RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 409 registros para a palavra: turismo

Aleluia denuncia declínio do turismo baiano

“A Bahia saiu do cenário turístico nacional e internacional. Esta afirmação não é da oposição, mas do presidente do conselho administrativo da maior operadora do País, a CVC, Guilherme Paulus”, destaca o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, como exemplo de declínio da atividade turística no estado. 

O líder democrata observa que o dito pelo dirigente da CVC, em um congresso nacional de hotéis, realizado em São Paulo, na semana passada, é o reflexo do momento negativo por que passa a Bahia sob o petismo.  Aleluia aponta o crescente índice de violência em todo o estado como um verdadeiro espantalho de turistas. Destaca também a falta de atenção do governo com a atividade turística, uma grande geradora de emprego e renda. “Na hora que escolheram o responsável pela política de turismo do estado não prevaleceu a meritocracia. Como tudo no atual governo, prevaleceu o fisiologismo e o cargo foi dado a um aliado, sem a devida avaliação da capacitação para a atividade”,  diz Aleluia...

Turismo: novo ministro estaria praticando nepotismo

O recém-empossado ministro do Turismo Gastão Vieira, do PMDB, nomeou mãe e filha para cargos de confiança da pasta, o que configuraria o crime de nepotismo, segundo opinião de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo. A situação configura vai contra o teor de decisão de 2008 que disciplina o tema. Recebem salário no ministério Suzana Dieckmann, que é secretária de Desenvolvimento do Turismo, e sua filha, Marcela Dieckmann, que desde 2007 é coordenadora-geral de assuntos técnicos judiciais, cargo hierarquicamente inferior ao da mãe. Nenhuma delas é servidora pública de carreira. O ministério justifica agir amparado por decreto da Presidência elaborado pela CGU (Controladoria-Geral da União) que permite a contratação de parente de um servidor, desde que para um cargo hierarquicamente superior. Os ministros do STF ouvidos disseram avaliar que o decreto não pode contrariar a decisão antinepotismo do Supremo, proferida em 2008. ..

Jovens exploram turismo religioso no Rio São Francisco

Um evento marcado para domingo, 09/10, pretende resgatar o potencial turístico-religioso do Rio São Francisco. “O Louvor das Ilhas é uma atividade de evangelização divertida e uma forma diferente de explorar a beleza e o brilho das ilhas fluviais entre Juazeiro/BA e Petrolina/PE”, comenta Claus Oliveira, um dos coordenadores do projeto juvenil católico.

A estréia do Louvor das Ilhas terá como palco a Ilha do Maroto. No percurso aquático pelo Rio São Francisco, o grupo será animado com o show acústico da banda católica Mãe Imaculada. Em terra firme, cerca de 80 jovens, além do momento de pregação, vão participar da gincana bíblica Dom Bosco. O projeto católico de evangelização é promovido pela Comunidade Mãe Imaculada...

Casa Nova investe em obras de infraestrutura para impulsionar o turismo no município

A prefeitura de Casa Nova, através da secretaria municipal de Obras, iniciou o trabalho de recuperação dos 18 quilômetros das estradas das Dunas do Velho Chico. Situada há 50 quilômetros de Casa Nova numa enorme extensão de praia com água limpa, areia cristalina, natureza intacta está o Balneário Dunas do Velho Chico. Um local com - marcantes morros de areia - ideais para a prática de esportes radicais como o motocross e passeios de bugre.

O local é paradisíaco e tem quilômetros de praia virgem, que podem ser exploradas com banhos, esportes náuticos, passeios de barco, quadras de vôlei e futebol de areia e ainda sobra uma extensão enorme ideal para caminhadas. De acordo com o secretário de Obras, Vanderlin Carvalho, a obra será concluída até dezembro deste ano. “Um desejo dos casanovenses é realizado com a finalização deste trabalho”, comemora o secretário. Ele afirma ainda que as Dunas representam o resgate a história de Casa Nova antiga, “resgate ao romantismo e puritanismo da velha Casa Nova, e acesso ao lazer e a diversão ”...

