm um tom de luxo, bem nos moldes das cidades européias, com móveis e um atendimento de qualidade.

Usando a ferramenta tão comum entre os economistas, faço uma perfeita análise comparativa daquilo que vi na Argentina e daquilo que é praticado na Bahia, principalmente em Salvador e na minha esburacada Juazeiro.  Em Salvador, cidade também mal administrada, vou citar a área do elevador Lacerda, rumo à Igreja da Conceição.  

O Mercado Modelo, referencial turístico da Bahia, seu aspecto estrutural é uma vergonha, para quem conhece outras cidades no exterior. Os bares do térreo, com cadeiras plásticas e um péssimo serviço, sintetizam a omissão dos nossos bem pagos políticos.

No primeiro piso, os restaurantes não possuem sequer ar condicionado. Isso numa cidade de clima bastante quente...   
Complementa o quadro de abandono, o estado deplorável dos prédios, em ruína, em direção à citada igreja. Alguns cegos, pelo ufanismo exagerado, alegam que os referidos prédios em ruína estão tombados.

Pergunto: Tombados para que? Se houvesse preocupação em restaurá-los, seria compreensivo, vez que eles fazem parte da própria historia do Brasil. Porém o que vejo são alguns prédios escorados, num verdadeiro atentado aos pedestres que circulam na área,  isso sem falar que tal prédios são verdadeiros ninhos de viciados  em tóxicos...

Na minha, também abandonada Juazeiro, cultura, turismo, entre outros setores, estão entregue a pessoas totalmente despreparadas, movidas pela crescente onda política, corrupta.

Até hoje, apesar do nosso desenvolvimento agrícola, nossos políticos ainda não descobriram o grande potencial que existe em Juazeiro para o ecoturismo.

Voltando ao aspecto de Salvador, extremamente chocante, nos deparamos com aqueles abandonados prédios, no centro da cidade e passamos a imaginar que na Europa, o chamado Velho Mundo, medindo as devidas proporções, teríamos uma Europa caindo aos pedaços. Mais não é isso que vemos na Europa, e nem tão pouco na Argentina.

Na minha esburacada Juazeiro, entristeçe-me ver acultura de nossa cidade, tão rica, entregue a pessoas totalmente despreparadas...

Ministério do Turismo aprova recurso para divulgação dos atrativos turísticos de Petrolina e região do vale do São Francisco

Como reconhecimento ao potencial turístico e o crescimento econômico creditado a este setor, o Ministério do Turismo celebrou um convênio com a Prefeitura de Petrolina, de promoção e divulgação do turismo de Petrolina na região do Vale do São Francisco no valor de R$ 400 mil, a informação foi confirmada pelo prefeito Julio Lossio, que esteve em Brasília durante toda a semana.

“O convênio será destinado exclusivamente à divulgação do nosso turismo como forma de atrair visitantes e investidores na área de turismo para a região”, ratificou Marlize Mainardes. De acordo com a Secretária de Planejamento e Urbanismo, o recurso será utilizado diretamente em spots para campanhas em rádios, TVs, Jornais, publicidade gráfica – utilizando folders, faixas, banners, distribuição de DVDs, com apresentação do produto turístico da região e a divulgação na internet através de um hot site que será constantemente atualizado e onde deverá conter indicações de hotéis, agências de turismo, meios de transporte e todas as informações necessárias sobre o potencial da região...

Galvão Bueno destaca o Vale do São Francisco no novo mapa do turismo internacional

“O novo mapa do turismo internacional tem nos sertões da Bahia e Pernambuco uma grata surpresa com a integração dos destinos turísticos das praias nordestinas ao enoturismo do vinho tropical, dos deliciosos frisantes e espumantes do Vale do São Francisco”. Foi assim que o narrador, radialista e apresentador esportivo da Rede Globo de televisão, Galvão Bueno definiu a região, após um passeio pelo rio São Francisco a bordo do Vapor do Vinho.

Depois de embarcar no porto do Periquito, próximo a barragem de Sobradinho (BA), uma das mais importantes obras do sistema de geração de energia elétrica do País, o apresentador se impressionou muito com a passagem do Vapor do Vinho pela eclusa, uma espécie de elevador de água que conduz a embarcação do leito do rio até o nível do lago de Sobradinho, o maior da América Latina, em plena caatinga nordestina.  No percurso de uma hora e meia até a fazenda Fortaleza (produtora de frutas), já no município de Casa Nova - BA, o clima na embarcação, com capacidade para 50 pessoas, era de pura alegria e descontração com música ao vivo e degustação de vinhos e espumantes, devidamente harmonizados com a culinária típica local...