Bodocó sedia II Encontro de Secretários e Diretores de Cultura e Turismo do Sertão do Araripe

Em Bodocó, a tarde da última sexta-feira (23) foi voltada para discutir ações integradas sobre a cultura e o turismo dos municípios do Sertão do Araripe pernambucano. O II Encontro de Secretários e Diretores Municipais de Cultura e Turismo do Sertão do Araripe reuniu titulares das pastas e representantes de Bodocó, Ouricuri, Exu, Granito, Trindade e Santa Cruz, além do diretor de Políticas Culturais da Secretaria de Culturade Pernambuco, Carlos Carvalho, do assessor de Articulação Institucional do Sertão da Secretaria de Cultura do Estado, Aristóteles Marques, do diretor de Articulação da Secretaria de Cultura, Claudemir Souza, do gerente técnico da Casa Civil e assessor para os Sertões do Araripe e Central, Maurílio Sampaio e o secretário Executivo do Consócio Intermunicipal do Sertão do Araripe, Walder Farias.

O encontro teve o objetivo de discutir estratégias e soluções voltadas para o fortalecimento da cultura e do turismo da região do Araripe, que abrange os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Ouricuri, Moreilândia, Trindade, Santa Filomena e Santa Cruz. A pauta das discussões contemplou assuntos como a criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo do Araripe e investimentos na interiorização da cultura e turismo do Sertão do Estado...

Vinhuvafest promove I Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo

A programação da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuvafest 2011), que acontece de 6 a 9 de outubro em Lagoa Grande (689 Km do Recife), no Pólo Vitivinicola do Vale do São Francisco, terá entre as novidades este ano a realização o I Seminário sobre Agroindústria Familiar no Turismo que acontece dias 7 e 8 de outubro, a partir das 16h, no auditório do pátio de feira montado do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, local oficial do evento. 

A proposta da discussão e mostrar para os agricultores familiares da região como eles podem agregar valor à produção agrícola, diversificando as atividades, utilizando a criatividade e tendo como conseqüência, a elevação da renda e a melhoria da qualidade de vida. “Vamos trazer exemplos de sucesso deste modelo que um dos principais geradores de renda na região da Serra Gaúcha. No Vale dos Vinhedos, cidades como Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, têm com umas das fontes da economia local a integração da produção vinícola com as visitações de turistas as áreas produtoras e seus parques produtores e industriais, entre outras atrações”, conta o presidente da Assitur e coordenador geral da Vinhuvafest, Nivaldo Carvalho. ..

VEREADORA SUZANA RAMOS QUER JUAZEIRO INTEGRADA AO PROJETO DE TURISMO ECOLÓGICO NA ILHA DO FOGO

A vereadora Suzana Ramos (PTdoB) externou preocupação na sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (30) sobre o projeto divulgado pela Prefeitura de Petrolina, em parceria com 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), Codevasf, Sebrae e Associação de Artesãos da região, que visa incentivar o turismo ecológico na Ilha do Fogo.

“Acho de grande importância para a região, mas que Pernambuco não assuma o lado baiano. Lá tem que constar uma bandeira de Pernambuco e outra da Bahia, até porque Petrolina não perde nada para Juazeiro”, comentou Suzana...

MP pede à Justiça bloqueio de bens de suspeitos de desviar verba no Ministério do Turismo

O Ministério Público Federal pediu nesta segunda (15) à Justiça Federal do Amapá o bloqueio de bens dos 18 principais suspeitos de envolvimento em desvio de verbas do Ministério do Turismo. Eles estavam presos em Macapá até o último final de semana, quando foram libertados após prestar depoimentos. O MP pediu o bloqueio dos bens do conjunto dos presos até o limite de R$ 4 milhões, valor que, segundo a investigação da Operação Voucher, da Polícia Federal, pode ter sido desviado para empresas de fachada.

O processo será distribuído para um dos juízes federais do Amapá, ao qual caberá decidir sobre o pedido. O objetivo do bloqueio de bens, caso o pedido seja aceito pela Justiça Federal, é assegurar o ressarcimento do dinheiro aos cofres públicos na hipótese de a fraude vir a ser efetivamente comprovada. Os R$ 4 milhões foram destinados ao treinamento de 1,9 mil agentes de turismo no Amapá por meio de uma emenda parlamentar ao Orçamento da União, de autoria da deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP)...

Vazam fotografias de seis presos na operação da PF no Turismo

Fotos de seis presos na Operação Voucher, realizada pela Polícia Federal no Ministério do Turismo na terça-feira, 9, vazaram e acabaram publicadas na capa da edição desta sexta-feira, 12, do jornal aGazeta, de Macapá. Os suspeitos – 18 deles já liberados – aparecem sem camisa e segurando um papel com a própria identificação. Entre os envolvidos no esquema que aparecem nas fotografias estão o secretário executivo do Turismo, Frederico da Silva Costa, o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, e ex-secretário executivo da pasta Márcio Augusto Lopes Moysés, ligado à senadora Marta Suplicy (PT). 

A autenticidade das imagens foi confirmada ao Estado pela assessora da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Marclene Oliveira. Ela afirmou não saber como as fotografias vazaram. O Estado teve acesso a gravações realizadas pela Polícia Federal, com autorização judicial, que revelam como os suspeitos agiriam para fraudar as licitações, além de articulações políticas para favorecer senadores e deputados. Em uma das gravações, Frederico da Silva Costa orienta empresário a montar ONG de fachada. 

Em outra, Colbert Martins da Silva Filho dá ordens sobre o andamento de um projeto que seria de interesse do senador José Sarney (PMDB-AP). Os dois ainda aparecem em outro grampo articulando a liberação de emenda para proteger deputado do PMDB. (Agência Estado)..

Milhares de romeiros fortalecem o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Às margens do Rio São Francisco, a cidade de Bom Jesus da Lapa é um dos destinos turísticos mais procurados por fiéis católicos do Brasil e do mundo. A presença dos devotos nas romarias que vão de julho a setembro anima os lapenses porque aquece a economia local. O governador Jaques Wagner e o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, visitaram a cidade neste sábado (6), ponto alto da 320ª Romaria de Bom Jesus. Antes da visita ao santuário, eles se reuniram com lideranças religiosas, entre elas, o padre Roque Silva Alves e o bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom José Valmor César Teixeira.

“Conversamos com o bispo e os padres responsáveis pelo Santuário sobre algumas ações para dar ainda mais conforto às milhares de pessoas que visitam essa romaria, que é a terceira maior do Brasil e a mais antiga”, disse o governador. Segundo ele, existe um projeto e o próximo passo será uma reunião na Governadoria, em Salvador, para analisar o projeto e organizar um cronograma de atendimento. Os cinco mil leitos dos hotéis e pousadas do município ficam totalmente ocupados no período das romarias. Os moradores também aproveitam o momento para comercializar os mais diferentes produtos, a maioria, lembranças do evento religioso...

Vitivinicultura, citricultura, enoturismo e caprinocultura são destaques no 3º dia da Fenagri 2011

O diferencial do enoturismo no Vale do São Francisco é a oferta, de forma unificada, dos atrativos do rio São Francisco, produção de frutas e de vinhos, hospitalidade e cultura do povo nordestino, e, principalmente, a apresentação, ao Brasil e ao mundo, da exuberante e misteriosa Caatinga, bioma único em todo planeta.” Estas foram as palavras iniciais da coordenadora dos projetos de fruticultura, vitivinicultura e agroindústria do Sebrae Nacional, Léa Lagares, na tarde desta sexta-feira (29), durante a abertura do Seminário Regional da Vitivinicultura e Enoturismo. 

O Seminário, que movimentou o terceiro dia da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2011, na Univasf em Juazeiro-BA, apresentou a agenda estratégica da vitivinicultura, vinhos e derivados, elaborada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin. Participaram ainda do encontro, Maria Amélia Duarte, que expôs um diagnóstico do enoturismo, destacando as principais regiões brasileiras e o coordenador da Fenagri 2011 e secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro - BA, Carlos Neiva, que atualizou as informações e investimentos acerca da vitivinicultura e do enoturismo no Vale do São Francisco.  O presidente do Ibravin, Carlos Piavani tirou dúvidas e esclareceu, em detalhes, o panorama nacional de desenvolvimento da cadeia produtiva de vinhos, sucos e espumantes.                                                               ..

Secretário de Turismo da Bahia visita Fenagri e é recebido pelo Prefeito Isaac Carvalho

O prefeito  de  Juazeiro, Isaac Carvalho, recebeu na segunda noite da Fenagri 2011, quinta-feira, dia 28, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli. Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, o prefeito visitou stands e cumprimentou expositores e visitantes, recebendo elogios e sugestões durante todo o percurso. ..

Vitivinicultura e enoturismo são temas de seminário na Fenagri 2011

Considerado o segundo pólo vitivinicultor do Brasil, com uma produção anual de oito milhões de litros de vinhos finos, o setor do agronegócio voltado à vitivinicultura do Vale do São Francisco será debatido durante a 22ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada - Fenagri 2011. O Seminário Regional da Vitivinicultura e Enoturismo será realizado pelo Sebrae em parceria com a prefeitura de Juazeiro no dia 29/07, a partir das 17h, no estande do Sebrae -  pátio externo da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro-BA,  com acesso livre ao público. 

Durante o seminário será abordada a agenda estratégica da viticultura, vinhos e derivados, o programa de desenvolvimento da cadeia produtiva de vinhos, sucos e espumantes e o diagnóstico de enoturismo no Brasil com enfoque no Vale do São Francisco.Estão sendo esperados, entre outros especialistas no segmento, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani e a coordenadora dos projetos de fruticultura e vitivinicultura do Sebrae, Lea Maria Lagares. ..

Domentário Vapor do Vinho é lançado com sucesso no 6° Salão do Turismo em São Paulo

No 6° Salão do Turismo - que acontece no Anhembi, em São Paulo (SP), até domingo, dia 17 de julho - tem o estande da Bahia, que oferece a revista " 26 Roteiros Turísticos da Bahia de Todos Nós" com sugestões de passeios por todo o estado. Além dos roteiros já apresentados pela Bahiatursa na edição de 2010, a publicação traz sete opções novas de turismo espalhadas pela Costa das Baleias, Costa do Dendê, Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento, Costa do Cacau e Vale do São Francisco.

Ontem (14), foi exibido o vídeo do lançamento do Vapor do Vinho com apoio da Bahiatursa, Governo do Estado da Bahia, Sebrae Bahia, Prefeitura de Juazeiro e Vinícola Terranova em parceria com a barca Rio dos Currais, produzido pela DPJ Filmes. Foi um sucesso e em breve teremos muitos turistas que visitarão o Vale do São Francisco. (Vídeo enviado por Luís Rogério Rocha Pereira)...

Beatificação da irmã Dulce impulsiona turismo religioso na BA

O Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins, participará neste domingo da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, que acontecerá em Salvador (BA).

A beatificação da religiosa baiana tem mobilizado o trade turístico do Estado em discussões sobre ações de fortalecimento dos roteiros religiosos. O Ministério do Turismo já destinou R$ 5 milhões para a implantação da Praça Irmã Dulce, localizada no Largo de Roma, na Cidade Baixa da capital baiana...

Turismo ecológico: possibilidade de investimentos em área de Recaatingamento em Sobradinho

Com um potencial turístico que vai desde o Rio São Francisco até sítios arqueológicos, o município de Sobradinho (BA) dispõe de locais na área de caatinga que atraem visitantes de diversas regiões, em sua maioria estudantes e pesquisadores/as. Esses lugares são apropriados para o turismo ecológico, uma forma de aproveitar o potencial da região, com a preocupação de preservar os recursos naturais disponíveis. A área rural do município é rica em serras, riachos e possui ainda grande área de caatinga preservada. A fauna ainda conta com diversas espécies nativas, apesar de muitas já estarem ameaçadas de extinção, a exemplo da onça, papagaio, tatu, veado caatingueiro, entre outros. 

Outro elemento que atrai pessoas para conhecer a região são as pinturas rupestres, caracterizadas por desenhos nas rochas e paredões. Estudos antropológicos baseados nestes indícios apontam que aproximadamente 9 mil anos antes da formação da cidade de Sobradinho, grupos pré-históricos habitavam, por exemplo, a região que hoje é conhecida como São Gonçalo da Serra, a 27 quilômetros da sede do município. ..

VEREADOR SUGERE A CRIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE TURISMO

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro desta quarta-feira (4), o vereador José Carlos Medeiros (PV) comentou a visita do governador Wagner a região para inaugurar a “Rota do Vinho”. Segundo o parlamentar, a visita do governador deve trazer ‘certa preocupação para a cidade de Juazeiro, pois os recursos oriundos com esse investimento podem seguir para as cidades de Sobradinho e Casa Nova’.

Medeiros sugeriu a criação de um ciclo de debates com o objetivo de criar um plano municipal de turismo visando o desenvolvimento econômico da cidade. “Temos que convocar toda sociedade de Juazeiro para esse debate. Vamos juntos construir esse novo marco do nosso turismo”...

Vapor do Vinho impulsiona Enoturismo integrando Bahia e Pernambuco

O charme e o clima de aventura dos Vapores do Rio São Francisco, que marcaram o auge da navegação no Rio da Integração Nacional nas décadas de 30 a 50, voltaram às águas do Velho Chico no último sábado (30), na forma de um roteiro, inédito em toda América do Sul, que promete integrar o turismo nos Estados de Bahia e Pernambuco.  O lançamento do Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho começou no início da manhã com a chegada do governador da Bahia, Jaques Wagner ao Porto Chico Periquito, no município baiano de Sobradinho. O governador ficou impressionado com as belezas e sabores do passeio e garantiu o aporte de investimentos do Estado para algumas melhorias no projeto inicial. “Já temos o mais importante, um lago belíssimo e vinhos de excelente qualidade, além da cozinha e da hospitalidade regionais. O Governo da Bahia está à disposição dos empreendedores locais para melhorarmos essa idéia que já nasce boa”.

O passeio com duração de aproximadamente duas horas vai acontecer duas vezes por semana a um custo de R$ 90,00 por pessoa. A partir dos municípios de Juazeiro e Casa Nova, na Bahia e Petrolina-PE, o roteiro começa logo no embarque, quando os turistas são recebidos com muita música e animação na barca Rio dos Currais, que tem capacidade para 80 pessoas. Do porto até a barragem de Sobradino, uma das mais importantes obras do sistema de geração de energia elétrica do País, o primeiro alumbramento: o Vapor do Vinho passa pela eclusa, uma espécie de elevador de águas que conduz a embarcação até  o nível do lago de Sobradinho, o maior da América Latina, em plena caatinga nordestina...

APLADE DESENVOLVE PLANO PARA ALAVANCAR O TURISMO EM JUAZEIRO

Assim que assumiu a pasta de turismo em janeiro deste ano, a APLADE – Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juazeiro montou equipe técnica constituída por Jomar Benvindo (Turismólogo), Paulo Angelim (Administrador de Empresas), Gliediane Borges (Guia de Turismo), Carmiária Ramos (Administradora de Empresas) e que nesse curto espaço de tempo foi responsável pela elaboração do projeto de “Apoio ao Desenvolvimento Turístico do Município de Juazeiro”.

Segundo o titular da pasta Carlos Neiva, a municipalidade desenvolveu o plano de ação em parceria com a Câmara de Turismo e o Sebrae, e agora conta com apoio dos governos estadual e federal, através da Secretaria de Turismo, Bahiatursa e do Ministério do Turismo. “Hoje temos um potencial turístico muito acima da média se comparado a outras cidades. Nós temos potencial de turismo náutico, de aventura, eco-turismo com o bioma caatinga, o turismo rural e envolvendo todos esses segmentos nós vamos lapidar esse diamante bruto que é o potencial turístico do nosso município”, destacou Neiva...

Revitalização da Orla I em Petrolina será financiada pelo Ministério do Turismo

Preocupado em oferecer mais uma opção de lazer para a população de Petrolina e proporcionar comodidade aos usuários das barquinhas, o prefeito Julio Lossio conseguiu aprovar, através da Usina de Projetos, o projeto de revitalização da Orla I do município. A obra – que será financiada pelo Ministério do Turismo, a partir de emendas dos deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) – está orçada em R$ 800 mil, recurso que já foi contratado com a Caixa Econômica Federal.  ..